Ao ler o comunicado da Toyota Portugal sobre a noticia "Clientes processam Toyota por tentativa de homicídio", decidi propor um trabalho a tese chamado "O Paradigma Toyota."
Este trabalho foi aceite e espero apresentá-lo daqui a uns messes.
Uma marca que durante décadas apresentou uma imagem de qualidade e fiabilidade duradouras, hoje em dia é tema de chacota mundial.
Com problemas atras de problemas, anuncios de recalls quase todos os messes a marca atravessa o mais negro periodo da sua história.
Embora existam pessoas (PR'S) que insistem em desvalorizar a situação o certo é que o problema continua a crescer, facto que levou o presidente da Toyota a tomar medidas inéditas este mês, pois ele sabe que os problemas existem e o povo Japonês liga muito à honra, palavra que por cá não passa disso mesmo.
O facto do presidente da Toyota se reunir pessoalmente com grupos de clientes insatisfeitos espelha bem o empenhamento e a preocupação.
Em Portugal o caso muda de figura, primeiro que tudo a Toyota é representada em Portugal por um grupo que tanto vende Toyota como vende BMW, Seat e por ai fora.
Perceber o ADN Toyota, alguns até percebem, agora aplica-lo é que é mais complicado. O presidente da Toyota em Portugal foge dos clientes e não dá a cara, em todos os países viu-se os presidente locais a falar com os clientes olhos nos olhos, em Portugal isso não aconteceu.
Numa era onde a globalização obriga as marcas a falar a uma só voz, em Portugal a Toyota cria um buzz negativo nos media e na opinião publica por causa de dois charutos e insignificantes reparações.
A Toyota Portugal está nos media, numa campanha fortemente negativa por cause de: 1000 euros?, 2000 euros?, 3000 euros?
Isto é a Toyota em Portugal, o pensamento tipico! A feira das vaidades! O circo do costume!
Nos Estados Unidos o caso muda de figura, só este mês a Toyota já gastou mais de 42.425 milhões de dólares, sim leram bem.
Jan.2011
Toyota paga mais de 24 milhões
Toyota paga mais de 24 milhões devido a falhas de segurança
A Toyota concordou pagar mais de 24 milhões de euros de penalizações para por fim a duas investigações resultantes de defeitos verificados nos veículos da marca. Segundo a Administração de segurança nas auto-estradas americana, os carros não estavam de acordo com as leis do país.
A marca japonesa afirma em comunicado que decidiu "pagar 32,425 milhões de dólares (mais de 24 milhões de euros) como parte destes acordos amistosos, mas não reconhece nenhuma violação das suas obrigações em relação à lei sobre a segurança nos Estados Unidos".
Em causa estavam falhas de segurança como o bloqueio do acelarador.
A Administração de segurança nas auto-estradas americana começou a investigação em 2009. O objectivo era determinar se a companhia japonesa informou os clientes em tempo útil sobre a recolha de automóveis em 2005. Em Fevereiro deste ano, a Administração de segurança avançou com mais uma investigação para apurar se a Toyota teria avisado as autoridades sobre a falha do acelarador do carro.
Toyota paga 10 milhões de indemnização pela morte de 4 pessoas
A Toyota aceitou pagar 10 milhões de dólares num acordo extrajudicial pela morte de quatro pessoas que viajavam num automóvel da marca, acidente que desencadeou a revisão de milhões de veículos.
O acidente de Agosto de 2009 ganhou notoriedade depois de ter sido revelada uma conversa telefónica entre o condutor da viatura sinistrada e uma operadora da linha de emergência.
Durante a chamada, o condutor explicou que o veículo em que viajava, juntamente com a mulher, a filha e o cunhado, estava a acelerar de forma descontrolada e circulava a quase 200 quilómetros por hora. Pouco depois, o veículo despistou-se e incendiou-se, tendo provocado a morte dos quatro ocupantes.
O Paradigma Toyota.
Num lado admite-se a culpa, curvam-se perante o mundo, dão a cara e pedem desculpa, no outro querem defender a honra, o bom nome, repor a verdade a todo o custo e vão para tribunal, já noutro tentam esconder, abafar, pagam para travar e calar.
Pagam-se os milhões que forem preciso, cheques em branco para calar tudo e todos para que o nome Toyota saia dos media.
Em Portugal está o circo montado por causa de dois charutos e meia dúzia de tostões em remendos, queima-se o nome da Toyota e emitem-se comunicados ridículos.
Vá-se lá perceber isto!
Agradeço criticas construtivas de ex e actuais clientes Toyota.
Obrigado.
Este trabalho foi aceite e espero apresentá-lo daqui a uns messes.
Uma marca que durante décadas apresentou uma imagem de qualidade e fiabilidade duradouras, hoje em dia é tema de chacota mundial.
Com problemas atras de problemas, anuncios de recalls quase todos os messes a marca atravessa o mais negro periodo da sua história.
Embora existam pessoas (PR'S) que insistem em desvalorizar a situação o certo é que o problema continua a crescer, facto que levou o presidente da Toyota a tomar medidas inéditas este mês, pois ele sabe que os problemas existem e o povo Japonês liga muito à honra, palavra que por cá não passa disso mesmo.
O facto do presidente da Toyota se reunir pessoalmente com grupos de clientes insatisfeitos espelha bem o empenhamento e a preocupação.
Em Portugal o caso muda de figura, primeiro que tudo a Toyota é representada em Portugal por um grupo que tanto vende Toyota como vende BMW, Seat e por ai fora.
Perceber o ADN Toyota, alguns até percebem, agora aplica-lo é que é mais complicado. O presidente da Toyota em Portugal foge dos clientes e não dá a cara, em todos os países viu-se os presidente locais a falar com os clientes olhos nos olhos, em Portugal isso não aconteceu.
Numa era onde a globalização obriga as marcas a falar a uma só voz, em Portugal a Toyota cria um buzz negativo nos media e na opinião publica por causa de dois charutos e insignificantes reparações.
A Toyota Portugal está nos media, numa campanha fortemente negativa por cause de: 1000 euros?, 2000 euros?, 3000 euros?
Isto é a Toyota em Portugal, o pensamento tipico! A feira das vaidades! O circo do costume!
Nos Estados Unidos o caso muda de figura, só este mês a Toyota já gastou mais de 42.425 milhões de dólares, sim leram bem.
Jan.2011
Toyota paga mais de 24 milhões
Toyota paga mais de 24 milhões devido a falhas de segurança
A Toyota concordou pagar mais de 24 milhões de euros de penalizações para por fim a duas investigações resultantes de defeitos verificados nos veículos da marca. Segundo a Administração de segurança nas auto-estradas americana, os carros não estavam de acordo com as leis do país.
A marca japonesa afirma em comunicado que decidiu "pagar 32,425 milhões de dólares (mais de 24 milhões de euros) como parte destes acordos amistosos, mas não reconhece nenhuma violação das suas obrigações em relação à lei sobre a segurança nos Estados Unidos".
Em causa estavam falhas de segurança como o bloqueio do acelarador.
A Administração de segurança nas auto-estradas americana começou a investigação em 2009. O objectivo era determinar se a companhia japonesa informou os clientes em tempo útil sobre a recolha de automóveis em 2005. Em Fevereiro deste ano, a Administração de segurança avançou com mais uma investigação para apurar se a Toyota teria avisado as autoridades sobre a falha do acelarador do carro.
Toyota paga 10 milhões de indemnização pela morte de 4 pessoas
A Toyota aceitou pagar 10 milhões de dólares num acordo extrajudicial pela morte de quatro pessoas que viajavam num automóvel da marca, acidente que desencadeou a revisão de milhões de veículos.
O acidente de Agosto de 2009 ganhou notoriedade depois de ter sido revelada uma conversa telefónica entre o condutor da viatura sinistrada e uma operadora da linha de emergência.
Durante a chamada, o condutor explicou que o veículo em que viajava, juntamente com a mulher, a filha e o cunhado, estava a acelerar de forma descontrolada e circulava a quase 200 quilómetros por hora. Pouco depois, o veículo despistou-se e incendiou-se, tendo provocado a morte dos quatro ocupantes.
O Paradigma Toyota.
Num lado admite-se a culpa, curvam-se perante o mundo, dão a cara e pedem desculpa, no outro querem defender a honra, o bom nome, repor a verdade a todo o custo e vão para tribunal, já noutro tentam esconder, abafar, pagam para travar e calar.
Pagam-se os milhões que forem preciso, cheques em branco para calar tudo e todos para que o nome Toyota saia dos media.
Em Portugal está o circo montado por causa de dois charutos e meia dúzia de tostões em remendos, queima-se o nome da Toyota e emitem-se comunicados ridículos.
Vá-se lá perceber isto!
Agradeço criticas construtivas de ex e actuais clientes Toyota.
Obrigado.
Comentário