Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual o mais fiável: Diesel ou Gasolina, ou ambos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual o mais fiável: Diesel ou Gasolina, ou ambos

    Boas,
    Surgiu esta discussão ontem entre amigos, e gostava de ficar mais esclarecido.
    Pondo Turbos de parte, qual acham mais fiável? A minha opinião é que ambos são fiáveis. Infelizmente fiquei sózinho, pois acho que gasolina não é menos fiável que gasóleo, mas insistiram que o é, porque se vêm mais carros a diesel com mais km do que gasolina. Refutei que isso é normal pois basta comparar o preço de um combustível com o outro. Basta sair deste rectângulo para ver carros a gasolina com muitos quilómetros.
    Depois veio o argumento de que os diesel são mais resistentes. Pois claro, estão sujeitos a maior desgaste logo têm que ser mais resistentes. Afirmaram também que os carros a gasolina são menos fiáveis porque andam a rotações mais altas

    Opinem.

    #2
    Para mim classificar fiabilidade pelo combustivel é ridiculo.

    Há optimos motores a gasolina extremamente fiáveis (Honda, Mitsubishi, Suzuki, Mazda, etc) e optimos motores diesel fiáveis (vag, mercedes, toyota, etc)

    And so on..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
      Boas,
      Surgiu esta discussão ontem entre amigos, e gostava de ficar mais esclarecido.
      Pondo Turbos de parte, qual acham mais fiável? A minha opinião é que ambos são fiáveis. Infelizmente fiquei sózinho, pois acho que gasolina não é menos fiável que gasóleo, mas insistiram que o é, porque se vêm mais carros a diesel com mais km do que gasolina. Refutei que isso é normal pois basta comparar o preço de um combustível com o outro. Basta sair deste rectângulo para ver carros a gasolina com muitos quilómetros.
      Depois veio o argumento de que os diesel são mais resistentes. Pois claro, estão sujeitos a maior desgaste logo têm que ser mais resistentes. Afirmaram também que os carros a gasolina são menos fiáveis porque andam a rotações mais altas

      Opinem.
      Enfim, B16A2 da Honda é um bloco 1.6 atmosférico de 160 cavalos capaz de fazer 8500 RPM e é um dos mais fiáveis, se não o mais fiável, 1.6 N/A de sempre.

      Querem mais ? Melhor exemplo é dificil..

      Comentário


        #4
        Actualmente um otto atmosferico é capaz de dar menos dores de cabeça que um diesel dos novos.

        Mas tudo depende de motor para motor..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
          Actualmente um otto atmosferico é capaz de dar menos dores de cabeça que um diesel dos novos.

          Mas tudo depende de motor para motor..
          Isso é uma espécie em vias de extinção.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
            Isso é uma espécie em vias de extinção.
            Só se a Honda morrer

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
              Só se a Honda morrer

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                Mas é verdade, enquanto a Honda for viva haverá sempre motores a gasolina aspirados

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                  Mas é verdade, enquanto a Honda for viva haverá sempre motores a gasolina aspirados
                  Deve ser deve.

                  Quanto aos otto aspirados, acredito que ainda vão existir durante algum tempo, por exemplo já tens 0.9 de 65 cv portanto enquanto conseguires potencias assim sem turbo.

                  Mas hão-de ter o seu fim acredito..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                    Isso é uma espécie em vias de extinção.
                    Engraçado ainda este ano lançaram o motor atmosférico mais potente de sempre (?) no SLS, se não me engano...

                    Uma coisa é reduzirem a dimensão dos motores e acrescentarem turbos para diminuir as emissões... agora falar em extinção não faz sentido... até porque um motor atmosférico será sempre mais agradável de conduzir (comparação por potência, não por cc claro...).

                    Cumprimentos

                    Comentário


                      #11
                      A fiabilidade nada tem a ver com o combustível. Tem a ver com o construtor de determinado tipo de motor. É natural que um carro a diesel tenha mais quilómetros feitos, porque servem para isso mesmo... muito quilómetro em cima porque o gasoleo custa menos. Embora haja muito "chico esperto" que "não pensa" e gosta dos diesel porque têm turbo, mais binário, etc. Quantos diesel sê vêm hoje em dia que andam + ou - 20km dia?

                      Voltando ao tema e concluindo: para veres a fiabilidade dos carros tens que ver pela fiabilidade que a marca tem em cada um dos combustiveis opcionais, do género:
                      - gasolina atmosférico:
                      motores 1.6 - Honda (por exemplo);
                      motores 2.0 - Audi (por exemplo);
                      - gasolina turbinado:
                      motores 1.6 - Mini (por exemplo);
                      motores 2.0 - Seat (por exemplo);
                      - diesel:
                      motores 2.0 - Audi (por exemplo);
                      motores 2.2 - Honda (por exemplo);

                      Dps ainda vais tendo as outras opções como os hibridos... mas aí voltam os japoneses.

                      Para veres a fiabilidade dos carros basta ires ao google e colocar "world's most reliable car manufacturer".

                      Vais encontrar uma série de páginas. Para que não seja eu a dizer que a "marca mais fiavel é X", e para não parecer que estou a ser imparcial, tira tu as tuas conclusões. Se achares estranho a repetição das mesmas marcas sempre no pódio nos vários estudos, não vejas apenas o primeiro, vê os 20 primeiros (!) e repara nas origem desses 20.
                      Nota que vais ver vários estudos diferentes... e é engraçado que vão convergindo para o mesmo
                      Editado pela última vez por LEMF; 18 November 2010, 15:16.

                      Comentário


                        #12
                        Cada caso é um caso, mas entre um diesel e um otto atmosférico, o primeiro tende a ser mais fiável. Isto porque são motores na sua génese, mais reforçados, menos rotativos e pouco potentes.

                        No entanto devido a um conjunto de características intrínsecas destes motores nem faz muito sentido ter um motor diesel atmosférico uma vez que um destes turbinado é bastante mais eficiente, obtendo melhores performances e consumos embora sacrificando um pouco da fiabilidade, quer por tornar o motor mais complexo como por obrigá-lo a lidar com maiores pressões e temperaturas.

                        Ainda assim, fazendo recurso a turbos, grande parte dos TD´s produzem potências possíveis de atingir por um otto atmosférico e comparando ambos com a premissa da potência a vantagem da fiabilidade por parte dos Diesel torna-se pouco evidente. Diria até que hoje em dia um otto atmosférico é pelo menos tão ou mais fiável quanto um diesel.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                          Deve ser deve.

                          Quanto aos otto aspirados, acredito que ainda vão existir durante algum tempo, por exemplo já tens 0.9 de 65 cv portanto enquanto conseguires potencias assim sem turbo.

                          Mas hão-de ter o seu fim acredito..
                          0,8l e 70cv já a Honda extraia do S800.... Nos anos 60...

                          Comentário


                            #14
                            E não esquecer as actuais FAP's e companhia..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                              0,8l e 70cv já a Honda extraia do S800.... Nos anos 60...
                              Atingidos ás 8000 RPM



                              Lindo lindo lindo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                Cada caso é um caso, mas entre um diesel e um otto atmosférico, o primeiro tende a ser mais fiável.
                                Porque? Porque usa materiais mais resistentes? Isso é óbvio, porque está sujeito a mais desgaste, certo? O 1º não tende a ser mais fíavel só porque é mais robusto, essa robustez é necessária por alguma razão.

                                É a mesma coisa que eu dizer que um TT é mais fiável do que um citadino só por ser muito mais robusto e aguentar mais pancada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só para se ter uma ideia do quão potente era o S800, um dos carros mais vendidos da época, o Carocha 1.6l tinha e isto já nos anos 70 cerca de 50cv. Sendo as versões anteriores ainda menos potentes.
                                  Editado pela última vez por FernandoAc; 18 November 2010, 15:40.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                                    Porque? Porque usa materiais mais resistentes? Isso é óbvio, porque está sujeito a mais desgaste, certo? O 1º não tende a ser mais fíavel só porque é mais robusto, essa robustez é necessária por alguma razão.

                                    É a mesma coisa que eu dizer que um TT é mais fiável do que um citadino só por ser muito mais robusto e aguentar mais pancada.
                                    A resposta à tua pergunta escrevia-a um pouco mais à frente nesse post.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                      0,8l e 70cv já a Honda extraia do S800.... Nos anos 60...
                                      Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                      Atingidos ás 8000 RPM



                                      Lindo lindo lindo
                                      Não conhecia, muito bom.
                                      De qualquer forma, isso dá-me razao na questao dos otto atmosfericos, ou seja que ainda cá vão andar mais uns tempos

                                      Comentário


                                        #20
                                        Essa discussão é ridícula e já a tive muitas vezes. O argumento geralmente apontado é o de que o motor a diesel é de compressão e o motor a gasolina é de combustão.

                                        Um utilizador normal não nota qualquer género de diferença a nível de fiabilidade entre um motor diesel e a gasolina. Pouca gente utiliza o carro para além dos 200.000KM uma vez que a esmagadora maioria das pessoas não faz mais do que 20.000KM/ano (sendo necessários 10 anos para ultrapassar a marca dos 200.000KM).

                                        Tirando os casos de pessoas que compram carros com 150.000KM para os usar até ao limite, é indiferente comprar gasolina ou diesel! As empresas normalmente carecem de veículos a diesel porque têm benefícios fiscais a nível de IVA e fica-lhes muitissimo mais barato usar um carro a diesel. Daí que o mercado esteja inundado de carros a diesel pertencentes previamente a comerciais. Um utilizador normal não nota diferenças.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                          Só para se ter uma ideia do quão potente era o S800, um dos carros mais vendidos da época, o Carocha 1.6l tinha e isto já nos anos 70 cerca de 50cv. Sendo as versões anteriores ainda menos potentes.
                                          Isso leva-me para outra temática, não é preciso recorrer aos anos 60 para desvendar alguma incapacidade da VW relativamente a motores a gasolina aspirados, o Golf IV 1.4i tinha 75 cavalos, e 100 no 1.6i, numeros um pouco aquém não vou dizer dos recodistas como a Honda, mas como qualquer Astra, Megane, etc que tinham todos 90 num bloco do mesmo tamanho.

                                          Para mim o cúmulo desta incapacidade da VW em extrair cavalos de motores N/A, e desculpem-me os aficionados, porque eu tambem sou um deles, é o Corrado VR6 motor de 2.8 litros disposto em 6 cilindros em V que debitava cerca de 174 cavalos, muito pouco !

                                          Há e tal mas é fantástico e tem um ronco fenomenal e é um V6 e era uma referencia, tudo bem ! Longe de mim por em causa isso, agora que lhe falta cavalos, falta. E era um carro de caríz desportivo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                            Isso leva-me para outra temática, não é preciso recorrer aos anos 60 para desvendar alguma incapacidade da VW relativamente a motores a gasolina aspirados, o Golf IV 1.4i tinha 75 cavalos, e 100 no 1.6i, numeros um pouco aquém não vou dizer dos recodistas como a Honda, mas como qualquer Astra, Megane, etc que tinham todos 90 num bloco do mesmo tamanho.

                                            Para mim o cúmulo desta incapacidade da VW em extrair cavalos de motores N/A, e desculpem-me os aficionados, porque eu tambem sou um deles, é o Corrado VR6 motor de 2.8 litros disposto em 6 cilindros em V que debitava cerca de 174 cavalos, muito pouco !

                                            Há e tal mas é fantástico e tem um ronco fenomenal e é um V6 e era uma referencia, tudo bem ! Longe de mim por em causa isso, agora que lhe falta cavalos, falta. E era um carro de caríz desportivo.
                                            Não diria incapacidade, mas desleixo no caso do Golf IV talvez.
                                            Até porque não muito tempo depois do 1.6 a ar do Carocha, ainda nos anos 70, saiu o Golf GTI com os seus 110cv bem vivos. Carro que reunia ainda uma fiabilidade bastante boa no seu tempo.

                                            Extrair 174cv de um 2.8 pode não impressionar, mas 174cv é muita potência para a época, alem da concepção bastante interessante do bloco que o torna mais compacto.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu não percebo nada de mecânica, mas percebo alguma coisa de corações! Agora digam-me que estou no fórum errado!!

                                              Normalmente, um coração que bate menos vezes, portanto com menos batimentos por minuto, tem maior durabilidade.

                                              Um coração de um colibri, que bate a 1000 vezes por minuto, dura muito menos do que um humano que bate cerca de 70 vezes por minutos.

                                              Por esta analogia, um motor a gasóleo, que trabalha a mais baixas rotações, não terá maior durabilidade, sendo sujeito às mesmas condições e utilização?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                                                Eu não percebo nada de mecânica, mas percebo alguma coisa de corações! Agora digam-me que estou no fórum errado!!

                                                Normalmente, um coração que bate menos vezes, portanto com menos batimentos por minuto, tem maior durabilidade.

                                                Um coração de um colibri, que bate a 1000 vezes por minuto, dura muito menos do que um humano que bate cerca de 70 vezes por minutos.

                                                Por esta analogia, um motor a gasóleo, que trabalha a mais baixas rotações, não terá maior durabilidade, sendo sujeito às mesmas condições e utilização?
                                                De uma forma simplificada, sim.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso da fiabilidade é altamente relativo, mas é obvio que um carro atmosférico a gasolina Vs um Diesel de baixa cilindrada Turbo vai ser sempre teoricamente mais fiável pois tem menos partes que possam dar para o torto

                                                  Agora também se bate muito nos diesel que são menos fiáveis, muita vezes sem ser justo!

                                                  Muitos deles fazem milhares de quilómetros "a fundo", sem qualquer cuidado ao facto de serem turbo, e com pouca ou nenhuma atenção a manutenção e/qualidade do seu óleo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Mas afinal o que é fiabilidade?
                                                    Falamos de fiabilidade dos carros (no seu todo) ou apenas do motor em si?
                                                    Os testes de fiabilidade que aparecem por todo o lado incidem na quase totalidade das vezes sobre o veículo em geral.
                                                    Vejamos, um carro até pode ser um cancro em termos de motor. Mas se não avariar por mais sítio nenhum, transmissão, suspensão, electrónica, travagem, etc...até pode estar nos melhor em termos de fiabilidade.
                                                    E vice versa, outro carro pode ter o mais resistente motor do mundo mas ser débil noutros componentes que nada tenham a ver com ele, caindo para o fundo na tabela de fiabilidade.

                                                    Para mim fiabilidade é gasolina atmosférico e mais nada
                                                    Sempre com óleo mudado a horas, velas trocadas a tempo, filtro de óleo, atenção ao liquido de refrigeração e lubrificação de válvulas mesmo a andar a gasolina. Se o bloco for robusto e sem defeitos de fabrico, não aparecem chatices a curto, médio e longo prazo. Poderá eventualmente falhar a MAF e a EGR precisar de uma limpeza nos que a tiverem (que se suja bem menos que no diesel).
                                                    De resto é combustível para dentro e não há motor em safe-mode em andamento, turbos partidos, injectores nas couves, fap a regenerar e a levar manutenção caríssima, bomba common-rail, intercooler e afins. Os otto não estão nada em extinção e não precisam de nada disto para andarem decentemente desde que a relação peso-potência seja aceitável e não saiam com cilindradas miseráveis.

                                                    Volto a dizer que engenheiros de dois dos maiores grupos automóveis a operarem em Portugal disseram com todas as letras à minha maria que lá esteve a fazer um estudo que "os carros a gasóleo dão muito mais lucro em reparações e manutenção que os a gasolina. mais tarde ou mais cedo o dono ou que o compre usado paga parte do que o carro custou e os a gasolina não dão lucro".

                                                    Mais nada a dizer, e algumas marcas a que se referiram até são premium

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por HomoSapiens Ver Post
                                                      Por esta analogia, um motor a gasóleo, que trabalha a mais baixas rotações, não terá maior durabilidade, sendo sujeito às mesmas condições e utilização?
                                                      Para um motor a gasóleo 2000rpm são praticamente o mesmo que 3000rpm num a gasolina. Os motores a gasolina respiram muito bem com rotações altas e não é por irem em AE a 3000 ou 4000rpm que vão durar menos, são feitos para atingirem rotação alta.
                                                      Façam constatemente viagens a 4000 rpm num diesel e num otto e depois vejam se ambos lidam com a mesma facilidade com a rotação e como está um e outro ao fim de uns tempos. No otto, isso é brincar

                                                      Essa dos otto durarem menos por conseguirem atingir maior rotação é caricata.
                                                      Não digo para andarem sempre a 6500, 7000 ou mais rpm, aliás, só nas mãos de quem quer andar sempre a partir (isto para mim é o a fundo).
                                                      Hoje em dia por muito que calquem a fundo na maior parte dos carros, o acelerador electrónico (DBW) não deixa o motor ter a resposta voraz que os aceleradores de cabo proporcionavam...portanto essa "a fundo" não tem nada a ver com o de carros mais antigos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A partida é um bocado lógico que existam cá mais carros a diesel com mais km, de empresas, taxis e afins, mas não me parece que se possa relacionar automaticamente com maior resistência.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                          Para mim fiabilidade é gasolina atmosférico e mais nada

                                                          GPL GPL seu maroto.

                                                          É natural que um otto atmosferico seja mais fiavel, que um diesel dos mais recentes, mas antigamente tambem os diesel eram muito fiaveis.

                                                          Mas pronto já falámos sobre isso.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                                                            Boas,
                                                            Surgiu esta discussão ontem entre amigos, e gostava de ficar mais esclarecido.
                                                            Pondo Turbos de parte, qual acham mais fiável? A minha opinião é que ambos são fiáveis. Infelizmente fiquei sózinho, pois acho que gasolina não é menos fiável que gasóleo, mas insistiram que o é, porque se vêm mais carros a diesel com mais km do que gasolina. Refutei que isso é normal pois basta comparar o preço de um combustível com o outro. Basta sair deste rectângulo para ver carros a gasolina com muitos quilómetros.
                                                            Depois veio o argumento de que os diesel são mais resistentes. Pois claro, estão sujeitos a maior desgaste logo têm que ser mais resistentes. Afirmaram também que os carros a gasolina são menos fiáveis porque andam a rotações mais altas

                                                            Opinem.
                                                            Isto é verdade.

                                                            Mas um 1900 a gasoleo sem turbo com 75 cv's (190D) é mais fiável que um 1900 a gasolina porque o carro a gasolina tem 1xx cavalos.

                                                            Para a mesma cilindrada e potência são os 2 igualmente fiáveis.

                                                            Contudo, um 1900 diesel de 75 é mais fiável que um 1.0 gasolina de 75, pois este terá que rodar a mais velocidade, causando mais atrito nos segmentos, causando ciclos muito mais rápidos de explosão, causando ciclos de injecção mais rapidos...em suma, tudo acontece mais depressa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X