Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alfa Mito VS Golf V TDI (Paixão VS Emoção)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Alfa Mito VS Golf V TDI (Paixão VS Emoção)

    Boas pessoal,

    Estou na eminência de trocar de veículo e estou indeciso entre as duas viaturas do título. Seguem as características:

    Alfa Mito Distinctive 1.6JTD 120cv de 2008

    -60000kms com livro de revisões na marca
    -Incomparavelmente mais bonito que o Golf
    -Jante 17'
    -Comp de bordo
    -Sensores de chuva/luz
    -AC bizona
    -ABS, ESP
    -Comandos no volante
    -Hill hold
    -3P
    -Penso que tem alarme mas ainda n tirei a limpo


    Ainda não ví o carro nem andei nele e a única experiência que tenho com este motor é que gasta cerca de 6.8l num lancia delta e até o mexe +- tendo em conta o estafermo que ele é. É bastante silencioso e com uma embraigem muito "mole". Não sei quanto a defeitos/ruidos parasitas.

    Golf V 1.9 TDI 105cv confortline DSG de 2006

    -Sensores para tudo
    -AC bizona
    -ABS, ESP
    -Caixa DSG 6v (me likes )
    -Comp de bordo
    -Rádio de m*rda que se ficar com ele troco pelo RCD510
    -Tem um pisca estalado e um risco minimo no choques frontais e necessita daquelas coisas que fazem subir a bagageira pois já estão fracas
    -45000kms com livro de revisões
    -Tem um ruido parasida no difusor de ar central ao que me pareceu
    -Jantes normais R16
    -Pack de arrumação
    -5 Portas
    -Alarme
    -Porta luvas refrigerado e apoio de braço com frigorifico
    -Cruise control
    -Sensor pressão dos pneus
    -Cx 6v

    Já andei com o golf e gostei bastante da caixa sequencial... Também me pareceu bastante confortável (em relação ao meu ibiza de 2009) e o motor é mais ou menos a mesma coisa que tenho no meu ibiza sendo que no golf está um bocado preso pela dona não puxar por ele e fazer muita cidade (depósito de Ultimate a fundo em AE deve resolver lol).

    Ora eu tenho diversas dúvidas em relação a esta escolha sendo que o golf fica cerca de 700€ mais caro e tem mais anos que o Mito. Mas por outro lado gostava que vocês me elucidassem em relação aos seguintes pontos nos quais já tenho uma ideia prévia:

    -Desvalorização: O VW deve aguentar melhor a desvalorização e terá mais procura;
    -Custo da manutenção: A julgar pelo meu e pelos meus familiares as revisões é à volta de 200€ com as coisas normais na marca...
    -Fiabilidade: Devem ser os dois fiáveis?
    -Qualidade de construção: Aqui penso que o golf deverá levar a melhor?
    -Conforto: Não faço ideia porque nunca andei num mito, mas tendo ele jante de 17' dificilmente será melhor que o golf. O golf atrás também é multilink...
    -Ruidos parasitas (que é coisa que odeio mesmo! e ainda por cima tenho muito uso citadino): O golf tem pelo menos 1. O Mito não faço ideia... Nem sei qual deles ganha ruidos mais facilmente...



    O mito penso ser boa aposta mas o golf tem outras competências mais "amadurecidas" que penso que o mito não terá.
    O numero de portas é irrelevante para mim. E em termos de velocidade qualquer coisa que faça viagens a 150km/h de velocidade de cruzeiro sem dificuldades está óptimo. É para fazer cerca de 2000km/mês com cidade diária (lisboa, atenção à qualidade das estradas) à mistura onde obviamente convém ter um carro com mais resistência aos belos buracos e pseudo lombas e calçadas espalhadas pela cidade...

    Em ambos os carros irão haver algumas mods, nomeadamente:

    -Troca do rádio em ambos
    -Instalação de um kit xenon (no golf tenho de trocar as ópticas pelas Hella de olho de boi porque não gosto de xenon da feira a encadear os outros e a apontar para o céu; no mito é algo mais plug and play).
    -pintar os frisos pretos do golf na cor da carroçaria
    -meter os aros cromados no mito

    Agradeço opiniões de quem tenha estes carros/os conheça de perto.
    Editado pela última vez por TommyPT; 02 January 2011, 04:33.

    #2
    Pelo motor e look sem dúvida nenhuma o Alfa Mito. Pela qualidade intrínseca e habitabilidade o Golf; agora tu é que sabes o que pretendes de um carro.

    Comentário


      #3
      Tenho um DB aqui no forum na secção DIARIOS DE BORDO. ( ALFA MiTo 1.6 Mjet )

      Mas para ja posso adiantar,

      Qualidades, para alem do design ( subjectivo )

      Prós :O Motor tem um rendimento fabuloso em modo "D", o comportamento é muito eficaz em bom piso, a caixa tendo um curso um pouco longo para desportivo é rapida e precisa, o consumo não é exagerado para o andamento e a surpresa é que a pesar do seu formato coupê tem bastante melhor habitabilidade/mala do que se pode imaginar num inicio.

      Contras : O conforto sobre vias degradadas não é o melhor, sobretudo se calça 17 como no meu caso, a qualidade geral é um tanto irregular, tem dos melhores materiais nas zonas principais do tablier até plasticos mais fracos nos paineis int. das portas.

      Concluindo, passado ano e meio e após 20.000 kms, hoje voltaria a comprar o MiTo, só que escolhia a versão multiair 135 cv. cx TCT, ja que os meus percursos diarios de curta duração não se adaptam ao FAP.

      A decisão está em função de quais as prioridades.

      Se das importancia a uma condução e a um design mais empolgantes e fazes muitos kms de boas estradas = MiTo

      Se das prioridade à capacidade de carga, conforto e andas + em cidade ( cx.auto ) = GOLF

      * Mas acho essencial fazer um TD ao Mito.
      Editado pela última vez por ARMIC; 02 January 2011, 10:51.

      Comentário


        #4
        Um reparo: meter xénon não é plug and play em nenhum carro. Não é por ter uma óptica com lente que passa a servir para xénon. A óptica é sempre diferente, para além de ter que levar nivelador e lava faróis.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
          -Tem um ruido parasida no difusor de ar central ao que me pareceu

          Em ambos os carros irão haver algumas mods, nomeadamente:

          -pintar os frisos pretos do golf na cor da carroçaria

          Agradeço opiniões de quem tenha estes carros/os conheça de perto.
          Cá em casa mora um Golf V, um manco 1.4 .

          Quanto a esse ruído parasita, já deve ser crónico. O de cá de casa tem-no desde início e acho que está cada vez a fazer mais barulho. Na altura ainda fomos ao concessionário, mas aconselharam a não mexer, que podia ficar pior.

          Não sei de que cor é esse que tens como opção. Principalmente em cinzento, essa mod é obrigatória para lhe dar um ar mais clean (sou suspeito, o de cá de casa é assim e gosto muito mais do que dos outros).

          Entre MiTo e Golf, há uma diferença bem grande no conceito de cada um. Depende daquilo que privilegias num carro neste momento.

          Se precisas de espaço e versatilidade e não te importas de ter um motor mais antigo, ainda assim muito competente, Golf! Se preferes ter um carro mais desportivo e não te importas de ficar desfavorecido noutros pontos, Alfa! Resumindo, o Golf é um carro mais racional, mas na vida não nos podemos guiar só pela racionalidade .

          A DSG dificulta um bocado a escolha, porque acho que preferia o MiTo.

          BTW, tem cuidado com os km adulterados, vê bem o livro de revisões, que anda aí muita gente a enganar.

          Comentário


            #6
            Sou o único que acha que a expressão "paixão vs emoção" se está a tornar muito cliché e batida?

            Especialmente tendo em conta que na maioria das situações em que é usada não se aplica (um MiTo 1.6JTD, uau, que maquinão, que emoção, o homem deve ser doido ou podre de rico! ).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              Sou o único que acha que a expressão "paixão vs emoção" se está a tornar muito cliché e batida?
              O que eu não entendi foi ver "Paixão VS Emoção" num tópico "MiTo VS Golf"...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                Sou o único que acha que a expressão "paixão vs emoção" se está a tornar muito cliché e batida?
                Eu pensava que a expressão "racionalidade vs paixão" é que estava batida, agora esta "paixão vs emoção" parece-me novidade.. até porque parecem-me substantivos bastante semelhantes quando relacionados com automóveis...

                Tendo em conta que são automóveis que fazem 10 e 11 seg dos 0-100km/h e em que nenhum deles atinge os 200 km/h... não estou a ver o que desperta tanto sentimento, talvez o design.

                Quanto à escolha em si, o VW parece-me mais carro em quase todos os aspectos embora já leve 4 anitos... acho que procuraria outros negócios

                Comentário


                  #9
                  Globalmente um Golf é sempre melhor que o Mito, mas o Mito é que tem a paixão e a emoção

                  Comentário


                    #10
                    O que é que o MiTo tem assim de tão apaixonante?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                      O que é que o MiTo tem assim de tão apaixonante?

                      resposta á FAHO:

                      "È um alfa romeo"

                      Comentário


                        #12
                        Não percebo o que quiseste dizer com Paixão vs Emoção...

                        Não por causa dos carros em questão, porque isso é pessoal e podes pensar o que bem entenderes, mas porque são palavras práticamente... iguais.

                        1º Pena os motores... mas pronto, é a vida.
                        2º Golf - segmento acima (com tudo o que isso trás), DSG, mais refinado; Mito - segmento inferior, mais motor, bem mais bonito (subejctivo)

                        Portanto: Queres ir de A para B, como o melhor meio de transporte possivel, com o maior conforto e comodidade possivel (ainda que um pouco mais lentamente) -> Golf

                        Gostas mais do Alfa, estás disposto a descer um segmento, preferes um motor mais vivinho, não tens problemas em abdicar da caixa e de algum conforto -> Mito

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                          O que é que o MiTo tem assim de tão apaixonante?
                          Se o comparares a um Ferrari, nada! Mas aqui compara-se com um Golf

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                            Se o comparares a um Ferrari, nada! Mas aqui compara-se com um Golf

                            E é paixão face a um golf em quê?

                            Comentário


                              #15
                              Vai para o MiTo. Tenho um 1.3 JTD com cerca de 1 semana e o motor safa-se bem, o 1.6 deve ser muito bom.
                              Qualidade dos materiais é muito boa na parte do tablier e afins, mas nas portas é pessima. O espaço não é nada mau, o do golf é claramente superior mesmo assim.
                              Comportamento muito bom em curva do carro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                E é paixão face a um golf em quê?
                                My point exactly

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                  resposta á FAHO:

                                  "È um alfa romeo"
                                  Sem dúvida

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                    E é paixão face a um golf em quê?
                                    Neste caso o Mito é mais pequeno, mais leve, mais potente, com mais equipamento e uma estética superior ao Golf que até já foi substituido, o Golf é sempre mais racional, mais familiar.

                                    Não digo que o Mito desperte paixão, mas neste caso acho que tem mais que o Golf, se me faço entender.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                      Neste caso o Mito é mais pequeno, mais leve, mais potente, com mais equipamento e uma estética superior ao Golf que até já foi substituido, o Golf é sempre mais racional, mais familiar.

                                      Não digo que o Mito desperte paixão, mas neste caso acho que tem mais que o Golf, se me faço entender.

                                      Percebo o que queres dizer, mas parece-me exagerado, aliás muito exagerado, dizer "paixão vs emoção".

                                      O mito se fosse o QV ainda percebia, agora um 1.6 jtd.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                        O que é que o MiTo tem assim de tão apaixonante?
                                        As linhas, para quem gosta, ( e pelo que escreveu, gosta mesmo ), um binario de 320 Nm e um comportamento mais incisivo, penso que seja suficiente para fazer uma certa diferença nesse item.
                                        Editado pela última vez por ARMIC; 02 January 2011, 18:08.

                                        Comentário


                                          #21
                                          optaria pelo mito, mas também sou suspeito porque nunca gostei do golf V

                                          Comentário


                                            #22
                                            Acho que tanto o TommyPT como eu queríamos dizer "razão vs emoção"

                                            De qualquer das formas a ideia que eu queria passar era mesmo:
                                            Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                            O mito se fosse o QV ainda percebia, agora um 1.6 jtd.
                                            O MiTo é um carro engraçado mas até é bastante racional - mesmo na versão QV (o JTD então é de rir ser sequer sugerido como "emoção").

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                              Eu pensava que a expressão "racionalidade vs paixão" é que estava batida, agora esta "paixão vs emoção" parece-me novidade.. até porque parecem-me substantivos bastante semelhantes quando relacionados com automóveis...

                                              Tendo em conta que são automóveis que fazem 10 e 11 seg dos 0-100km/h e em que nenhum deles atinge os 200 km/h... não estou a ver o que desperta tanto sentimento, talvez o design.

                                              Quanto à escolha em si, o VW parece-me mais carro em quase todos os aspectos embora já leve 4 anitos... acho que procuraria outros negócios
                                              Peço desculpa em relação ao título, já passava das 4 da matina quando criei o tópico e queria dizer paixão VS razão.

                                              Eu gosto do mito, parece-me ser um bom produto, mas lá está ainda não o ví e não o experimentei.
                                              De momento tenho um ibiza de 2009 com o 1.9TDI 105cv e problemas com fap não houve nenhuns e o carro tem um rendimento espectacular.
                                              O meu 1.9tdi de 105cv deu 214 no digital do ibiza e 202 no GPS (recta de grandola da A2 sentido sul-norte, com AC ligado), mas também só lá fui uma ou duas vezes visto que a maior parte da AE que faço é entre os 130 e os 150 e mais que isso só para situações pontuais de emergência (alguma ultrapassagem ou algum assunto que exija muita pressa). O golf será mais pesado mas tem a DSG com a cx6 a seu favor e os pneus e jante é ela por ela... Não me posso esquecer ainda que o golf não tem FAP pelo que até deverá andar mais e consumir menos que o ibiza (tenho média de 5.8l/100 em circuito misto com AC).
                                              A minha dúvida é principalmente em termos de qualidade dos interiores, o ibiza quando passa numa estrada degradada parece que se vai desfazer e faz barulho por todo o lado! O material do tablier é bom mas o resto é bom à vista mas mau na montagem. É aqui que reside a minha dúvida em relação ao Mito. Se ele também se "descascar" todo então mais vale ir para o Golf... E depois a desvalorização? A maior parte dos Mitos que ando a ver estão à venda há 3 ou mais meses pois não tem procura significativa e as pessoas têm de baixar ainda mais o preço (lá está o facto do mito ficar mais barato que o Golf).

                                              Vou já corrigir o título
                                              Editado pela última vez por TommyPT; 02 January 2011, 18:31.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
                                                resposta á FAHO:

                                                "È um alfa romeo"
                                                Por aqui basta lol.
                                                Estou á vontade para falar porque neste momento o mito até era o carro que comprava, mas atiram se para o ar com estas expressões e depois não fazem sentido.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                  A maior parte dos Mitos que ando a ver estão à venda há 3 ou mais meses pois não tem procura significativa e as pessoas têm de baixar ainda mais o preço (lá está o facto do mito ficar mais barato que o Golf).

                                                  Vou já corrigir o título
                                                  Não tens de pedir desculpas a ninguém.

                                                  O golf novo também não é mais caro que o mito? logo em usado vai transportar esse preço extra. E os carros usados demorarem a vender muitas vezes é porque os donos os querem vender quase ao preço que os compraram.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                    Acho que tanto o TommyPT como eu queríamos dizer "razão vs emoção"

                                                    De qualquer das formas a ideia que eu queria passar era mesmo:


                                                    O MiTo é um carro engraçado mas até é bastante racional - mesmo na versão QV (o JTD então é de rir ser sequer sugerido como "emoção").
                                                    Evidentemente um diesel sempre terá um lado racional, mas para esta cilindrada e combustivel, no modo "D" o 1.6 Mjet é surpriendente nas recuperações. Neste ponto chega a acompanhar o QV.

                                                    Depois tambem tem autobloc. electr. Q2 que o torna muito eficaz em zona de curvas, mas claro isto só é importante se vai ou pode disfrutar destas qualidades, pq o outro lado da moeda é uma susp. mais riga/ pneus de baixo perfil o que não é mto agradavel se andamos muito por cima de buracos.

                                                    Por isso é importante fazer um TD

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
                                                      Evidentemente um diesel sempre terá um lado racional, mas para esta cilindrada e combustivel, no modo "D" o 1.6 Mjet é surpriendente nas recuperações. Neste ponto chega a acompanhar o QV.
                                                      Surpreendente .

                                                      Porque é que não pensas no C30? Os preços não devem ser muito diferentes e sempre se alia mais espaço (a não ser o da mala) com um design de que eu gosto muito, mas que muitos odeiam.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                        Peço desculpa em relação ao título, já passava das 4 da matina quando criei o tópico e queria dizer paixão VS razão.

                                                        Eu gosto do mito, parece-me ser um bom produto, mas lá está ainda não o ví e não o experimentei.
                                                        De momento tenho um ibiza de 2009 com o 1.9TDI 105cv e problemas com fap não houve nenhuns e o carro tem um rendimento espectacular.
                                                        O meu 1.9tdi de 105cv deu 214 no digital do ibiza e 202 no GPS, mas também só lá fui uma ou duas vezes visto que a maior parte da AE que faço é entre os 130 e os 150 e mais que isso só para situações pontuais de emergência (alguma ultrapassagem ou algum assunto que exija muita pressa). O golf será mais pesado mas tem a DSG com a cx6 a seu favor e os pneus e jante é ela por ela... Não me posso esquecer ainda que o golf não tem FAP pelo que até deverá andar mais e consumir menos que o ibiza (tenho média de 5.8l/100 em circuito misto com AC).
                                                        A minha dúvida é principalmente em termos de qualidade dos interiores, o ibiza quando passa numa estrada degradada parece que se vai desfazer e faz barulho por todo o lado! O material do tablier é bom mas o resto é bom à vista mas mau na montagem. É aqui que reside a minha dúvida em relação ao Mito. Se ele também se "descascar" todo então mais vale ir para o Golf... E depois a desvalorização? A maior parte dos Mitos que ando a ver estão à venda há 3 ou mais meses pois não tem procura significativa e as pessoas têm de baixar ainda mais o preço (lá está o facto do mito ficar mais barato que o Golf).

                                                        Vou já corrigir o título

                                                        Não baseies a tua escolha apenas nos plásticos do carro ou nos barulhos parasitas que estes poderão, ou não, vir a apresentar.

                                                        O Mito não conheço, mas tenho um Golf com quase 200.000km e desde os cerca de 65.000km que apresenta um ruido num único botão da consola central, em que se o apertar de vez em quando ele fica bom.

                                                        Em relação ao motor do golf, este é o mesmo que o teu, mas com caixa dsg, que deve ser um mimo, portanto não esperes performances muito diferentes, mas este será mais estável que o ibiza a velocidades mais elevadas, o mito será certamente mais rápido mas com jante 17 também mais desconfortável, e a longo prazo terá certamente mais ruidos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                                          Peço desculpa em relação ao título, já passava das 4 da matina quando criei o tópico e queria dizer paixão VS razão.

                                                          Eu gosto do mito, parece-me ser um bom produto, mas lá está ainda não o ví e não o experimentei.
                                                          De momento tenho um ibiza de 2009 com o 1.9TDI 105cv e problemas com fap não houve nenhuns e o carro tem um rendimento espectacular.
                                                          O meu 1.9tdi de 105cv deu 214 no digital do ibiza e 202 no GPS, mas também só lá fui uma ou duas vezes visto que a maior parte da AE que faço é entre os 130 e os 150 e mais que isso só para situações pontuais de emergência (alguma ultrapassagem ou algum assunto que exija muita pressa). O golf será mais pesado mas tem a DSG com a cx6 a seu favor e os pneus e jante é ela por ela... Não me posso esquecer ainda que o golf não tem FAP pelo que até deverá andar mais e consumir menos que o ibiza (tenho média de 5.8l/100 em circuito misto com AC).
                                                          A minha dúvida é principalmente em termos de qualidade dos interiores, o ibiza quando passa numa estrada degradada parece que se vai desfazer e faz barulho por todo o lado! O material do tablier é bom mas o resto é bom à vista mas mau na montagem. É aqui que reside a minha dúvida em relação ao Mito. Se ele também se "descascar" todo então mais vale ir para o Golf... E depois a desvalorização? A maior parte dos Mitos que ando a ver estão à venda há 3 ou mais meses pois não tem procura significativa e as pessoas têm de baixar ainda mais o preço (lá está o facto do mito ficar mais barato que o Golf).

                                                          Vou já corrigir o título
                                                          Em quanto a ruidos parasitas, se é coisa que te preocupe muito, todos acabam por fazer, sobretudo com as estradas/ruas que temos.

                                                          No nosso Classe A de 2006 com 70.000 kms, os materiais interiores são todos esponjosos e de vez enquando ouvem-se uns nhec nhes e uns cri cri dependendo da temperatura, para não falar do ranger do eixo diant. no inverno ao passar por lombas ou desniveis, ou o ts ts ts ts... que vem da roda diant. esq. metemos isto no mesmo saco para as revs. na MERC., mas invariavelmente volta para nós na mesma. Isto tudo começou a aparecer por volta dos 40 e tal mil.

                                                          É certo que num carro alemão os ruidos costumam aparecer mais tarde que nos italianos, franceses... mas chegam sempre.

                                                          Lembro-me que em todos os golf IV que andei, cada vez que acelerava ou desacelarava, rangíam dos pilares B.

                                                          Em fim, como dizia o outro, para os bugs, a melhor solução mesmo é meter o radio mais alto
                                                          Editado pela última vez por ARMIC; 02 January 2011, 18:50.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ou vês outros negócios ou levas o Golf e fazes as reparações que tens a fazer.

                                                            Como as betoneiras não têm nada de apaixonante, pelo menos levas a mais confortável.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X