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Consumos - Comparar o incomparável

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    Consumos - Comparar o incomparável

    Vou partilhar convosco uma pequena reflexão que fiz.

    Numa recente publicação nacional vi os seguintes consumos para os seguintes carros:


    -----------------------------------------cv----Peso----80/100---120/140---cidade

    Renault Mégane Sport Tourer 1.5 dci-110---1320------4,6--------5,0-------5,7
    VW Golf Variant 1.6 tdi----------------105---1370------4,5--------5,1-------6,3
    Audi A7 sportback 3.0 tdi--------------245---1770------5,7--------7,1------10,3
    Mercedes S350 bluetec longo---------258---2060------5,1--------7,6------10,4
    BMW M3 coupé-------------------------420---1655------8,9--------9,9------18,0
    Mercedes C63 AMG--------------------457---1795-----10,5-------14,7------22,1

    O que temos aqui é uma misturada entre:

    2 station competentes e racionais do segmento C a diesel
    1 segmento E e 1 segmento F com potentes motores a diesel
    2 segmentos D (1 berlina e 1 coupé) com 1 V8 pequeno/médio e 1 grande V8
    Todos serão bons estradistas e bons carros para fazer uma viagem, cumprindo folgadamente os mínimos embora com diferenças obvias.

    Admitindo os actuais preços da gasolina (galp) :

    Diesel---------1,363
    s/chumbo98--1,688

    Para alguém que vá almoçar a Évora e que faça a viagem a um ritmo pachorrento de 120/140 (270 km ida e volta), gastaria o seguinte:

    ----------------litros-----valor
    Renault--------13,50---18,4 euros
    VW-------------13,77---18,8 euros
    Audi------------19,17---26 euros
    Mercedes S----20,52---28 euros
    BMW-----------26,73---45 euros
    Mercedes C----39,69---67 euros

    Claro que se o ritmo for "apressado" como a estrada convida, facilmente falamos de 1,5 vezes o valor para os mais lentos e o dobro para os mais rápidos.

    Todos sabemos que há grandes diferenças entre os consumos dos carros, mas visto assim impressiona, pelo menos a mim

    #2
    Quando é que compras a megane?

    Comentário


      #3
      Não percebi onde queres chegar. Como disseste, são carros completamente diferentes, por isso é natural que os consumos sejam muito diferentes.

      Comentário


        #4
        parecem me valores normais

        Comentário


          #5
          Há que ter em atenção uma coisa: quanto mais sobre a velocidade, mais os consumos dos carros menos potentes se aproximam dos valores atingidos pelos mais potentes.

          Ou seja, a subida de consumo não é proporcional em todos os carros em relação à subida de velocidade (os mais fracos vão consumir bastante mais e os mais potentes não vão consumir muito mais).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Há que ter em atenção uma coisa: quanto mais sobre a velocidade, mais os consumos dos carros menos potentes se aproximam dos valores atingidos pelos mais potentes.

            Ou seja, a subida de consumo não é proporcional em todos os carros em relação à subida de velocidade (os mais fracos vão consumir bastante mais e os mais potentes não vão consumir muito mais).
            true story

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Há que ter em atenção uma coisa: quanto mais sobre a velocidade, mais os consumos dos carros menos potentes se aproximam dos valores atingidos pelos mais potentes.

              Ou seja, a subida de consumo não é proporcional em todos os carros em relação à subida de velocidade (os mais fracos vão consumir bastante mais e os mais potentes não vão consumir muito mais).
              Não estou muito convencido disso ....

              Ou seja, que o Golf e o Megane se forem a abrir (180/200) possam gastar 10 ou quase acredito, mas quanto gastará o C63 ?

              Se a deslizar a 120/140 gasta 15, se for a 250/300 deve gastar uns 50

              Comentário


                #8
                Isso até faz sentido e está dependende da bolsa (€) da pessoa, até existe ai uma equivalência entre o custo da viagem e depois concerteza do preço do almoço em si...

                Comentário


                  #9
                  A mim o que me chateia é não ter o poder monetário para poder para ter o c63 amg ...

                  Os consumos são proporcionais ao gozo da viagem , no fim de semana dei uma voltinha no meu bebado e fiz uma média de 18L e soube-me lindamente ...
                  Sai mais barato que ir a um psicologo, e limpa da cabeça uma semana de trabalho stressante com grande facilidade.

                  Comentário


                    #10
                    E o preço dos combustiveis é diferente, tal como a resistencia aerodinamica de um carro a 200 e outro a 300.

                    Que uns bebem mais que outros, já se sabe que é assim..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                      Quando é que compras a megane?
                      Não está nos planos, mas parece-me uma opção bastante racional

                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      Não percebi onde queres chegar. Como disseste, são carros completamente diferentes, por isso é natural que os consumos sejam muito diferentes.
                      Nem só o que não é natural pode ser tema

                      A mim impressiona-me positivamente que haja carros do tamanho de um golf ou megane (carrinhas) que possam fazer viagens a ritmos decentes com consumos da ordem dos 5 litros, ou num transatlântico como o mercedes S a gastar 7 e tal.

                      Comentário


                        #12
                        Não percebi.

                        Ficaste espantado com a enorme diferença de custos ou esperavas (ainda) mais?

                        Essa conta é algo que por aqui não se faz muitas vezes, e convém ainda não esquecer que esses são valores de "best case scenario".

                        No dia-a-dia, esses 7 litros do A7 são uma verdadeira miragem, mesmo com ritmos muito calmos.

                        A actual evolução do preço dos combustíveis em nada vem ajudar estas diferenças, pois mesmo reduzindo a diferença entre o diesel e a gasolina, quando falamos de unidades (litros) com fartura, falamos em muito dinheiro.

                        No fundo é o consumo menor "possível" em litros que cria a vantagem na maioria da situações (existindo excepções, claro).

                        O que interessa no mundo real é que nesse passeio, entre o valor do Megane e do Mercedes C está um almoço simpático.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                          Isso até faz sentido e está dependende da bolsa (€) da pessoa, até existe ai uma equivalência entre o custo da viagem e depois concerteza do preço do almoço em si...
                          Sim claro, mas mesmo para quem tem muito dinheiro estes V8 são caros de utilizar.

                          Originalmente Colocado por Sargo Ver Post
                          A mim o que me chateia é não ter o poder monetário para poder para ter o c63 amg ...

                          Os consumos são proporcionais ao gozo da viagem , no fim de semana dei uma voltinha no meu bebado e fiz uma média de 18L e soube-me lindamente ...
                          Sai mais barato que ir a um psicologo, e limpa da cabeça uma semana de trabalho stressante com grande facilidade.
                          Neste os consumos são todos a velocidades muito moderadas.

                          Por acaso é pena que as revistas não meçam os carros a ritmos mais altos, mas percebo que o politicamente correcto não permite

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            Não estou muito convencido disso ....

                            Ou seja, que o Golf e o Megane se forem a abrir (180/200) possam gastar 10 ou quase acredito, mas quanto gastará o C63 ?

                            Se a deslizar a 120/140 gasta 15, se for a 250/300 deve gastar uns 50
                            Uma megane a fundo a 200 não gasta "quase 10"... Gasta bem mais que isso.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                              Não estou muito convencido disso ....

                              Ou seja, que o Golf e o Megane se forem a abrir (180/200) possam gastar 10 ou quase acredito, mas quanto gastará o C63 ?

                              Se a deslizar a 120/140 gasta 15, se for a 250/300 deve gastar uns 50
                              Mas se o c63 for também a 180/200kms/h, provavelmente o consumo pouco aumenta, uma vez que a 200 vai a deslizar...

                              Foi isto que provaram no top gear, quando confrontaram um prius com um m3 em pista


                              Cump.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Uma megane a fundo a 200 não gasta "quase 10"... Gasta bem mais que isso.
                                Também não será muito mais (se falarmos de "a fundo" de AE).

                                No entanto a questão continua lá: e qual o consumo dos mais potentes se forem na casa dos 200 km/h ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Não percebi.

                                  Ficaste espantado com a enorme diferença de custos ou esperavas (ainda) mais?

                                  Essa conta é algo que por aqui não se faz muitas vezes, e convém ainda não esquecer que esses são valores de "best case scenario".

                                  No dia-a-dia, esses 7 litros do A7 são uma verdadeira miragem, mesmo com ritmos muito calmos.

                                  A actual evolução do preço dos combustíveis em nada vem ajudar estas diferenças, pois mesmo reduzindo a diferença entre o diesel e a gasolina, quando falamos de unidades (litros) com fartura, falamos em muito dinheiro.

                                  No fundo é o consumo menor "possível" em litros que cria a vantagem na maioria da situações (existindo excepções, claro).

                                  O que interessa no mundo real é que nesse passeio, entre o valor do Megane e do Mercedes C está um almoço simpático.
                                  A mim surpreende-me que carros bastante decentes possam gastar 5 a 120/140 e impressiona-me os 15 do mercedes C a ritmos que para um carro daqueles são quase de ralenti

                                  O que puseste a bold é verdade e por isso em parte resolvi partilhar esta reflexão

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                                    Mas se o c63 for também a 180/200kms/h, provavelmente o consumo pouco aumenta, uma vez que a 200 vai a deslizar...

                                    Foi isto que provaram no top gear, quando confrontaram um prius com um m3 em pista


                                    Cump.

                                    Embora o princípio desse teste seja engraçado, em termos reais de estrada tenho algumas dúvidas que um c63 vá a deslizar, porque continua a ir a alimentar uma quantidade de cv e cc grande, pneus e jantes enormes, etc.

                                    Isto tem um ponto de equilíbrio, senão um motor de 10.000cc gastaria 4 litros a 200 km/h (hipérbole, claro).

                                    Aliás, aplicado a um exemplo que tenho, a minha mota a 200 km/h vai a deslizar (dado que encosta o ponteiro aos 300 km/h), mas a rolar na casa dos 200 km/h ela vai com imensa potência disponível, mas já vai com um consumo superior em cerca de 60% acima do que faz a 140 km/h.
                                    Editado pela última vez por rca33; 24 January 2011, 15:42.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Não estou muito convencido disso ....

                                      Ou seja, que o Golf e o Megane se forem a abrir (180/200) possam gastar 10 ou quase acredito, mas quanto gastará o C63 ?

                                      Se a deslizar a 120/140 gasta 15, se for a 250/300 deve gastar uns 50
                                      nao podes comparar entre gasoleo e gasolina... sao motores opostos...
                                      aw um golf a 180 gasta mais de 10 visto estar a fazer o seu esforco maximo, no entanto se comparares com outro diesel 3.0 por exemplo a 180 nao vai a fazer grande esforco sendo possivel gastar 9 ou 10 L

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Não estou muito convencido disso ....

                                        Ou seja, que o Golf e o Megane se forem a abrir (180/200) possam gastar 10 ou quase acredito, mas quanto gastará o C63 ?

                                        Se a deslizar a 120/140 gasta 15, se for a 250/300 deve gastar uns 50
                                        Repara neste gráfico, que ilustra bem o meu raciocínio:



                                        Nesta comparação entre um Mercedes SLK 200 K, de 163 CV, se não estou em erro, contra um Porsche 911 Carrera S, com 355 CV, durante uma parte do teste o consumo do Porsche aumenta cada vez mais em relação ao do MB, mas, a certa altura, quando o MB começa a aproximar-se da sua velocidade máxima (por volta dos 210-220 km/h) e o Porsche ainda tem muito fôlego para dar, o consumo do Mercedes chega mesmo a ultrapassar o do Porsche!

                                        É isso que eu quero dizer!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                          Repara neste gráfico, que ilustra bem o meu raciocínio:



                                          Nesta comparação entre um Mercedes SLK 200 K, de 163 CV, se não estou em erro, contra um Porsche 911 Carrera S, com 355 CV, durante uma parte do teste o consumo do Porsche aumenta cada vez mais em relação ao do MB, mas, a certa altura, quando o MB começa a aproximar-se da sua velocidade máxima (por volta dos 210-220 km/h) e o Porsche ainda tem muito fôlego para dar, o consumo do Mercedes chega mesmo a ultrapassar o do Porsche!

                                          É isso que eu quero dizer!
                                          exactamente... e tudo uma questao de esforco por parte do motor...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Embora o princípio desse teste seja engraçado, em termos reais de estrada tenho algumas dúvidas que um c63 vá a deslizar, porque continua a ir a alimentar uma quantidade de cv e cc grande, pneus e jantes enormes, etc.

                                            Isto tem um ponto de equilíbrio, senão um motor de 10.000cc gastaria 4 litros a 200 km/h (hipérbole, claro).
                                            Certo, mas o principio será o de não ser assim tão linear a subida de consumo.

                                            Agora que consome bastante a ritmos calmos (os tais 120/140), totalmente de acordo

                                            Os v8 não são grandes exemplos no que toca a consumos... já os i6 da rival bmw, são substâncialmente melhores.


                                            Cump.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Repara neste gráfico, que ilustra bem o meu raciocínio:



                                              Nesta comparação entre um Mercedes SLK 200 K, de 163 CV, se não estou em erro, contra um Porsche 911 Carrera S, com 355 CV, durante uma parte do teste o consumo do Porsche aumenta cada vez mais em relação ao do MB, mas, a certa altura, quando o MB começa a aproximar-se da sua velocidade máxima (por volta dos 210-220 km/h) e o Porsche ainda tem muito fôlego para dar, o consumo do Mercedes chega mesmo a ultrapassar o do Porsche!

                                              É isso que eu quero dizer!
                                              Certo.

                                              Mas para além de não conhecermos outros factores inerentes aos automóveis (desde aerodinâmica, relações de caixa, optimização do motor, etc), basta desceres 20 km/h da velocidade máxima para teres logo um diferencial de 3 litros em favor do motor mais pequeno.

                                              Ou seja, a interpretação de ir "a fundo" teria de ser literal - o que do ponto de vista mecânico é algo que de modo muito prolongado não me parece fazer muito sentido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Repara neste gráfico, que ilustra bem o meu raciocínio:



                                                Nesta comparação entre um Mercedes SLK 200 K, de 163 CV, se não estou em erro, contra um Porsche 911 Carrera S, com 355 CV, durante uma parte do teste o consumo do Porsche aumenta cada vez mais em relação ao do MB, mas, a certa altura, quando o MB começa a aproximar-se da sua velocidade máxima (por volta dos 210-220 km/h) e o Porsche ainda tem muito fôlego para dar, o consumo do Mercedes chega mesmo a ultrapassar o do Porsche!

                                                É isso que eu quero dizer!
                                                Percebi o que quiseste dizer

                                                Muito bom este gráfico, vou guardá-lo. É mesmo uma pérola, obrigado !

                                                Sim ! perto do limite os acréscimos adicionais de velocidade fazem-se pagar muito caro, o mesmo acontece com o porsche quando se aproxima dos 293, onde gasta 37.

                                                Imagino o que gastará este mercedes AMG no seu máximo de velocidade .....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Há que ter em atenção uma coisa: quanto mais sobre a velocidade, mais os consumos dos carros menos potentes se aproximam dos valores atingidos pelos mais potentes.

                                                  Ou seja, a subida de consumo não é proporcional em todos os carros em relação à subida de velocidade (os mais fracos vão consumir bastante mais e os mais potentes não vão consumir muito mais).
                                                  Isso não é assim, Lino.

                                                  A 200 km/h, o consumo do C63 AMG também aumenta muito. Vai ultrapassar os 20 Litros, enquando o Mégane andará ali um pouco acima dos 10 litros.

                                                  Se me disseres que, a 200 km/h, um Mégane 2.0 dci gastará menos que um 1.5 dci, acredito.

                                                  Em casos com motores tão diferentes, o consumo do motor mais pequeno será sempre muito inferior.

                                                  Em relação a estes carros fazerem 5 litros numa viagem, tudo depende da paciência de cada um. Para mim, andar a esses ritmos é uma seca.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                    Isso não é assim, Lino.

                                                    A 200 km/h, o consumo do C63 AMG também aumenta muito. Vai ultrapassar os 20 Litros, enquando o Mégane andará ali um pouco acima dos 10 litros.

                                                    Se me disseres que, a 200 km/h, um Mégane 2.0 dci gastará menos que um 1.5 dci, acredito.
                                                    É isto!

                                                    A comparação da imagem colocada atrás tem a validade que tem, pois estamos a comparar laranjas com avelãs.

                                                    São carros diferentes a imensos níveis, e há tantas variáveis que a conclusão não pode ser taxativa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O consumo é sempre uma curva com uma progressão exponencial.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                        Certo.

                                                        Mas para além de não conhecermos outros factores inerentes aos automóveis (desde aerodinâmica, relações de caixa, optimização do motor, etc), basta desceres 20 km/h da velocidade máxima para teres logo um diferencial de 3 litros em favor do motor mais pequeno.

                                                        Ou seja, a interpretação de ir "a fundo" teria de ser literal - o que do ponto de vista mecânico é algo que de modo muito prolongado não me parece fazer muito sentido.
                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        Isso não é assim, Lino.

                                                        A 200 km/h, o consumo do C63 AMG também aumenta muito. Vai ultrapassar os 20 Litros, enquando o Mégane andará ali um pouco acima dos 10 litros.

                                                        Se me disseres que, a 200 km/h, um Mégane 2.0 dci gastará menos que um 1.5 dci, acredito.

                                                        Em casos com motores tão diferentes, o consumo do motor mais pequeno será sempre muito inferior.

                                                        Em relação a estes carros fazerem 5 litros numa viagem, tudo depende da paciência de cada um. Para mim, andar a esses ritmos é uma seca.
                                                        Vocês ainda não estão a entender o meu raciocínio.

                                                        O que eu quero dizer é: nem sempre é verdade que um carro mais potente consuma automaticamente mais do que um que é menos. Se estivermos a uma velocidade que esteja próxima da velocidade máxima do carro menos potente, aquele que é bem mais forte acabará até por poder consumir menos do que o outro.

                                                        No caso concreto, é um facto que podes fazer uma viagem a velocidades na região dos 220 km/h mais "económica" num carro de 355 CV do que noutro com menos de metade da potência!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          Isso não é assim, Lino.

                                                          A 200 km/h, o consumo do C63 AMG também aumenta muito. Vai ultrapassar os 20 Litros, enquando o Mégane andará ali um pouco acima dos 10 litros.

                                                          Se me disseres que, a 200 km/h, um Mégane 2.0 dci gastará menos que um 1.5 dci, acredito.

                                                          Em casos com motores tão diferentes, o consumo do motor mais pequeno será sempre muito inferior.

                                                          Em relação a estes carros fazerem 5 litros numa viagem, tudo depende da paciência de cada um. Para mim, andar a esses ritmos é uma seca.
                                                          Concordo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Lino, o que tu referes só acontece numa situação muito específica. Isto ocorre porque um dos factores mais influentes para o consumo é a carga no acelerador.

                                                            Ora, o carro que está na sua velocidade máxima precisará de ir a fundo, enquanto o outro irá a 3/4 do acelerador, possivelmente. Além disso, há o regime de motor.

                                                            Regra geral, o carro com motor mais pequeno consumirá menos.

                                                            Comentário

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