Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Re-inspecção: Tem de se ter tudo resolvido?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Re-inspecção: Tem de se ter tudo resolvido?

    Boas.

    Um dos carros numa IPO chumbou com 3 anotações

    Tipo 2 :

    - Farois desalinhados
    - Comandos do volante não fixam máximos

    Tipo 1 :

    - Jante com bordo empenado



    Já foram resolvidos dois dos problemas :

    Farois desalinhados e a da jante com o bordo empenado.



    Os comandos do volante estão a demorar mais a vir, e o prazo para a re-inspecção está quase a terminar...


    Se fôr fazer a re-inspecção ainda com esse problema por resolver chumba, ou fica só com essa anotação?


    Um colega disse-me que se está quase a chegar o prazo, mais vale ir fazer uma nova inspecção, e que fica na folha com essa anotação Tipo 2, mas que passa...


    Alguêm me pode elucidar sobre isto por favor?

    Não posso ficar sem IPO no carro...

    Obrigado.

    #2
    chumba de novo.

    mesmo se fosse uma falha de tipo 1, se ainda lá estiver passa a tipo 2 e chumba(esta não tenho a certeza se aplica na re-inspecção ou apenas para a inspecção normal seguinte)

    de qualquer modo, a que ainda está por corrigir é de tipo 2, e basta uma de tipo 2 para chumbar, por isso não te deves safar =/

    também podes contactar a ipo onde foste e contar que te falta a peça a ver o que te dizem
    Editado pela última vez por jAmobil; 24 November 2010, 08:22.

    Comentário


      #3
      Obrigado.


      Estou lixado se a peça não chega a tempo...


      Se calhar ainda vou lá inventar um circuito temporario com uns relais e um interurptor só para ligar os maximos...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
        chumba de novo.

        mesmo se fosse uma falha de tipo 1, se ainda lá estiver passa a tipo 2 e chumba(esta não tenho a certeza se aplica na re-inspecção ou apenas para a inspecção normal seguinte)

        de qualquer modo, a que ainda está por corrigir é de tipo 2, e basta uma de tipo 2 para chumbar, por isso não te deves safar =/

        também podes contactar a ipo onde foste e contar que te falta a peça a ver o que te dizem
        Andei anos e anos a fio com uma anotação do tipo 1 e nunca fiquei com o carro chumbado da IPO!
        A anotação era a dimensão dos pneumáticos que não coincidia, tinha uns mais largos e com jante superior ao inscrito no livrete!

        Só regularizei essa situação quando tive conhecimento de um familiar que levou uma multa de 250€ numa operação stop à custa da mesma situação.

        Comentário


          #5
          se me anotarem algum dia uma dessas , "Comandos do volante não fixam máximos" , a primeira coisa a fazer é mudar de ipo !!! e além disso, perguntar o motivo de aceitarem dinheiro por baixo da mesa ,para passar os carros com problemas graves sem qualquer anotação e depois anotarem este tipo de coisas nas pessoas que até têm um certo cuidado com os carros . não digo que o façam todos,mas muitos sei que fazem !

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
            Andei anos e anos a fio com uma anotação do tipo 1 e nunca fiquei com o carro chumbado da IPO!
            A anotação era a dimensão dos pneumáticos que não coincidia, tinha uns mais largos e com jante superior ao inscrito no livrete!

            Só regularizei essa situação quando tive conhecimento de um familiar que levou uma multa de 250€ numa operação stop à custa da mesma situação.
            A Anotação dos pneus é uma excepção.

            ----------

            Efectivamente se não consegues reparar uma das deficiencias de tipo 2, vai chumbar outra vez. Certinho.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por star79 Ver Post
              se me anotarem algum dia uma dessas , "Comandos do volante não fixam máximos" , a primeira coisa a fazer é mudar de ipo !!! e além disso, perguntar o motivo de aceitarem dinheiro por baixo da mesa ,para passar os carros com problemas graves sem qualquer anotação e depois anotarem este tipo de coisas nas pessoas que até têm um certo cuidado com os carros . não digo que o façam todos,mas muitos sei que fazem !
              Realmente essa dos comandos do volante que não fixam os máximos, nem nunca vi a testarem isso, até porque na parte das luzes normalmente estou dentro do carro e sou eu que activo todos os comandos a pedido do inspector, nem nunca imaginaria que seria uma infracção do tipo 1, quando mais do tipo 2...até porque, nem podemos circular em estrada com essas luzes ligadas! Há por aí muita gente que até devia era ter esses comandos avariados!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por HMorim Ver Post
                Realmente essa dos comandos do volante que não fixam os máximos, nem nunca vi a testarem isso, até porque na parte das luzes normalmente estou dentro do carro e sou eu que activo todos os comandos a pedido do inspector, nem nunca imaginaria que seria uma infracção do tipo 1, quando mais do tipo 2...até porque, nem podemos circular em estrada com essas luzes ligadas! Há por aí muita gente que até devia era ter esses comandos avariados!!
                não andasmuito em estradas nacionais à noite pois não?

                os máximos se bem usados dão um jeitaço

                normalmente nas inspecções eles é que levam o carro desde que entra no centro até à saída. eu ainda não sei o que isso é no meu carro... ainda só tem 2 anos

                Comentário


                  #9
                  Artigo 12.º
                  Reprovação do veículo


                  1 - Os veículos são reprovados sempre que:
                  a) Se verifiquem mais de cinco deficiências do tipo 1;
                  b) Se verifiquem uma ou mais deficiências dos tipos 2 ou 3;
                  c) Não seja efectuada a correcção da deficiência ou deficiências anteriormente anotadas, salvo as relativas ao livrete.

                  2 - Os veículos que apresentem deficiências do tipo 2 nos sistemas de direcção, suspensão ou travagem não podem transportar passageiros nem carga enquanto não forem aprovados.

                  3 - Os veículos que apresentem deficiências do tipo 3 podem circular apenas para deslocação até ao local de reparação e posterior regresso ao centro de inspecção para confirmar a correcção das anomalias.

                  4 - Sempre que o veículo tenha sido aprovado com deficiências de grau I ou reprovado em inspecção, pode o mesmo, no prazo de 30 dias, voltar ao centro de inspecção para confirmar a correcção das deficiências anotadas na ficha de inspecção.

                  5 - O prazo referido no número anterior será reduzido para 15 dias sempre que as deficiências constatadas na inspecção ou reinspecção precedente não tenham sido atempadamente corrigidas.

                  6 - Sem prejuízo das coimas aplicáveis, o não cumprimento do disposto no n.º 3 implica a apreensão do documento de identificação do veículo, nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 167.º do Código da Estrada.

                  ::: DL n.º 554/99, de 16 de Dezembro

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                    ...

                    normalmente nas inspecções eles é que levam o carro desde que entra no centro até à saída. eu ainda não sei o que isso é no meu carro... ainda só tem 2 anos
                    Já fui uma mão cheia de vezes à IPO e da parte inicial até ao teste de travagem, fui sempre eu a conduzir o carro e a testar luzes, etc, etc.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                      não andasmuito em estradas nacionais à noite pois não?

                      os máximos se bem usados dão um jeitaço

                      normalmente nas inspecções eles é que levam o carro desde que entra no centro até à saída. eu ainda não sei o que isso é no meu carro... ainda só tem 2 anos
                      há 12 anos que conduzo e sou sempre eu que levo o carro desde que entra até saír !! só vão lá dentro ver os km e pouco mais ! também sou contra os máximos ...na maioria das pessoas nem sequer deviam existir !! lógico que fazem falta para algumas situações ...para mim e mesmo andando de noite em estradas sem iluminação ,só os uso como sinal de aviso e pouco mais ! por esse mesmo motivo sou contra a fixação dos mesmos .

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                        Já fui uma mão cheia de vezes à IPO e da parte inicial até ao teste de travagem, fui sempre eu a conduzir o carro e a testar luzes, etc, etc.

                        bem, eu como até agora só conheço duas e sempre foram eles a fazer tudo

                        e o primeiro até costuma ser logo as luzes, depois medição dos gases de escape, e então é que vai para a frente para a parte de direcção e travagem
                        (até pensei que fosse padronizado)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                          não andasmuito em estradas nacionais à noite pois não?

                          os máximos se bem usados dão um jeitaço

                          normalmente nas inspecções eles é que levam o carro desde que entra no centro até à saída. eu ainda não sei o que isso é no meu carro... ainda só tem 2 anos
                          Por acaso ando, até em estradas mal iluminadas e sem iluminação, e uso bastante os máximos por sinal, no entando não dá para andar com eles ligados muito tempo porque no cruzamento com outros veículos convém desligar...mas não interessa nada, não imaginava que fosse uma deficiência tipo 2, a sua importância é relativa a meu ver, até porque nos dias que correm especialmente nas cidades a iluminação é tão boa que é frequente ver gente que nem liga as luzes....e depois há os outros que veêm mal como o raio e andam sempre se máximos!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                            bem, eu como até agora só conheço duas e sempre foram eles a fazer tudo

                            e o primeiro até costuma ser logo as luzes, depois medição dos gases de escape, e então é que vai para a frente para a parte de direcção e travagem
                            (até pensei que fosse padronizado)
                            Fui eu que me expliquei mal.

                            Sim, as luzes é das primeiras coisas, mas toda aquela parte inicial sou eu que estou dentro do carro a fazer o que o Inspector pede.

                            E prefiro assim. Pelo menos não sao eles que vão lá acelerar "à maluca".

                            Originalmente Colocado por star79 Ver Post
                            há 12 anos que conduzo e sou sempre eu que levo o carro desde que entra até saír !! só vão lá dentro ver os km e pouco mais ! também sou contra os máximos ...na maioria das pessoas nem sequer deviam existir !! lógico que fazem falta para algumas situações ...para mim e mesmo andando de noite em estradas sem iluminação ,só os uso como sinal de aviso e pouco mais ! por esse mesmo motivo sou contra a fixação dos mesmos .
                            Desculpa lá, mas tens noção do que estás a dizer?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por star79 Ver Post
                              há 12 anos que conduzo e sou sempre eu que levo o carro desde que entra até saír !! só vão lá dentro ver os km e pouco mais ! também sou contra os máximos ...na maioria das pessoas nem sequer deviam existir !! lógico que fazem falta para algumas situações ...para mim e mesmo andando de noite em estradas sem iluminação ,só os uso como sinal de aviso e pouco mais ! por esse mesmo motivo sou contra a fixação dos mesmos .
                              também concordo que devia haver pessoas proibidas de os usar
                              Às vezes são as mesmas pessoas que se esquecem de ligar as luzes à noite em cidade porque nem dão conta dado a boa iluminação.

                              mas realmente eu não conseguia andar nas nacionais sem ver bem o que vem lá ao longe. se calhar se tivesse xénon não dava tanta falta. de qualquer modo, se uma pessoa for atenta à estrada(o que tem mesmo de ser nas estradas em questão) uma pessoa nota logo quando vem alguém lá ao longe e dá perfeitamente tempo de os desligar sem que haja encadeamento de parte a parte. mais não seja também é uma boa ajuda na segurança para ultrapassar

                              Comentário


                                #16
                                é a questão de passar por um centro IPO e perguntar se o carro chumba com aquela anomalia ou não. aquele que disser que não é aquele onde fazes a inspecção. se algum dia ficar com o carro chumbado nunca mais faço a inspecção nesse local

                                Comentário


                                  #17
                                  Bolas:

                                  Quem é que te ligou os máximos quando te estavam a fazer a inspecção ?

                                  Foste tu ?

                                  Se sim, voltas lá fazem-te o teste novamente e fixas tu manualmente os máximos.....passou e pronto....para o ano há mais....sem problemas.....

                                  Se não fixa os máximos, quer dizer que é o melhor dos males, pois nunca poderás circular com os máximos ligados (fixos) pelo que pelo lado da segurança estás do lado seguro.

                                  Faz isso e dorme descansado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                    Artigo 12.º
                                    Reprovação do veículo

                                    1 - Os veículos são reprovados sempre que:
                                    a) Se verifiquem mais de cinco deficiências do tipo 1;
                                    b) Se verifiquem uma ou mais deficiências dos tipos 2 ou 3;
                                    c) Não seja efectuada a correcção da deficiência ou deficiências anteriormente anotadas, salvo as relativas ao livrete.

                                    2 - Os veículos que apresentem deficiências do tipo 2 nos sistemas de direcção, suspensão ou travagem não podem transportar passageiros nem carga enquanto não forem aprovados.

                                    3 - Os veículos que apresentem deficiências do tipo 3 podem circular apenas para deslocação até ao local de reparação e posterior regresso ao centro de inspecção para confirmar a correcção das anomalias.

                                    4 - Sempre que o veículo tenha sido aprovado com deficiências de grau I ou reprovado em inspecção, pode o mesmo, no prazo de 30 dias, voltar ao centro de inspecção para confirmar a correcção das deficiências anotadas na ficha de inspecção.

                                    5 - O prazo referido no número anterior será reduzido para 15 dias sempre que as deficiências constatadas na inspecção ou reinspecção precedente não tenham sido atempadamente corrigidas.

                                    6 - Sem prejuízo das coimas aplicáveis, o não cumprimento do disposto no n.º 3 implica a apreensão do documento de identificação do veículo, nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 167.º do Código da Estrada.

                                    ::: DL n.º 554/99, de 16 de Dezembro
                                    Não percebo a alinea 1-c)

                                    Quer dizer que se anomalia for relativa a dados do livrete (p. ex. nº de quadro) o carro pode lá voltar com a deficiência por corrigir ?

                                    DE facto já uma vez vi um carro que era azul, no livrete estava vermelho e o carro tinha a ficha IPO verde limpinha...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                      Fui eu que me expliquei mal.

                                      Sim, as luzes é das primeiras coisas, mas toda aquela parte inicial sou eu que estou dentro do carro a fazer o que o Inspector pede.

                                      E prefiro assim. Pelo menos não sao eles que vão lá acelerar "à maluca".


                                      Desculpa lá, mas tens noção do que estás a dizer?

                                      completamente ! por duas vezes até hoje ,já estive para ter dois acidentes , devido aos máximos de outros condutores !! muitas pessoas só se preocupam com elas próprias e não querem saber de mais nada !! nem a fazer sinal de luzes em forma de aviso para os desligarem ,eles os desligam !! muitas das vezes nem se devem lembrar que os têm ligado devido á fixação dos mesmos !!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                        Não percebo a alinea 1-c)

                                        Quer dizer que se anomalia for relativa a dados do livrete (p. ex. nº de quadro) o carro pode lá voltar com a deficiência por corrigir ?

                                        DE facto já uma vez vi um carro que era azul, no livrete estava vermelho e o carro tinha a ficha IPO verde limpinha...
                                        Hmmm, pois agora tb me deixaste a pensar em relação a essa do quadro.

                                        Pois, não sei.

                                        Sei é que nessa excepção está contemplada a questão da medida dos pneus.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                          Hmmm, pois agora tb me deixaste a pensar em relação a essa do quadro.

                                          Pois, não sei.

                                          Sei é que nessa excepção está contemplada a questão da medida dos pneus.
                                          não haverá alguma adenda com alguma tabela a esse Artigo? =/

                                          Realmente é pertinente

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                            Bolas:

                                            Quem é que te ligou os máximos quando te estavam a fazer a inspecção ?

                                            Foste tu ?

                                            Se sim, voltas lá fazem-te o teste novamente e fixas tu manualmente os máximos.....passou e pronto....para o ano há mais....sem problemas.....

                                            Se não fixa os máximos, quer dizer que é o melhor dos males, pois nunca poderás circular com os máximos ligados (fixos) pelo que pelo lado da segurança estás do lado seguro.

                                            Faz isso e dorme descansado.
                                            Foi o inspector, não fui eu...

                                            E eu tentei isso, mas ele disse que tinham de fixar, só o tipico "sinais de luzes" não chegava...


                                            Também não percebo porque ha-de ser uma infracção tipo 2, mas enfim, eu aqui não mando nada...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu acho que vou mesmo é fazer um cct a parte para ligar os maximos e meter um botão extra no tablier...


                                              Só espero é que não imbirrem por não ser na alavanca original que se ligam,de IPOs já espero tudo, eles têm a faca e o queijo na mão...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                Foi o inspector, não fui eu...

                                                E eu tentei isso, mas ele disse que tinham de fixar, só o tipico "sinais de luzes" não chegava...


                                                Também não percebo porque ha-de ser uma infracção tipo 2, mas enfim, eu aqui não mando nada...

                                                Penso que ainda não tenha sido alterado:


                                                Despacho n.º 5392/99 (2ª série)
                                                de 16 de Março
                                                Classificação das deficiências observadas nas inspecções de veículos

                                                Vê o que está descrito no anexo 4:




                                                http://www.ancia.pt/Sites/ancia/pdf/...2de16mar99.pdf

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                  Eu acho que vou mesmo é fazer um cct a parte para ligar os maximos e meter um botão extra no tablier...


                                                  Só espero é que não imbirrem por não ser na alavanca original que se ligam,de IPOs já espero tudo, eles têm a faca e o queijo na mão...
                                                  não te metas nisso... eles aí podem pegar por ser algo "improvisado e não de origem"

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu á alguns anos tive o mesmo problema, e o que fiz foi meter a mudança de luzes com um botão activado com o pé esquerdo, e nunca tive problemas com isso na ipo....o que interessa é que funcione.

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X