Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa Pilotada Sim ou Não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa Pilotada Sim ou Não?

    Vou mudar de carro já em Março e o mais provável é optar pela nova carrinha 508. A marca sugere-me a versão eHDi que tem uma caixa CMP6 (caixa manual pilotada de 6 velocidades). Apesar dos vários comentários que li no fórum continuo com dúvidas em relação à mesma. Pelo que faço uma pergunta muito directa. Caixa Pilotada Sim ou Não?

    #2
    Dessa caixa concretamente não gostei. Muito lenta nas passagens, e não especialmente reactiva.

    Comentário


      #3
      Se gostas deste tipo de caixa, dizia "sim" de caras, mas tenho lido variadas críticas à actuação da caixa nestes novos C4 e 508 e-hdi, portanto acho melhor experimentar antes de comprar. Tenho essa caixa no 308 e gosto imenso dela, mas se lhe andaram a mexer, já não meto as mãos no fogo :S

      Comentário


        #4
        Tenho essa caixa num C4 de 2008 e aconselho-a especialmente para quem viva nas ou perto das grandes cidades. Gosto bastante dela e acho que vale todos os euros que me custou. Quanto à lentidão tenho a dizer que nunca me deixou ficar mal... Os poucos solavancos que se possam sentir nalgumas situações desaparecem assim que nos habituamos.
        Porém, se mexeram nela como o EDGE diz, aconselho-o a fazer um test-drive mais ou menos longo para que se possa habituar a ela (ainda que não vá ser suficiente) e tirar por si as conclusões quanto à lentidão e outras criticas negativas que lhe apontam

        Comentário


          #5
          Sim:

          - Melhores consumos
          - Menos CO2 -> Menos imposto
          - Descanso total na cidade
          - Protege a embraiagem
          - Podes sempre usar como manual tipo F1 com as patilhas no volante

          Requere alguma habituação, mas em três dias já não queres outra coisa.

          Faz um test-drive, mas garanto-te que não vais ficar convencido. Eu na altura não fiquei, e mesmo assim comprei. Resultado: Não volto a comprar carro com caixas manuais.

          Muito importante estas caixas não é à típica americana que só tem 4 velocidades e são lentas...

          Comentário


            #6
            Meus Caros, tive oportunidade de experimentar o novo 508 e-HDi e 508 Sw 2.0 HDi, digo-vos, EXECELENTE....no carro é que achei a traseira nouito grande, mas são gostos.....a frente esta excelente...e-HDi, sem dúvida, eu como vendedor da marca, pode ate parecer suspeito falar, mas sou grande apreciador de CMP, e Automaticas...bem mais suave as passagens de cx, e a função patilhas no volante, tipo F1, muito BOM...é apenas uma questão de hábito...

            Cmpts

            Comentário


              #7
              Estas caixas tem opção sequencial, sendo na pratica, automáticas?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                Estas caixas tem opção sequencial, sendo na pratica, automáticas?
                Podem trabalhar em modo sequencial ou automático.

                Comentário


                  #9
                  Para mim o melhor dela é o facto de se poder andar em automático e antecipar a troca de relações com as patilhas quando assim o entendemos. Eu vejo esta caixa quase como sendo uma caixa manual sem embraiagem...

                  Comentário


                    #10
                    Por aqui um C4 de 2008 e 125000 km, recomendo, pode nao ser a melhor mas cumpre perfeitamente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por baja Ver Post
                      Eu vejo esta caixa quase como sendo uma caixa manual sem embraiagem...
                      E sao basicamente, as caixas pilotadas/robotizadas nao sao propriamente automaticas porque sao feitas para um uso mais manual que automatico. Sao manual sem embraiagem basicamente.

                      DGS, Easytronic, PDK, 7G-Tronic, E-Gear sao tudo caixas pilotadas.



                      Estas caixas sao muito boas e com uma enorme facilidade de uso e conseguem melhores consumos bem usadas. Se o uso do 508 for principalmente cidade entao mesmo sendo uma caixa lenta ou nao acho que é uma boa hipotese, se o uso for maioritariamente nacionais e AE sinceramente nao compensa o uso de uma caixa auto se pouco se usa a caixa nesse tipo de estradas.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho o C4 e-hdi com a caixa pilotada. Vou-te dar a minha opinião:

                        Podes usar em modo AUTO, onde só aceleras e travas, e podes dar um toque nas patilhas do volante para aumentar ou reduzir velocidade. No modo AUTO apenas dou um toque nas patilhas para as reduções, porque em AUTO ela reduz mais tarde e faz pouco efeito travão motor. Mesmo assim só faço isto em travagens e curvas mais fortes, ou seja mt raramente. Em modo AUTO ela coloca as velocidades muito cedo em aceleração, aproveitando bem o binário do motor, logo não precisas de corrigir isto com as patilhas. Por ex. em cidade muitas vezes roda em 5ª ou mesmo 6ª, mal tenha condições para isso.

                        Em modo sequencial (ou MANUAL), apenas se justifica numa condução mais empenhada ou com mais pressa, onde controlamos nós tudo. As passagens são mais rápidas, e a caixa coloca-te a 1ª caso te esqueças de reduzir.

                        Defeitos:

                        -alguma hesitação, por exemplo em subidas, ou depois de arrancar e apanhar logo uma subida.
                        -sensibilidade ao acelerador. Em estrada aberta por vezes vai em 6ª, calco um pouco mais o acelerador e reduz para 5ª desnecessariamente. Se fizer kick down (prego a fundo) até mete 4ª e dispara por ai fora. Isto por vezes apanha-nos desprevenidos, mas com o hábito desaparece.

                        Virtudes:

                        -suavidade. A condução em cidade é muito mais descontraida e suave.
                        -economia. O motor vai sempre na rotação mais baixa possível, se também formos com o pé leve.

                        Eu habituei-me depressa à caixa pilotada, apenas tendo dado 2 sapatadas com o pé esquerdo, mas já no 3º ou 4º dia, em situações de reacção rápida. Aconselho 1º que tudo a experimentar a caixa pilotada antes de comprar.
                        Eu não experimentei, mas também não estou arrependido.

                        Cumps

                        Comentário


                          #13
                          Definitivamente sim!

                          Tenho uma C4 Grand Picasso 1.6 hdi cmp6 exclusive e a combinação motor caixa é a coisa que mais me agrada no carro ( o menos é o mau comportamento, bamboleante).

                          A desvantagem da caixa é um solavanco ao passar de 1ª a 2ª, menor de 2ª para 3ª e assim sucessivamente, não se notando nas relações mais elevadas. Isto nota-se no modo automático. No modo manual basta aliviar a pressão do acelerador ao pressionar a patlha direita (subida de relação) e este efeito desaparece.

                          Ou seja não é tão boa como uma verdadeira caixa automática (a suavidade da caixa automática do Honda Civic 1.4 a gasolina com uma sére de anos é muito maior... mas também os consumos...), mas é muito relaxante e divertida no modo manual.

                          Pensem no esforço inglório das milhares de vezes que carregam num pedal de embraiagem. Não faz sentido nos dias de hoje em que temos automatismos para tudo.

                          Experimentem ver TV sem comando uma semana e percebem a diferença de conceito.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X