Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Indecisão: Mota ou Carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Indecisão: Mota ou Carro

    Boas!

    É isso mesmo, não sei se me fico pelas 2 rodas ou se faço upgrade para as 4

    Explico a situação:
    Tirei à pouco a carta A1, e sou fascinado pelas motas Ainda não tenho mota, apesar de me fazer bastante jeito para as deslocações na cidade, principalmente casa-escola-casa. É frustrante não puder usufruir daquilo que gosto tanto, apesar de já estar habilitado para tal
    Daqui a uns tempos chega a altura de tirar a carta de carro, e nessa altura também, irei (se tudo correr como é previsto) para a Covilhã, onde vou estudar 5 anos na UBI. Aí, as deslocações passam a ser apenas de 15 em 15 dias para o Porto, e eventualmente entre a faculdade e o apartamento, se a distancia for considerável.

    Assim, tenho várias opções:
    - Comprar agora uma 125cc e depois comprar um carro usado
    - Esperar pelos 18 e comprar um carro com um orçamento superior
    - Esperar pelos 18 e comprar uma mota com um orçamento superior

    Tendo em conta a situação, qual acham ser a escolha mais razoável?

    #2
    Ir estudar para a covilhã e ter só mota não me parece muito boa opção..

    Quando podes conduzir uma mota com mais de 125cc?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
      Ir estudar para a covilhã e ter só mota não me parece muito boa opção..

      Quando podes conduzir uma mota com mais de 125cc?
      Aos 18 tenciono tirar a carta de mota e de carro, já que o código já está feito para ambos

      Comentário


        #4
        Compras agora uma scooter 125 a 4T e vai dar-te muito jeito a vida toda. É muito mais económica do que qualquer carro, além que para cidade e pequenas deslocações é o ideal. Acabas depois por andar pouco de carro!

        Não sei como um país com este clima não está infestado de "aspiradores"!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Compras agora uma scooter 125 a 4T e vai dar-te muito jeito a vida toda. É muito mais económica do que qualquer carro, além que para cidade e pequenas deslocações é o ideal. Acabas depois por andar pouco de carro!

          Não sei como um país com este clima não está infestado de "aspiradores"!
          Obrigado Por acaso essa é a opção para a qual estou mais inclinado neste momento, só não comprava era uma scooter, mas uma SM

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
            Aos 18 tenciono tirar a carta de mota e de carro, já que o código já está feito para ambos

            Preocupa-te com o carro primeiro pois vai-te dar mais jeito para as deslocações para a faculdade. Depois de o teres começas então a juntar os trocos para a mota. Neste caso a razão tem de vir primeiro.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
              Preocupa-te com o carro primeiro pois vai-te dar mais jeito para as deslocações para a faculdade. Depois de o teres começas então a juntar os trocos para a mota. Neste caso a razão tem de vir primeiro.
              Mas estás a referir-te às deslocações Porto-Covilhã ou para a faculdade? Porque acho que para a faculdade a mota era muito melhor, porque como tenho de arranjar um quarto lá é muito perto da UBI

              Comentário


                #8
                Estudei na UBI, e garanto-te que nos dias de inverno, em que estao 30 graus na tua cama, e -10 fora dela, a tua vontade de sair é pouca, então se te puseres a pensar que ainda tens de pegar na mota e ir para as aulas, aí desistes logo da ideia lol enquanto que nada me dava mais prazer que acordar demanhã, pegar no carrito, ligar o AC no quentinho e ir para a faculdade passando pela malta a pé, e os corajosos que iam de mota com 134 casacos e coisas quentes

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                  Mas estás a referir-te às deslocações Porto-Covilhã ou para a faculdade? Porque acho que para a faculdade a mota era muito melhor, porque como tenho de arranjar um quarto lá é muito perto da UBI
                  Porto-Covilhã e vice-versa, carro sem dúvida.
                  Na Covilhã uma mota pode dar jeito e é económica.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                    Aos 18 tenciono tirar a carta de mota e de carro, já que o código já está feito para ambos
                    Hum..já tens o código de ambos?

                    Daqui a quanto tempo vais para a faculdade?

                    Como já disseram, uma 125cc dá sempre jeito e acarreta poucos custos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por minisenna Ver Post
                      Estudei na UBI, e garanto-te que nos dias de inverno, em que estao 30 graus na tua cama, e -10 fora dela, a tua vontade de sair é pouca, então se te puseres a pensar que ainda tens de pegar na mota e ir para as aulas, aí desistes logo da ideia lol enquanto que nada me dava mais prazer que acordar demanhã, pegar no carrito, ligar o AC no quentinho e ir para a faculdade passando pela malta a pé, e os corajosos que iam de mota com 134 casacos e coisas quentes

                      Realmente, nem equacinei as temperaturas que se fazem por lá.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                        Hum..já tens o código de ambos?

                        Daqui a quanto tempo vais para a faculdade?

                        Como já disseram, uma 125cc dá sempre jeito e acarreta poucos custos.
                        Claro, porque para tirar a A1 tenho de fazer 10+20, onde as 10 são especificas de mota e as 20 de carro, por isso aos 18 só faço a condução

                        Estou no 11º, por isso daqui a 2 anos estou na UBI

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                          Mas estás a referir-te às deslocações Porto-Covilhã ou para a faculdade? Porque acho que para a faculdade a mota era muito melhor, porque como tenho de arranjar um quarto lá é muito perto da UBI

                          Estou-me a referir a tudo. Não vais andar a fazer estradas tipo IC19 pelo que a utilidade da mota cai um bocado por terra. Por outro lado o carro é muito melhor para uma utilização dinamica, do porto para a covilha, para ires às compras, sair com amigos, dias de chuva/frio (e acredita que nessa zona é mesmo muitofrio), por motivos de segurança (por exemplo com gelo... que nessa zona também há muito).

                          Eu compraria primeiro o carro e depois uma 125.

                          Comentário


                            #14
                            Para viagens maiores deve ser sempre preferível o carro, mas nunca fiz uma de mota.

                            Já agora, aproveitando o tópico, alguém tem ideias de quanto custa tirar a carta de categoria A, actualmente?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                              Claro, porque para tirar a A1 tenho de fazer 10+20, onde as 10 são especificas de mota e as 20 de carro, por isso aos 18 só faço a condução

                              Estou no 11º, por isso daqui a 2 anos estou na UBI

                              Não sabia que também se faziam as de carro

                              Nesse caso apostava já numa 125cc

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por DaNieL77 Ver Post
                                Para viagens maiores deve ser sempre preferível o carro, mas nunca fiz uma de mota.

                                Já agora, aproveitando o tópico, alguém tem ideias de quanto custa tirar a carta de categoria A, actualmente?
                                O mesmo preço da A1, por isso 350/400 euros

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                  O mesmo preço da A1, por isso 350/400 euros

                                  Carote

                                  Eu tirei a minha no verão passado por 275€

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                    Carote

                                    Eu tirei a minha no verão passado por 275€
                                    Pois, depende muito das escolas, aqui na zona era tudo pelos preços que referi, mas sei que há mais barato...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Parece-me que algum pessoal se esquece que o user só vai poder ter carro daqui a 2 anos. Se comprar a mota agora usa-a por 2 anos, enquanto se for pela opção do maior orçamento para o carro irá andar 2 anos sem meio de transporte.

                                      Eu sei bem a falta que me fez um transporte para dar independência dos 16 aos 18!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Parece-me que algum pessoal se esquece que o user só vai poder ter carro daqui a 2 anos. Se comprar a mota agora usa-a por 2 anos, enquanto se for pela opção do maior orçamento para o carro irá andar 2 anos sem meio de transporte.

                                        Eu sei bem a falta que me fez um transporte para dar independência dos 16 aos 18!
                                        É bem verdade, faz mesmo muita falta

                                        Comentário


                                          #21
                                          As motos desvalorizam muito menos que um carro, compra uma usada, não muito cara e quando puderes logo fazes o update para as 4 rodas.
                                          Eu passei por um processo semelhante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                            As motos desvalorizam muito menos que um carro, compra uma usada, não muito cara e quando puderes logo fazes o update para as 4 rodas.
                                            Eu passei por um processo semelhante.
                                            Apesar de, como disseste, as motas desvalorizarem pouco, estava mesmo a ver umas usadas, talvez uma AJP PR4 ou Yamaha WR125X, já que com 1.93m uma mota baixa não serve
                                            Editado pela última vez por Psittacus; 12 February 2011, 16:10.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Nos meus 16 anos a mota deu me muito jeito, mas mesmo muito mesmo.

                                              Se tiveres oportinudad€, compra uma mota, porque certamente serão dos melhores tempos que possas passar, ainda mais se gostas das 2 rodas.

                                              No futuro, mesmo que deixes de lhe dar o devido uso, o valor que perdes ao vende-la é irrisório quando comparado com um carro.

                                              Eu, com 24 anos já com uns anos de experiencia de 2 rodas, acho que vou voltar novamente às 125cc, não sendo nenhuns canhões, mas o custo de manutenção e os consumos nos dias de hoje deixam-me muito a pensar

                                              Boa escolha

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
                                                Nos meus 16 anos a mota deu me muito jeito, mas mesmo muito mesmo.

                                                Se tiveres oportinudad€, compra uma mota, porque certamente serão dos melhores tempos que possas passar, ainda mais se gostas das 2 rodas.

                                                No futuro, mesmo que deixes de lhe dar o devido uso, o valor que perdes ao vende-la é irrisório quando comparado com um carro.

                                                Eu, com 24 anos já com uns anos de experiencia de 2 rodas, acho que vou voltar novamente às 125cc, não sendo nenhuns canhões, mas o custo de manutenção e os consumos nos dias de hoje deixam-me muito a pensar

                                                Boa escolha
                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                  Apesar de, como disseste, as motas desvalorizarem pouco, estava mesmo a ver umas usadas, talvez uma AJP PR4 ou Yamaha WR125X, já que com 1.93 uma mota baixa não serve
                                                  Isso são motos a 4 tempos, não andam nada mas também gastam pouquíssimo e se bem estimadas não é de esperar qualquer tipo de problema, a mecânica deste tipo de motos costuma ser muito simples, o mais chato é que devido ao pouco vigor desses motores muitos dos donos só andam com elas a 2 velocidades, parada ou a fundo...
                                                  De qualquer forma sempre andam melhor que uma 50cc, gastam menos e chegas ao destino sem cheirar a óleo queimado (2T).

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                    Isso são motos a 4 tempos, não andam nada mas também gastam pouquíssimo e se bem estimadas não é de esperar qualquer tipo de problema, a mecânica deste tipo de motos costuma ser muito simples, o mais chato é que devido ao pouco vigor desses motores muitos dos donos só andam com elas a 2 velocidades, parada ou a fundo...
                                                    De qualquer forma sempre andam melhor que uma 50cc, gastam menos e chegas ao destino sem cheirar a óleo queimado (2T).
                                                    Para cidade é o melhor, falando das scooters 125. Chegam aos 80/90 km/h muito rapidamente e livram-se do trânsito muito facilmente.

                                                    No fim poupa-se tempo e gasta-se menos combustível. Dizem que a fundo gastam pouco mais do que a meio-gás!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                      Isso são motos a 4 tempos, não andam nada mas também gastam pouquíssimo e se bem estimadas não é de esperar qualquer tipo de problema, a mecânica deste tipo de motos costuma ser muito simples, o mais chato é que devido ao pouco vigor desses motores muitos dos donos só andam com elas a 2 velocidades, parada ou a fundo...
                                                      De qualquer forma sempre andam melhor que uma 50cc, gastam menos e chegas ao destino sem cheirar a óleo queimado (2T).
                                                      Para mim as 2T já estão fora de questão. Curiosamente muitas já nem estão em produção, as marcas abandonaram-nas principalmente pelas questões ambientais.

                                                      Depois outros factores que para mim destroem completamente as 2T são o facto de consumirem muito (de tudo), o som, o balão que parece um tumor na mota, o cheiro,...

                                                      Além disso a maioria das 2T ultrapassa os 11kW permitidos e para mim as 4T chegam perfeitamente
                                                      Editado pela última vez por Psittacus; 12 February 2011, 16:40.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                        Para mim as 2T já estão fora de questão. Curiosamente muitas já nem estão em produção, as marcas abandonaram-nas principalmente pelas questões ambientais.

                                                        Depois outros factores que para mim destroem completamente as 2T são o facto de consumirem muito (de tudo), o som, o balão que parece um tumor na mota, o cheiro,...

                                                        Além disso a maioria das 2T ultrapassa os 15kW permitidos e para mim as 4T chegam perfeitamente
                                                        Muitas das 2T estão limitadas (apenas no livrete), quando compram a moto nova o concessionário envia a moto já limitada, algo que depois muitas vezes até os próprios retiram. É apenas para contornar esse problema legal.

                                                        As 2T são fantásticas para conduzir depressa, muito nervosas com uma resposta fulminante em altas, tornam-se viciantes mas as contrapartidas como sabes são demasiadas e a sua escolha faz pouco sentido.

                                                        Como diz o air, uma moto 125cc 4t para circuito urbano é suficiente.
                                                        Esse tipo de motos TT estão muitas vezes bastante estragadas das brincadeiras fora de estrada, se fores ver alguma leva sempre alguém que perceba do assunto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                          Para mim as 2T já estão fora de questão. Curiosamente muitas já nem estão em produção, as marcas abandonaram-nas principalmente pelas questões ambientais.

                                                          Depois outros factores que para mim destroem completamente as 2T são o facto de consumirem muito (de tudo), o som, o balão que parece um tumor na mota, o cheiro,...

                                                          Além disso a maioria das 2T ultrapassa os 15kW permitidos e para mim as 4T chegam perfeitamente
                                                          No meu tempo de carta A1, tinha uma DTR. Ultrapassa os 11kw permitidos, mas nunca tive chatisses com a polícia, talvez por naquele tempo ainda se olhar apenas para a cilindrada. Era mota para tocar nos 140km/h de velocímetro.

                                                          Mas era a mota da moda e o resto pouco interessava, mas se fosse hoje, andaria dentro da lei

                                                          Tinha sim vários contras, bebia muito (uns 8l/100km) mas a gasolina ainda andava na casa dos 0,80€ e andava sempre com o belo perfume na roupa.

                                                          Para as deslocações diárias, a meu ver uma 125 actual a 4T é imparável em todos os sentidos. A CBF então

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                            Muitas das 2T estão limitadas (apenas no livrete), quando compram a moto nova o concessionário envia a moto já limitada, algo que depois muitas vezes até os próprios retiram. É apenas para contornar esse problema legal.

                                                            As 2T são fantásticas para conduzir depressa, muito nervosas com uma resposta fulminante em altas, tornam-se viciantes mas as contrapartidas como sabes são demasiadas e a sua escolha faz pouco sentido.

                                                            Como diz o air, uma moto 125cc 4t para circuito urbano é suficiente.
                                                            Esse tipo de motos TT estão muitas vezes bastante estragadas das brincadeiras fora de estrada, se fores ver alguma leva sempre alguém que perceba do assunto.
                                                            Pois, acho que a KTM faz (ou fazia) essa limitação no livrete

                                                            Originalmente Colocado por taberneiro Ver Post
                                                            No meu tempo de carta A1, tinha uma DTR. Ultrapassa os 11kw permitidos, mas nunca tive chatisses com a polícia, talvez por naquele tempo ainda se olhar apenas para a cilindrada. Era mota para tocar nos 140km/h de velocímetro.

                                                            Mas era a mota da moda e o resto pouco interessava, mas se fosse hoje, andaria dentro da lei

                                                            Tinha sim vários contras, bebia muito (uns 8l/100km) mas a gasolina ainda andava na casa dos 0,80€ e andava sempre com o belo perfume na roupa.

                                                            Para as deslocações diárias, a meu ver uma 125 actual a 4T é imparável em todos os sentidos. A CBF então
                                                            A CBF até é bonitinha, mas é muito baixa.

                                                            Para mim uma coisinha destas já era excelente



                                                            É 4T mas é coisinha para chegar ao 150 com Arrow

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X