Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diesel ou GPL?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Diesel ou GPL?

    Boas,

    Tenho andado a ver alguns modelos diesel usados com poucos kms (Punto, Corsa, Fiesta, etc) com vista a substituir o meu Peugeot 106 1.0, mas a verdade é q com a escalada dos preços dos combustíveis ponho-me a pensar se o GPL não compensará em relação ao diesel...

    Procuro sobretudo um carro económico e fiável, mas depois em relação ao GPL surgem-se imensas dúvidas, nomeadamente a nível de gastos, quais os modelos q podem e não ser convertidos, se compensa converter para GPL mesmo modelos de baixa cilindrada, etc.

    Estive a dar uma vista de olhos no Stand Virtual nos modelos GPL à venda, e desculpem-me os donos dos modelos em questão, mas aquilo é só chassos, e sinceramente a última coisa q me passaria pela cabeça era comprar um A3, Serie 3, etc com 200 000 km.

    Daí a minha questão: valerá a pena o GPL em vez do diesel? E em q situações e em q modelos?

    Obrigado.

    #2
    Pronto, vem aí porrada.

    Porque não compras um Otto, e depois pões tu a GPL?

    Comentário


      #3
      no topico do quanto da o stand pelo teu carro vendem-se carros muito barato.

      Podes tentar ir lá ver as histórias.

      Ultimamente estava um GTC 1.9 150cv acho que van barato.

      Comentário


        #4
        Apesar de gostar da condução dos motores a diesel, se a legislação já tivesse sido alterada, pensaria em comprar 1 carro a GPL.

        Se pensares em novos (baratos) procura os Chevrolet já com GPL de série

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
          Procuro sobretudo um carro económico e fiável, mas depois em relação ao GPL surgem-se imensas dúvidas, nomeadamente a nível de gastos, quais os modelos q podem e não ser convertidos, se compensa converter para GPL mesmo modelos de baixa cilindrada, etc.
          Como dizes?




          Comentário


            #6
            A questão diesel/GPL é antiga e já foi respondida imensas vezes. Tudo depende do modelo em questão e do tempo de amortização do investimento. Tens que fazer contas.

            Em termos de custos de utilização, o diesel/GPL têm uma pequena variação, com uma vantagem não-significativa para o GPL. Isto significa que, em média, é tão barato andar a diesel como a GPL desde que os modelos sejam idênticos e tenham a mesma potência e cilindrada (nada de comparar um 1.3 diesel de 75CV com um 1.8 GPL de 170CV).

            Tens que ver os consumos médios de cada modelo no spritmonitor, ver os preços no mercado e fazer as contas para calcular a recuperação do investimento.

            Se optares pelo GPL, recomendava que comprasses um carro a gasolina e instalasses tu o sistema GPL. São só mais €1500 e podes encontrar um carro com menos KM e um preço mais baixo. Agora, saber se compensa em relação ao diesel, implica que vejas o preço do carro a diesel (geralmente mais caros) e calcular o tempo que demoras a amortizar o investimento.

            Tudo depende das contas que faças e dos modelos que pretendas.

            Comentário


              #7
              O diesel sem duvida

              Lembre-se que um dia vai ter de vender o carro, e a GPL a venda vai-se tornar bem dificil.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Land90 Ver Post
                O diesel sem duvida

                Lembre-se que um dia vai ter de vender o carro, e a GPL a venda vai-se tornar bem dificil.
                Os tempos mudam e os carros já a GPL estão a ser vendidos em muitos casos acima dos valores dos a gasolina, isto porque tal como os diesel que são mais económicos, um carro a GPL é duas vezes mais económico do que um só a gasolina
                Como até há poucos anos ninguém queria saber de carros a gasóleo (muitos lembram-se por certo), a história pode-se repetir. Atirar para o ar que carro x vai valer muito ou pouco daqui a uma porrada de anos é um tiro no escuro, o mercado está sempre a mudar. E como cada vez há mais carros usados deste tipo (muita oferta) o cenário de valorização é duvidoso. Mas esta é uma "fé" que vejo recorrentemente aqui no fórum. Com as carradas de BMW d, TDI, TDCI, HDI, DCI e tantos outros à venda o que não falta é por onde escolher e que remédio senão baixar o preço.
                Basta o preço do gasóleo igualar o da gasolina e os carros recentes (cada vez menos fiáveis) darem má fama e lá se vai a sobrevalorização incompreensível que se vê actualmente em Portugal.
                Valores seguros são coisas como o ouro, os carros são um péssimo investimento por muito que gostemos deles. O erro dos portugueses é olharem apenas para a realidade do presente e esquecerem que de um dia para o outro as coisas mudam.
                É só a minha opinião


                Quanto à escolha entre GPL ou diesel, é ver o fórum que está cheio de discussões do género. E há que saber distinguir os argumentos de quem tem e sabe mexer na massa dos de quem nunca teve e fala do que não sabe.
                Economia com gasóleo a caminho de 1,40€ começa a soar um pouco mal ultimamente...
                O estado e as petrolíferas ganham o quanto podem e se no ISP do gpl não podem mexer (é fixo pela União Europeia), basta o ISP do gasóleo ficar igual ao da gasolina para este combustível ficar mais caro do que a SC95. Não depende de mim nem de ti mas sim dos tristes que nos governam. Esta é a realidade imediata e não o que vai valer ou deixar de valer o carro daqui a uns quantos anos. Daí o GPL ser um valor muito mais seguro em termos de preço de combustível.
                Editado pela última vez por GPL; 13 January 2011, 00:57.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                  Os tempos mudam e os carros já a GPL estão a ser vendidos em muitos casos acima dos valores dos a gasolina, isto porque tal como os diesel que são mais económicos, um carro a GPL é duas vezes mais económico do que um só a gasolina
                  Como até há poucos anos ninguém queria saber de carros a gasóleo (muitos lembram-se por certo), a história pode-se repetir. Atirar para o ar que carro x vai valer muito ou pouco daqui a uma porrada de anos é um tiro no escuro, o mercado está sempre a mudar. E como cada vez há mais carros usados deste tipo (muita oferta) o cenário de valorização é duvidoso. Mas esta é uma "fé" que vejo recorrentemente aqui no fórum. Com as carradas de BMW d, TDI, TDCI, HDI, DCI e tantos outros à venda o que não falta é por onde escolher e que remédio senão baixar o preço.
                  Basta o preço do gasóleo igualar o da gasolina e os carros recentes (cada vez menos fiáveis) darem má fama e lá se vai a sobrevalorização incompreensível que se vê actualmente em Portugal.
                  Valores seguros são coisas como o ouro, os carros são um péssimo investimento por muito que gostemos deles. O erro dos portugueses é olharem apenas para a realidade do presente e esquecerem que de um dia para o outro as coisas mudam.
                  É só a minha opinião


                  Quanto à escolha entre GPL ou diesel, é ver o fórum que está cheio de discussões do género. E há que saber distinguir os argumentos de quem tem e sabe mexer na massa dos de quem nunca teve e fala do que não sabe.
                  Economia com gasóleo a caminho de 1,40€ começa a soar um pouco mal ultimamente...
                  O estado e as petrolíferas ganham o quanto podem e se no ISP do gpl não podem mexer (é fixo pela União Europeia), basta o ISP do gasóleo ficar igual ao da gasolina para este combustível ficar mais caro do que a SC95. Não depende de mim nem de ti mas sim dos tristes que nos governam. Esta é a realidade imediata e não o que vai valer ou deixar de valer o carro daqui a uns quantos anos. Daí o GPL ser um valor muito mais seguro em termos de preço de combustível.
                  --------------------------------------------------

                  Boas

                  Não questiono sequer a economia comprovada do GPL, apenas falo de pessoas que conheci, que transformaram os seus automoveis e que depois não se conseguiram desfazer deles, por esse facto. O exemplo mais flagrante foi um Daiwo GPL de série, que teve de ser .... oferecido, porque vender não conseguiu .... mas como diz, os tempos são de mudança e as mentalidades podem ficar receptivas. ( e se calhar o mesmo Daiwo a gasolina tambem teria dificuldades em ser vendido !!!)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post

                    Porque não compras um Otto, e depois pões tu a GPL?
                    Isto que ele escreveu.

                    Escolhes um que gostes e depois convertes. Para ver se compensa faz as contas.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                      Isto que ele escreveu.

                      Escolhes um que gostes e depois convertes. Para ver se compensa faz as contas.
                      Exacto. Se nenhum dos que estão à venda já a GPL interessam, a solução é comprar um a gasolina (não falta por onde escolher) e levar a um instalador.
                      O espectro de escolha fica muito mais amplo.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                        Isto que ele escreveu.

                        Escolhes um que gostes e depois convertes. Para ver se compensa faz as contas.
                        Li mal.

                        O meu primo teve um Punto 1.2 a GPL porque fazia imensos KM's e nunca se queixou de falta de potencia.

                        Portanto se queres poupar, podes comprar um otto de baixa cc e por GPL que isso fica barato.
                        Era uma boa escolha

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado pelas respostas mas... fiquei na mesma.

                          Q tenho de fazer contas sei eu, mas em q moldes é o q eu procuro saber. Continuo sem saber qual é o consumo médio em GPL dum 1.2 ou 1.4 generalista, se os consumos sobem muito se tivermos um 1.6 ou mais, se é possível converter em GPL todo e qualquer modelo (inclusive recentes), se o GPL compensa em relação a gasolina tendo em conta a conversão e caso o GPL gaste quase o dobro, etc.


                          Resumindo: tenho um 106 1.0 q para as voltinhas na cidade e a andar a 80/90km/h em AE me consome cerca de 5 lts. Imaginando q eu compro um 1.2 ou 1.4 e o converto para GPL, o carro consumirá menos de 10 lts?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                            Os tempos mudam e os carros já a GPL estão a ser vendidos em muitos casos acima dos valores dos a gasolina, isto porque tal como os diesel que são mais económicos, um carro a GPL é duas vezes mais económico do que um só a gasolina
                            Como até há poucos anos ninguém queria saber de carros a gasóleo (muitos lembram-se por certo), a história pode-se repetir. Atirar para o ar que carro x vai valer muito ou pouco daqui a uma porrada de anos é um tiro no escuro, o mercado está sempre a mudar. E como cada vez há mais carros usados deste tipo (muita oferta) o cenário de valorização é duvidoso. Mas esta é uma "fé" que vejo recorrentemente aqui no fórum. Com as carradas de BMW d, TDI, TDCI, HDI, DCI e tantos outros à venda o que não falta é por onde escolher e que remédio senão baixar o preço.
                            Basta o preço do gasóleo igualar o da gasolina e os carros recentes (cada vez menos fiáveis) darem má fama e lá se vai a sobrevalorização incompreensível que se vê actualmente em Portugal.
                            Valores seguros são coisas como o ouro, os carros são um péssimo investimento por muito que gostemos deles. O erro dos portugueses é olharem apenas para a realidade do presente e esquecerem que de um dia para o outro as coisas mudam.
                            É só a minha opinião


                            Quanto à escolha entre GPL ou diesel, é ver o fórum que está cheio de discussões do género. E há que saber distinguir os argumentos de quem tem e sabe mexer na massa dos de quem nunca teve e fala do que não sabe.
                            Economia com gasóleo a caminho de 1,40€ começa a soar um pouco mal ultimamente...
                            O estado e as petrolíferas ganham o quanto podem e se no ISP do gpl não podem mexer (é fixo pela União Europeia), basta o ISP do gasóleo ficar igual ao da gasolina para este combustível ficar mais caro do que a SC95. Não depende de mim nem de ti mas sim dos tristes que nos governam. Esta é a realidade imediata e não o que vai valer ou deixar de valer o carro daqui a uns quantos anos. Daí o GPL ser um valor muito mais seguro em termos de preço de combustível.

                            GPL: não querendo contestar o teu post, porque em grande parte até concordo com ele, mas há q destacar um par de coisas:

                            .O ISP do GPL é fixado pela UE, mas pode mudar "já amanhã", porque como as coisas estão nada é seguro em relação a impostos;

                            .O facto de haverem muitos diesel à venda e terem de baixar o preço não é problema para mim, muito pelo contrário. A verdade é q eu tenho visto carros a diesel do segmento B semi-novos com preços muito atractivos, o q ainda me deixa mais na dúvida;

                            .Algumas vezes a sobrevalorização dos veículos diesel tem ainda a ver com a mentalidade de q os carros a diesel são mais "robustos" e q aguentam maior quilometragem, já q sempre foram utilizados como meio de trabalho. É verdade q o diesel sempre foi mais barato e daí a procura para quem necessita de fazer muitos km´s, mas para o zé povinho isso é sinal de maior robustez, e é difícil de mudar essa mentalidade. Basta ver q para qualquer pessoa 100 000 km num diesel não é nada, enquanto para um carro a gasolina (principalmente se for generalista) há malta q já começa a colocar reticências acerca da durabilidade do mesmo. Mentalidades...

                            Comentário


                              #15
                              Para ser pessimísta, soma aumenta 20%.

                              Em vez de gastar 5 gasta 6
                              Em vez de gastar 7 gasta 8,4
                              Em vez de gastar 10 gasta 12...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Land90 Ver Post
                                O diesel sem duvida

                                Lembre-se que um dia vai ter de vender o carro, e a GPL a venda vai-se tornar bem dificil.
                                Ou não...

                                Cada vez mais o GPL começa a compensar em relação ao Diesel, tenho andado a fazer contas e já fica mais barato, o gasóleo custa quase o dobro

                                O resultado é que daqui a uns anos, o GPL pode ser mais apetecivel que o diesel em termos económicos, e o GPL até pode valer mais, suponho eu.

                                Comentário


                                  #17
                                  Para mim é muito complicado, pois tenho um carro a gasóleo que no caminho casa-trabalho-casa faz média de 4,2/4,5 litros, com o preço a andar nos 1,3€... esta cada vez a ficar mais carote... agora, carro a gasolina gasta mais, pelo que ouço (um coelga teve e confirmou) com o GPL gasta mais um bocado...
                                  É como muitos dizem... é preciso fazer contas

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um carro convertido para GPL com kit de injecção sequencial multiponto (o tipo de kit instalado por todas as casas actualmente) aumenta os consumos em apenas 5 a 10%. Se quiserem o carro a andar mais a GPL do que a gasolina, aí sim pode chegar perfeitamente aos 20% e não dá mais porque o motor começa a falhar de não conseguir queimar tanto combustível.
                                    Sinceramente, custando o gasóleo mais de 1,30€ à semana em todas as bombas de marca custa-me a entender que ainda seja considerado económico. É de facto uma opção mais económica que a gasolina, mas daí a ser económico...
                                    Quanto ao ISP, pelo que li da última vez o do GPL estipulado pela UE estava garantido até pelo menos 2018. O do gasóleo sim, pode mudar já amanhã e o gasóleo ficaria instantaneamente mais caro do que a gasolina (porque é de facto mais caro antes dos impostos). Com a crise que atravessamos, o mercado automóvel é logo o primeiro a levar na cabeça.
                                    E gastam pouco SE os condutores conduzirem de forma a gastar pouco. Se os usarem de forma mais agressiva (que para mim é pedal colado ao chão várias vezes) também disparam. Agora façam as contas desde a compra do carro...

                                    Muita malta em 2008 chegou à conclusão que o diesel nunca compensaria face ao GPL, eu incluído:
                                    Febre do GPL cria listas de espera - JN

                                    Agora não vamos comparar o 1.4 hdi ou o 1.3 cdti a gasóleo com um 2.0 a gasolina. Obviamente que este segundo gasta mais litros (mesmo assim fica mais barato de manter a GPL) mas anda o dobro!

                                    Quem tem um carro diesel apenas pode usar gasóleo ao preço a que ele se encontra. Quem tem um carro a gasolina pode convertê-lo para GPL e fica imediatamente com menos de metade dos gastos em combustível.
                                    Editado pela última vez por GPL; 13 January 2011, 21:05.

                                    Comentário


                                      #19
                                      eu já faço muito poucas contas... já as fiz e a mim o GPL compensa, mas de vez em quando ainda as faço, e como tenho um civic a GPL (1.8 que comprei novo e o coloquei logo a GPL e tem agora 120.000km e que dei para troca um 307 xa 1.6 HDI 110 cv) e tenho ainda uma 307 bk 1.4 hdi que gasta pouco mas tambem é "modesta" nas prestações, tenho um bom termo para fazer comparações.

                                      ora bem, o civic com 140 cv a andar relativamente bem... gasta 10 litros de GPL que agora custa onde abasteço 0,65€ o que dá +-6,5€.

                                      na 307 com uma condução muito comedida e poupada... fiz 1050km com um deposito de 62 litros o que dá 5.9 litros aos 100km e com gazol a 1.225€ dá 7.23€.

                                      resumindo carros do mesmo segmento, um com 70cv outro com 140cv (o dobro), o dobro das ultrapassagens e prazer de condução.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                        Um carro convertido para GPL com kit de injecção sequencial multiponto (o tipo de kit instalado por todas as casas actualmente) aumenta os consumos em apenas 5 a 10%. Se quiserem o carro a andar mais a GPL do que a gasolina, aí sim pode chegar perfeitamente aos 20% e não dá mais porque o motor começa a falhar de não conseguir queimar tanto combustível.
                                        Ok, aqui já começo a ter uma ideia mais concreta. Sinceramente a alternativa GPL é uma ideia q me começa a agradar cada vez mais, tendo em conta a galopante subida dos combustíveis.

                                        Mas.. q modelos/motores estão aptos a ser convertidos para GPL? Pelo q tenho lido os TSI não podem, certo? E o resto, mesmo em modelos novos, podem todos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Hoje em dia, já não há perdas de potencia em carros convertidos a GPL... O aumento do consumo de combustivel, por exemplo, num carro que gaste 5l/100 passa a gastar uns 7l/100... Mas também vai de carro para carro... Na minha opinião e analisando tudo, o preço do GPL o preço da montagem e os km que a pessoa faz acho que só não ponho GPL por falta de espaço. Nem penso nos 1500 euros de instalação porque isso é como tudo, não vou gastar 1500 euros a pensar que os vou reaver no que gasto a menos em combustivel... Apenas são 1500 euros gastos como se fosse outra coisa qualquer. E depois é andar andar e andar... E para o pessoal do GPL, acho que é uma sorte ainda haver tantos septicos quanto ao GPL porque se tantas pessoas tivessem, acho que subia logo o preço do combustivel.

                                          Comentário


                                            #22
                                            já agora aproveito este tópico para discutir uma idéia.

                                            porque não diesel e gpl?

                                            Segundo li, o gpl no diesel não é 100% autónomo, tem de ser misturado, a a mistura pode chegar a 70% de GPL e o restante a diesel, mas tem um bombom, a potência aumenta cerca de 30%

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                              Ok, aqui já começo a ter uma ideia mais concreta. Sinceramente a alternativa GPL é uma ideia q me começa a agradar cada vez mais, tendo em conta a galopante subida dos combustíveis.

                                              Mas.. q modelos/motores estão aptos a ser convertidos para GPL? Pelo q tenho lido os TSI não podem, certo? E o resto, mesmo em modelos novos, podem todos?
                                              Alguns motores TSI não podem ser convertidos (nomeadamente o 1.2 TSI) mas a maioria já pode ser convertida. Existem kits específicos para isso e nem todos os instaladores o fazem todavia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                já agora aproveito este tópico para discutir uma idéia.

                                                porque não diesel e gpl?

                                                Segundo li, o gpl no diesel não é 100% autónomo, tem de ser misturado, a a mistura pode chegar a 70% de GPL e o restante a diesel, mas tem um bombom, a potência aumenta cerca de 30%
                                                Em Portugal não existe tal coisa.

                                                Onde existe, é preciso fazer bem as contas, porque falamos, tipicamente, de uma diferença de ~2000€ entre a versão a gasolina e a gasóleo com performances semelhantes, e depois o kit de conversão para GPL do motor a gasolina custa 2000€, enquanto que o kit de conversão para GPL do motor a gasóleo custa aí uns 4000€.

                                                Por isso, tendo como base o preço do carro a gasolina, temos:
                                                - Gasolina convertido a GPL: +2000€
                                                - Diesel: +2000€
                                                - Diesel convertido a GPL: +6000€

                                                Não deixa de ser uma ideia engraçada, consumos de Diesel, performance de Otto, limpeza e economia do GPL, é mesmo o melhor de todos num só (e até fica bem mais silencioso). Mas 4000€ são muito dinheiro para abater (vs Otto a GPL), mesmo que o Diesel a GPL gaste menos uns 2.5€ por 100Km que o Otto a GPL, são 160000Km para pagar a diferença. Para um típico condutor de 20000Km/ano isso são 8 anos até a escolha compensar...

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X