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Porque é que os carros actuais pesam tanto ?

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    Porque é que os carros actuais pesam tanto ?

    O tema do peso e do excesso de peso está mesmo na ordem do dia.

    Não são só as pessoas que cada vez mais têm problemas de excesso de peso com as complicações associadas, os carros actualmente são pesadíssimos.

    Mesmo quando já vai sendo normal os constructores demonstrarem preocupações nesta área, a verdade é que qualquer carrito pesa mais de 1.000 kg

    Se pegarmos no 1º golf GTI de 1979, um segmento C com espaço e um 1.6 de 110 cv, pesava 810 kg.

    Hoje um Golf GTI tem um motor 2.0 turbo com 210 cv e pesa 1.318 kg.

    Ou seja tem mais 100 cv e mais 508 kg. Não sei se será mais espaçoso e apesar de mais rápido, se compararem as relações peso/potência verão que não são tão diferentes como quase o dobro da potência faria supor. Se formos para o campo do gozo de condução então, se calhar o antigo até ganha.

    Peguei neste exemplo, porque a vw até é uma marca das que tem preocupações com o peso dos seus automóveis e porque gosto particularmente de golfs, principalmente dos 1os. Peguei nas versões desportivas, porque nestas inequivocamente o peso é uma preocupação.

    Este peso do golf nem é mau no seu segmento. Um Giullieta equivalente ainda é mais pesado e com um motor mais pequeno. , mesmo um Polo GTI com um motor de apenas 1.4 pesa 1.194 kg e precisa de 180 cv para ser digno da insignia que nasceu no seu antecessor de 110.

    Olhando para os carros de hoje e os de há 30 anos o que mudou foi muito, desde as dimensões a doses massiças de equipamento, que muito acham essencial. Mas olhando para a chapa até parecem carros menos robustos os de hoje.

    Afinal o que é que pesa tanto ? o que é que inflaciona tanto o peso dos carros actuais ? o equipamento é assim tão pesado ?

    P.S.: Na minha comparação de pesos dos golfs não tive em conta que o primeiro é o peso DIN e o segundo norma CE o que acrescenta umas dezenas de kg ao peso DIN

    #2
    Equipamento, segurança e...comodismo...

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      #3
      Segurança e conforto

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        #4
        Vais gostar deste tópico - http://forum.autohoje.com/forum-gera...diferente.html

        Comentário


          #5
          Antigamente eram 4 rodas, motor, um volante e a chapa. Hoje em dia temos GPS, sensores de estacionamento, faróis de xenon, airbags, etc etc etc

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
            Equipamento, segurança e...comodismo...
            Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
            Segurança e conforto
            Eu sei, mas ......

            500 kg a mais parece demasiado, não ? o que é que pesa assim tanto ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DiogoSilva Ver Post
              Antigamente eram 4 rodas, motor, um volante e a chapa. Hoje em dia temos GPS, sensores de estacionamento, faróis de xenon, airbags, etc etc etc
              Um GPS pesa quê 1kg ? sensores de estacionamento 0,5 kg ? faróis de xenón, serão mais pesados, airbags 10 kg cada ?

              é que o peso atrofia muito a segurança activa e também não ajuda nada na passiva, porque os corpos ficam com muito mais inércia.

              Os carros com a tecnologia actual e os pesos de há uns anos seriam excelentes em consumos e performances.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                Um GPS pesa quê 1kg ? sensores de estacionamento 0,5 kg ? faróis de xenón, serão mais pesados, airbags 10 kg cada ?

                é que o peso atrofia muito a segurança activa e também não ajuda nada na passiva, porque os corpos ficam com muito mais inércia.

                Os carros com a tecnologia actual e os pesos de há uns anos seriam excelentes em consumos e performances.
                Sim, eu dei apenas alguns exemplos mas há muitos mais. Depois há o efeito avalanche, sobe o peso, é necessário melhores travões, suspensões, metem jantes maiores e mais largas e com isto o peso sobe de novo.

                Comentário


                  #9
                  Tens de comparar carros do mesmo tamanho e não os equivalentes actuais de gama para poderes ter uma base de comparação mais rigorosa!

                  Comentário


                    #10
                    Mesmo na estrutura, acho que apesar de se utilizar materiais mais leves tens mais componentes como sejam as barras nas portas e coisas do género.
                    Pegando no teu exemplo, uma porta de um golf I nada tem a ver com a de um golf IV, em comparação a do segundo parece uma porta blindada e não tem uma diferença muito grande de equipamento, apenas difere os vidros serem eléctricos.

                    Comentário


                      #11
                      Hoje em dia não há nada a fazer.
                      Cada vez mais os carros tem vários coisas de série desnecessárias.

                      Comentário


                        #12
                        Parecendo que não, os extras pesam, e muito! Há por aí vários artigos a demonstrar isso, principalmente nos topos de gama alemães, conhecidos pelas páginas intermináveis de extras disponíveis: entre um modelo de base, com o estrito equipamento de série, e outro com todos os extras possíveis, chega a haver diferenças de centenas de kgs!!!

                        Comentário


                          #13
                          Os carros estão maiores, com mais chapa, mais vidro, mais pneu. Só por isso, têm logo mais peso. Esta é a parte mais simples.

                          Depois, em termos mecânicos, usavam soluções muito mais simples, que exigiam menos "hardware" e, consequentemente, peso.

                          Na segurança, os carros passaram a ter zonas de deformação programação, barras anti-torção, airbags, ABS, ESP, etc. Aliás, em relação a alguns destes equipamentos, pensar que o peso do ABS é só o módulo. Convém lembrar que ainda existem todos os sensores, cablagem, que pesam. Multiplica-se isto por várias vezes e pimba.

                          Por fim, temos todos os gadjets, que pesam bastante.

                          Um Golf VI é muito mais espaçoso do que um Golf I, obviamente.

                          Comentário


                            #14
                            Uma tecla que gosto de bater

                            Os 500kg extra explicam-se primeiro pelo aumento de dimensões.
                            Apesar do Golf VI ser dos mais pequenos, senão mesmo o mais pequeno segmentoC, o que é certo é que tem mais 50cm de comprimento que o Golf I, é também mais alto e mais largo.

                            Depois em vez de um simples 4 cilindros 1.6 atmosférico com apenas 2 valvulas por cilindro e uma simples caixa manual, tens um 2.0 4cil, multivalvulas, caixa DSG (bem mais pesadas), turbo e sem contar com outras coisas que pesam bastante... assistência eléctrica da dirercção, AC, etc...

                            Rodas e travões são consideravelmente maiores. O Golf I deveria ter jante 13. O VI traz 17 com patas bem mais largas. Discos bem maiores às 4 rodas também acrescenta peso.

                            E se formos ao interior... Janelas com vidros mais espessos e maiores (aumento de dimensões dos carros), motorzinhos electricos para tudo, desde os bancos aos retrovisores, sistemas audio/multimedia com uma catrafada de pesadas colunas, muito mais material isolante que acrescenta dezenas de quilos, e claro, os equipamentos de segurança, airbags e tal...

                            Ou seja não é dificil perceber o porquê da engorda.
                            Agora a questão é dar a volta à questão.
                            Da mesma forma que os ultimos tempos obedeceram à lógica de ir apenas adicionando, sem procurar por soluções alternativas, acho que chegou a hora de inverter tal processo.

                            Já houve progressos notáveis neste pesado problema, mas acabam por ser totalmente abafados pela quantidade incrivel de coisas que os carros hoje trazem.

                            Não é preciso reinventar a roda. Pode-se conseguir resultados surpreendentes com o que já se tem.
                            Temos assistido a perdas de peso por parte dos novos modelos lançados, relativamente aos seus antecessores. O novo A6 ou o mais pequeno Polo perderam 7 a 8 dezenas de quilos, por exemplo. E não foi preciso nada exótico ou trancendental.

                            Mas para realmente lidarmos com esta questão do peso, precisamos de fazer mais do que apenas optimizar.
                            É preciso repensar. E quando se começa realmente a colocar possiveis soluções em cima da mesa, podemos conseguir resultados surpreendentes.
                            Mas o problema é que é preciso poder de encaixe da nossa parte, os utilizadores e consumidores.

                            Não conseguimos largar velhas fórmulas de um dia para o outro, como se verifica pelo estado actual da industria e do mercado.

                            Se conhecem a X-Prize, também a temática automóvel já lá foi abordada.
                            O brief implicava algo que conseguisse pelo menos 100mpg (à volta de 3litros aos 100), 4 lugares e viabilidade industrial.

                            Não deixa de ser curioso que o projecto vencedor tenha sido um veiculo com motor de combustão interna. A equipa era constituida maioritariamente por engenheiros de competição automóvel, e estes tipos sabem que o peso é o inimigo para tudo.

                            E sabendo isso, criaram um carro com dimensões semelhantes a um Fiesta em comprimento, apesar de mais largo, mas com apenas um peso de 340kg (+-) e apenas um Cx de 0.15, os parcos 40cv permitiam a performance necessária e os consumos exigidos pelo teste.
                            E as ideias deles para segurança automóvel também são bastante interessantes, o que explica em parte a estranha aparência do carro.

                            Ou seja, boas ideias não faltam. É necessário é pô-las em prática. E claro, que haja mentalidade aberta o suficiente para aceitarem coisas novas e melhores.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Tens de comparar carros do mesmo tamanho e não os equivalentes actuais de gama para poderes ter uma base de comparação mais rigorosa!
                              Sim e não !

                              Quando falas em tamanho referes-te ao exterior ou ao interior ?

                              Eu até referi o Polo, mas o espaço que ele ocupa (no nosso quotidiano e no nosso posicionamento psicológico) hoje é diferente do que ocupou o golf no passado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                Os carros estão maiores, com mais chapa, mais vidro, mais pneu. Só por isso, têm logo mais peso. Esta é a parte mais simples.

                                Depois, em termos mecânicos, usavam soluções muito mais simples, que exigiam menos "hardware" e, consequentemente, peso.

                                Na segurança, os carros passaram a ter zonas de deformação programação, barras anti-torção, airbags, ABS, ESP, etc. Aliás, em relação a alguns destes equipamentos, pensar que o peso do ABS é só o módulo. Convém lembrar que ainda existem todos os sensores, cablagem, que pesam. Multiplica-se isto por várias vezes e pimba.

                                Por fim, temos todos os gadjets, que pesam bastante.

                                Um Golf VI é muito mais espaçoso do que um Golf I, obviamente.
                                Concordo contudo, só não estou seguro da última afirmação.

                                Os meus pais tiveram um golf 2 que conheci muito bem e pelo menos no caso deste, não me parece ter menos espaço que os golfs actuais.

                                Mas o Golf I não conheço tão bem

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  Sim e não !

                                  Quando falas em tamanho referes-te ao exterior ou ao interior ?

                                  Eu até referi o Polo, mas o espaço que ele ocupa (no nosso quotidiano e no nosso posicionamento psicológico) hoje é diferente do que ocupou o golf no passado.
                                  É óbvio que só posso estar a falar no tamanho/volume efectivo do carro!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                    Uma tecla que gosto de bater

                                    Depois em vez de um simples 4 cilindros 1.6 atmosférico com apenas 2 valvulas por cilindro e uma simples caixa manual, tens um 2.0 4cil, multivalvulas, caixa DSG (bem mais pesadas), turbo e sem contar com outras coisas que pesam bastante... assistência eléctrica da dirercção, AC, etc...
                                    Tive o cuidado de escolher o peso da versão sem DSG

                                    Quanto ao ser uma tecla em que gostas de bater, justiça seja feita é bem verdade

                                    Eu sou mais do que tudo uma pessoa que se preocupa com o ambiente e que acha que esta filosofia consumista, de comer muito, comprar muito, gastar muito, etc. vai significar uma factura alta, aliás já significa e vai-se agravar nas gerações futuras.

                                    Este exemplo é bastante emblemático disso, fazendo contas, por cada ano o golf aumentou uns 15 kg

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu julgo que se trata principalmente da necessidade de criar uma célula suficientemente rígida para responder às necessidades actuais do campo da segurança passiva. Estou com o v7, julgo que o espaço interior não aumentou muito. As dimensões exteriores, por outro lado, aumentaram e bem (ou pelo menos a nossa percepção delas, já que todos os carros modernos parecem "balões").

                                      Comentário


                                        #20
                                        Fazem ideia de quanto pesa um tecto de abrir? Ou um sistema de ar condicionado? os vidros eléctricos (calhas, motores) e fechos centralizados? Um sistema de som de 6 ou 8 colunas? E isto os mais simples...sensores, gps, cablagens extra, material insonorizante...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          É óbvio que só posso estar a falar no tamanho/volume efectivo do carro!!
                                          Sim, claro era uma pequena provocaçãozinha, porque creio que o aumento é principalmente nas dimensões exteriores

                                          Só que parte do problema está aqui, as pessoas querem cada vez mais.

                                          Os que compravam um golf há 30 anos (em termos de perfil sociológico), continuam a comprar hoje, não o substituiram por um Polo

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                            Sim, claro era uma pequena provocaçãozinha, porque creio que o aumento é principalmente nas dimensões exteriores

                                            Só que parte do problema está aqui, as pessoas querem cada vez mais.

                                            Os que compravam um golf há 30 anos (em termos de perfil sociológico), continuam a comprar hoje, não o substituiram por um Polo
                                            Pois, o problema é mesmo esse: os carros não páram de crescer de geração para geração, e em quase todos os segmentos os representantes actuais são já maiores que os do segmento superior há alguns anos atrás!

                                            Também não sei onde isto vai parar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Concordo contudo, só não estou seguro da última afirmação.

                                              Os meus pais tiveram um golf 2 que conheci muito bem e pelo menos no caso deste, não me parece ter menos espaço que os golfs actuais.

                                              Mas o Golf I não conheço tão bem
                                              Na generalidade, e falando apenas nos casos que conheço, os carros actuais são mais espaçosos, mas nem sempre parecem. Isto acontece porque os mais antigos tinham portas muito finas e poucos plásticos. Os tabliers eram reduzidos ao mínimo.

                                              Hoje em dia, as portas são muito largas, o tablier envolve-nos de tal forma, que até parece que não temos espaço para nos mexermos.

                                              No entanto, se nos sentarmos atrás, vemos que há mais espaço para as pernas e largura ao nível dos ombros.

                                              O 190E do Autohoje, por exemplo, é mais apertado que um Classe C (actual).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DeBeF Ver Post
                                                Fazem ideia de quanto pesa um tecto de abrir? Ou um sistema de ar condicionado? os vidros eléctricos (calhas, motores) e fechos centralizados? Um sistema de som de 6 ou 8 colunas? E isto os mais simples...sensores, gps, cablagens extra, material insonorizante...
                                                Creio que os motores eléctricos devem ser uma parte importante do problema.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já havia alguns carros na década de 90 com vidros eléctricos, tecto de abrir, fecho central, AC., e mais traquitana, e pesavam 950kg.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Já havia alguns carros na década de 90 com vidros eléctricos, tecto de abrir, fecho central, AC., e mais traquitana, e pesavam 950kg.

                                                    Como por exemplo?

                                                    Nos anos 90, um R19 passava os 1000 kg, por exemplo. Só os utilitários é que ficavam abaixo dessa fasquia.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu R19 de 1991 pesa 940 kg e tem isso tudo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O golf II que esteve no activo entre 83 e 91 pesava 920 kg na versão gti 1.8 112 cv e 960 kg na versão gti 16v 1.8 de 139 cv.

                                                        Já tinham vidros eléctricos, fecho centralizado, air bag, etc.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Se não me engano, a Mazda (por exemplo) costuma fazer "downsizing" no MX-5, sem andar a tirar equipamento.

                                                          Parece que não mas é uma ideia que podia ser melhor investigada.

                                                          É impressionante os pesos que os carros atingem, e mais impressionante será quando um carro actual começará a sofrer perdas de potência com o desgaste que foi tendo ao longo dos anos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um dos resultados práticos disto é que quando eu era miúdo um carro com um motor 1.6 já era um carro potente e acima da média (lembro-me por exemplo do datsun 1.6 SSS de 96 cv ou de um Kadet 1.6 de 90 cv de pais de amigos meus) e hoje toda a gente acha um 1.6 com este nível de potência um motor banal ou até fraco.

                                                            Claro que aqui pelo meio há algumas questões relacionadas com obrigações ambientais, que fazem com que os carros sejam menos explosivos e directos na forma como debitam a potência, mas o peso é o principal responsável.

                                                            Lembro-me já na adolescência de andar com um amigo meu que tinha um bx sport (do pai) um 1.9 de 126 cv e aquilo na altura pareceu-me um poço de força (e de alguma forma era) e num carro relativamente grande para os padrões da altura.

                                                            Comentário

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