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Porque é que a gasolina é mais cara

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    Porque é que a gasolina é mais cara

    Sabemos que o preço dos combustíveis está em alta, não devido à escassez mas devido à especulação e vontade dos países produtores terem o mesmo nível (ou bastante) superior aos países modernos.
    Existem dois grandes grupos de motores, gasolina e diesel, além dos GPL, Eléctricos e Ar comprimido.
    Um assunto que não consigo perceber é porque é que a gasolina é mais cara que o diesel, visto que a densidade energética no diesel ser cerca de 9% mais elevada que a gasolina. Ou seja, o diesel por litro contém mais energia que 1 L de gasolina. Daí, também, os consumo mais elevados (em cerca de 0,5 Litros).

    Outra coisa. Quando se produz gasóleo, também se produz gasolina na mesma, quantidade, certo? O que é que fazem a este excedente de gasolina? Vendem? Pra onde?

    Mais de metade do preço da gasolina são imposto e junto à fronteira de Portugal estamos a dar dinheiro aos espanhois... Porque não diminuir a taxa nos postos juntos à fronteira, para que o dinheiro fique cá dentro??

    Enfim! Espero que abra um debate útil.

    #2
    Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
    1. Sabemos que o preço dos combustíveis está em alta, não devido à escassez

    2. mas devido à especulação e vontade dos países produtores terem o mesmo nível (ou bastante) superior aos países modernos.

    3. Existem dois grandes grupos de motores, gasolina e diesel, além dos GPL, Eléctricos e Ar comprimido.

    4. Um assunto que não consigo perceber é porque é que a gasolina é mais cara que o diesel, visto que a densidade energética no diesel ser cerca de 9% mais elevada que a gasolina. Ou seja, o diesel por litro contém mais energia que 1 L de gasolina. Daí, também, os consumo mais elevados (em cerca de 0,5 Litros).

    5. Outra coisa. Quando se produz gasóleo, também se produz gasolina na mesma, quantidade, certo? O que é que fazem a este excedente de gasolina? Vendem? Pra onde?

    6. Mais de metade do preço da gasolina são imposto e junto à fronteira de Portugal estamos a dar dinheiro aos espanhois... Porque não diminuir a taxa nos postos juntos à fronteira, para que o dinheiro fique cá dentro??

    7. Enfim! Espero que abra um debate útil.
    1. Errado: também se deve à escassez. Escassez não quer dizer que não há gasolina nas bombas (isso é rutura de stock, escassez física), mas sim que há pouca oferta para muita procura.

    2. Ganância há em todo o lado. Nós tb chulamos os produtores quando lhes vendemos serviços (p.ex. construção civil). O essencial é perceber a realidade à nossa volta e a verdade é que há demaisada gente para consumir o petróleo que se consegue produzir.

    3. Ar comprimido só serve para espingardas tipo "pressão de ar" e o GPL queima num motor a gasolina normal.

    4. A gasolina é mais cara porque paga mais imposto (cerca de 52 centavos/litro contra 28 do gasóleo - tá algures numa portaria da lei dos impostos sobre consumo especial ou lá o que é isso). Além disso, não é a maior densidade energética do gasóleo que baixa os consumos. É o maior rendimento termodinâmico do ciclo diesel.

    5. Exporta-se. Há países onde se usa bem mais gasolina que gasóleo, como p.ex. os EUA.

    6. Esse problema fronteiriço sempre existiu. Nos anos 70 eram eles quem vinha a portugal fazer as compras.

    7. Duvido.. lol

    Comentário


      #3
      Supostamente, a gasolina devia ser barata, porque em principio, é uma fonte de energia barata.

      Só que, alguém se deve ter lembrado que seria uma fonte de chupanço fantástica.

      Comentário


        #4
        Todas as questões que colocas, tem a sua resposta no seguinte tópico.

        http://forum.autohoje.com/forum-gera...iveis-446.html

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
          Sabemos que o preço dos combustíveis está em alta, não devido à escassez mas devido à especulação e vontade dos países produtores terem o mesmo nível (ou bastante) superior aos países modernos.
          Existem dois grandes grupos de motores, gasolina e diesel, além dos GPL, Eléctricos e Ar comprimido.
          Um assunto que não consigo perceber é porque é que a gasolina é mais cara que o diesel, visto que a densidade energética no diesel ser cerca de 9% mais elevada que a gasolina. Ou seja, o diesel por litro contém mais energia que 1 L de gasolina. Daí, também, os consumo mais elevados (em cerca de 0,5 Litros).

          Sim... mas isso é apenas uma parte da história. Os ciclos Otto e Diesel são diferentes não só no combustível mas também na concepção e modo de funcionamento.

          Outra coisa. Quando se produz gasóleo, também se produz gasolina na mesma, quantidade, certo? O que é que fazem a este excedente de gasolina? Vendem? Pra onde?

          Não. Não se produz em mesma quantidade. O excedente é exportado. Por exemplo, nos EUA há défice de gasolina. Há também as questões de mercado: há uns anos atrás o gasóleo tinha pouco expressão, hoje em dia é fixe ter carro a gasóleo e quase toda a gente tem\quer ter. Como há muita procura pelo gasóleo, sobe-se o preço.

          Mais de metade do preço da gasolina são imposto e junto à fronteira de Portugal estamos a dar dinheiro aos espanhois... Porque não diminuir a taxa nos postos juntos à fronteira, para que o dinheiro fique cá dentro??

          Diria mais... Porque não igualar os preços ao dos espanhóis (não só na fronteira)?! Assim vendia-se mais barato mas vendiam-se mais litros porque os tugas já não iam a Espanha e o dinheiro ficava cá. Ou seja, os lucros milionários continuavam mas o país ficava com mais dinheiro vindo dos impostos.

          Enfim! Espero que abra um debate útil.
          A azul\vermelho.


          Edit: demorei muito a escrever os post e já foi tarde LOL é o que dá estar a comer com o PC ao lado :smile com o saco na cabeça , :smile da cabeça a bater na parede
          Editado pela última vez por patareco; 04 January 2011, 12:29.

          Comentário


            #6
            Porque paga mais ISP.
            Editado pela última vez por JdC; 04 January 2011, 13:22. Razão: ISP em vez de ISV

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
              Supostamente, a gasolina devia ser barata, porque em principio, é uma fonte de energia barata.
              Vou corrigir:

              Supostamente, a gasolina devia ser bastante cara, porque em é uma fonte de energia extremamente conveniente e escassa.

              A gasolina sempre deveria ter sido para se poupar e não para desperdiçar em filas de trânsito e viagens desnecessárias. É agora que escassez começa finalmente a mostrar-se é que vemos o mal que nós andávamos acostumados.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                1. Errado: também se deve à escassez. Escassez não quer dizer que não há gasolina nas bombas (isso é rutura de stock, escassez física), mas sim que há pouca oferta para muita procura.

                Escassez... Ruptura... Só o Brasil encontrou uma reserva que representa uma imensidão de petróleo. Como já li, existe hoje uma previsão de consumo maior que há 20 anos atrás. O meu pai conta que quando era jovem diziam que o petróleo iria acabar daí a 20 anos, já passaram 30 e ainda não acabou. Existe muita especulação, na minha opinião.
                Ele irá acabar, mas ainda estamos longe.

                2. Ganância há em todo o lado. Nós tb chulamos os produtores quando lhes vendemos serviços (p.ex. construção civil). O essencial é perceber a realidade à nossa volta e a verdade é que há demaisada gente para consumir o petróleo que se consegue produzir.

                Ganância é de certeza e quem sofre são os consumidores e o planeta. Se os carros fossem igualmente eficientes como na europa, o consumo reduziria para "metade".

                3. Ar comprimido só serve para espingardas tipo "pressão de ar" e o GPL queima num motor a gasolina normal.

                Já existe motores a ar comprimido, mas o problema coloca-se na fonte. É parecido com o hidrogénio. Vector energético.

                4. A gasolina é mais cara porque paga mais imposto (cerca de 52 centavos/litro contra 28 do gasóleo - tá algures numa portaria da lei dos impostos sobre consumo especial ou lá o que é isso). Além disso, não é a maior densidade energética do gasóleo que baixa os consumos. É o maior rendimento termodinâmico do ciclo diesel.

                Sim, e porque é que é mais cara? Ou o imposto é superior? O consumo de diesel é superior, são burros em não subirem o imposto no diesel? Iriam lucros mais, não? Sei que há o regime especial para os transportes de mercadorias e passageiros. Mas para os ligeiros...

                5. Exporta-se. Há países onde se usa bem mais gasolina que gasóleo, como p.ex. os EUA.

                A gasolina é vendida a 0.90$ nos EUA, com o cambio fica cerca de 0.70€, ou seja, sendo assim é quase dada?!?! Fica de borla quase para eles e nós pagamos a um balurdio.


                6. Esse problema fronteiriço sempre existiu. Nos anos 70 eram eles quem vinha a portugal fazer as compras.

                Sim, mas estamos a perder temos que nos mexer, certo?

                7. Duvido.. lol
                Ya.

                Abraço

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
                  Originalmente Colocado por whereagles
                  1. Escassez... Ruptura... Só o Brasil encontrou uma reserva que representa uma imensidão de petróleo. Como já li, existe hoje uma previsão de consumo maior que há 20 anos atrás. O meu pai conta que quando era jovem diziam que o petróleo iria acabar daí a 20 anos, já passaram 30 e ainda não acabou. Existe muita especulação, na minha opinião.
                  Ele irá acabar, mas ainda estamos longe.

                  2. Ganância é de certeza e quem sofre são os consumidores e o planeta. Se os carros fossem igualmente eficientes como na europa, o consumo reduziria para "metade".

                  3. Já existe motores a ar comprimido, mas o problema coloca-se na fonte. É parecido com o hidrogénio. Vector energético.

                  4. Sim, e porque é que é mais cara? Ou o imposto é superior? O consumo de diesel é superior, são burros em não subirem o imposto no diesel? Iriam lucros mais, não? Sei que há o regime especial para os transportes de mercadorias e passageiros. Mas para os ligeiros...

                  5. A gasolina é vendida a 0.90$ nos EUA, com o cambio fica cerca de 0.70€, ou seja, sendo assim é quase dada?!?! Fica de borla quase para eles e nós pagamos a um balurdio.

                  6. Sim, mas estamos a perder temos que nos mexer, certo?
                  1. Bem, se queres números de reservas posso dar-tos, se bem que são assim meio de cabeça... posso estar errado por um fator 2. Mas aqui vai, em triliões de barris

                  Consumido:
                  1 tb de petróleo light sweet - extraído/processado (E/P) com dificuldade baixa a muito baixa

                  Reservas estimadas:
                  1 tb de petróleo light sweet - dificuldade E/P variável (de baixa a muito alta)
                  2 tb de petróleo heavy sour - dificuldade E/P alta a muito alta
                  5 tb de areia betuminosa - dificuldade E/P muito alta a extrema
                  4 tb de xisto betuminoso - dificuldade E/P muito alta a extrema

                  Dos 13 tb originais, teremos consumido apenas 1 tb. Restam 12 tb, logo é verdade que ainda há muito petróleo para usar. Não vai acabar nem daqui a 20 anos nem daqui a 200, nem talvez daqui a 2000(!!!)

                  SÓ QUE... nem tudo são rosas. As fontes convencionais de E/P fácil, essas sim, estão a esgotar. Ficam as não-convencionais, mais difíceis de explorar, que requerem muita energia, muita refinação e têm taxas de extração baixas. Dos 85 milhões de barris extraídos por dia atualmente, se de um momento para o outro passássemos a ter só as outras, baixava para coisa de 15-20 milhões por dia. Efeito sobre os preços: provavelmente qq coisa como 100 a 1000 vezes mais caro.


                  2. A eficiência é um paliativo. Sem mudar o fundamental é difícil resolver o problema. E mudar implica mais e melhores transportes públicos, cidades mais bem projetadas e carros mais leves, movidos a qq coisa que não gasolina


                  3. vetor energético??? hidrogénio??? deves estar a fazer confusão. Mas já agora, uma contazita de termodinâmica simples dir-te-á que um depósito a 200 atmosferas dá para mexer um carro de 1 tonelada por qq coisa como 1,5 km. Se os elétricos têm pouca autonomia, o ar comprimido tem muito menos. Além de que ainda tens de queimar energia para comprimir o ar.


                  4. Bem, na prática é porque paga mais imposto.


                  5. Ficava igual cá sem IVA nem ISP. Eles lá pagam só qq coisa como 4 a 8% de IVA e salvo erro não têm ISP. Mas não fiques invejoso... os carros lá são tudo V6 e V8s, portanto gastam o dobro e vai dar ao mesmo, lol.


                  6. Perdes junto à fronteira e ganhas no resto do país.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                    A azul\vermelho.


                    Edit: demorei muito a escrever os post e já foi tarde LOL é o que dá estar a comer com o PC ao lado :smile com o saco na cabeça , :smile da cabeça a bater na parede
                    Sim... mas isso é apenas uma parte da história. Os ciclos Otto e Diesel são diferentes não só no combustível mas também na concepção e modo de funcionamento.

                    Concordo, sim o rendimento global do diesel é melhor.

                    Não. Não se produz em mesma quantidade. O excedente é exportado. Por exemplo, nos EUA há défice de gasolina. Há também as questões de mercado: há uns anos atrás o gasóleo tinha pouco expressão, hoje em dia é fixe ter carro a gasóleo e quase toda a gente tem\quer ter. Como há muita procura pelo gasóleo, sobe-se o preço.

                    Pois, eu não tenho a certeza. Mas penso que não deverá ser muito longe. Sim é exportado e vendido ao preço da uva mijona.

                    Diria mais... Porque não igualar os preços ao dos espanhóis (não só na fronteira)?! Assim vendia-se mais barato mas vendiam-se mais litros porque os tugas já não iam a Espanha e o dinheiro ficava cá. Ou seja, os lucros milionários continuavam mas o país ficava com mais dinheiro vindo dos impostos.



                    Concordo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                      Vou corrigir:

                      Supostamente, a gasolina devia ser bastante cara, porque em é uma fonte de energia extremamente conveniente e escassa.

                      A gasolina sempre deveria ter sido para se poupar e não para desperdiçar em filas de trânsito e viagens desnecessárias. É agora que escassez começa finalmente a mostrar-se é que vemos o mal que nós andávamos acostumados.
                      Sim, na questão de fonte escassa tenho que concordar contigo.

                      Comentário


                        #12
                        Não consideras o aumento da procura. É fácil culpar os "especuladores" (está na moda) quando na realidade, grande parte do aumento do preço do crude se deve ao aumento da procura.

                        Nas últimas décadas temos assistido ao desenvolvimento económico dos países asiáticos, nomeadamente China e Índia. Para além da energia necessária para sustentar o incremento de produção desses países temos o aumento dos níveis de vida das suas populações. Essas populações, que antes, por exemplo não tinham automóveis, podem agora comprar o seu carrito. Consequentemente, o preço do crude aumenta. Lembra-te que até há poucas décadas tinhas a China com os seus 1,330,141,295 habitantes e a Índia com os seus 1,173,108,018 habitantes a viverem na mais absoluta pobreza (a grande maioria). basta pensares que, por exemplo, se 10% tiver possibilidade de comprar um carro, tens cerca de 250,000,000 de novos consumidores que concorrem por um bem escasso. Para teres a noção, a União Europeia tem cerca de 501,064,211 de habitantes (a Europa terá cerca de 800,000,000) e os USA 310,232,863.

                        Para além disso, como já foi dito, as reservas de crude até podem existir, mas aquelas cuja extracção é mais barata estão a esgotar-se. Isso leva a que, naturalmente, o preço por barril aumente. Juntas os dois factores e tens grande parte da explicação do que se passa actualmente nos preços do crude com as devidas consequências no preço da gasolina e gasóleo (para além da distorção fiscal)
                        Editado pela última vez por pcg2001; 04 January 2011, 14:45.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                          Vou corrigir:

                          Supostamente, a gasolina devia ser bastante cara, porque em é uma fonte de energia extremamente conveniente e escassa.
                          x2.

                          Quem nao quer nao usa, vai a pé ou de transportes públicos que são bem baratos.

                          Comentário


                            #14
                            Não é para ser chatinho, mas se noutros assuntos se diz para pesquisar e que já existem tópicos que falam do mesmo, porque não se faz isso também com este?
                            5 minutos no tópico dos combustíveis e podem ir trabalhar para a Galp.

                            Comentário


                              #15
                              Já agora, tinha-me esquecido de outra coisa que já aqui foi abordada: eficiência na extracção. Uma coisa que também temos assistido nos últimos anos prende-se com a falta de investimentos nas tecnologias de extracção, em especial em 2 grandes países produtores: Venezuela e Rússia. Com a chegada de Chavez ao poder e com uma péesima gestão da produção na Rússia, estes países têm visto a sua eficiência na extracção a reduzir-se. Isto, obviamente, leva a que o preço por barril aumente.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                1. Bem, se queres números de reservas posso dar-tos, se bem que são assim meio de cabeça... posso estar errado por um fator 2. Mas aqui vai, em triliões de barris

                                Consumido:
                                1 tb de petróleo light sweet - extraído/processado (E/P) com dificuldade baixa a muito baixa

                                Reservas estimadas:
                                1 tb de petróleo light sweet - dificuldade E/P variável (de baixa a muito alta)
                                2 tb de petróleo heavy sour - dificuldade E/P alta a muito alta
                                5 tb de areia betuminosa - dificuldade E/P muito alta a extrema
                                4 tb de xisto betuminoso - dificuldade E/P muito alta a extrema

                                Dos 13 tb originais, teremos consumido apenas 1 tb. Restam 12 tb, logo é verdade que ainda há muito petróleo para usar. Não vai acabar nem daqui a 20 anos nem daqui a 200, nem talvez daqui a 2000(!!!)

                                SÓ QUE... nem tudo são rosas. As fontes convencionais de E/P fácil, essas sim, estão a esgotar. Ficam as não-convencionais, mais difíceis de explorar, que requerem muita energia, muita refinação e têm taxas de extração baixas. Dos 85 milhões de barris extraídos por dia atualmente, se de um momento para o outro passássemos a ter só as outras, baixava para coisa de 15-20 milhões por dia. Efeito sobre os preços: provavelmente qq coisa como 100 a 1000 vezes mais caro.

                                Tens razão no que respeita à acessibilidade de extração/processamento. Mas a tecnologia evoluí. E haverá concerteza muito dinheiro para investir nesse campo...

                                2. A eficiência é um paliativo. Sem mudar o fundamental é difícil resolver o problema. E mudar implica mais e melhores transportes públicos, cidades mais bem projetadas e carros mais leves, movidos a qq coisa que não gasolina

                                Tens razão que a mudança passa por mudar os hábitos... O desafio é alterar conceitos em cidades.
                                Neste momento é a solução mais viável e simples de energia. Enquanto não conseguirem ter baterias mais densas energtica/ os eléctricos estão condenados. Só se combinarem.


                                3. vetor energético??? hidrogénio??? deves estar a fazer confusão. Mas já agora, uma contazita de termodinâmica simples dir-te-á que um depósito a 200 atmosferas dá para mexer um carro de 1 tonelada por qq coisa como 1,5 km. Se os elétricos têm pouca autonomia, o ar comprimido tem muito menos. Além de que ainda tens de queimar energia para comprimir o ar.

                                Sim, vector energética é algo que transporta energia ou que tem que ser criado! No ar comprimido tens de comprimir e o hidrogénio tens que o criar isoladamente.
                                Estás a falar de que tamanho? Autonomia em que situação. Um tonelada em plano a subir, não percebi como efectuaste os cálculos.
                                HowStuffWorks - Motor de dois cilindros de ar comprimido



                                4. Bem, na prática é porque paga mais imposto.


                                5. Ficava igual cá sem IVA nem ISP. Eles lá pagam só qq coisa como 4 a 8% de IVA e salvo erro não têm ISP. Mas não fiques invejoso... os carros lá são tudo V6 e V8s, portanto gastam o dobro e vai dar ao mesmo, lol.

                                Ficava igual, mas não é! Ganância governamental. E falta de ideias para ganharem dinheiro noutro sítio. Iria desencadear uma desemfreada utilização automóvel, é verdade, mas impediam-se de entrar na cidade.


                                6. Perdes junto à fronteira e ganhas no resto do país.
                                Ganância, egoísmo.

                                NOTA: O ciclo Otto tem rendimento superior, mas devido à enorme pressão necessára, torna inviável a sua utilização máxima. O ciclo dual é o melhor em termos de rendimento (diesel) e nas perdas de carga de admissão.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
                                  Ganância, egoísmo.
                                  O que é que a explicação dada (que até está correcta) tem a ver com ganância e egoísmo? É uma questão de perceber como funciona o mercado e não enveredar rótulos que nada têm a ver com o problema. No mundo ideal sonhavamos com petróleo e ele aparecia nos nossos depósitos já todo transformadinho; no mundo real há que o extrair, transportar, refinar, transportar, etc...
                                  Editado pela última vez por pcg2001; 04 January 2011, 14:45.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                    Já agora, tinha-me esquecido de outra coisa que já aqui foi abordada: eficiência na extracção. Uma coisa que também temos assistido nos últimos anos prende-se com a falta de investimentos nas tecnologias de extracção, em especial em 2 grandes países produtores: Venezuela e Rússia. Com a chegada de Chavez ao poder e com uma péesima gestão da produção na Rússia, estes países têm visto a sua eficiência na extracção a reduzir-se. Isto, obviamente, leva a que o preço por barril aumente.
                                    A parte da Rússia não bate certo com esta notícia (Bloomberg).

                                    Russian Oil Production Reaches Post-Soviet High on Rosneft Field - Bloomberg

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                      A parte da Rússia não bate certo com esta notícia (Bloomberg).

                                      Russian Oil Production Reaches Post-Soviet High on Rosneft Field - Bloomberg
                                      è porque entretanto deram a volta. Há uns anos tinham bastantes problemas, principalmente quando começaram a criar problemas às empresas ocidentais que estavam a explorar as reservas.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                        x2.

                                        transportes públicos que são bem baratos.
                                        Como é?

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                                          #21
                                          A resposta está aqui:



                                          Crise e contas públicas.
                                          Combustíveis vão dar
                                          uma ajuda aos cofres
                                          do Estado em 2010


                                          O Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) é a
                                          quarta maior fonte de receitas fiscais para o governo
                                          português. Este imposto funciona como uma
                                          taxa fixa aplicada sobre cada litro de combustível
                                          (ver gráfico) e a sua evolução depende do consumo
                                          de gasóleo e gasolina. No Orçamento do Estado para
                                          2010, o governo deverá contar com uma ligeira
                                          recuperação da receita do ISP – tudo devido à retoma
                                          ligeira de 1% do consumo privado (depois da
                                          quebra de igual valor em 2009) prevista pelo Banco
                                          de Portugal.
                                          Para os cofres do Estado o ganho em termos de
                                          receita com os combustíveis em 2010 virá, aliás, de
                                          duas vias: mais consumo equivale a mais dinheiro
                                          arrecadado em ISP e, por outro lado, um preço mais
                                          alto dos combustíveis implica mais receita de IVA.
                                          Este ano, gasolina e gasóleo terão tendência a subir,
                                          como deixam adivinhar as previsões do Banco de
                                          Portugal para o preço médio do barril de petróleo:
                                          uma subida de 62 dólares em 2009 para cerca de
                                          81 dólares em 2010.
                                          O IVA incide sobre o valor do litro acrescido do ISP,
                                          numa penalizadora dupla tributação suportada
                                          pelos contribuintes – no final do ano passado a carga
                                          fiscal total sobre cada litro de gasolina 95, por
                                          exemplo, era de 66% em Portugal, acima da média
                                          europeia de 59%. No gasóleo a situação é diferente:
                                          no final de 2009 a carga fiscal era de 51%, abaixo da
                                          média europeia de 53%. O governo tem sobrecarregado
                                          menos a fiscalidade sobre o gasóleo como
                                          medida de protecção às empresas transportadoras –
                                          esta tendência contribuiu para que muitos particulares
                                          fugissem nos últimos anos para carros a gasóleo,
                                          que dominam o mercado automóvel nacional.
                                          Em 2008 a receita de ISP caiu 20%, reduzida em parte
                                          pelo desvio de uma fatia da receita do imposto
                                          para o financiamento das estradas em Portugal (a
                                          contribuição rodoviária), e noutra parte pela queda
                                          do consumo num ano de montanha russa nos preços
                                          dos combustíveis (que inclui um máximo histórico).
                                          Em 2009, ano de crise económica severa, o ritmo de abrandamento da quebra foi mais ligeiro.


                                          http://www.ionline.pt/adjuntos/102/d...0000127721.pdf

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                            O que é que a explicação dada (que até está correcta) tem a ver com ganância e egoísmo? É uma questão de perceber como funciona o mercado e não enveredar rótulos que nada têm a ver com o problema. No mundo ideal sonhavamos com petróleo e ele aparecia nos nossos depósitos já todo transformadinho; no mundo real há que o extrair, transportar, refinar, transportar, etc...
                                            A ansia de querer ganhar tudo faz com que todos os portugueses que moram perto da fronteira ou que vão de férias para o algarve, etc encham os depósitos no país vizinho.
                                            Sim, mas em todo o lado existe o processo. Agora, existem estratégias para captar clientes e não perder clientes, Daí a minha resposta...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MscJo Ver Post
                                              Originalmente Colocado por whereagles
                                              1. Tens razão no que respeita à acessibilidade de extração/processamento. Mas a tecnologia evoluí. E haverá concerteza muito dinheiro para investir nesse campo...

                                              2. Enquanto não conseguirem ter baterias mais densas energtica/ os eléctricos estão condenados. Só se combinarem.

                                              3. Estás a falar de que tamanho? Autonomia em que situação. Um tonelada em plano a subir, não percebi como efectuaste os cálculos.
                                              HowStuffWorks - Motor de dois cilindros de ar comprimido

                                              4. (fronteira) Ficava igual, mas não é! Ganância governamental. E falta de ideias para ganharem dinheiro noutro sítio. Iria desencadear uma desemfreada utilização automóvel, é verdade, mas impediam-se de entrar na cidade.
                                              1. Há muito dinheiro para gastar mas os custos também são astronómicos. Além de que a tecnologia nem sempre resolve tudo. Pode ajudar, mas não faz milagres.

                                              2. Pelo contrário, os elétricos são a única solução minimamente aplicável hoje em dia. Autonomia de 100-150 km não é muito mas já dá para uma fatia muito considerável de utilizadores.

                                              3. A conta é simples: expansão isotérmica de um gás ideal de 200 atm --> 1 atm. Calculas o trabalho total sobre o pistão e divides pela energia média que um carro gasta em 1 km (qq coisa como 0,75 MJ se bem me lembro). No total tens cerca de 1,5 km de autonomia. Por isso é que a notícia que indicaste é de certeza enganosa.

                                              4. Não é falta de ideias. É uma opção. Os EUA optam por impostos baixos e pouca proteção social (chulam pouco, mas tb gastam pouco). Na Europa é ao contrário. Impostos altos e mais proteção social (chulam muito e gastam-no todo a pagar elefantes brancos LOL).

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                1. Há muito dinheiro para gastar mas os custos também são astronómicos. Além de que a tecnologia nem sempre resolve tudo. Pode ajudar, mas não faz milagres.

                                                Acredita que grande parte da inovação não avance por causa da inércia política e comodismo. Mas realmente não faz milagres...

                                                2. Pelo contrário, os elétricos são a única solução minimamente aplicável hoje em dia. Autonomia de 100-150 km não é muito mas já dá para uma fatia muito considerável de utilizadores.

                                                "elétricos são a única solução minimamente aplicável hoje em dia". Com esta afirmação diria que existem muito eléctricos a circular e são a melhor opção. Coloco a questão: Se tivesses que escolher entre o Leaf e um carro do mesmo preço 30000-35000, por exemplo um golf 2.0TDI, supondo que tinham as mesmas prestações, qual deles é que escolhias??
                                                Eu escolhia sem margem para dúvidas o TDI. Porque só tenho um carro, não tenho garagem para carregar, não existe postos de electricidade, e quando quiser ir ao Algarve não tenho que estar em Grandola ao Alcacer numa Siesta de 3horas. Enquanto não resolverem o problema da autonomia as pessoas não compram. O leaf anuncia 150km mas numa utilizçaão normal (AC, rádio, gazadas...) passa para metade.
                                                Os eléctricos servem para frotas, nas cidades ou pessoas que tem algum dinheiro e muito "amigas do ambiente". Pois se fizerem as contas ainda poluem mais...
                                                É futuro mas não o presente durante 15 anos pelo menos.


                                                3. A conta é simples: expansão isotérmica de um gás ideal de 200 atm --> 1 atm. Calculas o trabalho total sobre o pistão e divides pela energia média que um carro gasta em 1 km (qq coisa como 0,75 MJ se bem me lembro). No total tens cerca de 1,5 km de autonomia. Por isso é que a notícia que indicaste é de certeza enganosa.

                                                Qual foi o volume que consideraste para o cilindro?
                                                Penso que não podes fazer directo.

                                                4. Não é falta de ideias. É uma opção. Os EUA optam por impostos baixos e pouca proteção social (chulam pouco, mas tb gastam pouco). Na Europa é ao contrário. Impostos altos e mais proteção social (chulam muito e gastam-no todo a pagar elefantes brancos LOL).
                                                Quando diga falta de ideias, não relativamente aos combs. Mas sim estratégias gerais, como por exemplo gerar riqueza interna.

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                                                  #25
                                                  >> Acredita que grande parte da inovação não avance por causa da inércia política e
                                                  >> comodismo. Mas realmente não faz milagres...

                                                  Isso é a inovação patrocinada pelos estados. Quando se trata de empresas, se a coisa for rentável, o dinheiro não falta. Mas não funciona sempre. P.ex. Nos anos 90 a IBM gastou biliões a estudar supercondutividade a temperatura ambiente com resultados praticamente nulos.


                                                  >> "elétricos são a única solução minimamente aplicável hoje em dia". Com esta afirmação
                                                  >> diria que existem muito eléctricos a circular e são a melhor opção. Coloco a questão: Se
                                                  >> tivesses que escolher entre o Leaf e um carro do mesmo preço 30000-35000, por
                                                  >> exemplo um golf 2.0TDI, supondo que tinham as mesmas prestações, qual deles é que
                                                  >> escolhias?? Eu escolhia sem margem para dúvidas o TDI. Porque só tenho um carro, não
                                                  >> tenho garagem para carregar, não existe postos de electricidade, e quando quiser ir ao
                                                  >> Algarve não tenho que estar em Grandola ao Alcacer numa Siesta de 3horas.

                                                  Eu disse "aplicável", não "aplicada" É claro que como as coisas estão ainda há muito que fazer. Mas é viável, é exequível. Alternativas como o hidrogénio, p.ex., não são.


                                                  >> Enquanto não resolverem o problema da autonomia as pessoas não compram.

                                                  Não acho que isso seja verdade. Se eu fosse a comprar um utilitário na casa dos 15000 euros e houvesse um elétrico disponível, ia certamente para o elétrico. Mesmo com, vá lá, 100 km de autonomia realista, contra uns 600 do ICE. Ok, isso sou eu, mas não devo ser caso único.


                                                  >> O leaf anuncia 150km mas numa utilizçaão normal (AC, rádio, gazadas...) passa para
                                                  >> metade.

                                                  Pá, mesmo 80 km reais já chega para mta coisa. Ah, das coisas que mencionas apenas o AC causa algum impacto na autonomia.


                                                  >> Os eléctricos servem para frotas, nas cidades ou pessoas que tem algum dinheiro e
                                                  >> muito "amigas do ambiente". Pois se fizerem as contas ainda poluem mais...
                                                  >> É futuro mas não o presente durante 15 anos pelo menos.

                                                  Talvez, mas é uma solução. Outras fontes (hidrogénio, biocombustíveis, etc) são muito menos viáveis. Além de que há uma nova geração de baterias a ser estudada nas universidades, baseadas em condensadores de polímeros. Estamos a falar em 500 km de autonomia.


                                                  >> 3. Qual foi o volume que consideraste para o cilindro? Penso que não podes fazer
                                                  >> directo.

                                                  Julgo que foi 1 m3 no final da expansão. Mas isso tanto faz, dado que o principal é verificar que o método é pouco eficiente a armazenar energia.


                                                  >> Quando diga falta de ideias, não relativamente aos combs. Mas sim estratégias gerais,
                                                  >> como por exemplo gerar riqueza interna.

                                                  A solução para criar riqueza é sabida há muito: rigor, exigência, seriedade, responsabilidade, eduação. Não se pratica porque não convém a que está bem, e é por isso que Portugal não há de sair da cepa torta nem em 50 anos. É que estas mudanças culturais exigem esforço e várias gerações.

                                                  Não tenham ilusões. Estamos mal e vamos ficar pior porque

                                                  1. a globalização trouxe mais concorrência e

                                                  2. não estamos a dar passos na direção certa. Pelo contrário: andamos no facilitismo, falta de recursos para a justiça, na corrupção e nas golpadas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    honestamente ja começa a cheirar mal tanto topico sobre o mesmo assunto central

                                                    acho que devemos debater as questões mas ja existe onde as debater

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A verdade é que a gasolina ainda está bastante barata, se com toda a procura que existe e relativamente baixa oferta, ainda a compramos a menos de 50 cêntimos por litro.

                                                      O problema europeu e sobretudo português é que os nossos estados gostam de mamar forte e feio à custa dela, e ao comprares um litro de gasolina em pt dás 45 cêntimos pelo produto e 1€ de imposto.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                        >> Acredita que grande parte da inovação não avance por causa da inércia política e
                                                        >> comodismo. Mas realmente não faz milagres...

                                                        Isso é a inovação patrocinada pelos estados. Quando se trata de empresas, se a coisa for rentável, o dinheiro não falta. Mas não funciona sempre. P.ex. Nos anos 90 a IBM gastou biliões a estudar supercondutividade a temperatura ambiente com resultados praticamente nulos.

                                                        Ya.

                                                        >> "elétricos são a única solução minimamente aplicável hoje em dia". Com esta afirmação
                                                        >> diria que existem muito eléctricos a circular e são a melhor opção. Coloco a questão: Se
                                                        >> tivesses que escolher entre o Leaf e um carro do mesmo preço 30000-35000, por
                                                        >> exemplo um golf 2.0TDI, supondo que tinham as mesmas prestações, qual deles é que
                                                        >> escolhias?? Eu escolhia sem margem para dúvidas o TDI. Porque só tenho um carro, não
                                                        >> tenho garagem para carregar, não existe postos de electricidade, e quando quiser ir ao
                                                        >> Algarve não tenho que estar em Grandola ao Alcacer numa Siesta de 3horas.

                                                        Eu disse "aplicável", não "aplicada" É claro que como as coisas estão ainda há muito que fazer. Mas é viável, é exequível. Alternativas como o hidrogénio, p.ex., não são.

                                                        Discutível. Se se encontrar/melhorar um processo natural (algas) o hidrogénio poderá viável. Até nos MCI (ICE). Ou aviões (foguetões).
                                                        É difícil acreditar que um motor eléctrico produza 20000 CV de um reactor a jacto. Vamos ver como isto evoluí. Mas o hidrogénio não é descartado.
                                                        Nos carros o eléctrico irá dominar, com td a certeza.

                                                        >> Enquanto não resolverem o problema da autonomia as pessoas não compram.

                                                        Não acho que isso seja verdade. Se eu fosse a comprar um utilitário na casa dos 15000 euros e houvesse um elétrico disponível, ia certamente para o elétrico. Mesmo com, vá lá, 100 km de autonomia realista, contra uns 600 do ICE. Ok, isso sou eu, mas não devo ser caso único.

                                                        Se tivesse garagem, dinheiro extra e outro carro ICE. Também seria uma hipótese. Mas já viste quanto custa o I-ON c-zero ... 30000 biscas


                                                        >> O leaf anuncia 150km mas numa utilizçaão normal (AC, rádio, gazadas...) passa para
                                                        >> metade.

                                                        Pá, mesmo 80 km reais já chega para mta coisa. Ah, das coisas que mencionas apenas o AC causa algum impacto na autonomia.

                                                        Não é só o AC... Resistencia de desembaciamento, direcções assistidas, tudo o que esteja ligado à bateria. Modo de condução e AC são os maiores.


                                                        >> Os eléctricos servem para frotas, nas cidades ou pessoas que tem algum dinheiro e
                                                        >> muito "amigas do ambiente". Pois se fizerem as contas ainda poluem mais...
                                                        >> É futuro mas não o presente durante 15 anos pelo menos.

                                                        Talvez, mas é uma solução. Outras fontes (hidrogénio, biocombustíveis, etc) são muito menos viáveis. Além de que há uma nova geração de baterias a ser estudada nas universidades, baseadas em condensadores de polímeros. Estamos a falar em 500 km de autonomia.

                                                        Espero que sim! Que inventem baterias melhores. depois da autonomia, vem a durabilidade (min 10 anos) e tratamento pós-utilização.


                                                        >> 3. Qual foi o volume que consideraste para o cilindro? Penso que não podes fazer
                                                        >> directo.

                                                        Julgo que foi 1 m3 no final da expansão. Mas isso tanto faz, dado que o principal é verificar que o método é pouco eficiente a armazenar energia.

                                                        O motor é complicado, não te consigo explicar, mas não tão simples. ele utiliza um cilindro de compressão e depois outro de expansão (trabalho útil). Enfim... Mas penso que não tenha futuro. Apenas é mais uma ideia.


                                                        >> Quando diga falta de ideias, não relativamente aos combs. Mas sim estratégias gerais,
                                                        >> como por exemplo gerar riqueza interna.

                                                        A solução para criar riqueza é sabida há muito: rigor, exigência, seriedade, responsabilidade, eduação. Não se pratica porque não convém a que está bem, e é por isso que Portugal não há de sair da cepa torta nem em 50 anos. É que estas mudanças culturais exigem esforço e várias gerações.

                                                        Não tenham ilusões. Estamos mal e vamos ficar pior porque

                                                        1. a globalização trouxe mais concorrência e

                                                        2. não estamos a dar passos na direção certa. Pelo contrário: andamos no facilitismo, falta de recursos para a justiça, na corrupção e nas golpadas.
                                                        Tens razão: rigor, exigência, seriedade, responsabilidade, eduação

                                                        Vamo ver onde isto irá parar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                          A verdade é que a gasolina ainda está bastante barata, se com toda a procura que existe e relativamente baixa oferta, ainda a compramos a menos de 50 cêntimos por litro.

                                                          O problema europeu e sobretudo português é que os nossos estados gostam de mamar forte e feio à custa dela, e ao comprares um litro de gasolina em pt dás 45 cêntimos pelo produto e 1€ de imposto.
                                                          A questão dos impostos cobrados pelos Estados tem de ser vista à luz da realidade dos países europeus. Apenas alguns países têm reservas de petróleo (no UK estas até estão a reduzir-se) o que significa que somos extremamente dependentes das importações desta forma de energia. Os impostos, teoricamente, deveriam ser utilizados para racionalizar o consumo e dessa forma diminuir a dependência energética dos paises. Para além disso têm uma componente ambiental que visa internalizar as externalidades negativas associadas à utilização do combustível. Claro que pode dar-se o caso de depois tornarem-se uma forma fácil de obter receitas, mas esse não é nem deve ser o principal objectivo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                            Não tenham ilusões. Estamos mal e vamos ficar pior porque

                                                            1. a globalização trouxe mais concorrência e

                                                            2. não estamos a dar passos na direção certa. Pelo contrário: andamos no facilitismo, falta de recursos para a justiça, na corrupção e nas golpadas.
                                                            Concordo, mas assusta-me que todos olhem para o Estado como forma de resolução dos problemas, em vez de sermos nós próprios a tentar solucionar os problemas. Temos o Estado impecilho quando supostamente dificulta as actividades da empresa e depois o Estado auxiliador quando as empresas têm dificuldades e lá pedem um subsídio ao Estado (muitas vezes para suportar actividades mais do que moribundas). No meio disto tudo ninguém quer pagar impostos, queixa-se que pagar €3 de taxa moderadora por uma consulta que a custos reais deve ficar pelo €75/€100 é demasiado, que sempre que se pede um pouco mais de participação para a formação dos filhos (que são os principais beneficiados) o Estado não cumpre o que promete, que tem de subsidiar as empresas etc, etc, etc... Até se convencerem que é com o esforço individual e não ficarem à espera do apoio do Estado que conseguem chegar a algum lado, estamos muito mal.

                                                            Comentário

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