Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passadeira

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Passadeira

    Hoje ia sendo passado a ferro num sítio que tinha passadeira até há cerca de 2 semanas mas que depois da repavimentação do piso apenas tem o sinal respectivo de aviso de passadeira.

    Ora, com isto surgiu a dúvida, se isto tivesse tido algumas consequências diferentes da minha pessoa a dar uma cacetada de lado no carro cuja condutora tinha arrancado enquanto escrevia um SMS, teria bases a que me agarrar?

    O que é que o código da estrada diz a este respeito? O facto de estar um sinal a avisar a existência de uma passadeira obriga o condutor a parar quando estiver alguém a atravessar, mesmo que lá não esteja nenhuma passadeira?

    #2
    Acho que é assim ... a prioridade do sinais

    Agente de trânsito, sinalização luminosa, sinalização de regulamentação, regras de circulação.

    Portanto, havendo sinalização vertical, mesmo não tendo passadeira, terias razão.


    Comentário


      #3
      Mesmo não havendo sinalização horizontal - passadeira pintada no pavimento -, havendo a sinalização vertical - sinal H7 -, esta prevalece de acordo com o artigo 7º do C.E..

      Sendo assim, a condutora tem a obrigação de parar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SupermanTorras Ver Post
        Hoje ia sendo passado a ferro num sítio que tinha passadeira até há cerca de 2 semanas mas que depois da repavimentação do piso apenas tem o sinal respectivo de aviso de passadeira.

        Ora, com isto surgiu a dúvida, se isto tivesse tido algumas consequências diferentes da minha pessoa a dar uma cacetada de lado no carro cuja condutora tinha arrancado enquanto escrevia um SMS, teria bases a que me agarrar?

        O que é que o código da estrada diz a este respeito? O facto de estar um sinal a avisar a existência de uma passadeira obriga o condutor a parar quando estiver alguém a atravessar, mesmo que lá não esteja nenhuma passadeira?
        Só por acaso não em frente ao edifício da Caixa Geral de Depósitos ali no Campo Pequeno pois não?

        É que repavimentaram a rua e não remarcaram a "zebra" onde passa imensa gente todos os dias...entretanto tem lá estado um agente da polícia...municipal...se calhar já houve queixas e atropelamentos

        Comentário


          #5
          Mesmo com razão, deves olhar sempre com atenção antes de atravessares.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por CarlosCross Ver Post
            Só por acaso não em frente ao edifício da Caixa Geral de Depósitos ali no Campo Pequeno pois não?

            É que repavimentaram a rua e não remarcaram a "zebra" onde passa imensa gente todos os dias...entretanto tem lá estado um agente da polícia...municipal...se calhar já houve queixas e atropelamentos
            Só por acaso...é.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
              Mesmo com razão, deves olhar sempre com atenção antes de atravessares.
              Eu olhei, só que são 3 ou 4 faixas e quando já vou no 2º ou 3º carro e está fila não tenho por hábito pensar que o condutor de uma das filas vai arrancar todo desaustinado nem pensando em olhar para a frente para ver se está alguém a atravessar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SupermanTorras Ver Post
                Só por acaso...é.
                Pois...ainda hoje lá passei novamente a caminho do IST, e estava um polícia municipal e um da PSP da divisão de trânsito. Faço ideia como não têm sido estes dias. Ninguém deve parar na passadeira

                Comentário


                  #9
                  a quem posso pedir para pintar uma passadeira? qual a entidade responsável por isso? até são duas, estão perigosíssimas

                  https://maps.google.pt/maps?q=alfena...264.2,,0,21.92
                  https://maps.google.pt/maps?q=alfena...,79.34,,0,7.31

                  Comentário


                    #10
                    Contacta a Câmara Municipal desse concelho ou a Junta de Freguesia da Freguesia a quem pertence essas estradas.

                    Comentário


                      #11
                      Sempre que encontrarmos situações destas recomendo que se avise as autoridades competentes, nas ruas e avenidas com a respectiva camara muniucipal e nas estradas nacionais as Estradas de Portugal.

                      Na N10 entre Alverca e Vila Franca (pelo menos) existem umas 7 passadeiras com uma iluminação quase nula, uma das passadeiras fica junta da estação de comboios de Alhandra e numa curva. Esta gente anda à espera das desgraças para fazerem algo

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                        Mesmo não havendo sinalização horizontal - passadeira pintada no pavimento -, havendo a sinalização vertical - sinal H7 -, esta prevalece de acordo com o artigo 7º do C.E..

                        Sendo assim, a condutora tem a obrigação de parar.

                        Exactamente, se houver sinalização vertical é o que importa. Porque existem casos que as passagens de peões têm muitos anos e já estão desgastadas, assim o condutor tem de se orientar pelos sinais verticais.

                        Comentário


                          #13
                          Existe ainda um portal que é o "a minha rua" em que se pode reportar casos desses, entre outros.

                          Comentário


                            #14
                            No meu bairro
                            Inicío - Na minha rua

                            Comentário


                              #15
                              o cemitério está cheio de gente com prioridade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                Mesmo não havendo sinalização horizontal - passadeira pintada no pavimento -, havendo a sinalização vertical - sinal H7 -, esta prevalece de acordo com o artigo 7º do C.E..

                                Sendo assim, a condutora tem a obrigação de parar.
                                Também pode-se argumentar que é apenas um sinal de informação de uma passadeira, mas na realidade a passadeira não estava lá...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NAS27 Ver Post
                                  Também pode-se argumentar que é apenas um sinal de informação de uma passadeira, mas na realidade a passadeira não estava lá...

                                  Artigo 7.º
                                  Hierarquia entre prescrições
                                  1 - As prescrições resultantes dos sinais prevalecem sobre as regras de trânsito.
                                  2 - A hierarquia entre as prescrições resultantes da sinalização é a seguinte:
                                  1.º Prescrições resultantes de sinalização temporária que modifique o regime normal de utilização da
                                  via;
                                  2.º Prescrições resultantes dos sinais luminosos;
                                  3.º Prescrições resultantes dos sinais verticais;
                                  4.º Prescrições resultantes das marcas rodoviárias.
                                  3 - As ordens dos agentes reguladores do trânsito prevalecem sobre as prescrições resultantes dos
                                  sinais e sobre as regras de trânsito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por OFFICER Ver Post
                                    Contacta a Câmara Municipal desse concelho ou a Junta de Freguesia da Freguesia a quem pertence essas estradas.
                                    já tinha pensado nisso, mas aquilo fica numa fronteira do concelho da maia com Alfena e Ermesinde que não faço ideia a qual pertencem

                                    Originalmente Colocado por tiago84lx Ver Post
                                    Sempre que encontrarmos situações destas recomendo que se avise as autoridades competentes, nas ruas e avenidas com a respectiva camara muniucipal e nas estradas nacionais as Estradas de Portugal.

                                    Na N10 entre Alverca e Vila Franca (pelo menos) existem umas 7 passadeiras com uma iluminação quase nula, uma das passadeiras fica junta da estação de comboios de Alhandra e numa curva. Esta gente anda à espera das desgraças para fazerem algo
                                    em relação a falta de luz a entidade responsável deve ser a EDP

                                    Originalmente Colocado por NAS27 Ver Post
                                    Também pode-se argumentar que é apenas um sinal de informação de uma passadeira, mas na realidade a passadeira não estava lá...
                                    faltaste a uma aula de código
                                    aproveito para dizer outra regra que se calhar desconheces: ao mudares de direcção, mesmo que a rua para onde vais virar não tenha passadeira és obrigado a deixar atravessar os peões

                                    em relação a esse site alguém tem feedback se as coisas funcionam, não estou para perder o meu tempo a preencher aquilo e depois ninguem ligar nenhuma

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      já tinha pensado nisso, mas aquilo fica numa fronteira do concelho da maia com Alfena e Ermesinde que não faço ideia a qual pertencem



                                      em relação a falta de luz a entidade responsável deve ser a EDP



                                      faltaste a uma aula de código
                                      aproveito para dizer outra regra que se calhar desconheces: ao mudares de direcção, mesmo que a rua para onde vais virar não tenha passadeira és obrigado a deixar atravessar os peões

                                      em relação a esse site alguém tem feedback se as coisas funcionam, não estou para perder o meu tempo a preencher aquilo e depois ninguem ligar nenhuma
                                      Já foi à mais de 20 anos, por isso não me lembro se faltei . Por acaso não sabia, obrigado pela informação.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                        em relação a falta de luz a entidade responsável deve ser a EDP
                                        É mesmo a Estradas de Portugal: Estradas de Portugal desliga luzes para poupar na fatura - Dinheiro Vivo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se a via em causa , N 10 for considerada via municipal , a responsabilidade pela iluminação pública é da C.M. respectiva.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por NAS27 Ver Post
                                            Já foi à mais de 20 anos, por isso não me lembro se faltei . Por acaso não sabia, obrigado pela informação.

                                            Dá uma olhadela ao artigo 103º do C.E. .

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                              já tinha pensado nisso, mas aquilo fica numa fronteira do concelho da maia com Alfena e Ermesinde que não faço ideia a qual pertencem.
                                              Manda para todas, de qualquer forma, pelo link que colocas, pertencerá a Alfena.

                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                              em relação a esse site alguém tem feedback se as coisas funcionam, não estou para perder o meu tempo a preencher aquilo e depois ninguem ligar nenhuma
                                              Quanto ao site "a minha rua", sim funciona, demora mas funciona, é um site do estado e após reportares a situação é encaminhado para a CM e JF respectiva. Depois é tudo uma questão da demora delas a tratar do assunto. Já utilizei e resultou, no meu caso foi reportar 2 veiculos abandonados no meu bairro que estavam a ocupar lugares de estacionamento.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                já tinha pensado nisso, mas aquilo fica numa fronteira do concelho da maia com Alfena e Ermesinde que não faço ideia a qual pertence
                                                A primeira zona que é marcada é Alfena, não me espanta este caso. (CMV no seu melhor!!!)

                                                Quanto à segunda zona, legalmente é da Maia, mais própriamente S. Pedro de Fins, que detém ali uns "metritos" da EN105, e só mais á frente, sobre a curva na escola, volta a ser CMV, pertencendo mais especificamente a Ermesinde até cerca da zona da Rotunda do Maiashopping e prolongando-de até ao Alto da Maia.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X