A revista alemã auto motor und sport fez um exercício em que, através de "photoshop", criou diversas variantes de carroçarias ainda não existentes, mas que não deixam de ser realistas e viáveis (umas mais que outras).
Talvez um dia vejamos alguns deles a rolar pelas nossas estradas...
É disto que são feitos os sonhos automóveis: um SUV da Lamborghini, uma versão pick-up do VW Beetle ou uma variante shooting break do Bentley Continental. A auto motor und sport mostra como deveriam ser esses sonhos automobilísticos. Aliás, alguns destes modelos vão até deixar de fazer parte apenas do mundo dos sonhos, já que irão ser produzidos em série, e será a breve trecho.
Mas como o mundo automóvel era simples até há alguns anos atrás. Tudo estava muito bem definido: classe dos utilitários, dos compactos, média e superior. De 2 ou 3 volumes, e ainda a variante "carrinha". Acrescente-se alguns carros de sonho, denominados coupé ou cabriolet. Mais os todo-o-terreno, e está feito.
Explosão do número de variantes
Desde então, a quantidade de variantes de carroçaria "explodiu" autenticamente. Quase não há nenhum segmento em que não haja pelo menios uma variante suplementar tipo monovolume ou SUV. E os chamados crossovers dominam cada vez mais a oferta, quer seja enquanto carrinhas com suspensões mais altas com aspecto "à la
SUV" ou elementos típicos de coupés, ou então enquanto mistura de vários segmentos. De repente até já começam a aparecer como cogumelos os coupés de 4 portas. E, no meio de tanta confusão, os clientes acabam por perder um bocado a orientação - ora tente lá perguntar ao seu vizinho se ele sabe de repente o que é um GLK, um CLC, um 3008, um 4007, ou ainda um CX-7 ou um BT-50! Para além disso, acabaram definitivamente os tempos em que uma marca se fixava num
só segmento: o melhor exemplo é um dos ícones dos fabricantes de carros
desportivos, a Porsche, que já há muito tempo passou a vender mais Cayennes do que o mítico 911. Ou a marca de luxo britânica, a Aston Martin, que de repente passou a oferecer um citadino de 3 lugares com base no Toyota iQ. Já para não falar da manufactura italiana de carros de sonho, a Lamborghini, que está assumidamente a pensar lançar um SUV.
só segmento: o melhor exemplo é um dos ícones dos fabricantes de carros
desportivos, a Porsche, que já há muito tempo passou a vender mais Cayennes do que o mítico 911. Ou a marca de luxo britânica, a Aston Martin, que de repente passou a oferecer um citadino de 3 lugares com base no Toyota iQ. Já para não falar da manufactura italiana de carros de sonho, a Lamborghini, que está assumidamente a pensar lançar um SUV.
Quem é que estaria à espera de um SUV da ALfa ou da Seat?
Daqui a poucos anos, a Alfa vai lançar um destes modelos de todo-o-terreno no mercado, já que os italianos querem começar a firmar o pé em solo americano, ávido por carros deste tipo. A Seat desenvolveu um SUV (parecido ao concept Tribu) que estaria pronto a ser lançado, mas cujo projecto foi "congelado" por não ser esperado o devido retorno comercial. O mesmo se aplica à versão monovolume do novo VW Polo.
Aliás, os próprios construtores sabem que pode haver variantes que, a serem lançadas, podem contribuir para a chamada canibalização dentro da própria marca, em vez de trazer apenas novas conquistas para a mesma. Por outro lado, a tentação em satisfazer a sede dos clientes por uma variedade cada vez maior de versões vai-se tornando cada vez maior, já que o aproveitamento das chamadas plataformas para uma diversificação cada vez maior a baixo custo torna tudo isto viável do ponto de vista meramente financeiro. E assim vai crescendo a "modularização" das diversas gamas existentes.
Por isso é que a auto motor und sport reuniu aqui os diversos tipos de
"carros de sonho" que ainda seria possível lançar, tais como: Lamborghini GT como carrinha desportiva, uma versão pick-up do Mercedes ML ou uma variante monovolume de um VW Polo. Para quem achar que o Audi R8 podia ser maior, poderá mandar produzir uma versão "stetch" com mais 30 cm, embora os puristas antes devam enquadrar um carro desses na categoria de "pesadelo automóvel"! No entanto, as versões alongadas de carros de produção comum começam a ser cada vez mais apreciadas em mercados fora da Alemanha, tal como a China, os EUA ou a Arábia
Saudita... se bem que, felizmente, esse fenómeno ainda não tenha chegado ao segmento dos super-desportivos.
Saudita... se bem que, felizmente, esse fenómeno ainda não tenha chegado ao segmento dos super-desportivos.
http://www.auto-motor-und-sport.de/news/traumautos-warum-baut-ihr-diese-
autos-nicht-2928865.html?fotoshow_tab=bild&fotoshowitem=74#art icle_detail
Seguem-se 68 imagens que, apesar de não passarem de montagens informáticas, retratam alguns carros que poderão muito bem ver a luz do diz como versões de produção em série...
Alfa Romeo Mito Cabriolet
Alfa Romeo SUV
Aston Martin Shooting Break
Audi A4 tecto alto
Audi Q7 longo
Audi Q7 Pick-up
Audi R8 "Stretch" (+ 30 cm)
Bentley compacto
Bentley Continental Flying Spur Longo (+ 70 cm)
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