Pronto, antes que me venham chatear com a "boca" da "falta de credibilidade" () vou aqui explicar como foi processada a informação que vou apresentar aqui, citando directamente o artigo.
O link original da notícia é este: Die Möhren des Jahres - autobild.de
Vão-se entretendo, que eu já cá venho revelar mais pormenores de cada um dos piores e melhores modelos.
* Os 3 piores carros do ano são a "Cenoura Dourada", "de Prata" e "de Bronze".
O link original da notícia é este: Die Möhren des Jahres - autobild.de
Hora de balanço da "Caixa de Reclamações" da Auto Bild. Que carro trouxe mais razões de queixa aos nossos leitores em 2010? Aqui estão os piores e os melhores da nossa estatística.
O primeiro ano após o incentivo ao abate não trouxe a acalmia à nossa "Caixa de Reclamações". Pelo contrário: apesar de em 2009 muitos chassos terem ido parar às máquinas de prensar das sucatas e de em 2010 terem surgido muitos carros novos nas estradas, recebemos ca. de 1800 queixas a mais do que no ano transacto. Quais foram as maiores queixas? Quantas falhas houve a nível electrónico e quão prestáveis foram as marcas na resolução dos problemas? Nós respondemos às questões mais importantes:
Quais foram os defeitos mais reportados?
Claramente a corrosão. Neste ano, a "peste castanha" ocupa o 1.ºlugar na estatística de problemas. Em 2009 ocupava a 6.ª posição. Especialmente problemático é o facto de este fenómeno surgir com frequência em zonas que supostamente tinham sido melhoradas, e onde a corrosão acaba por reaparecer.
Os defeitos de electrónica aumentaram?
Não. Na estatística do ano 2009, as centralinas foram as peças que mais avariaram. Este ano já nem no top 10 se encontram. Por outro lado, este ano houve mais queixas relacionadas com caixa de transmissão automáticas e manuais do que em 2009, bem como em relação a correntes de distribuição e compressores de ar condicionado.
Houve grandes defeitos em série?
Felizmente não. Não se perceberam defeitos crónicos típicos de certas marcas ou modelos. A maioria esmagadora dos defeitos estendeu-se a todas as marcas.
As marcas aprenderam com os seus erros e reagem de forma prestável em caso de defeito?
Claramente, não. Em demasiados casos se verificou que as oficinas rejeitavam liminarmente os pedidos para assumirem parte das despesas ou mesmo aceitar reclamações. As oficinas querem muitas vezes transformar situações que podem ser resolvidas a esse nível com uma pequena atenção em casos de garantia. Nesse caso, as regras passam a ser mais apertadas para o cliente, e quem assume os custos é a marca.
Assim funciona a "Caixa de Reclamações":
Ao longo de 2010, recebemos ca. de 8800 reclamações através da nossa página de internet. Todos os mails recebidos pela Auto Bild entre 1 de Dezembro de 2009 e 30 de Novembro de 2010 com informações sobre defeitos, marca, modelo, ano de construção e número de chassis foram lidos pela redacção, avaliados e registados numa base de dados. No entanto, para apurarmos quem foi a "Cenoura Dourada"* não nos limitámos simplemente a somar os casos recebidos, já que dessa forma os carros mais vendidos iriam sempre receber o prémio. Para que haja justiça, consideramos o número de defeitos de determinado modelo em relação ao seu número total de vendas nos anos em apreço. Assim, o modelo com o valor mais elevado de defeitos em relação às unidades vendidas é quem recebe a "Cenoura Dourada". Este ano, "calhou a fava" ao Alfa Romeo 159. A lista das melhores e piores marcas é também elaborada em função dos mails recebidos e da quota de mercado.
As "Cenouras dos anos anteriores":
2009:
1.Peugeot 407
2.Volvo V50
3.Fiat Ulysse
2008:
1. VW Eos
2. Citroën C8
3. Peugeot 807
2007:
1. Citroën C8
2. Alfa Romeo 159
3. Peugeot 807
2006:
1. Peugeot 307
2. Mazda 6
3. VW Touran
2005:
1. Mercedes Classe C
2. Audi A4
3. Mercedes Classe A
2004:
1. Kia Carnival
2. Fiat Ducato
3. Skoda Octavia
2003:
1. Saab 9-5
2. Seat Alhambra
3. Audi TT
Os defeitos mais frequentes em 2010 (%):
1. Corrosão na carroçaria: 5,63
2. Caixa de transmissão manual: 3,53
3. Compressor de ar condicionado: 2,86
4. Corrente de distribuição: 2,76
5. Turbo: 2,40
6. Caixa de transmissão automática: 2,20
7. Cabeça do motor: 2,10
8. Bancos: 1,74
9. Discos de travão: 1,38
10. Injectores: 1,38
As 10 melhores marcas em 2010 (menor número de queixas):
1. Daihatsu
2. Subaru
3. Suzuki
4. Renault
5. Toyota
6. Mitsubishi
7. Volvo
8. Nissan
9. Honda
10. Mercedes
As 10 piores marcas em 2010:
1. Alfa Romeo
2. Kia
3. Mazda
4. Chevrolet
4. Skoda
6. Citroën
7. Dacia
8. Seat
9. VW
10. Audi
O primeiro ano após o incentivo ao abate não trouxe a acalmia à nossa "Caixa de Reclamações". Pelo contrário: apesar de em 2009 muitos chassos terem ido parar às máquinas de prensar das sucatas e de em 2010 terem surgido muitos carros novos nas estradas, recebemos ca. de 1800 queixas a mais do que no ano transacto. Quais foram as maiores queixas? Quantas falhas houve a nível electrónico e quão prestáveis foram as marcas na resolução dos problemas? Nós respondemos às questões mais importantes:
Quais foram os defeitos mais reportados?
Claramente a corrosão. Neste ano, a "peste castanha" ocupa o 1.ºlugar na estatística de problemas. Em 2009 ocupava a 6.ª posição. Especialmente problemático é o facto de este fenómeno surgir com frequência em zonas que supostamente tinham sido melhoradas, e onde a corrosão acaba por reaparecer.
Os defeitos de electrónica aumentaram?
Não. Na estatística do ano 2009, as centralinas foram as peças que mais avariaram. Este ano já nem no top 10 se encontram. Por outro lado, este ano houve mais queixas relacionadas com caixa de transmissão automáticas e manuais do que em 2009, bem como em relação a correntes de distribuição e compressores de ar condicionado.
Houve grandes defeitos em série?
Felizmente não. Não se perceberam defeitos crónicos típicos de certas marcas ou modelos. A maioria esmagadora dos defeitos estendeu-se a todas as marcas.
As marcas aprenderam com os seus erros e reagem de forma prestável em caso de defeito?
Claramente, não. Em demasiados casos se verificou que as oficinas rejeitavam liminarmente os pedidos para assumirem parte das despesas ou mesmo aceitar reclamações. As oficinas querem muitas vezes transformar situações que podem ser resolvidas a esse nível com uma pequena atenção em casos de garantia. Nesse caso, as regras passam a ser mais apertadas para o cliente, e quem assume os custos é a marca.
Assim funciona a "Caixa de Reclamações":
Ao longo de 2010, recebemos ca. de 8800 reclamações através da nossa página de internet. Todos os mails recebidos pela Auto Bild entre 1 de Dezembro de 2009 e 30 de Novembro de 2010 com informações sobre defeitos, marca, modelo, ano de construção e número de chassis foram lidos pela redacção, avaliados e registados numa base de dados. No entanto, para apurarmos quem foi a "Cenoura Dourada"* não nos limitámos simplemente a somar os casos recebidos, já que dessa forma os carros mais vendidos iriam sempre receber o prémio. Para que haja justiça, consideramos o número de defeitos de determinado modelo em relação ao seu número total de vendas nos anos em apreço. Assim, o modelo com o valor mais elevado de defeitos em relação às unidades vendidas é quem recebe a "Cenoura Dourada". Este ano, "calhou a fava" ao Alfa Romeo 159. A lista das melhores e piores marcas é também elaborada em função dos mails recebidos e da quota de mercado.
As "Cenouras dos anos anteriores":
2009:
1.Peugeot 407
2.Volvo V50
3.Fiat Ulysse
2008:
1. VW Eos
2. Citroën C8
3. Peugeot 807
2007:
1. Citroën C8
2. Alfa Romeo 159
3. Peugeot 807
2006:
1. Peugeot 307
2. Mazda 6
3. VW Touran
2005:
1. Mercedes Classe C
2. Audi A4
3. Mercedes Classe A
2004:
1. Kia Carnival
2. Fiat Ducato
3. Skoda Octavia
2003:
1. Saab 9-5
2. Seat Alhambra
3. Audi TT
Os defeitos mais frequentes em 2010 (%):
1. Corrosão na carroçaria: 5,63
2. Caixa de transmissão manual: 3,53
3. Compressor de ar condicionado: 2,86
4. Corrente de distribuição: 2,76
5. Turbo: 2,40
6. Caixa de transmissão automática: 2,20
7. Cabeça do motor: 2,10
8. Bancos: 1,74
9. Discos de travão: 1,38
10. Injectores: 1,38
As 10 melhores marcas em 2010 (menor número de queixas):
1. Daihatsu
2. Subaru
3. Suzuki
4. Renault
5. Toyota
6. Mitsubishi
7. Volvo
8. Nissan
9. Honda
10. Mercedes
As 10 piores marcas em 2010:
1. Alfa Romeo
2. Kia
3. Mazda
4. Chevrolet
4. Skoda
6. Citroën
7. Dacia
8. Seat
9. VW
10. Audi
* Os 3 piores carros do ano são a "Cenoura Dourada", "de Prata" e "de Bronze".
Comentário