Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Índice de satisfação de um fórum alemão de automóveis (Resultados 2012)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Índice de satisfação de um fórum alemão de automóveis (Resultados 2012)

    O maior fórum alemão de automóveis (ou seja, o "Fórum Auto-Hoje" alemão! ), www.motor-talk.de, fez um interessante estudo entre os seus utilizadores em relação ao grau de satisfação destes com os seus carros.

    Eis as conclusões desta iniciativa:

    (Traduzido daqui):

    Antes do Natal iniciámos vários inquéritos nos diversos sub-fóruns de marcas, a fim de sabermos qual o grau de satisfação com os vossos carros em 2010. O resultado foi absolutamente notável, tanto ao nível puramente quantitativo como também qualitativo. É por isso e pelas inúmeras questões que recebemos da comunidade que publicamos agora aqui uma pequena análise dos resultados.

    Qual foi o grau de satisfação dos utilizadores do fórum com o seu carro e a sua marca em 2010? Até 25/01/2011 registámos a participação de 13273 utilizadores em 37 inquéritos diferentes. Para além disso, observámos ainda 3508 pedidos, comentários e contribuições de debate nos nossos inquéritos.

    Como é natural, ficámos muito satisfeitos com esta vasta participação, e já colocámos os resultados e os pedidos concretos dos utilizadores à disposição das diversas marcas.

    A reacção por parte das marcas, quando existiu, tem sido amplamente positiva, pois raramente o serviço de clientes é capaz de lhes transmitir informação de forma tão concentrada e clara como neste estudo. É óbvio que não conseguimos calcular de que forma elas irão reagir aos pedidos feitos pelos utilizadores, mas estamos ansiosos por descobrir. De qualquer forma, o grande interesse despertado junto da comunidade do fórum e a reacção positiva das marcas motivou-nos a repetir uma iniciativa destas no próximo Natal.


    Que sub-fóruns tiveram a maior participação?

    Não nos surpreendeu o facto de ter havido diferenças enormes de participação nos diferentes sub-fóruns. O recordista absoluto foi o sub-fórum da Audi, com 2138 users a dar a sua opinião. Seguem-se o sub-fórum da VW, com 1724 participantes, e o da Opel, com 1586. No entanto, até em marcas mais "elitistas" foi possível ultrapassar a marca dos 1000 participantes, com a Mercedes a registar 1374 e a BMW 1136 inquéritos. A Ford falhou o número mágico por pouco, ao ter 924 participações.

    Depois existe um grande número de marcas em que o índice de participação foi médio, com várias marcas estrangeiras. Registámos, por exemplo, 440 users proprietários de carros de marca Volvo, 272 de Renault e várias outras com números entre 100 a 200 participações, como sejam a Kia, Citroën, Saab, Hyundai, Mazda, Honda, Fiat, Smart, Seat, Alfa Romeo, Porsche, Subaru, Mitsubishi, Dacia e Nissan.

    Sem surpresas, as marcas menos representadas foram a Ssangyong, Daewoo e Rover, que já desapareceram do mercado alemão, mas também a Daihatsu e a Lexus ficaram abaixo dos 50 participantes, número que apenas foi superado, e por pouco, pela Land Rover, Jaguar e Lancia.


    Com que marca é que os utilizadores do fórum ficaram mais satisfeitos?

    A pergunta era, afinal, quão satisfeito cada um estava com o seu carro específico da marca "tal". Para o descobrirmos, considerámos o número de respostas das duas primeiras colunas da tabela abaixo, que expressam satisfação muito elevada ou, pelo menos, existente (ver legenda). A partir daí, calculámos a percentagem de utilizadores efectivamente satisfeitos para cada marca. Exceptuando os sub-fóruns com um número de respostas muito baixo, obtivémos índices de satisfação que oscilaram entre os 71% e os 89,6%.

    Só isto já é um dado surpreendente, já que os fóruns são normalmente considerados por algumas marcas como locais onde os seus clientes descarregam as suas frustrações com os seus carros. Com índices entre os 70% e os 90%, vemos que afinal não é bem assim.


    Em 2010, foram estas as marcas com que os utilizadores do fórum mais ficaram satisfeitos:
    1. Mazda (89,6%)
    2. Saab (89,2%)
    3. Honda (88,9%)
    4. Skoda (87,9%)
    5. Subaru (87,8%)
    6. Mitsubishi (87,7%)
    7. Hyundai (86,4%)
    8. Dacia (86,2%)
    9. BMW (85,4%)
    10. Porsche (85,3%)
    Nos sub-fóruns com a maior participação, o índice ficou ligeiramente acima da média global de 78,9%: os proprietários de Mercedes (81,8%), Ford (81%), Audi (80,9%), Opel (79,6%) e VW (79,4%) ainda possuem um grau de satisfação acima da média, mas é óbvio que, com um número maior de participações, é natural que o número de queixas também aumente.


    Qual é a marca com proprietários especialmente satisfeitos?

    O panorama altera-se ligeiramente quando observamos em que marcas a percentagem de opiniões muitos positivas é maior, ou seja, as que têm uma maior fatia de proprietários muito satisfeitos. Nesse caso, a Dacia destaca-se com 58% no primeiro posto, seguida pela Subaru (52%) e pela Toyota e Honda (49% cada). É também interessante verificar que a VW e a Ford, com 31% cada, caem para o último terço da lista se considerarmos apenas os utilizadores muito satisfeitos, próximas da Peugeot (31%) e da Fiat (30%).


    Qual é o ranking entre as 10 marcas mais concorridas?

    Se tivermos apenas em conta os 10 inquéritos que mais respostas obtiveram - ou seja, os mais representativos - voltamos a encontrar um retrato diferente. Estes são os 10 inquéritos mais concorridos, ordenados por índice de satisfação:

    1. Skoda (88%, 323 participantes, percentagens arredondadas)
    2. BMW (85%, 1126 participantes)
    3. Volvo (83%, 440 participantes)
    4. Mercedes (82%, 1374 participantes)
    5. Toyota (81%, 253 participantes)
    6. Ford (81%, 924 participantes)
    7. Audi (81%, 2138 participantes)
    8. Opel (80%, 1586 participantes)
    9. Volkswagen (79%, 1724 participantes)
    10. Renault (73%, 272 participantes)

    Quem são os grandes derrotados?

    Então quem é que leva o "Limão Azedo"? Mais uma vez, não tivémos em conta os sub-fóruns com um número muito baixo de respostas. O Mini acabou de ser eleito o "carro da década", mas os proprietários do Mini deixaram uma nota negativa ao seu carro. Só os donos de Land Rover é que são mais críticos em relação à "sua" marca. Os vossos "Flop 5" são:

    1. Mini (71,5%)
    2. Renault (72,7%)
    3. Fiat (73,9%)
    4. Peugeot (74,5%)
    5. Citroen (75,6%)

    TABELA DE SATISFAÇÃO 2010:

    (Questão: Ficaste satisfeito com o teu carro em 2010?)

    Coluna 1: Número de participantes
    Coluna 2: Número de comentários extra
    Coluna 3: Sim, absolutamente satisfeito
    Coluna 4: Sim, tirando um ou outro pormenor
    Coluna 5: Não, havia sempre um problema qualquer
    Coluna 6: Não, fiquei totalmente insatisfeito
    Coluna 7: Percentagem de proprietários satisfeitos







    A lista de "totalmente insatisfeitos"

    Nenhuma marca gosta de aparecer neste ranking, mas não deixa de ser muito interessante: Em que marcas é que os utilizadores disseram mais vezes que estavam "totalmente insatisfeitos"? Mais uma vez, deixámos de fora as marcas com menos de 100 respostas (senão a Ssangyong bateria aqui todos os recordes, com 30%, seguida da Land Rover e da Lancia).

    Das marcas que restam, a surpreendente "má da fita" é a... Toyota! Foram nada menos que 12% os proprietários de Toyotas que, em 2010, ficaram, extremamente insatisfeitos com o seu carro! Seguem-se a Citroën (11%), Mini (11%), Alfa Romeo (11%) e Fiat (10%)

    No outro extremo da escala das marcas que deixaram os donos "totalmente insatisfeitos": Mitsubishi, Volvo, Hyundai e Mazda.

    #2
    Então ppl, estive aqui eu com um trabalhão a traduzir isto e ninguém tem nada a dizer?? Ai que fica já tudo de castigo!

    Comentário


      #3
      O que eu gosto é o facto de eles terem colocado o número de respostas por marca e nível de satisfação e não apenas a percentagem.

      Mais claro que isto, não vejo por aí...

      Comentário


        #4
        Em relação à Subaru, é uma marca de nicho e quem o compra gosta mesmo do carro.

        A Skoda só vem mostrar que cá no Burgo há ainda muitos "velhos do Restelo".

        Está muito interessante o estudo e com vários indicadores.

        Comentário


          #5
          parabéns pela iniciativa da irmã alemã..

          mas isto em Portugal deveria mudar algumas pequenas coisas, as representações e assistências de cada país variam, logo a satisfação com o veículo/marca também se vão alterar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
            Em relação à Subaru, é uma marca de nicho e quem o compra gosta mesmo do carro.

            A Skoda só vem mostrar que cá no Burgo há ainda muitos "velhos do Restelo".

            Está muito interessante o estudo e com vários indicadores.
            Isso também ajuda, mas a Subaru é mesmo muito fiável. Conheço um Impreza e o carro nunca avariou e leva escáfias todos os fins de semana.

            Relativamente ao estudo, vale o que vale. Uma pessoa pode ter tido umas avarias no carro e mesmo assim dizer que está extremamente satisfeito. Outra pessoa com essas mesmas avarias pode dizer que está extremamente insatisfeito!

            Comentário


              #7
              deleted

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                Relativamente ao estudo, vale o que vale. Uma pessoa pode ter tido umas avarias no carro e mesmo assim dizer que está extremamente satisfeito. Outra pessoa com essas mesmas avarias pode dizer que está extremamente insatisfeito!
                Tenho de ser sincero e dizer que este tipo de comentário já começa a saturar. Para não dizer enjoar e enojar...

                Desvaloriza-se a soma de todas as partes, estejam contentes ou não...

                Comentário


                  #9
                  Acho que é dos estudos deste género com mais valor que já vi. Muito bem ;-)

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                    Tenho de ser sincero e dizer que este tipo de comentário já começa a saturar. Para não dizer enjoar e enojar...

                    Desvaloriza-se a soma de todas as partes, estejam contentes ou não...
                    Melhor do que isto, só se alguém fizer uma meta-análise dos vários estudos que vão saindo. Seguramente aumentava a representatividade e validade das conclusões a tirar...

                    Fica o desafio para quem está sempre a relativizar...

                    Comentário


                      #11
                      Isto teria de ser analisado com um perfil sociológico á mistura :D .
                      Obviamente que a marcas que se espera muito pouco, portanto desde que funcione um gajo esta completamente satisfeito (tipo skoda, saiu me esta marca aleatoriamente, podia ser outra) e ha outras marcas que se uma pedrinha saltar na autoestrada e o carro não tiver um sistema de autodefesa via satelite em que um raio laser a parte antes de atingir o vidro, o dono já fica lixado e passa apenas ao nivel de satisfeito (neste caso temos tipo a mercedes e a bmw)...
                      Depois há ainda a parte que se deve analisar que é o pessoal das minorias tende a ser mais afincadamente defensor dos seus ideais...

                      Resumidamente parece uma bela analise de um forum de automoveis (nota do autor, forum de automoveis não é um local de conhecedores do mundo automovel é um sitio onde se dá bitaites sobre automoveis, onde o autor se inclui).
                      Editado pela última vez por Sargo; 05 February 2011, 16:36.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                        Tenho de ser sincero e dizer que este tipo de comentário já começa a saturar. Para não dizer enjoar e enojar...

                        Desvaloriza-se a soma de todas as partes, estejam contentes ou não...
                        É alguma mentira?

                        Imagina que eu e tu temos o mesmo carro.

                        Rebentamos os 2 o motor. Arranjamos o carro e somos questionados para um estudo destes. Eu posso dizer que estou extremamente satisfeito com o carro (apesar de ter rebentado uma vez o motor) e tu podes dizer que estas extremamente insatisfeito com o carro.

                        O factor humano conta muito aqui. O que não percebeste? Se te enoja assim tanto passa a frente!

                        Comentário


                          #13
                          Já percebi que, numa coisa, esse fórum é muito parecido com o nosso: a Toyota ou se ama ou se odeia. Consegue aparecer nos "tops" de satisfeitos e na de insatisfeitos.

                          Qual é a marca com proprietários especialmente satisfeitos?

                          O panorama altera-se ligeiramente quando observamos em que marcas a percentagem de opiniões muitos positivas é maior, ou seja, as que têm uma maior fatia de proprietários muito satisfeitos. Nesse caso, a Dacia destaca-se com 58% no primeiro posto, seguida pela Subaru (52%) e pela Toyota e Honda (49% cada). É também interessante verificar que a VW e a Ford, com 31% cada, caem para o último terço da lista se considerarmos apenas os utilizadores muito satisfeitos, próximas da Peugeot (31%) e da Fiat (30%).
                          A lista de "totalmente insatisfeitos"

                          Nenhuma marca gosta de aparecer neste ranking, mas não deixa de ser muito interessante: Em que marcas é que os utilizadores disseram mais vezes que estavam "totalmente insatisfeitos"? Mais uma vez, deixámos de fora as marcas com menos de 100 respostas (senão a Ssangyong bateria aqui todos os recordes, com 30%, seguida da Land Rover e da Lancia).

                          Das marcas que restam, a surpreendente "má da fita" é a... Toyota! Foram nada menos que 12% os proprietários de Toyotas que, em 2010, ficaram, extremamente insatisfeitos com o seu carro! Seguem-se a Citroën (11%), Mini (11%), Alfa Romeo (11%) e Fiat (10%)
                          PS: eu não amo nem odeio, nem a Toyota nem nenhuma marca em particular.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Isso também ajuda, mas a Subaru é mesmo muito fiável. Conheço um Impreza e o carro nunca avariou e leva escáfias todos os fins de semana.

                            Relativamente ao estudo, vale o que vale. Uma pessoa pode ter tido umas avarias no carro e mesmo assim dizer que está extremamente satisfeito. Outra pessoa com essas mesmas avarias pode dizer que está extremamente insatisfeito!
                            Os imprezas 2.0 turbo era e é um fartote, para partir motores, ai aquele 3º cilindro.

                            Comentário


                              #15
                              E se o AHO fizesse algo semelhante?

                              Comentário


                                #16
                                Alguém sabe como é o mercado alemão em relação ao uso de gasolina vs. Gasóleo?
                                È que a Mazda ficar sempre em primeiro lugar nos índices de satisfação na Alemanha é um bocado esquisito, só se forem carros a gasolina tipo mx 5 ou com motor wenkel pois os diesel são problemáticos, numa marca há alguns anos tomou o caminho low-cost nos carros de grande produção, mas continua a agradar por demais aos alemães, não se reflete nas vendas mas não deixa de ser curioso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  ...

                                  Quem são os grandes derrotados?

                                  Então quem é que leva o "Limão Azedo"? Mais uma vez, não tivémos em conta os sub-fóruns com um número muito baixo de respostas. O Mini acabou de ser eleito o "carro da década", mas os proprietários do Mini deixaram uma nota negativa ao seu carro.

                                  ...
                                  Como é que é isto?

                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Então ppl, estive aqui eu com um trabalhão a traduzir isto e ninguém tem nada a dizer?? Ai que fica já tudo de castigo!
                                  Bom trabalho!

                                  --------

                                  Comentário


                                    #18
                                    Curioso como a toyota está em ambos os pólos, ainda por cima a meu ver são carros pouco apaixonantes (tenho um)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Gostei de ver a "minha" SAAB em 2º lugar no ranking de satisfação.
                                      Está aqui mais um cliente satisfeito.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        E se o AHO fizesse algo semelhante?
                                        Ora...

                                        Comentário


                                          #21
                                          LinoMarques, parabéns por este tópico!

                                          Acho bastante interessante o facto de a Mazda se ter situado no 1° lugar da tabela!
                                          Isto apenas demonstra que a marca cada vez mais está a dar provas da sua excelente qualidade e que merece ser vista como uma potencial ameaça aos alemães!

                                          Sobre a Mini...
                                          Não é nada positivo a BMW ter de encarar estes factos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Grande paciência, Lino

                                            Mas valeu a pena, o estudo parece bastante bem feito e detalhado, na minha opinião só faltava uma idade média do modelo ao qual se responde ao inquérito, para termos dados de longevidade e/ou se se está satisfeito com modelos mais recentes ou mais antigos.

                                            Ainda assim, bom trabalho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por N3T0 Ver Post
                                              LinoMarques, parabéns por este tópico!

                                              Acho bastante interessante o facto de a Mazda se ter situado no 1° lugar da tabela!
                                              Isto apenas demonstra que a marca cada vez mais está a dar provas da sua excelente qualidade e que merece ser vista como uma potencial ameaça aos alemães!
                                              só os 4 maiores construtores alemães tiveram 6360 participações enquanto a Mazda 172, se as vendas forem propulsionais a Mazda é uma ameaça a ter em conta.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por N3T0 Ver Post
                                                Acho bastante interessante o facto de a Mazda se ter situado no 1° lugar da tabela!
                                                Isto apenas demonstra que a marca cada vez mais está a dar provas da sua excelente qualidade e que merece ser vista como uma potencial ameaça aos alemães!
                                                A Mazda já deu provas de uma melhor qualidade no seu passado do que propriamente agora...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quando é que se faz isto cá?

                                                  Uma vez mais a FIAT, bem colocada..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Muito interessante, sem dúvida.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Reparem que o índice de satisfação depende das expectativas em relação a um automóvel. O perfil do comprador de um Audi não é o mesmo do comprador de um Renault ou Fiat. Reparem que já não entramos no campo dos Hondas que têm um público muito próprio!

                                                      Por isso é que estas sondagens têm o seu quê de subjectividade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        mas a MINI não é BMW ?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                          A Mazda já deu provas de uma melhor qualidade no seu passado do que propriamente agora...
                                                          Eu apenas me posso referir aos produtos actuais, porque não tenho um conhecimento muito aprofundado relativamente aos modelos mais antigos...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                                            Reparem que o índice de satisfação depende das expectativas em relação a um automóvel. O perfil do comprador de um Audi não é o mesmo do comprador de um Renault ou Fiat. Reparem que já não entramos no campo dos Hondas que têm um público muito próprio!

                                                            Por isso é que estas sondagens têm o seu quê de subjectividade.
                                                            Exacto. A isto há a perguntar pq raios ordenaram a tabela pelo nº de respostas, em vez de ordenarem pelo resultado que interessa que é...a satisfação. Que erro crasso.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X