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Porque é que os motores das marcas têm barulho característico?

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    Porque é que os motores das marcas têm barulho característico?

    Sempre me questionei à cerca deste assunto. Não sei se já tinham reparado, mas os motores mesmo sofrendo a evolução têm sempre aquele barulho de fundo característico da marca. Ora com a diferença de materiais utilizados na construção dos mesmos, com a utilização de tecnologias diferentes, como se explica isto?

    Passo a exemplificar para se tornar mais lúcido.
    Por exemplo um Mercedes 190D, um C220D, um 250 TD e um 220 CDI, todos com tecnologia diferentes, mas fazem um barulho de fundo típico à Mercedes.

    Outro exemplo, um bmw 524 TD, um 318 tds e um 320D, o trabalhar do motor tem aquela característica peculiar.

    Isto é devido a quê?

    #2
    Um motor a gasolina, da Renault ou da Peugeot/Citroën, entre outros, são detectáveis à distância

    A Razão? Nunca pensei no assunto

    Comentário


      #3
      O mais fácil de detectar é o da Ford Transit!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AndreP03 Ver Post
        O mais fácil de detectar é o da Ford Transit!

        e ainda dizem que o meu manco faz muito barulho

        Comentário


          #5
          O que eu consigo detectar de olhos fechados é o 1.4 Hdi (aquele barulho de pregos dentro de uma panela) o 1.4 Tdi

          Comentário


            #6
            E todos eles com uma coisa em comum: São de fugir!

            Comentário


              #7
              Uma pessoa que esteja habituada a lidar com carros, sabe identificar de olhos fechados se se trata de um mercedes, bmw, (audi, vw, skoda ou seat, neste caso o som do motor é idêntico), renault ou peugeot. Sabemos que vem ali um carro com aquela marca. Porque tem o som característico. Mas a questão aqui é que mesmo com a evolução dos motores e a utilização de tecnologias diferentes, o som característico manteve-se. Heis a questão...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                Uma pessoa que esteja habituada a lidar com carros, sabe identificar de olhos fechados se se trata de um mercedes, bmw, (audi, vw, skoda ou seat, neste caso o som do motor é idêntico), renault ou peugeot. Sabemos que vem ali um carro com aquela marca. Porque tem o som característico. Mas a questão aqui é que mesmo com a evolução dos motores e a utilização de tecnologias diferentes, o som característico manteve-se. Heis a questão...
                Que só a ti preocupa!

                Ainda se andasses ocupado com motores, agora, com fritadeiras?!

                Fica uma dica:

                Would you rent a friend? | Life and style | The Guardian

                Comentário


                  #9
                  A resposta é simples:

                  o som é característico porque os fornecedores dos colectores, tubos de escape e panelas são os mesmos desde há muitos anos

                  Ou então não

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                    Um motor a gasolina, da Renault ou da Peugeot/Citroën, entre outros, são detectáveis à distância

                    A Razão? Nunca pensei no assunto
                    True.

                    Em relação ao último comentário, tem alguma lógica, mas não é viável pq mm c a mudança de escape (marcas brancas), mantém-se o mm barulho.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                      Que só a ti preocupa!

                      Ainda se andasses ocupado com motores, agora, com fritadeiras?!

                      Fica uma dica:

                      Would you rent a friend? | Life and style | The Guardian
                      Fritadeiras?

                      Em relação à dica...Enfim.

                      Comentário


                        #12
                        Pode ter a ver com o formato da linha de escape, a correia de acessórios e rolamentos, tipo de injectores e bomba, isolamento acústico, tipo de material do motor etc...

                        Comentário


                          #13
                          na generalidade dos casos é porque a filosofia e a base são as mesmas quer seja 1000 ou 2000 otto ou diesel.

                          os MB 240 4 cilindros ou 300d 5 cilindros ou 300d 6 cilindros partilham todos muitas peças quase iguais, o bloco é quase o mesmo mas com mais cilindrada, logo os sons serão muito parecidos.

                          A volvo nos REDBLOCK tinha um som praticamente igual em todos eles, só mudava o som da admissão.....

                          os 850 ou s70 quer fossem otto ou diesel tinham um som caracteristico (o dos 5 cilindros) mas se comparares o som de um Bora ou Leon V5 vais ver que é muito parecido com o daqueles volvos!

                          também se comparares o som de um pug gti com o de um citro cup vais ver que sao quase iguais....porque a filosofia por detrás da construção do motor é identica.

                          normalmente o que os construtores fazem é criar uma base e depois aumentam ou diminuem a cilindrada, turbinam e metem mais acessórios que aumentam ou reduzem a potencia e acabam por modificar um pouco o som

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JorgeCorreia Ver Post
                            Pode ter a ver com o formato da linha de escape, a correia de acessórios e rolamentos, tipo de injectores e bomba, isolamento acústico, tipo de material do motor etc...
                            Exacto, é isso que penso. Mas as tecnologias são diferentes, por exemplo, passou-se a usar injecção commom rail, contudo manteve-se o som.
                            Com tanta coisa que mudou, como é possível manter aquela característica.

                            Talvez a arquitectura do motor...

                            Comentário


                              #15
                              Eu tb penso que tenha a ver com os ângulos de abertura e fecho da árvore de cames de cada motor que são afinados pela marca...

                              Isso era mais notório nos motores antigos.. Peugeot 504 e 505, Land Rover, Mercedes 240D e 300D..

                              Comentário


                                #16
                                Eu gosto particularmente (andando pela gama baixa...) do ligar dos motores vtec da Honda...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AndreP03 Ver Post
                                  O mais fácil de detectar é o da Ford Transit!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post

                                    também se comparares o som de um pug gti com o de um citro cup vais ver que sao quase iguais....porque a filosofia por detrás da construção do motor é identica.

                                    Filosofia do quê?
                                    Eu pensava que eram exactamente o mesmo motor, talvez uma ligeira diferença na afinação de algum componente mas coisa ínfima.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso costumo reparar nisto. Entao os TDI topam-se a leguas ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                        Filosofia do quê?
                                        Eu pensava que eram exactamente o mesmo motor, talvez uma ligeira diferença na afinação de algum componente mas coisa ínfima.

                                        saxo
                                        Engine size: 1586 ccm (96.78 cubic inches)
                                        Power: 118.60 PS (87 kW or 117 HP) @ 6600 RPM
                                        Torque: 145.00 Nm (14.8 kgf-m or 107.0 ft.lbs) @ 5200 RPM
                                        Power/weight ratio: 0.1282 PS/kg


                                        106
                                        Engine size: 1587 ccm (96.84 cubic inches)
                                        Power: 120.00 PS (88 kW or 118 HP) @ 6600 RPM
                                        Torque: 145.00 Nm (14.8 kgf-m or 107.0 ft.lbs) @ 5200 RPM
                                        Power/weight ratio: 0.1263 PS/kg



                                        as vezes basta uma ou duas coisas diferentes para que o motor já nao seja bem o mesmo! o bloco e a cabeça podem ser!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                          saxo
                                          Engine size: 1586 ccm (96.78 cubic inches)
                                          Power: 118.60 PS (87 kW or 117 HP) @ 6600 RPM
                                          Torque: 145.00 Nm (14.8 kgf-m or 107.0 ft.lbs) @ 5200 RPM
                                          Power/weight ratio: 0.1282 PS/kg


                                          106
                                          Engine size: 1587 ccm (96.84 cubic inches)
                                          Power: 120.00 PS (88 kW or 118 HP) @ 6600 RPM
                                          Torque: 145.00 Nm (14.8 kgf-m or 107.0 ft.lbs) @ 5200 RPM
                                          Power/weight ratio: 0.1263 PS/kg



                                          as vezes basta uma ou duas coisas diferentes para que o motor já nao seja bem o mesmo! o bloco e a cabeça podem ser!
                                          Acho que esses dados vêm reforçar a ideia de ser o mesmo motor até porque está aí uma coisa interessante, potência máxima à mesma rotação, o mesmo binário à mesma rotação mas depois obtemos potências diferentes.

                                          Se a potência é dependente da rotação e binário e se em principio é igual em toda a faixa de rotação não compreendo a diferença final da potência mas pronto é daquelas coisas...

                                          As diferenças no som podem prender-se mais com a admissão ou escape do que o produzido isoladamente pelo motor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                            Eu gosto particularmente (andando pela gama baixa...) do ligar dos motores vtec da Honda...
                                            Confere

                                            E mesmo em andamento o barulho é bom (para o que se pode pedir...) e minimamente grave, fujindo um pouco ao que seria de esperar de motores pequenos/médios. Que costumam ter um som um pouco mais agudo, esganiçado e esforçado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                              Fritadeiras?

                                              Em relação à dica...Enfim.
                                              não ligues ao Motronic. Já é habitual nos tópicos em que participa só mandar posts à troll sem nada para acrescentar. Então se lhe falarem de motores diesel (nem que seja apenas como exemplo, como foi o teu caso), começa logo a entrar em paranóia. Deve ter tido uma má experiência que o marcou para a vida!!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                pelo som eu reconheço se é um tdi 110cv ou de 90cv...

                                                de resto reconheço, a ford transit, os 1.7di e os 1.7dti, o barulho do motor 1200 dos corollas ke 20... e o barulho dos smart ao relantin também é reconhecido

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Os TDi's notam-se bem, bem como os 190D (aquele bater típico). Ah, e o inconfundivel assobio do turbo dos DCi's 105 (estranhamente parece que se houve mais nas meganes).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Encontrei isto quando fiz uma pesquisa:

                                                    "Quer parados, quer a acelerar - todos os motores da BMW são convincentes graças à sua típica sonoridade e carácter inconfundível. No centro de pesquisa da BMW, os especialistas em som desenvolvem as características sonoras de cada tipo de motor. Cada aceleração reflecte o temperamento individual do motor - para um prazer de condução mais abrangente."

                                                    Ás tantas a solução está aqui. As marcas têm especialistas em som que dão aquela característica peculiar ao motor. Por acaso desconhecia que as marcas fossem tão perfeccionistas!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os 1.9d da Renault também têm um som muito específico.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Há outros muito facilmente reconheciveis, vejam lá estes:
                                                        - Porsches;
                                                        - Subaru Impreza GT;
                                                        - VW Polo G40 e/ou G60.

                                                        Dos BMW saliento as opções a gasolina, parece-me tudo igual à excepção dos M... que não os consigo associar aos BMW a gasolina convencionais...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                          Os 1.9d da Renault também têm um som muito específico.
                                                          Neste caso, todos os diesel renault têm um som característico, e mesmo nos 1.5 actuais encontras muito "som" dos 1.9 e 1.6 antigos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                            ..
                                                            Ás tantas a solução está aqui. As marcas têm especialistas em som que dão aquela característica peculiar ao motor. Por acaso desconhecia que as marcas fossem tão perfeccionistas!
                                                            "as marcas" eu não sei, mas sabia que a BMW tem equipas especializadas a tratar as questões do som do bater/fechar das portas...
                                                            portanto, é bem natural que tenham equipas só para o som dos escapes.

                                                            Agora, generalizar isto para as restantes marcas é que será complicado..

                                                            Comentário

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