Frequentemente, surgem discussões aqui no fórum sobre quem terá sido a primeira marca a lançar determinado item de equipamento, e a verdade é que... muitas vezes estamos errados.
A auto motor und sport colocou os pontos nos is e revela-nos quem foram os verdadeiros pioneiros nos diversos equipamentos que hoje conhecemos:
"Quem foi que inventou? As respostas surpreendentes
Invenções na indústria automóvel: vidros eléctricos, ESP, injecção directa de gasolina - que génio inventou o quê? Muitas vezes atribuem-se certas criações ao inventor errado. Uma pequena viagem pela história da evolução do automóvel, com heróis inesperados e muitas surpresas. Se acredita, por exemplo, que o Mercedes 300 SL foi o primeiro automóvel com injecção directa de gasolina, desengane-se. É difícil acreditar na resposta certa...
O progresso, que muitas vezes é acusado de ser demasiado lento, é em muitos casos verdadeiramente precoce: injecção directa, airbags ou ABS existem, no nosso subconsciente, há 10, 20 ou 30 anos - porque só nessa altura é que conseguiram impor-se. No entanto, já existiam muito antes - só que noutro lugar.
Limpa-pára-brisas: a melhorar a visibilidade desde 1905
Ainda que os seus ecos já se tenham dissipado, até mesmo o limpa-pára-brisas já foi o último grito da técnica - antigamente, em 1905. Enquanto Sua Alteza Real, o Imperador Guilherme II, usava a sua viagem a Marrocos para ofender os franceses, o seu irmão, Príncipe Henrique da Prússia, usa o seu tempo de forma mais útil para inventar a escova limpa-vidros. A partir de 1908, podemos vê-la a limpar os pára-brisas, cabendo a honra da estreia a um Austro Daimler, tornando-se num sucesso bem maior que a "Crise de Marrocos" despoletada por Guilherme II.
Falsos heróis - o DKW Front antecipou-se em 28 anos ao Mini
Por isso é que os falsos heróis são celebrados como tal: na questão dos 20.000 € sobre quem construiu o primeiro carro com motor frontal transversal e tracção à frente, muitos não hesitariam em responder que tinha sido o Mini. Depois vinha o intervalo, ouviam-se os tambores a rufar e prrrreeeemmm... errou! Pois a resposta certa é que já desde 1931, ou seja, 28 anos antes da Austin, que o DKW Front FA enviava a potência dos seus pequenos bicilíndricos de 494 cm3 e 584 cm3 para as rodas da frente.
Primeiro carro com cinto de segurança: o americano Preston Tucker
Em relação aos cintos de segurança, muito boa gente iria também errar a pergunta. "A primeira foi a Mercedes!" Prrrreeeemmm! "Ok, então foi a Volvo!" Prrrreeeemmm! "Pronto, então só pode ter sido a Saab." Prrrreeeeeeeemmm! É que o primeiro a instalar tal sistema no carro foi a Preston Tucker, no seu mal sucedido Tucker '48, também conhecido por Torpedo. Para além deste sistema de segurança, apresenta ainda outros itens como uma coluna de direcção capaz de absorver energia ou um pára-brisas em duas partes, que em caso de embate é projectado para fora, evitando que os passageiros sofram cortes por causa dos estilhaços de vidro em caso de acidente.
Primeira injecção directa de gasolina: Gutbrod Superior em vez de Mercedes 300 SL
Outro herói muito celebrado -erradamente- é o Mercedes 300 SL. Um carro que vive tanto da sua própria aura lendária que talvez acredite mesmo que foi ele que presenteou pela primeira vez a humanidade com portas estilo "gaivota", estofos axadrezados ou a paz mundial. E, claro, com a injecção directa. Prrrreeeemmm, já que o primeiro a fazê-lo foi o Gutbrod Superior, que já em 1951 injectava a sua mistura a dois tempos directamente nos cilindros.
Primeiro motor de injecção directa a gasóleo na Ford Transit
Nova tentativa com o primeiro motor de injecção directa a gasóleo? Audi? Pois claro: em 1989 surgiram com um motor de 2,5 L no modelo 100. Também aqui: Prrrreeeemmm, já que a Fiat começou a usar essa tecnologia em 1987, no Croma, e antes disso já existia a injecção directa no furgão Ford Transit, e pouco depois no injustamente esquecido Austin Montego.
Quem disse que a primeira tracção integral se chamava "Quattro"? O primeiro a usá-la foi o Jensen FF
Apetece-lhe expulsar mais um ícone do trono? Tudo bem: logo agora, pelo seu 30.º aniversário, o Audi Quattro não se tem esforçado muito em acabar com o mito de que terá sido ele o primeiro carro ligeiro com tracção integral permanente. Prrrr... ah, desta vez foi mais rápido! Exactamente, o Jensen FF, com o seu cognome pouco amistoso de "Interceptor" distribui a força do seu V8 pelas 4 rodas desde 1965, para além de ter sido o primeiro a usar um sistema anti-bloqueio de travões. Mas, agora sim, mais um prrrreeeemmm!, já que o sistema não foi concebido pela Bosch, mas pela Dunlop.
Japoneses apresentam o primeiro motor de pistão rotativo (sistema Wankel): o Mazda Cosmo
Mais pioneiros esquecidos: apesar de a NSU ser, no início da década de 60, a incubadora do motor "Wankel" e de a Mazda apenas o construir sob licença, esta apresenta o seu Cosmo ao mesmo tempo que a NSU lança o Wankel-Spider, naquele que é o seu primeiro modelo de série com este tipo de motor.
Primeiro turbo num automóvel ligeiro? Não, não foi a Saab, nem a BMW, nem a Porsche
A BMW e a Porsche, respectivamente com os seus 2002 Turbo (1973) e 911 Turbo (1974) são considerados os pioneiros no lançamento da tecnologia "turbo". Só que não foram eles os primeiros, porque a Oldsmobile lançou já em 1961 ou seu Jetfire, e logo de seguida a Chevrolet o seu Corvair, com motor sobrealimentado por turbina.
Os itens de conforto foram frequentemente inventados nos EUA
Aliás, o passado da tecnologia automóvel comprova-o - sempre existiu uma indústria automóvel americana inovadora: o motor de arranque eléctrico, caixas de transmissão sincronizadas e automáticas, ar condicionado, travões de disco, cruise-control, direcção assistida, assistente de faróis máximos, fecho central de portas, sistema de visão nocturna - tudo isto surgiu em primeiro lugar em automóveis americanos.
Mercedes aperfeiçoa airbag e outras invenções, em nome da segurança
Até mesmo o airbag: a Cadillac e a Oldsmobile incluem-no a partir de 1974 em vários modelos, mas como acaba por revelar um funcionamento muito pouco fiável, desaparece após 1 ano. Este item acaba por impor-se apenas à segunda tentativa - em 1980, agora sim, através da Mercedes. Aliás, é nesta marca que muitas invenções acabam, de facto, por se impor: o motor Diesel para veículos ligeiros, por exemplo, mas especialmente elementos de segurança como as zonas de deformação programada, pré-tensores de cintos de segurança ou, após o capotanço do Classe A em 1997, e muito mais depressa do que se pensava, o programa electrónico de estabilidade (ESP), apresentado em 1995 no Classe S.
Muitas vezes usadas de forma imprópria: invenções como instrumento de marketing
Uma prova cabal em como este aspecto é relevante para os departamentos de marketing das marcas é a actual disputa entre a BMW e a Audi sobre qual a marca que apresentou mais inovações, em que estas enviam aos seus concessionários grandes quantidades de materiais como elemento de prova. A BMW, por exemplo, reclama para si a invenção do sistema "head-up-display" (projecção de informações no pára-brisas) em 2003 - algo que os modelos da GM já usavam nos anos 80. A Audi, por sua vez, gaba-se novamente de ter inventado o automóvel de tracção integral.
Todos juntos: Prrrreeeeeemmmmm!"
(Seguem-se 30 fotos de outros tantos automóveis que trouxeram o mesmo número de inovações).
A auto motor und sport colocou os pontos nos is e revela-nos quem foram os verdadeiros pioneiros nos diversos equipamentos que hoje conhecemos:
"Quem foi que inventou? As respostas surpreendentes
Invenções na indústria automóvel: vidros eléctricos, ESP, injecção directa de gasolina - que génio inventou o quê? Muitas vezes atribuem-se certas criações ao inventor errado. Uma pequena viagem pela história da evolução do automóvel, com heróis inesperados e muitas surpresas. Se acredita, por exemplo, que o Mercedes 300 SL foi o primeiro automóvel com injecção directa de gasolina, desengane-se. É difícil acreditar na resposta certa...
O progresso, que muitas vezes é acusado de ser demasiado lento, é em muitos casos verdadeiramente precoce: injecção directa, airbags ou ABS existem, no nosso subconsciente, há 10, 20 ou 30 anos - porque só nessa altura é que conseguiram impor-se. No entanto, já existiam muito antes - só que noutro lugar.
Limpa-pára-brisas: a melhorar a visibilidade desde 1905
Ainda que os seus ecos já se tenham dissipado, até mesmo o limpa-pára-brisas já foi o último grito da técnica - antigamente, em 1905. Enquanto Sua Alteza Real, o Imperador Guilherme II, usava a sua viagem a Marrocos para ofender os franceses, o seu irmão, Príncipe Henrique da Prússia, usa o seu tempo de forma mais útil para inventar a escova limpa-vidros. A partir de 1908, podemos vê-la a limpar os pára-brisas, cabendo a honra da estreia a um Austro Daimler, tornando-se num sucesso bem maior que a "Crise de Marrocos" despoletada por Guilherme II.
Falsos heróis - o DKW Front antecipou-se em 28 anos ao Mini
Por isso é que os falsos heróis são celebrados como tal: na questão dos 20.000 € sobre quem construiu o primeiro carro com motor frontal transversal e tracção à frente, muitos não hesitariam em responder que tinha sido o Mini. Depois vinha o intervalo, ouviam-se os tambores a rufar e prrrreeeemmm... errou! Pois a resposta certa é que já desde 1931, ou seja, 28 anos antes da Austin, que o DKW Front FA enviava a potência dos seus pequenos bicilíndricos de 494 cm3 e 584 cm3 para as rodas da frente.
Primeiro carro com cinto de segurança: o americano Preston Tucker
Em relação aos cintos de segurança, muito boa gente iria também errar a pergunta. "A primeira foi a Mercedes!" Prrrreeeemmm! "Ok, então foi a Volvo!" Prrrreeeemmm! "Pronto, então só pode ter sido a Saab." Prrrreeeeeeeemmm! É que o primeiro a instalar tal sistema no carro foi a Preston Tucker, no seu mal sucedido Tucker '48, também conhecido por Torpedo. Para além deste sistema de segurança, apresenta ainda outros itens como uma coluna de direcção capaz de absorver energia ou um pára-brisas em duas partes, que em caso de embate é projectado para fora, evitando que os passageiros sofram cortes por causa dos estilhaços de vidro em caso de acidente.
Primeira injecção directa de gasolina: Gutbrod Superior em vez de Mercedes 300 SL
Outro herói muito celebrado -erradamente- é o Mercedes 300 SL. Um carro que vive tanto da sua própria aura lendária que talvez acredite mesmo que foi ele que presenteou pela primeira vez a humanidade com portas estilo "gaivota", estofos axadrezados ou a paz mundial. E, claro, com a injecção directa. Prrrreeeemmm, já que o primeiro a fazê-lo foi o Gutbrod Superior, que já em 1951 injectava a sua mistura a dois tempos directamente nos cilindros.
Primeiro motor de injecção directa a gasóleo na Ford Transit
Nova tentativa com o primeiro motor de injecção directa a gasóleo? Audi? Pois claro: em 1989 surgiram com um motor de 2,5 L no modelo 100. Também aqui: Prrrreeeemmm, já que a Fiat começou a usar essa tecnologia em 1987, no Croma, e antes disso já existia a injecção directa no furgão Ford Transit, e pouco depois no injustamente esquecido Austin Montego.
Quem disse que a primeira tracção integral se chamava "Quattro"? O primeiro a usá-la foi o Jensen FF
Apetece-lhe expulsar mais um ícone do trono? Tudo bem: logo agora, pelo seu 30.º aniversário, o Audi Quattro não se tem esforçado muito em acabar com o mito de que terá sido ele o primeiro carro ligeiro com tracção integral permanente. Prrrr... ah, desta vez foi mais rápido! Exactamente, o Jensen FF, com o seu cognome pouco amistoso de "Interceptor" distribui a força do seu V8 pelas 4 rodas desde 1965, para além de ter sido o primeiro a usar um sistema anti-bloqueio de travões. Mas, agora sim, mais um prrrreeeemmm!, já que o sistema não foi concebido pela Bosch, mas pela Dunlop.
Japoneses apresentam o primeiro motor de pistão rotativo (sistema Wankel): o Mazda Cosmo
Mais pioneiros esquecidos: apesar de a NSU ser, no início da década de 60, a incubadora do motor "Wankel" e de a Mazda apenas o construir sob licença, esta apresenta o seu Cosmo ao mesmo tempo que a NSU lança o Wankel-Spider, naquele que é o seu primeiro modelo de série com este tipo de motor.
Primeiro turbo num automóvel ligeiro? Não, não foi a Saab, nem a BMW, nem a Porsche
A BMW e a Porsche, respectivamente com os seus 2002 Turbo (1973) e 911 Turbo (1974) são considerados os pioneiros no lançamento da tecnologia "turbo". Só que não foram eles os primeiros, porque a Oldsmobile lançou já em 1961 ou seu Jetfire, e logo de seguida a Chevrolet o seu Corvair, com motor sobrealimentado por turbina.
Os itens de conforto foram frequentemente inventados nos EUA
Aliás, o passado da tecnologia automóvel comprova-o - sempre existiu uma indústria automóvel americana inovadora: o motor de arranque eléctrico, caixas de transmissão sincronizadas e automáticas, ar condicionado, travões de disco, cruise-control, direcção assistida, assistente de faróis máximos, fecho central de portas, sistema de visão nocturna - tudo isto surgiu em primeiro lugar em automóveis americanos.
Mercedes aperfeiçoa airbag e outras invenções, em nome da segurança
Até mesmo o airbag: a Cadillac e a Oldsmobile incluem-no a partir de 1974 em vários modelos, mas como acaba por revelar um funcionamento muito pouco fiável, desaparece após 1 ano. Este item acaba por impor-se apenas à segunda tentativa - em 1980, agora sim, através da Mercedes. Aliás, é nesta marca que muitas invenções acabam, de facto, por se impor: o motor Diesel para veículos ligeiros, por exemplo, mas especialmente elementos de segurança como as zonas de deformação programada, pré-tensores de cintos de segurança ou, após o capotanço do Classe A em 1997, e muito mais depressa do que se pensava, o programa electrónico de estabilidade (ESP), apresentado em 1995 no Classe S.
Muitas vezes usadas de forma imprópria: invenções como instrumento de marketing
Uma prova cabal em como este aspecto é relevante para os departamentos de marketing das marcas é a actual disputa entre a BMW e a Audi sobre qual a marca que apresentou mais inovações, em que estas enviam aos seus concessionários grandes quantidades de materiais como elemento de prova. A BMW, por exemplo, reclama para si a invenção do sistema "head-up-display" (projecção de informações no pára-brisas) em 2003 - algo que os modelos da GM já usavam nos anos 80. A Audi, por sua vez, gaba-se novamente de ter inventado o automóvel de tracção integral.
Todos juntos: Prrrreeeeeemmmmm!"
(Seguem-se 30 fotos de outros tantos automóveis que trouxeram o mesmo número de inovações).
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