O 1.9 TDi (1896cc) de 1991 do Grupo Volkswagen é dos melhores exemplos de sucesso. Substituido pelo 2.0 e 1.6 TDi
Este bloco saiu em 1989 no Audi 80 1.9D
-É um motor fantastico em todos os sentidos.
Este motor ainda esta na configuração do Skoda Superb, mas deve estar para acabar
O 1.9 (1910cc) JTD/Mjet de 1997 do Grupo Fiat ja terminou ou falta pouco para dar lugar aos recentes 2.0 e 1.6 Mjet. Este motor saiu em 1995 no Fiat Bravo TD.
-Primeiro motor common-rail aplicado a veiculos de passageiros
Existe ainda algum actual modelo a utiliza-lo?
O 1.7 CDTI (1686cc) da Isuzu que ainda mantem e ja vai nos 130cv e 300nm no Opel Corsa. Este motor saiu em 1988 no Opel Vectra 1.7td.
A versão DTI de 2000 com cabeça de 16valvulas foi o pior
-Mais um ano e esta com 150cv e 330nm
O 1.8 Ford Endura-D (1753cc) vai nos 125cv actualmente na Ford S-Max. Surgiu na gama Fiesta e Escort em 1989 com 60cv
- A versao 115cv no Focus era bem despachada na altura
Este bloco saiu em 1989 no Audi 80 1.9D
-É um motor fantastico em todos os sentidos.
Este motor ainda esta na configuração do Skoda Superb, mas deve estar para acabar
O 1.9 (1910cc) JTD/Mjet de 1997 do Grupo Fiat ja terminou ou falta pouco para dar lugar aos recentes 2.0 e 1.6 Mjet. Este motor saiu em 1995 no Fiat Bravo TD.
-Primeiro motor common-rail aplicado a veiculos de passageiros
Existe ainda algum actual modelo a utiliza-lo?
O 1.7 CDTI (1686cc) da Isuzu que ainda mantem e ja vai nos 130cv e 300nm no Opel Corsa. Este motor saiu em 1988 no Opel Vectra 1.7td.
A versão DTI de 2000 com cabeça de 16valvulas foi o pior
-Mais um ano e esta com 150cv e 330nm
O 1.8 Ford Endura-D (1753cc) vai nos 125cv actualmente na Ford S-Max. Surgiu na gama Fiesta e Escort em 1989 com 60cv
- A versao 115cv no Focus era bem despachada na altura
Comentário