Tenho uma carrinha E220 CDI (ano de 2000 , 143cv, a qual comprei em 2004 e neste fim de semana pela primeira vez em 6 anos e tal teve que voltar para casa de reboque
Fui passar o ano ao norte, e talvez coincidindo com uma travagem maior que tive que fazer por causa de um veiculo que se atravessou à minha frente , começou a fazer um ruidozinho metalico muito agudo, similar ao que as pastilhas fazem quando estão gastas e o metal começa a entrar em contacto com o metal.
Como estava longe de casa, fui andando com mais cuidado , mas após uns 100 kms desde que me apercebi do tal som metalico, em plena A28 comecou a aumentar o ruido e a tremer ligeiramente, na zona da roda da frente do lado do pendura, parecido (mas mais suave) com o tremer de quando se passa por cima da linha branca de segurança nas áuto estradas.
Por sorte havia uma estaçao de serviço 1km à frente e cheguei lá pela faixa de segurança
Com a minha paciencia, resolvi desmontar cada uma das rodas para tentar perceber se era algum disco estalado ou alguma porcaria que tivesse ali a atrapalhar... enfim, mais valia ter ido beber cervejas e chamar logo o reboque, mas tava com fé que o meu lado mac gyver podesse dar ali conta do recado e que seria um brilharete para comigo mesmo , até porque estava sózinho.
Chegue ià conclusão que todas as rodas estavam impecaveis, exceptuando a tal que já me tinha dado a sensação de ser a culpada, ou seja, a frontal do lado do pendura. Constatei que rodava com menos facilidade que a oposta e que o disco tinha um som mais metalico ao passar pela pastilha. No entanto nada mais de anormal vi, apenas constatei que a rebarba à volta do disco já esta enorme, e nalguns sitios até a desfazer-se, por isso já está na altura de trocar.
Um aparte muito importante: como ando pouco, a ultima vez que mudei os discos já foi ha uns 4 anos , foram colocados mesmo na marca. Desde esse momento que tive a sensação de que o carro tremia ligeiramente ao travar a 100km/h , mas pode ter sido coincidencia.
Este problema já me acompanha há uns anos, já mandei calibrar as rodas, já as mudei de eixo , e o tremer a 100km/h está sempre lá,e não é só quando travo, quando vou em auto estrada a 100 também o sinto, mas muito ténue, sendo que quando travo sinto-o mais.
Já testei a descer serras, e nota-se bem que , por exemplo vou a 130, com tudo super suave, dou um cheirinho de travao e continua tudo suave e sem tremuras. Á medida que a velocidade vai descendo , quando o ponteiro passa pelos 100 aos 95 km/h lá estão as treuras, e abaixo dos 95 desaparecem de novo.
Será que isto é um disco que veio empenado ou será alguma folga na direcção ou suspensão ? Seja como for, este aparte é porque sinto que é da tal roda frontal do lado do pendura que a tal vibração advem, a mesma que me obrigou agora a empanar.
Continuando, lá segui viagem, mas após uns 3 kms o som metalico continuava, comecei a sentir sons metalicos de coisas a partir (talves bocados de rebarba do disco a saltar), e acabei por sair da A28 e ligar para a assist em viagem. QUando parei aquilo tava mm mau, sentia mm algo metalico a roçar no disco, e aquela roda a dar toque de travao sozinha.
Impecavel a assist em viagem que providenciou.me um taxi para me trazer a Santarém, com um taxista igualmente impecável, o sr Paulo Pereira da empresa Origix do porto. Sem duvida um profissional que prestigia a classe, tantas vezes mal afamada.
Hoje vou comprar discos e pastilhas.
Como ando pouco, prefiro olhar mais para a qualidade do que para o preço, e travões é daquelas coisas em que nao vale a pena poupar.
Será que as pastilhas e discos do concorrencia, as vezes ate da mesma marca alemã que fabrica para a MB, serão iguaizinhas às que se vendem mm na marca ?
É que o ser da mm marca e da mesma fabrica as vezes nao quer dizer nada... certamente umas vêm mais precisas que outras, a qualidade do aço poderá não ser a mesma .. ou sou eu a filmar ?
E o oleo de travoes, é todo igual, ou devo meter mesmo da marca ?
Há tambem a hipotese de o problema com que estou ser de algum rolamento que se desfez, mas em principio não, deve ser mesmo travões ou bombite.
Obrigado a todos aqueles que tiveram a paciencia de ler até aqui
Fui passar o ano ao norte, e talvez coincidindo com uma travagem maior que tive que fazer por causa de um veiculo que se atravessou à minha frente , começou a fazer um ruidozinho metalico muito agudo, similar ao que as pastilhas fazem quando estão gastas e o metal começa a entrar em contacto com o metal.
Como estava longe de casa, fui andando com mais cuidado , mas após uns 100 kms desde que me apercebi do tal som metalico, em plena A28 comecou a aumentar o ruido e a tremer ligeiramente, na zona da roda da frente do lado do pendura, parecido (mas mais suave) com o tremer de quando se passa por cima da linha branca de segurança nas áuto estradas.
Por sorte havia uma estaçao de serviço 1km à frente e cheguei lá pela faixa de segurança
Com a minha paciencia, resolvi desmontar cada uma das rodas para tentar perceber se era algum disco estalado ou alguma porcaria que tivesse ali a atrapalhar... enfim, mais valia ter ido beber cervejas e chamar logo o reboque, mas tava com fé que o meu lado mac gyver podesse dar ali conta do recado e que seria um brilharete para comigo mesmo , até porque estava sózinho.
Chegue ià conclusão que todas as rodas estavam impecaveis, exceptuando a tal que já me tinha dado a sensação de ser a culpada, ou seja, a frontal do lado do pendura. Constatei que rodava com menos facilidade que a oposta e que o disco tinha um som mais metalico ao passar pela pastilha. No entanto nada mais de anormal vi, apenas constatei que a rebarba à volta do disco já esta enorme, e nalguns sitios até a desfazer-se, por isso já está na altura de trocar.
Um aparte muito importante: como ando pouco, a ultima vez que mudei os discos já foi ha uns 4 anos , foram colocados mesmo na marca. Desde esse momento que tive a sensação de que o carro tremia ligeiramente ao travar a 100km/h , mas pode ter sido coincidencia.
Este problema já me acompanha há uns anos, já mandei calibrar as rodas, já as mudei de eixo , e o tremer a 100km/h está sempre lá,e não é só quando travo, quando vou em auto estrada a 100 também o sinto, mas muito ténue, sendo que quando travo sinto-o mais.
Já testei a descer serras, e nota-se bem que , por exemplo vou a 130, com tudo super suave, dou um cheirinho de travao e continua tudo suave e sem tremuras. Á medida que a velocidade vai descendo , quando o ponteiro passa pelos 100 aos 95 km/h lá estão as treuras, e abaixo dos 95 desaparecem de novo.
Será que isto é um disco que veio empenado ou será alguma folga na direcção ou suspensão ? Seja como for, este aparte é porque sinto que é da tal roda frontal do lado do pendura que a tal vibração advem, a mesma que me obrigou agora a empanar.
Continuando, lá segui viagem, mas após uns 3 kms o som metalico continuava, comecei a sentir sons metalicos de coisas a partir (talves bocados de rebarba do disco a saltar), e acabei por sair da A28 e ligar para a assist em viagem. QUando parei aquilo tava mm mau, sentia mm algo metalico a roçar no disco, e aquela roda a dar toque de travao sozinha.
Impecavel a assist em viagem que providenciou.me um taxi para me trazer a Santarém, com um taxista igualmente impecável, o sr Paulo Pereira da empresa Origix do porto. Sem duvida um profissional que prestigia a classe, tantas vezes mal afamada.
Hoje vou comprar discos e pastilhas.
Como ando pouco, prefiro olhar mais para a qualidade do que para o preço, e travões é daquelas coisas em que nao vale a pena poupar.
Será que as pastilhas e discos do concorrencia, as vezes ate da mesma marca alemã que fabrica para a MB, serão iguaizinhas às que se vendem mm na marca ?
É que o ser da mm marca e da mesma fabrica as vezes nao quer dizer nada... certamente umas vêm mais precisas que outras, a qualidade do aço poderá não ser a mesma .. ou sou eu a filmar ?
E o oleo de travoes, é todo igual, ou devo meter mesmo da marca ?
Há tambem a hipotese de o problema com que estou ser de algum rolamento que se desfez, mas em principio não, deve ser mesmo travões ou bombite.
Obrigado a todos aqueles que tiveram a paciencia de ler até aqui
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