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Fisica nos automoveis

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    Fisica nos automoveis

    Sou estudante e frequento a disciplina de fisica, numa aula recente estudámos o atrito e desde essa aula que tenho uma dúvida que espero que aqui o pessoal do forum me possa responder.
    A formula do atrito é Forçaatrito=indice de atrito x a normal do corpo, em que o indice de atrito varia mediante os materiais em contacto.
    Se a força de atrito é o que faz o pneu do carro agarrar-se à estrada,ou seja, que o permite agarrar-se ao solo e na formula da força de atrito não há nenhuma variante que inclua o tamanho ou a área da superficie de contacto(neste caso um pneu com o solo) significa que o tamanho do pneu não tem qualquer influência na aderência do carro, isto é, para o mesmo carro um pneu 245 ou um 195 têm exctamente o mesmo atrito com o solo desde que tenham o mesmo indíce de atrito,ou seja, "agarram-se" à estrada de forma igual.O que na prática não acontece pois existem na minha familia dois carros iguais e o carro que tem os pneus mais largos(195), ou seja, maior contacto com o solo, "agarra-se" melhor que o que tem os pneus mais finos(165), o que leva a crer que quanto maior a área de contacto com o solo maior a aderência.
    A minha dúvida é esta, porque que se o atrito é a força que faz o pneu se agarrar ao solo e se na formula da força de atrito não consta que a área tenha influência, porque que na prática um pneu maior se agarra melhor exatamente no mesmo carro?


    cumprimentos.

    #2
    Olha eu e equações somos inimigos mortais, mas a resposta que procuras não me parece que esteja relaccionada (só) com a dimensão. Numa superfície gelada por exemplo, parece-me que teres mais pneu não te serve de nada, certo? (Há sempre outros factores a influenciar)
    Posso estar a ver mal a coisa.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
      Olha eu e equações somos inimigos mortais, mas a resposta que procuras não me parece que esteja relaccionada (só) com a dimensão. Numa superfície gelada por exemplo, parece-me que teres mais pneu não te serve de nada, certo? (Há sempre outros factores a influenciar)
      Posso estar a ver mal a coisa.
      mas no gelo entra a parte da equação que fala do índice de atrito, não?

      ATENÇÃO, percebo O de física.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
        Olha eu e equações somos inimigos mortais, mas a resposta que procuras não me parece que esteja relaccionada (só) com a dimensão. Numa superfície gelada por exemplo, parece-me que teres mais pneu não te serve de nada, certo? (Há sempre outros factores a influenciar)
        Posso estar a ver mal a coisa.
        Penso até que no gelo, quanto maior for a superfície de contacto com o solo, pior é para obter tracção.

        Até gostava de te explicar isso, vou ali ao caderno a ver se encontro alguma coisa. Também tenho Física mas sou um 0 à esquerda

        Comentário


          #5
          O que acontece se se trocar a superficie de contacto com pneu é que na formula o indice de atrito muda ou seja o atrito vai ser menor para o mesmo pneu se estiver no gelo ou se estiver no alcatrao ,isso é jogar com a mudança das variaveis da formula e ai claramente provocam alterações. A questão é que o alterar o tamanho do pneu na pratica tem influência e segundo a formula o tamanho ou a superficie de contacto nao altera nada.

          Comentário


            #6
            Eu não estava a comparar maior pneu no gelo vs pneu menor no alcatrão.
            Se ambos estiverem no gelo, o pneu maior vai ajudar ou piorar só por ser maior?
            No alcatrão pneus de medidas diferentes também vão ter quantidades de ar diferentes. Isso vai criar diferenças de peso. Pode influenciar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
              Eu não estava a comparar maior pneu no gelo vs pneu menor no alcatrão.
              Se ambos estiverem no gelo, o pneu maior vai ajudar ou piorar só por ser maior?
              No alcatrão pneus de medidas diferentes também vão ter quantidades de ar diferentes. Isso vai criar diferenças de peso. Pode influenciar.
              Penso que no gelo, ser maior só vai piorar. Se reparares, quando na Suiça chega o Inverno e é altura de escolher o novo set de jantes, opta-se sempre por jantes mais pequenas, e não é só por uma questão de €.

              Não tenho os apontamentos de Física comigo, amanhã se tiver uma explicação mais científica para isto, posto aqui

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por kekanbas Ver Post
                Sou estudante e frequento a disciplina de fisica, numa aula recente estudámos o atrito e desde essa aula que tenho uma dúvida que espero que aqui o pessoal do forum me possa responder.
                A formula do atrito é Forçaatrito=indice de atrito x a normal do corpo, em que o indice de atrito varia mediante os materiais em contacto.
                Se a força de atrito é o que faz o pneu do carro agarrar-se à estrada,ou seja, que o permite agarrar-se ao solo e na formula da força de atrito não há nenhuma variante que inclua o tamanho ou a área da superficie de contacto(neste caso um pneu com o solo) significa que o tamanho do pneu não tem qualquer influência na aderência do carro, isto é, para o mesmo carro um pneu 245 ou um 195 têm exctamente o mesmo atrito com o solo desde que tenham o mesmo indíce de atrito,ou seja, "agarram-se" à estrada de forma igual.O que na prática não acontece pois existem na minha familia dois carros iguais e o carro que tem os pneus mais largos(195), ou seja, maior contacto com o solo, "agarra-se" melhor que o que tem os pneus mais finos(165), o que leva a crer que quanto maior a área de contacto com o solo maior a aderência.
                A minha dúvida é esta, porque que se o atrito é a força que faz o pneu se agarrar ao solo e se na formula da força de atrito não consta que a área tenha influência, porque que na prática um pneu maior se agarra melhor exatamente no mesmo carro?


                cumprimentos.
                Um pneu mais largo é mais pesado, logo a força de atrito é maior. Um pneu mais largo não faz maravilhas mas tem um limite mais alto que o pneu mais estreito... limite este que podes só achar em condições de condução extrema.

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por kekanbas Ver Post
                  Sou estudante e frequento a disciplina de fisica, numa aula recente estudámos o atrito e desde essa aula que tenho uma dúvida que espero que aqui o pessoal do forum me possa responder.
                  A formula do atrito é Forçaatrito=indice de atrito x a normal do corpo, em que o indice de atrito varia mediante os materiais em contacto.
                  Se a força de atrito é o que faz o pneu do carro agarrar-se à estrada,ou seja, que o permite agarrar-se ao solo e na formula da força de atrito não há nenhuma variante que inclua o tamanho ou a área da superficie de contacto(neste caso um pneu com o solo) significa que o tamanho do pneu não tem qualquer influência na aderência do carro, isto é, para o mesmo carro um pneu 245 ou um 195 têm exctamente o mesmo atrito com o solo desde que tenham o mesmo indíce de atrito,ou seja, "agarram-se" à estrada de forma igual.O que na prática não acontece pois existem na minha familia dois carros iguais e o carro que tem os pneus mais largos(195), ou seja, maior contacto com o solo, "agarra-se" melhor que o que tem os pneus mais finos(165), o que leva a crer que quanto maior a área de contacto com o solo maior a aderência.
                  A minha dúvida é esta, porque que se o atrito é a força que faz o pneu se agarrar ao solo e se na formula da força de atrito não consta que a área tenha influência, porque que na prática um pneu maior se agarra melhor exatamente no mesmo carro?


                  cumprimentos.
                  A questão é a seguinte, a borracha é um material deformável, logo quanto maior a área de contacto maior a aderência. A fórmula que apresentas, para a força de atrito estática ou dinâmica, é para corpos ditos rigidos. Exemplo um bloco de aço a deslocar-se no solo. experimenta fazer um exercício. Coloca uma borracha (as de apagar) sob uma mesa, coloca um peso sob ela, e arranja maneira de ligares um dinamómetro à borracha, tenta arrastá-la a uma velocidade constante, e regista os valor. em seguida usa o mesmo peso, mas com outra face da borracha (uma que tenha uma área diferente), faz o mesmo teste e tira as tuas conclusões, depois coloca-as aqui no tópico.

                  Nota: limpa muito bem a borracha antes do teste.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                    Um pneu mais largo é mais pesado, logo a força de atrito é maior. Um pneu mais largo não faz maravilhas mas tem um limite mais alto que o pneu mais estreito... limite este que podes só achar em condições de condução extrema.

                    Cumprimentos
                    Não é a diferença de peso de um pneu mais largo, que altera as suas capacidades de atrito.
                    Tem mesmo a haver com a área.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                      Penso que no gelo, ser maior só vai piorar. Se reparares, quando na Suiça chega o Inverno e é altura de escolher o novo set de jantes, opta-se sempre por jantes mais pequenas, e não é só por uma questão de €.

                      Não tenho os apontamentos de Física comigo, amanhã se tiver uma explicação mais científica para isto, posto aqui
                      No gelo a questão é diferente. No gelo é necessário haver uma pressão de contacto (força por unidade de área) maior, para que exista mais atrito. Para que a pressão possa aumentar ou se aumenta a força (peso do carro) ou se reduz a área.

                      Comentário


                        #12
                        Uma coisa é a força aplicada no corpo, normalmente em newtons, outra coisa é a tensão devido a essa força, normalmente em N/mm2 (Mpa). Pelas unidades já deves ter reparado que para traduzires uma grandeza que traduza a diferença de largura dos pneus tens que dividir a força pela área em que ela está aplicada, neste caso é a area de contacto pneu/estrada. Quanto maior a área de contacto menor a tensão logo os limites das forças G serão maiores.

                        O facto de se usar pneus mais estreitos na neve prende-se com o facto que quanto mais estreito o pneu menor o risco de aquaplaning e como é um pneu mais estreito e leve torna a condução mais precisa já que a tensão com o solo vai aumentar.
                        Editado pela última vez por After; 14 November 2010, 23:07.

                        Comentário


                          #13
                          Então significa que existe uma formula de atrito difrente para corpos não rigidos? Gostava de saber mais sobre este assunto.

                          Vou tentar realizar essa experiência numa aula de fisica.

                          cumprimentos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por kekanbas Ver Post
                            Sou estudante e frequento a disciplina de fisica, numa aula recente estudámos o atrito e desde essa aula que tenho uma dúvida que espero que aqui o pessoal do forum me possa responder.
                            A formula do atrito é Forçaatrito=indice de atrito x a normal do corpo, em que o indice de atrito varia mediante os materiais em contacto.
                            Se a força de atrito é o que faz o pneu do carro agarrar-se à estrada,ou seja, que o permite agarrar-se ao solo e na formula da força de atrito não há nenhuma variante que inclua o tamanho ou a área da superficie de contacto(neste caso um pneu com o solo) significa que o tamanho do pneu não tem qualquer influência na aderência do carro, isto é, para o mesmo carro um pneu 245 ou um 195 têm exctamente o mesmo atrito com o solo desde que tenham o mesmo indíce de atrito,ou seja, "agarram-se" à estrada de forma igual.O que na prática não acontece pois existem na minha familia dois carros iguais e o carro que tem os pneus mais largos(195), ou seja, maior contacto com o solo, "agarra-se" melhor que o que tem os pneus mais finos(165), o que leva a crer que quanto maior a área de contacto com o solo maior a aderência.
                            A minha dúvida é esta, porque que se o atrito é a força que faz o pneu se agarrar ao solo e se na formula da força de atrito não consta que a área tenha influência, porque que na prática um pneu maior se agarra melhor exatamente no mesmo carro?


                            cumprimentos.
                            Se quiseres fazer uma análise desse género, tens de considerar que a área de contacto influencia o índice de atrito (assim como as propriedades da borracha, etc).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por kekanbas Ver Post
                              Sou estudante e frequento a disciplina de fisica, numa aula recente estudámos o atrito e desde essa aula que tenho uma dúvida que espero que aqui o pessoal do forum me possa responder.
                              A formula do atrito é Forçaatrito=indice de atrito x a normal do corpo, em que o indice de atrito varia mediante os materiais em contacto.
                              Se a força de atrito é o que faz o pneu do carro agarrar-se à estrada,ou seja, que o permite agarrar-se ao solo e na formula da força de atrito não há nenhuma variante que inclua o tamanho ou a área da superficie de contacto(neste caso um pneu com o solo) significa que o tamanho do pneu não tem qualquer influência na aderência do carro, isto é, para o mesmo carro um pneu 245 ou um 195 têm exctamente o mesmo atrito com o solo desde que tenham o mesmo indíce de atrito,ou seja, "agarram-se" à estrada de forma igual.O que na prática não acontece pois existem na minha familia dois carros iguais e o carro que tem os pneus mais largos(195), ou seja, maior contacto com o solo, "agarra-se" melhor que o que tem os pneus mais finos(165), o que leva a crer que quanto maior a área de contacto com o solo maior a aderência.
                              A minha dúvida é esta, porque que se o atrito é a força que faz o pneu se agarrar ao solo e se na formula da força de atrito não consta que a área tenha influência, porque que na prática um pneu maior se agarra melhor exatamente no mesmo carro?


                              cumprimentos.

                              Viva, em princípio a aderência não depende da area de contacto mas como a superfície da estrada não é uniforme, um pneu mais largo aumenta a probabilidade de encontrar um ponto da estrada com mais atrito.

                              Comentário


                                #16
                                A formula que se dá em fisica é uma simplificação só aplicavel a paralelipipedos que deslizam...e ignora montes de coisas...(ou inclui tudo no indice de atrito).

                                Num trabalho que vi em tempos era analisada a equação do movimento de um robot com rodas...e aquilo era extremamente complicado...havia deslizamentos em diferentes eixos, funções da força/aceleração...efeitos do vento...etc...

                                Comentário


                                  #17
                                  Essa fórmula do atrito só é aplicável a corpos indeformáveis, coisa que não existe na vida real.
                                  Claro que na prática, em casos de corpos muito rígidos, pode-se usar essa fórmula porque a deformação é desprezável.
                                  Mas num pneu não se pode desprezar essa deformação como é óbvio, e nesse caso o atrito aumenta com o aumento da área de contacto.

                                  Sinceramente já não me lembro como se calcula, tenho uma ideia que tenha alguma coisa a ver com o potencial elástico do material...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu já não me lembro muito bem do que dei em Física no 12º ao pormenor e já tive essa cadeira na fac, mas por exemplo, deves fazer uma experiência em Física no 12º que consiste num "carrinho" com rodas muito finas em que o atrito é quase nulo e com um pequeno impulso (aka piparote ), vês que ele desliza durante um bom bocado...Depois, se colocares daqueles pesos em cima, com o mesmo impulso incial, o delta x (distancia percorrida) será inferior. Com esta experiencia acho que aprendes a determinar os coeficientes de atrito estático e cinético

                                    Ou seja, um pneu em dois carros, o carro mais pesado terá maior aderência. No caso de pneus de medidas diferentes, em piso seco a aderência é maior no que tiver mais superfície de contacto (que podes verificar no coeficiente de atrito).

                                    Como já aqui disseram, no gelo quanto menor for a superficie de contacto, melhor a tracção pois existe um maior peso por unidade de área i guess Por isso é que em certos países, a determinada altura do ano és obrigado a mudar o set de pneus e jantes porque se tiveres um acidente a seguradora pode não assumir

                                    Já em piso molhado, acho que o que conta é a capacidade de escoamento e não sei se a superficie de contacto será assim tão determinante, ou como se efectuariam os cálculos neste caso.

                                    Cumps
                                    Editado pela última vez por topspeed; 15 November 2010, 19:38.

                                    Comentário


                                      #19
                                      A área influencia o atrito. Nas faculdades apenas se dá uma primeira aproximação às forças de atrito. A menos que se esteja num curso de física, não são estudadas estas forças a fundo, daí que na expressão que obtiveste não entre a área de contacto. Mas é intuitivo que a área influencia o atrito.

                                      Por exemplo, podes ter dois materiais com o mesmo coeficiente de atrito estático e cinético ambos com o mesmo peso (peso = m.g), mas se um tiver mais área de contacto do que outro vais ver que necessitas de mais força para o mover ou arrastar

                                      Comentário


                                        #20
                                        Dica:
                                        Vê como se calcula o indice de atrito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                          A área influencia o atrito. Nas faculdades apenas se dá uma primeira aproximação às forças de atrito. A menos que se esteja num curso de física, não são estudadas estas forças a fundo, daí que na expressão que obtiveste não entre a área de contacto. Mas é intuitivo que a área influencia o atrito.

                                          Por exemplo, podes ter dois materiais com o mesmo coeficiente de atrito estático e cinético ambos com o mesmo peso (peso = m.g), mas se um tiver mais área de contacto do que outro vais ver que necessitas de mais força para o mover ou arrastar


                                          Mais simples ainda, pegas no tampo de uma mesa (um paralelepípedo com um peso razoavel) e experimentas arrasta-lo na vertical e depois na horizontal. É muito mais facil na vertical porque a area de contacto é o rectangulo mais pequeno

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SLR46 Ver Post
                                            [/b]

                                            Mais simples ainda, pegas no tampo de uma mesa (um paralelepípedo com um peso razoavel) e experimentas arrasta-lo na vertical e depois na horizontal. É muito mais facil na vertical porque a area de contacto é o rectangulo mais pequeno
                                            Estás enganado. Nesse caso o atrito vai ser exactamente o mesmo, porque o peso do objecto não se altera

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por kekanbas Ver Post
                                              Sou estudante e frequento a disciplina de fisica, numa aula recente estudámos o atrito e desde essa aula que tenho uma dúvida que espero que aqui o pessoal do forum me possa responder.
                                              A formula do atrito é Forçaatrito=indice de atrito x a normal do corpo, em que o indice de atrito varia mediante os materiais em contacto.
                                              Se a força de atrito é o que faz o pneu do carro agarrar-se à estrada,ou seja, que o permite agarrar-se ao solo e na formula da força de atrito não há nenhuma variante que inclua o tamanho ou a área da superficie de contacto(neste caso um pneu com o solo) significa que o tamanho do pneu não tem qualquer influência na aderência do carro, isto é, para o mesmo carro um pneu 245 ou um 195 têm exctamente o mesmo atrito com o solo desde que tenham o mesmo indíce de atrito,ou seja, "agarram-se" à estrada de forma igual.O que na prática não acontece pois existem na minha familia dois carros iguais e o carro que tem os pneus mais largos(195), ou seja, maior contacto com o solo, "agarra-se" melhor que o que tem os pneus mais finos(165), o que leva a crer que quanto maior a área de contacto com o solo maior a aderência.
                                              A minha dúvida é esta, porque que se o atrito é a força que faz o pneu se agarrar ao solo e se na formula da força de atrito não consta que a área tenha influência, porque que na prática um pneu maior se agarra melhor exatamente no mesmo carro?



                                              cumprimentos.

                                              Oh estudante vamos lá com calma e por partes...

                                              O atrito APENAS depende da rugosidade entre duas superfícies (no teu caso): o pneu e o alcatrão. Colocar atrito e área na mesma frase é sacrilégio, ok? Se é pneu largo, fino, baixo perfil ou não sei quê... não interessa. O que faz um carro agarrar-se à estrada não é o atrito cinético que usas aí nessa expressão. O que faz um carro agarrar-se à estrada é, entre outras coisas, a capacidade de a borracha do pneu se deformar. Esta deformação relaciona-se com aderência e atrito de Coulomb e mais outras coisas que estudarás na universidade (ou não!).
                                              Deste aí o exemplo de pneu 195 e 245: se forem pneus com o mesmo tipo de borracha podes ter a certeza que se agarram da mesma maneira à estrada porque se a borracha é a mesma ela deforma-se de forma igual. A borracha quando se deforma não sabe se o pneu em que está é mais estreito ou mais largo!
                                              Alguns users falaram aí na neve e perguntam eles: Então se a borracha não sabe o pneu em que está montado porque raio na neve/lama se usam pneus mais finos? Bem... aqui já interessa a área. Porque diminuindo a largura do pneu a pressão exercida pelo peso do carro vai ser maior, logo será mais fácil vencer a neve/lama. São coisas diferentes... aqui não tem a ver com atrito.
                                              Falaram também nas mesas que se fôr na vertical desliza mais facilmente que na horizontal: isso tem a ver com a inércia. A inércia de um corpo é diferente se ele estiver deitado ou em pé. Nada a haver com o atrito.

                                              kekanbas o que tu precisas de saber é:
                                              - a força de atrito estática é maior que a cinética
                                              - o factor de atrito APENAS depende da rugosidade entre as superfícies
                                              - quando falares em atrito NUNCA uses a palavra área ( é o mesmo que colocar Benfica e Pinto da Costa na mesma frase)
                                              - irás ver mais à frente nos teus estudos que o atrito cinético é quase desprezado. Por exemplo, a força de arrasto é 300000 vezes mais importante.

                                              Mas tu ainda continuas com dúvidas porque na tua família há 2 carros iguais com pneus diferentes e o que tem pneus mais largos agarra melhor. OK... coloca nos dois carros pneus da mesma marca, mesmo modelo, com o mesmo tipo de borracha e depois vem cá dizer qualquer coisa.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Claro que a aderência de um veículo está relacionada com a superfície de contacto que este tem com o chão.

                                                Por isso é que um Ferrari F40 tem pneus mais largos que um citroen Saxo.

                                                Por isso é que um carro curva mais depressa que uma mota -> maior superfície de contacto com o chão.

                                                Por isso é que uma bicicleta não trava o mesmo que um carro. (mesmo sendo muito mais leve).

                                                A lei que diz que não se relaciona a superfície com a força de atrito é... ambígua.

                                                Para já considera que o atrito só é função do peso, assume que o contacto entre superfícies é perfeita, e assume que as superfícies são rígidas.

                                                Ora, os pneus não são nada disso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                                                  Falaram também nas mesas que se fôr na vertical desliza mais facilmente que na horizontal: isso tem a ver com a inércia. A inércia de um corpo é diferente se ele estiver deitado ou em pé. Nada a haver com o atrito.
                                                  Estás a deslizar a mesa, não estás a rodar... Não vejo como é que o facto da inércia ser diferente influencia este caso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O valor do “atrito de rolamento” não depende da largura do pneu mas do comprimento de sua circunferência que está em contacto com o chão (o coeficiente de atrito é metade da razão deste comprimento para o raio). Por isso é que um pneu vazio oferece maior atrito. O atrito seco de deslizamento só depende da rugosidade das superfícies de contacto (pavimento e pneu) e da reacção normal aplicada entre elas, e não da área de contacto.
                                                    Link
                                                    Definition of tyre Slip Angle
                                                    http://www.mgf.ultimatemg.com/group2...lip_angle2.jpg
                                                    Ficheiros anexados

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já vi aqui boas explicações, mas no geral acho que anda muita gente simplesmente a fazer "complicações".

                                                      Para calcular força de atrito é necessário saber:

                                                      1. força(s) aplicada(s)

                                                      2. coeficiente de atrito

                                                      Já alguém aqui disse que o coeficiente de atrito é calculado, mas está errado. O coeficiente de atrito é baseado em dados empíricos, ou seja, experimentação. Até hoje ainda não se desenvolveram cálculos capazes de determinar coeficientes de atrito de forma exacta (ou pelo menos tão exacta como a experimentação) para situações mais complexas. O que se faz é programações de aproximação e comparação baseadas em dados empíricos (que é algo completamente diferente que um cálculo físico de raiz). Mas isto é só uma curiosidade.

                                                      O mais importante de tudo (para esta questão) é que o coeficiente de atrito entre duas superfícies depende das propriedades geométricas da interface entre os materiais...simplificando...coisas como a área. (também depende de muitas outras coisas, obviamente, algumas muito difíceis de contabilizar e pouco significantes).

                                                      Penso que isto explica as dúvidas do post inicial. Para quê complicar?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por kekanbas Ver Post
                                                        A minha dúvida é esta, porque que se o atrito é a força que faz o pneu se agarrar ao solo e se na formula da força de atrito não consta que a área tenha influência, porque que na prática um pneu maior se agarra melhor exatamente no mesmo carro?
                                                        Se um pneu maior se agarra melhor ( é um facto experimental) e se a tua formula se aplica a pneus então: alguma variável tem de mudar na tua formula.

                                                        Ou muda o coeficiente ou muda a "Normal" (felizmente é uma formula simples). Se já disseram aí que o coeficiente de atrito é constante ( nem sei se é verdade ou não mas assim seja ), é porque muda a "normal" de alguma forma.

                                                        Portanto quando tens pneus mais largos o valor da normal tem de mudar para poderes aplicara formula.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                          Se um pneu maior se agarra melhor ( é um facto experimental) e se a tua formula se aplica a pneus então: alguma variável tem de mudar na tua formula.

                                                          Ou muda o coeficiente ou muda a "Normal" (felizmente é uma formula simples). Se já disseram aí que o coeficiente de atrito é constante ( nem sei se é verdade ou não mas assim seja ), é porque muda a "normal" de alguma forma.

                                                          Portanto quando tens pneus mais largos o valor da normal tem de mudar para poderes aplicara formula.
                                                          Desculpa, mas estás errado. Neste caso é quase impossível comparar pois os carros são diferentes, logo, as forças são diferentes -> normal diferente. Ok.


                                                          O coeficiente de atrito é constante para situações iguais, ou seja, na prática, nunca é constante pois é impossível replicar na perfeição uma experiência. O que varia é mesmo o coeficiente de atrito.

                                                          Seria muito mais simples dizer que carros exactamente iguais, submetidos às mesmas forças mas pneus de larguras diferentes têm atritos diferentes. Porquê? Porque o coeficiente de atrito é diferente (para cada interface pneu/asfalto).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                            Desculpa, mas estás errado. Neste caso é quase impossível comparar pois os carros são diferentes, logo, as forças são diferentes -> normal diferente. Ok.


                                                            O coeficiente de atrito é constante para situações iguais, ou seja, na prática, nunca é constante pois é impossível replicar na perfeição uma experiência. O que varia é mesmo o coeficiente de atrito.

                                                            Seria muito mais simples dizer que carros exactamente iguais, submetidos às mesmas forças mas pneus de larguras diferentes têm atritos diferentes. Porquê? Porque o coeficiente de atrito é diferente (para cada interface pneu/asfalto).

                                                            Obrigado MrBrown, a mas a minha intenção é apenas resolver o problema do autor do tópico. Não é pedagogicamente relevante saber-se exactamente o que é que varia mais se a Normal ou o atrito. Interessa sim que alguma coisa varia na fórmula e é para esse facto que eu queria chamar a atenção.

                                                            Comentário

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