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Veículos eléctricos: Nova tecnologia permite aumentar a distância percorrida

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    Veículos eléctricos: Nova tecnologia permite aumentar a distância percorrida

    Veículos eléctricos: Nova tecnologia permite aumentar a distância percorrida sem necessidade de recarga da bateria






    A inovadora tecnologia está a ser desenvolvida por cientistas da Universidade de Newcastle e envolve a utilização de oxigénio atmosférico em vez de depender do gás armazenado na própria bateria num depósito de capacidade limitada.

    Um dos principais problemas apontados aos veículos eléctricos é a necessidade frequente de recarga, com a distância máxima que pode ser percorrida com a bateria carregada a ser muito inferior à que os veículos convencionais cobrem com o depósito cheio.
    No entanto, este “problema” pode em breve ser algo do passado se se confirmar o sucesso da tecnologia actualmente a ser desenvolvida por cientistas da Universidade de Newcastle em carros Smart.
    A bateria de última geração em que os investigadores britânicos estão a trabalhar, possuiu em vez de um depósito com oxigénio de capacidade limitada onde a energia é armazenada, um eléctrodo de carbono, onde os iões de lítio da bateria interagem directamente com o oxigénio atmosférico produzindo electricidade.
    Deste modo, esta bateria de lítio e ar, donominada, “lithium–air batery” permite multiplicar por 10 a quantidade de energia eléctrica armazenada numa bateria de lítio convencional, o que torna possível aumentar de forma significativa a distância que pode ser percorrida sem ser necessário recarregá-la.
    Por outro lado, visto que o eléctrodo que substitui o depósito de oxigénio é menos volumoso e pesado, as baterias de lítio e ar são mais pequenas e leves.
    Veículos eléctricos: Nova tecnologia permite aumentar a ... - Notícias - Naturlink

    #2
    Nova não será propriamente. A Toyota já está a trabalhar no mesmo há algum tempo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
      Nova não será propriamente. A Toyota já está a trabalhar no mesmo há algum tempo.
      Mesmo? Podes colocar aqui um link com informação sobre isso?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
        Mesmo? Podes colocar aqui um link com informação sobre isso?
        Aqui vai um "press-release" da Toyota de Novembro do ano passado.

        A parte relevante é a da investigação em novos tipos de baterias, onde aparece a referência às de metal-ar:

        5. Next-generation Secondary Batteries
        TMC is researching development of next-generation secondary batteries with performance that greatly exceeds that of lithium-ion batteries. Such research is aimed to help bring about the revolutionary advances in battery performance that will be necessary for the broad adoption of electric-motor-propelled eco-cars.
        • Solid-state batteries: TMC has successfully reduced what is known as particle resistance and has made progress toward creating full solid-state batteries in a promising compact package.
        • Metal-air batteries: TMC has determined the reaction mechanism of lithium-air batteries and has clarified its research policy regarding the batteries as rechargeable secondary batteries.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
          Aqui vai um "press-release" da Toyota de Novembro do ano passado.

          A parte relevante é a da investigação em novos tipos de baterias, onde aparece a referência às de metal-ar:

          5. Next-generation Secondary Batteries
          TMC is researching development of next-generation secondary batteries with performance that greatly exceeds that of lithium-ion batteries. Such research is aimed to help bring about the revolutionary advances in battery performance that will be necessary for the broad adoption of electric-motor-propelled eco-cars.
          • Solid-state batteries: TMC has successfully reduced what is known as particle resistance and has made progress toward creating full solid-state batteries in a promising compact package.
          • Metal-air batteries: TMC has determined the reaction mechanism of lithium-air batteries and has clarified its research policy regarding the batteries as rechargeable secondary batteries.
          Mas isso é apenas investigação ou está mesmo previsto entrar em produção?

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            #6
            Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
            Mas isso é apenas investigação ou está mesmo previsto entrar em produção?
            É investigação, por alguma razão a Toyota pediu ajuda à Tesla para colocar já o Rav4 eléctrico, visto a sua investigação levar ainda algum tempo.

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              #7
              Outra bateria com 10 vezes a capacidade das actuais!
              Silício multiplica por dez capacidade das baterias de lítio

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                #8
                Não pensem que alguma destas tecnologias estará no terreno nos próximos anos. Da investigação à produção vai um longo caminho, mesmo quando as coisas são promissoras. É bom saber é que há muitas entidades a dedicar-se ao assunto.

                Comentário


                  #9
                  A demora vai depender principalmente do preço do petroleo!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                    A demora vai depender principalmente do preço do petroleo!
                    Na mouche!

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