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Ajuda para primeiro carro

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    Ajuda para primeiro carro

    Boas, depois de ler alguns posts aqui no fórum sei que posso ser bem aconselhado. A situação é a seguinte: tenho 20 anos, carta à dois, nunca tive carro. Estudo na mesma cidade onde vivo daí nunca ter tido necessidade de um meio de transporte próprio, safo-me muito bem com um passe da STCP
    Mas, como me considero um grande apaixonado por toda a indústria automóvel, e depois de ter juntado uns troquitos, gostava de ter algo que pudesse chamar de meu.

    Em termos de características não peço um carro que faço 0-100 em xis segundos, nem consumos de diesel. só pedia uma coisa: prazer de condução. Falando em prazer, ligado a uma performance razoável :P
    Assim, seria um carro puramente "recriativo" se é que me entendem. apenas para dar umas voltitas ao fim de semana e obter um sorriso nos lábios sempre que possível.

    Gostaria da vossa opinião para um carro entre os 1500 e os 2500€ eu sei que é muito pouco, mas tendo em conta que não preciso de uma máquina que me leve de A a B, apenas para o puro prazer de "cruzar" uma estrada.

    Ah resta-me só dizer que normalmente, ando no carrinho do pai (infelizmente) que é um Honda Civic 1.8 i-vtec de 2006 (aquela almôndega com rodas) e que só posso dizer bem. O barulhinho depois das 4k rpm fascina-me profundamente. (suficiente para me tornar num fã "hondino")
    Desde já o meu muito obrigado aqui aos gurus automobilisticos!

    Cumprimentos

    #2
    para esses valores é dificil , mas acoh que o melhor que podes arranjar é um civic 1.6 esi , o ideal era um vti ;)

    sao carros bastante bons e se procurares bem ate es capaz de arranjar um bom negocio

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mazdaspeed6 Ver Post
      para esses valores é dificil , mas acoh que o melhor que podes arranjar é um civic 1.6 esi , o ideal era um vti ;)

      sao carros bastante bons e se procurares bem ate es capaz de arranjar um bom negocio
      VTI é impossível um em bom estado com 2500€ de orçamento

      Mas ESI com 2000€ já arranjas um em bom estado e é um carro muito bom.

      Talvez também consigas arranjar um 106 rallye que é muito divertido de conduzir, mas é complicado.
      Tens também

      Suzuki Swift GTI
      Citroen AX GTI

      Tens esses pocket rockets por menos de 2000€.

      Mas visto que és fã de hondas, o ESI torna-se o mais indicado.

      Cumps.

      Comentário


        #4
        Por esse preço e se queres prazer de condução eu comprava um Fiesta 1.2, em termos de condução por um preço baixo é bastante surpreendente. Um search no SV:

        Fiat Punto Stile, 5p, dir. assis + airbag, 1.500 EUR, Porto - Standvirtual
        Citroën Saxo 1.4 vtl, 1.750 EUR, Sao Domingos De Rana - Standvirtual
        Lancia Y 1.2 16v LS 87.000kms, 1.750 EUR, Aguas Santas MAIA - Standvirtual
        Ford Fiesta 1.25 16V Techno com A/C, 1.250 EUR, Linda-a-Velha - Standvirtual

        Se conseguires dar 3000;

        BMW 316 i, 3.000 EUR, Nogueira Da Regedoura - Standvirtual
        Renault Laguna 1.4 RXT, 3.000 EUR, Moita - Standvirtual

        Eu pessoalmente comprava ou um BMW antigo ou o Fiesta, dentro dos carros pequenos e velhos em termos de prazer de condução é o melhor e já arranjas por uns 1000 com menos de 100 000 km

        Boa sorte

        p.s. também tens os pocket rockets mas esses normalmente já estão muito fanados por esse preço...

        Comentário


          #5
          WOW, antes demais obrigado, informação útil e rápida.

          Sim o vti é muito dificil arranjar, embora, um i-vt também seria uma boa aposta (o modelo anterior do civic é tão bonito).

          Quanto aos pocket rockets já li algumas coisas, o 106 não é um carro que pessoalmente me atraia muito, MAS não deixa de ser um excelente rocket.
          O citroen ax, também não conheço muito bem, em termos de motor é fiável? costuma dar muitos problemas? a mesma pergunta da fiabilidade também se aplica ao swift, não conheço muitos, sei que andam muito bem mas em termos de fiabilidade, desconheço!

          Epá, eu já vi bastantes civic's,mas admito que não me tinha lembrado do esi mas já agora qual é a motorização do ESI? é dos motores da série D16? de 130 cv se não estou em erro.

          Bmw também é uma marca que adoro, mas infelizmente sai um bocadinho do orçamento com algum em relativamente boas condições. Em relação aos outros troço um pouco o nariz como se costuma dizer, acredito que sejam bons de motor, mas não é bem o que procuro!

          Muito obrigado pela vossa ajuda!!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por jonasvtec Ver Post
            WOW, antes demais obrigado, informação útil e rápida.

            Sim o vti é muito dificil arranjar, embora, um i-vt também seria uma boa aposta (o modelo anterior do civic é tão bonito).

            Quanto aos pocket rockets já li algumas coisas, o 106 não é um carro que pessoalmente me atraia muito, MAS não deixa de ser um excelente rocket.
            O citroen ax, também não conheço muito bem, em termos de motor é fiável?
            costuma dar muitos problemas?

            O motor não é dos mais problemáticos, mas com a idade em cima e o uso que alguns já levaram é complicado

            a mesma pergunta da fiabilidade também se aplica ao swift, não conheço muitos, sei que andam muito bem mas em termos de fiabilidade, desconheço!

            O swift, talvez seja menos problemático que o AX, mas não sei ao certo, penso que haja alguns users que têm ou já tiveram Swift GTI, talvez eles te iluminem.

            Epá, eu já vi bastantes civic's,mas admito que não me tinha lembrado do esi mas já agora qual é a motorização do ESI? é dos motores da série D16? de 130 cv se não estou em erro.

            Civic ESI tem motor D16Z6, 125cv
            O motor D16 que tem 130hp é o do civic 16i16 ou do CRX 16i16, é um DOHC e não tem VTEC, o D16Z6 tem VTEC mas é SOHC.




            Respostas a negrito.


            Nem me tinha lembrado do Civic I-VT, mas se queres um em bom estado, é capaz de custar mais que 2500€, podes apanhar um por esse preço, "só que" tem muitos Km's mas por norma são bem estimados porque são carros do dia-a-dia.
            Digo "só que" porque os KMs nos Hondas não geram problemas se forem bem tratados.

            Comentário


              #7
              Obrigado pela ajuda JoãoVtec!
              O swift é um carro bastante apelativo, eu gosto dos looks, mas nunca andei em nenhum, tenho de aprofundar algumas pesquisas!

              HUM, pois, a grande rivalidade sohc/dohc...
              Será que a diferença é muita? (quando digo diferença tenho em conta consumos, performance e durabilidade).
              E achas que arranjo algum i16 por um preço razoável?
              eu gosto muito do modelo do i-vt. ee9 acho eu... já dei uma vista de olhos, um problema é que são quase todos alterados tanto estética como mecanicamente, isso deixa-me sempre de pé atrás.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jonasvtec Ver Post
                Obrigado pela ajuda JoãoVtec!
                O swift é um carro bastante apelativo, eu gosto dos looks, mas nunca andei em nenhum, tenho de aprofundar algumas pesquisas!

                HUM, pois, a grande rivalidade sohc/dohc...
                Será que a diferença é muita? (quando digo diferença tenho em conta consumos, performance e durabilidade).
                E achas que arranjo algum i16 por um preço razoável?
                eu gosto muito do modelo do i-vt. ee9 acho eu... já dei uma vista de olhos, um problema é que são quase todos alterados tanto estética como mecanicamente, isso deixa-me sempre de pé atrás.
                A diferença D16Z6 para B16A2 não é assim tanta como se espera, falo por experiência própria.
                A nível de performance o D16 é um motor muito mais linear por exemplo.
                Tem a "desvantagem" da entrada do VTEC não ser um "kick" como no B16.

                A nível de economia com o D16 fazes 7l/100km a andar normal.
                Durabilidade se o motor não for mexido a nível de rotações não há problema, claro que isto é se o motor for bem estimado.
                O I-VT é carote se for bem estimado, mas é um carro muito fixe.

                Estes carros, a serem vendidos é porque o dono não o consegue sustentar, vai trocar por um Honda melhor, ou então está todo lixado.
                E neste caso tens muito mais hipótese de apanhar um Civic ESI em bom estado do que um 16i16, pois trata-se de um carro mais antigo e há menos no mercado de vendas.

                O Swift é um carro com um interior que eu pelo menos acho muito engraçado, e mexe-se bem.
                Mas nada como experimentares uns e outros.


                Cumps.

                Comentário


                  #9
                  Pois, o i-vt em boas condições é para este preço

                  Honda Civic Aerodeck 1.6 VTI VT VTEC, 5.000 EUR, MATOSINHOS - Standvirtual (não percebi muito bem o titulo )

                  Estou a ficar tentado para o esi, pensava que a diferença seria grande, sei que os dois motores têm binários semelhantes, 20 cv de diferença pode não significar muito portanto...

                  sem querer abusar, mas só mais uma dúvida, o esi é só o eg5 (sedan)? ou também existe o eg6 (o mais curtinho)?

                  Cumprimentos e obrigado!

                  Comentário


                    #10
                    Tens o EG5 (ESi) que é o de 3 portas. E tens também o EH9 (ESi) de 4 portas.

                    Edit: Com 2500€ já consegues comprar alguns da geração seguinte 96-00.
                    Editado pela última vez por ; 14 January 2011, 01:01.

                    Comentário


                      #11
                      UPS, obrigado pela correcção speedy! eu prefiro o modelo de 3 portas, o EG5! o EH9 é demasiado comprido...

                      Comentário


                        #12
                        Sim, já vi alguns... mas a maioria são os 1.5, que apesar de ser bom de consumos, perde um pouco para o espírito desportivo. corrige-me se estiver enganado por favor...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jonasvtec Ver Post
                          Sim, já vi alguns... mas a maioria são os 1.5, que apesar de ser bom de consumos, perde um pouco para o espírito desportivo. corrige-me se estiver enganado por favor...
                          Sinceramente não sei, nunca experimentei o 1.6. Há quem diga que se nota um bocado mais por causa da caixa do 1.5 que é muito longa (beneficia os consumos).

                          Comentário


                            #14
                            Penso que são mais raros, mas esteticamente também gosto muito... epá não consigo mesmo "fugir" da Honda...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jonasvtec Ver Post
                              Penso que são mais raros, mas esteticamente também gosto muito... epá não consigo mesmo "fugir" da Honda...
                              O 1.5 da geração de 96-00 é um bom motor tem Econo e 2/3 VTEC's
                              Perde é na caixa que é muito longa

                              O Esi como já referiram
                              EG5-3 Portas
                              EH9 -4 portas
                              EG6- VTI 3 Portas
                              EG9 - VTI 4 Portas

                              e penso que o EG8 também é ESI 4 Portas, mas não sei ao certo

                              Cumps.

                              Comentário


                                #16
                                Embora tenhas gostado dos Hondas, tens estes pequenos rockets.

                                Opel Corsa A 1.4GT
                                Opel Corsa A 1.4 GT Nacional, 2.000 EUR, Braga - Gualtar - Standvirtual
                                Este Opel tem uma mecânica simples e encontras mto material barato, para além de que mexe-se bem.

                                VW Golf III GT
                                VW Golf 1.6 GT Com A/C 3Portas, 1.999 EUR, Porto (Rio Tinto) - Standvirtual
                                Encontra-se dentro do orçamento e também anda bem.

                                VW Golf II GTI Wolfsgurg
                                VW Golf II GTI Wolfsburg Edition, 2.900 EUR, Corroios - Standvirtual
                                Embora esteja fora do teu orçamento, é um grande carro, é um pouco raro e cheira-me que anda bem (pelos seus 140 cvs)

                                Ford Escort XRi1.6
                                Ford Escort XR3i 1.6, 1.750 EUR, Monte Real - Standvirtual
                                O meu pai teve o modelo anterior deste e era um carro espectacular.

                                Fiat Punto GT
                                Fiat Punto GT 130 000klm com A/C, 2.400 EUR, Almada - Standvirtual
                                Pelo que tenho ouvido dizer, é um carro fiável e com bom andamento

                                Lancia Delta HF Turbo
                                Lancia Delta HF Turbo, 1.750 EUR, Seixal - Standvirtual
                                Deste, sei que tem um bom motor e que anda nas horas, mas a nível da electrónica tem dado alguns problemas, sobretudo se está muito tempo parado.

                                Mazda MX-3 Coupé 1.8 V6
                                Mazda MX-3 Coupe V6 1800cc 136 cv preto., 1.850 EUR, Valongo - Standvirtual
                                Lembrei-me deste que já tinha sido sugerido cá. Sugeri por ter um V6.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pedro grandes máquinas! o meu pai também já teve um golf III, tinha era 60cv! mas não deixava de ser um volkswagen! e gostei muito desse GTI! é um excelente carro sem dúvida...
                                  Lancia Delta também é um excelente clássico, mas penso que pelo meu valor não posso adquirir um razoável!
                                  Quanto ao mazda também conheço pouco, quanto à performance? aguenta-se em curva? um v6 à frente com 136cv deve ser um pouco pesado para a potência não? Mas esteticamente gosto! os japas são tramados, eu devia ter nascido na terra do sol nascente

                                  Mais uma vez obrigado!
                                  Cumps.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                    O 1.5 da geração de 96-00 é um bom motor tem Econo e 2/3 VTEC's
                                    Perde é na caixa que é muito longa

                                    O Esi como já referiram
                                    EG5-3 Portas
                                    EH9 -4 portas
                                    EG6- VTI 3 Portas
                                    EG9 - VTI 4 Portas

                                    e penso que o EG8 também é ESI 4 Portas, mas não sei ao certo

                                    Cumps.
                                    Nada que não se troque facilmente (a caixa)
                                    Acho que um ek3 seria mesmo uma óptima escolha, visto tambem o preço do combustível actual

                                    Comentário


                                      #19
                                      é fiável fazer a troca de uma caixa? mas também com relações mais curtas os consumos subiam né? Tenho de meditar bem sobre o assunto. como não vou fazer muitos km's não é o factor principal na compra, mas numa relação performance consumo é realmente bom o ils...

                                      Comentário

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