é engraçado mas nunca tinha pensado nisto e até pode parecer estúpido lol... mas tudo bem que ao ligarmos o A/C o carro gasta mais, mas gasta ainda mais por estar no maximo (e menos por estar no minimo) ou gasta sempre por igual independentemente da intensidade? [8)]
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Uma pergunta inocente sobre Ar Condicionados...
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imported_FragaEtiquetas: Nenhum
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citação:Originalmente colocada por Fraga
é engraçado mas nunca tinha pensado nisto e até pode parecer estúpido lol... mas tudo bem que ao ligarmos o A/C o carro gasta mais, mas gasta ainda mais por estar no maximo (e menos por estar no minimo) ou gasta sempre por igual independentemente da intensidade? [8)]
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Repara depende do tipo de ar condicionado.
Se for manual como tem 1,2,3,4 imagino que seja proporcional a potencia fornecida logo gasta mais conforme o numero escolhido.
Se for automatico gasta proporcionalmente ao esforço. Se estiver 21 graus e quiseres 18 sao 3 graus.
Mas se estiver 40 graus e quiseres 18 sao 21 graus de diferença.
Espero ter explicado bem
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Por acaso eu tinha uma ideia completamente ao contrário...[xx(]
Eu sempre pensei que: em a/c manuais, só tem duas posições: on e off. Se está on o compressor está ligado e gasta, se está off não gasta. Depois só varia a velocidade da ventoinha, que penso que não tem influência relevante nos consumos. Ou seja, o a/c não faz mais nem menos frio por causa da velocidade do ventilador. O que faz aumentar ou diminuir a temperatura é a posição do comando da temperatura, que deixa entrar e passar pelo condensador ar vindo do exterior ou interior conforme a posição da recirculação, ou então aquece ligeiramente ou muito o ar que passa sempre pelo condensador conforme se movimenta o comando da temperatura.
Nos a/c automáticos, parece-me que a coisa é igual, só com a diferença que se regula a temperatura desejada e a mistura ar frio/quente é feita automáticamente.
Resumindo, parece-me a mim que o a/c gasta sempre o mesmo, ou seja não faz menos frio nem mais frio... ele faz sempre frio, o ar é pode ou não voltar a ser aquecido antes de entrar no habitáculo. Basta ver que no inverno muitos a/c´s automáticos estão sempre ligados e no entanto a temperatura do ar dentro do carro é alta.
É claro que quanto maior for a diferença entre a temperatura pretendida e a existente, mais tempo o a/c terá que trabalhar e mais rápida terá que trabalhar a ventoinha da ventilação...
Mas posso estar enganado....;)
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citação:Originalmente colocada por AF147
citação:Originalmente colocada por Fraga
é engraçado mas nunca tinha pensado nisto e até pode parecer estúpido lol... mas tudo bem que ao ligarmos o A/C o carro gasta mais, mas gasta ainda mais por estar no maximo (e menos por estar no minimo) ou gasta sempre por igual independentemente da intensidade? [8)]
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citação:Originalmente colocada por ZingaZinga
o consumo é igual... pode é trabalhar mais tempo e mais vezes... mas o consumo do compressor enquanto ligado é sempre o mesmo.;)
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citação:Originalmente colocada por neoxic
citação:Originalmente colocada por ZingaZinga
o consumo é igual... pode é trabalhar mais tempo e mais vezes... mas o consumo do compressor enquanto ligado é sempre o mesmo.;)
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Os manuais também permitem regular a temperatura do fluxo de ar, não precisa de estar sempre no máximo do frio, apesra de o ter sempre assim.
O carro gasta mais combustível, no entanto pessoalmente acho que compensa bem o conforto. No meu caso não tem razão de ser estar a gramar o calor para poupar 1 litro aos 100, quando isso representa em dinheiro 0.60€.
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imported_DêCêIi
O AC provoca sempre o mesmo consumo, quer esteja no máximo, quer esteja no mínimo.
Acontece porém que alguns sistemas já fazem a gestão de ligar e desligar o compressor automáticamente, dependendo da necessidade de se produzir ar frio, por exemplo.
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Boas. Se os sistemas actuais, que têm modo automático, forem iguais aos sistemas domésticos. o compressor não estará sempre a funcionar. Trabalhará até que se atinja a temperatura desejada e depois ligar-se-á apenas para fazer a gestão dessa temperatura, sim? Não? Expliquem lá...penso que no corola do meu irmão é assim.
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N confundam o ventilador com o A/c.
O compressor só vai exigir mais potência, se se pedir mais frio, mas a diferença n deve ser assim tao significativa. Mas de qquer maneira, numa temp mais baixa=maior consumo.
O ventilador é electrico, e tbem n me parece q a carga q metem ao motor por meterem o ventilador no max seja uma csa do outro mundo, senao daki a pco começam a fazer as contas ao aumento de consumo c cda um dos componentes eléctrico do carro.
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imported_DêCêIi
citação:Originalmente colocada por Rasteirinho
Boas,
Se o compressor consome o mesmo com o AC manual no mínimo ou no máximo não sei, sei é que com o ac desligado e ao relanti o CB marca 0.4l/h, com AC ligado e ventilação no mínimo CB=0.5l/h, AC ligado ventilação máxima, CB=0.7l/h
Cumps
Tudo se resume a seguinte Lei: Nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma.
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No meu caso noto o compressor do AC a entrar... e por exemplo qd ligo o AC e estao tipo 30 graus la fora e ponho 24 no climatronic o AC fica quase no minimo, n se sente perda de potencia e ouve se raramente o compressor a entrar.
Se tiverem 35-40 graus e eu colocar a 21graus o AC nota se e bem k vai a trabalhar mais.É logico entao k vai forçar mais o motor logo gastar mais.
Atençao k o k voces veem nos CBs dos carros é o valor normal... qd ligam o AC a ECU aumenta a quantidade de gasoleo/gasolina para o motor aguentar o compressor... mas apesar do compressor ligar e desligar o motor mantem smp a mesma quantidade de gasoleo. No meu carro aumenta 2mg/r ao relanti qd ligo o AC.
Cumps
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citação:Originalmente colocada por AF147
citação:Originalmente colocada por Fraga
é engraçado mas nunca tinha pensado nisto e até pode parecer estúpido lol... mas tudo bem que ao ligarmos o A/C o carro gasta mais, mas gasta ainda mais por estar no maximo (e menos por estar no minimo) ou gasta sempre por igual independentemente da intensidade? [8)]
Mas o A/C do teu carro tem "inverter" ? [:0]
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