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Duvidas Bmw 116d - Travão de mão e Rodagem

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    Duvidas Bmw 116d - Travão de mão e Rodagem

    Boas malta,

    A minha mulher recebeu hoje o carro da empresa, um bmw 116d novo. Acabei de ir dar uma volta com ele, acho o carro muito bom de conduzir e é de uma estabilidade excelente. Mas notei agora uma coisa que poderá ser estranha: quando estacionei travei o carro com o travão de mão e parecendo que não estava bem travado abanei o corpo para trás e para a frente ainda sentado. E o carro abanou um bocado. Mas o travão estava puxado o máximo para cima possível. Saí do carro, tranquei com a chave e com as mãos abanei na parte de trás e o carro oscila um pouco. As rodas não se mexem, estão bloqueadas, mas a carroçaria abanou (como se o carro não tivesse bem travado) e não empurrei com força nenhuma especial. Isso é normal? Desculpem lá pode ser uma pergunta estúpida mas nunca tinha guiado um BMW. Não quero que aconteça o infortúnio de estacioná-lo numa subida e o gajo começar a escorregar rua abaixo. Eu tenho um Yaris e isso não acontece.

    #2
    Originalmente Colocado por Facecage Ver Post
    Boas malta,

    A minha mulher recebeu hoje o carro da empresa, um bmw 116d novo. Acabei de ir dar uma volta com ele, acho o carro muito bom de conduzir e é de uma estabilidade excelente. Mas notei agora uma coisa que poderá ser estranha: quando estacionei travei o carro com o travão de mão e parecendo que não estava bem travado abanei o corpo para trás e para a frente ainda sentado. E o carro abanou um bocado. Mas o travão estava puxado o máximo para cima possível. Saí do carro, tranquei com a chave e com as mãos abanei na parte de trás e o carro oscila um pouco. As rodas não se mexem, estão bloqueadas, mas a carroçaria abanou (como se o carro não tivesse bem travado) e não empurrei com força nenhuma especial. Isso é normal? Desculpem lá pode ser uma pergunta estúpida mas nunca tinha guiado um BMW. Não quero que aconteça o infortúnio de estacioná-lo numa subida e o gajo começar a escorregar rua abaixo. Eu tenho um Yaris e isso não acontece.
    Se puxaste o travão e as rodas não mexem, devem estar travadas.
    Os não-bmw mexem as rodas quando travados?
    Editado pela última vez por Cahib; 18 November 2010, 22:14.

    Comentário


      #3
      Isso é normal na bmw... Um cuidado que deves ter ao estacionar numa rua a subir ou descer é que após travares o carro ele vai sempre "descair" um pouco, mas não te preocupes que está bem travado. Não sei porque razão fazem essa oscilação, mas a bmw deve ter alguma teoria para a explicar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Facecage Ver Post
        Boas malta,

        A minha mulher recebeu hoje o carro da empresa, um bmw 116d novo. Acabei de ir dar uma volta com ele, acho o carro muito bom de conduzir e é de uma estabilidade excelente. Mas notei agora uma coisa que poderá ser estranha: quando estacionei travei o carro com o travão de mão e parecendo que não estava bem travado abanei o corpo para trás e para a frente ainda sentado. E o carro abanou um bocado. Mas o travão estava puxado o máximo para cima possível. Saí do carro, tranquei com a chave e com as mãos abanei na parte de trás e o carro oscila um pouco. As rodas não se mexem, estão bloqueadas, mas a carroçaria abanou (como se o carro não tivesse bem travado) e não empurrei com força nenhuma especial. Isso é normal? Desculpem lá pode ser uma pergunta estúpida mas nunca tinha guiado um BMW. Não quero que aconteça o infortúnio de estacioná-lo numa subida e o gajo começar a escorregar rua abaixo. Eu tenho um Yaris e isso não acontece.
        Tinhas alguma mudança engatada?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
          Isso é normal na bmw... Um cuidado que deves ter ao estacionar numa rua a subir ou descer é que após travares o carro ele vai sempre "descair" um pouco, mas não te preocupes que está bem travado. Não sei porque razão fazem essa oscilação, mas a bmw deve ter alguma teoria para a explicar.
          Obrigado pela explicação e pelo aviso de ele descair um pouco. Já passei a info à minha mulher.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
            Tinhas alguma mudança engatada?
            Não, deixei-o em ponto morto.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Facecage Ver Post
              Não, deixei-o em ponto morto.
              Pois... experimenta fazer o mesmo, mas com uma mudança engatada, a 1ª se o carro estiver estacionado com a frente para uma subida, a marcha-atrás se estiver estacionado com a frente para uma descida. Deve-se sempre engatar o carro ao travar com o travão de mão. Se o travão falhar e o carro estiver engatado, não anda. Se estiver em ponto morto, bem podes correr atrás dele.

              Comentário


                #8
                Quem já teve BMW sabe que o travão de mão sempre foi um problema. Parece que não trava em condições. Mas desde há muitos anos para cá, ainda agora o 325tds de um amigo meu reprovou no IPO, entre outras por o travão de mão travar apenas uma roda. Já o 320d do meu pai teve problemas do género.

                Portanto juntar sempre o travão de mão a uma mudança engatada para não ter dissabores

                Comentário


                  #9
                  Um conselho: deixar esse carro SEMPRE engatado! Os manuais BMW referiam, e penso que ainda referem, que o travão de mão serve apenas para mantêr o carro estacionário em piso plano. Já soube de vários BMW's de várias séries que desceram ruas, vielas e inclusivé bateram por estarem só "seguros" pelo travão de mão.

                  Não é defeito, é feitio; geralmente usam umas pequenas "cintas" que são claramente insuficientes para segurar um carro numa inclinação; e basta uma pequena desafinação para mesmo um pequeno declive fazêr o carro descair...

                  Comentário


                    #10
                    Deixei-o em ponto morto porque está numa zona completamente plana. Mas a partir de agora vou deixá-lo sempre engatado, mesmo em zonas planas. Gracias.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Facecage Ver Post
                      Deixei-o em ponto morto porque está numa zona completamente plana. Mas a partir de agora vou deixá-lo sempre engatado, mesmo em zonas planas. Gracias.
                      E se o carro descair pro lado errado? so podes engatar uma mudança.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Megalomano Ver Post
                        E se o carro descair pro lado errado? so podes engatar uma mudança.
                        Normalmente estacionas colado ao passeio.

                        Digo eu...

                        Comentário


                          #13
                          Se as rodas estao completamente bloqueadas quando abanas o carro é porque esta travado. Mas se cederem um pouco pode haver uma má afinaçao do mesmo.

                          Comentário


                            #14
                            Não é o único carro que acontece isso. A teoria que li há uns tempos era relacionado com a absorção da energia de um impacto. Ou seja, aquele pouco que anda, é para absorver 'melhor' a pancada de frente/trás.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                              Um conselho: deixar esse carro SEMPRE engatado!
                              Isso é algo básico que devia ser sempre feito mas o pessoal conta sempre com o ovo no cú da galinha.

                              Comentário


                                #16
                                O meu 120d também tem esse problema e parece que com a idade agrava-se (tem 2 anos), no outro dia numa rua a descer com o trânsito parado e o travão de mão no máximo se não usasse o pedal do travão dava um encosto ao da frente...

                                Comentário


                                  #17
                                  Falaram em deixar o carro sempre engatado.

                                  Como já referido, é uma regra básica e a qual quando fiz exame de condução (que já lá vão uns bons anitos), o examinador verificava também isso, se deixava-mos o carro engatado ou não (quer fosse em plano/subir engatado em 1ª, descer engatado com marcha atrás).
                                  Editado pela última vez por nto; 19 November 2010, 10:18.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por outro lado se um carro tiver engatado e levar uma pancada por trás nao será pior para a caixa ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se for uma passa forte é....e o mais giro é que mesmo que não danifique imediatamente a caixa, os danos ficam lá...e se daí a uns milhares de kms der barraca adivinha quem paga...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                        Falaram em deixar o carro sempre engatado.

                                        Como já referido, é uma regra básica e a qual quando fiz exame de condução (que já lá vão uns bons anitos), o examinador verificava também isso, se deixava-mos o carro engatado ou não (quer fosse em plano/subir engatado em 1ª, descer engatado com marcha atrás).
                                        Essa até eu sei! Mas como já expliquei, estacionei o carro em piso plano com as rodas de trás encontadas ao passeio (alto) e não tive necessidade de deixar o carro engatado. Sempre que deixo o meu Yaris numa subida ou descida é lógico que o deixo engatado. De qualquer forma, nesta situaçaõ de ter o carro estacionado num piso plano com um passeio atrás, vou começar a deixar o carro engatado em pirmeira. Pelo que li, uma coisa é certa: o travão de mão da BMW deixa muito a desejar! Mas mesmo se descair e partir o carro, é carro de empresa, portanto a empresa paga.
                                        Editado pela última vez por Facecage; 19 November 2010, 11:05.

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                                          #21
                                          Continuando a saga do BMW, ontem quando peguei nele (com 30 km) fui dar uma volta até Sintra e quando parei o carro olhei para os pneus e reparei que na roda da frente do lado direito faltava a tampinha do pipo do pneu. Verifiquei as outras e reparei que estavam todas desapertadas e quase a cair. Ou seja, esqueceram-se de apertar as tampinhas. Lá vamos ter de pedir que nos forneçam a que caiu.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Rodagem do bmw 116d

                                            Retomando a história do bmw que iniciei no outro tópico, alguém me pode dizer quantos km são para a rodagem ou isso já não existe? Ontem conduzi o carro uns 40 km e sempre nas calmas, não passeio dos 120, não puxei pela caixa. Faço bem? Obrigado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se o carro é da empresa não tens de te preocupar muito com isso. Basta não passar das 3000rpm nos primeiros 1000km e chega perfeitamente.

                                              Comentário


                                                #24
                                                se fosse dele era diferente?

                                                trek

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso não traz manual de instruções ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
                                                    se fosse dele era diferente?

                                                    trek
                                                    Não. Coloquei um ponto final. Mas se ele quiser fazer a rodagem em condições na mesma faz o que referi.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      boas!! deves faze-lo sim!
                                                      ate aos 3000 klm nao passes das 3000 rpm,e nao puxes velocidades.anda moderadamente! fiz sempre isto nos carros la de casa.
                                                      tens a vantagem de o carro consumir.te menos dai adiante. :D
                                                      deixa-o sempre trabalhar pelo menos 30s antes de arrancar e tambem sempre que passes as 3000rpm.

                                                      Boa compra!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rampante Ver Post
                                                        boas!! deves faze-lo sim!
                                                        ate aos 3000 klm nao passes das 3000 rpm,e nao puxes velocidades.anda moderadamente! fiz sempre isto nos carros la de casa.
                                                        tens a vantagem de o carro consumir.te menos dai adiante. :D
                                                        deixa-o sempre trabalhar pelo menos 30s antes de arrancar e tambem sempre que passes as 3000rpm.

                                                        Boa compra!!
                                                        Olha que no manual diz para arrancar imediatamente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por arosario Ver Post
                                                          Olha que no manual diz para arrancar imediatamente
                                                          já tivemos essa conversa cá no forum, dizem para arrancar imediatamente mas não é para o bem do carro, é para o bem da poluição...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Facecage Ver Post
                                                            Continuando a saga do BMW, ontem quando peguei nele (com 30 km) fui dar uma volta até Sintra e quando parei o carro olhei para os pneus e reparei que na roda da frente do lado direito faltava a tampinha do pipo do pneu. Verifiquei as outras e reparei que estavam todas desapertadas e quase a cair. Ou seja, esqueceram-se de apertar as tampinhas. Lá vamos ter de pedir que nos forneçam a que caiu.
                                                            Às vezes a vontade de encontrar problemas é tanta que depois cai-se em exagero.
                                                            As tampas das válvulas não caíram e muito menos vieram mal apertadas, simplesmente Tê tentaram rouba-las mas não devem ter tido tempo para fazer o serviço todo.
                                                            E sim é normal uma vez que essas tampas são em metal e regra geral muito cobiçadas pela miudagem para as colocar em bicicletas por exemplo. Ou então "gente grande" para colocar no seu carro xpto mas que não as tem. E como isso ainda fica caro de comprar preferem roubar.

                                                            Comentário

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