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Fumarolas dos novos...

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    Fumarolas dos novos...

    Hoje em dia os carros novos deixam me um pouco preocupado.
    Não e a primeira ,nem a segunda, nem a terceira vez que vejo passats/a4/c220d novos com uma ou duas semanas a largar fumo que nao se pode..O que se passa afinal?Aqui em casa há um gts 1.9cdti 150 de novembro/2005 e um toledo 1.9 110 de 2000 e apenas o toledo larga algum fumo, coisa pouca nos arranques, normal depois de 6 anos semp a andar(digo eu)

    preocupante?talvez...pelo preço que estes custam...


    cmpts


    EDIT: refiro-me aos diesel.

    #2
    Isso acontece quando se leva o carro a altas rotações ou quando se anda a baixas a acelerar;)

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      #3
      Isso tb acontece qdo se faz reprogramações para aumentar a cavalagem!

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        #4
        citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

        Isso acontece quando se leva o carro a altas rotações ou quando se anda a baixas a acelerar;)

        mas porque?não vejo motivo para carros novos isso acontecer coisa que eu nao me lembro de ver antes..

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          #5
          citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

          Isso acontece quando se leva o carro a altas rotações ou quando se anda a baixas a acelerar;)
          Ou então quando o motor já não é puxado à muito tempo!;)

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            #6
            A minha SW já tem filtro de partículas, e não sei se é por isso, ou não, é dos diesel que menos fumo deita, no entanto na versão de 136cv deitava algum fumo, penso que o normal.

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              #7
              citação:Originalmente colocada por Gugul

              Isso tb acontece qdo se faz reprogramações para aumentar a cavalagem!

              não tou a ver o Sr. manel da esquina com 70 anos a fazer repros ao seu 2.0tdi..

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Luis Pedro

                citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                Isso acontece quando se leva o carro a altas rotações ou quando se anda a baixas a acelerar;)

                mas porque?não vejo motivo para carros novos isso acontecer coisa que eu nao me lembro de ver antes..
                Isso já não sei explicar... Ao que me parece isso acontece com mais intensidade nos TDI

                Comentário


                  #9
                  Carros que cumpram a norma Euro 4 e tenham filtro de particulas é estranho que deitem muito fumo negro. Julgo que nesses modelos o filtro de particulas infelizmente é opcional em Portugal (há países em que é de série, por cá parece que quem compra carros de 50 mil euros ou mais não pode dar mais 500 pelo filtro [v])

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Bolide

                    Carros que cumpram a norma Euro 4 e tenham filtro de particulas é estranho que deitem muito fumo negro. Julgo que nesses modelos o filtro de particulas infelizmente é opcional em Portugal (há países em que é de série, por cá parece que quem compra carros de 50 mil euros ou mais não pode dar mais 500 pelo filtro [v])
                    Depende da marca e modelo, no Mazda 6 é de série e realmente deita pouco ou nenhum fumo preto.

                    Comentário


                      #11
                      Também já reparei no mesmo... Mas não é só quando se acelera a fundo em baixa rotação ou quando se puxa pela carroça... Ainda ontem vinha atrás de um Passat novo e comentei esse assunto com a minha namorada. Não se admite um Passat (quem diz passat, diz A4, Leon, etc...) com 2/3 meses, fazer mais fumo que o meu Clio, que já conta com 13 anos de serviço e + de 265.000Km... [8)]

                      Comentário


                        #12
                        O 2.0 TDI "borra-se" todo, possivelmente tambem podera ser do oleo que e utilizado.
                        Podera tambem haver uma falta de afinacao numa qualquer valvula. A electronica corroe os mecanicos.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por underground

                          citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                          Isso acontece quando se leva o carro a altas rotações ou quando se anda a baixas a acelerar;)
                          Ou então quando o motor já não é puxado à muito tempo!;)
                          tanbem póde acontecer...o meu até faz pouquissimo fumo,mas tá 100%stock e léva calor com frequencia,pra não deixar o carvão agarrar.:D

                          Comentário


                            #14
                            Por falar nisso, hoje ao meu lado no semáforo estava um león FR ou lá como se chama todo apiriquitado com saias, jantes, pretinho TDI todo vermelho e pus-me a olhar para o carro!

                            O tipo topou, ficou inchado e quando o semáforo passou a verde acelerou e desapareceu... numa nuvem de fumo negro, literalmente! Só o voltei a ver parado no semáforo seguinte, mas aquela fumarada meteu respeito! Envergonha alguns veículos da carris desses mais antigos! Haviam de pôr o gajo a fumar dez minutos o escape do carro!

                            Voltando ao tópico, há imensas variáveis, desde as repro, à qualidade do gasóleo, muito acelerador com pouca rotação, inexistência de filtro de partículas etc, etc....

                            Comentário


                              #15
                              Por acaso noutro dia arrancou um A4 2.0 TDI deste ano a minha frente e aquilo fez uma fumarada desgraçada.
                              Até pensei pra comigo, agora sei porque é que o TDIs tem fama de andar mt, tiram a visibilidade aos concorrentes!

                              Acho que é normal naqueles motores deitarem algum fumo.

                              Comentário


                                #16

                                Ganda Fumarada!!!:D

                                Comentário


                                  #17
                                  o meu (1.9 cdti) no 2º ou no 3º deposito deitava uma bela fumarada quando arrancava e por mais leve que fosse o arranque... dps nos depositos seguintes nc mais fez o mm..
                                  fiquei sem saber se era do gasoleo (repsol) ou se foi alguma outra coisa.

                                  e eu ate estive para por o filtro de particulas. mas com o seu preço acima dos 900 euros não se pode dizer que é mto convidativo.
                                  só metem o IA a olhar para o CO2 e dps dá nisto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    o fumo é derivado do gasoleo que não foi queimado convenientemente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                      o fumo é derivado do gasoleo que não foi queimado convenientemente.
                                      mas a fumarada melhora drásticamente com o filtro de partículas?

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Mazda 6 SW

                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                        o fumo é derivado do gasoleo que não foi queimado convenientemente.
                                        mas a fumarada melhora drásticamente com o filtro de partículas?
                                        sim, mas tb os sistemas de injecção têm evoluido mto, com várias injecções por ciclo para evitar desperdicios e optimizar a queima.

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                          citação:Originalmente colocada por Mazda 6 SW

                                          citação:Originalmente colocada por AF147

                                          o fumo é derivado do gasoleo que não foi queimado convenientemente.
                                          mas a fumarada melhora drásticamente com o filtro de partículas?
                                          sim, mas tb os sistemas de injecção têm evoluido mto, com várias injecções por ciclo para evitar desperdicios e optimizar a queima.
                                          Boa ;)
                                          e é verdade que alguns motores diesel mais evoluídos usam gasóleo adicional em sistemas que reduzem as vibrações do mesmo? Contaram-me isto mas fiquei na dúvida... cheira-me a tanga

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Mazda 6 SW

                                            citação:Originalmente colocada por AF147

                                            citação:Originalmente colocada por Mazda 6 SW

                                            citação:Originalmente colocada por AF147

                                            o fumo é derivado do gasoleo que não foi queimado convenientemente.
                                            mas a fumarada melhora drásticamente com o filtro de partículas?
                                            sim, mas tb os sistemas de injecção têm evoluido mto, com várias injecções por ciclo para evitar desperdicios e optimizar a queima.
                                            Boa ;)
                                            e é verdade que alguns motores diesel mais evoluídos usam gasóleo adicional em sistemas que reduzem as vibrações do mesmo? Contaram-me isto mas fiquei na dúvida... cheira-me a tanga
                                            sei que existem sistemas para reduzir as vibrações nos motores diesel. agora usarem gasóleo para fazerem isso, nunca ouvi falar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              o meu 1.9 tdi deita mt pouco fumo...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho reparado nessa fumarada em quase todos os carros novos que utilizam o 2.0 TDI na altura do arranque ou quando vão a carregar nuito no acelerador com mudanças altas e com os motores a baixa rotação. Se tem a ver ou não com o gasóleo não sei, o que sei é que no A6 2.0 TDI do meu vizinho que utiliza apenas aqueles gasóleos mais caros XPTO tal aontecia muito pouco e agora que mudou o óleo nem se vê quase fumo nenhum mesmo quando pisa no prego a fundo.

                                                Já me aconteceu num motor turbo diesel fazer uma fumarada danada quando mandava umas aceleradelas maiores, nesse não tive dúvidas que foi devido a ter utilizado uma marca de óleo (por acaso até muito conceituada), a partir do momento que já tinha feito mais de 5.000 Km com o óleo o fumo foi aumentando, chegando a um ponto que pensei que o otor do jipe estava avariado, quase antes de mudar o óleo aos 10.000 km numa subida ao ultrapassar um pesado comecei a ouvir a buzina deste insistentemente, quando olhei pelo retrovisor quase nem via o camião, tal a fumarada negra que ficou para trás, parece que ia a queimar carvão:D:D Mudei novamente para a marca de óleo que usava anteriormente e nunca mais tal aconteceu, quando fez 4 anos e o levei à IPO lembro-me do tipo que fez a inspecção comentar admirado que com 154.000 Kms o motor do jipe ainda não fazia fumo nenhum nem com acelerador a fundo, que tal ausência de fumo nem era normal neste tipo de viaturas ao fim de tanto uso

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  que eu saiba o óleo não entra na combustão, como é faz mais ou menos fumo conforme a marca de óleo que usa? [8)]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Penso eu (não tenho a certeza) que determinados óleos não aguentando o castigo de um determinado motor a partir de alguma kilometragem em que começam a perder acentuadamente as suas capacidades devem perder viscosidade o que é capaz de provocar passagem do mesmo para as câmaras de combustão através dos segmentos ou do turbo, foi a única explicação que consegui imaginar e não faço ideia se está ou não correcta, o que sei é que o motor em causa levava 9,5 litros de óleo e por norma fazia 10.000 Km entre cada mudança, nesse intervalo descia do nível máximo apenas 2 ou 3 mm.
                                                    Com o óleo com que aconteceu o fenómeno da fumarada chegou ao nível mínimo ao fim de 7,500 Km, tive que o atestar até ao máximo e salvo erro levou cerca de mais dois litros de óleo para ficar novamente no máximo, quando tinha quase os 10.000 feitos com o óleo estava novamente quase no mínimo, voltei ao óleo anterior (que por acaso era da mesma viscosidade mas de outra marca) e nunca mais aconteceu nem a fumarada nem o consumo exagerado de óleo. Por isso julgo que no meu caso o problema da fumarada era originado pelo tipo de óleo, até pode ter sido outra coisa qualquer, não faço ideia, só sei que aconteceu como disse anteriormente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por JCR

                                                      Penso eu (não tenho a certeza) que determinados óleos não aguentando o castigo de um determinado motor a partir de alguma kilometragem em que começam a perder acentuadamente as suas capacidades devem perder viscosidade o que é capaz de provocar passagem do mesmo para as câmaras de combustão através dos segmentos ou do turbo, foi a única explicação que consegui imaginar e não faço ideia se está ou não correcta, o que sei é que o motor em causa levava 9,5 litros de óleo e por norma fazia 10.000 Km entre cada mudança, nesse intervalo descia do nível máximo apenas 2 ou 3 mm.
                                                      Com o óleo com que aconteceu o fenómeno da fumarada chegou ao nível mínimo ao fim de 7,500 Km, tive que o atestar até ao máximo e salvo erro levou cerca de mais dois litros de óleo para ficar novamente no máximo, quando tinha quase os 10.000 feitos com o óleo estava novamente quase no mínimo, voltei ao óleo anterior (que por acaso era da mesma viscosidade mas de outra marca) e nunca mais aconteceu nem a fumarada nem o consumo exagerado de óleo. Por isso julgo que no meu caso o problema da fumarada era originado pelo tipo de óleo, até pode ter sido outra coisa qualquer, não faço ideia, só sei que aconteceu como disse anteriormente.
                                                      sim, isso acontece.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por squidward


                                                        Ganda Fumarada!!!:D
                                                        isso é q é status

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Então também poderá ser a explicação para o caso do que acontecia ao A6 2.0TDi do meu vizinho que fazia pouco fumo mas fazia algum mesmo com os gasóleos xpto, com o óleo de origem (diz ele que era 0w-30 salvo erro) mamava muito óleo, em 20.000 km teve que reatestar 4 ou 5 vezes, na marca nem lhe levaram dinheiro por isso, era para mudar apenas aos 30.000Km mas no concessionário aconselharam a fazer a mudança de 20.000 em 20.000 Km, pelo que me disse mudaram para outra viscosidade de óleo (salvo erro 5w-30 ou 5w-40) e o carro deixou de consumir óleo à maluca, agora baixa ligeiramente o nível, neste momento está com 37.000Km e ainda não foi preciso fazer mais nenhum acréscimo, o que é certo é que desde a mudança de óleo fumo quase nem se vê...
                                                          Pensando bem, acho que até é nos carros muito novos com esse 2.0 TDI que costumo ver mais fumo, razão porque me admirava e levava a reparar nas matrículas, os que já têm mais uns meses às tantas já mudaram para outros tipos de óleo diferente do de origem e já fazem menos fumo (ou talvez não), vou começar a reparar com mais atenção...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Luis Pedro

                                                            citação:Originalmente colocada por Filipe Braga

                                                            Isso acontece quando se leva o carro a altas rotações ou quando se anda a baixas a acelerar;)

                                                            mas porque?não vejo motivo para carros novos isso acontecer coisa que eu nao me lembro de ver antes..
                                                            Ja sei que me vão cair em cima, e chamar tendencioso,e "daqui" e "dali", mas a verdade é que tb tenho observado que a quantidade de fumo varia de marca de motor para marca de motor.


                                                            Será que a tecnologia empregue / nivel de evolução tb influencia?

                                                            Comentário

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