Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GPL em motores diesel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GPL em motores diesel

    È possível montar em motores diesel sistemas GPL? É que passou por mim uma Ford Transit de 98 de caixa aberta, com trabalhar de gasolina e quando olho para a traseira vejo a placa azul de GPL. Caso não seja possível, será que existia alguma versão a gasolina?
    Fiquei curioso e se me poderem esclarecer esta dúvida agradecia.

    Obrigado a todos

    #2
    GPL pode ser aplicado a Diesel também

    Comentário


      #3
      Não fazia a menor ideia[8)]

      Obrigado

      Comentário


        #4
        Acho que não. Pelo que ouvi, os GPL nao são "compativeis" com carros a Diesel.

        Até agora nunca vi um Diesel (nem HDI, nem TDI, nem DTi...) com o distico GPL atrás.

        Comentário


          #5
          No nosso mercado não sei, mas a Transit existe a gasolina.

          Quanto a usar GPL num Diesel, não faço a mínima, mas o GPL para "explodir" não precisa da "faisca" da vela?

          Abraços

          Comentário


            #6
            poder pode mas em portugal nao esta homolgado

            Comentário


              #7
              O gas nao é utilizado da mesma forma que a gasolina no motor?


              Um motor a gasolina é muito diferente de um a gasoleo, por isso nao estou a ver como é que possa existir GPL para gasoleo...

              A Transit devia ser mesmo a gasolina.

              Comentário


                #8
                Só se fosse importada.

                Comentário


                  #9
                  pelo que li já há sistemas GPL compativeis com carros a gasoleo, só não são homologados porque se um carro a diesel já gasta pouco, então a gpl ainda gastaria menos.
                  o mais provavel nessa transit é ela ser a gasolina e ter diso trazido por 2 tostões da alemanha...

                  Comentário


                    #10
                    ha mais acima queria referir o seguinte

                    pelo que li já há sistemas GPL compativeis com carros a gasoleo, só não são homologados porque se um carro a diesel já gasta pouco, então a gpl ainda gastaria menos e há grandes pressões das gasolineiras e de outros...
                    o mais provavel nessa transit é ela ser a gasolina e ter diso trazido por 2 tostões da alemanha...

                    Comentário


                      #11
                      Num pode!

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por NLS___87

                        Num pode!
                        Só porque tu dizes, não pode?

                        É claro que pode!! Há a possobilidade de transformações de Diesel para GPL. Como já alguns se aperceberam, o funcionamento do Diesel não é igual ao do GPL por isso o motor precisa de uma profunda transformação. Tão profunda que se torna tão oneroso que acaba por não compensar de maneira nenhuma.

                        O mais certo, é como já disseram ter sido importada com motorização a gasolina e ter sido transformada para GPL.

                        Certamente que noutros mercados que não o nosso há motorizações a gasolna desses modelos. Já vi Hiace's 2.7 a gasolina na Suíça...

                        Comentário


                          #13
                          Em Portugal não se pode alterar motores a gasóleo para GPL.

                          De qualquer dos modos para o comum dos mortais a poupança é muito pouca, não merece a pena. E não merece a pena porque o GPL não substitui o gasóleo, ou seja, são injectados os dois em simultâneo numa proporção em que a parte maior é o gasóleo.

                          É uma solução do género da inclusão do biodiesel no gasóleo. Portanto em termos monetários e em relação ao preço da transformação não compensa.

                          Comentário


                            #14
                            tou confuso ha ppl k diz k pode e n pode mas por isso gostaria k m explicaçem como pode um carro a disel utilizar um GPL pois pelo o k sei os GPL so funciona com motores de explosão e n de combustao.

                            Comentário


                              #15
                              Pode e é usado!
                              E acho que em Portugal é legal!

                              Para quem diz que não pode, vejam isto: http://www.autogas.co.pt/index.php?id=12,21,0,0,1,0
                              Não falem sem saber!
                              Evitem mostrar o vossa ignorancia!

                              Comentário


                                #16
                                Em Portugal é ilegal transformar motores a gasóleo para GPL, portanto não há instaladores que o façam.

                                Há dois modos de fazer a transformação, uma é alterar o motor para explosão com faísca, portanto com velas e bobine como os motores a gasolina. Este sistema é tão caro que nem merece a pena ser levado em consideração.

                                O outro método é a injecção de GPL na admissão. O GPL acaba por explodir em conjunto com o gasóleo e portanto o consumo é misto e o custo é dividido entre o gasóleo e o GPL. Como o gasóleo está quase a custar o dobro do GPL, não é uma solução económica.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por ASAS

                                  Pode e é usado!
                                  E acho que em Portugal é legal!

                                  Para quem diz que não pode, vejam isto: http://www.autogas.co.pt/index.php?id=12,21,0,0,1,0
                                  Não falem sem saber!
                                  Evitem mostrar o vossa ignorancia!
                                  Nesse texto nada diz que é legal instalar, ou diz? [8)]

                                  Parece que as últimas frases disseste-as a ti próprio... [V]

                                  Apesar de a transformação ser possível em Portugal não é legal, pois não está legislado. Ponto final!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Credo... Ford Transit a gasolina ???? [8)][8)].. bem que desperdício de gota :D.. Cumps Citro4EVER

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por paralelo

                                      pelo que li já há sistemas GPL compativeis com carros a gasoleo, só não são homologados porque se um carro a diesel já gasta pouco, então a gpl ainda gastaria menos.
                                      o mais provavel nessa transit é ela ser a gasolina e ter diso trazido por 2 tostões da alemanha...
                                      existem sistemas desses, mas [u]se</u> nao sao homologados em portugal, nao é certamente por gastar ainda menos[8)]

                                      até porque a tendencia normal é o consumo aumentar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por Braz

                                        citação:Originalmente colocada por ASAS

                                        Pode e é usado!
                                        E acho que em Portugal é legal!

                                        Para quem diz que não pode, vejam isto: http://www.autogas.co.pt/index.php?id=12,21,0,0,1,0
                                        Não falem sem saber!
                                        Evitem mostrar o vossa ignorancia!
                                        Nesse texto nada diz que é legal instalar, ou diz? [8)]

                                        Parece que as últimas frases disseste-as a ti próprio... [V]

                                        Apesar de a transformação ser possível em Portugal não é legal, pois não está legislado. Ponto final!
                                        "Acho" é um bocado diferente de "Não dá", pelo menos pra mim.....

                                        Problemas por má interpertação não faltam aqui em Portugal e a culpa nem sempre é do "português"!
                                        De "acho" para "tenho a certeza" vai uma pequena distância!;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por R4E

                                          Só se fosse importada.
                                          pois

                                          Comentário


                                            #22
                                            Uma Forf Transit a gasolina??? Credo??? Porquê?

                                            Se eu fosse primeiro-ministro deste pequeno burgo, podes crer que todos os ligeiros de transporte de pessoas e mercadorias até 3500 kgs + pesados de transporte de pessoas, andavam a GNV ou GPL! Vantagens, assim de repente lembro-me de: mais barato o preço da deslocação das mercadorias com reflexos positivos no preço final ao consumidor e mais, muito mais ecológico!

                                            Não acham que são vantagens de sobre e meia para se perder de vez a mania do diesel?

                                            Problema é que o nosso governo não incentiva o uso desta fonte alternativa, e na actual conjuntura económica era uma mais valia, mas outros interesses se levantam e a rapaziada do governo anda sempre numa perigoso concubinato com os principais grupos económicos portugueses, neste caso com a Galp!!! Aliás, os altos dirigentes dos principais grupos económicos, públicos e semi-públicos, foram, quase todos, em tempos membros do governo ou altos cargos na administração central! Convém ter essa malta por perto assim influencia-se o poder político em prole do sucesso económico dos grupos visados.

                                            Cptos

                                            Comentário


                                              #23
                                              O preço de €0.59 já é um incentivo só que o pessoal tem medo de andar a gás, tem medo de estragar o carro e tem medo de ficar a ser visto como pelintra em relação aos vizinhos.

                                              Muitas firmas grandes, já usam o GPL nas suas viaturas, estou-me a lembrar da EPAL e da EDP, não tenho a certeza qual delas é que usa ou se são as duas.

                                              Quanto às viaturas transformadas de origem há uma redução de 40% no IA e consequentemente no IVA. Mais incentivos que isto, não sei, o pessoal é que não adere e depois como é que podiam ter os TDI.

                                              A única coisa que o governo podia fazer era obrigar as marcas a disponibilizarem em Portugal os mesmos carros a GPL que vendem no resto da Europa. Assim como fizeram cotas para as mulheres na política faziam cotas para os carros com combustíveis alternativos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Transformação de Gasoleo em GPL para camioes

                                                Boas, ouvi dizer que é possível alterar de gasoleo para GPL em camioes
                                                “as conversões/alterações de gasóleo para gás apenas se aplicam em camiões ou grandes frotas dado o custo do investimento”
                                                Alguém sabem o custo médio por instalação nestes veículos pesados???
                                                Digam me lá, será que compensa a relação investimento VS retorno de poupança??!!
                                                E o camião não vai perder muita força??!! É que os camiões são usados para puxar e não para velocidades de ponta!!
                                                Conhecem algum instalador oficial/certificado que faça a instalação em camiões??!!
                                                Peço desculpa por ter colocado várias questões ao mesmo tempo mas por acaso estou interessado dado ter pessoas próximas de mim que podem vir a pretender instalar nos seus carros e eu gostava de os informar correctamente;)
                                                Agradeço a ajuda.
                                                Cumprimentos,
                                                Hélder Costa

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por kripta Ver Post
                                                  Boas, ouvi dizer que é possível alterar de gasoleo para GPL em camioes
                                                  “as conversões/alterações de gasóleo para gás apenas se aplicam em camiões ou grandes frotas dado o custo do investimento”
                                                  Alguém sabem o custo médio por instalação nestes veículos pesados???
                                                  Digam me lá, será que compensa a relação investimento VS retorno de poupança??!!
                                                  E o camião não vai perder muita força??!! É que os camiões são usados para puxar e não para velocidades de ponta!!
                                                  Conhecem algum instalador oficial/certificado que faça a instalação em camiões??!!
                                                  Peço desculpa por ter colocado várias questões ao mesmo tempo mas por acaso estou interessado dado ter pessoas próximas de mim que podem vir a pretender instalar nos seus carros e eu gostava de os informar correctamente;)
                                                  Agradeço a ajuda.
                                                  Cumprimentos,
                                                  Hélder Costa
                                                  No tópico do GPL já lá vi qualquer coisa.

                                                  Dá lá uma olhada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LM Ver Post
                                                    Em Portugal é ilegal transformar motores a gasóleo para GPL, portanto não há instaladores que o façam.

                                                    Há dois modos de fazer a transformação, uma é alterar o motor para explosão com faísca, portanto com velas e bobine como os motores a gasolina. Este sistema é tão caro que nem merece a pena ser levado em consideração.

                                                    O outro método é a injecção de GPL na admissão. O GPL acaba por explodir em conjunto com o gasóleo e portanto o consumo é misto e o custo é dividido entre o gasóleo e o GPL. Como o gasóleo está quase a custar o dobro do GPL, não é uma solução económica.
                                                    É basicamente isto.

                                                    Já agora a título de curiosidade, converter motores Diesel a GPL é ilegal, mas pelos vistos a GN já não. Os autocarros da STCP são híbridos GN/Diesel, julgo que com um sistema como o segundo mencionado.

                                                    Ao relanti o motor funciona só ou quase só a gasóleo, mas à medida que se puxa por ele vai aumentando o débito de GN com pouco aumento de débito de gasóleo (só é preciso o suficiente para iniciar a combustão). Não poupa tanto como se fosse só a GN, mas ainda assim poupa certamente muito, e dispensa a conversão extremamente cara e complexa que seria necessária para andar só a GN (é preciso alterar praticamente toda a cabeça do motor e instalar um sistema todo novo de alimentação de combustível).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      "GPL", qualquer dia o que rende é um GPL em carros diesel, tás feito.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        A frota da Carris também já tem bastantes a gás natural. A base é o motor a diesel, com algumas modificações. Não há injectores, e o gás é misturado com o ar antes de entrar na camara de combustão, salvo o erro.
                                                        E é normal que assim seja, visto que as companhias de transportes tem que responder hoje em dia a normas apertadas de emissões, pelo que têm que optar pelas soluções mais ecológicas.

                                                        Em Madrid, por exemplo, uma grande percentagem dos autocarros já é movida a hidrogénio. Na Suíça também já há uma grande percentagem de eléctricos.
                                                        Eventualmente estas soluções acabarão por chegar aqui ao burgo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por CarlosCross Ver Post
                                                          A frota da Carris também já tem bastantes a gás natural. A base é o motor a diesel, com algumas modificações. Não há injectores, e o gás é misturado com o ar antes de entrar na camara de combustão, salvo o erro.
                                                          E é normal que assim seja, visto que as companhias de transportes tem que responder hoje em dia a normas apertadas de emissões, pelo que têm que optar pelas soluções mais ecológicas.

                                                          Em Madrid, por exemplo, uma grande percentagem dos autocarros já é movida a hidrogénio. Na Suíça também já há uma grande percentagem de eléctricos.
                                                          Eventualmente estas soluções acabarão por chegar aqui ao burgo.
                                                          A rodoviaria ao ritmo que vai importando, pelas minhas contas lá para 2025 já tem uma destas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O gás natural está em força na Europa, cá no burgo a nossa espécime politica esforça-se para que o tuga continue na ignorancia.

                                                            Bastante informação aqui:
                                                            APVGN - Associao Portuguesa do Veculo a Gs Natural

                                                            Se forem ao configurador online da vw alemã, no modelo passat, teem logo no inicio para escolher entre os modelos convencionais e os Ecofuel(gasolina/gas natural).

                                                            Ficheiros anexados

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X