Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opinião - Carrinha Peugeot 407 SW

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opinião - Carrinha Peugeot 407 SW

    Boas

    Estou a pensar trocar de carro.
    Tenho um Mercedes E220 Classic e sou completamente fã da marca em causa.
    No entanto, a questão que se coloca é que para ter uma carrinha (que é o que pretendo) minimamente moderna será até 2004, e ainda assim o que tenho visto é na ordem dos 20.000 euros.

    Ora tenho visto varias opções e fiquei apaixonado pela carrinha 407 da Peugeot. Motor 1600 com 110 CV, ano 2006 ou 2007, a vossa até 100.000 KM e em valores na ordem dos 17; 18.000 euros.

    Queria a vossa opinião porque não conheço a marca em questão, nem o segmento, e sou um apaixonado da Mercedes pelo que terá que ser algo muito bom para me convencer.

    Abr a todos e desde já obrigado

    #2
    Essa carrinha é estupidamente confortável!
    Não esperes é muito desse 1.6, não que o motor seja mau, apenas é carro a mais e motor a menos.

    Comentário


      #3
      Eu escolhia entre essa 407, mas ponderava também a alfa romeo 159 sw, tem um design espectacular, e rondam esses preços.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MrDoe Ver Post
        Essa carrinha é estupidamente confortável!
        Não esperes é muito desse 1.6, não que o motor seja mau, apenas é carro a mais e motor a menos.
        Mas é tipo "arrastadeira"? Não é que pretenda velocidades, até porque a vida na cidade do Porto não dá para grandes corridas. Procuro design, conforto e durabilidade.
        Já tive uma Mondeo de 1996 1.8 TD e era uma arrastadeira. Custava a desenvolver e só depois de atingir velocidade de cruzeiro é que rendia. Não quereria outro assim.

        Comentário


          #5
          Na minha opinião, mudar do E220 para um 407 1.6 é mudar de "Cavalo para Burro"...

          Porque trocar o mercedes por uma Pug 407???

          Se tiver mesmo que ser 407, mais vale juntar mais algum e ir para uma 2.2 ou 2.0, a 1.6 arrasta-se...

          Peugeot 407 SW 2.2 HDi 170 NAVTEQ (IMPECAVEL), 21.500 EUR, LISBOA - Standvirtual

          Esta é mais próxima dos 20.000€
          Peugeot 407 SW 2.0HDI 136cv Full Extras, 20.500 EUR, Alverca - Standvirtual

          Parece-me ser uma Griffe pelo equipamento, mas cuidado...Ali na fotografia do motor, a tampa diz 1.6 e no anúncio referem a cilindrada da 2.0 e potencia, há que ter atenção!

          Comentário


            #6
            Não é 1.6, mas sim 16(v).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sjocosta Ver Post
              Mas é tipo "arrastadeira"? Não é que pretenda velocidades, até porque a vida na cidade do Porto não dá para grandes corridas. Procuro design, conforto e durabilidade.
              Já tive uma Mondeo de 1996 1.8 TD e era uma arrastadeira. Custava a desenvolver e só depois de atingir velocidade de cruzeiro é que rendia. Não quereria outro assim.
              È um bocadinho. È peso a mais para apenas 110cv, no entanto, se não fores muito exigente, cumpre. Chega onde os outros chegam.

              Comentário


                #8
                Óptimo compromisso comportamento/conforto.
                Mala e habitáculo na metade inferior do segmento no que ao espaço se refere.
                A durabilidade dos interiores deixa algo a desejar.
                No motor, curiosamente, nota-se mais a falta de cavalos que de "força" e está bem longe de ser uma arrastadeira mas esta motorização não pretende ter nas suas prestações neste modelo a sua mais-valia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                  Na minha opinião, mudar do E220 para um 407 1.6 é mudar de "Cavalo para Burro"...

                  Porque trocar o mercedes por uma Pug 407???

                  Se tiver mesmo que ser 407, mais vale juntar mais algum e ir para uma 2.2 ou 2.0, a 1.6 arrasta-se...

                  Peugeot 407 SW 2.2 HDi 170 NAVTEQ (IMPECAVEL), 21.500 EUR, LISBOA - Standvirtual

                  Esta é mais próxima dos 20.000€
                  Peugeot 407 SW 2.0HDI 136cv Full Extras, 20.500 EUR, Alverca - Standvirtual

                  Parece-me ser uma Griffe pelo equipamento, mas cuidado...Ali na fotografia do motor, a tampa diz 1.6 e no anúncio referem a cilindrada da 2.0 e potencia, há que ter atenção!
                  Tenho consciência disso mas... o E220 só tem ainda 791 000 KM

                  Comentário


                    #10
                    Compra um 407, é uma excelente carro mas por favor compra-o com um motor a serio. 2.0 ou 2.2 HDi.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sjocosta Ver Post
                      Tenho consciência disso mas... o E220 só tem ainda 791 000 KM
                      Trocando por uma 407, acredita que vale a pena o 2.0 (ou ainda melhor, o 2.2)

                      Como já disse por aqui, já cá morou uma, foi da minha mãe mas era muito arrastão, não gostamos e passou a ser alguém da empresa do meu pai a andar com ela...Já conta com mais de 200.000kms e tranquilo

                      Do tempo que convivi, destaco os bancos bem confortáveis (se não me engano, era a versão Executive e custava uns 34/35.000€ nova na altura), o interessante tecto panoramico, o vidro de abertura independente na mala era uma solução interessante e que contribuia para uma maior versatilidade. A mala não é muito grande, mas penso ser suficiente (mais pequena que a antecessora 406).

                      Quanto às versões, se conseguires arranjar uma Navtec melhor, por causa do GPS, bluetooth (que não é bluetooth, se me recordo insere-se o cartão SIM lá).

                      As que mais se vêm nas 1.6 são as Executive, mas ainda se vão vendo umas Griffe.

                      Quanto à Alfa 159, com o 1.9 de 150cv ficas com um carro melhor em termos de prestações, mas perdes em espaço (tem uma mala mais pequena e menos espaço para os passageiros), conforto e se utilizares muito em cidade, a caixa "dura" é um inconveniente

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                        Trocando por uma 407, acredita que vale a pena o 2.0 (ou ainda melhor, o 2.2)

                        Como já disse por aqui, já cá morou uma, foi da minha mãe mas era muito arrastão, não gostamos e passou a ser alguém da empresa do meu pai a andar com ela...Já conta com mais de 200.000kms e tranquilo

                        Do tempo que convivi, destaco os bancos bem confortáveis (se não me engano, era a versão Executive e custava uns 34/35.000€ nova na altura), o interessante tecto panoramico, o vidro de abertura independente na mala era uma solução interessante e que contribuia para uma maior versatilidade. A mala não é muito grande, mas penso ser suficiente (mais pequena que a antecessora 406).

                        Quanto às versões, se conseguires arranjar uma Navtec melhor, por causa do GPS, bluetooth (que não é bluetooth, se me recordo insere-se o cartão SIM lá).

                        As que mais se vêm nas 1.6 são as Executive, mas ainda se vão vendo umas Griffe.

                        Quanto à Alfa 159, com o 1.9 de 150cv ficas com um carro melhor em termos de prestações, mas perdes em espaço (tem uma mala mais pequena e menos espaço para os passageiros), conforto e se utilizares muito em cidade, a caixa "dura" é um inconveniente
                        Eu, ao enveredar por uma carrinha também procuro espaço. 2 putos a isso obrigam.
                        Além de tudo isso sou campita no Verão, pelo que preciso de espaço para a tralha e razoavel foça para carregar, pelo que é interessante essa vossa opinião do motor em causa.
                        Não tinha a mais pequena noção. Assim vou começar a ver as 2.0 no minimo que me dão mais garantiS no que pretendo

                        Comentário


                          #13
                          sjocosta, se tens oportunidade, experimenta o carro/motor em questão. O carro como cruiser é excelente, carregado de bagagem e com 4 passageiros faz... exactamente o q qualquer motor 1.6 de 110cv faz num carro com 1500kgs. Não lhe falta força, obviamente dentro das limitações inerentes, mas pelo q vejo continua a ser tabelado como arrastadeira à boca cheia.
                          O "problema" do carro, a meu ver, nem se prende com o andamento em si, mas sim o ponto de inércia q é necessário ultrapassar nos arranques em determinadas situações. Aí sim, o peso do conjunto salta à vista. De resto, é sempre a andar. Presta atenção ao estado da embraiagem e volante-motor se fores experimentar algum, pois é um órgão q manifestou alguma fragilidade (a do meu foi trocada perto dos 150.000kms), exactamente pela situação referida atrás. Os restantes componentes têm demonstrado fiabilidade, tirando um ou outro stress electrónico sem consequências (claro q depende de caso para caso), coisas já mais q conhecidas no modelo.

                          Claro q se puderes dar o salto para 2.0, os ganhos são evidentes.

                          Em relação ao espaço atrás, é reduzido em comprimento pela espessura dos bancos dianteiros, mas tem uma grande vantagem: o reduzido túnel central q proporciona muito mais à-vontade para as pernas. Isto, se os passageiros dianteiros não levarem os bancos muito baixos, senão pode tornar-se complicado para alguém de pés grandes

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                            sjocosta, se tens oportunidade, experimenta o carro/motor em questão. O carro como cruiser é excelente, carregado de bagagem e com 4 passageiros faz... exactamente o q qualquer motor 1.6 de 110cv faz num carro com 1500kgs. Não lhe falta força, obviamente dentro das limitações inerentes, mas pelo q vejo continua a ser tabelado como arrastadeira à boca cheia.
                            O "problema" do carro, a meu ver, nem se prende com o andamento em si, mas sim o ponto de inércia q é necessário ultrapassar nos arranques em determinadas situações. Aí sim, o peso do conjunto salta à vista. De resto, é sempre a andar. Presta atenção ao estado da embraiagem e volante-motor se fores experimentar algum, pois é um órgão q manifestou alguma fragilidade (a do meu foi trocada perto dos 150.000kms), exactamente pela situação referida atrás. Os restantes componentes têm demonstrado fiabilidade, tirando um ou outro stress electrónico sem consequências (claro q depende de caso para caso), coisas já mais q conhecidas no modelo.

                            Claro q se puderes dar o salto para 2.0, os ganhos são evidentes.

                            Em relação ao espaço atrás, é reduzido em comprimento pela espessura dos bancos dianteiros, mas tem uma grande vantagem: o reduzido túnel central q proporciona muito mais à-vontade para as pernas. Isto, se os passageiros dianteiros não levarem os bancos muito baixos, senão pode tornar-se complicado para alguém de pés grandes
                            Obrigado pela opinião. Vou tentar experimentar o carro para ver realmente como ele se comporta até porque, como deves perceber pelo que está escrito atrás (Mondeo e E220 com 791.000KM) de arrastadeiras percebo eu

                            O E220 tem 95 cv e os km que tem, mas ainda é um optimo estradista. Acima de tudo é o que pretendo numa possivel nova aquisição e estou a pensar nela agora antes que o mercedes me deixe ficar mal e tenha que arranjar uma solução á pressa

                            Comentário


                              #15
                              Se estás habituado aos 95cv do E220, o 1.6 HDI 110 não te vai defraudar, mesmo num carro como o 407 SW.

                              Comentário


                                #16
                                Eu como proprietário de um 407 só te posso dizer que estás a fazer uma excelente escolha!

                                Agora o motor.... Vai para o 2.0HDi no minimo, é mais potente, um motor mais adequado ao peso do carro, os consumos são ligeiramente superiores mas em contra-partida tens caixa de 6v, revisões de 30 em 30 mil (no 1.6 são de 20 em 20 mil), além de que existe uma carrada de componentes que mudam além do motor (direcção assistida, travões, suspensão).

                                as versões de equipamento existentes na altura eram:
                                -premium (não aconselho, era a versão barata que nem jantes tem, mais para RAC's e empresas, também deve ser dificil encontrar à venda se for nacional)
                                -executive (versão de entrada, mas muito bem equipada de série)
                                -navteq (igual à executive mas com navegação, telefone, caixa de cd's ou HDD, depende do ano, sensores de estacionamento)
                                -Sport (sem navegação, com estofos em pele/tecido e jantes 17")
                                -Griffe (versão de topo, sem navegação, estofos em pele com regulação electrica e aquecimento, som JBL, distingue-se pelos acabamentos em madeira no interior).

                                Para veres em detalhe o equipamento do meu 407 (Griffe com Xénon e pack navegação) visita o meu diário de bordo, já não o actualizo à bastante tempo, mas tem lá bastante informação

                                http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1065679897

                                Comentário


                                  #17
                                  Lá em casa há uma 407 1.6 Hdi Executive, já com 120mil km (penso que é esta a kilometragem, pq já há algum tempo que não ando com ela).

                                  Sendo objectivo: problemas de manutenção, o turbo partiu aos 30mil km (defeito de fabrico), a marca trocou sem custos por estar dentro da garantia. Além disso, não ocorreram mais problemas até ao momento.

                                  Defeitos
                                  Mala: muito pequena para uma carrinha daquela classe.
                                  O motor 1.6Hdi não faz milagres, se pretendes um alto rendimento. Não é explosivo com os Tdi´s com 170 cavalos, mas está longe de ser uma arrastadeira, permite uma condução suave e confortável, e não sentes quebras de potencia.
                                  Frente muito baixa... cuidado com os passeios.

                                  Vantagens: estética mais apelativa do segmento (subjectivo).
                                  Equipamento, não falta nada de essencial, e o tecto panoramico dá algum encanto á carrinha.
                                  Espaço atrás, muito bom.

                                  Em jeito de conclusão, várias carrinhas foram ponderadas e o balanço 5 anos dps é positivo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                    Eu como proprietário de um 407 só te posso dizer que estás a fazer uma excelente escolha!

                                    Agora o motor.... Vai para o 2.0HDi no minimo, é mais potente, um motor mais adequado ao peso do carro, os consumos são ligeiramente superiores mas em contra-partida tens caixa de 6v, revisões de 30 em 30 mil (no 1.6 são de 20 em 20 mil), além de que existe uma carrada de componentes que mudam além do motor (direcção assistida, travões, suspensão).

                                    as versões de equipamento existentes na altura eram:
                                    -premium (não aconselho, era a versão barata que nem jantes tem, mais para RAC's e empresas, também deve ser dificil encontrar à venda se for nacional)
                                    -executive (versão de entrada, mas muito bem equipada de série)
                                    -navteq (igual à executive mas com navegação, telefone, caixa de cd's ou HDD, depende do ano, sensores de estacionamento)
                                    -Sport (sem navegação, com estofos em pele/tecido e jantes 17")
                                    -Griffe (versão de topo, sem navegação, estofos em pele com regulação electrica e aquecimento, som JBL, distingue-se pelos acabamentos em madeira no interior).

                                    Para veres em detalhe o equipamento do meu 407 (Griffe com Xénon e pack navegação) visita o meu diário de bordo, já não o actualizo à bastante tempo, mas tem lá bastante informação

                                    http://forum.autohoje.com/diario-de-...post1065679897
                                    Julgo não estar errado, mas penso que todas as Premium nacionais tem jantes de série. Apenas as importadas vinham com tampões.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Já andei no c5 com o 1.6Hdi e para alem do conforto o carro não se mexe assim tão mal, claro que não é nenhum velocista, mas para mim chegava, aqueles bancos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A C5 foi uma das alternativas.

                                        Perdeu apenas por uma questão estética. Era até mais barata e tinha uma bagageira mt maior.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ouve duas coisas que logo à partida me desiludiram no 407 SW:

                                          1- A quantidade de plástico inutil na frente -pára-choques-
                                          e
                                          2- A reduzida dimensão da boca da bagageira.

                                          Para um carro deste tamanho queria-se pelo menos um acesso generoso. Imaginem-se no IKEA ou nas férias com um tipo de uma Astra F a enfiar as suas coisas na bagageira e um tipo com a 407SW a fazer jogos de encaixes para enviar as mesmas coisas na bagageira.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O segundo aspecto concordo plenamente. Para além da entrada ser má, o volume tb não é generoso.

                                            Quanto aos plasticos não percebi. Estás a referir-te à grelha...frisos?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Muito obrigada pelas opiniões que, sem duvida, atribuem uma certa inclinação para a escolha desta carrinha.

                                              Alguém sabe a partir de quantos KM esses carros começam a dar problemas a serio? 200 mil, 300 mil?

                                              Isto porque muitas das que aparecem já têm mais de 100 mil e tenho algum receio dado os valores medios envolvidos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por sjocosta Ver Post
                                                Muito obrigada pelas opiniões que, sem duvida, atribuem uma certa inclinação para a escolha desta carrinha.

                                                Alguém sabe a partir de quantos KM esses carros começam a dar problemas a serio? 200 mil, 300 mil?

                                                Isto porque muitas das que aparecem já têm mais de 100 mil e tenho algum receio dado os valores medios envolvidos.
                                                Os mais de 200.000, pelo menos na que falei, não tiveram avarias dignas de registo.

                                                Mas procura sempre a que tiver menos kms, umas vez que fazes bastantes,

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                  Os mais de 200.000, pelo menos na que falei, não tiveram avarias dignas de registo.

                                                  Mas procura sempre a que tiver menos kms, umas vez que fazes bastantes,
                                                  Faço cerca de 25.000 Km ano. se considerarmos que ao fim de 5 anos tenho 125000 km, se comprar um carro acima dos 100 mil, já vês o porquê da minha questão.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É uma carrinha muito feia e com design muito desactualizado (e nas restantes áreas não se destaca em nada). Esperaria pelo novo modelo ou então optaria por outra coisa qualquer mais decente, pelo menos do ponto de vista estético.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por sjocosta Ver Post
                                                      Faço cerca de 25.000 Km ano. se considerarmos que ao fim de 5 anos tenho 125000 km, se comprar um carro acima dos 100 mil, já vês o porquê da minha questão.
                                                      Pois, por isso é que disse que quantos menos kms melhor, no entanto, há que ter cuidados aos kms se é que percebes...

                                                      Uma opção é fazer alguma cedência em equipamento em prol de menos kms pelo mesmo preço final

                                                      Originalmente Colocado por lpe Ver Post
                                                      É uma carrinha muito feia e com design muito desactualizado (e nas restantes áreas não se destaca em nada). Esperaria pelo novo modelo ou então optaria por outra coisa qualquer mais decente, pelo menos do ponto de vista estético.
                                                      Qual é a parte de carro usado até 20.000€ que não percebeste?

                                                      Podes então recomendar outra coisa...

                                                      Eu também não a acho propriamente bonita aliás, no início nem gostava nada, mas nem falei nisso porque é muito subjectivo e até é um carro que se vê bastante (antes do restyling porque agora parece que nem vendem ).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                        Pois, por isso é que disse que quantos menos kms melhor, no entanto, há que ter cuidados aos kms se é que percebes...

                                                        Uma opção é fazer alguma cedência em equipamento em prol de menos kms pelo mesmo preço final



                                                        Qual é a parte de carro usado até 20.000€ que não percebeste?

                                                        Podes então recomendar outra coisa...

                                                        Eu também não a acho propriamente bonita aliás, no início nem gostava nada, mas nem falei nisso porque é muito subjectivo e até é um carro que se vê bastante (antes do restyling porque agora parece que nem vendem ).
                                                        Qual é a parte da rendibilidade dos capitais e da poupaça que não percebeste?

                                                        Vou explicar melhor:

                                                        Cenário 1.

                                                        Até sair o novo capitaliza um pouco daqui, poupa de acolá e com sorte, sai um novo "406" (que nem se chama assim tanto quanto sei mas tb não interessa para o tema) menos carbonizado e com um motor 1.6 a concorrer com um burro saudável nas emissões e portanto com preço-bomba

                                                        Cenário 2.

                                                        Vai ao standvirtual e faz uma busca avançada entre 19.000 e 20.000 euros; depois escolhe a opção de visualizar 100 carros por página, inspira fundo e começa a dar asas à sua imaginação. Há tanta coisa; há tanto carro e carrinha, mas neste momento não existe espaço nas margens deste post para elencar a sub-lista dos meus favoritos

                                                        Vamos lá ser intelectualmente humildes :D

                                                        EDIT: 22 mil 720 viaturas! Alguém dá mais?

                                                        EDIT 2: Bom .. na primeira página vejo logo duas opções muito melhores, mas não queria aqui iniciar uma discussão inútil. O Golf station e a alfa 159 vagão desportivo (que é linda de morrer, estando para o Peugeot como a Alizee para o corcunda de Notre Dame com mas que eu pessoalmente não compraria por razões que não adianto para não começar outra discussão que a lugar nenhum nos levará; ainda por cima depois acusavam-me de começar duas discussões)

                                                        Para quem não sabe quem é a Alizee: http://www.youtube.com/watch?v=VfSYeXPQaQI
                                                        Editado pela última vez por lpe; 12 January 2011, 22:41.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por lpe Ver Post
                                                          Qual é a parte da rendibilidade dos capitais e da poupaça que não percebeste?

                                                          Vou explicar melhor:

                                                          Cenário 1.

                                                          Até sair o novo capitaliza um pouco daqui, poupa de acolá e com sorte, sai um novo "406" (que nem se chama assim tanto quanto sei mas tb não interessa para o tema) menos carbonizado e com um motor 1.6 a concorrer com um burro saudável nas emissões e portanto com preço-bomba

                                                          Sim, ao sair um novo o modelo anterior "teoricamente" desvalorizaria mais um usado. Mas então, tem atenção aos preços dos 407 que estão no SV, por exemplo, quando sair o novo, vai ver se baixaram 1€...


                                                          Se estás a sugerir o novo 1.6 a gasolina para o autor do tópico, repara nos kms que ele faz e diz se achas uma propostas razoável


                                                          Cenário 2.

                                                          Vai ao standvirtual e faz uma busca avançada entre 19.000 e 20.000 euros; depois escolhe a opção de visualizar 100 carros por página, inspira fundo e começa a dar asas à sua imaginação. Há tanta coisa; há tanto carro e carrinha, mas neste momento não existe espaço nas margens deste post para elencar a sub-lista dos meus favoritos

                                                          Vamos lá ser intelectualmente humildes :D

                                                          EDIT: 22 mil 720 viaturas! Alguém dá mais?
                                                          Claro que há muito mais opções, pessoalmente eu nestas condições iria para uma Honda Accord, Passat 3C 1.9 TDI ou Mazda 6, mas aqui perguntou sobre a 407 e se repares eu dei a minha opinião sobre este modelo por ser o que interessava. Muitas vezes as pessoas já estão decididas no modelo, afinal de contas, a compra de um carro tem muito a ver com gosto pessoal, e quando aqui vêm já têm essa parte decidida.

                                                          Apenas disse para apresentares outras opções, porque quando se critica ou diz que não, não ajuda muito ao interessado certo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu sou proprietário de uma 407Sw 1.6 HDI. Comprei-a em Novembro com 4500km. Era carro de serviço.
                                                            Aquilo que posso dizer que conforto é coisa que não falta. A nível de extras também , a minha é navtec.
                                                            A nível de motor, não desilude mas é claro que não tem um rendimento como outros, e olha que eu troquei um BMW 320D por ela e sem bem de que falo.

                                                            Resumindo, é um bom carro com bons acabamentos (alguns ruidos parasitas, principalmente da bagageira) muito bem equipada e com um motor que não desilude mas também não nos surpreende.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X