Anúncio
Collapse
No announcement yet.
O ensino em Portugal...
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
imported_sitefixe
citação:Originalmente colocada por tokyo
ate tive para tirar la a carta.faziam uns preços muito porreiros[}]
:D:D:D:D
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por sitefixe
citação:Originalmente colocada por tokyo
ate tive para tirar la a carta.faziam uns preços muito porreiros[}]
:D:D:D:D
chegas la e é : "É tudo na desportiva,ó amigo...":D:D:D
quem e que quer saber do codigo ou do que quer que seja?[}]
Comentário
-
É assim que se deve circular numa rotunda
Para seguir em frente
Se o condutor pretender continuar em frente, deve aceder à rotunda de preferência pela via de trânsito da esquerda, ou o mais à esquerda que lhe for permitido. Dentro da rotunda deve colocar-se na via de trânsito interna e assinalar a mudança de direcção, uma vez que passou a saída anterior à escolhida. Para sair da rotunda deve tomar a via de trânsito exterior sem afectar os veículos que nela circulam, que têm prioridade .
Sair na 1ª à direita
Se o condutor pretender sair na primeira saída à direita da rotunda, deve aceder a mesma pela via de trânsito da direita ou o mais à direita que lhe for permitido. Na rotunda deve manter-se na via de trânsito exterior assinalando com os sinais de mudança de direcção que vai sair logo na primeira saída .
Sair para a esquerda
Se o condutor pretender sair à esquerda ou mesmo mudar de sentido, deve aceder à rotunda pela via de trânsito da esquerda ou o mais à esquerda que lhe for permitido e colocar-se na via de trânsito externa . Na rotunda deve assinalar com os sinais indicadores de mudança de direcção a sua saída à direita, uma vez passada a saída anterior escolhida .
Inverter Sentido
Se o condutor pretende fazer a manobra de inversão do sentido de marcha, deve aceder à rotunda pela via de trânsito da esquerda ou o mais à esquerda que lhe for permitido e colocar-se na via de trânsito interna. Na rotunda deve assinalar com os sinais indicadores de mudança de direcção a sua saída à direita, uma vez passada a saída anterior escolhida .
Saida à direita c/ outro veiculo a sair para esquerda
Como se poderá verificar pela imagem ao lado, podem, entre inúmeras outras situações, circular em simultâneo dois veículos, ou mais, sem que haja confronto de itinerários entre os mesmos .
Saída para itenerários completmentares
Se o condutor pretender sair na primeira saída à direita da rotunda, e tendo em consideração a especificidade do itinerário complementar para o qual se destina, deve posicionar-se de forma a não confrontar-se com o trânsito comum de saída da rotunda. Na rotunda o condutor deve manter-se na via de trânsito exterior ou média ( se houver ) consoante o destino escolhido após a saída da rotunda, não esquecendo de assinalar a manobra de saída, já que esta ocorre logo na primeira saída .
http://rodovia.no.sapo.pt/rotundas.htm
Circular explicativa da DGVhttp://rodovia.no.sapo.pt/Circulacao_rotundas.pdf
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por blindness2005
And here we go all over again... [8]
Re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-post!!! [xx(]
Bem sei que a pesquisa não é grande espingarda mas por mais que procure só me encontra uma poll a falar da componente prática.
Comentário
-
Não é repost sobre o ensino ......é sobre as rotundas!!!!!!!
Circulares da DGV e o catano não interessam para nada. O que conta é o que está no código da estrada publicado em Diário da República. Isto é que é a Lei!
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito,
este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto,
utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou
mudar de direcção.
2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra,
depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,
ultrapassar, parar ou estacionar.
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
60 a 300 euros.
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,ultrapassar, parar ou estacionar.
Adiante, o tópico era para comentar estas pérolas do ensino, não sobre a circulação nas rotundas...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
Não é repost sobre o ensino ......é sobre as rotundas!!!!!!!
Circulares da DGV e o catano não interessam para nada. O que conta é o que está no código da estrada publicado em Diário da República. Isto é que é a Lei!
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito,
este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto,
utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou
mudar de direcção.
2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra,
depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,
ultrapassar, parar ou estacionar.
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
60 a 300 euros.
E porque é que não colocas aqui o artigo sobre as rotundas? Esse já não interessa para nada...
De qualquer forma... quem pensa que está correcto fazer as rotundas sempre pela direita nem merece resposta... apenas repugnancia e desprezo...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por worldtiki
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,ultrapassar, parar ou estacionar.
Adiante, o tópico era para comentar estas pérolas do ensino, não sobre a circulação nas rotundas...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
Não é repost sobre o ensino ......é sobre as rotundas!!!!!!!
Circulares da DGV e o catano não interessam para nada. O que conta é o que está no código da estrada publicado em Diário da República. Isto é que é a Lei!
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito,
este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto,
utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou
mudar de direcção.
2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra,
depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,
ultrapassar, parar ou estacionar.
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
60 a 300 euros.
lê os artigos do CE que a circular da DGV cita! [8][8][8][8][8]
Comentário
-
Isto antes de ser uma questao legal, é uma questao de BOM SENSO e INTELIGENCIA. Mas para estas pessoas que acham que é só a direita que se deve circular, eu pergunto... para que e em que situações é que se deve usar as restantes faixas da esquerda?
Alias um caso prático: rotunda do marques de pombal (4 faixas)... quero sair na terceira saida... ando sempre pela direita? Ou vou pela esquerda?
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
Não é repost sobre o ensino ......é sobre as rotundas!!!!!!!
Circulares da DGV e o catano não interessam para nada. O que conta é o que está no código da estrada publicado em Diário da República. Isto é que é a Lei!
Pergunta para ti... se as rotundas funcionam apenas com a faixa da direita, qual a sua vantagem para um cruzamento normal semaforizado por exemplo?
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por LM
cmax
Se algum dia bateres, ao circular numa rotunda, devido a uma mudança de fauixas, logo aprendes quem é que tem razão.
Por outro lada, a esquerda é para ultrapassar, mesmo em rotundas... Mas como o pessoal tem a nania de as fazer pela esquerda mesmo sem estar a ultrapassar uma formiga, eu ultrapasso-os pela direita nas rotundas, pois consigo ser mais rapidos que eles...
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Godas
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
Não é repost sobre o ensino ......é sobre as rotundas!!!!!!!
Circulares da DGV e o catano não interessam para nada. O que conta é o que está no código da estrada publicado em Diário da República. Isto é que é a Lei!
Pergunta para ti... se as rotundas funcionam apenas com a faixa da direita, qual a sua vantagem para um cruzamento normal semaforizado por exemplo?
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por lionbest
citação:Originalmente colocada por LM
cmax
Se algum dia bateres, ao circular numa rotunda, devido a uma mudança de fauixas, logo aprendes quem é que tem razão.
Por outro lada, a esquerda é para ultrapassar, mesmo em rotundas... Mas como o pessoal tem a nania de as fazer pela esquerda mesmo sem estar a ultrapassar uma formiga, eu ultrapasso-os pela direita nas rotundas, pois consigo ser mais rapidos que eles...
Entao basicamente para vc é necessário sair uma lei para vos por a circular na rotunda como a circular da DGV recomenda? ok... pronto. Cada um faz o que quer. So tenho pena que nós nao consigamos automaticamente e por bom senso melhorar a condução numa rotunda, usando as suas faixas de uma forma racional como essa que a DGV recomenda. Enfim....
Comentário
-
citação:Originalmente colocada por Tó Zé
Não é repost sobre o ensino ......é sobre as rotundas!!!!!!!
Circulares da DGV e o catano não interessam para nada. O que conta é o que está no código da estrada publicado em Diário da República. Isto é que é a Lei!
Artigo 14.º
Pluralidade de vias de trânsito
1 Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito,
este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto,
utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou
mudar de direcção.
2 Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais
conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra,
depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção,
ultrapassar, parar ou estacionar.
3 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
60 a 300 euros.
É assim que faço. Quando vou para a faixa da esquerda, sei que tenho de esperar que alguma alma caridosa me deixe sair. Quantas vezes ja fiz a rotunda completa à espera de sair. Quem sai, não tem prioridade e tem de se sujeitar, independentemente do que possam dizer.
Comentário
-
Esta gente pega em alhos e bugalhos e junta tudo como se não houvesse amanhã [}]
O que tem razão não é nunca por seguir na faixa da direita!
Se têm dúvidas neste ponto o melhor mesmo é nem sairem à rua com o carro...
citação:Originalmente colocada por LM
cmax
Se algum dia bateres, ao circular numa rotunda, devido a uma mudança de fauixas, logo aprendes quem é que tem razão.
Quando alguém bate não é por ir pela faixa da esquerda (desculpa à lá excesso de velocidade), mas sim porque [u]não tem a inteligência nem a destreza suficiente para saber usar piscas, espelhos e virar o pescoço</u>.
Se este é o vosso caso, façam um favor a quem anda na estrada e vendam o carro.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário