Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma pergunta inocente sobre Ar Condicionados...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uma pergunta inocente sobre Ar Condicionados...

    é engraçado mas nunca tinha pensado nisto e até pode parecer estúpido lol... mas tudo bem que ao ligarmos o A/C o carro gasta mais, mas gasta ainda mais por estar no maximo (e menos por estar no minimo) ou gasta sempre por igual independentemente da intensidade? [8)]

    #2
    Não sei...

    Mas será que gastamos mais combustivel a 80km/h ou a 150km/h?

    Depende de várias variáveis mas acho que em geral sim, mais intensidade, mais consumo.

    Comentário


      #3
      citação:Originalmente colocada por Fraga

      é engraçado mas nunca tinha pensado nisto e até pode parecer estúpido lol... mas tudo bem que ao ligarmos o A/C o carro gasta mais, mas gasta ainda mais por estar no maximo (e menos por estar no minimo) ou gasta sempre por igual independentemente da intensidade? [8)]
      o teu frigorifico gasta mais luz se estiver no minimo ou se estiver no máximo?

      Comentário


        #4
        Embora nunca tenha feito a experiência (não tenho AC no meu carro, e nos que têm nunca me lembrei de experimentar), parece-me lógico que gaste tanto mais quanto maior for a intensidade. Mais ar tem de bombear por isso parece-me lógico que gaste mais.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por AF147
          o teu frigorifico gasta mais luz se estiver no minimo ou se estiver no máximo?
          Gasta sempre mais quando está na máxima força / temperatura mínima, pelo simples facto que para manter uma temperatura mais baixa o motor vai arrancar mais vezes.

          Comentário


            #6
            Repara depende do tipo de ar condicionado.

            Se for manual como tem 1,2,3,4 imagino que seja proporcional a potencia fornecida logo gasta mais conforme o numero escolhido.

            Se for automatico gasta proporcionalmente ao esforço. Se estiver 21 graus e quiseres 18 sao 3 graus.

            Mas se estiver 40 graus e quiseres 18 sao 21 graus de diferença.

            Espero ter explicado bem

            Comentário


              #7
              Claro que gasta mais, basta ver no CB ao relanti, quanto mais intensidade maior o consumo.
              Cumps.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                Claro que gasta mais, basta ver no CB ao relanti, quanto mais intensidade maior o consumo.
                Cumps.
                Exactamente. Basta passar de uma zona à sombra para outra ao sol para que o consumo ao ralenti aumente, às vezes para o dobro.

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                  Claro que gasta mais, basta ver no CB ao relanti, quanto mais intensidade maior o consumo.
                  Cumps.

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso eu tinha uma ideia completamente ao contrário...[xx(]
                    Eu sempre pensei que: em a/c manuais, só tem duas posições: on e off. Se está on o compressor está ligado e gasta, se está off não gasta. Depois só varia a velocidade da ventoinha, que penso que não tem influência relevante nos consumos. Ou seja, o a/c não faz mais nem menos frio por causa da velocidade do ventilador. O que faz aumentar ou diminuir a temperatura é a posição do comando da temperatura, que deixa entrar e passar pelo condensador ar vindo do exterior ou interior conforme a posição da recirculação, ou então aquece ligeiramente ou muito o ar que passa sempre pelo condensador conforme se movimenta o comando da temperatura.
                    Nos a/c automáticos, parece-me que a coisa é igual, só com a diferença que se regula a temperatura desejada e a mistura ar frio/quente é feita automáticamente.
                    Resumindo, parece-me a mim que o a/c gasta sempre o mesmo, ou seja não faz menos frio nem mais frio... ele faz sempre frio, o ar é pode ou não voltar a ser aquecido antes de entrar no habitáculo. Basta ver que no inverno muitos a/c´s automáticos estão sempre ligados e no entanto a temperatura do ar dentro do carro é alta.
                    É claro que quanto maior for a diferença entre a temperatura pretendida e a existente, mais tempo o a/c terá que trabalhar e mais rápida terá que trabalhar a ventoinha da ventilação...
                    Mas posso estar enganado....;)

                    Comentário


                      #11
                      estás enganado.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por AF147

                        citação:Originalmente colocada por Fraga

                        é engraçado mas nunca tinha pensado nisto e até pode parecer estúpido lol... mas tudo bem que ao ligarmos o A/C o carro gasta mais, mas gasta ainda mais por estar no maximo (e menos por estar no minimo) ou gasta sempre por igual independentemente da intensidade? [8)]
                        o teu frigorifico gasta mais luz se estiver no minimo ou se estiver no máximo?
                        o consumo é igual... pode é trabalhar mais tempo e mais vezes... mas o consumo do compressor enquanto ligado é sempre o mesmo.;)

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por ZingaZinga


                          o consumo é igual... pode é trabalhar mais tempo e mais vezes... mas o consumo do compressor enquanto ligado é sempre o mesmo.;)
                          Tenho ideia que há uns novos compressores que variam o consumo segundo as necessidades (samsung inverter). Não sei se há para carros...

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por neoxic

                            citação:Originalmente colocada por ZingaZinga


                            o consumo é igual... pode é trabalhar mais tempo e mais vezes... mas o consumo do compressor enquanto ligado é sempre o mesmo.;)
                            Tenho ideia que há uns novos compressores que variam o consumo segundo as necessidades (samsung inverter). Não sei se há para carros...
                            exacto, mas como dizes e bem são os mais novos e recentes e tb não sei se essa tecnologia já está adpatada aos automoveis...

                            Comentário


                              #15
                              Eu no corolla nem sequer noto que gaste mais. Deve gastar mais mas não é muito significativo.

                              Comentário


                                #16
                                Os manuais também permitem regular a temperatura do fluxo de ar, não precisa de estar sempre no máximo do frio, apesra de o ter sempre assim.

                                O carro gasta mais combustível, no entanto pessoalmente acho que compensa bem o conforto. No meu caso não tem razão de ser estar a gramar o calor para poupar 1 litro aos 100, quando isso representa em dinheiro 0.60€.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando a crise apertar lá vou eu ter k por o ar-condicionado no minimo[}]

                                  Comentário


                                    #18
                                    O AC provoca sempre o mesmo consumo, quer esteja no máximo, quer esteja no mínimo.

                                    Acontece porém que alguns sistemas já fazem a gestão de ligar e desligar o compressor automáticamente, dependendo da necessidade de se produzir ar frio, por exemplo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                      estás enganado.
                                      Resposta explícita...[xx(]
                                      Presumo que seja porque tu estás certo, não é? Já agora podias-me esclarecer? É que parece que há mais gente que está enganada...
                                      Enfim... tipico deste forum...[xx(]

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas,
                                        Se o compressor consome o mesmo com o AC manual no mínimo ou no máximo não sei, sei é que com o ac desligado e ao relanti o CB marca 0.4l/h, com AC ligado e ventilação no mínimo CB=0.5l/h, AC ligado ventilação máxima, CB=0.7l/h
                                        Cumps

                                        Comentário


                                          #21
                                          E o ventilador no máximo sem o AC?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Boas. Se os sistemas actuais, que têm modo automático, forem iguais aos sistemas domésticos. o compressor não estará sempre a funcionar. Trabalhará até que se atinja a temperatura desejada e depois ligar-se-á apenas para fazer a gestão dessa temperatura, sim? Não? Expliquem lá...penso que no corola do meu irmão é assim.

                                            Comentário


                                              #23
                                              N confundam o ventilador com o A/c.
                                              O compressor só vai exigir mais potência, se se pedir mais frio, mas a diferença n deve ser assim tao significativa. Mas de qquer maneira, numa temp mais baixa=maior consumo.
                                              O ventilador é electrico, e tbem n me parece q a carga q metem ao motor por meterem o ventilador no max seja uma csa do outro mundo, senao daki a pco começam a fazer as contas ao aumento de consumo c cda um dos componentes eléctrico do carro.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Rasteirinho

                                                Boas,
                                                Se o compressor consome o mesmo com o AC manual no mínimo ou no máximo não sei, sei é que com o ac desligado e ao relanti o CB marca 0.4l/h, com AC ligado e ventilação no mínimo CB=0.5l/h, AC ligado ventilação máxima, CB=0.7l/h
                                                Cumps
                                                Para teres a tal ventilação tem um motor eléctrico... Ora, para teres a energia para o poderes actuar, terás de "pagar a factura", ou seja, o carro vai consumir mais.

                                                Tudo se resume a seguinte Lei: Nada se perde, nada se ganha, tudo se transforma.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No meu caso noto o compressor do AC a entrar... e por exemplo qd ligo o AC e estao tipo 30 graus la fora e ponho 24 no climatronic o AC fica quase no minimo, n se sente perda de potencia e ouve se raramente o compressor a entrar.
                                                  Se tiverem 35-40 graus e eu colocar a 21graus o AC nota se e bem k vai a trabalhar mais.É logico entao k vai forçar mais o motor logo gastar mais.

                                                  Atençao k o k voces veem nos CBs dos carros é o valor normal... qd ligam o AC a ECU aumenta a quantidade de gasoleo/gasolina para o motor aguentar o compressor... mas apesar do compressor ligar e desligar o motor mantem smp a mesma quantidade de gasoleo. No meu carro aumenta 2mg/r ao relanti qd ligo o AC.

                                                  Cumps

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por AF147

                                                    citação:Originalmente colocada por Fraga

                                                    é engraçado mas nunca tinha pensado nisto e até pode parecer estúpido lol... mas tudo bem que ao ligarmos o A/C o carro gasta mais, mas gasta ainda mais por estar no maximo (e menos por estar no minimo) ou gasta sempre por igual independentemente da intensidade? [8)]
                                                    o teu frigorifico gasta mais luz se estiver no minimo ou se estiver no máximo?
                                                    Gasta o mesmo, a diferença é que no máximo passa mais tempo ligado:D


                                                    Mas o A/C do teu carro tem "inverter" ? [:0]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Todos os consumos eléctricos do carros são pagos em combustível, muitos são negligenciáveis outros não.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Quando se liga o AC nota-se logo no ralenti... especialmente naqueles carros mais antigos e com motores de baixa CC... Cumps Citro4EVER

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          a velocidade n tem nd a ver o diferencial de temperatura é que manda!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pelo menos o climatronic do ibiza gasta consoante o esforço. ja reparei nisso a nivel dos consumos. Hoje fez mais calor e os consumos dispararam...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X