Anúncio

Collapse
No announcement yet.

The final breath for naturally aspirated engines?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    The final breath for naturally aspirated engines?

    Este é um assunto que cada vez mais está na ordem do dia.

    Pensei que fosse uma "febre" passageira mas de facto os consumos de combustível e as emissões de CO2 (com grandes interesses por trás) arrasaram mais o mercado automóvel em pouquíssimos anos do que o que se passou nas décadas passadas.
    Mesmo as maiores construtoras mundiais tradicionalmente viradas para os supercarros estão em rota indefinida.
    Dividem-se em Investigação e Desenvolvimento dirigida para tecnologia híbrida, 100% eléctrica e de forma mais abrangente com ofertas cada vez maiores de motores de ciclo otto e diesel turbinados. O hidrogénio prometido há anos e anos está como sempre esteve, sem qualquer data definida para ser tornando um combustível de massas.
    A própria competição automóvel tem mudado imenso, tal como o WRC, a Le Mans e cada vez mais a F1.


    Deixo algumas das frases que a top Gear colocou em questão:


    It's official: Aston's One-77 is the most powerful naturally aspirated road car in the world, developing an insane 750bhp from its 7.3-litre V12. But is it a final flourish from the dying breed of non-turbocharged engines? Top Gear examines the NA massacre...


    Car: Honda Civic Type R
    Engine: 2.0-litre 4cyl, 200bhp

    As we bemoaned last month, Honda's rev-happy VTEC engine has fallen foul of the latest Euro emissions regs. Will we see Type R in the UK again? Will it go turbo? Watch this space...


    Car: BMW M6
    Engine: 5.0-litre V10, 507bhp

    The big V10 coupe has been recently canned, along with the similarly engined M5. Next-gen models are almost certain to get versions of the twin-turbo V8 already found in BMW's X6M.


    Car: Pagani Zonda Cinque
    Engine: 7.3-litre V12, 638bhp

    The Zonda is soon to be replaced by an all-new Pagani, codenamed the C9. Rumours suggest it won't retain the Merc-sourced V12, instead plumping for a boost-heavy twin-turbo unit.


    Car: Mercedes E63 AMG
    Engine: 6.2-litre V8, 518bhp

    The brawny stalwart is being phased out of Merc's line-up in favour of a 5.5-litre turbo V8. Better economy and emissions, sure, but what about that glorious noise?


    Car: 2010 Ferrari F10
    Engine: 2.4-litre V8, 750bhp

    Don't worry, it's not just Ferrari's F1 car that's set to die: the whole F1 field is expected to ditch 2.4-litre NA engines for the 2013 season, replaced with smaller, cheaper turbos. It'll be like the Eighties, though probably with less fire.


    Car: Clio RenaultSport 200
    Engine: 2.0-litre 4cyl, 200bhp

    Having thrashed all comers in Top Gear magazine's Big Hot Hatch test this year, the Clio is standing firm against a slew of turbo rivals. How long can it hold off the charge? Hang in there, wee guy...


    The final breath for naturally aspirated engines? - BBC Top Gear


    Será que um motor turbinado faz esquecer um bom motor atmosférico? Prós e contras?

    Comentem

    #2
    Penso que um turbo é a maneira mais fácil e barata de ter potência.

    Comentário


      #3
      se o motor for do meu agrado tanto me faz, pode ser com turbo sem turbo alimentado a caroços de laranja, tanto me faz. Acho uma idiotice pôr de parte um motor apenas porque não preenche á partida certos requisitos

      Comentário


        #4
        A mim não me admira que tal acontecça.

        Já em tempos, os motores turbo estiveram muito em voga (década de 80).

        Por exemplo, os Formula 1 chegaram a ser um 1.5 Turbo com as potências na ordem dos 600cv/700cv (isto na década de 80).

        E na altura, os turbos não eram tão eficientes como hoje em dia.

        Sinceramente, sou mais um que o que interessa é que o carro seja agradável de conduzir e me enche as medidas.
        Editado pela última vez por nto; 26 November 2010, 16:01.

        Comentário


          #5
          Por mim é qualquer um, desde que ande bem.

          Comentário


            #6
            Há excelentes motores atmosféricos e turbos.

            Cada um de nós tem as suas preferências, mas é inegável que de ambos os lados há coisas incríveis.

            Eu pessoalmente gosto mais da sonoridade, linearidade e progressividade normalmente associada aos motores atmosféricos.

            No fundo até me parece que no processo de evolução dos motores turbos se tentou cada vez mais que eles também tivessem essas características, sendo já raros os turbos muito bruscos do tipo on-off.

            Mas eu gosto de motores grandes com muitos cilindros e voz grossa, um dos motores actuais que sitetiza melhor o que aprecio é o brilhante V8 6.2 AMG que no SLS tem cerca de 570 cv.

            Gosto de motores poderosos desde o ralenti, sem tempos de resposta ao acelerador, mas que deiam o seu melhor nas rpms mais altas. Os turbos não são exactamente assim.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
              Há excelentes motores atmosféricos e turbos.

              Cada um de nós tem as suas preferências, mas é inegável que de ambos os lados há coisas incríveis.

              Eu pessoalmente gosto mais da sonoridade, linearidade e progressividade normalmente associada aos motores atmosféricos.

              No fundo até me parece que no processo de evolução dos motores turbos se tentou cada vez mais que eles também tivessem essas características, sendo já raros os turbos muito bruscos do tipo on-off.

              Mas eu gosto de motores grandes com muitos cilindros e voz grossa, um dos motores actuais que sitetiza melhor o que aprecio é o brilhante V8 6.2 AMG que no SLS tem cerca de 570 cv.

              Gosto de motores poderosos desde o ralenti, sem tempos de resposta ao acelerador, mas que deiam o seu melhor nas rpms mais altas. Os turbos não são exactamente assim.
              v7, é com muito gosto que desta vez estou em total concordância contigo!
              Muito bom post meu caro, não acrescentaria muito mais!

              Comentário


                #8
                o meu próximo carro, será NA, 2.0 e fará mais de 8000 rpm...

                está para breve...pelos vistos é mesmo melhor ser rápido antes que acabem de vez!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                  o meu próximo carro, será NA, 2.0 e fará mais de 8000 rpm...

                  está para breve...pelos vistos é mesmo melhor ser rápido antes que acabem de vez!
                  Hmmm...vais para um Type R! Também acho, daqui a pouco vão estar em vias de extinção

                  Comentário


                    #10
                    Também tenho preferência por atmosféricos... mas honestamente tenho pouco experiência com Ottos Turbinados.

                    Mas será sempre mais fácil espetar lá mum turbo, tirar mais potência, baixar consumos e se calhar até fazer o carro mais ''acessivel''...

                    Confesso que não imagino um Ferrari ou até um Honda gasolineiro Turbo... como regra. A BMW já se vai convertendo, também.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                      Confesso que não imagino um Ferrari
                      não precisas imaginar

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                        não precisas imaginar
                        Como regra, sempre turbo, preciso...

                        Não existirem atmosféricos como o do 458 Italia é uma coisa que não consigo aceitar com naturalidade...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                          Eu pessoalmente gosto mais da sonoridade, linearidade e progressividade normalmente associada aos motores atmosféricos.

                          No fundo até me parece que no processo de evolução dos motores turbos se tentou cada vez mais que eles também tivessem essas características, sendo já raros os turbos muito bruscos do tipo on-off.

                          Gosto de motores poderosos desde o ralenti, sem tempos de resposta ao acelerador, mas que deiam o seu melhor nas rpms mais altas. Os turbos não são exactamente assim.
                          Os motores otto turbo mais recentes não são on/off, utilizam turbos de baixa inércia que lhes conferem força desde as rotações mais baixas (alta eficiência e binário, baixo CO2), não tem o chamado "turbo-lag" e que por não serem de alta pressão também não estão a fazer nada nas altas rotações, logo é como se fosse um atmosférico em rotações altas.
                          Aliás, já existem casos em que o carro é afinado de forma tão suave que quem não souber nem adivinha que o motor tem turbo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                            Confesso que não imagino um Ferrari.
                            Não precisas de imaginar.

                            Já existe Ferrari's com turbo, como por exemplo o F40

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Não precisas de imaginar.

                              Já existe Ferrari's com turbo, como por exemplo o F40
                              Resposta acima

                              Como regra, ou seja, motores Turbo

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por b00ster Ver Post
                                Resposta acima

                                Como regra, ou seja, motores Turbo
                                Não tinha reparado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Não tinha reparado.
                                  Não tem problema...

                                  Mas atenção... se hoje fosse comprar um carro a probablidade de ser Turbo até era digna de registo. Não quer dizer nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Não precisas de imaginar.

                                    Já existe Ferrari's com turbo, como por exemplo o F40
                                    Que é só uma das masterpieces da Ferrari

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muito pior do que isso é já não haver Ferraris com caixa manual.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                        Muito pior do que isso é já não haver Ferraris com caixa manual.
                                        O F430 (fora o Scuderia, o melhor deles todos Pena) tinha.

                                        Agora acho que só o 599 GTB.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cá em Portugal só temos que agradecer esta tendência visto que a tributação recai sobre a cilindrada.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Passou por mim há pouco um aspirado do poder... BMW M3 e46. O som do 6 em linha em altas...

                                            Pormenor: Ia no carro da minha Mãe a ~50 km/h numa estrada que não dá para grandes velocidades e é relativamente estreita olho para o retrovisor e ele aparece de repente e ultrapassa-me sem pisca, com carros a caminho no sentido contrário e, à vontade, a 70 ou 80 Km/h E lá continuou, com grande fisga.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                              Muito pior do que isso é já não haver Ferraris com caixa manual.
                                              As caixas manuais deixaram de acompanhar a evolução dos motores sendo as novas caixas automáticas a única forma de tirar o total potencial dos motores

                                              Quanto ao desaparecimento dos motores atmosféricos, como fá dos turbos não me incomoda muito

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                A mim não me admira que tal acontecça.

                                                Já em tempos, os motores turbo estiveram muito em voga (década de 80).

                                                Por exemplo, os Formula 1 chegaram a ser um 1.5 Turbo com as potências na ordem dos 600cv/700cv (isto na década de 80).

                                                E na altura, os turbos não eram tão eficientes como hoje em dia.

                                                Sinceramente, sou mais um que o que interessa é que o carro seja agradável de conduzir e me enche as medidas.

                                                Esses F1 1.5 turbo podiam chegar aos 1500 cavalos ... sem restrições .

                                                Acho bem que comecem a cortar potencia e consumos se tal contribuir para um melhor ambiente .. a todos os niveis .
                                                Hoje em dia existem meios de se obter potencias elevadas sem recorrer a motores de alta cilindrada .
                                                Ou mesmo a ci ..
                                                Temos exemplos como o eliica .. um carro de alta performance com + de 600 cv .
                                                Facilmente se convertia este veiculo num hibrido .. do genero que o Toze fez no fiat 126 classico .. montado na garagem .

                                                Acho ridiculo uma pessoa converter um veiculo de ci num veiculo eletrico em que gasta 1 euro ou menos por 100 km .
                                                E as grandes corporações fazem papeis de ignorantes enquanto olham para o lado e esticam as mãos para encher os bolsos .
                                                Editado pela última vez por Mannipulo; 26 November 2010, 18:54.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mannipulo Ver Post
                                                  Esses F1 1.5 podiam chegar aos 1500 cavalos ... sem restrições .
                                                  E com a tecnologia da época

                                                  Imaginem se fosse hoje em dia

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                    Penso que um turbo é a maneira mais fácil e barata de ter potência.
                                                    Alguém confirma?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                      Alguém confirma?
                                                      Nem é preciso. Nada mais lógico

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                        Que é só uma das masterpieces da Ferrari

                                                        0 aos 100 kmh 4 segundos .. top gear

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Penso que a sobrealimentação pode ganhar uma evolução que permita obter a mesma sensação do atmosférico...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                                            Penso que a sobrealimentação pode ganhar uma evolução que permita obter a mesma sensação do atmosférico...
                                                            Eu não costumo partilhar as minhas "fontes", mas nestes caso vou abrir excepção

                                                            http://www.torotrak.com/pdfs/tech_pa...percharger.pdf

                                                            Para quem não percebe inglês, trata-se basicamente de um compressor centrífugo mecânico acoplado ao motor por meio de uma pequena caixa continuamente variável, apresentado em Outubro.

                                                            Isto permite manipular, mais ou menos conforme dá jeito, a rotação do compressor, e portanto pressão da admissão. Assim é possível ter pressão sempre constante sem lag a qualquer rotação, como num compressor volumétrico, mas com a eficiência de um turbo (o compressor é semelhante).

                                                            Espero já começar a ver motores equipados com isto daqui a uns meses, pelo menos nas versões mais performantes.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X