Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro com cerca de 100.000km que nunca foi puxado...tem salvação?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro com cerca de 100.000km que nunca foi puxado...tem salvação?

    Há quem diga que um carro que nunca foi puxado tem um rendimento inferior? creio que é verdade, pois vai acumulando carvão nos colectores, egr's etc...

    um carro que tenha andado sempre em baixas (durante cerca de 100.000km) ainda pode ter salvação? ou nunca mais vai ter o rendimento normal? ou é andar uns tempos a "dar-lhe gás" e juntar aqueles aditivos ao combustível que ele normaliza...

    conheço que tenha adquirido um jazz e aquilo tem muita dificuldade de passar das 4000rpm's e dá pouco mais de 150km/h de velocidade máxima (não quer dizer que vá andar a mais velocidade, mas o carro deveria dar cerca de 170)...

    #2
    Até devia dar mais qualquer coisita acima dos 170kmh.

    Isso é ir puxando por ele que mais km menos km ele começa a soltar-se. Depois a questão das centralinas se irem adaptando ao estilo de condução também ajuda a que ele tenha ficado molengão, mas da forma que ajudou na molenguice, irá ajudar ao carro soltar-se.

    No meu noto-o mais solto sempre que leva umas esfregas mais aplicadas! É ir puxando cada dia mais por ele, depois de quente não estraga dar umas gazadas até ao red-line.


    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      Tem salvação sim Sr, é fazer uma revisão ao carro e depois ir puxando por ele gradualmente, daqui a umas semanas já parece outro :P
      De frisar que para mim os únicos aditivos que resultam são os STP ;) os outros nunca senti melhoria nenhuma

      Comentário


        #4
        Há quem diga que se o carro andar bem fica mais solto, eu tenho andado a um ritmo calmo com o meu nos ultimos tempos, depois logo verei se é verdade

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
          Há quem diga que se o carro andar bem fica mais solto, eu tenho andado a um ritmo calmo com o meu nos ultimos tempos, depois logo verei se é verdade
          E ao ficar mais solto acredita que gasta menos

          Comentário


            #6
            eu acredito plenamente nisso, o corsa dos meus pais tem 67.000km feitos em cidade, um gajo mete o carro na autoestrada e ele chega aos 100 e sente-se que o carro ja esta começar a fazer um esforço extra na casa das 3000rpm....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
              eu acredito plenamente nisso, o corsa dos meus pais tem 67.000km feitos em cidade, um gajo mete o carro na autoestrada e ele chega aos 100 e sente-se que o carro ja esta começar a fazer um esforço extra na casa das 3000rpm....
              Mas quer isso dizer que vai a gastar mais???
              Duvido!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                eu acredito plenamente nisso, o corsa dos meus pais tem 67.000km feitos em cidade, um gajo mete o carro na autoestrada e ele chega aos 100 e sente-se que o carro ja esta começar a fazer um esforço extra na casa das 3000rpm....
                Se é num corsa c 1.2 75 é normal.

                Comentário


                  #9
                  acredito que depois de solto, o carro gaste menos... mas para o soltar, vai gastar mais ... mas acho que acaba por compensar...

                  é chato ir na auto-estrada a 120, surgir uma subida e quando se carrega a fundo o carro arrasta-se para subir a 100... só sinto isto numa traffic 2.5d de 1997 (mas aí compreendo) agora num jazz com 1150kg e 78cv isto não deveria acontecer...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LH Ver Post
                    acredito que depois de solto, o carro gaste menos... mas para o soltar, vai gastar mais ... mas acho que acaba por compensar...

                    é chato ir na auto-estrada a 120, surgir uma subida e quando se carrega a fundo o carro arrasta-se para subir a 100... só sinto isto numa traffic 2.5d de 1997 (mas aí compreendo) agora num jazz com 1150kg e 78cv isto não deveria acontecer...

                    Depende, porque para o soltar, também não é a fazer arranques a fundo nem acelerações a fundo, para soltar um carro basta fazer AE a 120/130 Km/h durante uns bons Km, e não é necessário fazer isso todos dias, mas 1 vez de 15 em 15 dias deve chegar para ir tirando o carvão e soltar o carro. Eu custumo fazer isso e noto nos consumos e na resposta do motor.

                    Comentário


                      #11
                      A unica coisa que me preocupa é o "calo do cilindro" que os carros pouco puxados têm tendência a ganhar e que depois com as tentativas de soltar o carro acaba por não dar saúde nenhuma aos segmentos.

                      Mas também não é um motor muito rodado, se fosse a ti ia com bastante calma, não queiras por o carro a fundo ao corte para ficar a puxar repentinamente, vai subido de rotação gradualmente de tempos em tempos e com suavidade, pelo menos era o que eu fazia...

                      Comentário


                        #12
                        Tem salvação sim senhora!

                        Basta andares com ele de forma um bocadinho mais solta mas sem ser preciso andar a partir!

                        Acabas por notar melhorias.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                          A unica coisa que me preocupa é o "calo do cilindro" que os carros pouco puxados têm tendência a ganhar e que depois com as tentativas de soltar o carro acaba por não dar saúde nenhuma aos segmentos.

                          Mas também não é um motor muito rodado, se fosse a ti ia com bastante calma, não queiras por o carro a fundo ao corte para ficar a puxar repentinamente, vai subido de rotação gradualmente de tempos em tempos e com suavidade, pelo menos era o que eu fazia...
                          O que entendes por calo do cilindro?

                          Nunca entendi bem esse conceito.

                          Comentário


                            #14
                            Quando fiquei com o AX do meu avô, o carro estava bastante preso...

                            Passado uns tempos já fazia mais umas boas rotações em 5a

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                              Há quem diga que um carro que nunca foi puxado tem um rendimento inferior? creio que é verdade, pois vai acumulando carvão nos colectores, egr's etc...

                              um carro que tenha andado sempre em baixas (durante cerca de 100.000km) ainda pode ter salvação? ou nunca mais vai ter o rendimento normal? ou é andar uns tempos a "dar-lhe gás" e juntar aqueles aditivos ao combustível que ele normaliza...

                              conheço que tenha adquirido um jazz e aquilo tem muita dificuldade de passar das 4000rpm's e dá pouco mais de 150km/h de velocidade máxima (não quer dizer que vá andar a mais velocidade, mas o carro deveria dar cerca de 170)...
                              Ele não tinha salvação é se tivesse feito os 100.000 km a esmifrar!

                              Esse conceito do "preso" é bastante relativo, e considerando que há componentes que de facto ganham carvão, basta fazeres uns km de auto-estrada no prego (15 minutos chegam depois do motor bem quente) e a maior parte do carvão já saiu.

                              Há muitas teorias do motor "preso", mas o facto puro e duro é que um motor que tenha feito 100.000 km com uma rotação média de 4500 rpm trabalhou o dobro de outro que tenha feito esses km com uma rotação média de 2250 rpm, porque isto pressupõe (habitualmente) andar em mudanças mais baixas.

                              No fundo, é melhor irmos a 120 km/h em 5ª na AE com pouca rotação (onde em teoria ganharia o tal carvão irreversível) ou em 3ª às 6000 rpm para não ter tempo de ganhar carvão?

                              Se alguém me conseguir explicar como é que um motor que trabalhou menos e esteve sujeito a menos esforço pode estar irremediavelmente estragado, eu agradecia (excluindo situações de andar com o motor a "bater").

                              Edit: O meu Civic de 96 tem 130.000 km feitos maioritariamente em cidade e com a luz de econo ligada (abaixo das 2500 rpm até 4ª, 3000 rpm em 5ª). No entanto, quando eu pego nele e puxo por ele, dá os 210 km/h que todos os carros iguais dão. Não deveria o meu motor estar todo "estragado" do carvão ??? ;-)
                              Editado pela última vez por rca33; 25 January 2011, 15:13.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                acredito que depois de solto, o carro gaste menos... mas para o soltar, vai gastar mais ... mas acho que acaba por compensar...

                                é chato ir na auto-estrada a 120, surgir uma subida e quando se carrega a fundo o carro arrasta-se para subir a 100... só sinto isto numa traffic 2.5d de 1997 (mas aí compreendo) agora num jazz com 1150kg e 78cv isto não deveria acontecer...
                                Qual é a rotação a que vais?

                                A Honda tem tendência a optar por 5ªs para o consumo, o que se reflecte negativamente na capacidade de vencer subidas com pouca rotação.

                                Em todo o caso, o que deves fazer é ver os filtros e velas. Estes são os primeiros items a verificar em caso de suspeita de perda de potência.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Ele não tinha salvação é se tivesse feito os 100.000 km a esmifrar!

                                  Esse conceito do "preso" é bastante relativo, e considerando que há componentes que de facto ganham carvão, basta fazeres uns km de auto-estrada no prego (15 minutos chegam depois do motor bem quente) e a maior parte do carvão já saiu.

                                  Há muitas teorias do motor "preso", mas o facto puro e duro é que um motor que tenha feito 100.000 km com uma rotação média de 4500 rpm trabalhou o dobro de outro que tenha feito esses km com uma rotação média de 2250 rpm, porque isto pressupõe (habitualmente) andar em mudanças mais baixas.

                                  No fundo, é melhor irmos a 120 km/h em 5ª na AE com pouca rotação (onde em teoria ganharia o tal carvão irreversível) ou em 3ª às 6000 rpm para não ter tempo de ganhar carvão?

                                  Se alguém me conseguir explicar como é que um motor que trabalhou menos e esteve sujeito a menos esforço pode estar irremediavelmente estragado, eu agradecia (excluindo situações de andar com o motor a "bater").

                                  Edit: O meu Civic de 96 tem 130.000 km feitos maioritariamente em cidade e com a luz de econo ligada (abaixo das 2500 rpm até 4ª, 3000 rpm em 5ª). No entanto, quando eu pego nele e puxo por ele, dá os 210 km/h que todos os carros iguais dão. Não deveria o meu motor estar todo "estragado" do carvão ??? ;-)
                                  O meu até agora tambem não notei diferença e costumo ou tenho andado nos ultimos tempo sempre com calma e a baixas rotações.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando tirei a carta fiquei com um Twingo 1.2 de 1997 da minha irmã...
                                    Durante os 5 ou 6 anos em que ela teve o carro, 99% dos kms foram feitos no percurso Linda-a-Velha <-> Belém (cerca de 4,5km para cada lado).
                                    Os percursos mais longos e de fim de semana eram sempre por nacionais.

                                    Quando peguei no carro, morria em AE a partir dos 90km/h e não aguentava uma subida de 2~3% em 5ª.
                                    Depois de meia dúzia de viagens e uns quantos depósitos de SC98 do Jumbo, o mini-caixotinho fartava-se de andar (dentro das limitações) e já se aguentava bem em AE a 120km/h em subidas ligeiras.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                      Qual é a rotação a que vais?

                                      A Honda tem tendência a optar por 5ªs para o consumo, o que se reflecte negativamente na capacidade de vencer subidas com pouca rotação.

                                      Em todo o caso, o que deves fazer é ver os filtros e velas. Estes são os primeiros items a verificar em caso de suspeita de perda de potência.
                                      creio que a 120 vai a pouco mais de 3000rpm's

                                      à menos de 1000km o carro mudou velas e filtros e fez-se a limpeza de egr...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho algumas dúvidas sobre o puxar.
                                        Se levar a 4ª até perto da velocidade de corte (com margem de 20 km/h, e depois passar para 5ª) isso também é considero puxar ou apenas esmifrar, mesmo que o motor esteja preso?

                                        Ou basta andar a 110-120-130 em 5ª, mesmo que entre as 3000-3500 rpm durante uns quilometrozinhos?

                                        Comentário


                                          #21
                                          o problema é que para algumas pessoas puxar pelo carro não é andar a uma velocidade cruzeiro de 130km/h durante uns bons kilometros, mas sim fazer viagens de 7kilomentros a 180.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso é como agarrar uma virgem de 40 anos.....paciencia e muito jeitinho.......

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                              creio que a 120 vai a pouco mais de 3000rpm's

                                              à menos de 1000km o carro mudou velas e filtros e fez-se a limpeza de egr...
                                              Experimenta fazer um bocado de AE em que puxes progressivamente mais pelo carro, mas vindo para mudanças mais baixas, estilo puxar a quarta até ao fim (perto do redline) e depois meter quinta e continuar a puxar.

                                              Muitos motores Honda têm o 'senão' de serem pouco redondos (pelo menos quando associados às caixas que costumam ser associados), e isto provoca que deslizem bem a baixo regime, respondam bem em altas, mas em médias sejam um bocado amorfos.

                                              No entanto, se tu entrares numa AE (ou via rápida) e puxares a partir de segunda todas as mudanças até perto do redline, ele tem de responder certinho e de forma consistente.

                                              Em último caso, e na falta de teres um outro Jazz para comparar a condução, podes mandar fazer um teste de potência e ver se há ali qualquer coisa de errado, mas o conceito de "irremediavelmente preso" é algo que eu pura e simplesmente não acredito, e digo-o baseado em experiências com diversos carros, incluindo Honda e Toyota.

                                              Deixa-me no entanto dizer que dos muitos Honda que conheço (e até tive alguns), raros são aqueles que têm uma excelente resposta na última mudança.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por frang255 Ver Post
                                                Isso é como agarrar uma virgem de 40 anos.....paciencia e muito jeitinho.......
                                                Terei que acreditar na tua palavra.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tive 1 carro que era mais ou menos isso.

                                                  Em 2003 veio para as minhas mãos com quase 5 anos um toyota starlet de 99 com 22500kms (!!!).

                                                  Preso e tal, como tinha feito a revisão à pouco e tinha poucos kms foi andar normalmente com ele. Foi vendido com 120 mil e a ultima vez que vi a dona salvo erro ia nos 140 ou 150 mil, e sempre a rolar.

                                                  É uma boa revisão, puxar progressivamente e depois trata-lo mal que ele gosta

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o meu fiesta 1.1 de 1995 de 50cv(quando era novo, alguns ja devem ter ficado pelo caminho) quando o comprei era de uma velhota tinha 90mil km, depois de lhe dar uns esticoes aos poucos ficou bastante diferente, mais solto, nao é q agora ande ande muito mas anda bem melhor.
                                                    quando o comprei nao passava dos 140kmh, agora da 180 a descer embalado, e vou de coimbra a viana do castelo sempre a 140/150kmh, naquelas subidas mais complicadas é que pronto, por exemplo na subida de exposende as vezes tenho que meter a 3a

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Uma boa revisão, umas viagens em AE, puxar de vez enquanto uma 2ª e uma 3ª, colocar um líquido de limpeza no depósito, isso vai ao sítio. Não faças é como alguns que de tanto quererem esticar o motor, acabam por rebentá-lo!

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X