Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa manual vs automática (opinião sobre caixa auto Fiat/Lancia (página 6)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa manual vs automática (opinião sobre caixa auto Fiat/Lancia (página 6)

    Nos meus 41 anos e mais de 20 anos de carta nunca conduzi um carro de mudanças automáticas, nem sei conduzir isso

    Estava a pensar mudar de carro neste ano ou para o próximo, provavelmente um skoda octavia break

    Existem com caixa DSG automaticas e o normal

    Eu tenho medo das caixas automaticas, medo de não me habituar a elas, inclusive a minha mulher que é quem andará mais com o carro

    O acto de meter mudanças e pisar na embraiagem já são actos reflexos adquiridos há anos, não me provocará acidentes esta mudança ? sei lá, tipo baralhar-me com os pés ?!

    Também tenho medo de me tirar o prazer da condução

    valerão mesmo a pena sabendo também que os carros saem mais caros ?

    #2
    quem muda para uma automática raramente quer voltar para as manuais

    agora, se vale a pena? sinceramente acho que 2-3 mil por uma DSG é muito caro.

    Comentário


      #3
      nunca conduzi, mas quem conduz, diz maravilhas.
      Dizem que é apenas uma questão de hábito.

      Comentário


        #4
        Eu era como tu ... sempre achei que nunca me habituaria a um carro de caixa Auto ...

        Até que comprei um Saab 95 cx auto ... e nunca mais quiz um carro manual na vida ehehe

        demorei 2 dias para me habituar a 100% ...

        Depois do Saab 95 , comprei um Saab 93 ... depois outro saab 93 1.9 ... todos de caixa Auto.

        Brevemente irei comprar novo carro com caixa auto.


        No inicio é preciso alguma concentração ... mas facilmente te habituas ... Tens é de colocar o pé esquerdo bem longe dos pedais para nao cair na tentação !!

        Comentário


          #5
          mas um gajo não se engana com os pés ? há cuidados a ter ou algo assim ?

          é que estou mesmo a ver a minha Maria a ter um acidente com um carro novo a sair do stand

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
            mas um gajo não se engana com os pés ? há cuidados a ter ou algo assim ?

            é que estou mesmo a ver a minha Maria a ter um acidente com um carro novo a sair do stand

            Nao se engana porque só tens de usar um pé ...


            Se mantiveres a lógica que o Pé direito só serve para acelerar e travar nunca terás problemas !
            Nunca poderás é pensar que podes travar com o pé esquerdo ... isso esquece ... Encostas o pé bem ao lado esquerdo e conduzes normalmente ... aceleras e travas com o direito.

            Comentário


              #7
              Não há nada que enganar, basta "esquecer" o pé esquerdo.

              O direito continua a trabalhar do mesmo modo.

              Nos primeiros km é estranho, porque a perna esquerda parece que quer ir ao pedal, mas é uma questão de habito.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                mas um gajo não se engana com os pés ? há cuidados a ter ou algo assim ?

                é que estou mesmo a ver a minha Maria a ter um acidente com um carro novo a sair do stand


                Pelo sim pelo não ela que faça um Test Drive primeiro !

                Comentário


                  #9
                  Ao principio estranha-se mas depois entranha-se

                  É tudo uma questão de habito mas geralmente que se habitua ás automáticas não costuma voltar para as manuais

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                    Ao principio estranha-se mas depois entranha-se

                    É tudo uma questão de habito mas geralmente que se habitua ás automáticas não costuma voltar para as manuais

                    Verdade ... para mim neste momento era impensável voltar a ter um carro manual para o dia a dia ...
                    Recentemente andei 3 dias num A4 de seguro . e ja tava fartinho dele por causa da caixa ... que até é mto boa ... mas nao era auto.

                    Comentário


                      #11
                      Se é uma DSG, pelo que leio não vais querer mais caixas manuais!

                      Conheço quem tenha estado nos EUA e voltou para Portugal habituado às automáticas, comprou um carro manual, mas já voltou às automáticas. Se o € não for problema, avança .

                      Comentário


                        #12
                        É muito fácil, para andar pões na poisção D e quando páras no trânsito não presisas de fazer nada, para a marcha atrás pões no R, quando estacionas pões no P e o N é o ponto morto. Depois há mais funções, mas o mais importante é isto. Quanto aos pedais, só há 2 o acelarador e o travão o travão é maior e fazes tudo com o pé direito.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                          Nao se engana porque só tens de usar um pé ...


                          Se mantiveres a lógica que o Pé direito só serve para acelerar e travar nunca terás problemas !
                          Nunca poderás é pensar que podes travar com o pé esquerdo ... isso esquece ... Encostas o pé bem ao lado esquerdo e conduzes normalmente ... aceleras e travas com o direito.
                          eu falo por mim, mas ela deve ser igual e todos os que usam caixa manual : o pé direito balança entre o acelerador e o travão

                          mas ao mexer nas mudanças ou num acto de emergência...lá vem o pé esquerdo ...

                          e já agora, a embraiagem tem menos desgaste ?

                          Comentário


                            #14
                            Não há embraiagem.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                              Nos meus 41 anos e mais de 20 anos de carta nunca conduzi um carro de mudanças automáticas, nem sei conduzir isso

                              Estava a pensar mudar de carro neste ano ou para o próximo, provavelmente um skoda octavia break

                              Existem com caixa DSG automaticas e o normal

                              Eu tenho medo das caixas automaticas, medo de não me habituar a elas, inclusive a minha mulher que é quem andará mais com o carro

                              O acto de meter mudanças e pisar na embraiagem já são actos reflexos adquiridos há anos, não me provocará acidentes esta mudança ? sei lá, tipo baralhar-me com os pés ?!

                              Também tenho medo de me tirar o prazer da condução

                              valerão mesmo a pena sabendo também que os carros saem mais caros ?
                              Estes posts e ideias pré-concebidas assustam-me de sobremaneira, e provam o total desconhecimento sobre a matéria.

                              Um conselho que te dou: tenta, nem que seja com um carro alugado, fazer uns bons kms com um carro com cx auto, para tirares as tuas conclusões. Fazer tipo 1000 ou 2000 kms (no mínimo) é essencial para veres como é, e para ... depois não teres vontade de voltar à cx manual.

                              Eu, se pudesse, tinha obrigatoriamente com cx auto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                                É muito fácil, para andar pões na poisção D e quando páras no trânsito não presisas de fazer nada, para a marcha atrás pões no R, quando estacionas pões no P e o N é o ponto morto. Depois há mais funções, mas o mais importante é isto. Quanto aos pedais, só há 2 o acelarador e o travão o travão é maior e fazes tudo com o pé direito.
                                o pior é se me enganar nessas siglas...lol

                                tenho mesmo que fazer um test-drive

                                Comentário


                                  #17
                                  Só usas mesmo o D P e R

                                  Drive
                                  Park
                                  Reverse

                                  É simples.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                    quem muda para uma automática raramente quer voltar para as manuais
                                    Para quem não procura na condução qualquer tipo de emoção, acredito que sim E nesse grupo incluem-se a maior parte dos condutores.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                      o pior é se me enganar nessas siglas...lol

                                      tenho mesmo que fazer um test-drive
                                      Não tenhas receios com esse tipo de coisas, siglas, pé esquerdo, pé direito ...
                                      em menos de nada estás familiarizado com tudo isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isto é uma questão de gosto , nada melhor como experimentar . A cx DSG além de ser cara tem uma manutenção periodica diferente das outras cx automaticas , se os euros não faltam é ir experimentar a DSG e tirar as conclusões.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Cx automática é como os telemóveis: antes de aparecerem ninguém dava pela falta deles, agora ninguém vive sem eles.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por gustavorocha Ver Post
                                            Isto é uma questão de gosto , nada melhor como experimentar . A cx DSG além de ser cara tem uma manutenção periodica diferente das outras cx automaticas , se os euros não faltam é ir experimentar a DSG e tirar as conclusões.
                                            o investimento inicial é uma coisa, mas e a manutenção disso ?

                                            foi o que perguntei também, a manutenção é mais cara ? é igual ? desgasta mais essa coisa ?
                                            Editado pela última vez por Altar; 01 February 2011, 22:04.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                              Para quem não procura na condução qualquer tipo de emoção, acredito que sim E nesse grupo incluem-se a maior parte dos condutores.
                                              Experimenta um carro potente com uma BOA caixa automática, das mais recentes, e depois vem cá falar da falta de emoção

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                                                Cx automática é como os telemóveis: antes de aparecerem ninguém dava pela falta deles, agora ninguém vive sem eles.
                                                Alguns... já vi quem tenha testado DSG's e prefira uma manual. São muitos ainda que menos dos que ficam convertidos.

                                                Resta dizer que a DSG não é uma auto como as outras, também.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Para quem não procura na condução qualquer tipo de emoção, acredito que sim E nesse grupo incluem-se a maior parte dos condutores.
                                                  Os condutores de Rally e F1, adoram as caixas manuais... :-)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Já não me lembro onde mas vi um tópico para aqui onde faziam um exame a um passat com 100000Km com DSG e até realçaram que nunca deu problemas.
                                                    Editado pela última vez por Miguelox; 01 February 2011, 22:09.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                                                      Já não me lembro onde mas vi um tópico para aqui onde fasiam um exame a um passat com 100000Km com DSG e até realçaram que nunca deu problemas.
                                                      É normal. Em 100000 kms haveria de dar problemas?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                                        o investimento inicial é uma coisa, mas e a manutenção disso ?

                                                        foi o que perguntei também, a manutenção é mais cara ? é igual ? desgasta mais essa coisa ?
                                                        Só te posso falar da CMP (EGS) da Citroen. Tenho uma viatura com 4 anos com CMP, e problemas ZERO. Note-se que no caso da Citroen/Peugeot a caixa é uma caixa normalíssima, mas com controlo de embraiagem e mudanças hidráulico. As vantagens são muitas: Não queimas embraiagem, mudanças rápidas, fazes reduções com um toque de dedo nas patilhas do volante...

                                                        No meu caso, caixa manual nunca mais... Já não pego no carro da minha mulher, porque a seca da caixa manual é impossível... De facto não compreendo como insistem em comprar manual :-) Fica segredo... :-)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                          É normal. Em 100000 kms haveria de dar problemas?
                                                          Geralmente só começam a dar problemas quando deixam de ter a manutenção devida.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Miguelox Ver Post
                                                            Já não me lembro onde mas vi um tópico para aqui onde fasiam um exame a um passat com 100000Km com DSG e até realçaram que nunca deu problemas.
                                                            eu tenho um Bora TDI 1.9 de 110CV de caixa manual de 1999, e até aos 100.000 também não tive problemas de maior

                                                            agora com 170.000 já tem que levar uma embraiagem nova que ainda não mudei - até falam que tenho de mudar o volante bimassa que custa uma pipa de massa....sei lá....

                                                            e também o motor de injecção/bomba também estou desiludido, até nisso já tive que mexer....e custou-me 1400 euros na Bosh...se precisava ou não e/ou se fui enganado...é uma coisa que não sei, estes mecânicos de *****...
                                                            Editado pela última vez por Altar; 01 February 2011, 22:12.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X