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Diesel vs gasolina

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    Diesel vs gasolina

    Acham possivel um motor Diesel ter as perfomances de um motor aspirado limitados apenas á cilindrada?

    #2
    Um dos 373 567 tópicos que já existem sobre isto não chegam?!...

    Comentário


      #3
      Acho que se amanha quiser postar aqui não vou poder.

      Comentário


        #4
        Será que pelo tema e questões técnicas darem de falar e comentar?
        É que pelo que leio e vejo, existem teorias que devem ser anedotas para muito Eng. ligado á competição automóvel e não só até á própria produção de veículos a motor de combustão!
        Nota-se sim um certo "martelamento" de opiniões em que o motor Diesel é em muitos aspectos o "supra sumo" divinal da perfomance em comparação com o seu congenere motor a gasolina

        Comentário


          #5
          Anedotas anedotas só gajus que não sabem usar o search

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
            Anedotas anedotas só gajus que não sabem usar o search
            e gajuss que escrevem por escrever e respondem por responder

            Comentário


              #7
              Post repetido.

              Podem Fechar.

              P.S.: Vem bem explicito nas regras que deves fazer search no forum para verificar que não existem duplicados. Neste tema tens uns 500...

              Comentário


                #8
                Mais uma vez, se é para tentar de alguma forma ser junto e verdadeiro, se compararmos um motor diesel aspirado com um motor a gasolina aspirado, ambos com a mesma cilindrada, o motor a gasolina cilindra literalmente o motor a gasóleo em performance.

                Não há volta a dar.
                A Física é tramada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                  Mais uma vez, se é para tentar de alguma forma ser junto e verdadeiro, se compararmos um motor diesel aspirado com um motor a gasolina aspirado, ambos com a mesma cilindrada, o motor a gasolina cilindra literalmente o motor a gasóleo em performance.

                  Não há volta a dar.
                  A Física é tramada.
                  Don't feed the troll!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                    Mais uma vez, se é para tentar de alguma forma ser junto e verdadeiro, se compararmos um motor diesel aspirado com um motor a gasolina aspirado, ambos com a mesma cilindrada, o motor a gasolina cilindra literalmente o motor a gasóleo em performance.

                    Não há volta a dar.
                    A Física é tramada.
                    Aqui está a resposta e não há muito mais a dizer no que diz respeito à comparação de atmosférico gasolina/diesel.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                      Mais uma vez, se é para tentar de alguma forma ser junto e verdadeiro, se compararmos um motor diesel aspirado com um motor a gasolina aspirado, ambos com a mesma cilindrada, o motor a gasolina cilindra literalmente o motor a gasóleo em performance.

                      Não há volta a dar.
                      A Física é tramada.
                      A física dá vantagem em performance à gasolina, mas vantagem em rendimento ao gasóleo, o Homem tratou do resto, desenvolveu motores potentes a gasolina, e motores económicos a gasóleo, são finalidades diferentes.

                      Não tenho duvida que se fizessem um atmosférico a gasóleo com rpm mais elevadas e um binário a uma rotação mais elevada que um motor com a mesma cilindrada a gasolina já não "cilindrava" o motor a gasóleo, e com os sistemas de injecção a evoluir constantemente, o problema é que ninguém desenvolve motores assim, não têm interesse em faze-lo.

                      Também já não há motores a gasóleo sem sobrealimentação para comparar, se fizesse uma comparação do tipo 23d com 1.6THP, 2.0 vs 1.6 com potências idênticas, e um motor com 30 anos, diria que o gasóleo está a aproximar-se da gasolina em termos de cilindrada/potência.

                      Mas respondendo ao tópico, não me parece que o gasóleo chegue à performance da gasolina, pelo menos num futuro próximo, é a física

                      Comentário


                        #12
                        acho que isto responde a tua questao

                        YouTube - BMW 335i vs 335d - Side by side

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por 135d Ver Post
                          acho que isto responde a tua questao

                          YouTube - BMW 335i vs 335d - Side by side

                          Não me parece que responda.

                          É que ele referiu-se a versões atmosféricas.

                          Comentário


                            #14
                            Motores atmosféricos não sei... Os únicos motores atmosféricos a gasóleo que eu sei existirem são os muito antigos (que se usavam na Europa antes do "Ethyl") ou os mais recentes como os SDI...

                            Não se sabe a resposta a essa pergunta... Mas se se fala de física, basta saber que existe mais energia num litro de gasóleo do que num litro de gasolina.

                            O motor a gasóleo foi posto de lado durante décadas, a favor do motor a gasolina. O atraso tecnológico resultante em termos de desempenho é óbvio. No entanto, embora que saiba que não tem nada a ver com motores atmosféricos:

                            List of 24 Hours of Le Mans winners - Wikipedia, the free encyclopedia

                            Se se retirassem os turbos a estes motores de gasóleo e gasolina, os gasóleos ficariam na frente? Não se sabe dizer (pelo menos eu não...). Mas acho que nunca se saberá, visto que o motor de combustão interna está a chegar ao fim da sua vida. Vai ser substituído pelos eléctricos.

                            Enfim, acho que só mesmo pela discussão gasóleo vs. gasolina é que vale a pena.

                            Existem n tópicos neste fórum sobre o assunto. Uns mais animados que outros tais as paixões...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                              Motores atmosféricos não sei... Os únicos motores atmosféricos a gasóleo que eu sei existirem são os muito antigos (que se usavam na Europa antes do "Ethyl") ou os mais recentes como os SDI...

                              Não se sabe a resposta a essa pergunta... Mas se se fala de física, basta saber que existe mais energia num litro de gasóleo do que num litro de gasolina.

                              O motor a gasóleo foi posto de lado durante décadas, a favor do motor a gasolina. O atraso tecnológico resultante em termos de desempenho é óbvio. No entanto, embora que saiba que não tem nada a ver com motores atmosféricos:

                              List of 24 Hours of Le Mans winners - Wikipedia, the free encyclopedia

                              Se se retirassem os turbos a estes motores de gasóleo e gasolina, os gasóleos ficariam na frente? Não se sabe dizer (pelo menos eu não...). Mas acho que nunca se saberá, visto que o motor de combustão interna está a chegar ao fim da sua vida. Vai ser substituído pelos eléctricos.

                              Enfim, acho que só mesmo pela discussão gasóleo vs. gasolina é que vale a pena.

                              Existem n tópicos neste fórum sobre o assunto. Uns mais animados que outros tais as paixões...
                              Eu tive um Peugeot 106 1.5 diesel atmosférico. Era de 97 e nao acho que seja assim tão antigo.

                              Comentário


                                #16
                                O diesel precisa de turbo para equiparar se ao otto.

                                Peguem num 1.6 tdi e tirem lhe o turbo e comparem no com um 1.6 otto , é irrisorio

                                E outra coisa , falam em aumentar rpms , mas as proprias caracteristicas do gasoleo nao permite rpms mais elevadas penso eu
                                Editado pela última vez por Miguelspc; 27 January 2011, 20:35.

                                Comentário


                                  #17
                                  Vou dar aqui dois exemplos que são da década de 80 (sendo ambos os motores de 8 válvulas e Sohc, mas isto para mostrar a difereça entre motores da mesma cubicagem na própria marca).


                                  Ora temos por exemplo:

                                  Volkswagen Golf MKII

                                  O 1.6 Diesel tinha 54cv.

                                  O 1.6 Gasolina tinha 75cv.


                                  Ford Escort MKIV

                                  O 1.6 Diesel tinha 54cv

                                  O 1.6 Gasolina tinha 79cv (ou até 96cv no caso do XR3).
                                  Editado pela última vez por nto; 28 January 2011, 00:09.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Diesel vs gasolina...Not again....

                                    Já se sabe que diesel só serve para gastar menos litros de combustível e é totalmente turbodependente, isto para evitar performance vergonhosa (não confundir com força de trabalho). Ou seja, é bom em economia num país onde gasóleo e gasolina custam o mesmo, sendo excelente no caso específico de Portugal onde se vende a gasolina muito mais cara que o gasóleo.
                                    Para tudo o resto, existe o motor de ciclo otto. Atmosférico para uns que gostam da pureza do motor intacto e turbo para quem gosta dum impulso extra. Está tudo lá, agora decidam se o querem atmosférico, com compressor mecânico, com turbo (e quanta pressão) e têm toda a performance do mundo. A partir do momento em que andar a gasóleo é mais caro que andar a gasolina (gasóleo mais caro) este tipo de motor torna-se totalmente obsoleto porque tem na economia o seu único argumento desde que surgiu.
                                    End of story
                                    Editado pela última vez por GPL; 27 January 2011, 23:58.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                      Don't feed the troll!

                                      Já viste bem os tópicos sobre diesel vs gasolina que surgiram nos últimos meses?

                                      Comentário


                                        #20
                                        tuning.online.pt - View Single Post - Gasolina vs Gasóleo


                                        tirem as vossas conclusões

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ho não, outro tópico diesel vs otto.


                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                            Excelente! Guardei para referência futura, obrigado!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                              O autor do tópico, referiu-se a versões atmosféricas.

                                              Mas como já referido, um diesel da mesma cubicagem de um otto, para ter a mesma potência, precia de ser sobrealimentado.
                                              Editado pela última vez por nto; 28 January 2011, 00:49.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                O autor do tópico, referiu-se a versões atmosféricas.
                                                Mas como é hábito por estes lados falar-se de tudo menos o que pede o tópico principal, não achei mal postar aquela analise que retrata a realidade entre um diesel e um otto N/A

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                  Mas como é hábito por estes lados falar-se de tudo menos o que pede o tópico principal, não achei mal postar aquela analise que retrata a realidade entre um diesel e um otto N/A

                                                  Pois, quanto a isso tens razão.

                                                  Mas aí está, o diesel para ter uma potência identica ao otto, precisa de ser turbo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                    Pois, quanto a isso tens razão.

                                                    Mas aí está, o diesel para ter uma potência identica ao otto, precisa de ser turbo.
                                                    vendo por esse lado tb podia dizer que o otto para ter a potencia de um diesel turbo precisa de quase o "dobro" combustivel

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                      Diesel vs gasolina...Not again....

                                                      Já se sabe que diesel só serve para gastar menos litros de combustível e é totalmente turbodependente, isto para evitar performance vergonhosa (não confundir com força de trabalho). Ou seja, é bom em economia num país onde gasóleo e gasolina custam o mesmo, sendo excelente no caso específico de Portugal onde se vende a gasolina muito mais cara que o gasóleo.
                                                      Para tudo o resto, existe o motor de ciclo otto. Atmosférico para uns que gostam da pureza do motor intacto e turbo para quem gosta dum impulso extra. Está tudo lá, agora decidam se o querem atmosférico, com compressor mecânico, com turbo (e quanta pressão) e têm toda a performance do mundo. A partir do momento em que andar a gasóleo é mais caro que andar a gasolina (gasóleo mais caro) este tipo de motor torna-se totalmente obsoleto porque tem na economia o seu único argumento desde que surgiu.
                                                      End of story
                                                      Ainda que o gasóleo seja ao preço da gasolina, o diesel continua a ser mais barato uma vez que consome substancialmente menos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                        De uma comparação entre um diesel bi-turbo e um gasolina atmosférico, ainda por cima sem serem stock?!

                                                        Sinceramente não vejo o mínimo valor nesta comparação ou sequer a possibilidade de tirar algum tipo de conclusão.

                                                        Seja qual for a cc diesel e o número de turbos haverá sempre um motor semelhante a gasolina bastante superior.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por WildChild Ver Post
                                                          A física dá vantagem em performance à gasolina, mas vantagem em rendimento ao gasóleo, o Homem tratou do resto, desenvolveu motores potentes a gasolina, e motores económicos a gasóleo, são finalidades diferentes.

                                                          Não tenho duvida que se fizessem um atmosférico a gasóleo com rpm mais elevadas e um binário a uma rotação mais elevada que um motor com a mesma cilindrada a gasolina já não "cilindrava" o motor a gasóleo, e com os sistemas de injecção a evoluir constantemente, o problema é que ninguém desenvolve motores assim, não têm interesse em faze-lo.


                                                          Também já não há motores a gasóleo sem sobrealimentação para comparar, se fizesse uma comparação do tipo 23d com 1.6THP, 2.0 vs 1.6 com potências idênticas, e um motor com 30 anos, diria que o gasóleo está a aproximar-se da gasolina em termos de cilindrada/potência.

                                                          Mas respondendo ao tópico, não me parece que o gasóleo chegue à performance da gasolina, pelo menos num futuro próximo, é a física
                                                          Mas devias ter dúvidas.
                                                          Fisicamente um motor a gasóleo não está preparado para fazer grandes regimes.
                                                          Não é defeito, é feitio.

                                                          Um motor a gasóleo atmosférico nunca será mais perfomante do que um a gasolina atmosférico, para a mesma cilindrada.
                                                          Não sei porque se continua a bater nesta tecla.

                                                          Há coisas que são discutíveis, mas esta não.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Vou dar aqui dois exemplos que são da década de 80 (sendo ambos os motores de 8 válvulas e Sohc, mas isto para mostrar a difereça entre motores da mesma cubicagem na própria marca).


                                                            Ora temos por exemplo:

                                                            Volkswagen Golf MKII

                                                            O 1.6 Diesel tinha 54cv.

                                                            O 1.6 Gasolina tinha 75cv.


                                                            Ford Escort MKIV

                                                            O 1.6 Diesel tinha 54cv

                                                            O 1.6 Gasolina tinha 79cv (ou até 96cv no caso do XR3).
                                                            E de facto os melhores exemplos (únicos talvez) estão no que se fazia há umas décadas atrás.
                                                            Os teus exemplos são completamente válidos e mostram a diferença de um tipo de motor para o outro.
                                                            Faltava mesmo eram as acelerações.

                                                            Comentário

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