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Renault Laguna 1.5DCi vs. Skoda Superb 1.9Tdi

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    Renault Laguna 1.5DCi vs. Skoda Superb 1.9Tdi

    Boa noite,

    Com o final de 2010 à porta e, com ele, o fim do incentivo ao abate por parte do Estado, tenho passado as últimas semanas numa busca incessante por um carro novo.

    Isto porque os meus pais têm um velhinho Citroen Zx com 16 anos para entregar para abate e, para além de beneficiar do incentivo do estado, o facto de ter uma viatura para abate facilita bastante a negociação dos preços, pelo que tenho visto.

    Após ter ponderado várias opções dos segmentos B e C deparei-me com um problema. A maior parte das marcas já não tem stock para entrega este ano das viaturas que permitem abate, tal foi a corrida à compra de carros nos últimos tempos.

    Assim sendo, comecei a procurar alternativas (económicas) no segmento acima e cheguei a estes 2 modelos:

    - Renault Laguna Berlina 3 fase 2 1.5 DCi Eco2 110cv Black Line
    (PVP-31768€; Preço proposto com abate - 26500€)

    - Skoda Superb 1.9TDi Greenline
    (PVP- cerca de 28000; Ainda não passei no stand mas penso que com o abate e algum negócio o preço possa vir para os 26000€)


    Os motores têm performances idênticas (pelo menos no papel) e penso que chegam perfeitamente para o que preciso (devem fazer em AE 140-150Km/h sem grandes dificuldades e não preciso mais que isso)
    Em termos de conforto penso que serão ambos bastante bons e adequados para viagens longas.
    O Laguna está melhor equipado, sendo as principais diferenças o sistema de ajuda ao estacionamento, GPS e Bluethoot.
    O Superb tem mais espaço (bastante mais pelo que tenho lido, embora ainda não o tenha visto no stand). Achei o espaço para as pernas nos basncos traseiros no Laguna algo acanhado para um modelo deste segmento (e não sou muito alto - 1,75m).

    Pretento fazer test-drive aos 2 ainda esta semana para tomar uma decisão até 6ª feira. Mas gostava de ouvir opiniões em relação a estes 2 modelos.

    Qual escolheriam e porquê?

    #2
    Originalmente Colocado por zenyne Ver Post
    Boa noite,

    Com o final de 2010 à porta e, com ele, o fim do incentivo ao abate por parte do Estado, tenho passado as últimas semanas numa busca incessante por um carro novo.

    Isto porque os meus pais têm um velhinho Citroen Zx com 16 anos para entregar para abate e, para além de beneficiar do incentivo do estado, o facto de ter uma viatura para abate facilita bastante a negociação dos preços, pelo que tenho visto.

    Após ter ponderado várias opções dos segmentos B e C deparei-me com um problema. A maior parte das marcas já não tem stock para entrega este ano das viaturas que permitem abate, tal foi a corrida à compra de carros nos últimos tempos.

    Assim sendo, comecei a procurar alternativas (económicas) no segmento acima e cheguei a estes 2 modelos:

    - Renault Laguna Berlina 3 fase 2 1.5 DCi Eco2 110cv Black Line
    (PVP-31768€; Preço proposto com abate - 26500€)

    - Skoda Superb 1.9TDi Greenline
    (PVP- cerca de 28000; Ainda não passei no stand mas penso que com o abate e algum negócio o preço possa vir para os 26000€)


    Os motores têm performances idênticas (pelo menos no papel) e penso que chegam perfeitamente para o que preciso (devem fazer em AE 140-150Km/h sem grandes dificuldades e não preciso mais que isso)
    Em termos de conforto penso que serão ambos bastante bons e adequados para viagens longas.
    O Laguna está melhor equipado, sendo as principais diferenças o sistema de ajuda ao estacionamento, GPS e Bluethoot.
    O Superb tem mais espaço (bastante mais pelo que tenho lido, embora ainda não o tenha visto no stand). Achei o espaço para as pernas nos basncos traseiros no Laguna algo acanhado para um modelo deste segmento (e não sou muito alto - 1,75m).

    Pretento fazer test-drive aos 2 ainda esta semana para tomar uma decisão até 6ª feira. Mas gostava de ouvir opiniões em relação a estes 2 modelos.

    Qual escolheriam e porquê?
    Dois bons value for money.

    Eu optaria pelo Laguna apesar de não o achar o supra sumo da beleza, contudo, o Superb na versão sedan consegue ser, imho, ainda mais feio.

    Estecticamente falando e até pensando no valor de retoma futuro, aconselhar-te-ia a versão carrinha para ambas as soluções. Caso "evoluisses" para esta solução, a minha opção seria alterada pois considero a Sperb carrinha bem atraente.

    Comentário


      #3
      Como disse o Vrumm:
      carro = Laguna
      carrinha = Superb.

      Comentário


        #4
        Eu já experimentei o Superb com esse motor e o carro... arrasta-se.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Eu já experimentei o Superb com esse motor e o carro... arrasta-se.
          A sério?!

          Não estava à espera que fosse um foguete mas tb confesso a minha surpresa pelo facto de ser assim tão lento...

          Comentário


            #6
            Dos dois, o único com o que conseguiria conviver (dada a sua pouco beleza) seria a o Laguna mas em versão carrinha, nunca experimentei o 1.6 TDI, mas acredito que em condução do dia a dia o 1.5 dci seja mais agradavel, dado que tem mais disponibilidade em baixas. Já em auto estrada, a velocidades superiores a 140, aposto mais no 1.6 TDI, dado que tem melhores altas. Em acelerações a fundo, também julgo que o superb se superiorizará. De qualquer forma, realço que estes motores para este tipo de carros estam no limiar do aceitável e com 5 passageiros, bagagem e a/c ligado nem sei se aí chegam...

            O laguna há-de ser mais confortável e bem equipado, o superb há-de ter melhor valor de retoma e mais espaço. Ao nível da qualidade de materiais julgo que se equivalem. O superb ganhará na montagem, um item que quanto a mim ainda continua a ser das grandes pechas da renault e o renault será melhor no equipamento.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carman Ver Post
              Dos dois, o único com o que conseguiria conviver (dada a sua pouco beleza) seria a o Laguna mas em versão carrinha, nunca experimentei o 1.6 TDI, mas acredito que em condução do dia a dia o 1.5 dci seja mais agradavel, dado que tem mais disponibilidade em baixas. Já em auto estrada, a velocidades superiores a 140, aposto mais no 1.6 TDI, dado que tem melhores altas. Em acelerações a fundo, também julgo que o superb se superiorizará. De qualquer forma, realço que estes motores para este tipo de carros estam no limiar do aceitável e com 5 passageiros, bagagem e a/c ligado nem sei se aí chegam...

              O laguna há-de ser mais confortável e bem equipado, o superb há-de ter melhor valor de retoma e mais espaço. Ao nível da qualidade de materiais julgo que se equivalem. O superb ganhará na montagem, um item que quanto a mim ainda continua a ser das grandes pechas da renault e o renault será melhor no equipamento.
              Não dá para fazer futurologia... mas tenho dúvidas muuuuuito sérias sobre esta tua opinião.

              A minha vai precisamente na direccção oposta, considero que o superb sedan deverá ser muito penalizado em retoma futura... mutio mesmo.

              Comentário


                #8
                Em relação à Superb Break, também gosto, mas não tem disponível a versão Greenline e nenhuma das outras motorizações tem emissões de CO2 que permitam abate. Além disso quer o Laguna, que o Superb têm bagageiras com espaço suficiente pelo que não vejo necessidade de gastar mais dinheiro para comprar as versões carrinha.

                Admira-me que digam que o Superb com este motor se arrasta. Não estava à espera que tivesse um comportamento dinâmico digno de um desportivo, nem é isso que pretendo mas pelas performances que vejo no papel (0-100 em 12,5seg e Vmáx-193Km/h) pensei que o carro tivesse motor suficiente para aquilo que preciso (140-150 em AE como disse, já que o carro servirá sobretudo para viagens longas; para cidade tenho o meu Peugeot 307)

                Em relação à questão da estética reconheço que nem um nem outro ganha um concurso de beleza. A verdade é que em tempos de crise a razão deve prevalecer sobre a emoção e o facto é que quer um quer outro estão com preços bastante competitivos em com relações qualidade/preço difíceis de igualar nesta classe. Ainda assim devo dizer que não desgosto de nenhum deles (óbvio, caso contrário nem os ponderaria como opções). No Superb gosto mais da frente do que da traseira. No Laguna é ao contrário, gosto mais da traseira.

                Desde já agradeço os vossos comentários, que são sempre úteis na tomada de decisão.

                Obviamente se tiverem alguma proposta (que permita abate) dentro destes preços (26000-27000€) e que considerem uma melhor opção, não hesitem em partilhar.

                Comentário


                  #9
                  De facto, não dá para fazer futorologia, mas já hoje em dia, se deres uma vista de olhos pelo standvirtual e comparares preços de superbs com preços de lagunas, constataras o que te digo.
                  De qualquer forma, julgo que a Skoda irá progressivamente beneficiar de melhor valor de retoma, pois as pessoas cada vez mais estam informadas e, portanto, cada vez mais relacionam a Skoda à VW o que é uma óptima referência para a Skoda. Além disso, em Portugal, para a generalidade das pessoas, o logo TDI ainda conta bastante, mais que o DCI...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carman Ver Post
                    De facto, não dá para fazer futorologia, mas já hoje em dia, se deres uma vista de olhos pelo standvirtual e comparares preços de superbs com preços de lagunas, constataras o que te digo.
                    De qualquer forma, julgo que a Skoda irá progressivamente beneficiar de melhor valor de retoma, pois as pessoas cada vez mais estam informadas e, portanto, cada vez mais relacionam a Skoda à VW o que é uma óptima referência para a Skoda. Além disso, em Portugal, para a generalidade das pessoas, o logo TDI ainda conta bastante, mais que o DCI...
                    Em relação ao logo TDI vs DCI, estou de acordo contigo... seria ceguinho se não concordasse.

                    Agora em relação à versão sedan do Superb... Considero que a anterior geração era muito mais consensual nas linhas do que a aactual.

                    O Superb actual tem umas linhas muito mais singulares enquanto que o superb da anterior geração era igual a um PASSAT mas com o espaço interior de um AUDI A6. O único senão que essa geração tinha... era o facto de ser um... SKODA.

                    Esta nova geração tem uma identidade muito própria e as suas linhas não são NADA consensuais na versão sedan... E ponto menos bom pode ter vindo a ser atenuado mas continua a existir... continua a ser um SKODA.

                    A verdade é que o anterior superb sedan era mais "comercial" que o actual... A actual geração tem umas linhas exterirores marcadamente de leste... Isso não é bom... pelo menos no... Ocidente!

                    Acredito sinceramente que isso se vai sentir na retoma.

                    Aqui fica um exemplo:

                    Skoda Superb 170cv DSG, 26.800 EUR, GMR - Standvirtual

                    Este carro há 2 anos deve ter passado os 45000€...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                      Em relação ao logo TDI vs DCI, estou de acordo contigo... seria ceguinho se não concordasse.

                      Agora em relação à versão sedan do Superb... Considero que a anterior geração era muito mais consensual nas linhas do que a aactual.

                      O Superb actual tem umas linhas muito mais singulares enquanto que o superb da anterior geração era igual a um PASSAT mas com o espaço interior de um AUDI A6. O único senão que essa geração tinha... era o facto de ser um... SKODA.

                      Esta nova geração tem uma identidade muito própria e as suas linhas não são NADA consensuais na versão sedan... E ponto menos bom pode ter vindo a ser atenuado mas continua a existir... continua a ser um SKODA.

                      A verdade é que o anterior superb sedan era mais "comercial" que o actual... A actual geração tem umas linhas exterirores marcadamente de leste... Isso não é bom... pelo menos no... Ocidente!

                      Acredito sinceramente que isso se vai sentir na retoma.

                      Aqui fica um exemplo:

                      Skoda Superb 170cv DSG, 26.800 EUR, GMR - Standvirtual

                      Este carro há 2 anos deve ter passado os 45000€...
                      Admito que possas ter alguma razão mas, ainda assim, não estou totalmente convencido de que será isso que irá suceder.
                      De facto, esse Superb do link está com um preço de arromba... Estofos em pele com regulações electricas e memórias, DSG, GPS, versão de 170 cv...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carman Ver Post
                        Admito que possas ter alguma razão mas, ainda assim, não estou totalmente convencido de que será isso que irá suceder.
                        De facto, esse Superb do link está com um preço de arromba... Estofos em pele com regulações electricas e memórias, DSG, GPS, versão de 170 cv...
                        Marca aí na tua agenda para falarmos disto em 2015. Eu já marquei na minha...

                        Comentário


                          #13
                          Algumas imagens só para contextualizar.

                          Primeiro o Renault Laguna:
                          Ficheiros anexados

                          Comentário


                            #15
                            A Skoda anuncia 193 km/h e 12.5 segundos dos 0 aos 100, acho que chega perfeitamente para quem não quem correrias...
                            Editado pela última vez por UserAHO; 08 December 2010, 01:26.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                              Em relação ao logo TDI vs DCI, estou de acordo contigo... seria ceguinho se não concordasse.

                              Agora em relação à versão sedan do Superb... Considero que a anterior geração era muito mais consensual nas linhas do que a aactual.

                              O Superb actual tem umas linhas muito mais singulares enquanto que o superb da anterior geração era igual a um PASSAT mas com o espaço interior de um AUDI A6. O único senão que essa geração tinha... era o facto de ser um... SKODA.

                              Esta nova geração tem uma identidade muito própria e as suas linhas não são NADA consensuais na versão sedan... E ponto menos bom pode ter vindo a ser atenuado mas continua a existir... continua a ser um SKODA.

                              A verdade é que o anterior superb sedan era mais "comercial" que o actual... A actual geração tem umas linhas exterirores marcadamente de leste... Isso não é bom... pelo menos no... Ocidente!

                              Acredito sinceramente que isso se vai sentir na retoma.

                              Aqui fica um exemplo:

                              Skoda Superb 170cv DSG, 26.800 EUR, GMR - Standvirtual

                              Este carro há 2 anos deve ter passado os 45000€...

                              Se fosse carrinha era ouro sobre azul

                              Comentário


                                #17
                                Eu escolheria a Skoda Superb.

                                Tenho a versão carrinha e muito satisfeiro estou com ela.

                                Agora coloca-se a questão. JÁ NÃO VAIS A TEMPO DE REALIZAR O PROCESSO DE ABATE DA VIATURA VELHA.

                                Com o orçamento de 2011 acabou-se os abates de carros. E além disso, terá que haver em stock o carro novo, que também é muito dificil.

                                Comentário


                                  #18
                                  Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                  Eu escolheria a Skoda Superb.

                                  Tenho a versão carrinha e muito satisfeiro estou com ela.

                                  Agora coloca-se a questão. JÁ NÃO VAIS A TEMPO DE REALIZAR O PROCESSO DE ABATE DA VIATURA VELHA.

                                  Com o orçamento de 2011 acabou-se os abates de carros. E além disso, terá que haver em stock o carro novo, que também é muito dificil.

                                  Em relação ao Laguna sei que há stock e o preço proposto é para uma viatura que o stand tem disponível para entrega imediata.
                                  Em relação ao Skoda, tal como escrevi ainda não passei no stand a saber preços e da disponibilidade para entrega este ano. Pode-se dar o caso de não haver o Superb Greenline para entrega imediata e nesse caso fica excluído à partida...

                                  Comentário


                                    #19
                                    No que diz respeito à questão da desvalorização e valor de retoma não é para mim um factor decisivo.

                                    Ainda assim não me parece que vá haver uma grande diferença entre os dois no que diz respeito à desvalorização.

                                    Deram como exemplo esse Superb com 2 anos que está à venda no Standvirtual por 26800€. O preço novo deve rondar os 45000€ (o que equivale a uma desvalorização de 40% em 2 anos ou seja, cerca de 18000€).

                                    Têm por exemplo esta Mercedes Benz C220: Mercedes-Benz C 220 AVANGARD MOD 2009 MEMOR COMAND, 34.800 EUR, Parede - Standvirtual
                                    que custa nova cerca de 57000€ e está à venda por 34800€. Ou seja em 2 anos também desvalorizou 39% (praticamente o mesmo valor), mas o proprietário perde em valor bruto cerca de 22000€.

                                    Tomei a Mercedes como exemplo porque sendo uma marca considerada premium costuma ter valores de retoma bastante bons.
                                    A verdade é que a desvalorização dos carros depende de muito factores. Nomeadamente se sai entretanto nova versão ou não. Dos extras disponíveis (uns ajudam a valorizar, outros dificultam a venda), etc...

                                    Mas como digo o valor de retoma não é um factor preponderante na minha decisão.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Boa tarde a todos!
                                      Venho dar algumas novidades em relação à esolha do carro novo.

                                      Já fiz Test-Drive aos 2 modelos, embora em nenhum dos casos tenha feito o test-drive nas condições ideais. Isto porque no caso do Laguna não tinham nenhum modelo matriculado disponível para test-drive. Por isso, o que me propuseram foi disponibilizar uma das viaturas novas, mas só pude andar um bocado dentro do perímetro do concessionário e numa rua secundária que passa à frente do stand e não tem movimento. Em relação ao Skoda fiz um test-drive em estrada, como deve ser, mas com o motor 2.0TDi de 170cv (bastante mais potente que a versão que quero comprar).

                                      Em todo o caso, estes contactos permitiram tirar algumas conclusões.

                                      O Superb ganha claramente em termos de habitabilidade (sobretudo traseira onde é imbatível neste segmento) e em termos de capacidade da bagageira (mais 115L que o Laguna). Gostei do design (clássico, mas ao meu gosto), parece uma autêntica berlina de luxo (sobretudo visto de lado). Fiquei bastante bem impressionado com a qualidade dos materiais interiores e com a qualidade de construção (ao nível do que se vê nos congénres alemães do mesmo grupo, como por exemplo, o Passat). A insonorização também me pareceu boa. O carro é bastante grande o que pode ser um handicap nalgumas manobras (ainda que venha equipado com sensores de parqueamento traseiro). A visibilidade traseira é bastante má (e prejudicada na presença de chuva pela ausência de limpa-parabrisas traseiro). A ausência de limpa-parabrisas traseiro está relacionada com o sistema de abertura da porta da bagageira (permite abrir como Sédan ou como Hatchback). Nota-se que é um carro pesado, embora com este motor (170cv) isso seja bastante atenuado e a resposta ao acelerador seja bastante rápida. Fico com alguma apreensão em relação ao motor com 105cv. Não tenho grandes dúvidas que seja capaz de manter uma velocidade constante 140-150Km/h em AE mas preocupa-me em termos de aceleração (sobretudo por causa das ultrapassagens). Em termos de conforto, a suspensão pareceu-me bastante eficaz quer em termos dinâmicos quer a filtrar as irregularidades do piso. Os assentos são um pouco duros (estou habituado a marcas francesas), embora não me parece que prejudiquem muito o corforto. No global pareceu-me um carro robusto, bem construído, com materiais de qualidade (ao nível das marcas premium) e com um preço bastante apetecível.

                                      Em relação ao Laguna, o pequeno contacto que tive não permitiu ver como se porta em termos dinâmicos. No entando pude perceber que os materiais usados no interior são de boa qualidade e a montagem pareceu-me cuidada. O carro é bastante confortável, graças à suspensão mais mole e aos assentos também eles mais confortáveis. Vem muito bem equipado, destacando-se o sistema GPS Carminat TomTom, com ecrã 5,8" e controlo tipo joystick na consola central. Mesmo não tendo conduzido em estrada pude ver que a aceleração em 2ª é bastante eficaz (mesmo com 3 ocupantes) e não me parece que o carro não tenha motor suficiente para a utilização que pretendo (de realçar que o Laguna é mais leve que o Superb cerca de 45Kg).

                                      Em relação aos preços, o Laguna é-me proposto por 26500€ ( o que corresponde a um desconto de mais de 5000€ em relação ao preço de tabela)
                                      O Skoda Superb já não há disponível com o motor 1.9TDi versão Greenline para entrega. No stand onde fui dizem que têm em stock um 1.6TDi (motor em estreia no Superb, que já equipa o Passat), com os mesmos 105cv. No entanto a viatura ainda não está em Portugal e não me garantem que chegue até ao fim do mês. Os seja comprando agora conseguiria fazer o abate na mesma, mas caso o carro já só seja matriculado em Janeiro vou pagar ISV e IVA com os valores de 2011 (No global deve encarecer o carro em cerca de 200€). O Skoda Superb com o motor 1.6TDi Versão Ambition Bluemotion foi-me proposto por 26600€ (valor não negociado e que penso que ainda poderá baixar alguma coisa). Disseram-me que só para a próxima semana é que me podem dar uma resposta se o carro chega ou não este ano.

                                      Neste momento estou bastante indeciso. Gosto dos 2 modelos. qualquer um deles tem vantagens e desvantagens em relação ao outro. Os meus pais preferem o Laguna por ser uma marca mais conhecida.

                                      Tenho receio de esperar para a próxima semana para tomar uma decisão e depois já ser tarde demais para tratar do abate. Provavelmente vamos optar pelo Renault Laguna.

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                                        #21
                                        Originalmente Colocado por carman Ver Post
                                        Admito que possas ter alguma razão mas, ainda assim, não estou totalmente convencido de que será isso que irá suceder.
                                        De facto, esse Superb do link está com um preço de arromba... Estofos em pele com regulações electricas e memórias, DSG, GPS, versão de 170 cv...
                                        Esta traseira desta geração é esquisita e deve-se ir notar e muito nas retomas. É um carro para um nicho de mercado e isso tem os seus custos.

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                                          #22
                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                          Em relação ao logo TDI vs DCI, estou de acordo contigo... seria ceguinho se não concordasse.

                                          Agora em relação à versão sedan do Superb... Considero que a anterior geração era muito mais consensual nas linhas do que a aactual.

                                          O Superb actual tem umas linhas muito mais singulares enquanto que o superb da anterior geração era igual a um PASSAT mas com o espaço interior de um AUDI A6. O único senão que essa geração tinha... era o facto de ser um... SKODA.

                                          Esta nova geração tem uma identidade muito própria e as suas linhas não são NADA consensuais na versão sedan... E ponto menos bom pode ter vindo a ser atenuado mas continua a existir... continua a ser um SKODA.

                                          A verdade é que o anterior superb sedan era mais "comercial" que o actual... A actual geração tem umas linhas exterirores marcadamente de leste... Isso não é bom... pelo menos no... Ocidente!

                                          Acredito sinceramente que isso se vai sentir na retoma.

                                          Aqui fica um exemplo:

                                          Skoda Superb 170cv DSG, 26.800 EUR, GMR - Standvirtual

                                          Este carro há 2 anos deve ter passado os 45000€...


                                          Só para registo os tão afamados e EXCELENTES materiais VAG que neste fórum (e na Auto Hoje) fazem doutrina!

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                                            #23
                                            Originalmente Colocado por zenyne Ver Post
                                            Boa tarde a todos!
                                            Venho dar algumas novidades em relação à esolha do carro novo.

                                            Já fiz Test-Drive aos 2 modelos, embora em nenhum dos casos tenha feito o test-drive nas condições ideais. Isto porque no caso do Laguna não tinham nenhum modelo matriculado disponível para test-drive. Por isso, o que me propuseram foi disponibilizar uma das viaturas novas, mas só pude andar um bocado dentro do perímetro do concessionário e numa rua secundária que passa à frente do stand e não tem movimento. Em relação ao Skoda fiz um test-drive em estrada, como deve ser, mas com o motor 2.0TDi de 170cv (bastante mais potente que a versão que quero comprar).

                                            Em todo o caso, estes contactos permitiram tirar algumas conclusões.

                                            O Superb ganha claramente em termos de habitabilidade (sobretudo traseira onde é imbatível neste segmento) e em termos de capacidade da bagageira (mais 115L que o Laguna). Gostei do design (clássico, mas ao meu gosto), parece uma autêntica berlina de luxo (sobretudo visto de lado). Fiquei bastante bem impressionado com a qualidade dos materiais interiores e com a qualidade de construção (ao nível do que se vê nos congénres alemães do mesmo grupo, como por exemplo, o Passat). A insonorização também me pareceu boa. O carro é bastante grande o que pode ser um handicap nalgumas manobras (ainda que venha equipado com sensores de parqueamento traseiro). A visibilidade traseira é bastante má (e prejudicada na presença de chuva pela ausência de limpa-parabrisas traseiro). A ausência de limpa-parabrisas traseiro está relacionada com o sistema de abertura da porta da bagageira (permite abrir como Sédan ou como Hatchback). Nota-se que é um carro pesado, embora com este motor (170cv) isso seja bastante atenuado e a resposta ao acelerador seja bastante rápida. Fico com alguma apreensão em relação ao motor com 105cv. Não tenho grandes dúvidas que seja capaz de manter uma velocidade constante 140-150Km/h em AE mas preocupa-me em termos de aceleração (sobretudo por causa das ultrapassagens). Em termos de conforto, a suspensão pareceu-me bastante eficaz quer em termos dinâmicos quer a filtrar as irregularidades do piso. Os assentos são um pouco duros (estou habituado a marcas francesas), embora não me parece que prejudiquem muito o corforto. No global pareceu-me um carro robusto, bem construído, com materiais de qualidade (ao nível das marcas premium) e com um preço bastante apetecível.

                                            Em relação ao Laguna, o pequeno contacto que tive não permitiu ver como se porta em termos dinâmicos. No entando pude perceber que os materiais usados no interior são de boa qualidade e a montagem pareceu-me cuidada. O carro é bastante confortável, graças à suspensão mais mole e aos assentos também eles mais confortáveis. Vem muito bem equipado, destacando-se o sistema GPS Carminat TomTom, com ecrã 5,8" e controlo tipo joystick na consola central. Mesmo não tendo conduzido em estrada pude ver que a aceleração em 2ª é bastante eficaz (mesmo com 3 ocupantes) e não me parece que o carro não tenha motor suficiente para a utilização que pretendo (de realçar que o Laguna é mais leve que o Superb cerca de 45Kg).

                                            Em relação aos preços, o Laguna é-me proposto por 26500€ ( o que corresponde a um desconto de mais de 5000€ em relação ao preço de tabela)
                                            O Skoda Superb já não há disponível com o motor 1.9TDi versão Greenline para entrega. No stand onde fui dizem que têm em stock um 1.6TDi (motor em estreia no Superb, que já equipa o Passat), com os mesmos 105cv. No entanto a viatura ainda não está em Portugal e não me garantem que chegue até ao fim do mês. Os seja comprando agora conseguiria fazer o abate na mesma, mas caso o carro já só seja matriculado em Janeiro vou pagar ISV e IVA com os valores de 2011 (No global deve encarecer o carro em cerca de 200€). O Skoda Superb com o motor 1.6TDi Versão Ambition Bluemotion foi-me proposto por 26600€ (valor não negociado e que penso que ainda poderá baixar alguma coisa). Disseram-me que só para a próxima semana é que me podem dar uma resposta se o carro chega ou não este ano.

                                            Neste momento estou bastante indeciso. Gosto dos 2 modelos. qualquer um deles tem vantagens e desvantagens em relação ao outro. Os meus pais preferem o Laguna por ser uma marca mais conhecida.

                                            Tenho receio de esperar para a próxima semana para tomar uma decisão e depois já ser tarde demais para tratar do abate. Provavelmente vamos optar pelo Renault Laguna.

                                            Não vou aqui dizer qual deves escolher (até porque isso éuma decisão pessoal) mas prepara-te:

                                            O 1.6 Tdi no Superb é apenas aceitável, isto é, para manter os tais 140-150 em AE sem grande esforço e pouco mais.

                                            Se não tens grandes pretenções em termos de prestações, avança que levas um excelente produto e com espaço de farta, mas ficas já avisado que não levas nenhum galgo.

                                            Posso fazer uma sugestão?

                                            Se o espaço não for realmente fulcral, aposta no segmento em baixo (Mégane,Octavia) e vais ver que levas um produto muito mais homogéneo e bem conseguido

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                                              #24
                                              Já fiz a compra.
                                              Optei pelo Renault Laguna.

                                              Para além de os meus pais terem gostado mais do Laguna (e eu pessoalmente também), em termos de negócio era uma melhor proposta. Para um preço de tabela de 32200€, venderam-mo por 26500€ e ainda me ofereceram os sensores de estacionamento traseiro (cerca de 250€). No total consegui um desconto de quase 6000€ o que é muito bom. E fico com um carro com espaço suficiente e com um motor que não compromete. Para além de que o conforto é sempre garantido nas marcas francesas.

                                              Espero que o possam entregar ainda antes do Natal. Ainda falta tratar de algumas papeladas relacionadas com o abate.

                                              Fica desde já prometido um DB e fotos para quando chegar o bicho...

                                              Abraços

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                                                #25
                                                Originalmente Colocado por zenyne Ver Post
                                                Já fiz a compra.
                                                Optei pelo Renault Laguna.

                                                Para além de os meus pais terem gostado mais do Laguna (e eu pessoalmente também), em termos de negócio era uma melhor proposta. Para um preço de tabela de 32200€, venderam-mo por 26500€ e ainda me ofereceram os sensores de estacionamento traseiro (cerca de 250€). No total consegui um desconto de quase 6000€ o que é muito bom. E fico com um carro com espaço suficiente e com um motor que não compromete. Para além de que o conforto é sempre garantido nas marcas francesas.

                                                Espero que o possam entregar ainda antes do Natal. Ainda falta tratar de algumas papeladas relacionadas com o abate.

                                                Fica desde já prometido um DB e fotos para quando chegar o bicho...

                                                Abraços
                                                Acho que fizeste uma optima compra.

                                                Fico tambem deveras contente por seres mais um a rejeitar a skoda, uma marca que todos gabam e tentam impingir mas que na hora da decisão nao promete o que por aqui se fala.

                                                Ainda estou à espera dum octavia 1.6 tdi 105 por 21.500 euros com qualidade golf como aqui se fala muitas vezes

                                                Parabens pelo laguna, é um excelente produto

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                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por zenyne Ver Post
                                                  Já fiz a compra.
                                                  Optei pelo Renault Laguna.

                                                  Para além de os meus pais terem gostado mais do Laguna (e eu pessoalmente também), em termos de negócio era uma melhor proposta. Para um preço de tabela de 32200€, venderam-mo por 26500€ e ainda me ofereceram os sensores de estacionamento traseiro (cerca de 250€). No total consegui um desconto de quase 6000€ o que é muito bom. E fico com um carro com espaço suficiente e com um motor que não compromete. Para além de que o conforto é sempre garantido nas marcas francesas.

                                                  Espero que o possam entregar ainda antes do Natal. Ainda falta tratar de algumas papeladas relacionadas com o abate.

                                                  Fica desde já prometido um DB e fotos para quando chegar o bicho...

                                                  Abraços

                                                  Só para dizer que não te vais arrepender.
                                                  A minha 2.0 dci está com quase 3 anos, 54 000 km e zero problemas. Tem um motor que é um mimo.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por Lolada Ver Post
                                                    Acho que fizeste uma optima compra.

                                                    Fico tambem deveras contente por seres mais um a rejeitar a skoda, uma marca que todos gabam e tentam impingir mas que na hora da decisão nao promete o que por aqui se fala.

                                                    Ainda estou à espera dum octavia 1.6 tdi 105 por 21.500 euros com qualidade golf como aqui se fala muitas vezes

                                                    Parabens pelo laguna, é um excelente produto
                                                    Caladinho eras um einstein. Arranjas um octavia por 21500 melhor porque por esse valor não compras um golf.

                                                    Quanto a Laguna, ele não tinha grande alternativa, para este ano não arranjava um superb.

                                                    Resta desejar-lhe boa sorte, que não passe a vida no mecânico.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                                                      Só para registo os tão afamados e EXCELENTES materiais VAG que neste fórum (e na Auto Hoje) fazem doutrina!

                                                      Nem se nota que algo bastante pesado e vincado caiu com força nessa zona nem nada...
                                                      Acho que desta vez estiveste mal na tua tentativa de denegrir o produto...

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        São dois carros que pelo mesmo preço não têm comparação possível. Apesar de terem motores de igual potência, em termos de cilindrada são diferentes, pelo que um paga mais imposto que outro.

                                                        O Laguna é muito melhor equipado e estou em crer que a relação peso/potência seja melhor.
                                                        O Superb é muito grande, mais pesado, pelo que deverá andar menos e gastar mais.

                                                        Eu escolheria as carrinha laguna!

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
                                                          Caladinho eras um einstein. Arranjas um octavia por 21500 melhor porque por esse valor não compras um golf.

                                                          Quanto a Laguna, ele não tinha grande alternativa, para este ano não arranjava um superb.

                                                          Resta desejar-lhe boa sorte, que não passe a vida no mecânico.
                                                          Até parece que toda a gente que tem Renaults passa a vida no mecânico.

                                                          Comentário

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