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Quem inventou o quê, afinal?

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    Quem inventou o quê, afinal?

    Frequentemente, surgem discussões aqui no fórum sobre quem terá sido a primeira marca a lançar determinado item de equipamento, e a verdade é que... muitas vezes estamos errados.

    A auto motor und sport colocou os pontos nos is e revela-nos quem foram os verdadeiros pioneiros nos diversos equipamentos que hoje conhecemos:

    "Quem foi que inventou? As respostas surpreendentes

    Invenções na indústria automóvel: vidros eléctricos, ESP, injecção directa de gasolina - que génio inventou o quê? Muitas vezes atribuem-se certas criações ao inventor errado. Uma pequena viagem pela história da evolução do automóvel, com heróis inesperados e muitas surpresas. Se acredita, por exemplo, que o Mercedes 300 SL foi o primeiro automóvel com injecção directa de gasolina, desengane-se. É difícil acreditar na resposta certa...

    O progresso, que muitas vezes é acusado de ser demasiado lento, é em muitos casos verdadeiramente precoce: injecção directa, airbags ou ABS existem, no nosso subconsciente, há 10, 20 ou 30 anos - porque só nessa altura é que conseguiram impor-se. No entanto, já existiam muito antes - só que noutro lugar.



    Limpa-pára-brisas: a melhorar a visibilidade desde 1905

    Ainda que os seus ecos já se tenham dissipado, até mesmo o limpa-pára-brisas já foi o último grito da técnica - antigamente, em 1905. Enquanto Sua Alteza Real, o Imperador Guilherme II, usava a sua viagem a Marrocos para ofender os franceses, o seu irmão, Príncipe Henrique da Prússia, usa o seu tempo de forma mais útil para inventar a escova limpa-vidros. A partir de 1908, podemos vê-la a limpar os pára-brisas, cabendo a honra da estreia a um Austro Daimler, tornando-se num sucesso bem maior que a "Crise de Marrocos" despoletada por Guilherme II.


    Falsos heróis - o DKW Front antecipou-se em 28 anos ao Mini

    Por isso é que os falsos heróis são celebrados como tal: na questão dos 20.000 € sobre quem construiu o primeiro carro com motor frontal transversal e tracção à frente, muitos não hesitariam em responder que tinha sido o Mini. Depois vinha o intervalo, ouviam-se os tambores a rufar e prrrreeeemmm... errou! Pois a resposta certa é que já desde 1931, ou seja, 28 anos antes da Austin, que o DKW Front FA enviava a potência dos seus pequenos bicilíndricos de 494 cm3 e 584 cm3 para as rodas da frente.


    Primeiro carro com cinto de segurança: o americano Preston Tucker

    Em relação aos cintos de segurança, muito boa gente iria também errar a pergunta. "A primeira foi a Mercedes!" Prrrreeeemmm! "Ok, então foi a Volvo!" Prrrreeeemmm! "Pronto, então só pode ter sido a Saab." Prrrreeeeeeeemmm! É que o primeiro a instalar tal sistema no carro foi a Preston Tucker, no seu mal sucedido Tucker '48, também conhecido por Torpedo. Para além deste sistema de segurança, apresenta ainda outros itens como uma coluna de direcção capaz de absorver energia ou um pára-brisas em duas partes, que em caso de embate é projectado para fora, evitando que os passageiros sofram cortes por causa dos estilhaços de vidro em caso de acidente.


    Primeira injecção directa de gasolina: Gutbrod Superior em vez de Mercedes 300 SL

    Outro herói muito celebrado -erradamente- é o Mercedes 300 SL. Um carro que vive tanto da sua própria aura lendária que talvez acredite mesmo que foi ele que presenteou pela primeira vez a humanidade com portas estilo "gaivota", estofos axadrezados ou a paz mundial. E, claro, com a injecção directa. Prrrreeeemmm, já que o primeiro a fazê-lo foi o Gutbrod Superior, que já em 1951 injectava a sua mistura a dois tempos directamente nos cilindros.


    Primeiro motor de injecção directa a gasóleo na Ford Transit

    Nova tentativa com o primeiro motor de injecção directa a gasóleo? Audi? Pois claro: em 1989 surgiram com um motor de 2,5 L no modelo 100. Também aqui: Prrrreeeemmm, já que a Fiat começou a usar essa tecnologia em 1987, no Croma, e antes disso já existia a injecção directa no furgão Ford Transit, e pouco depois no injustamente esquecido Austin Montego.


    Quem disse que a primeira tracção integral se chamava "Quattro"? O primeiro a usá-la foi o Jensen FF

    Apetece-lhe expulsar mais um ícone do trono? Tudo bem: logo agora, pelo seu 30.º aniversário, o Audi Quattro não se tem esforçado muito em acabar com o mito de que terá sido ele o primeiro carro ligeiro com tracção integral permanente. Prrrr... ah, desta vez foi mais rápido! Exactamente, o Jensen FF, com o seu cognome pouco amistoso de "Interceptor" distribui a força do seu V8 pelas 4 rodas desde 1965, para além de ter sido o primeiro a usar um sistema anti-bloqueio de travões. Mas, agora sim, mais um prrrreeeemmm!, já que o sistema não foi concebido pela Bosch, mas pela Dunlop.


    Japoneses apresentam o primeiro motor de pistão rotativo (sistema Wankel): o Mazda Cosmo

    Mais pioneiros esquecidos: apesar de a NSU ser, no início da década de 60, a incubadora do motor "Wankel" e de a Mazda apenas o construir sob licença, esta apresenta o seu Cosmo ao mesmo tempo que a NSU lança o Wankel-Spider, naquele que é o seu primeiro modelo de série com este tipo de motor.


    Primeiro turbo num automóvel ligeiro? Não, não foi a Saab, nem a BMW, nem a Porsche

    A BMW e a Porsche, respectivamente com os seus 2002 Turbo (1973) e 911 Turbo (1974) são considerados os pioneiros no lançamento da tecnologia "turbo". Só que não foram eles os primeiros, porque a Oldsmobile lançou já em 1961 ou seu Jetfire, e logo de seguida a Chevrolet o seu Corvair, com motor sobrealimentado por turbina.


    Os itens de conforto foram frequentemente inventados nos EUA

    Aliás, o passado da tecnologia automóvel comprova-o - sempre existiu uma indústria automóvel americana inovadora: o motor de arranque eléctrico, caixas de transmissão sincronizadas e automáticas, ar condicionado, travões de disco, cruise-control, direcção assistida, assistente de faróis máximos, fecho central de portas, sistema de visão nocturna - tudo isto surgiu em primeiro lugar em automóveis americanos.


    Mercedes aperfeiçoa airbag e outras invenções, em nome da segurança

    Até mesmo o airbag: a Cadillac e a Oldsmobile incluem-no a partir de 1974 em vários modelos, mas como acaba por revelar um funcionamento muito pouco fiável, desaparece após 1 ano. Este item acaba por impor-se apenas à segunda tentativa - em 1980, agora sim, através da Mercedes. Aliás, é nesta marca que muitas invenções acabam, de facto, por se impor: o motor Diesel para veículos ligeiros, por exemplo, mas especialmente elementos de segurança como as zonas de deformação programada, pré-tensores de cintos de segurança ou, após o capotanço do Classe A em 1997, e muito mais depressa do que se pensava, o programa electrónico de estabilidade (ESP), apresentado em 1995 no Classe S.


    Muitas vezes usadas de forma imprópria: invenções como instrumento de marketing

    Uma prova cabal em como este aspecto é relevante para os departamentos de marketing das marcas é a actual disputa entre a BMW e a Audi sobre qual a marca que apresentou mais inovações, em que estas enviam aos seus concessionários grandes quantidades de materiais como elemento de prova. A BMW, por exemplo, reclama para si a invenção do sistema "head-up-display" (projecção de informações no pára-brisas) em 2003 - algo que os modelos da GM já usavam nos anos 80. A Audi, por sua vez, gaba-se novamente de ter inventado o automóvel de tracção integral.

    Todos juntos: Prrrreeeeeemmmmm!"


    (Seguem-se 30 fotos de outros tantos automóveis que trouxeram o mesmo número de inovações).

    #2
    Nestas coisas é sempre complicado dizer quem inventou o quê.

    Há sempre algum modelo esquecido lá nos anos de não sei das quantas, que tinha uma tecnologia qualquer que nunca ninguém ouvir falar até muito mais tarde, porque ele não vendeu nada (como é o caso)...mas se formos ver, antes desse modelo, a tecnologia se calhar já existia, apenas não tinha sido montada num automóvel de produção...as tecnologias relativas a motores são bom exemplo disto, normalmente quando aparecem nos veículos de produção, já existiam na competição há muito...

    Depois quando começamos a pesquisar mais para o início do século 20 e antes, as coisas tornam-se enevoadas porque na altura não havia a comunicação social como há agora, nem pensar em internet, o mundo não estava "globalizado", nem em todo o lado era prática comum patentear invenções e mesmo quando era era difícil confirmar a veracidade e comparar com patentes internacionais...

    O próprio motor Otto é um exemplo disto. Antes do senhor Otto registar a sua patente, supostamente já tinha sido registada uma de qualquer coisa parecida por um francês, e antes desse já dois italianos diziam ter feito algo do género...mas hoje, quem sabe?

    Comentário


      #3
      E o primeiro monovolume?

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        #4


        ABS: Jensen FF (1965)



        Airbag: Oldsmobile e Cadillac (1974). Com sucesso apenas no Mercedes S (1980)




        Bancos aquecidos: Cadillac Fleetwood (1965)




        Bancos traseiros rebatíveis: NSU RO 80 (1967)




        Carroçaria em alumínio: Rolls Royce Silver Ghost (1906)




        Célula de sobrevivência: Mercedes 180 (1953)




        Cintos de segurança, volante com absorção de energia, travões de disco, luz de curva: Tucker (1948)




        Computador de bordo: Cadillac Seville (1977)




        Controlo de tracção: Volvo 740 (1984)




        Correia de distribuição: Glas 1004 (1961)
        Ficheiros anexados

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          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Muitas vezes usadas de forma imprópria: invenções como instrumento de marketing

          Uma prova cabal em como este aspecto é relevante para os departamentos de marketing das marcas é a actual disputa entre a BMW e a Audi sobre qual a marca que apresentou mais inovações, em que estas enviam aos seus concessionários grandes quantidades de materiais como elemento de prova. A BMW, por exemplo, reclama para si a invenção do sistema "head-up-display" (projecção de informações no pára-brisas) no ano de 2003 - algo que os modelos da GM já usavam nos anos 80. A Audi, por sua vez, gaba-se novamente de ter inventado o automóvel de tracção integral.

          Todos juntos: Prrrreeeeeemmmmm!"
          Vou pegar no último parágrafo para escrever a minha opinião sobre o assunto. De facto, pegando no Head Up Dysplay, tal dispositivo remete-nos para a indústria militar! Com efeito, quase todas as invenções de que dispomos nos nossos automóveis começaram nesta indústria!

          Os estados (principalmente os Unidos da América...) investem fortemente em Pesquisa e Desenvolvimento para desenvolverem as suas armas tecnológicas! Estes investimentos não têm objectivos lucativos e, por isso, desde porta-aviões e submarinos nucleares, passando por aviões teleguiados e bombas de anti-matéria existe de tudo um pouco, e a anos-luz do automóvel comum!

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            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

            Primeiro carro com cinto de segurança: o americano Preston Tucker

            Em relação aos cintos de segurança, muito boa gente iria também errar a pergunta. "A primeira foi a Mercedes!" Prrrreeeemmm! "Ok, então foi a Volvo!" Prrrreeeemmm! "Pronto, então só pode ter sido a Saab." Prrrreeeeeeeemmm! É que o primeiro a instalar tal sistema no carro foi a Preston Tucker, no seu mal sucedido Tucker '48, também conhecido por Torpedo. Para além deste sistema de segurança, apresenta ainda outros itens como uma coluna de direcção capaz de absorver energia ou um pára-brisas em duas partes, que em caso de embate é projectado para fora, evitando que os passageiros sofram cortes por causa dos estilhaços de vidro em caso de acidente.
            Carro muito avançado para a época, diz-se que foi silenciado pelos 3 grandes de Detroit. Penso que o Tucker tinha ainda um farol direccional.

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              #7
              Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
              E o primeiro monovolume?
              FIAT 600 Multipla?

              Comentário


                #8
                Algumas não sabia, mas uma boa parte delas ja sabia e não me surpreende muito dado que os "departamentos de marketing", por vezes, gostam de deturpar a história...

                Comentário


                  #9
                  Muito bom tópico
                  Há coisas que se percebe que tenham sido inventadas nos EUA, como o Cruise control ou até o AC.

                  Comentário


                    #10


                    ESP: Mercedes S (1995)




                    Tracção frontal e motor transversal: DKW Front (1931)




                    Sistema de navegação por satélite (GPS): BMW Série 7 (1994)




                    Mecânica híbrida (gasolina + eléctrico): Lohner-Porsche (1902)




                    Injecção directa em motor Diesel: Fiat Croma (1987)




                    Injecção directa em motor Otto: Gutbrod 700 (1951)


                    Injecção electrónica (Bosch L-Jetronic): VW 1600 LE (1967)




                    Lava-faróis: Chevrolet Corvette (1968)




                    Limpa-pára-brisas: Austro Daimler (1908, mas inventado em 1903 por Mary Anderson, EUA)



                    Motor Diesel em carro ligeiro: Mercedes 260D (1936)
                    Ficheiros anexados

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                      #11
                      Oh Lino, vê se descobres quem foi o primeiro a meter impostos nos carros?

                      Comentário


                        #12
                        Mas não foi a Renault que inventou praticamente tudo o que existe na indústria automóvel?

                        Comentário


                          #13


                          Motor Wankel: Mazda Cosmo (1967)




                          Sistema "Night Vision": Cadillac DeVille (2000)




                          Pneu radial: Citroën 11 CV (1948)




                          Pré-tensores de cintos de segurança: Mercedes "124" (1985)




                          Tecto rígido em descapotáveis: Peugeot 401 Eclipse (1934)




                          Tracção integral permanente: Jensen FF (1965)




                          Turbina a gás: Rover (1945)




                          Turbo: Oldsmobile Jetfire (1961)




                          Vidro laminado: Ford T (1915)



                          Vidros eléctricos: Buick Y-Job (1938)


                          FIM (Espero que tenham gostado!)
                          Ficheiros anexados

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                            Mas não foi a Renault que inventou praticamente tudo o que existe na indústria automóvel?
                            Não. A Renault inventou os problemas e avarias em tudo o que existe na industria automóvel.


                            (j/k)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                              Não. A Renault inventou os problemas e avarias em tudo o que existe na industria automóvel.


                              (j/k)

                              Mortal!!!!

                              Na Renault, até avaria aquilo que não existe!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                Não. A Renault inventou os problemas e avarias em tudo o que existe na industria automóvel.
                                Então, sempre inventou mais do que eu pensava!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Na Renault, até avaria aquilo que não existe!
                                  Se não existe, eles inventam!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Desculpem o off topic, mas não sei onde meter esta Questão...

                                    Tou a ver uns pneus, e sou meio nabo neste assunto, ja vi 225/45R17 e 225/45ZR17, alguem me pode dizer qual a diferença entre o R e o ZR??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por NeMesiSLK Ver Post
                                      Desculpem o off topic, mas não sei onde meter esta Questão...

                                      Tou a ver uns pneus, e sou meio nabo neste assunto, ja vi 225/45R17 e 225/45ZR17, alguem me pode dizer qual a diferença entre o R e o ZR??
                                      Deve ser nas boxes.

                                      Quanto à questão, R quer dizer apenas que é radial. Z é o índice de velocidade, e, como está no fundo do abecedário, quer dizer que é para as velocidades mais elevadas. Também quer dizer que são os mais caros.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Só estou a ver cruzes

                                        Comentário


                                          #21
                                          E eu a pensar que este tópico iria falar da Chevrolet que segundo o ilustre pé leve, está sempre a frente em tecnologia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Na auto motor und sport não refere nada sobre o "common-rail" Lino? Consta que em 1960 um engenheiro suíço já tinha realizado testes desta tecnologia.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu também sou da opinião de que é por vezes complicado garantir quem inventou o quê.

                                              Referindo-me ao limpa pára-brisas, uma pessoa já bem vivida disse-me que quem inventou foi uma mulher, mais propriamente uma médica que nas suas deslocações que fazia numa aldeia, via-se sempre lixada para ver a estrada quando havia intempérie e foi ela que pediu para lhe fazerem o primeiro sistema de limpa pára-brisas.

                                              EDIT - afinal está aqui!
                                              Limpa-pára-brisas: Austro Daimler (1908, mas inventado em 1903 por Mary Anderson, EUA)
                                              Então vejo uma incongruência relativamente ao primeiro texto que aparece sobre este tema.
                                              Editado pela última vez por MadDragon; 30 December 2010, 21:09.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                Deve ser nas boxes.

                                                Quanto à questão, R quer dizer apenas que é radial. Z é o índice de velocidade, e, como está no fundo do abecedário, quer dizer que é para as velocidades mais elevadas. Também quer dizer que são os mais caros.
                                                Obrigado pela ajuda! Abraço e bom ano!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Lancia:
                                                  1937 - Lancia Aprillia - primeiro carro a ser desenhado no tunel de vento
                                                  primeiros a vender um carro com chassis "monocoque"
                                                  primeiros a vender um carro com 5 velocidades
                                                  primeiros a vender um carro com motor com compressor e turbo
                                                  primeiros a vender um carro de estrada com um motor V6
                                                  primeiros a vender um carro com spoiler eléctrico na mala

                                                  Nada mau mesmo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cinto de segurança de 3 pontos : VOLVO

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tópico interessante

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tatra V570 de 1931:











                                                        VW Carocha 1938:





                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Dar a chave sem ser com manivela, Cadillac em 1912

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mais um excelente tópico, by Lino.



                                                            Já agora:

                                                            A invenção do automóvel





                                                            Não se consegue precisar um exacto momento na história para a invenção do automóvel. Os primeiros automóveis que surgiram resultaram de sucessivas aproximações e adaptações tecnológicas, que se foram desenvolvendo em torno de alguns objectivos, tais como: viajar rápido, de forma cómoda, com o mínimo de esforço e o máximo de segurança.

                                                            Já no século XVII se idealizavam os veículos impulsionados a vapor, mas foi no século XIX que houve um grande avanço. Experiências isoladas, realizadas por toda a Europa, levaram à construção de algo semelhante ao automóvel actual.

                                                            Os primeiros automóveis de combustão interna a gasolina surgiram simultaneamente, através de criações levadas a cabo por inventores alemães. Karl Benz construiu o seu primeiro automóvel em 1885, começando a produção em massa três anos depois. Aos poucos os automóveis foram evoluindo e ganhando um lugar de relevo nas sociedades.Já há mesmo quem não abdique deste veículo de transporte na sua rotina diária. Existem modelos para todos os gostos e para todas as “bolsas”.

                                                            Ter um bom carro é sinal de estatuto social, porém aos poucos este mito deixa de fazer sentido, porque com os pagamentos a prestações, ter um carro potente está mais acessível. Só que a crescente crise financeira que se vem sentido nos mercados económicos, o sector automóvel também começa a ressentir. O certo é que qualquer dia, a máxima de que o automóvel é feito para servir o homem deixa de fazer sentido, porque com os avanços tecnológicos, o homem é que ainda irá servir o automóvel…
                                                            A invenção do automóvel

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