Vou partilhar convosco uma pequena reflexão que fiz.
Numa recente publicação nacional vi os seguintes consumos para os seguintes carros:
-----------------------------------------cv----Peso----80/100---120/140---cidade
Renault Mégane Sport Tourer 1.5 dci-110---1320------4,6--------5,0-------5,7
VW Golf Variant 1.6 tdi----------------105---1370------4,5--------5,1-------6,3
Audi A7 sportback 3.0 tdi--------------245---1770------5,7--------7,1------10,3
Mercedes S350 bluetec longo---------258---2060------5,1--------7,6------10,4
BMW M3 coupé-------------------------420---1655------8,9--------9,9------18,0
Mercedes C63 AMG--------------------457---1795-----10,5-------14,7------22,1
O que temos aqui é uma misturada entre:
2 station competentes e racionais do segmento C a diesel
1 segmento E e 1 segmento F com potentes motores a diesel
2 segmentos D (1 berlina e 1 coupé) com 1 V8 pequeno/médio e 1 grande V8
Todos serão bons estradistas e bons carros para fazer uma viagem, cumprindo folgadamente os mínimos embora com diferenças obvias.
Admitindo os actuais preços da gasolina (galp) :
Diesel---------1,363
s/chumbo98--1,688
Para alguém que vá almoçar a Évora e que faça a viagem a um ritmo pachorrento de 120/140 (270 km ida e volta), gastaria o seguinte:
----------------litros-----valor
Renault--------13,50---18,4 euros
VW-------------13,77---18,8 euros
Audi------------19,17---26 euros
Mercedes S----20,52---28 euros
BMW-----------26,73---45 euros
Mercedes C----39,69---67 euros
Claro que se o ritmo for "apressado" como a estrada convida, facilmente falamos de 1,5 vezes o valor para os mais lentos e o dobro para os mais rápidos.
Todos sabemos que há grandes diferenças entre os consumos dos carros, mas visto assim impressiona, pelo menos a mim
Numa recente publicação nacional vi os seguintes consumos para os seguintes carros:
-----------------------------------------cv----Peso----80/100---120/140---cidade
Renault Mégane Sport Tourer 1.5 dci-110---1320------4,6--------5,0-------5,7
VW Golf Variant 1.6 tdi----------------105---1370------4,5--------5,1-------6,3
Audi A7 sportback 3.0 tdi--------------245---1770------5,7--------7,1------10,3
Mercedes S350 bluetec longo---------258---2060------5,1--------7,6------10,4
BMW M3 coupé-------------------------420---1655------8,9--------9,9------18,0
Mercedes C63 AMG--------------------457---1795-----10,5-------14,7------22,1
O que temos aqui é uma misturada entre:
2 station competentes e racionais do segmento C a diesel
1 segmento E e 1 segmento F com potentes motores a diesel
2 segmentos D (1 berlina e 1 coupé) com 1 V8 pequeno/médio e 1 grande V8
Todos serão bons estradistas e bons carros para fazer uma viagem, cumprindo folgadamente os mínimos embora com diferenças obvias.
Admitindo os actuais preços da gasolina (galp) :
Diesel---------1,363
s/chumbo98--1,688
Para alguém que vá almoçar a Évora e que faça a viagem a um ritmo pachorrento de 120/140 (270 km ida e volta), gastaria o seguinte:
----------------litros-----valor
Renault--------13,50---18,4 euros
VW-------------13,77---18,8 euros
Audi------------19,17---26 euros
Mercedes S----20,52---28 euros
BMW-----------26,73---45 euros
Mercedes C----39,69---67 euros
Claro que se o ritmo for "apressado" como a estrada convida, facilmente falamos de 1,5 vezes o valor para os mais lentos e o dobro para os mais rápidos.
Todos sabemos que há grandes diferenças entre os consumos dos carros, mas visto assim impressiona, pelo menos a mim
Comentário