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Audi 80 1600 com motor 1900 passa na inspeçao??

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    Audi 80 1600 com motor 1900 passa na inspeçao??

    Boa tarde a todos,


    Desculpem la a pergunta, mas sou um leigo absoluto na materia.

    Estou em vias de comprar um audi 80, o motor que la esta é o 1900 td mas no livrete consta 1600 td. Foi este facto que me constrangiu de comprar o carro. No entanto o dono diz que nao ha diferenças nenhumas (visuais claro) entre os 2 motores e que ninguem vai reparar na inspeçao.
    Sendo eu um leigo absoluto na materia, alguem me pode dizer se ha diferenças entre o 1600 td e o 1900 td do audi 80? E acima de tudo, se me podem detectar isso na inspeçao .. Ha risco muito grande nesta compra?


    Cumps e obrigado por qualquer resposta

    #2
    Legalmente não pode passar na inspecção....mas caso eles não reparem na troca.....passa...depende do olho e conhecimento do inspector.....das fotos que estão na net parecem semelhantes por fora.....
    Editado pela última vez por combozip; 22 December 2010, 13:41.

    Comentário


      #3
      Arrisco que se por fora forem mesmo idênticos e no teste de emissões tudo correr normalmente que não terás problemas. Claro que isto são "ses"!

      Comentário


        #4
        Pois realmente por fora parecem identicos ...
        O que voces fariam no meu lugar??? è um bom negocio ...

        Comentário


          #5
          Se forem idênticos não notam e passa.
          A questão dos gases é irrelevante.

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas respostas

            Comentário


              #7
              Há aqui uma outra questão em cima da mesa: se essa alteração foi feita, quando foi feita? Foi há mais de 1 ano? Se foi, o carro já passou por 1 IPO antes. E o que se passou nessa IPO? A alteração foi registada / homologada no livrete? Era isso que convinha saber.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                Há aqui uma outra questão em cima da mesa: se essa alteração foi feita, quando foi feita? Foi há mais de 1 ano? Se foi, o carro já passou por 1 IPO antes. E o que se passou nessa IPO? A alteração foi registada / homologada no livrete? Era isso que convinha saber.
                Pelo que ele diz, o problema é mesmo esse: a alteração não foi homologada (ainda aparece o 1600 no livrete).

                A questão é queeste carro nem devia estar à venda nestas condições. Se o motor foi trocado por um diferente, o livrete deverá reflectir isso mesmo. Claro que, para o fazer, há custos, a começar pelo ISV. Por isso, convém fazer as contas primeiro para saber se o negócio compensa. Quanto à inspecção, até pode passar hoje, e para o próximo ano. E, se tiver o azar de apanhar alguém mais zeloso?

                E a IPO ainda é o menos. Arrisca-se sempre a ser parado pela Polícia e a ver o carro apreendido.

                Conclusão: o negócio, dificilmente poderia ser mais manhoso.

                Comentário


                  #9
                  Se estivesse homologado no livrete não haveria este problema em comprar o carro.
                  Aliás, o próprio vendedor referiu que no IPO não dão pela diferença, o que prova que nada está legalizado.

                  Partindo do principio que os motores são no seu exterior iguais e que da motorização 1600 para a 1900 nada se altera (travões, suspensões) nada há a temer, tanto pelo IPO como pela própria segurança.

                  A única coisa a ter em conta é o real estado do motor pois não se sabe a quilometragem certa.

                  Lembro que no mercado de usados quando a esmola é muita o pobre desconfia.
                  É raro o caso em que isto não se verifica.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                    Pelo que ele diz, o problema é mesmo esse: a alteração não foi homologada (ainda aparece o 1600 no livrete).

                    A questão é queeste carro nem devia estar à venda nestas condições. Se o motor foi trocado por um diferente, o livrete deverá reflectir isso mesmo. Claro que, para o fazer, há custos, a começar pelo ISV. Por isso, convém fazer as contas primeiro para saber se o negócio compensa. Quanto à inspecção, até pode passar hoje, e para o próximo ano. E, se tiver o azar de apanhar alguém mais zeloso?

                    E a IPO ainda é o menos. Arrisca-se sempre a ser parado pela Polícia e a ver o carro apreendido.

                    Conclusão: o negócio, dificilmente poderia ser mais manhoso.

                    Se o motor for igual, não há problema.
                    Agora, se o excesso de zelo fizer com que o inspector vá ver o nº do motor é outra história.
                    Mas nunca na minha vida vi um inspector fazer isso, a não ser numa inspecção tipo B.

                    Numa operação stop também não viam isso.
                    (In)felizmente os chassis e nº de motor só são vistos naqueles carros que eles suspeitam estar alterados (xuning por exemplo).

                    Comentário


                      #11
                      Mais vale procurar por um Audi 80 TDI original.

                      Comentário


                        #12
                        Tem de estar no livrete. E o nr de série também é diferente... Se já é o que é por usarmos pneus de dimensões não descritas no livrete, quanto mais um motor!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                          Tem de estar no livrete. E o nr de série também é diferente... Se já é o que é por usarmos pneus de dimensões não descritas no livrete, quanto mais um motor!
                          Não é bem assim, os pneus estão mais á vista.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Se o motor for igual, não há problema.
                            Agora, se o excesso de zelo fizer com que o inspector vá ver o nº do motor é outra história.
                            Mas nunca na minha vida vi um inspector fazer isso, a não ser numa inspecção tipo B.
                            Pois eu já vi casos caricatos de ambos os extremos: uns que deixam passar situações que não lembram ao diabo, e outros que não descansam enquanto não encontram uma ***** qualquer para te lixar.

                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Numa operação stop também não viam isso.
                            (In)felizmente os chassis e nº de motor só são vistos naqueles carros que eles suspeitam estar alterados (xuning por exemplo).
                            É a mesma situação. Normalmente, não o fazem. Mas pode-te sempre calhar um que lhe dá para embirrar, e ver tudo o que pode, nem que seja apenas para te fazer perder tempo.

                            A questão é, e vai ser sempre: vais-te sujeitar a isso para quê?! Claramente, o vendedor não o considera um risco aceitável para ele!
                            Editado pela última vez por Motronic; 22 December 2010, 14:48.

                            Comentário


                              #15
                              Como já referiram, depende do inspector. Se ele for entendido na matéria, não passa. E, numa operação stop, arriscas-te a ficar com o carro apreendido. Além disso não sabes quantos kms tem o motor, o quadrante muito provavelmente mostra os kms do motor 1.6. Eu não comprava, pode estar muito barato, mas a sua compra traz muitos riscos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                Mais vale procurar por um Audi 80 TDI original.
                                Não deve é ser ao preço do 1.6 TD com motor 1.9 TDI

                                TDI só saiu em 1992. TD existiu, com várias variantes, de 1988 até 1991.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                  Pois eu já vi casos caricatos de ambos os extremos: uns que deixam passar situações que não lembram ao diabo, e outros que não descansam enquanto não encontram uma ***** qualquer para te lixar.


                                  É a mesma situação. Normalmente, não o fazem. Mas pode-te sempre calhar um que lhe dá para embirrar, e ver tudo o que pode, nem que seja apenas para te fazer perder tempo.

                                  A questão é, e vai ser sempre: vais-te sujeitar a isso para quê?! Claramente, o vendedor não o considera um risco aceitável para ele!
                                  Não questiono nada disso.
                                  Por cá andou muitos anos um carro cujo motor não era o original, e até era mais potente.
                                  Nunca se passou anda e durante esse tempo foi a muitos centros IPO diferentes.
                                  É que é preciso ver que para um tipo ir ver o nº de motor ainda é preciso andar à procura.
                                  Mais: precisa de ter sorte de o encontrar no meio de muito lixo e "lodo" que muitos motores têm.

                                  Num Audi 80, tipico carro de velhote, duvido que que se dêm ao trabalho.

                                  Obviamente que fica sempre uma pequena percentagem de receio que possam vir a descobrir, mas é uma percentagem de 1% no máximo.

                                  Só se o negócio fosse mesmo bom é que eu aceitava e não sem antes ir a uma IPO para ver o estado global do carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Expliquem-me lá como é que o inspector consegue descortinar... partindo do principio que o bloco é igual e o que muda mesmo é o diametro e o curso dos pistons?!?

                                    Só se for especialista em Audi's 80... tudo o resto deverá ser semelhante...

                                    O DUA já não traz número de motor, pelo que acho dificil que consigam detectar a troca... claro está se exteriormente o motor for igual...

                                    Talvez o unico aspecto onde se note sejam nas emissões, mas se estiver bem afinadinho acredito que consiga ter valores semelhantes a um 1600 mais mal afinado (mais ainda dentro da tolerância).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por acaso no caso de um carro meu, ford, o nº de chassis é sempre verificado e o carro é stock 100%.

                                      Comentário


                                        #20
                                        O nº de chassis, disseste bem.
                                        Este nº nada tem a ver com o motor.

                                        Se o 1600 é igual ao 1900, não vai haver problemas.
                                        Os valores de CO são semelhantes pois todos os motores se regem pelos mesmos valores.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nunca numa inspecção me viram o numero de motor !!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Passas na boa sem problemas .

                                            Eles apenas veem o numero de chassis , nao o do motor .

                                            Tenho experiencia nesse campo , tinha um fiesta 1.1 de 94 e meti o 1.3 lá dentro . Ambos os motores sao iguais distinguindo se apenas por dizer 1.3 no bloco perto do carter.

                                            Abri o capo e tal e nada disseram e nada viram

                                            abcs

                                            Ps: continua no livrete 1.1

                                            Comentário


                                              #23
                                              Tambem comigo nunca andaram a vasculhar a chapa/refº do bloco mas as vezes nunca se sabe...
                                              Pelo que conheço os 2 motores são bastante identicos mas os mais expert na matéria poderam identificar as diferencias...
                                              Já me disseram se fores perto da hora de fechar eles são mais benevulentes (querem é ir pra casa) nessas "mariquices" pelo que poderá até resultar

                                              Já vi um corsa com um motor calibra a passar na inspecção... mas são as tais cunhas

                                              Comentário


                                                #24
                                                o nº do motor já nem conta, o carro está melhor com esse motor. se o resto estiver bom não vão ligar a isso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por nmlribeiro Ver Post
                                                  o nº do motor já nem conta, o carro está melhor com esse motor. se o resto estiver bom não vão ligar a isso.

                                                  Mais uma vez, o olhómetro.

                                                  Não compres o Aude. O risco é enorme.
                                                  Pessoalmente faço votos que não passe numa IPO.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Conheço um que passa todos os anos, sem cunhas.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                      Conheço um que passa todos os anos, sem cunhas.

                                                      Nao é preciso grande cunha ...

                                                      Basta que nao altere o numero de cilindros ... para que seja facilmente aprovado.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho um conhecido que andou 9 anos num golf II 1.6 Tdde 1989 de livrete mas com motor de 1.9 D sem turbo e ia sempre ao mesmo centro e sem cunhas passava sempre.

                                                        Só uma vez foi a outro centro e um inspector ranhoso pegou por ser diferente a cilindrada, reprovou mas ele rasgou a folha vermelha(não devem ter comunicação entre eles), mas ele na altura, voltou passado 1 dia ao centro IPO de sempre e voltou a passar.

                                                        Entretanto vendeu mas e esse carro continua a rolar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ferreira2004 Ver Post
                                                          Tenho um conhecido que andou 9 anos num golf II 1.6 Tdde 1989 de livrete mas com motor de 1.9 D sem turbo e ia sempre ao mesmo centro e sem cunhas passava sempre.

                                                          Só uma vez foi a outro centro e um inspector ranhoso pegou por ser diferente a cilindrada, reprovou mas ele rasgou a folha vermelha(não devem ter comunicação entre eles), mas ele na altura, voltou passado 1 dia ao centro IPO de sempre e voltou a passar.

                                                          Entretanto vendeu mas e esse carro continua a rolar.
                                                          Ranhoso? Competente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um amigo (tab+em foi user do forum) tinha um samurai com um motor de um Swift GTI e passava todos os anos sem cunhas.

                                                            Dificilmente havia carro mais "canoso" que aquele

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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