Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Revisões...há quem se importe e há quem seja desleixado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Revisões...há quem se importe e há quem seja desleixado

    Muitos de vós (pelo menos os mais velhos por aqui) lembram-se de um Seat Arosa 1.0 azulinho que foi a mascote de um almoço AHO por ser o mais fracote no meio de tantas bombas dos ricalhaços aqui do tasco.

    Este carro está agora nas minhas mãos (nas da minha mulher mais concretamente).

    Pois bem, foi um carro ao melhor estilo "pau para toda a obra" e as revisões que fez foram em alturas muito dilatadas umas das outras.
    Desde alguns problemas que deu e que foram mal resolvidos em mecânicos de qualidade duvidosa até pequenas coisas que por puro desleixo estavam nas últimas como escovas limpa-vidros e algumas borrachas, recipiente do líquido de lava-vidros quase vazio, 1 stop fundido e pasme-se na última revisão (que desconheço onde tenha sido feita) o óleo que deram ao carro foi um....15W40.....
    Massa consistente portanto em vez de óleo.

    Uma coisa boa que ele tem é um rádio CD da Kenwood que era do meu defunto R19 e que na sequência do abate foi para este Arosa.

    Bem, o que interessa é que o carro está finalmente em boas mãos e vou começar a resolver alguns problemas mais urgentes:

    Hoje
    - Bateria nova. A que tinha já estava pronta para o funeral
    - Escovas limpa-vidros novas
    - lâmpada de stop nova
    - encher o depósito do limpa-vidros e acertar o líquido de refrigeração (com líquido minimamente decente claro)

    Brevemente
    - Revisão profunda (tirar aquela pasta toda que deve ter dentro do cárter)
    - 4 pneus (estão muito ressequidos e já com rachas na borracha)
    - 4 amortecedores
    - 4 tampões originais novos
    - perceber o que se passa com o fecho centralizado porque nem sempre funciona.


    Agora pergunto eu: é normal ser-se assim tão desleixado com um bem que custa dinheiro (este Arosa foi adquirido novo em 1998) e que quanto mais aprumado andar em termos de mecânica, melhor a fiabilidade e consequentemente maior a poupança?
    Editado pela última vez por apagdo; 08 December 2010, 00:28.

    #2
    Bruno,

    mesmo tendo em conta que se trata de um carro com 12 anos, acredito que muito depende da estima que se dá ao material. Vendi em 12/2008 um carro com 10 anos que parecia ter 1! Aquilo quem o comprou foi so meter gasolina e andar (vendi-o com 120 mil kms). Hoje tem salvo erro 150 mil kms e continua igual. Nem amortecedores levou ainda (!), embraiagem, nada! Tudo no sítio!

    Se é possível ser tão desleixado? Olha que nem sei, todos os dias vejo carros que apetece "apadrinhar" de tão mal estimados que estão. Está bem que é um bem material, para muitas pessoas um electrodoméstico com rodas, mas porra uma lavagem por mês, manutenção em dia mesmo que seja fora da marca ou por mão própria, o mínimo indispensável, nota-se!

    Mas pasmem-se que já vi num concessionário de uma marca, oficial, um carro com 4 mil kms a mais que os que devia ter para fazer a revisão... e andou ai...

    Comentário


      #3
      Olha a mascote do Caramulo ainda anda

      Quanto a tua questão, sim há muita gente para quem o carro é apenas e só um objecto de locomoção, e mete gasolina/gasóleo porque tem mesmo que meter, senão nem isso metia. Eu conheço algumas pessoas assim , e consequentemente alguns casos como esse que relatas.

      Comentário


        #4
        há pessoa assim. E isto torna-se mais grave com carros de serviço. Como não é delas é o bota para a frente.

        Também há a versão de sujeito que tem o carro como a lixeira. Tudo que é lixo, latas, garrafas, etc, está no chão ou no banco de trás.

        A mim mete-me um pouco de espécie estas (não) acções porque levo sempre o carro a tempo e horas ás revisões na marca e sempre que noto algo de errado mando ver e substituir.

        Comentário


          #5
          eu não me preocupo com isso nos carros dos outros, mas quando vejo um carro assim só diz o que a pessoa é, e se for gaja fujo a sete pés

          Comentário


            #6
            Bruno, muito do descuido nas revisões dos carros, na minha opinião, nem é falta de dinheiro ou de tempo; é mesmo ignorância.

            Ignorância na escolha de um bom óleo (a maioria sabe lá o que é um óleo sintético ou semi-sintético), no desgaste de certos componentes - quantas pessoas compram um usado sem sequer mudar, por exemplo, a correia de distribuição, verificarem as velas (a gasolina e a gasóleo) ou mesmo os filtros. E isto sem referir o completo desconhecimento do que são os calços de travão, do desgaste que levam os discos etc...

            O meu pai, por exemplo, que pouco entendia de mecânica, praticamente só mandava mudar o óleo, o filtro de ar e as velas (os platinados no Fiat 128). Quando comecei a estudar mecânica automóvel e a conviver com os "petrolheads" lá de Famalicão vi a desgraça em que estava o Clio 1.2 que ele comprou usado.
            Foram logo mudados os discos, a correia de distribuição, bomba de água, o filtro de gasolina e as velas, a água da torneira no vaso de expansão foi mudada por liquido de refrigeração e o vaso (todo cheio de barro) foi comprado novo por 7€.

            Comentário


              #7
              Tenho andado estes dias com o carro de um familiar, que o comprou há uns meses usado, e não lhe fez nem viu absolutamente nada.

              Eu é que lhe acrescentei óleo e líquido de radiador esta semana, porque o carro começou-me a falhar (a gás) e quando fui ver o reservatório do líquido de radiador estava completamente seco, nem sequer vapor (depois também lá fui ver o óleo que, para além de negro, estava abaixo do mínimo).

              O dono sabe perfeitamente que o motor precisa de líquido de radiador e óleo, mas quer lá saber. É mesmo o extremo do desleixo.

              Depois há a questão do dinheiro. Conheço muitos que o carro devia mudar óleo de 15 em 15, e muda de 25 em 25. Como fica caro (nem toda a gente sabe sequer mudar o óleo e portanto vai ao mecânico - e na verdade não se preocupam muito em aprender, nesta parte entra o desleixo) vai-se facilitando. Quando o motor agarra deitam as mãos à cabeça.
              Editado pela última vez por SRLA; 08 December 2010, 10:09.

              Comentário


                #8
                Todos os meus carros têm ido sempre à marca para fazer as devidas revisões. Como percebo pouco de mecânica, não gosto de arriscar e colocar o carro nas mãos de mecânicos do bairro (não que os da marca sejam melhores, mas sempre tenho mais garantias, ou assim espero). Só o meu Clio II com 10 anos (a caminho dos 11) e 99000km é que tem sido mais desleixado porque estou para o trocar. Mas mesmo assim o desleixo nem é muito: devia fazer a revisão dos 2 anos este ano, mas como só fez 7000km dos 20000kms do óleo (apenas faz cidade e cerca de 6/7kms dia e nem todos os dias), optei por não fazer a revisão; o AC deve estar com uma fuga e julgo que está a precisar de mudar o catalizador mas não o devo trocar pela razão anteriormente enunciada. De resto sempre passou na inspecção sem qualquer problema.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                  Muitos de vós (pelo menos os mais velhos por aqui) lembram-se de um Seat Arosa 1.0 azulinho que foi a mascote de um almoço AHO por ser o mais fracote no meio de tantas bombas dos ricalhaços aqui do tasco.

                  Este carro está agora nas minhas mãos (nas da minha mulher mais concretamente).

                  Pois bem, foi um carro ao melhor estilo "pau para toda a obra" e as revisões que fez foram em alturas muito dilatadas umas das outras.
                  Desde alguns problemas que deu e que foram mal resolvidos em mecânicos de qualidade duvidosa até pequenas coisas que por puro desleixo estavam nas últimas como escovas limpa-vidros e algumas borrachas, recipiente do líquido de lava-vidros quase vazio, 1 stop fundido e pasme-se na última revisão (que desconheço onde tenha sido feita) o óleo que deram ao carro foi um....15W40.....
                  Massa consistente portanto em vez de óleo.

                  (...)
                  Às vezes essas situações até proporcionam boas oportunidades de negócio.

                  Foi exactamente o que se passou com o Peugeot 106 da minha mulher, que comprámos por 1350 €, super-equipado (incluindo A/C, algo bastante raro nesta gama e época ) porque o dono anterior foi honesto e reconheceu que o carro precisava de uma revisão geral, mesmo não tenho problemas graves. Fiz essa revisão por +/- 400 €, e fiquei com um carro que, em média, se pedia quase sempre acima de 2000 € por ele no "site do costume".

                  Comentário


                    #10
                    Posso lavar o carro só quando é preciso (inspecção, ocasiões especiais, por estar imundo), mas pelo menos não deixo de passar o pano húmido ou a mangueira (em caso de necessidade) para tirar sujidade fora do normal (terra, fezes de aves,...).

                    De resto verifico os níveis de vez em quando, uso liquido para o radiador e não água, vejo a pressão dos pneus de vez em quando (desde que as mangueiras das bombas de ar estejam em bom estado).

                    Também não deixo que o depósito de combustível passe de 1/4 para baixo.

                    Agora tenho uma dúvida. Nas últimas vezes que fui meter gasolina, não tenho enchido o depósito na totalidade. Isso também pode causar problemas?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                      Muitos de vós (pelo menos os mais velhos por aqui) lembram-se de um Seat Arosa 1.0 azulinho que foi a mascote de um almoço AHO por ser o mais fracote no meio de tantas bombas dos ricalhaços aqui do tasco.

                      Este carro está agora nas minhas mãos (nas da minha mulher mais concretamente).

                      Pois bem, foi um carro ao melhor estilo "pau para toda a obra" e as revisões que fez foram em alturas muito dilatadas umas das outras.
                      Desde alguns problemas que deu e que foram mal resolvidos em mecânicos de qualidade duvidosa até pequenas coisas que por puro desleixo estavam nas últimas como escovas limpa-vidros e algumas borrachas, recipiente do líquido de lava-vidros quase vazio, 1 stop fundido e pasme-se na última revisão (que desconheço onde tenha sido feita) o óleo que deram ao carro foi um....15W40.....
                      Massa consistente portanto em vez de óleo.

                      Uma coisa boa que ele tem é um rádio CD da Kenwood que era do meu defunto R19 e que na sequência do abate foi para este Arosa.

                      Bem, o que interessa é que o carro está finalmente em boas mãos e vou começar a resolver alguns problemas mais urgentes:

                      Hoje
                      - Bateria nova. A que tinha já estava pronta para o funeral
                      - Escovas limpa-vidros novas
                      - lâmpada de stop nova
                      - encher o depósito do limpa-vidros e acertar o líquido de refrigeração (com líquido minimamente decente claro)

                      Brevemente
                      - Revisão profunda (tirar aquela pasta toda que deve ter dentro do cárter)
                      - 4 pneus (estão muito ressequidos e já com rachas na borracha)
                      - 4 amortecedores
                      - 4 tampões originais novos
                      - perceber o que se passa com o fecho centralizado porque nem sempre funciona.


                      Agora pergunto eu: é normal ser-se assim tão desleixado com um bem que custa dinheiro (este Arosa foi adquirido novo em 1998) e que quanto mais aprumado andar em termos de mecânica, melhor a fiabilidade e consequentemente maior a poupança?
                      É!
                      Exactamente porque custa o que custa é que é estúpido que depois ainda precise de ser tratado como um bebé.
                      Eu detesto que aquela porcaria precise disto ou daquilo. Sempre tive algum cuidado com coisas que influenciem a segurança, mas em termos mais gerais, é meio "à balda". O Civic, vai às revisões programadas a tempo e horas, mas volto a dizer que detesto que precise desses cuidados todos (eu percebo que precise!) porque eu nem gasolina gosto de ir meter. O que eu gosto é de conduzir os carros, não tratar deles.

                      Comentário


                        #12
                        So costumo ter em atencao o nivel do oleo (o meu mama muito) e pouco mais...noutro dia lembrei-me de ver a pressao do pneus

                        Conheco quem tivesse um mercedes 200d e so lhe fazia a revisao quando ja custava o carro a andar (ainda mais)...intervalos de 200milkms entre revis#oes era normal.

                        Comentário


                          #13
                          em todos os carros cá de casa, os carros vao sempre á revisão a tempo e horas, o meu toyota avensis anda sempre limpinho, e no minimo barulho invulgar que ouça levo logo´a oficina, ainda no outro dia quando fui buscar o carro á revisão o mecanico disse que o carro tava inpecavel e ainda vai durar uns bons ano, portanto o nivel de fiabilidade de um carro não depende da marca, mas sim da estima que damos ao carro

                          Comentário


                            #14
                            A maioria das pessoas será um pouco descuidada com essas coisas, agravando com estes tempos de crise, onde o carro irá andar até morrer ou haver €€€.
                            Podemos ainda colocar nesse lote as senhoras, conheço várias que não fossem terceiros, nem ar nos pneus levava.
                            E o tipo de carro já com alguns anos, sem grande interesse (de valor, performance ou colecção) que é apenas para "levar porrada".

                            No meu caso não ligo muito à limpeza exterior, no entanto tento sempre que andem um brinco em termos mecânicos, então com o Corsa que já o conhecia bem, ao mínimo ruído tinha que ser descoberta a causa.
                            Com o actual é o mesmo, o óleo já fez um ano, está na altura de mudar...

                            Comentário


                              #15
                              Vou dar o meu testemunho: o carro para mim é como as asas para o aviao - nada feito sem elas. Tenho-o ja vai para 5 anos e 2 meses e continuo a tratá-lo como se tivesse vindo hoje. Custou-me dinheiro e portanto se eu nao estrago 1 nota de 5 euros que seja, entao tambem nao trato mal o que custou uma pipa delas. Continuo a fazer as revisoes na marca embora sabendo que a prox (120 000km) vai doer a valer (+- 500€). Prefiro gastar e saber que fico descansado do que pagar metade e andar "ai Jesus". Para acabar dou tanta importancia ás revisoes, que mesmo estando uma vez desempregado fiz na mesma, embora com prejuizo para as minhas finanças.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                .
                                Podemos ainda colocar nesse lote as senhoras, conheço várias que não fossem terceiros, nem ar nos pneus levava.
                                isso acontece muito é no carro da minha irmã, quando me vem visitar, ás vezes reparo que os pneus estão vazios, tenho que ir eu enche-los, ainda há pouco tempo ela teve que comprar dois pneus novos porque já os tinha trilhado.

                                mas isto não é so um problemas das senhora, tambem há muitos homens assim, mas a maioria é sem duvidas as senhoras
                                Editado pela última vez por karane96; 08 December 2010, 17:14.

                                Comentário


                                  #17
                                  O mais engraçado é que muitas das pessoas que não têm cuidado nenhum com os carros são os mesmos que ficam chocados em ver carros novos sem matrícula a serem puxados.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ao último carro que comprei ainda não lhe vi o óleo, líquido de refrigeração ou sequer o líquido do limpa pára-brisas (e faróis). Vejo-lhe os pneus quando calha, e à meses que só vê a água da chuva (e que jeito dá chove forte !). E por vezes andamos em locais que não lembra a ninguém.

                                    Mas isto para mim não representa desleixo. Até porque ando sempre atento a qualquer sintoma que possa surgir e até já substitui 4 amortecedores por ter rebentado com apenas 1.

                                    O carro acima de tudo, é feito para se usufruir e viver, não para ele depender de mim. Convém, no entanto, respeitar ao mínimo certas operações que são vitais para que ele cumpra cabalmente a sua função.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não me consigo ver a ser desleixado com o meu menino...

                                      E não falo em sujidade, em não passar das 3000rpm's para ''não puxar muito por ele''... digo não fazer revisões a tempo e horas, tratar de pequenas falhas e precalços (lampadas e Cª), estar minimamente atento aos niveis dos liquidos do motor, ar dos pneus, etc...

                                      Algumas coisas podem falhar mas por esquecimento.

                                      Preocupo-me com os que uso (que não são meus...) portanto...

                                      Tivesse eu conhecimentos para tal e faria coisas mais a fundo... porque fora saem caras.

                                      Comprando um usado (que me vai acontecer, de certeza) faria uma revisão minima e, se possivel, uma mini-reconstrução. Mas a questão é sempre o dinheiro.
                                      Editado pela última vez por b00ster; 08 December 2010, 20:03.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Ao último carro que comprei ainda não lhe vi o óleo, líquido de refrigeração ou sequer o líquido do limpa pára-brisas (e faróis). Vejo-lhe os pneus quando calha, e à meses que só vê a água da chuva (e que jeito dá chove forte !). E por vezes andamos em locais que não lembra a ninguém.

                                        Mas isto para mim não representa desleixo. Até porque ando sempre atento a qualquer sintoma que possa surgir e até já substitui 4 amortecedores por ter rebentado com apenas 1.

                                        O carro acima de tudo, é feito para se usufruir e viver, não para ele depender de mim. Convém, no entanto, respeitar ao mínimo certas operações que são vitais para que ele cumpra cabalmente a sua função.
                                        O problema é que na questão do óleo, e por vezes também no líquido de refrigeração, só surgem sintomas quando o mal já está feito.

                                        Daí que devam ser verificados e substituídos em intervalos pré-definidos pelo construtor. Não quer dizer que se trocares o óleo 5000Km mais tarde vais dar cabo do motor, quer dizer que arriscas-te, e se acontecer é repentino, já não há nada a fazer.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                          O problema é que na questão do óleo, e por vezes também no líquido de refrigeração, só surgem sintomas quando o mal já está feito.

                                          Daí que devam ser verificados e substituídos em intervalos pré-definidos pelo construtor. Não quer dizer que se trocares o óleo 5000Km mais tarde vais dar cabo do motor, quer dizer que arriscas-te, e se acontecer é repentino, já não há nada a fazer.
                                          Atenção que eu não falho uma manutenção... Agora entre revisões, desleixo-me um pouco, sim...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                            ...

                                            todos os dias vejo carros que apetece "apadrinhar" de tão mal estimados que estão.

                                            ...
                                            Eu tb sinto isso qdo vejo carros abandonados. Dá mesmo vontade de ficar com eles e po-los de volta a andar.


                                            -------

                                            Em relação ao tópico, já vi com cada coisa que não lembra a ninguém. Nem revisões, nem pneus, nem nada. A única preocupação era a gasolina, se não o carro não andava.

                                            No meu caso: revisões a tempo e horas, pneus, liquidos e limpeza interior não falham.
                                            O que descuro um bocado é a limpeza exterior. Costumo lavar 1x por ano, antes de ir à inspecção.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post

                                              Desde alguns problemas que deu e que foram mal resolvidos em mecânicos de qualidade duvidosa até pequenas coisas que por puro desleixo estavam nas últimas como escovas limpa-vidros e algumas borrachas, recipiente do líquido de lava-vidros quase vazio, 1 stop fundido e pasme-se na última revisão (que desconheço onde tenha sido feita) o óleo que deram ao carro foi um....15W40.....
                                              Massa consistente portanto em vez de óleo.

                                              Uma coisa boa que ele tem é um rádio CD da Kenwood que era do meu defunto R19 e que na sequência do abate foi para este Arosa.

                                              Bem, o que interessa é que o carro está finalmente em boas mãos e vou começar a resolver alguns problemas mais urgentes:

                                              Hoje
                                              - Bateria nova. A que tinha já estava pronta para o funeral
                                              - Escovas limpa-vidros novas
                                              - lâmpada de stop nova
                                              - encher o depósito do limpa-vidros e acertar o líquido de refrigeração (com líquido minimamente decente claro)

                                              Agora pergunto eu: é normal ser-se assim tão desleixado com um bem que custa dinheiro (este Arosa foi adquirido novo em 1998) e que quanto mais aprumado andar em termos de mecânica, melhor a fiabilidade e consequentemente maior a poupança?
                                              Txi que exagero, antigamente não havia cá sintéticos e já andava taxis a fazer um milhão sem abrir motor. (se calhar mais do que agora... mas isso é outra conversa).

                                              Há quem pense que vai logo ficar com o motor cheio de folgas e não sei que mais. Só a titulo de exemplo o 2.0i do Laguna que sempre levou 15w40 (GTX3) e já tinha mais de 160 mil kms quando o meu pai ao ver-me a colocar 5w40 100% sintético no meu 323F (neste momento a caminhar para os 160 mil kms) questionou-me sobre o óleo. Expliquei-lhe as vantagens do sintético e decidiu colocar no Laguna.
                                              Avisei que não era adequado porque o motor já devia ter alguns depósitos do óleo antigo e que provavelmente poderá começar a beber óleo. Cabeça dura como é não quis saber, respondendo que o motor está como novo e não sei que mais. Lá colocou o 5w40... E não é que já fez uns 20 mil kms com aquele óleo (muda à volta dos 10 mil) e o carro continua a beber muito pouco, fazendo mais de 10k kms sem chegar ao meio da vareta.

                                              Dai eu digo, em principio não será a morte do motor, quando for o momento de mudar por descarga de consciência coloca lá o sintético.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Cá em casa respeita-se escrupulosamente todos os intervalos indicados pela marca, até se realiza sempre com alguns kms (não muitos) a menos e acho que tivemos sorte em nunca ter tido um carro problemático, como infelizmente já vi muitos casos por aqui

                                                Mas acho que as mulheres (desculpem, mas vou já fugir), descuram mais este aspecto no geral... Dou como exemplo a minha mãe, se puser gasóleo e não me pedir já tenho muita sorte Se não for eu a lavar o carro dela, aspirar, ver o óleo e os intervalos de manutenção, pressão dos pneus, líquido do pára-brisas, escovas etc não sei o que seria do podre coitado

                                                Lindo lindo era a minha avó ter carro, aposto que se acabasse a gasolina ainda punha um óleo da cozinha ou um vinho para aquilo andar

                                                Resumindo, acho muito importante que se respeitam os intervalos de manutenção, principalmente em carros com mais alguma idade e kms (onde normalmente as pessoas começam a descurar este aspecto), pois é necessário andar mais em cima de certos aspectos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                                  Posso lavar o carro só quando é preciso (inspecção, ocasiões especiais, por estar imundo), mas pelo menos não deixo de passar o pano húmido ou a mangueira (em caso de necessidade) para tirar sujidade fora do normal (terra, fezes de aves,...).

                                                  De resto verifico os níveis de vez em quando, uso liquido para o radiador e não água, vejo a pressão dos pneus de vez em quando (desde que as mangueiras das bombas de ar estejam em bom estado).

                                                  Também não deixo que o depósito de combustível passe de 1/4 para baixo.

                                                  Agora tenho uma dúvida. Nas últimas vezes que fui meter gasolina, não tenho enchido o depósito na totalidade. Isso também pode causar problemas?
                                                  Também não deixo o carro entrar na reserva, o depósito pode ter algumas impurezas e dar um 31...Mas não há problema nenhum em não "atestares", porque perguntas isso? Aliás, se fizeres poucos kms, recomenda-se mesmo que não atestes porque a gasolina perde propriedades

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Neste momento de crise, o que me preocupa é o número crescente de pessoas que não fazem uma manutenção normal aos seus carros, colocando em causa a sua segurança e a dos outros.
                                                    Isto para não falar no crescente número de viaturas a circular sem seguro que é neste momento uma monstruosidade e uma falta de respeito para com os outros que circulam na estrada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Apenas para não ficar a mensagem errada neste tópico, um óleo 15w40 é tão óleo como qualquer outro óleo.

                                                      Os óleos devem ser colocados de acordo com o que é aconselhado para o motor em questão, e não por outro qualquer factor.

                                                      Não faltam motores em que o aconselhado em condições normais, ou em condições particulares (temperaturas altas) é o 15w40.


                                                      Neste caso deve de facto ser um 10w40.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                        Cá em casa respeita-se escrupulosamente todos os intervalos indicados pela marca, até se realiza sempre com alguns kms (não muitos) a menos e acho que tivemos sorte em nunca ter tido um carro problemático, como infelizmente já vi muitos casos por aqui

                                                        Mas acho que as mulheres (desculpem, mas vou já fugir), descuram mais este aspecto no geral... Dou como exemplo a minha mãe, se puser gasóleo e não me pedir já tenho muita sorte Se não for eu a lavar o carro dela, aspirar, ver o óleo e os intervalos de manutenção, pressão dos pneus, líquido do pára-brisas, escovas etc não sei o que seria do podre coitado

                                                        Lindo lindo era a minha avó ter carro, aposto que se acabasse a gasolina ainda punha um óleo da cozinha ou um vinho para aquilo andar

                                                        Resumindo, acho muito importante que se respeitam os intervalos de manutenção, principalmente em carros com mais alguma idade e kms (onde normalmente as pessoas começam a descurar este aspecto), pois é necessário andar mais em cima de certos aspectos
                                                        Isso é verdade, aposto que a minha maria nem se lembra que em janeiro o carro tem de ir à revisão, nunca vê o oleo, pressao dos pneus etc etc, de resto tem cuidado ao usa-lo, nao sobe passeios por exemplo etc.

                                                        Eu tenho cuidado com o meu no uso do dia-a-dia, bastante até, o problema é nunca ir ao banho(por dentro está limpinho), de resto fiz a revisão aos 20.000km's, era suposto ser aos 30.000, depois deixei de fazer km's, agora está a fazer 2 anos vai com 30.000..à revisão dos 2 anos.

                                                        E mesmo assim não esperei até Março vai já daqui a uns dias.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Normalmente é mais por situação financeira que desleixo, mas também existem aquelas aves raras (como o meu pai) que acham que a manutenção só é necessária quando o carro avaria ou está perto disso, o meu carro quando esteve nas mãos do meu pai andou 3 anos sem ir a uma revisão, a desculpa era "ah e tal n faz muitos kms" e andava com pneus com 10 anos atrás ... e não valia a pena eu protestar pq n ia a lado nenhum.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                            Também não deixo o carro entrar na reserva, o depósito pode ter algumas impurezas e dar um 31...Mas não há problema nenhum em não "atestares", porque perguntas isso? Aliás, se fizeres poucos kms, recomenda-se mesmo que não atestes porque a gasolina perde propriedades
                                                            eu ouço falarem muito nessa questão das impurezas, mas duvido que isso aconteça, pois durante o trajecto que um carro faz o combustivel que está no deposito anda por ali aos saltos que nem um doido, será que os residuos (a haver) ficam mesmo no fundo? não estão constantemente a serem mexidos?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X