Um pouco relacionado com este tópico http://forum.autohoje.com/forum-gera...6-10-09-a.html mas abordando outros itens e incluindo os "menos", deixo aqui este interessante artigo sobre os extremos da produção automóvel actual:
Nas conversas de café, gosta-se mais de falar de superlativos. Desde a invenção do automóvel moderno, há 125 anos, que os fãs de automóveis discutem incansavelmente sobre performances extremas, medidas dos carros ou preços de aquisição. No entanto, já não são os valores máximos a entrar na conversa - há anos que os debates acerca da protecção ambiental e da poupança têm cada vez mais em conta os recordistas da humildade.
Mas quais são, hoje em dia, os automóveis novos de série oficialmente vendidos na Alemanha que se destacam por serem os superlativos em diversos itens?
Categoria "preço"
Actualmente, é impossível gastar mais dinheiro num carro novo de série do que num Bugatti Veyron 16.4 Super Sport. O luxuoso desportivo do Grupo VW custa mais de 1,96 milhões de euros - ou seja, não é um carro para simples snobs, mas para verdadeiros multimilionários. Estes não devem estar muito preocupados com o facto de com esse dinheiro também poderem comprar 281 Dacia Sandero: por 6990 €, este é o carro novo mais barato que se pode comprar na Alemanha - uma verdadeira pechincha.
Categoria "potência"
O motor de 16 cilindros e 8.0 litros do Bugatti Veyron Super Sport desenvolve 1200 CV - quase o dobro de um Corvette C6 6.2 V8 ZR1 Coupé com 647 CV, que está em 2.º lugar!
Com 1/10 da cilindrada de um Veyron e com 54 CV, o Smart Fortwo 0.8 CDI situa-se no outro extremo da escala.
Categoria "aceleração"
Também esta lista é liderada pelo Veyron: 2,5 segundos para atingir a marca dos 100 km/h! O perseguidor mais próximo é o Porsche 911 3.8 Turbo S Coupé, que atinge a mesma velocidade após 3,3 segundos. Para um condutor de um Hyundai H-1 Travel, mais do que suficiente para ficar de boca aberta a assistir, já que, com 23,7 segundos para realizar o 0-100 km/h, este é o veículo ligeiro de série mais lento que se pode comprar.
Categoria "velocidade máxima"
Mais, uma vez, o Bugatti fica à frente: com uma v. máx. de 431 km/h, deixa bem atrás de si (literalmente!) todos os outros veículos de estrada. Mesmo que a versão vendida ao "público" esteja limitada a 415 km/h, a diferença para o 2.º classificado, o Lamborghini Murcièlago LP 640 E-Gear, é, ainda assim, de 75 km/h.
Bem longe, ainda, da lesma entre os ligeiros: Land Rover Defender Station Wagen, com 132 km/h de velocidade máxima.
Categoria "comprimento"
Entre os pára-choques do Maybach 62 existem 6,12 m de automóvel - mais do que em qualquer viatura de série vendida no mercado alemão. Esta distância acolheria sem problemas 2 exemplares do carro mais curto do mercado: o Smart Fortwo, com ca. de 2,70 m.
Categoria "largura"
Se conduzir um Jeep Grand Cherokee ou um dos monovolumes da Ford (Galaxy e S-Max), poderá passar por algumas dificuldades em estradas mais estreitas: medindo a partir dos extremos dos espelhos retrovisores, com um pouco mais 2,15 m estes são os carros mais largos da nação.
Na outra ponta da escala, mais uma vez, o Smart Fortwo, com 1,56 m.
Categoria "altura"
Para o Land Rover Defender, muitos parques de estacionamento são tabu: algumas versões do 90 e do 110 chegam a atingir os 2,06 m de altura - demasiado para a maioria dos parques subterrâneos ou com mais do que 2 pisos. Por outro lado, essa é uma questão com que o condutor de um Lotus Elise nunca vai ter que se preocupar: o ponto mais alto do tejadilho não chega a estar 1,12 m acima do asfalto.
Categoria "peso"
O "elefante" entre os carros de série por cá vendidos é o Maybach 62, com 2855 kg.
Vencedor da categoria "peso-pluma" é o Smart Fortwo 1.0 mhd Coupé, com apenas 750 kg.
Categoria "consumo"
O que mais bebe é -mais uma vez!- o Bugatti Veyron, e na versão "base"! Apresentando um consumo médio de 24,1 L/100 km, o super-desportivo consome mais que o modelo de topo, o Super Sport, que, ainda assim, se contenta com menos 1 L em média. Entre os mais "bêbados" encontram-se também o Lamborghini Murcielago LP 640 e o Ferrari 599 GTB Fiorano, ambos consumindo 21,3 L aos 100 km.
No extremo oposto temos o Smart Fortwo 0.8 cdi Coupé, para quem 3,3 L são suficientes para percorrer 100 km.
Categoria "vendas"
Na estatística de vendas de carros novos na Alemanha, o líder é o VW Golf que, em todas as suas variantes (incluindo o Jetta) encontrou 251078 compradores durante o ano de 2010.
O nome mais exclusivo desta lista é o Rolls Royce Phantom, com apenas 9 unidades vendidas ao longo de todo o ano.
Fonte: Auto Extrem: Serienwagen der Superlative - auto motor und sport
Nas conversas de café, gosta-se mais de falar de superlativos. Desde a invenção do automóvel moderno, há 125 anos, que os fãs de automóveis discutem incansavelmente sobre performances extremas, medidas dos carros ou preços de aquisição. No entanto, já não são os valores máximos a entrar na conversa - há anos que os debates acerca da protecção ambiental e da poupança têm cada vez mais em conta os recordistas da humildade.
Mas quais são, hoje em dia, os automóveis novos de série oficialmente vendidos na Alemanha que se destacam por serem os superlativos em diversos itens?
Categoria "preço"
Actualmente, é impossível gastar mais dinheiro num carro novo de série do que num Bugatti Veyron 16.4 Super Sport. O luxuoso desportivo do Grupo VW custa mais de 1,96 milhões de euros - ou seja, não é um carro para simples snobs, mas para verdadeiros multimilionários. Estes não devem estar muito preocupados com o facto de com esse dinheiro também poderem comprar 281 Dacia Sandero: por 6990 €, este é o carro novo mais barato que se pode comprar na Alemanha - uma verdadeira pechincha.
Categoria "potência"
O motor de 16 cilindros e 8.0 litros do Bugatti Veyron Super Sport desenvolve 1200 CV - quase o dobro de um Corvette C6 6.2 V8 ZR1 Coupé com 647 CV, que está em 2.º lugar!
Com 1/10 da cilindrada de um Veyron e com 54 CV, o Smart Fortwo 0.8 CDI situa-se no outro extremo da escala.
Categoria "aceleração"
Também esta lista é liderada pelo Veyron: 2,5 segundos para atingir a marca dos 100 km/h! O perseguidor mais próximo é o Porsche 911 3.8 Turbo S Coupé, que atinge a mesma velocidade após 3,3 segundos. Para um condutor de um Hyundai H-1 Travel, mais do que suficiente para ficar de boca aberta a assistir, já que, com 23,7 segundos para realizar o 0-100 km/h, este é o veículo ligeiro de série mais lento que se pode comprar.
Categoria "velocidade máxima"
Mais, uma vez, o Bugatti fica à frente: com uma v. máx. de 431 km/h, deixa bem atrás de si (literalmente!) todos os outros veículos de estrada. Mesmo que a versão vendida ao "público" esteja limitada a 415 km/h, a diferença para o 2.º classificado, o Lamborghini Murcièlago LP 640 E-Gear, é, ainda assim, de 75 km/h.
Bem longe, ainda, da lesma entre os ligeiros: Land Rover Defender Station Wagen, com 132 km/h de velocidade máxima.
Categoria "comprimento"
Entre os pára-choques do Maybach 62 existem 6,12 m de automóvel - mais do que em qualquer viatura de série vendida no mercado alemão. Esta distância acolheria sem problemas 2 exemplares do carro mais curto do mercado: o Smart Fortwo, com ca. de 2,70 m.
Categoria "largura"
Se conduzir um Jeep Grand Cherokee ou um dos monovolumes da Ford (Galaxy e S-Max), poderá passar por algumas dificuldades em estradas mais estreitas: medindo a partir dos extremos dos espelhos retrovisores, com um pouco mais 2,15 m estes são os carros mais largos da nação.
Na outra ponta da escala, mais uma vez, o Smart Fortwo, com 1,56 m.
Categoria "altura"
Para o Land Rover Defender, muitos parques de estacionamento são tabu: algumas versões do 90 e do 110 chegam a atingir os 2,06 m de altura - demasiado para a maioria dos parques subterrâneos ou com mais do que 2 pisos. Por outro lado, essa é uma questão com que o condutor de um Lotus Elise nunca vai ter que se preocupar: o ponto mais alto do tejadilho não chega a estar 1,12 m acima do asfalto.
Categoria "peso"
O "elefante" entre os carros de série por cá vendidos é o Maybach 62, com 2855 kg.
Vencedor da categoria "peso-pluma" é o Smart Fortwo 1.0 mhd Coupé, com apenas 750 kg.
Categoria "consumo"
O que mais bebe é -mais uma vez!- o Bugatti Veyron, e na versão "base"! Apresentando um consumo médio de 24,1 L/100 km, o super-desportivo consome mais que o modelo de topo, o Super Sport, que, ainda assim, se contenta com menos 1 L em média. Entre os mais "bêbados" encontram-se também o Lamborghini Murcielago LP 640 e o Ferrari 599 GTB Fiorano, ambos consumindo 21,3 L aos 100 km.
No extremo oposto temos o Smart Fortwo 0.8 cdi Coupé, para quem 3,3 L são suficientes para percorrer 100 km.
Categoria "vendas"
Na estatística de vendas de carros novos na Alemanha, o líder é o VW Golf que, em todas as suas variantes (incluindo o Jetta) encontrou 251078 compradores durante o ano de 2010.
O nome mais exclusivo desta lista é o Rolls Royce Phantom, com apenas 9 unidades vendidas ao longo de todo o ano.
Fonte: Auto Extrem: Serienwagen der Superlative - auto motor und sport
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