Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os melhores e os piores na Caixa de Reclamações da Auto Bild

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os melhores e os piores na Caixa de Reclamações da Auto Bild

    Pronto, antes que me venham chatear com a "boca" da "falta de credibilidade" () vou aqui explicar como foi processada a informação que vou apresentar aqui, citando directamente o artigo.

    O link original da notícia é este: Die Möhren des Jahres - autobild.de

    Hora de balanço da "Caixa de Reclamações" da Auto Bild. Que carro trouxe mais razões de queixa aos nossos leitores em 2010? Aqui estão os piores e os melhores da nossa estatística.

    O primeiro ano após o incentivo ao abate não trouxe a acalmia à nossa "Caixa de Reclamações". Pelo contrário: apesar de em 2009 muitos chassos terem ido parar às máquinas de prensar das sucatas e de em 2010 terem surgido muitos carros novos nas estradas, recebemos ca. de 1800 queixas a mais do que no ano transacto. Quais foram as maiores queixas? Quantas falhas houve a nível electrónico e quão prestáveis foram as marcas na resolução dos problemas? Nós respondemos às questões mais importantes:


    Quais foram os defeitos mais reportados?

    Claramente a corrosão. Neste ano, a "peste castanha" ocupa o 1.ºlugar na estatística de problemas. Em 2009 ocupava a 6.ª posição. Especialmente problemático é o facto de este fenómeno surgir com frequência em zonas que supostamente tinham sido melhoradas, e onde a corrosão acaba por reaparecer.


    Os defeitos de electrónica aumentaram?

    Não. Na estatística do ano 2009, as centralinas foram as peças que mais avariaram. Este ano já nem no top 10 se encontram. Por outro lado, este ano houve mais queixas relacionadas com caixa de transmissão automáticas e manuais do que em 2009, bem como em relação a correntes de distribuição e compressores de ar condicionado.


    Houve grandes defeitos em série?

    Felizmente não. Não se perceberam defeitos crónicos típicos de certas marcas ou modelos. A maioria esmagadora dos defeitos estendeu-se a todas as marcas.


    As marcas aprenderam com os seus erros e reagem de forma prestável em caso de defeito?

    Claramente, não. Em demasiados casos se verificou que as oficinas rejeitavam liminarmente os pedidos para assumirem parte das despesas ou mesmo aceitar reclamações. As oficinas querem muitas vezes transformar situações que podem ser resolvidas a esse nível com uma pequena atenção em casos de garantia. Nesse caso, as regras passam a ser mais apertadas para o cliente, e quem assume os custos é a marca.


    Assim funciona a "Caixa de Reclamações":

    Ao longo de 2010, recebemos ca. de 8800 reclamações através da nossa página de internet. Todos os mails recebidos pela Auto Bild entre 1 de Dezembro de 2009 e 30 de Novembro de 2010 com informações sobre defeitos, marca, modelo, ano de construção e número de chassis foram lidos pela redacção, avaliados e registados numa base de dados. No entanto, para apurarmos quem foi a "Cenoura Dourada"* não nos limitámos simplemente a somar os casos recebidos, já que dessa forma os carros mais vendidos iriam sempre receber o prémio. Para que haja justiça, consideramos o número de defeitos de determinado modelo em relação ao seu número total de vendas nos anos em apreço. Assim, o modelo com o valor mais elevado de defeitos em relação às unidades vendidas é quem recebe a "Cenoura Dourada". Este ano, "calhou a fava" ao Alfa Romeo 159. A lista das melhores e piores marcas é também elaborada em função dos mails recebidos e da quota de mercado.


    As "Cenouras dos anos anteriores":

    2009:

    1.Peugeot 407
    2.Volvo V50
    3.Fiat Ulysse

    2008:

    1. VW Eos
    2. Citroën C8
    3. Peugeot 807

    2007:

    1. Citroën C8
    2. Alfa Romeo 159
    3. Peugeot 807

    2006:

    1. Peugeot 307
    2. Mazda 6
    3. VW Touran

    2005:

    1. Mercedes Classe C
    2. Audi A4
    3. Mercedes Classe A

    2004:

    1. Kia Carnival
    2. Fiat Ducato
    3. Skoda Octavia

    2003:

    1. Saab 9-5
    2. Seat Alhambra
    3. Audi TT


    Os defeitos mais frequentes em 2010 (%):

    1. Corrosão na carroçaria: 5,63
    2. Caixa de transmissão manual: 3,53
    3. Compressor de ar condicionado: 2,86
    4. Corrente de distribuição: 2,76
    5. Turbo: 2,40
    6. Caixa de transmissão automática: 2,20
    7. Cabeça do motor: 2,10
    8. Bancos: 1,74
    9. Discos de travão: 1,38
    10. Injectores: 1,38


    As 10 melhores marcas em 2010 (menor número de queixas):

    1. Daihatsu
    2. Subaru
    3. Suzuki
    4. Renault
    5. Toyota
    6. Mitsubishi
    7. Volvo
    8. Nissan
    9. Honda
    10. Mercedes


    As 10 piores marcas em 2010:

    1. Alfa Romeo
    2. Kia
    3. Mazda
    4. Chevrolet
    4. Skoda
    6. Citroën
    7. Dacia
    8. Seat
    9. VW
    10. Audi
    Vão-se entretendo, que eu já cá venho revelar mais pormenores de cada um dos piores e melhores modelos.


    * Os 3 piores carros do ano são a "Cenoura Dourada", "de Prata" e "de Bronze".

    #2
    Um gajo bem tenta convencer-se, mas a Alfa Romeo está sempre lá!

    MAs então a KIA a MAzda e Skoda não andavam bem?

    Dantes, qd havia só uma ou outro "estudo" destes era mais fácil.

    Comentário


      #3
      Skoda em 4º?? Estou deveras curioso agora

      Queres ver que comprei de novo um "limão" do grupo VW

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
        Um gajo bem tenta convencer-se, mas a Alfa Romeo está sempre lá!

        MAs então a KIA a MAzda e Skoda não andavam bem?

        Dantes, qd havia só uma ou outro "estudo" destes era mais fácil.
        De facto tinha a ideia de a Kia ser mto boa a este nível!

        Comentário


          #5
          Prémio "Cenoura Dourada":

          Ouro - Alfa Romeo 159




          Principais defeitos:
          • Erros e avarias de motor. Causa principal: filtro de partículas. Um leitor teve de ir 8 vezes à oficina para resolver o problema e viu-se obrigado a fazer frequentemente a "regeneração" do filtro, devido ao facto de andar muito em cidade.
          • Corrente de distribuição. Supostamente, deveria durar a vida do carro. Um leitor teve de trocá-la após 45.000 km num 2.2 JTS.
          Prata - BMW Z4





          Principais defeitos:
          • Direcção assistida eléctrica: funcionamento aleatório. Quanto maior for a temperatura exterior, mais o fenómeno se acentua. Houve mesmo casos de perda total de assistência na direcção.
          • Capota: posição do motor de comando hidráulico faz com que acumule água, levando a corrosão e à avaria total do sistema, obrigando à desmontagem total da peça. Oficina mostra-se pouco cooperante na resolução do problema.
          Bronze - Ford S-Max





          Principais defeitos:
          • Pintura extremamente sensível. Basta deixar cair o capot meio aberto para o verniz estalar. Literalmente. Ford escuda-se no livro de instruções, dizendo que a altura máxima a que se pode deixar cair o capot são 30 cm. Mas a pintura também estala abaixo disso, mesmo usando de grande cuidado.
          • Desembaciador do pára-brisas. Falhas frequentes, obrigando a trocar o vidro por inteiro. Posição da Ford pouco clara.
          Latão - todas as marcas

          Quando se pensava que esse problema já não existia, verifica-se que são cada vez mais frequentes os casos de corrosão, e um pouco em todas as marcas. Daí este ano haver excepcionalmente esta categoria como forma de protesto contra todos os construtores.

          Os casos mais frequentes são em carros com 5 a 10 anos. Exemplos: um Mercedes E de 2004 ou um Mazda 6 de 2003. No entanto, também há casos em carros mais recentes, como um Ford C-Max de 2006.








          Outros perdedores:
          • Opel Signum (bomba do combustível na versão 2.2i a gasolina; válvulas nos canais da admissão no 1.9 CDTI)
          • Mazda 6 (intercoolers e injectores no 2.0 CD; corrosão)
          • VW Touareg (avarias no motor, especialmente o 2.5 R5 TDI)
          • Kia Cee'd (problemas nas válvulas da versão a gás)
          • VW Scirocco (bomba de água no 1.4 TSI)
          • VW Eos (infiltrações de água na capota)
          • Fiat Doblò (problemas de motor no 1.6 Diesel)
          Vencedores 2010:
          1. Skoda Yeti
          2. Toyota Yaris Verso
          3. BMW X1
          4. Mitsubishi Pajero
          5. Mercedes Classe S
          6. Daihatsu Cuore
          7. Hyundai i30
          8. Chevrolet Matiz
          9. Nissan Qashqai
          10. Toyota Auris ("bastante menos problemático que o Golf")
          E para já é tudo.

          Comentário


            #6
            Comprar rum carro é uma lotaria, hoje em dia.

            Comentário


              #7
              Isto vai dar molho.
              A autobild fez este "quadro" de propósito.

              O grupo VW em peso, depois a Alfa como já disseram sempre lá, curioso que a FIAT não está.

              Depois a Citro está lá e a "irmã" não, há coisas que não percebo bem..

              De resto a daihatsu estar em primeiro, pode ter a ver com o numero de vendas baixo?

              A Mazda tambem me admira..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                Um gajo bem tenta convencer-se, mas a Alfa Romeo está sempre lá!

                MAs então a KIA a MAzda e Skoda não andavam bem?

                Dantes, qd havia só uma ou outro "estudo" destes era mais fácil.
                Essa é que é essa, diz-se que são tão ou mais fiáveis que os outros e que os problemas são só do amigo do primo que ouviu dizer mas quando se apresenta números estão sempre nos lugares cimeiros mas pelas piores razões.
                A Mazda é outra que deve ser criticada, marca que ainda há uns anos apresentava se frequentemente nos lugares referenciais e tem um histórico de boa fiabilidade começa a perder essa imagem. Embora ainda há pouco na mesma publicação o Mazda 5 e 6 tenham ocupado o primeiro e segundo lugar nos testes de longa duração da mesma publicação.

                Comentário


                  #9
                  Curiosas, essas listas...

                  Comentário


                    #10
                    A Renault a 4ª melhor? A Skoda, a Kia e a VW no pote dos piores?

                    Ai Jesus que isto vai chegar á meia-noite com 10 páginas...

                    Eu passo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                      A Renault a 4ª melhor? A Skoda, a Kia e a VW no pote dos piores?

                      Ai Jesus que isto vai chegar á meia-noite com 10 páginas...

                      Eu passo.
                      A renault segundo ouvi dizer tem feito um esforço a esse nível, já o Laguna III tem obtido bons resultados.

                      Comentário


                        #12
                        As FAP's são lixadas.

                        É mesmo lotaria

                        Comentário


                          #13
                          Se a Renault anda bem, se o Laguna III tb, e como leva com uma desvalorização do caraças, pq ganhou má fama, é um bom negócio em usado.

                          Comentário


                            #14
                            ui ui, bom topico para finalizar o ano... corram para as trincheiras que vem aí o fogo cruzado....

                            curioso não ver a peugeot nem nas melhores nem nas piores...hehehe

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              A Renault a 4ª melhor? A Skoda, a Kia e a VW no pote dos piores?

                              Ai Jesus que isto vai chegar á meia-noite com 10 páginas...

                              Eu passo.
                              Realmente. Onde já se viu a renault bem classificada. Esse estudo é parcial só pode. Como pode a Renault ser melhor que a Kia?

                              Comentário


                                #16
                                O grupo vw em peso nos piores...ouch.

                                Comentário


                                  #17
                                  Das 10 com menos reclamações, 7 são japonesas, existem 8 marcas japonesas..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                    A Renault a 4ª melhor?
                                    A única explicação para isto é a Renault fazer modelos diferentes para a Alemanha

                                    Comentário


                                      #19
                                      Alguns apontamentos:

                                      Alfa Romeo continua a demonstrar falta de fiabilidade/ qualidade.

                                      O grupo VW está mesmo mal com todas as suas marcas a apareceram no top das piores em queixas.

                                      Japoneses continuam na liderança excepto Mazda, que não é de admirar pelos problemas que se têm ouvido, em especial no Mazda 6

                                      A Renault ocupa uma posição muito boa, no meio dos japoneses. Primeiro estudo em que vejo isso a acontecer, o que revela realmente uma evolução clara.

                                      Mercedes, mostra-se a mais fiavel dos alemães.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tá visto que algumas marcas vão para o site da AutoBild inventar queixas!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RicardoAndre Ver Post
                                          Das 10 com menos reclamações, 7 são japonesas, existem 8 marcas japonesas..
                                          Isso é porque as marcas nipónicas estão cada vez mais experientes em "comprar" estudos tal é a frequência que aparecem nos lugares da frente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E qual foi a primeira marca europeia? A revista é alemã, não me parece que seja suspeita...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                                              E qual foi a primeira marca europeia? A revista é alemã, não me parece que seja suspeita...
                                              E a verdade é que não tiveram problemas em ter "as suas" marcas nos piores.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para além de uma queixa poder ser desde um plástico mal encaixado até um motor partido, e contar como queixa na mesma...

                                                O que era mais interessante era saber o nº médio de queixas.

                                                É que uns tempos atrás vi uma lista de modelos e o pior tinha algo como 1,8 queixas durante a garantia e o melhor 1,3.

                                                O que isso quer dizer??

                                                Quer dizer que a probabilidade é em alguns carros de termos 2 queixas a fazer durante a garantia e noutros 1 queixa.

                                                O que em termos práticos depois dá muitos carros com 0 queixas e alguns iguais com 5 ou 6.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                  Isso é porque as marcas nipónicas estão cada vez mais experientes em "comprar" estudos tal é a frequência que aparecem nos lugares da frente.
                                                  Começo a pensar o mesmo..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                    A Renault a 4ª melhor? A Skoda, a Kia e a VW no pote dos piores?

                                                    Ai Jesus que isto vai chegar á meia-noite com 10 páginas...

                                                    Eu passo.
                                                    Volvo à frente da Mercedes?

                                                    Renault, Peugeot e FIAT (que tanto levam na cabeça por aqui) à frente de VW e Audis?

                                                    Vai cair tempestade no Fórum.

                                                    O Lino quer animar isto

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      No caso do 159 terá batido o record em numero de reclamações, mas não me parecem especialmente graves as avarias.

                                                      As do FAP ja sei eu o que a casa gasta, que ando às voltas uma vez por semana para fazer a regen. em condições por fazer percursos normalmente inferiores a 15/20 min. mas penso que os FAP teem o mesmo problema em tudo o que é carro recente a gasoleo.

                                                      Correia de distribuição, nunca mudei, é caro ?

                                                      Outra em que não saimos bem parados é nos VW made in Palmela.
                                                      Editado pela última vez por ARMIC; 28 December 2010, 20:16.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Gostei particularmente dos 3 piores de 2005:
                                                        1. Mercedes Classe C
                                                        2. Audi A4
                                                        3. Mercedes Classe A

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O pessoal dos Alfa's bem tenta desmistificar, mas eles estão sempre lá

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoaoC89 Ver Post
                                                            O pessoal dos Alfa's bem tenta desmistificar, mas eles estão sempre lá
                                                            Fiabilidade não é tudo pá, e quando sou eu a dizer isto das duas uma, ou estou doente, ou toda a gente o devia interiorizar isto

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X