Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixas automáticas Smart - Info

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixas automáticas Smart - Info

    Boa noite.

    A minha maria esta a pensar em adquirir um Smart Fortwo em segunda mano (possivelmente um até 2007).

    Mas ambos temos algumas dúvidas relativas a caixa (automática ou semi-automática) nas versões apresentadas no standvirtual e viamillenio.

    A pergunta que quero colocar, visto que nunca conduzi um automóvel com semelhante caixa é:

    Como se processa a condução e passagem de velocidades?

    É cómodo?

    Tenho reparado que em algumas fotos a manete de velocidade apresenta um pequeno botão no lado esquerdo (para que serve?)

    Agradecia ajuda dos "smartianos"


    Obrigado

    #2
    A caixa não é propriamente rápida! Longe disso até

    O carro é pequeno, cabe em qualquer buraco, anda pouco mas também não bebe muito... Assim se resume um Smart

    O botão é para "activar" a função automática! Senão é sequêncial... Metes para a frente, tiras para trás!

    Atenção que nem todos os Smart são automáticos!

    Comentário


      #3
      No inicio é preciso ter cuidado com o " pedal da embraiagem ", pq é o travão e podemoss levar com o de tras

      No para arranca é mais simpatico, mas para condução normal não é mto rapida, mas como tudo é quetão de habito.

      Eu andava normalmente com a opção sequencial, a auto éra demasiado independente para o meu gosto.

      Ja tive um e gostei

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ARMIC Ver Post
        No inicio é preciso ter cuidado com o " pedal da embraiagem ", pq é o travão e podemoss levar com o de tras

        No para arranca é mais simpatico, mas para condução normal não é mto rapida, mas como tudo é quetão de habito.

        Eu andava normalmente com a opção sequencial, a auto éra demasiado independente para o meu gosto.

        Ja tive um e gostei
        Nos carros caixa automática não se deve usar o pé esquerdo(da embraiagem) só o direito, para evitar essas surpresas lol. Aliás foram feitos parasó se usar um pé ...por esse motivo é que os dois pedais estão os dois juntinhos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
          Boa noite.

          A minha maria esta a pensar em adquirir um Smart Fortwo em segunda mano (possivelmente um até 2007).

          Mas ambos temos algumas dúvidas relativas a caixa (automática ou semi-automática) nas versões apresentadas no standvirtual e viamillenio.

          A pergunta que quero colocar, visto que nunca conduzi um automóvel com semelhante caixa é:

          Como se processa a condução e passagem de velocidades?

          É cómodo?

          Tenho reparado que em algumas fotos a manete de velocidade apresenta um pequeno botão no lado esquerdo (para que serve?)

          Agradecia ajuda dos "smartianos"


          Obrigado
          Boas. Tenho Smart F2 CDi Cabrio e o que posso dizer é seguinte:

          Como se processa a condução e passagem de velocidades?
          > A caixa dos smarts não é automática pura ... é uma caixa híbrida ou se preferires robotizada ...é um pouco diferente de uma caixa automática pura. Uma das diferenças mais flagrantes é por exemplo conseguires teres o carro engatado com a primeira, mas não teres qualquer tracção ás rodas ...

          É cómodo?
          Eu não desgosto apesar de preferir caixas manuais ...aliás no smart uso 98% das vezes em sequencial ...automática é muito raro. Mas isso tudo depende gostos ...nada como experimentar ;)

          Tenho reparado que em algumas fotos a manete de velocidade apresenta um pequeno botão no lado esquerdo (para que serve?)

          Esse botão é para passar do modo sequencial para automático. Poderá também servir para passar do automático para sequencial..


          Qualquer outra duvida estás vontade

          Comentário


            #6
            Eu admito que quando conduzo o da minha namorada carrego logo no botão de automático... A sequêncial é desconfortável! Aquilo é para conduzir devagar e relaxado! Apesar de ter as patilhas no volante

            Comentário


              #7
              O Smart F2 que eu mais conduzo é um Brabus de 98cv e quase sempre tenho de o colocar em modo sequencial, porque em modo Full Auto, nas trocas de velocidade sente-se mesmo o carro a travar (o corpo desloca-se para a frente e quando a mudança seguinte é colocada, empurra literalmente para trás), chegando a parecer que nos portamos como um boneco ali a balouçar

              Já em cidade, em pára arranca a baixas velocidades e com pouca pressão no acelerador, claro que ponho em modo Full auto

              Quanto ao botão, já explicaram para o que serve, mas se tiveres as patilhas no volante, mesmo em modo Full Auto, basta carregares numa patilha e passa para modo sequencial.

              Comentário


                #8
                Gostaria de agradecer a todos os "smartianos" pelas respostas, o meu muito Obrigado.

                Creio ter compreendido todas as questões em relação ao uso da caixa. Para quem nunca usou caixa automática torna-se um questão enigmática. (nada como experimentar, no caso da maria essa questão assusto-a um pouco)

                A verdade que um smart para a Maria (para deslocações 100% urbanos e curtos) parece a melhor solução.

                Há algum ano especifíco em que a relação qualidade preço vale mais a pena estar atento? (relembrar que me interessa segunda mão)?

                Eu encontrei este site que acham? Conhecem mais algum?

                Alguma dica?

                Viamillenio


                Mais uma vez o meu Obrigado!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
                  Gostaria de agradecer a todos os "smartianos" pelas respostas, o meu muito Obrigado.

                  Creio ter compreendido todas as questões em relação ao uso da caixa. Para quem nunca usou caixa automática torna-se um questão enigmática. (nada como experimentar, no caso da maria essa questão assusto-a um pouco)

                  A verdade que um smart para a Maria (para deslocações 100% urbanos e curtos) parece a melhor solução.

                  Há algum ano especifíco em que a relação qualidade preço vale mais a pena estar atento? (relembrar que me interessa segunda mão)?

                  Eu encontrei este site que acham? Conhecem mais algum?

                  Alguma dica?

                  Viamillenio


                  Mais uma vez o meu Obrigado!!
                  Bem essa questão é sempre pouco complicada ...porque nos carros em segunda mão o mais importante é mesmo a sorte.

                  Quanto a possíveis problemas, penso que os F3 (pelo que ouvi falar) dão ou deram no inicio uns problemas de caixa que não tens no F2.

                  Esse carro questão se for kilometros reais e estiver a bom preço,não me parece mau preço .... mas também não é nenhum daqueles preços de achado.

                  Se queres saber pouco mais sobre smarts e opiniões de pessoas com bastante mais experiencia vai site/blog só dedicado smarts ... Se colocares no Google «Smartistas» verás o site.

                  Abraço

                  Comentário


                    #10
                    A Viamillenio não tem muito boa fama entre os smartistas. Se fores a ver se calhar 70% dos Fortwo em stands são importados. Nos novos então essa percentagem cresce. Se estiveres a procura dum nacional possivelmente terás mais sorte com particular. Fortwos a evitar serão os a gasolina, motor 600cc. De resto não tenho conhecimento de mais nada.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                      Bem essa questão é sempre pouco complicada ...porque nos carros em segunda mão o mais importante é mesmo a sorte.

                      Quanto a possíveis problemas, penso que os F3 (pelo que ouvi falar) dão ou deram no inicio uns problemas de caixa que não tens no F2.

                      Esse carro questão se for kilometros reais e estiver a bom preço,não me parece mau preço .... mas também não é nenhum daqueles preços de achado.

                      Se queres saber pouco mais sobre smarts e opiniões de pessoas com bastante mais experiencia vai site/blog só dedicado smarts ... Se colocares no Google «Smartistas» verás o site.

                      Abraço

                      Mais uma vez obrigado pelas dicas...

                      Gostaria de saber mais sobre os modelos F3 e o F2??? Desculpem a ignorância

                      Comentário


                        #12
                        Só existe o modelo Fortwo F2. Não existe nehum F3, acho.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por malukoo Ver Post
                          Mais uma vez obrigado pelas dicas...

                          Gostaria de saber mais sobre os modelos F3 e o F2??? Desculpem a ignorância
                          O F2 é o Fortwo, o de dois lugares. F3 não existe, acho que ele queria dizer F4 (Forfour).

                          Comentário


                            #14
                            A minha namorada adquiriu um Smart F2 da 3ª Geração de 06/2007 em Novembro com 28.000 kms!
                            Realmente é um carro diferente e só serve mesmo para a cidade...

                            Pontos fortes:
                            - Aceleração
                            - Facilidade de estacionar

                            Pontos Fracos:
                            - Consumos (7,3L 100% em cidade )
                            - Desconforto
                            - Sem direcção assistida -> é mesmo muito pesada

                            Resumindo: podes comprar em qualquer lado porque existe muita oferta (da mesma altura deste existem imensos à venda por 7,5/8K€ -> recomendo face à diferença de preço para os da 2º geração) mas tem em atenção que em 07/2007 mudou o imposto e o selo passou de 16€/ano para 90€/ano
                            Ela adora o carro e voltava a fazer a compra

                            Um abraço
                            Ricardo
                            Editado pela última vez por nadaconvencido; 09 January 2011, 21:55.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                              O F2 é o Fortwo, o de dois lugares. F3 não existe, acho que ele queria dizer F4 (Forfour).

                              Sorry a culpa foi minha ... enganei-me escrever ... queria dizer F2 2G e F2 3G Sorry só reparei agora no que escrevi

                              Comentário


                                #16
                                O meu tio tem um de 2010, foi comprado novo, tem start stop.

                                Portanto... consumos não são muito baixos para este tipo de carro na minha opinião... 9L/100km.

                                Quanto à caixa, não sei qual o modelo que ele tem. O que posso dizer é que não tem patilhas no volante, e podemos pôr em modo automático ( muda velocidades sozinho) ou manual que mudamos com a mão no manipulo.

                                A caixa é extremamente lenta, e a subir faz impressão, porque mesmo esgotando segunda ele não muda para terceira em modo automático. Em modo manual as reduções nem sempre acontecem, só muda quando lhe apetece.

                                O do meu tio não tem direcção assistida e a direcção é muito pesada. Os travões é preciso ter cuidado que são muito sensíveis ( mas penso que seja uma questão de habituação).

                                Concluindo, o do meu tio até é bonito, branco e estofos em vermelho a inicio gostava, mas depois de o conduzir.... mudei completamente de opinião.

                                Só tem mesmo a vantagem de ser pequeno, quem gosta de automóveis não compra um smart.

                                O meu tio até que se arrependeu pois o carro já tem uns 8 meses e ainda tem pouco mais de 2.000 km.....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por S2 Ver Post
                                  O meu tio tem um de 2010, foi comprado novo, tem start stop.

                                  Portanto... consumos não são muito baixos para este tipo de carro na minha opinião... 9L/100km.

                                  Quanto à caixa, não sei qual o modelo que ele tem. O que posso dizer é que não tem patilhas no volante, e podemos pôr em modo automático ( muda velocidades sozinho) ou manual que mudamos com a mão no manipulo.

                                  A caixa é extremamente lenta, e a subir faz impressão, porque mesmo esgotando segunda ele não muda para terceira em modo automático. Em modo manual as reduções nem sempre acontecem, só muda quando lhe apetece.

                                  O do meu tio não tem direcção assistida e a direcção é muito pesada. Os travões é preciso ter cuidado que são muito sensíveis ( mas penso que seja uma questão de habituação).

                                  Concluindo, o do meu tio até é bonito, branco e estofos em vermelho a inicio gostava, mas depois de o conduzir.... mudei completamente de opinião.

                                  Só tem mesmo a vantagem de ser pequeno, quem gosta de automóveis não compra um smart.

                                  O meu tio até que se arrependeu pois o carro já tem uns 8 meses e ainda tem pouco mais de 2.000 km.....

                                  9L ... deve ser a gasolina ... e mesmo assim um BraBus .

                                  Sim a caixa é lenta ... é um dos inconvenientes das robotizadas.

                                  Em modo manual não faz sempre as reduções??? A mim só não faz se tiver já no red line ... tens a certeza que esse Smart nao veio com problema de fábrica? Eu ia marca ver se a programação estava toda correcta ... não é normal esses consumos e comportamento num Smart

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                                    9L ... deve ser a gasolina ... e mesmo assim um BraBus .

                                    Sim a caixa é lenta ... é um dos inconvenientes das robotizadas.

                                    Em modo manual não faz sempre as reduções??? A mim só não faz se tiver já no red line ... tens a certeza que esse Smart nao veio com problema de fábrica? Eu ia marca ver se a programação estava toda correcta ... não é normal esses consumos e comportamento num Smart
                                    Sim, esqueci-me de referir, é a gasolina.

                                    Os consumos, acho também anormalmente altos, mas o meu tio garante-me que são os valores que costuma fazer. E costumo andar com o meu tio e não tem uma condução rápida.

                                    Quanto à caixa, lembro-me de estar em 3º em modo manual e reduzir para 2º à medida que travava e me aproximava de um cruzamento, e não reduziu à primeira.... Tive de tocar na alavanca outra vez....

                                    Realmente é uma questão de passar na marca para verem o que se passa com o bicho... Eu assumi que fosse mesmo assim, tratando-se de um carro novo, mas como também não conhecia mais ninguém com um modelo igual nem tive oportunidade trocar impressões... obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                                      9L ... deve ser a gasolina ... e mesmo assim um BraBus .

                                      Sim a caixa é lenta ... é um dos inconvenientes das robotizadas.

                                      Em modo manual não faz sempre as reduções??? A mim só não faz se tiver já no red line ... tens a certeza que esse Smart nao veio com problema de fábrica? Eu ia marca ver se a programação estava toda correcta ... não é normal esses consumos e comportamento num Smart
                                      Brabus não deve ser que o Brabus tem patilhas no volante

                                      Eu no Brabus e o meu tio que é o dono, as medias andam pelos 8,... Com alguma cidade e quando apanha AE sempre prego a fundo!! Também é 3º carro, portanto nunca foi utilizado numa viagem grande!

                                      Também já me contaram que um Smart a gasolina numa subida levava a 2ª ao corte e não mudava para 3ª

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nunca conduzi nenhum smart a gasolina ou da 3G.

                                        Por isso apenas poderei falar pelos 2G a gasoleo, mas esse comportamento da caixa considero pouco estranho ... mas nada melhor que uma oficina smart para esclarecer se esse comportamento é mesmo normal.

                                        Eu ando normalmente sempre em cidade, mas nunca costumo andar nas horas de ponta, e o meu consumo com uma condução normal anda na ordem dos 3,3L/100km.

                                        Se andar um deposito sempre com prego a fundo já chegou a ir aos 5,7L/100km.

                                        Mas é obvio que um prego a fundo neste carro em nada se compara (imagino eu)com um prego a fundo num Brabus

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Dave Ver Post
                                          Nunca conduzi nenhum smart a gasolina ou da 3G.

                                          Por isso apenas poderei falar pelos 2G a gasoleo, mas esse comportamento da caixa considero pouco estranho ... mas nada melhor que uma oficina smart para esclarecer se esse comportamento é mesmo normal.

                                          Eu ando normalmente sempre em cidade, mas nunca costumo andar nas horas de ponta, e o meu consumo com uma condução normal anda na ordem dos 3,3L/100km.

                                          Se andar um deposito sempre com prego a fundo já chegou a ir aos 5,7L/100km.

                                          Mas é obvio que um prego a fundo neste carro em nada se compara (imagino eu)com um prego a fundo num Brabus
                                          Smart, se for comprado com a intenção de ter consumos baixos tem de ser um cdi, isto porque pode-se esticar à vontade e abusar que os valores continuam baixos...

                                          Com o Brabus, às vezes tem piada mandar sinal de luzes a alguém que têm tendencia a ficar "parvos" com um Smart a passar assim, pena é o limitador nos 160km/h, mas não dá para tirar por agora porque perderia a garantia

                                          No "novo" com 102cv não sei se alteraram o limitador, ou quais a diferenças para o de 98cv pois ainda não experimentei.

                                          Por outro lado, eu gosto bastante de andar com o carro, mas nunca daria o que pedem por ele em novo, só se tivesse muito dinheiro para gastar!

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X