Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Direcção: inclinação das estradas.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Direcção: inclinação das estradas.

    As faixas de rodagem são, normalmente, ligeiramente desniveladas, no sentido descendente da esquerda para a direita, para permitir um bom escoamento das águas. Acontece que já me apercebi que há carros mais sensíveis a isto e outros menos.
    Os mais sensíveis têm a tendência de desviar para a direita, sendo necessário corrigir, com pequenos acertos no volante puxando-o para a esquerda.
    Caros users: notam isso? Quais os carros mais sensíveis ou insensíveis a este fenómeno?

    Obrigado a todos.

    #2
    Sentia essa necessidade no Golf que tinha, quando estava equipado com pneus 225/45R17, já no Skoda não têm essa tendência (o Golf com pneus mais estreitos, também não se sentia ).


    ;)

    Comentário


      #3
      nao sinto nada no avensis

      Comentário


        #4
        Há uns meses também notei isso no bogas, andava a fugir para a direita. Depois da direcção alinhada ficou bom.

        Comentário


          #5
          por vezes sinto isso com o S-Type

          Comentário


            #6
            Parece-me que são normalmente os carros equipados com pneus de baixo perfil e/ou suspensão desportiva que são mais sensíveis.

            É claro que estamos a falar de carros com a direcção alinhada!

            Comentário


              #7
              normalmente não sinto nada, só nakelas em que o desnivel é exagerado.

              Comentário


                #8
                parece-me uma conclusão válida

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

                  Parece-me que são normalmente os carros equipados com pneus de baixo perfil e/ou suspensão desportiva que são mais sensíveis.

                  É claro que estamos a falar de carros com a direcção alinhada!
                  Concordo!

                  Talvez seja do tipo de afinação do câmber, não?

                  ;)

                  Comentário


                    #10
                    Eu acho que tem mais a ver com a falta de amortecimento... quer da suspensão quer dos pneus. Enquanto que um carro com maior amortecimento é capaz de gerir esta situação "levantando" um pouco do lado direito, os mais "sport" seguem o perfil da estrada.
                    Só coloquei o tópico porque sou particularmente sensível à direcção/pneus e ao comportamento geral dos carros. Sei que uma grande parte dos condutores não nota nada, nem mesmo quando a direcção está desalinhada!!

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

                      Eu acho que tem mais a ver com a falta de amortecimento... quer da suspensão quer dos pneus. Enquanto que um carro com maior amortecimento é capaz de gerir esta situação "levantando" um pouco do lado direito, os mais "sport" seguem o perfil da estrada.
                      Só coloquei o tópico porque sou particularmente sensível à direcção/pneus e ao comportamento geral dos carros. Sei que uma grande parte dos condutores não nota nada, nem mesmo quando a direcção está desalinhada!!
                      Tenho conhecimento de vários carros em que os utilizadores se queixam disso e habitualmente só os que possuem veículos equipados com pneus de maior largura é que o notam.

                      Comentário


                        #12
                        eu noto... uma coisa minima, mas sim... Tanto que se formos para o outro lado da estrada, notamos o carro a fugir para a esquerda...

                        Comentário


                          #13
                          Como é possível uma viatura não "puxar" para a direira com o desnível... só se estiver propositadamente desalinhada "a favor" da inclinação.

                          Comentário


                            #14
                            nunca notei isso em qualquer carro numa estrada bem feita e num carro devidamente alinhado.

                            numa estrada bem feita a inclinaçao é tao pouca que se torna praticamente impossivel de ver ou sentir. nao deixa de cumprir a sua funçao...escoar a agua.

                            citação:Enquanto que um carro com maior amortecimento é capaz de gerir esta situação "levantando" um pouco do lado direito, os mais "sport" seguem o perfil da estrada.
                            se estiveres a falar de suspensoes sem qualquer controlo electronico, esse "levantamento" é impossivel.
                            alias, se formos a esse nivel de preciosismo, pela inclinaçao da estrada, o lado direito irá baixar. estamos a falar de diferenças de 1mm ou menos...

                            ha de facto diferenças no alinhamento que podem fazer o carro ser mais sensivel, mas se pensarmos que estamos a falar exclusivamente de carros de estrada com afinaçoes de estrada, essa diferença é tao pequena que o condutor dificilmente notará, a nao ser que o desnivel seja exagerado.

                            Comentário


                              #15
                              Tenho a direcção devidamente alinhada - cheguei a mandar alinhá-la 2 vezes na mesma semana exactamente por causa disso - e sinto esse desvio para a direita principalmente na A7. Tenho um Corsa 1.7 DTI SportVan com pneus 195/50R15.

                              Comentário


                                #16
                                No meu Punto de 95 sentia, no Stilo não...
                                Andava sempre a alinhar a direcção mas voltava sempre ao mesmo e sempre para o mesmo lado...

                                Comentário


                                  #17
                                  não será da estrada com inclinaçao excessiva?

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por telmauto

                                    Como é possível uma viatura não "puxar" para a direira com o desnível... só se estiver propositadamente desalinhada "a favor" da inclinação.
                                    Também me parece. Se a direcção é alinhada para andar a direito em piso plano, se a estrada tiver uma inclinação faz sentido que o carro desvie no sentido dessa inclinação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por lionbest

                                      eu noto... uma coisa minima, mas sim... Tanto que se formos para o outro lado da estrada, notamos o carro a fugir para a esquerda...
                                      Exactamente! E esta é uma maneira de ver se realmente a direcção está alinhada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por jbranco

                                        citação:Originalmente colocada por telmauto

                                        Como é possível uma viatura não "puxar" para a direira com o desnível... só se estiver propositadamente desalinhada "a favor" da inclinação.
                                        Também me parece. Se a direcção é alinhada para andar a direito em piso plano, se a estrada tiver uma inclinação faz sentido que o carro desvie no sentido dessa inclinação.
                                        Sim.
                                        Mas a questão não era bem essa; era sobre quais os carros mais sensíveis a esta situação. É que por experiência própria, posso garantir que há carros mais sensíveis e outros menos. Marcas, modelos, pneus que os equipam...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Normalmente em projecto a inclinação das vias, do meio para a berma é de 1%. Está claro que durante a construção não é possível manter essa inclinação certa e tem variações.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por LM

                                            Normalmente em projecto a inclinação das vias, do meio para a berma é de 1%. Está claro que durante a construção não é possível manter essa inclinação certa e tem variações.
                                            normalmente 2,5% em recta, em curva chama-se sobreelevação e pode chegar ao 7%
                                            Cumps.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Por isso se nota mais numas estradas que noutras...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

                                                Parece-me que são normalmente os carros equipados com pneus de baixo perfil e/ou suspensão desportiva que são mais sensíveis.

                                                É claro que estamos a falar de carros com a direcção alinhada!
                                                Concordo, e uma estrada bem projectada/concebida, quando mantemos a velocidade de projecto, o carro "quase" que vira sózinho.
                                                Cumps.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                                                  citação:Originalmente colocada por xantia1.8-16v

                                                  Parece-me que são normalmente os carros equipados com pneus de baixo perfil e/ou suspensão desportiva que são mais sensíveis.

                                                  É claro que estamos a falar de carros com a direcção alinhada!
                                                  Concordo, e uma estrada bem projectada/concebida, quando mantemos a velocidade de projecto, o carro "quase" que vira sózinho.
                                                  Cumps.
                                                  desculpa que te diga, so se for bem feita pelos standards portugueses.

                                                  nao conheço nenhuma estrada bem feita, mesmo em portugal, onde um carro bem alinhado e em condiçoes vire sozinho numa recta de forma como apontam. claro, se a estrada tem inclinaçao, vai virar...mas pegando no exemplo de uma AE, demorarias uns kms a tocar no risco partindo do meio da faixa, ao limite legal.

                                                  ja nalgumas curvas, a inclinaçao aumenta propositadamente para facilitar. se bem que ha muitas zonas onde a inclinaçao parece propositadamente feita para o lado oposto, mas isso é outra questao para outro topico.
                                                  apesar disso, nao ha curvas em estradas publicas feitas de forma a que o carro as faça sozinho, ou quase.

                                                  agora, estradas bem feitas, onde tudo foi planeado e feito de forma a maximizar a segurança a um custo aceitavel...sao raras em portugal. e mesmo fora de portugal nem sempre se encontram

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho mesmo problema com o meu carro é um Golf 130cv... Não sei o que se passa... Mas não é da inclinação das estradas... Pois ja passei pelas mesmas estradas antes e depois deste problema e tendo em conta que não foram alvo de obras.,..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Boas, Elise
                                                      Eu não disse que "vira" sózinho, "quase", essa inclinação é calculada tendo em conta vários factores, entre eles estão o raio da curva, a velocidade de projecto, etc... existem normas a cumprir, onde hà limites máximos e mínimos, por vezes, em estradas municipais esses limites não podem ser cumpridos, isso envolveria muito dinheiro, e dado a velocidade de projecto ser baixa os riscos são minimizados, agora em auto-estradas penso que os limites são cumpridos.
                                                      Um bom exemplo de um bom cálculo de projecto é a curva da saída sul da Vasco da Gama, mesmo em frente à Galp, experimenta manter os 120Km´s/h, e depois diz qualquer coisa, um mau exemplo é a saída norte da Vasco Da Gama, curva à esquerda, o comprimento de disfarce da sobreelevação "dá-se" demasiado cedo, o que provoca, mesmo com a direcção a direito, que o carro em plena recta se desvie para o centro da faixa.
                                                      Cumps.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        noto em algumas estradas... a gravidade n perdoa! :x

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                                                          Boas, Elise
                                                          Eu não disse que "vira" sózinho, "quase", essa inclinação é calculada tendo em conta vários factores, entre eles estão o raio da curva, a velocidade de projecto, etc... existem normas a cumprir, onde hà limites máximos e mínimos, por vezes, em estradas municipais esses limites não podem ser cumpridos, isso envolveria muito dinheiro, e dado a velocidade de projecto ser baixa os riscos são minimizados, agora em auto-estradas penso que os limites são cumpridos.
                                                          Um bom exemplo de um bom cálculo de projecto é a curva da saída sul da Vasco da Gama, mesmo em frente à Galp, experimenta manter os 120Km´s/h, e depois diz qualquer coisa, um mau exemplo é a saída norte da Vasco Da Gama, curva à esquerda, o comprimento de disfarce da sobreelevação "dá-se" demasiado cedo, o que provoca, mesmo com a direcção a direito, que o carro em plena recta se desvie para o centro da faixa.
                                                          Cumps.
                                                          esse exemplo é chocante. para fazerem bem, o custo extra era...err...ZERO! era exactamente o mesmo que fazer mal...ou com sorte até lhes saiu mais caro fazer assim[8)]

                                                          o problema poe-se quando quem de direito nao faz esforço NENHUM para fazer as coisas bem feitas. claro que o custo interessa, dai haver um custo aceitavel, dentro do qual tudo deve ser feito para maximizar a segurança. a bronca começa quando o custo envolvido é suficientemente grande para fazerem estradas decentes e mesmo assim nao as fazem.

                                                          mas ninguem se queixa...[8)]

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se foi alinhado e na máquina está OK, troca a roda esq com a dta e vais ver que fica a puxar para o lado oposto... é habitual os pneus terem tendência a "puxar" para um lado... Se isto se confirmar colocar esse pneu atrás!!! Se têm garantia, fazer uso dela...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X