Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condução económica - pergunta básica (?)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Condução económica - pergunta básica (?)

    De certeza que isto já foi aqui falado, mas não encontro usando a pesquisa.
    A minha dúvida é a seguinte:

    Para se ter uma condução económica é preferível usar a "mudança" mais alta possível, ou não é bem assim pois o que é preferível é carregar o mínimo possível no acelerador?

    Dizendo mais ou menos o mesmo, mas de outra forma:
    O carro gasta mais quanto mais alta for a rotação ou quando mais se carrega no acelerador?

    caso a resposta seja usar a "mudança" mais alta possível, em condução em cidade, justifica-se ir constantemente de 1ª para 5ª num carro de 5 velocidades?

    Refiro-me a carros a gasolina.

    Desculpem a pergunta algo básica para os utilizadores deste forum, mas como se costuma dizer "perguntar não ofende" e já tenho essa dúvida à algum tempo.

    cumprimentos

    #2
    olá.

    para uma condução economica tens k ter em conta o seguinte:
    - evita ligares o carro pela manhã e seguires logo viagem. basta 0.5 seg. de espera para poderes seguir.
    - não esforces mt o motor, ou seja, não tenhas a 3ª engatada se sentires o carro morrer. reduz as vezes k precises para evitar esforço. kt mais esforço o motor fizer mais te vai consumir.
    - não aceleres mais k as 2500 rotações.
    - não desligues logo o carro kd fores abastecer. o combustivel k estiver no motor quando desligas o carro é o k vai ser consumido kd o ligares.
    - verifica a pressão dos pneus regularmente. basta não estarem na medida correcta para haver mais consumo.
    - e por ultimo, em descidas mantém a 5ª engatada e não aceleres. basta travares para k o consumo instantaneo seja de 0.0lts/km.

    desculpa o testamento e espero k estas dicas te ajudem a economizar gasolina.

    tenho feito isto a todos os carros k conduzo e fazem umas boas médias.
    vai dando notícias...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por arabesque Ver Post
      olá.

      para uma condução economica tens k ter em conta o seguinte:
      - evita ligares o carro pela manhã e seguires logo viagem. basta 0.5 seg. de espera para poderes seguir.
      - não esforces mt o motor, ou seja, não tenhas a 3ª engatada se sentires o carro morrer. reduz as vezes k precises para evitar esforço. kt mais esforço o motor fizer mais te vai consumir.
      - não aceleres mais k as 2500 rotações.
      - não desligues logo o carro kd fores abastecer. o combustivel k estiver no motor quando desligas o carro é o k vai ser consumido kd o ligares.
      - verifica a pressão dos pneus regularmente. basta não estarem na medida correcta para haver mais consumo.
      - e por ultimo, em descidas mantém a 5ª engatada e não aceleres. basta travares para k o consumo instantaneo seja de 0.0lts/km.

      desculpa o testamento e espero k estas dicas te ajudem a economizar gasolina.

      tenho feito isto a todos os carros k conduzo e fazem umas boas médias.
      vai dando notícias...
      qual é a vantagem desta medida?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SLR722 Ver Post
        De certeza que isto já foi aqui falado, mas não encontro usando a pesquisa.
        A minha dúvida é a seguinte:

        Para se ter uma condução económica é preferível usar a "mudança" mais alta possível, ou não é bem assim pois o que é preferível é carregar o mínimo possível no acelerador?

        Dizendo mais ou menos o mesmo, mas de outra forma:
        O carro gasta mais quanto mais alta for a rotação ou quando mais se carrega no acelerador?

        caso a resposta seja usar a "mudança" mais alta possível, em condução em cidade, justifica-se ir constantemente de 1ª para 5ª num carro de 5 velocidades?

        Refiro-me a carros a gasolina.

        Desculpem a pergunta algo básica para os utilizadores deste forum, mas como se costuma dizer "perguntar não ofende" e já tenho essa dúvida à algum tempo.

        cumprimentos
        O ideal é um compromisso entre a mudança mais alta possível mas que te permita carregar o mínimo no acelerador.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bulkatus Ver Post
          qual é a vantagem desta medida?
          a vantegem é k se entrares numa bomba depois de uma viagem com média de 120km/h o motor tem lá combustivel para essa velocidade, certo?

          kt mais cedo o desligares mais combustivel fica entre o motor e válvula do tanque...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Agent Ver Post
            O ideal é um compromisso entre a mudança mais alta possível mas que te permita carregar o mínimo no acelerador.
            Nem mais, e nem utilizar regimes muito altos que obriguem o motor a demasiada rotação nem muito baixos que o impreçam de progredir e o façam morrer.
            Utliza sempre a faixa util de utilização

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por arabesque Ver Post
              olá.

              para uma condução economica tens k ter em conta o seguinte:
              - evita ligares o carro pela manhã e seguires logo viagem. basta 0.5 seg. de espera para poderes seguir.
              - não esforces mt o motor, ou seja, não tenhas a 3ª engatada se sentires o carro morrer. reduz as vezes k precises para evitar esforço. kt mais esforço o motor fizer mais te vai consumir.
              - não aceleres mais k as 2500 rotações.
              - não desligues logo o carro kd fores abastecer. o combustivel k estiver no motor quando desligas o carro é o k vai ser consumido kd o ligares.
              - verifica a pressão dos pneus regularmente. basta não estarem na medida correcta para haver mais consumo.
              - e por ultimo, em descidas mantém a 5ª engatada e não aceleres. basta travares para k o consumo instantaneo seja de 0.0lts/km.

              desculpa o testamento e espero k estas dicas te ajudem a economizar gasolina.

              tenho feito isto a todos os carros k conduzo e fazem umas boas médias.
              vai dando notícias...
              A primeira que coloquei a bold em nada contribui para a economia. E o,5 seg é o que demoro a meter a primeira e arrancar, portanto duvido que alguém 0,5 segundo ligue o carro e siga viagem.

              A segunda, junto com a explicação que deste, mostra que desconheces o funcionamento de um motor. Qualquer uma delas me cheira a coisas que ouviste dizer, e cuja explicação que arranjaram para elas ainda é mais despropositada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por arabesque Ver Post
                a vantegem é k se entrares numa bomba depois de uma viagem com média de 120km/h o motor tem lá combustivel para essa velocidade, certo?

                kt mais cedo o desligares mais combustivel fica entre o motor e válvula do tanque...
                Pelos vistos desconheces que existe uma linha de retorno do excesso de combustível para o depósito!

                Comentário


                  #9
                  Atenção a esses tempos de espera com o carro ligado, todos os manuais de carros recentes (até no meu com 7 anos) que tenho visto dizem que isso em nada contribui para o carro, que arrancar e andar os primeiros km de forma calma é o procedimento a seguir.
                  Existem coisas que os nossos pais faziam que já não se justificam.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                    Atenção a esses tempos de espera com o carro ligado, todos os manuais de carros recentes (até no meu com 7 anos) que tenho visto dizem que isso em nada contribui para o carro, que arrancar e andar os primeiros km de forma calma é o procedimento a seguir.
                    Existem coisas que os nossos pais faziam que já não se justificam.
                    Podes ter toda a razão, mas, pessoalmente, a frio, não consigo chegar ao carro, dar à chave e arrancar logo.
                    É um bocado psicológico, sim.
                    Ligo o carro, só depois ponho o cinto, ligo e sintonizo o rádio e pronto, já se passaram uns 30s / 1 min, e depois arranco.

                    Comentário


                      #11
                      Muito obrigado pelas respostas!
                      Fiquei esclarecido!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                        Podes ter toda a razão, mas, pessoalmente, a frio, não consigo chegar ao carro, dar à chave e arrancar logo.
                        É um bocado psicológico, sim.
                        Ligo o carro, só depois ponho o cinto, ligo e sintonizo o rádio e pronto, já se passaram uns 30s / 1 min, e depois arranco.
                        sim 1min não é nada, faço isso também. Falei daquelas pessoas que vejo aqui na rua que ficam 5 ou mais minutos com o carro ligado á espera.

                        Comentário


                          #13
                          Mais uma dúvida?

                          Em alguns casos justifica-se por exemplo, passar de 3ª para 5ª pasando pela quarta sem levantar a embraiagem?

                          Dá vontade de fazer isso quando se faz um stop num sítio a descer ou se entra num sitio a descer depois de fazer um stop e é aborrecido fazer todas as passagens de caixa levantando sempre a embraiagem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                            Atenção a esses tempos de espera com o carro ligado, todos os manuais de carros recentes (até no meu com 7 anos) que tenho visto dizem que isso em nada contribui para o carro, que arrancar e andar os primeiros km de forma calma é o procedimento a seguir.
                            Existem coisas que os nossos pais faziam que já não se justificam.
                            isso não é verdade...o que os manuais dizem e é a realidade é que o carro polui mais se estiver a trabalhar em vão e só depois arrancar, porque está frio durante mais tempo e logo demora mais a atingir a temperatura de maior eficiencia.

                            agora se quiseres poupar o teu carro tanto a ligar como a desligar o ideal é estar cerca de 1min com ele a trabalhar e só depois ligar/desligar.
                            no caso de estar frio, ajuda a garantir que todos os componentes estão bem lubrificados, no caso de desligar, se tiver turbo há muita gente que aconselha, mas já vi um comunicado de uma marca em que dizia que o oleo remanescente no turbo após desligar o carro chega para não o prejudicar, excepto quando o turbo esteve sujeito a grande carga por muito tempo, ora hoje em dia tudo o que é diesel tem turbo e depende muito dele, portanto tirem as vossas elações...já nos atmosféricos(e turbos também), e o que vou dizer agora já é apenas um dizer dum mecanico não é portanto garantido que seja verdade, devem também estar uns segundos a trabalhar para evitar que o circuito de oleo sofra uma grande diferença de pressão podendo causar fugas! mas é como digo, esta parte não é oficial, foi um mecanico que me disse portanto não garanto, mas acredito!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SLR722 Ver Post
                              Mais uma dúvida?

                              Em alguns casos justifica-se por exemplo, passar de 3ª para 5ª pasando pela quarta sem levantar a embraiagem?

                              Dá vontade de fazer isso quando se faz um stop num sítio a descer ou se entra num sitio a descer depois de fazer um stop e é aborrecido fazer todas as passagens de caixa levantando sempre a embraiagem.
                              Sim, podes fazer isso, mas se vais passar de 3a para 5a, escusas de ir à 4a sem levantar a embraiagem.
                              Podes fazer a passagem directa.
                              Até porque meteres 4a sem levantar embraiagem é a mesma coisa que nada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                isso não é verdade...o que os manuais dizem e é a realidade é que o carro polui mais se estiver a trabalhar em vão e só depois arrancar, porque está frio durante mais tempo e logo demora mais a atingir a temperatura de maior eficiencia.
                                Ora nem mais, é isso mesmo.

                                E já agora, cá por casa há um carro que já tem 21 anos e o manual refere isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                  isso não é verdade...o que os manuais dizem e é a realidade é que o carro polui mais se estiver a trabalhar em vão e só depois arrancar, porque está frio durante mais tempo e logo demora mais a atingir a temperatura de maior eficiencia.
                                  Para alem disto é atestar pela fresca, não carregar a fundo na mangueira, pisares o menos possivel o acelerador, evitar ir com mudanças muito altas em descidas se não tens de travar muito e gasta, ir com partes electricas ligadas para nada, desengatar o carro em descidas, usar a mudança mais alta por si só não resolve nada, se fores em 5ª e tiveres de ir a fundo, mais vale ires em 4ª ou 3ª.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Concordo com a generalidade das opiniões dadas, apenas acrescento um ponto que acho fulcral, conduzir com suavidade!

                                    Nunca me vou esquecer de uma frase que ouvi há alguns anos, e que na altura não me fez muito sentido "suavidade também é potência"


                                    Cump.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quanto mais suave conduzires mais poupas. Depois é manter a mudança mais alta possível, com a pressão mínima possível no acelerador e a rotação mais baixa possível também.

                                      Isto em forma de resumo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Interrogo me se sequer leste o que escrevi


                                        Originalmente Colocado por tassilgo Ver Post
                                        isso não é verdade...o que os manuais dizem e é a realidade é que o carro polui mais se estiver a trabalhar em vão e só depois arrancar, porque está frio durante mais tempo e logo demora mais a atingir a temperatura de maior eficiencia.

                                        agora se quiseres poupar o teu carro tanto a ligar como a desligar o ideal é estar cerca de 1min com ele a trabalhar e só depois ligar/desligar.
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        sim 1min não é nada, faço isso também. Falei daquelas pessoas que vejo aqui na rua que ficam 5 ou mais minutos com o carro ligado á espera.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Aquecer o carro parado, não serve de nada,MAS esperar uns segundos só dá saúde (algo entre os 30 segundos a 1 minuto)!

                                          De resto, é tudo uma questão de bom senso:

                                          Motor "a moer", faz mal ao motor e aos consumos, motor "a berrar" idem

                                          Conduzir suave, na zona do regime do binário máximo (por regra geral, não se pode levar a letra, em todos os casos) só leva a bons consumos!

                                          Desengatar o carro nas descidas é cartão vermelho!!!!

                                          E algo que pouca gente refere, pontos de embraiagem calmos e sem grandes acelerações poupa imenso!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                            Aquecer o carro parado, não serve de nada,MAS esperar uns segundos só dá saúde (algo entre os 30 segundos a 1 minuto)!

                                            De resto, é tudo uma questão de bom senso:

                                            Motor "a moer", faz mal ao motor e aos consumos, motor "a berrar" idem

                                            Conduzir suave, na zona do regime do binário máximo (por regra geral, não se pode levar a letra, em todos os casos) só leva a bons consumos!

                                            Desengatar o carro nas descidas é cartão vermelho!!!!

                                            E algo que pouca gente refere, pontos de embraiagem calmos e sem grandes acelerações poupa imenso!
                                            Faço-o frequentemente com bons resultados no consumos.
                                            Claro que tenho em conta algumas regras tais como:
                                            - Em zonas de curvas ou com o piso molhado evito.
                                            - Quando é o momento de engrenar tenho especial cuidado em nivelar a rotação para o fazer da forma mais segura e suave. Ainda mais cuidado se tiver a conduzir um RWD numa zona não rectilínea, não vá a traseira ganhar vida com o efeito travão. Recem encartados, cuidado aqui!
                                            - Se vou ter de travar mais à frente, mais vale ir engatado pois o consumo é zero (injecção electrónica).

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post

                                              Motor "a moer", faz mal ao motor e aos consumos, motor "a berrar" idem
                                              lol vou passar a usar a expressão moer, obrigado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                Faço-o frequentemente com bons resultados no consumos.
                                                Claro que tenho em conta algumas regras tais como:
                                                - Em zonas de curvas ou com o piso molhado evito.
                                                - Quando é o momento de engrenar tenho especial cuidado em nivelar a rotação para o fazer da forma mais segura e suave. Ainda mais cuidado se tiver a conduzir um RWD numa zona não rectilínea, não vá a traseira ganhar vida com o efeito travão. Recem encartados, cuidado aqui!
                                                - Se vou ter de travar mais à frente, mais vale ir engatado pois o consumo é zero (injecção electrónica).
                                                Se o teu veículo é de injecção electrónica não faz sentido andares em ponto morto.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                  Se o teu veículo é de injecção electrónica não faz sentido andares em ponto morto.
                                                  Para manter o carro "solto" (sem perder velocidade) na descida estando ainda assim engrenado requer acelerador, sendo o consumo instantâneo maior que na mesma situação mas desengatado. Daí que pense fazer sentido.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    LOL

                                                    a regra básica diz que a posição do acelerador está directamente ligada com o consumo do carro.

                                                    Ou seja, quanto mais carregas mais gastas.

                                                    Quanto a mudar de 3ª para 5ª....claro que podes e deves...desde que cumpras a regra de cima. Em 5ª pises menos o acelerador do que em 4º.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                      Para manter o carro "solto" (sem perder velocidade) na descida estando ainda assim engrenado requer acelerador, sendo o consumo instantâneo maior que na mesma situação mas desengatado. Daí que pense fazer sentido.
                                                      dependendo da caixa pode ou não fazer. Se tiveres uma mudança muito longa que nao te prenda o carro, nao te compensa muito desengatar. Se tiveres caixa curta compensa mais.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                        Para manter o carro "solto" (sem perder velocidade) na descida estando ainda assim engrenado requer acelerador, sendo o consumo instantâneo maior que na mesma situação mas desengatado. Daí que pense fazer sentido.
                                                        Olha que nao, se carregares ao de leve e se for uma descida acentuada... porque se tambem nao for mesmo em ponto morto nao "acelera".

                                                        Para alem de acabares por desgastar mais caixa por exemplo, acho eu.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                          dependendo da caixa pode ou não fazer. Se tiveres uma mudança muito longa que nao te prenda o carro, nao te compensa muito desengatar. Se tiveres caixa curta compensa mais.
                                                          Se o carro tiver caixa de 5, ir já nessa velocidade e mesmo assim sentir o efeito travão, à partida compensa desengatar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                            Se o carro tiver caixa de 5, ir já nessa velocidade e mesmo assim sentir o efeito travão, à partida compensa desengatar.
                                                            exacto. penso que compensa.

                                                            Por exemplo num smart gasolina 61cv's for2 2003, em que a caixa é longuissima, nao sei se vale a pena desengatar.

                                                            O relanti tambem gasta pouco é certo pois é apenas um 700cc's (acho) mas a 6a nao abranda nada LOL

                                                            (Mas num motor grande com uma caixa muito longa tambem nao deve compensar...lexus is220 (pre-restyling tem das caixas mais longas que ouço falar...deve ser um exemplo de um carro que andar engatado pode compensar)

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X