O tema do peso e do excesso de peso está mesmo na ordem do dia.
Não são só as pessoas que cada vez mais têm problemas de excesso de peso com as complicações associadas, os carros actualmente são pesadíssimos.
Mesmo quando já vai sendo normal os constructores demonstrarem preocupações nesta área, a verdade é que qualquer carrito pesa mais de 1.000 kg
Se pegarmos no 1º golf GTI de 1979, um segmento C com espaço e um 1.6 de 110 cv, pesava 810 kg.
Hoje um Golf GTI tem um motor 2.0 turbo com 210 cv e pesa 1.318 kg.
Ou seja tem mais 100 cv e mais 508 kg. Não sei se será mais espaçoso e apesar de mais rápido, se compararem as relações peso/potência verão que não são tão diferentes como quase o dobro da potência faria supor. Se formos para o campo do gozo de condução então, se calhar o antigo até ganha.
Peguei neste exemplo, porque a vw até é uma marca das que tem preocupações com o peso dos seus automóveis e porque gosto particularmente de golfs, principalmente dos 1os. Peguei nas versões desportivas, porque nestas inequivocamente o peso é uma preocupação.
Este peso do golf nem é mau no seu segmento. Um Giullieta equivalente ainda é mais pesado e com um motor mais pequeno. , mesmo um Polo GTI com um motor de apenas 1.4 pesa 1.194 kg e precisa de 180 cv para ser digno da insignia que nasceu no seu antecessor de 110.
Olhando para os carros de hoje e os de há 30 anos o que mudou foi muito, desde as dimensões a doses massiças de equipamento, que muito acham essencial. Mas olhando para a chapa até parecem carros menos robustos os de hoje.
Afinal o que é que pesa tanto ? o que é que inflaciona tanto o peso dos carros actuais ? o equipamento é assim tão pesado ?
P.S.: Na minha comparação de pesos dos golfs não tive em conta que o primeiro é o peso DIN e o segundo norma CE o que acrescenta umas dezenas de kg ao peso DIN
Não são só as pessoas que cada vez mais têm problemas de excesso de peso com as complicações associadas, os carros actualmente são pesadíssimos.
Mesmo quando já vai sendo normal os constructores demonstrarem preocupações nesta área, a verdade é que qualquer carrito pesa mais de 1.000 kg
Se pegarmos no 1º golf GTI de 1979, um segmento C com espaço e um 1.6 de 110 cv, pesava 810 kg.
Hoje um Golf GTI tem um motor 2.0 turbo com 210 cv e pesa 1.318 kg.
Ou seja tem mais 100 cv e mais 508 kg. Não sei se será mais espaçoso e apesar de mais rápido, se compararem as relações peso/potência verão que não são tão diferentes como quase o dobro da potência faria supor. Se formos para o campo do gozo de condução então, se calhar o antigo até ganha.
Peguei neste exemplo, porque a vw até é uma marca das que tem preocupações com o peso dos seus automóveis e porque gosto particularmente de golfs, principalmente dos 1os. Peguei nas versões desportivas, porque nestas inequivocamente o peso é uma preocupação.
Este peso do golf nem é mau no seu segmento. Um Giullieta equivalente ainda é mais pesado e com um motor mais pequeno. , mesmo um Polo GTI com um motor de apenas 1.4 pesa 1.194 kg e precisa de 180 cv para ser digno da insignia que nasceu no seu antecessor de 110.
Olhando para os carros de hoje e os de há 30 anos o que mudou foi muito, desde as dimensões a doses massiças de equipamento, que muito acham essencial. Mas olhando para a chapa até parecem carros menos robustos os de hoje.
Afinal o que é que pesa tanto ? o que é que inflaciona tanto o peso dos carros actuais ? o equipamento é assim tão pesado ?
P.S.: Na minha comparação de pesos dos golfs não tive em conta que o primeiro é o peso DIN e o segundo norma CE o que acrescenta umas dezenas de kg ao peso DIN
Comentário