Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Leon Sport 1.2 tsi

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat Leon Sport 1.2 tsi

    Gostaria de saber algumas opiniões sobre o Seat Leon 1.2 TSI.
    Será este motor satisfaz pelo sua pequena cilindrada? Será que é uma opção a ter em conta quando comparada com o 1.6 TDI.
    Sei que os motores a Diesel tem uma grande vantagem: Consumo.
    Mas o seu elevado preço e custo de manutenção leva à ponderação.
    Qual a vossa opinião?
    1.2 tsi vs 1.6 tdi
    Os consumos anunciados em ambos os casos são realistas??
    Entre um e outro qual seria a melhor escolha para quem faz 15000km/ano.
    Será que existe grande diferença de andamento relativamente ao 1.4 tsi?

    Abraço

    #2
    Acho um optimo motor para uma utilização normal e os 105cv sao suficientes. Não tem a economia do 1.6 TDi, mas o conceito esta la e é mais acessivel.

    Comentário


      #3
      Se fizeres até 15 mil por ano,e preferes um gasolina, avança!

      Se for tudo mais que isso, o 1.6 Tdi é preferível

      Comentário


        #4
        1.2 TSI, divertido de conduzir e com caixa de 6

        Comentário


          #5
          É uma questão de fazeres contas, por exemplo no configurador da seat, os preços bases sao:

          1.2: 20 242
          1.6: 23 585

          3 343€ de diferença.

          assumindo os consumos do site (claro que os reais não vao ser aqueles, mas vamos assumir que tanto o 1.2 como o 1.6 vao fujir dos valores de catalogo de forma semelhante)

          1.2: 5.4
          1.6: 3.8

          segundo, o site da dgge, o diesel mais barato é 1.099 e a gasolina mais barata é 1.309

          portanto, 100 km's no 1.2 custam 7.069€ e no 1.6 4.18€

          portanto a diferença é de 2.89€ por 100km que se traduz que pela diferença de preço o gasolina sai-te mais barato durante 3 343 / 2.89 = 115 674.74 KM

          Por isso, até fazeres 115 mil kilometros sai-te mais barato o a gasolina, agora tu é q que sabes os kilometros que fazes, e em quantos anos isto se traduz.

          (claro que isto é contas por alto, ha outros factores a ter em conta, e os proprios consumos variam, etc...)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bmpalmeida Ver Post
            É uma questão de fazeres contas, por exemplo no configurador da seat, os preços bases sao:

            1.2: 20 242
            1.6: 23 585

            3 343€ de diferença.

            assumindo os consumos do site (claro que os reais não vao ser aqueles, mas vamos assumir que tanto o 1.2 como o 1.6 vao fujir dos valores de catalogo de forma semelhante)

            1.2: 5.4
            1.6: 3.8

            segundo, o site da dgge, o diesel mais barato é 1.099 e a gasolina mais barata é 1.309

            portanto, 100 km's no 1.2 custam 7.069€ e no 1.6 4.18€

            portanto a diferença é de 2.89€ por 100km que se traduz que pela diferença de preço o gasolina sai-te mais barato durante 3 343 / 2.89 = 115 674.74 KM

            Por isso, até fazeres 115 mil kilometros sai-te mais barato o a gasolina, agora tu é q que sabes os kilometros que fazes, e em quantos anos isto se traduz.

            (claro que isto é contas por alto, ha outros factores a ter em conta, e os proprios consumos variam, etc...)
            E a desvalorização dos mesmos, retoma etc.. as contas não são simples como já tanta vez se disse.

            Agora conduzir um carro bem menos agradável durante 100 000 km só para depois valer mais um pouco é algo impensável para mim...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
              E a desvalorização dos mesmos, retoma etc.. as contas não são simples como já tanta vez se disse.

              Agora conduzir um carro bem menos agradável durante 100 000 km só para depois valer mais um pouco é algo impensável para mim...
              Sem dúvida, mas dá para ter uma ideia, no custo do combustível, mas é mto complicada a escolha, existe os custos de oficina, se se quer vender mais tarde ou não por causa da retoma, até o custo do seguro é diferente.

              Comentário


                #8
                Tenta marcar um test-drive nos 2.

                Se gostas de motores a gasolina (como é o meu caso), vais apreciar bastante esse 1.2 TSI. É que até o barullhinho agrada.

                Finalmente começam a aparecer opções a gasolina capazes de fazer balançar mesmo aqueles que só pensam no factor económico. É que por vontade dos nossos governantes todos andavam a gasóleo

                Comentário


                  #9
                  Sim, o facto de ser a gasolina e ter binário constante entre 1500 e 4000 e ter caixa deve dar um elevado prazer de condução. As caixas com mudanças muito longas são para o people que não aproveita o motor...
                  Relativamente aos custo eu fiz uma comparação parecida ao Almeida. Sendo a diferença +- 3500€, tendo uma difernça de 2 litros ao 100km (7L e 5L, assumindo que são reais) e 25 cent de diferença de combustível, cheguei à conclusão que o payback time é de cerca 7 anos e 100000 km, com 15000 km/ano. Não penso trocar de carro, pois a desvalorização é imensa. Penso ficar com ele até morrer (o carro!!).
                  Mesmo que fique mais cara a sua utilização após os 7 anos haverá sempre a possibilidade de colocar um sistema GPL. O que acham?! Penso que com 1500€ se coloca. Existe a questão da fiabilidade e restricções a nível de garagens e afins. O que acham?

                  Comentário


                    #10
                    Já tinha andado num 1.9 tdi de 105 cv e até gostei, mas todos os diesel, tem o Gap de aceleração que me incomoda bastante, pois quando se pisa a fundo seja em que situação for ele tem de responder. E nos diesel desta gama de potência acontece sempre.
                    Fiz um teste drive mo 1.2 tsi mas de facto não achei muito melhor que o diesel no seu andamento, mas também iam 4 pessoas no carro e isso pesa sempre nas prestações e também não experimentei " a sério", pouco tempo.

                    Comentário


                      #11
                      As prestações do 1.2TSI 105cv julgo andarem taco-a-taco com as do 1.6TDI 105cv (para modelos iguais claro), mas o prazer de conduzir um 1.2 turbo a gasolina com cx de 6 é incomparavelmente superior a conduzir um 1.6 TDI com cx de 5 relações extra longas.

                      Isto para o meu gosto claro

                      A diferença entre o litro da gasolina e do diesel anda neste momento à volta dos 22cent, e sempre que os preços dos combustíveis sobem (como parece que está a acontecer), essa diferença tende a diminuir.

                      Comentário


                        #12
                        O 1.2Tsi é a melhor opção, pelo menos seria a minha.

                        Comentário


                          #13
                          A conduzir para o consumo baixo a piada de conduzir um ou outro é igual: nenhuma!

                          Agora se quiseres andar mais rápido o 1,2 tsi deve ser melhor, mas também o consumo deve disparar (se aumentar 30/50%, como o gasolina já gasta mais, no fim a diferença é muito maior).

                          Quanto à manutenção deve ser ela por ela. Têm os dois turbo, o óleo etc deve ser quase a mesma coisa.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                            E a desvalorização dos mesmos, retoma etc.. as contas não são simples como já tanta vez se disse.

                            Agora conduzir um carro bem menos agradável durante 100 000 km só para depois valer mais um pouco é algo impensável para mim...
                            O TSI é mais desagradável? Porque?
                            Como já disseram a diferença de preço é grande e dá para mais de 100.000km. O TSi vai desvalorizar mais, mas certamente terá manutenções mais baratas.
                            As prestações do TSI são ligeiramente superiores.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jjmaia Ver Post
                              O TSI é mais desagradável? Porque?
                              Como já disseram a diferença de preço é grande e dá para mais de 100.000km. O TSi vai desvalorizar mais, mas certamente terá manutenções mais baratas.
                              As prestações do TSI são ligeiramente superiores.
                              Não percebeste bem, o comentário era no seguimento do comentário do outro user, eu preferia 100 000 km com o TSI do que 100 000 km com o TDI só para depois ter mais 1000€ de retoma

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                A conduzir para o consumo baixo a piada de conduzir um ou outro é igual: nenhuma!

                                Agora se quiseres andar mais rápido o 1,2 tsi deve ser melhor, mas também o consumo deve disparar (se aumentar 30/50%, como o gasolina já gasta mais, no fim a diferença é muito maior).

                                Quanto à manutenção deve ser ela por ela. Têm os dois turbo, o óleo etc deve ser quase a mesma coisa.
                                Daí a minha questão anterior, será que colocar GPL seria uma forma de abafar esses consumos excessivos!??
                                Agora existem sistema com o depósitos toroidais, onde se pode colocar no local do pneu de reserva.
                                Não tenho conhecimento se é viável a sua aplicação nos TSi'?

                                Comentário


                                  #17
                                  Não esquecer da FAP nos actuais diesel que podem dar muitas dores de cabeça para quem faz poucos kms... Edit, já agora, comvém fazer um test-drive ao 1.6tdi pois se tiver uma caixa longa torna-se demasiado cansativo de conduzir. Este verão andei num passat bluemotion 1.6tdi 105cv durante uns 1500/1600km e achei uma experiência muito desgradável. A caixa não tem o melhor escalonamento o que obriga a trabalhar com o motor em rotações mais elevadas do que seria necessário (com impacto no consumo) e a 5ª mal apanha uma subida não consegue manter o andamento (chegou a acontecer ter de meter 3ª para fazer ultrapassagens em locais com algum (pouco) declive). O Leon deve ser mais leve, por isso esse comportamento não será tão notório, mas mesmo assim não arriscava sem experimentar. POsto isto, se calhar iria para o 1.2tsi (estou a pensar comprar o mesmo motor mas num golf ou yeti dentro de alguns meses e deverei fazer uns 10000/15000km ano). A diferença de preço ainda é grande, o motor deverá ser suficiente para uma utilização normal (experimentei num yeti e portou.se muito bem, nem parecia um 1.2) e não tem as complicações do diesel.
                                  Editado pela última vez por pcg2001; 13 December 2010, 16:04.

                                  Comentário


                                    #18
                                    1.2 TSI para um Leon...?! Porra... não sabia sequer que existia uma cilindrada tão baixa para um segmento C...

                                    Com o andar da carruagem qualquer dia temos motores 1.0 em carros de segmento D... já não deve faltar muito.

                                    Em relação ao carro em questão, apenas posso dizer que é um carro bonito... nunca conduzi esse motor. Pessoalmente só compraria um segmento C com esse motor se realmente me fizesse falta o espaço de um carro desse segmento e não quisesse gastar muito € na compra, ou então se fosse para a Maria andar com ele . Caso contrário optava por uma coisa mais pequena, sempre seria mais ágil... digo eu. Isto falando de carros novos... quando se trata de um usado é diferente, já posso dar menos que um novo e ir buscar uma coisa "como deve ser"... como eu só compro usados é sempre esta a minha opção... algo mais "decente" por um pouco menos de €

                                    Boa sorte na compra e que faças muitos quilómetros na máquina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                      1.2 TSI para um Leon...?! Porra... não sabia sequer que existia uma cilindrada tão baixa para um segmento C...

                                      Com o andar da carruagem qualquer dia temos motores 1.0 em carros de segmento D... já não deve faltar muito.

                                      Em relação ao carro em questão, apenas posso dizer que é um carro bonito... nunca conduzi esse motor. Pessoalmente só compraria um segmento C com esse motor se realmente me fizesse falta o espaço de um carro desse segmento e não quisesse gastar muito € na compra, ou então se fosse para a Maria andar com ele . Caso contrário optava por uma coisa mais pequena, sempre seria mais ágil... digo eu. Isto falando de carros novos... quando se trata de um usado é diferente, já posso dar menos que um novo e ir buscar uma coisa "como deve ser"... como eu só compro usados é sempre esta a minha opção... algo mais "decente" por um pouco menos de €

                                      Boa sorte na compra e que faças muitos quilómetros na máquina.
                                      Como já disse, experimentei este motor num Yeti (julgo que com 1350 kg e uma aerodinâmica terrível) e o motor deu conta do recado muito bem. A caixa de 6v ajuda bastante ao comportamento. Tem uma 1ª um pouco curta e uma 4ª e 5ª um nada longas, mas facilmente chegou aos 100 sem eu dar por ela... Num Leon ou Golf, o comportamento deverá ser melhor. Para uma utilização normal julgo que serve perfeitamente, tendo como vantagem os consumos mais baixos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                        1.2 TSI para um Leon...?! Porra... não sabia sequer que existia uma cilindrada tão baixa para um segmento C...

                                        Com o andar da carruagem qualquer dia temos motores 1.0 em carros de segmento D... já não deve faltar muito.
                                        nem eu!!!

                                        mas se ele quer fazer poucos kms, ficar com o carro até este cair de podre e não quer andar rápido, é bem melhor este que um diesel. ou entao optar por um de 122cv semi-novo (até cerca de 1 ano, ano e pico). seria antes a minha opção. o 1.2 carregado e a andar depressa vai esforçar-se muito, mesmo com caixa de 6 e aí os consumos vao disparar pra valores de 8l ou mais.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          nem eu!!!

                                          mas se ele quer fazer poucos kms, ficar com o carro até este cair de podre e não quer andar rápido, é bem melhor este que um diesel. ou entao optar por um de 122cv semi-novo (até cerca de 1 ano, ano e pico). seria antes a minha opção. o 1.2 carregado e a andar depressa vai esforçar-se muito, mesmo com caixa de 6 e aí os consumos vao disparar pra valores de 8l ou mais.
                                          Há por aí um DB de um Yeti Experience (com jante 17' que vai ter impacto nos consumos) dos Açores que estava com uma média de 7.5 e salvo erro faz relativamente poucos kms por dia e em terreno um pouco acidentado. Por isso, num Leon ou Golf, com Start-Stop (que o yeti não tem), jantes mais pequenas, menor peso e melhor aerodinâmica, julgo que se consegue melhor. Claro que se estiver a falar em andar a 150/160 na AE com 4 pessoas no carro, não há milagres... Mesmo o 1.4 tsi deve ir a gastar pouco menos que o 1.2 (mas aqui estou a especular...) nessas condições.

                                          EDIT: já agora, há alguns testes de potencia ao 1.2tsi (pelo menos no yeti) que acusam mais dos que os 105cv. Julgo que andam à volta dos 110/115cv.
                                          Editado pela última vez por pcg2001; 13 December 2010, 17:21.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            nem eu!!!

                                            mas se ele quer fazer poucos kms, ficar com o carro até este cair de podre e não quer andar rápido, é bem melhor este que um diesel. ou entao optar por um de 122cv semi-novo (até cerca de 1 ano, ano e pico). seria antes a minha opção. o 1.2 carregado e a andar depressa vai esforçar-se muito, mesmo com caixa de 6 e aí os consumos vao disparar pra valores de 8l ou mais.
                                            É isso mesmo. Os kms que faça a mais do que o normal (casa trabalho) será em viagem e nessa caso um carro a gasolina não se afasta muito de um diesel a ~100-120km/h.
                                            Relativamente ao carregamento do motor penso que é um engano denegrir o 1.2, pois a potência específica até é menor que o 1.4.

                                            1.2 - 105/1.2=87.5 CV/L
                                            1.4 - 125/1.4=89.3
                                            2.0 - 265/2.0=132.5

                                            Neste último tem mais de 100 cv por Litro o que é bastante!
                                            Penso que o normal e bom é cerca de 100 CV/L .
                                            Os F1 de alguns anos chegaram a ter 1000 CV/L... Mas também só durávam o tempo necessário...

                                            Comentário


                                              #23
                                              O 1.2 TSI 105cv tem a potência de um 1.6 NA e o binário de um 1.8 NA.
                                              Antes das 2000rpm já tem um bom pulmão, começando a perder fulgor já depois das 5000rpm.

                                              Pessoalmente apenas conheço a versão de 85cv do Skoda Fabia, que acorda igualmente antes das 2000rpm, mas respira pior depois das 5000rpm.
                                              Neste caso a caixa é de 5, com as 4ª e 5ª longas (a 5ª às 2000rpm vai a 80, quando um Clio 1.2 16v para ir a 80 vai nas 2500rpm) e ainda assim é muito agradável a facilidade que o Fabia tem em ganhar velocidade.
                                              Onde no Clio 1.2 16v é necessário ir a fazer uma condução empenhada e a trabalhar com a caixa, o Fabia TSI (85cv) acompanha numa condução completamente relaxada.

                                              Se nos cingíssemos unicamente a analisar os números, não seria de supor tamanha superioridade do Fabia, uma vez que o Clio compensaria os 10cv a menos com os menos 150kg que pesa em relação ao Fabia.

                                              Portanto, parece errado falar no Leon 1.2Tsi como um mero segmento C sub motorizado.
                                              Este 1.2 faz com toda a certeza melhor figura e muito melhores consumos do que o antigo 1.6 de 105cv do grupo.
                                              Editado pela última vez por TFarias; 14 December 2010, 10:32.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Sim, concordo contigo (TFarias) no que respeita à comparação com o 1.6. Os motores antigos, mesmo de injecção, têm o binário máximo bastante tarde cerca das 4000 rpm, gama em que raramente se trabalha, (só se for a puxar). Assim com o binário máximo a iniciar bastante cedo (1500 rpm) e numa gama (1500-3500) em vez de ser praticmente pontual, obtêm-se uma agradável utilização. É isto que penso em favor deste novo TSi. O diesel também têm essa gama mas é mais lento a subir (?).

                                                Ainda ficou no Ar a possível utilização de GPL?????????????????????????

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LEMF Ver Post
                                                  1.2 TSI para um Leon...?! Porra... não sabia sequer que existia uma cilindrada tão baixa para um segmento C...
                                                  Mas em que mundo vivem ?

                                                  Se até foi o Audi A3 a estrear o motor no segmento C no Grupo VW, há já quase 2 anos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Então não foi na Skoda em Abril deste ano??
                                                    Não sabia do A3, mas devia ter sido lá fora, não??

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O motor chega perfeitamente para o carro, não é por ser um 1.2..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Também acho que sim, JoelM. É difícil a escolha tendo em conta que é para alguns anos. Mas penso que seja o motor moderno e pelo que vi, é o motor mais económico a gasolina do segmento, exceptuando os híbridos...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
                                                          Também acho que sim, JoelM. É difícil a escolha tendo em conta que é para alguns anos. Mas penso que seja o motor moderno e pelo que vi, é o motor mais económico a gasolina do segmento, exceptuando os híbridos...
                                                          Eu comprava sem problemas o carro com esse motor, que não lhe deve faltar força e não deve consumir muito.
                                                          Claro que não faz milagres mas não é um "simples" 1.2 de 70cv.

                                                          Nada como fazer um Test-drive para ficares sem duvidas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                            Há por aí um DB de um Yeti Experience (com jante 17' que vai ter impacto nos consumos) dos Açores que estava com uma média de 7.5 e salvo erro faz relativamente poucos kms por dia e em terreno um pouco acidentado. Por isso, num Leon ou Golf, com Start-Stop (que o yeti não tem), jantes mais pequenas, menor peso e melhor aerodinâmica, julgo que se consegue melhor. Claro que se estiver a falar em andar a 150/160 na AE com 4 pessoas no carro, não há milagres... Mesmo o 1.4 tsi deve ir a gastar pouco menos que o 1.2 (mas aqui estou a especular...) nessas condições.

                                                            EDIT: já agora, há alguns testes de potencia ao 1.2tsi (pelo menos no yeti) que acusam mais dos que os 105cv. Julgo que andam à volta dos 110/115cv.
                                                            eu falava em viagens "à sera". gostava de o ver a morrer na subida da A1 perto de pombal. ainda me lembro de irmos 4 num 1.1 (bem sei que é quase metade da potência) e irmos em 5ª e de repente já íamos em 4ª, em 3ª... claro que hoje em dia há o turbo, etc, mas com muitas subidas os consumos também irão disparar.


                                                            Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
                                                            Relativamente ao carregamento do motor penso que é um engano denegrir o 1.2, pois a potência específica até é menor que o 1.4.

                                                            1.2 - 105/1.2=87.5 CV/L
                                                            1.4 - 125/1.4=89.3
                                                            2.0 - 265/2.0=132.5
                                                            então aqui dás-me razao. e depois acrescentas uns dados que não mentem. 87.5l pró 1.2 e 89.3l pró 1.4. sei que as diferenças são quase nulas, mas enganaste-te a ti mesmo! se a potência é menor que no 1.4, então é sempre pior.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X