Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião Fiat Punto 1.2 16v HLX

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião Fiat Punto 1.2 16v HLX

    Estou a pensar em comprar um carrito usado, barato e que me dê o mínimo de garantias para usar no meu dia-a-dia.

    Não tem que ser a diesel... dava jeito, mas o orçamento é muito limitado e a diesel não se encontra pechinchas fácilmente.

    Encontrei um negócio que me parece bom, mas ainda tenho algumas dúvidas. O carro em questão é um Fiat Punto 1.2 16v HLX de 2000 com 137.000kms e está à venda por 2000€.

    O que acham deste carro? Parece bom negócio? O que devo ter em atenção na compra deste usado?

    Não quero que comecem a tecer comentários sobre a marca em questão. Para isso façam noutro tópico. Também não quero que façam comentários que tenham a ver com gostos pessoais, pois por mais que gostem deste modelo ou gostem de outro, não têm que me impingir os vossos gostos que podem ser diferentes dos meus. Desculpem ser assim, mas é para evitar que isto descambe.

    Dêem a vossa opinião e obrigado.

    #2
    A mim parece-me uma boa compra!

    O motor de 80cv é despachado e consome pouco, para além de ser fiável. O carro em si é bom montado, faz poucos ruídos, é seguro (4 estrelas no EuroNCAP) e tinha na altura o melhor espaço e mala do segmento.
    Sendo a versão HLX, tem equipamento que baste: AC, DA, VE, FN, FC com comando, rádio com subwoofer de origem, etc.

    Como contras tem o facto de os materiais não serem fofos, a direcção não transmite feedback nenhum e o chassis, apesar de tornar a condução segura, tira-lhe pica.

    Eu apoio!

    Comentário


      #3
      Eu tenho um ELX.
      O motor é fantástico.
      Está atento à direcção e à junta da cabeça (existem alguns casos). De resto é só meter gasolina (pouca) e rolar.

      Comentário


        #4
        Acho que pelo preço se estiver em bom estado é de comprar.

        Não costuma dar muitos problemas, os que conheco fazem ruidos parasitas à grande e de resto é bom para dar umas voltinhas pela cidade.

        Comentário


          #5
          De salientar que, embora ache o carro com um óptimo aspecto para a idade e quilometragem, só o vi à noite, ainda não o experimentei (mas conto experimentá-lo) e apenas vi que o lcd do rádio não funciona (pormenor pouco significante) e os pneus (Uniroyal sem ter conseguido ver o modelo) estão com algum desgaste (nas laterais). Dos pneus parece-me que de um lado tem mais desgaste que do outro lado...

          Vamos ver o que o test-drive revela...

          Comentário


            #6
            Essa descrição parece a de um carro lá de casa. É que o meu Punto 1.2 HLX de 2000 tem 135.000 km, o visor LCD do rádio não funciona e os pneus estão desgastados à frente.... Será que alguém me pôs o carro à venda sem eu saber

            Falando a sério, como alguém disse atrás, literalmente o carro é pôr gasolina e andar. Em 11 anos apenas tive um problema, que me obrigou a trocar a coluna de drirecção quando fiquei sem direcção assistida. É um carro super fiável, despachado, com consumos entre os 7-8 l em cidade.

            Como pontos negativos aponto só a comportamento do carro à chuva. nunca me transmitiu muita segurança. Com piso molhado adopto um comportamento ultra defensivo em curva e desligo sempre a direcção city. Aliás, anda sempre desligada mesmo. De referir também que o meu, depois de quase 11 anos a dormir ao relento, tem a pintura no tejadilho toda queimada, e começa a ter o mesmo problema no capot..

            Acho uma excelente compra e de certeza não te vais arrepender.

            Comentário


              #7
              Tenho um punto de 2002 mas a versão 1,2 8v!
              A nível geral estou muito satisfeito.
              A insonorização é excelente, ruídos parasitas com 80000kms são poucos! Isso depende sempre do trato que o carro teve.
              Consumos do meu, a andar com algum cuidado ronda os 6,5l
              Esse motor deve certamente andar entre os 7 e 8l por cada 100kms.
              O único ponto negativo é a estabilidade a velocidades um pouco mais altas...
              O meu também só tem pneu 165 mas nas curvas tens de ter cuidado!

              Comentário


                #8

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                  É interessante essa review, embora o meu francês esteja enferrujado... só captei 50% da info. Obrigado na mesma!

                  Comentário


                    #10
                    Já fiz o test-drive e gostei.

                    Não deu para dar muitas voltas com ele, mas deu para ter uma ideia do modelo e do estado do carro.

                    Antes de sair com ele foi necessário dar um encosto na bateria, pois estava descarregada. Achei estranho porque da última vez que vi o carro (há escassos dias) a bateria estava descarregada e para pegar teve que levar um encosto... hoje aconteceu o mesmo... é que dizem que a bateria é recente e se é recente não devia estar naquele estado... mas avante que isso também não é problemático.

                    Achei a condução bastante boa para o carro que é. É suave (pedal de embraiagem leve), bem insonorizado, motor enérgico, travões eficazes.

                    Do carro em questão não notei barulhos ou reacções que acusem desgaste ou maus tratos, o que é bom para um carro com 10 anos, com 137000kms e que custa 2000€. O AC funciona bem (faz bem frio), a direcção assistida funciona bem (a opção city é um mimo para estacionar) e o auto-rádio tem um bom som.

                    Detectei pequenas situações que pela idade e uso do carro são completamente desculpáveis. São elas o facto do display do rádio deixar de mostrar informações, as portas detrás estalam ao abrir e fechar a óptica da frente do lado do condutor tem condensação no interior. Mas também me foi garantido que o carro teria de ser submetido a uma revisão antes de entregar ao cliente e que isso seria resolvido. Na revisão, para além da troca de fluídos e filtros, se for necessário, trocam bateria, correias, pastilhas, discos e revisão no sistema de travagem. Felizmente o stand dá por lei 1 ano de garantia de motor e caixa, o que não é nada mau neste caso.

                    A única coisa que me deixou de pé atrás foi o facto de ao chegar de volta ao stand, parei o carro no cruzamento e do nada o motor calou-se. Fiquei sem saber se era falta de gasolina (está na reserva, com --- na autonomia e o ponteiro indica que está a vapores) ou se é um problema de relanti instável. Deus queira que seja a 1ª hipótese...

                    Os pneus não são novos. Não estão carecas, mas também não estão muito apresentáveis. Alguns deles estão desgastados nas bordas. Para além disso, não sei qual o feedback em relação à marca e ao modelo. São uns Uniroyal Rallie 550 ou 540 (não me lembro). Acham que são bons?

                    Por último, fiquei com pena de não me ter entendido muito bem com o CB do carro. Contava de saber qual o consumo da voltinha para saber se era exagerado, porque um consumo exagerado é sinal de algo errado no motor. Alguém conhece e sabe explicar o que o CB do Punto informa?

                    O carro é igualzinho a este, cor e tudo e apresenta tão bom estado como o da foto (parece como novo):





                    Editado pela última vez por blindness2005; 11 December 2010, 21:00.

                    Comentário


                      #11
                      Boas, olha sobre esse carro posso falar por 120.000km nas minhas mãos e 80.000 nas da minha irmã. Comprei um carro desses em 200, era de 5 portas, carro porrreiro, gasta pouco para o que anda tanto em gota como em manutenção que é simples e em conta. De problemas teve de levar um motor da direcção electrica, os amortecedores dianteiros de origem dão o prego de um dia para o outro sem aviso. Depois de passar para a minha irmã ele já teve esse problema de ir abaixo, penso que foi um problema no sensor de rotação, pelo menos a minha Alfa 156 teve isso ha dias e era isso. Controla bem a revisão que vão fazer, pois se dão garantia e vão mudar tudo de filtros, fluidos e correias e o carro vem por 2.000 euros, ou o receberam por tuta e meia para depois deste amanho ainda terem ganho ou vão cortar na revisão. Esse motor 16V gosta é de Selénia 10W40 vê lá se vão por Norauto 10W40 ou se apenas atestam.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por sergiom Ver Post
                        Boas, olha sobre esse carro posso falar por 120.000km nas minhas mãos e 80.000 nas da minha irmã. Comprei um carro desses em 200, era de 5 portas, carro porrreiro, gasta pouco para o que anda tanto em gota como em manutenção que é simples e em conta. De problemas teve de levar um motor da direcção electrica, os amortecedores dianteiros de origem dão o prego de um dia para o outro sem aviso. Depois de passar para a minha irmã ele já teve esse problema de ir abaixo, penso que foi um problema no sensor de rotação, pelo menos a minha Alfa 156 teve isso ha dias e era isso. Controla bem a revisão que vão fazer, pois se dão garantia e vão mudar tudo de filtros, fluidos e correias e o carro vem por 2.000 euros, ou o receberam por tuta e meia para depois deste amanho ainda terem ganho ou vão cortar na revisão. Esse motor 16V gosta é de Selénia 10W40 vê lá se vão por Norauto 10W40 ou se apenas atestam.
                        Do que eu li por aí relativamente a este modelo e de acordo com a review colocada gentilmente pelo DeCeTi, sei que um dos problemas conhecidos é o relanti instável causado pelo sensor de rotação. Por isso, é que fiquei a pensar 2x quando o motor se calou assim que parei. Também me apercebi num dos cruzamentos quando estava prestes a parar e ao pisar a embraiagem, o relanti por momentos baixou demais e quase foi abaixo. Pode ser esse sensor a dar sinal de morte... Se for, ainda bem que tem garantia de motor e caixa, que é para isso que existe. Já agora, se for do sensor de rotação, quanto é que fica a reparação?

                        Sei que o stand em causa tem uma oficina própria. Provavelmente o dono do stand é dono da oficina também.

                        Por 2000€ também desconfio que o foram buscar por pouco dinheiro. Imaginemos que lhes custou 1000€ e se levar 500€ de manutenção e arranjo (se calhar nem tanto porque poupam em custos por ter oficina própria) vão ter um lucro de no mínimo 500€... não é muito, mas é possível. O mais certo é ter sido comprado muito barato e espero que o barato não saia caro. Por isso é que ando aqui a tentar perceber se é bom negócio ou não. O normal para este carro deste ano é ser 2500€ ou até mesmo 3000€.

                        Obrigado pelas informações.
                        Editado pela última vez por blindness2005; 11 December 2010, 21:40.

                        Comentário


                          #13
                          Outra coisa que me tinha esquecido de questionar. A versão HLX não tem comando à distância do fecho centralizado (através de botão na chave)? Eu questionei se tinha comando à distância e se havia outra chave, porque a chave que vi não tinha botões. Responderam-me que não tinham outra chave, que aquela era a única, que podiam mandar fazer outra com comando se quisesse e disseram que o carro não tinha comando à distância. Não engoli muito bem essa, mas... é verdade?

                          Comentário


                            #14
                            O HLX vinha de série com chave com comando à distância. Quando novo, veio com uma chave com comando e outra sem.

                            O meu também apresenta esse problema de o carro ir abaixo assim sem explicação. Pensava que fosse o relanti mal afinado mas pelos vistos será desse sensor então..

                            Comentário


                              #15
                              O sensor é baratucho, uns 30€ se tanto.

                              Comentário


                                #16
                                Sei que já passou algum tempo, mas sempre compras-te a maquina ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                                  Sei que já passou algum tempo, mas sempre compras-te a maquina ?
                                  Sim, comprei.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                    Sim, comprei.

                                    Então, tens alguma opinião a dar da maquina?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Claro que posso dar opinião.

                                      Foi um belo negócio.

                                      Desde que o comprei em Dezembro já lhe fiz 10.000 kms. O carro é ágil (ajudado pela direcção city), anda bem, consome pouco e mais importante ainda para um carro com 11 anos e que tinha 137.000 kms, está em bom estado. A pintura está boa para um carro usado com esta idade. Os interiores estão bons. Apesar de alguns problemas menores no ínicio, o motor trabalha que nem um relógio. Os problemas foram resolvidos em garantia e não passou de problemas de sujidade que impediam o motor de respirar bem, ou seja, o motor ia abaixo e falhava (andava a 3 cilindros) por sujidade na admissão e por ter as velas encharcadas. Nada que uma boa limpeza dentro da garantia que não resolvesse. O carro anda muito bem. É um 1.2 com pulmão de 1.4. Vai aos 180km/h sem dificuldade e com insistência em plano vai aos 190km/h. O andamento e os consumos baixos atestam a boa saúde do motor. Faz em condução normal cerca de 18km/l sem problemas (equivalente a cerca de 5,5L/100km) e com jeito faz 20km/l (cerca de 5L/100km)... é um consumo muito bom para um motor a gasolina e faz envergonhar muitos a diesel. Só peca por não vir com pneus com muito rasto, sendo os de trás muito moles e não oferecendo confiança (marca duvidosa). Já apanhei 2 sustos por causa deles. A ver se saltam fora quando houver €€€. Para além do estado geral do carro ser bom, uma agradável surpresa foi o equipamento. A versão HLX, para além de items como os estofos de veludo, banco do condutor regulável em altura e com apoio lombar (avariado), direcção assistida com função city (que torna a direcção tão leve tão leve que rodar o volante parece uma tarefa de putos!), vidros eléctricos e fecho centralizado com controle remoto na chave (comando avariado... a resolver), possui também AC, CB, jantes de liga-leve, rádio com subwoofer de origem e espelhos eléctricos. Só sinto a falta dos travões ABS, que só começaram a equipar de série os Punto's MK2 a partir de 2002 (se não me engano)... o meu é de 2000, era extra na altura e não veio com isso... mas pronto, não se pode ter tudo.

                                      Sem dúvida uma belíssima aposta! Estou de tal forma satisfeito que quando puder (€€€) vou ver se arranjo outro igual para a minha mulher!

                                      Melhor ainda... foi barato... custou 2000€...
                                      Editado pela última vez por blindness2005; 14 May 2011, 23:49.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cá em casa mora um 1.2 16v do mesmo ano, mas o ELX. Excelente motor, quer no vigor quer nos consumos.

                                        Os pneus originais (Pirelli) eram fraquinhos, os Continental que tem agora são melhores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                          Cá em casa mora um 1.2 16v do mesmo ano, mas o ELX. Excelente motor, quer no vigor quer nos consumos.

                                          Os pneus originais (Pirelli) eram fraquinhos, os Continental que tem agora são melhores.
                                          Eu gosto particularmente dos Bridgestone B250 que estão no Punto 1.2 8v do meu pai. Também já lá moraram uns EcoContact3 mas não fiquei fã deles. Os Energy Saver também são bons, dentro da gama, mas caros!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                            Claro que posso dar opinião.

                                            Foi um belo negócio.

                                            Desde que o comprei em Dezembro já lhe fiz 10.000 kms. O carro é ágil (ajudado pela direcção city), anda bem, consome pouco e mais importante ainda para um carro com 11 anos e que tinha 137.000 kms, está em bom estado. A pintura está boa para um carro usado com esta idade. Os interiores estão bons. Apesar de alguns problemas menores no ínicio, o motor trabalha que nem um relógio. Os problemas foram resolvidos em garantia e não passou de problemas de sujidade que impediam o motor de respirar bem, ou seja, o motor ia abaixo e falhava (andava a 3 cilindros) por sujidade na admissão e por ter as velas encharcadas. Nada que uma boa limpeza dentro da garantia que não resolvesse. O carro anda muito bem. É um 1.2 com pulmão de 1.4. Vai aos 180km/h sem dificuldade e com insistência em plano vai aos 190km/h. O andamento e os consumos baixos atestam a boa saúde do motor. Faz em condução normal cerca de 18km/l sem problemas (equivalente a cerca de 5,5L/100km) e com jeito faz 20km/l (cerca de 5L/100km)... é um consumo muito bom para um motor a gasolina e faz envergonhar muitos a diesel. Só peca por não vir com pneus com muito rasto, sendo os de trás muito moles e não oferecendo confiança (marca duvidosa). Já apanhei 2 sustos por causa deles. A ver se saltam fora quando houver €€€. Para além do estado geral do carro ser bom, uma agradável surpresa foi o equipamento. A versão HLX, para além de items como os estofos de veludo, banco do condutor regulável em altura e com apoio lombar (avariado), direcção assistida com função city (que torna a direcção tão leve tão leve que rodar o volante parece uma tarefa de putos!), vidros eléctricos e fecho centralizado com controle remoto na chave (comando avariado... a resolver), possui também AC, CB, jantes de liga-leve, rádio com subwoofer de origem e espelhos eléctricos. Só sinto a falta dos travões ABS, que só começaram a equipar de série os Punto's MK2 a partir de 2002 (se não me engano)... o meu é de 2000, era extra na altura e não veio com isso... mas pronto, não se pode ter tudo.

                                            Sem dúvida uma belíssima aposta! Estou de tal forma satisfeito que quando puder (€€€) vou ver se arranjo outro igual para a minha mulher!

                                            Melhor ainda... foi barato... custou 2000€...
                                            Ainda bem que estás satisfeito com a compra! Eu acho que em termos de preço/equipamento/andamento/consumos/idade do projecto, é uma excelente escolha neste momento!

                                            Continuação de bons quilómetros!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Muito obrigado pelo tempo que gastas-te a fazer todo aquele post... Em relação ao carro, á uns meses, estava eu no mecânico cá de casa e estava lá um (igual ao teu) com a dita direcção estragada, isto é não tinha D.Assistida, segundo ele, nao era o primeiro que por lá pairava com este problema, será crónico? Quanto ao resto, muito bom :D

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Rafael1993 Ver Post
                                                Muito obrigado pelo tempo que gastas-te a fazer todo aquele post... Em relação ao carro, á uns meses, estava eu no mecânico cá de casa e estava lá um (igual ao teu) com a dita direcção estragada, isto é não tinha D.Assistida, segundo ele, nao era o primeiro que por lá pairava com este problema, será crónico? Quanto ao resto, muito bom :D
                                                a mãe de uma amiga minha aconteceu precisamente o mesmo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pelo que me parece é crónico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No do meu pai deve estar prestes a dar o berro. Começou há uns tempos a fazer mais barulho ao virar o volante..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por blindness2005 Ver Post
                                                      Pelo que me parece é crónico.

                                                      Não existe forma de "arranjar" definitivamente? É que pelo que ele me disse a brincadeira não fica barata (não referiu valores certos, mas pela conversa...)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em Portugal custa 500€ a resolver. Em Espanha custa 150...Porque em Portugal gostam de substituir o que é preciso e o que não é.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguelC Ver Post
                                                          Em Portugal custa 500€ a resolver. Em Espanha custa 150...Porque em Portugal gostam de substituir o que é preciso e o que não é.

                                                          Podes ser mais especifico? No post anterior, o do teu pai estará a dar o berro, já levou alguma ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Neste momento não consigo ser mais específico porque já li essa informação algures há já bastante tempo.

                                                            O do meu pai tem 11 anos, foi comprado novo e conta agora com 158mil Km e ainda não levou o motor da direcção mexido. O carro nunca subiu um passeio na vida.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X