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Toyota vai pagar 10 milhões pela morte de quatro pessoas.

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    Toyota vai pagar 10 milhões pela morte de quatro pessoas.


    A Toyota aceitou pagar 10 milhões de dólares num acordo extrajudicial pela morte de quatro pessoas que viajavam num automóvel da marca, acidente que desencadeou a revisão de milhões de veículos.

    O acidente de Agosto de 2009 ganhou notoriedade depois de ter sido revelada uma conversa telefónica entre o condutor da viatura sinistrada e uma operadora da linha de emergência.

    Durante a chamada, o condutor explicou que o veículo em que viajava, juntamente com a mulher, a filha e o cunhado, estava a acelerar de forma descontrolada e circulava a quase 200 quilómetros por hora. Pouco depois, o veículo despistou-se e incendiou-se, tendo provocado a morte dos quatro ocupantes.

    Uma peritagem detectou que o pedal do acelerador ficou preso no tapete do lado do condutor e, meses depois, a Toyota chamou à revisão milhões de veículos para reparar o defeito.



    DN

    #2
    e vai pagar a quem? se a família morreu toda

    Comentário


      #3
      À viuva do cunhado. Uma coisa que não percebo, o pedal do acelerador ficou preso no tapete, o carro acelerou sozinho até aos 200km/h, porque é que ninguém se lembrou de desligar o carro, metê-lo em ponto morto ou travar?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
        À viuva do cunhado. Uma coisa que não percebo, o pedal do acelerador ficou preso no tapete, o carro acelerou sozinho até aos 200km/h, porque é que ninguém se lembrou de desligar o carro, metê-lo em ponto morto ou travar?

        Exacto. O sistema de travagem de um automóvel tem de ser mais forte que o motor, pelo que devia ter mandado o motor abaixo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
          À viuva do cunhado. Uma coisa que não percebo, o pedal do acelerador ficou preso no tapete, o carro acelerou sozinho até aos 200km/h, porque é que ninguém se lembrou de desligar o carro, metê-lo em ponto morto ou travar?
          É que bastava carregar na embraiagem, ou simplesmente acrescentando meter em ponto morto e chamar a assistência em viagem...

          Cumpz

          Comentário


            #6
            Foi onde, isso?

            Comentário


              #7
              O carro poderia ter ma caixa de velocidades automática o que impossibilitava o condutor de carregar na embraiagem. Ainda assim poderia ter colocado o carro em ponto morto...

              Comentário


                #8
                Isso deve ter sido nos EUA...

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                  #9
                  é sempre mau quando estas coisa acontecem, mas o condutor não podia ter carregados nos travões isso mandava o carro abaixo.

                  Comentário


                    #10
                    Vocês sabem o que é que a pessoa tentou ou não tentou?...

                    Comentário


                      #11
                      Compreende-se o estado de pânico a que o condutor deve ter chegado, mas ... ter tempo e discernimento para telefonar e não se ter lembrado de carregar nos travões não lembra a ninguém.

                      Comentário


                        #12
                        10 milhões porque o condutor não sabia usar o pedal de travão? Ainda por cima a velocidade que ia meteu-se a usar o telemóvel?
                        YouTube - What to do in a Stuck Throttle Situation by Edmunds.com

                        Comentário


                          #13
                          Lá vai o tempo em que a Toyota fazia carros fiáveis, seguros e duráveis. As "Benesses" da globalização pagam-se caro e com juros...

                          Comentário


                            #14
                            Acho uma piada imensa quando mandam bocas acerca da fiabilidade da toyota e depois acontecem coisas bem mais graves com outras marcas Ford Slow To Respond To Fatal Windstar Defect, Gets Brian Ross'd

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                              Acho uma piada imensa quando mandam bocas acerca da fiabilidade da toyota e depois acontecem coisas bem mais graves com outras marcas Ford Slow To Respond To Fatal Windstar Defect, Gets Brian Ross'd

                              Temos que concordar que a Toyota era um ícone e uma referencia em termos de fiabilidade e por isso mesmo se da tanta importância a casos como este nesta marca. É certo que todas as marcas têm os seus defeitos, uns mais graves do que outros e isso só vem provar que hoje em dia não existe e é totalmente errado dizer que marca X é mais fiável do que a marca Y.

                              Comentário


                                #16
                                Eu quando ouvi fala nisso, já em tempos idos, ouvi dizer que era uma pequena "bomba" que tem o pedal de acelerador, que não funcionava bem ficando o acelerador preso. Nunca ouvi de este prender no tapete, se assim fosse, a culpa era de um tapete mal colocado, não acham?
                                Mas já não me recordo bem!

                                Bem estive a pesquisar na net e fiquei baralhado não percebi ainda se é um problema de tapetes ou de acelerador.
                                Acho que para ficar preso no tapete tem que se acelerar a fundo e só assim poderá ele ficar preso. mas basta dar um toque por baixo do acelerador para este soltar do tapete.

                                os carros foram todos mudar de tapetes?
                                Editado pela última vez por NVIL; 24 December 2010, 14:46.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                  Acho uma piada imensa quando mandam bocas acerca da fiabilidade da toyota e depois acontecem coisas bem mais graves com outras marcas
                                  Acho que não foi alguma boca anti-toyota, conheço muito bem a marca, em 1974 ofereci um Corola 1200 á minha mulher e nunca teve algum problema durante cerca 10 anos que o teve. Ainda nos anos 80 fiz mais de um milhão kms em Toyotas em serviços que nem imagina, também nunca me lembra de ter problemas, inclusivé andar em muitos toyotas que nem a vareta do óleo estava marcada! nunca algum gripou.

                                  Refiro-me aos actuais e não apenas a Toyota, são todas as marcas com problemas, umas mais que outras.
                                  A Toyota parece-me ser a marca que mais a fábrica se interessa e protege os clientes, como tem vindo a público, outras marcas nem se dignam a ouvir os protestos dos seus clientes!

                                  Não menciono marcas para não ferir sensabilidades, mas pessoalmente falo por mim com a marca Sueca, essa é mesmo para fugir de se comprar agora, quem os tem anda sempre com o "coração nas mãos" e a pensar o dia a dia "e amanhã vou viajar, terei problemas? e depois a garantia, assume?"

                                  Os carros novos tem tecnologias pouco fiáveis devido a manterem os preços não muito inflacionados e será aí o problema, com o fabrico de componentes em locais diferentes da marca e a maioria fabricados na China ou países do Leste.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ACRUZ Ver Post
                                    Lá vai o tempo em que a Toyota fazia carros fiáveis, seguros e duráveis. As "Benesses" da globalização pagam-se caro e com juros...

                                    Comentário


                                      #19
                                      É uma situação muito grave... e acho muito bem que a Toyota assuma as suas responsabilidades. Apesar de pouco valer, não trará as pessoas de volta, infelizmente...

                                      Agora é fácil mas, sempre que ouço isto dos acelaradores também penso no mesmo: Porque não descer logo a embraiagem/colocar em ponto morto? No caso das caixas auto só a última hipótese. É que o reflexo lógico e fácil de concluir... em instantes. Porque para o carro andar ''sozinho'' a 200 Km/h é legitimo admitir que não foi feito...
                                      Mas enfim, não sabemos ao certo.

                                      Quanto à fiablidade Toyota, parece óbvio que não está igual... há uns tempos, passando o devido exagero, nem tentando muito estas coisas morriam ou avariavam. Hoje não é assim, nada mesmo.

                                      Ainda assim, não me parece que a Toyota esteja tão mal em relação ao outros... está mal em relação ao que já foi.
                                      E, sejamos sérios, muitos dos problemas de muitas marcas são considerados ''crónicos'' e assim ficam... se der deu, o dono que se arranje.
                                      A Toyota pelo menos faz um recall, sujeita-se à imagem negativa mas faz o que lhe compete (depois do mal estar feito, é verdade).

                                      Hoje não comprava um Toyota novo pelo simples facto que não há nada que me atraia. Só isso. Também não deixo de comprar um FIAT ou um ALFA pelo que os outros dizem, portanto...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LiveFlesh Ver Post
                                        e vai pagar a quem? se a família morreu toda
                                        Aos herdeiros legais, obviamente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Vou ser radical e dizer que o condutor não tem formação suficiente.

                                          O mais certo é não saber como o sistema funcionava e depois não sabe como parar um veículo em situações de emergência.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ACRUZ Ver Post
                                            Lá vai o tempo em que a Toyota fazia carros fiáveis, seguros e duráveis. As "Benesses" da globalização pagam-se caro e com juros...
                                            Eu penso que esta tragédia aconteceu, porque a especialidade da toyota não é os pequenos citadinos, a especialidade da Toyota é jipes grandes, nunca se ouviu falar de uma situação destas numa Toyota Hilux, ou numa Landcruiser.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                              Acho uma piada imensa quando mandam bocas acerca da fiabilidade da toyota e depois acontecem coisas bem mais graves com outras marcas Ford Slow To Respond To Fatal Windstar Defect, Gets Brian Ross'd
                                              Este problema não conhecia a acho-o muito mais grave que o problema da Toyota.

                                              Mas como é a Ford, teve pouca má publicidade dos EUA.

                                              Não digo que o problema da Toyota não seja grave também.

                                              Mas pelo menos o eixo não se parte.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Desculpem lá mas nestes carros de caixa automática, ao carregar no travão não dá para alterar a caixa para ponto morto?

                                                E se teve tempo para andar ao telemóvel, mais depressa ligava para o 112 ou a assistência em viagem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                                  À viuva do cunhado. Uma coisa que não percebo, o pedal do acelerador ficou preso no tapete, o carro acelerou sozinho até aos 200km/h, porque é que ninguém se lembrou de desligar o carro, metê-lo em ponto morto ou travar?
                                                  Pelos vistos tentaram...

                                                  – The Lexus sedan was equipped with an automatic transmission control that mimics old-fashioned manual shifters, making it difficult for a driver to shift to neutral while the car is moving.
                                                  – The power assist brakes rely on a vacuum that diminishes as the engine revs faster, reducing the braking assistance to near zero if the engine is roaring.
                                                  – The manual brakes are unable to stop a 272-horsepower engine getting an open throttle and moving 120 mph.
                                                  – The keyless ignition system requires a driver to hold a dashboard button down for three seconds to turn the engine off, a fact that is disclosed in the vehicle manual but may not be obvious to a motorist.
                                                  And perhaps most-damning, the car’s computers do not reduce gas flow to the engine when the brakes are applied.


                                                  Read more: Report: Toyota faulty throttles caused by more than jammed car mats

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                                    Desculpem lá mas nestes carros de caixa automática, ao carregar no travão não dá para alterar a caixa para ponto morto?
                                                    E se teve tempo para andar ao telemóvel, mais depressa ligava para o 112 ou a assistência em viagem.
                                                    Possivelmente não foi atravé de GSM mas sim pelo sistema Toyota Call serviço de apoio e emergência, este sistema ao ser comutado o botão (botão de pânico) coloca em contacto directo com um operador do serviço.

                                                    Mas essa noticia inicial não deve estar correcta e muito mal contada, a 200 km/h e vai ao telefone sem usar os meios mais básicos em parar o carro?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Como disse em cima, todas as marcas tem os seus problemas e algumas até muito graves para a segurança.

                                                      Este carro (no video) foi lançado pomposamente, com um grande argumento de venda que era inédito nas restantes marcas, "parava se fosse a y de velocidade á aproximação de um peão na via" mas em testes aconteceu esta falha:

                                                      YouTube - Insane Volvo brake test epic fail

                                                      Se o condutor vai confiante no sistema, pode ser fatal!

                                                      Por isso todas as marcas tem o seu senão e cada caso é um caso.

                                                      E se for um carro Made in China, acontece isto:

                                                      http://www.youtube.com/watch?v=Mbe5I...eature=related

                                                      Pois...
                                                      Editado pela última vez por ACRUZ; 24 December 2010, 17:11.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Numerico Ver Post

                                                        Durante a chamada, o condutor explicou que o veículo em que viajava, juntamente com a mulher, a filha e o cunhado, estava a acelerar de forma descontrolada e circulava a quase 200 quilómetros por hora. Pouco depois, o veículo despistou-se e incendiou-se, tendo provocado a morte dos quatro ocupantes.



                                                        DN
                                                        Não percebi esta. Morreram os 4. Como é que há gravações de uma chamada do condutor para a Toyota a explicar o porque do acidente?! Fiquei a "anhar"... :s

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rubendfduarte3 Ver Post
                                                          Não percebi esta. Morreram os 4. Como é que há gravações de uma chamada do condutor para a Toyota a explicar o porque do acidente?! Fiquei a "anhar"... :s
                                                          Secalhar porque a pessoa que estava do outro lado da chamada não ia dentro do carro?

                                                          Bom para os que vinham com a lógica conclusão de que bastava travar, julgo estar bem explicado um post anterior que afinal não é bem assim. Afinal até existia um sistema que diminuía a capacidade de travagem com o aumento de rotação (isto não lembra a ninguém).

                                                          Uma pedra difícil de descalçar para a Toyota...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Isso não me parece veridico mas ok...

                                                            Quanto a carros com a electrónica a falhar, cada vez vão ser mais e de todas as marcas...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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