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Fiat Barchetta, Mazda MX-5 e BMW Z3 - Ganha o Fiat

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    Fiat Barchetta, Mazda MX-5 e BMW Z3 - Ganha o Fiat

    Recentemente, estive a ver um episódio do Top Gear, em que os três apresentadores levaram os carros citados no título desde o Iraque até Israel.

    O episódio em si já foi discutido no tópico próprio, por isso o que interessa é mesmo os carros.

    Este fórum é especialista em opiniões sobre o desconhecido. Ou seja, ter quem opine sobre carros em que nunca andou.

    Por isso, acontece que o MX-5 é colocado num pedestal e o Barchetta no sentido inverso. Claro que isto também acontece com muitos outros carros.

    O Barchetta é mau em tudo e o Miata não tem defeitos. Melhor, melhor, só o Skoda Octavia.

    O MX-5 é tipo os Toyota: pode andar sem óleo, líquido de refrigeração e talvez nem precise de rodas!

    Os Fiat, na generalidade, passam a vida na oficina, tal como os carros franceses.

    Então, vemos este episódio do Top Gear e percebemos que o Fiat foi o mais fiável.

    Depois, os gajos fazem uma corrida e Fiat dá uma aviadela no Mazda. Curiosamente, quando eu e o Nightlord fizemos essa experieência, onde o resultado foi o mesmo, este fórum disse que isso seria erro humano!

    No final, os três ingleses elegeram o Fiat como o melhor carro, à frente dos dois supra-sumos da batata.

    Como tive um Barchetta durante algum tempo, o resultado não me surpreendeu minimamente. Mas não deixei de me rir e lembrar de tudo o que acabei de escrever.

    O Fiat tem vários defeitos, por isso é que o vendi. No entanto, é muito melhor do que aquilo que muitos têm a mania de afirmar, quando nunca na vida se aproximaram de um.

    #2
    Fiat nao presta

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      #3
      Ha certos modelos que faco questao de nao me aproximar j/k

      Comentário


        #4
        Não era o Captain Slow a conduzir o Miata?

        Comentário


          #5
          Eu tive um MX-5 1.8 de 98 e sempre o achei lento para um 1.8 de 140 cv.

          JGTB, se tivesses de escolher um agora, escolherias de novo o Fiat em vez do Mazda?

          Sempre tive a sensação que o Fiat era mais rápido que o japonês, apenar de nunca ter conduzido um.

          Abraço

          Comentário


            #6
            Não duvido de nada do que dizes no entanto tenho duas questões:

            -Porque é que o mx-5 tem o sucesso que tem a nível mundial?

            -Conheces com certeza os 3 do confronto. O fiat é melhor em vários pontos que os adversários ou por outro lado não é bom em nada e é razoável em tudo, tendo por isso conseguido a vitória?

            Comentário


              #7
              Em carros usados ganha aquele que estiver em melhor estado.

              Comentário


                #8
                Por acaso não vi o video. Espanta-me um pouco dizerem isso no Top Gear pois eles sempre disseram que o Mazda MX-5 era o melhor descapotável 2 lugares do seu segmento...

                Pessoalmente nunca gostei muito do Mazda MX5, já o Fiat achava-o "catita". E diga-se de passagem que os Fiat Barchetta estão com preços muito convidativos e vão-se tornar daqui a uns anitos uns clássicos interessantes...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                  Não duvido de nada do que dizes no entanto tenho duas questões:

                  -Porque é que o mx-5 tem o sucesso que tem a nível mundial?

                  -Conheces com certeza os 3 do confronto. O fiat é melhor em vários pontos que os adversários ou por outro lado não é bom em nada e é razoável em tudo, tendo por isso conseguido a vitória?
                  Pq era RWD e barato qb ?

                  Comentário


                    #10
                    Supra-sumo, supra-sumo é o número de tópicos crescentes que tomam as opiniões (super-influenciadas pelos patrocinadores e interesses prórios) do Top Gear como alguma regra ou verdade universal. O próprio Jeremy Clarkson de x em x tempo muda de opinião em relação às mesmas coisas "sabe-se" lá porquê...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                      Supra-sumo, supra-sumo é o número de tópicos crescentes que tomam as opiniões (super-influenciadas pelos patrocinadores e interesses prórios) do Top Gear como alguma regra ou verdade universal. O próprio Jeremy Clarkson de x em x tempo muda de opinião em relação às mesmas coisas "sabe-se" lá porquê...
                      Eu sei...!

                      Não há programas nem revistas da "especialidade" que não sejam isentas... creio. O que não quer dizer que o resultado do teste não possa ser verdade... claro.

                      Comentário


                        #12
                        Vi o episódio a semana passada na companhia de amigos e mais uma vez foi um fartote de rir.

                        Quando estamos juntos, no início do programa fizémos o exercício de escolha sobre as três hipóteses e eu escolhi logo o Fiat. O sacana do carro é mesmo giro!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por CM Ver Post
                          Não era o Captain Slow a conduzir o Miata?


                          Era o Clarkson.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                            Fiat nao presta

                            O Famoso Mito Urbano de quem não entende nada de Automoveis.

                            Comentário


                              #15
                              Normal, para mim...

                              O BMW não deveria ter muitas hipóteses de ganhar ou ser a preferência de algum deles (aquela caixa...) mas depois, iria ser renhido.

                              O Mazda é um marco e é adorado por todo o Mundo. Oferece muita coisa por pouco e é, basicamente, o que quem quer passar aos bons momentos ao volante procura. Simples, divertido, RWD, leve, motor atmosférico... não muito potente ou rápido mas enfim, isso fica em 2º plano quase sempre.

                              O Barchetta é um Italiano cheio de personalidade e que também é admirado, por outras razões.

                              Sendo que eles lá gostam de Italianos (principalmente o Jeremy e James, diria, apesar de etr sido o Hammond que o levou Mas tenho este último como o menos culto automobilisticamente, de longe. O facto de só ver certas marcas é um exemplo), este desfecho era bem possivel. Sendo que o Hammond o tinha e os outros dois gostam, de certeza... acabou por ser a escolha. Para ajudar a festa, foi, ao que parece, o que se portou melhor na fiablidade e anda mais que o Mazda. Independentemente da maneira de como o faz.

                              Para mim FIAT é o Coupe...mas a milhas. Mas consigo compreender quem gosta do Barchetta.
                              Outra coisa, apesar de achar que os Japoneses conseguem e fazer claramente muita coisa com alma, personalidade, etc, o MX-5 ser considerado apenas uma ''máquina'' acaba por vezer sentido aos meus olhos, neste caso.
                              Como disse, é uma coisa simples, eficaz, que tem todos os básicos no sitio (ao contrário do FIAT, por exemplo, que é FWD), barato, comum...
                              O FIAT terá (tem) os seus pontos fracos (muitos, se calhar) mas é algo mais especial.
                              Também gosto de carros Italianos, portanto compreendo a decisão... reforçando a ideia, mais uma vez, que o Barchetta a mim não me diz muito.

                              Comentário


                                #16
                                Já agora:


                                Acho o Barchetta lindo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nota inicial: Quem costuma abrir este tipo de tópicos é o v7.

                                  Prosseguindo....

                                  Mas o Top Gear é alguma referência para comparativos no que toca a este tipo de episódios?

                                  Por amor de Deus.... Se calhar o objectivo foi mesmo surpreender e lançar "controvérsia".

                                  Por essa ordem de ideias, no penúltimo especial (?) que foi a travessia com os 3 jipes, o melhor foi o Range Rover.. Ora bem, depois de terem ateado fogo ao Bj40 e de mesmo no final do programa o Jeremy o ter atirado por uma ravina abaixo.... Sim, dessa forma penso que o eleito "melhor" foi o Range Rover.

                                  Assim como este especial dos Reis Magos tem ali muita coisa inexplicavel, a começar pelas avarias...

                                  Basta ver a do BMW, todos sabemos que BMW é a raça mais inútil à face da terra para o JC.

                                  O Mx-5 se tem a fama que tem é por mérito próprio. Pode ser mais fama que proveito mas isso é como tudo na vida.

                                  Por ultimo não posso deixar de frisar, subscrever e magnificar as seguintes citações:

                                  Melhor, melhor, só o Skoda Octavia.

                                  O MX-5 é tipo os Toyota: pode andar sem óleo, líquido de refrigeração e talvez nem precise de rodas!

                                  Os Fiat, na generalidade, passam a vida na oficina, tal como os carros franceses.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Também vi isso e foi extremamente divertido.

                                    Mas depois de o Jeremy ter feito blindagem artesanal ao Mx5 e a ter testado, acho que o Mx5 vingou-se com os problemas que teve no motor

                                    Bem, tendo o conta o tratamento que os 3 carros levaram, espanta-me todos terem chegados ao final daquela viagem.

                                    Já andei muitas vezes à boleia num Barchetta e tenho um Mx5 NA em casa.
                                    Não conheço o 1.8 do Mx5, mas certamente deverá fazer melhor figura que o meu modestissimo 1.6.

                                    Conheço o motor do Barchetta, mas só o experimentei num Punto HGT. E sinceramente, que motor!

                                    As specs absolutas não são nada por aí além. 130cv são um valor bom, mas nada de fantabulástico, mas que alma.
                                    Tem um vigor a baixos regimes que faz inveja a qualquer "fé no binário"(dá praticamente para arrancar em 2ª, e a 5ª aguenta regimes estupidamente baixos sem engasgar), e é sempre em crescendo a partir daí. Soa razoavelmente bem, pelo menos melhor que a sonoridade algo industrial que tenho encontrado nos mais variados Mx5.

                                    Aquele motor no meu Mx5 seria o casamento perfeito.

                                    Os 130cv do 1.8 (tecnicamente 1.7) chegam e sobram para fazer frente aos 140/146 do Mx5, não duvido mesmo nada, tal a facilidade com que ele entrega os seus números, e o entusiasmo e vivacidade com que o faz. É algo viciante. Tipicamente italiano, como eu gosto.

                                    Performances acompanha, e dinamicamente, segundo dizem (só estive no lugar do pendura), o Barchetta também é bastante bem conseguido. Apesar da base modesta (Punto I), parece que fizeram um pequeno milagre. É um FWD com tiques de RWD, tal a facilidade com que gosta de dar ao rabo

                                    Mas o Mx5 também é irrepreensivel neste campo. Mantém-se como das criaturas com melhor handling no mercado, seja qual fôr a outra criatura com que o estejamos a comparar.
                                    Apesar da opinião do Jeremy tender para uma de "electrodoméstico" japonês, é sem dúvida um divertido electrodoméstico...

                                    A questão da fiabilidade sem dúvida que é o tópico quente.
                                    A sucata italiana portou-se melhor que o alemão e o japonês. E não fosse a tirada pelo deserto, duvido que o problema que o Barchetta apresentou, tivesse realmente conseguido.
                                    Achei estranho os problemas de motor do Mx5, tendo em conta que não se costuma ouvir ou ler relatos nesse sentido, mesmo motores turbinados à força, mas, por outro lado, não fiquei surpreendido com os resultados do Z3

                                    E depois a questão mais subjectiva de todas, o look.
                                    Todos os 3 são de inspiração retro, o Z3 nem tanto como os outros.
                                    O Z3 ainda hoje continua a ser um desenho bastante agradável, conseguindo um bom equilibrio entre elegãncia e dinamismo, mas dos 3, o do Barchetta é o que deu o passinho extra para conseguir um resultado mais especial, e que acaba por o favorecer como um todo.

                                    No entanto, Mx5 e o Z3 têm melhores proporções gerais, fruto do seu layout motor frontal longitudinal e RWD, ao contrário do tudo à frente da Fiat, que obriga a ter uma overhang frontal bem maior que nos outros, e uma traseira demasiado curta.
                                    Mas a atenção nos pormenores estilisticos no desenho do Barchetta é de notar.
                                    Mais elegante que o Z3 e o Mx5, sem no entanto ser demasiado requintado, continuando a aparentar um estilo dinâmico. Claro que alguns pormenores afectam a funcionalidade, como os originais puxadores de portas (com o hábito um tipo quase não se chateia).

                                    No geral, no departamento visual, a percepção que se tem, é que apesar de conseguir ter um aspecto simples como o Mx5, parece sempre mais especial (conseguir um look simples sem ser simplista é complicado). Apesar de retro, está cheio de pormenores invulgares, seja qual fôr a época, como os grupos ópticos traseiros e a forma como os mesmos foram integrados na traseira, sem estarem "colados" a nenhuma linha de corte ou serem o elemento de

                                    O Barchetta está um bocadinho acima dos outros neste departamento.
                                    E ao nivel de interior, também acaba por ter o interior mais agradável. Os outros não chateiam, mas mais uma vez, nota-se um bocadinho de trabalho extra a tornar o interior mais convidativo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GTcl Ver Post
                                      Eu tive um MX-5 1.8 de 98 e sempre o achei lento para um 1.8 de 140 cv.

                                      JGTB, se tivesses de escolher um agora, escolherias de novo o Fiat em vez do Mazda?

                                      Sempre tive a sensação que o Fiat era mais rápido que o japonês, apenar de nunca ter conduzido um.

                                      Abraço
                                      Quando comprei o Fiat, não o escolhi, se assim se pode dizer. Só o fiz porque o preço foi muito especial, tipo metade do seu valor. Aliás, uns mais tarde, vendi-o por um preço superior ao que tinha comprado.

                                      Se fosse hoje, não sei. Eu acho que, no global, são equivalentes, apesar de haver várias. Onde um ganha, o outro perde, e vice-versa.

                                      O que eu sei é que o Mazda não vale a diferença de preço. Além disso, o Fiat tem uma coisa que eu adoro: exclusividade.

                                      Resumindo, dependeria de várias coisas.

                                      Originalmente Colocado por ReySenna Ver Post
                                      Não duvido de nada do que dizes no entanto tenho duas questões:

                                      -Porque é que o mx-5 tem o sucesso que tem a nível mundial?

                                      -Conheces com certeza os 3 do confronto. O fiat é melhor em vários pontos que os adversários ou por outro lado não é bom em nada e é razoável em tudo, tendo por isso conseguido a vitória?
                                      O MX-5 tem o sucesso que tem porque inaugurou o conceito, construiu fama, com mérito. A partir daí, tudo é mais fácil. Os concorrentes que apareceram nunca tiveram grande sucesso.

                                      O MR-2 também é um excelente e raramente vês um...

                                      Se há coisa que o Fiat não é, é um carro equilibrado.
                                      Não se pode dizer que é razoável em tudo. Tem muitas coisas más, acompanhadas por outras bastantes más.

                                      O espaço é exíguo, tal como a rigidez; o equipamento não existe; o conforto é bastante reduzido;

                                      O motor é, quanto a mim, bastante bom; o comportamento é bastante divertido; a estética é brilhante;

                                      Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                      Supra-sumo, supra-sumo é o número de tópicos crescentes que tomam as opiniões (super-influenciadas pelos patrocinadores e interesses prórios) do Top Gear como alguma regra ou verdade universal. O próprio Jeremy Clarkson de x em x tempo muda de opinião em relação às mesmas coisas "sabe-se" lá porquê...
                                      Não disse para se levar o Top Gear como regra. Apenas tento fazer que as coisas nem sempre são como por aqui se pinta.

                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Nota inicial: Quem costuma abrir este tipo de tópicos é o v7.

                                      Prosseguindo....

                                      Mas o Top Gear é alguma referência para comparativos no que toca a este tipo de episódios?

                                      Por amor de Deus.... Se calhar o objectivo foi mesmo surpreender e lançar "controvérsia".

                                      Por essa ordem de ideias, no penúltimo especial (?) que foi a travessia com os 3 jipes, o melhor foi o Range Rover.. Ora bem, depois de terem ateado fogo ao Bj40 e de mesmo no final do programa o Jeremy o ter atirado por uma ravina abaixo.... Sim, dessa forma penso que o eleito "melhor" foi o Range Rover.

                                      Assim como este especial dos Reis Magos tem ali muita coisa inexplicavel, a começar pelas avarias...

                                      Basta ver a do BMW, todos sabemos que BMW é a raça mais inútil à face da terra para o JC.

                                      O Mx-5 se tem a fama que tem é por mérito próprio. Pode ser mais fama que proveito mas isso é como tudo na vida.

                                      Por ultimo não posso deixar de frisar, subscrever e magnificar as seguintes citações:

                                      Melhor, melhor, só o Skoda Octavia.

                                      O MX-5 é tipo os Toyota: pode andar sem óleo, líquido de refrigeração e talvez nem precise de rodas!

                                      Os Fiat, na generalidade, passam a vida na oficina, tal como os carros franceses.

                                      Não é referência, mas deve ser levado em conta, desde que se saiba analisar o que eles dizem.

                                      Comentário


                                        #20
                                        tal como no caso em que ele prefere o S2000 ao Z4 e ao Porshe, esta opinião vale o que vale.

                                        no global acho que são opções muito homogéneas, cada qual com as suas particularidades

                                        eu nesse segmento por exemplo iria para um MR2 ou um Speedster

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu gostei principalmente desta frase:

                                          "Então, vemos este episódio do Top Gear e percebemos que o Fiat foi o mais fiável."

                                          Sabes perfeitamente que o TG não tem nada de cientifico por assim dizer...

                                          Mas também um topico destes vindo de ti é mesmo porque devias estar com vagar a mais, e então aqui vai disto!

                                          Eu conduzi o MX5 e gostei do carro.
                                          Das duas realidades de stands usados que conheço são carros que os donos adoram vender precisamente pelas sua fiabilidade mais que comprovada e poucas chatices com garantias.

                                          Mas acho o Fiat um carro muito bonito, sempre gostei muito, mas para mim sempre perdeu um bocado por ser RWD e eu gosto de fazer uns slidezinhos pequeninos. Um carro destes, só me faz sentido se for RWD.

                                          Z3 andei muito num que era de uma Tia minha e nunca gostei.
                                          Editado pela última vez por SenhorVX; 12 January 2011, 14:44.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                            .
                                            .
                                            .

                                            No final, os três ingleses elegeram o Fiat como o melhor carro, à frente dos dois supra-sumos da batata.

                                            .
                                            .
                                            .
                                            Agora lembrei-me do Joel Sousa. Se ele estivesse aqui dizia-te se era assim ou ao contrário.




                                            Falando de coisas sérias, por acaso não vi esse episódio , tenho que ir à procura dele.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                              Este fórum é especialista em opiniões sobre o desconhecido. Ou seja, ter quem opine sobre carros em que nunca andou.


                                              Isso e dogmas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                Agora lembrei-me do Joel Sousa. Se ele estivesse aqui dizia-te se era assim ou ao contrário.




                                                Falando de coisas sérias, por acaso não vi esse episódio , tenho que ir à procura dele.
                                                Tas a falhar amigo!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  já agora um aparte, a Fiat, tirando os diesel sempre fez bons motores a gasolina, com muita disponibilidade abaixas rotações e bastante fiáveis!
                                                  desde o Uno que assim é. apenas a electrónica costumava falhar e nem sempre comprometia o facto do carro andar ou não!

                                                  penso o mesmo de marcas como a Citroên, VW, Opel, Peugeot...
                                                  o mal destas marcas é terem motores a diesel!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por SenhorVX Ver Post
                                                    Tas a falhar amigo!

                                                    ... mas vou-me redimir.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FilipeDiass Ver Post
                                                      já agora um aparte, a Fiat, tirando os diesel sempre fez bons motores a gasolina, com muita disponibilidade abaixas rotações e bastante fiáveis!
                                                      desde o Uno que assim é. apenas a electrónica costumava falhar e nem sempre comprometia o facto do carro andar ou não!

                                                      penso o mesmo de marcas como a Citroên, VW, Opel, Peugeot...
                                                      o mal destas marcas é terem motores a diesel!
                                                      Em relação ao diesel, a Fiat tem-se portado bastante bem. Está ao nível da concorrência, excepto da BMW, que joga num campeonato diferente de todas as outras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nunca conduzi nenhum dos 3. E se um dia quiser experimentar um Barchetta sei da tarefa que tenho pela frente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O barcheta é porreiro ... mas nao me fazia trocar por um MX5 ...






                                                          BTW : Depois da pancada inicial do MX5 nunca mais recuperou lol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            Em relação ao diesel, a Fiat tem-se portado bastante bem. Está ao nível da concorrência, excepto da BMW, que joga num campeonato diferente de todas as outras.
                                                            não concordo muito, mas essa conversa é para outro tópico, esperimentei o 1.6 de 165 cvs e fiquei muito desiludido pela falta de progressividade do motor...

                                                            Comentário

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