Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro usado e escolha difícil: diesel, gasolina ou GPL?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro usado e escolha difícil: diesel, gasolina ou GPL?

    Casros amigos, querendo ir directo ao assunto, começo por dizer que a questão do modelo que procuro é indiferente, o que me está a preocupar e a fazer matutar muito é a seguinte situação.

    O que escolher:

    Gasolina: posso comprar um modelo mais recente e com menos Km's mas depois pago a factura na bomba! Por outro lado permite-me ter um carro mais confortável e mais equipado e isso sente-se bem na agradabilidade do uso.

    Diesel: Faço cedência na idade e modelo do carro (porventura até dimensões do mesmo) mas cada vez que vou à bomba sabe muito melhor além da fiabilidade ser superior.

    GPL: ainda não percebi, é mais barata a utilziação GPL ou diesel? À partida permite-me ter um carro melhor que o diesel, por ser uma transformação de um gasolina, mas como é de fiabilidade e gastos na bomba quando comparado com diesel?



    Muito obrigado pela ajuda! Ando à procura de carro usado e tenho excesso de informação para processar!

    Cumprimentos!

    #2
    Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
    Diesel: Faço cedência na idade e modelo do carro (porventura até dimensões do mesmo) mas cada vez que vou à bomba sabe muito melhor além da fiabilidade ser superior.

    GPL: ainda não percebi, é mais barata a utilziação GPL ou diesel? À partida permite-me ter um carro melhor que o diesel, por ser uma transformação de um gasolina, mas como é de fiabilidade e gastos na bomba quando comparado com diesel?
    Isto esta longe de ser verdade... Depende dos motores em questão. O normal até é o contrário. Só se fizeste a afirmação já com algo especifico em mente e em que o Diesel possa ter uma fiablidade teórica superior.

    Fiablidade GPL, que eu saiba, não trás grandes problemas.
    As contas, mais uma vez, vão depender muito... mas há situações em que o GPL te sairá mais barato.

    Mais uma vez, dependerá do carro em equação mas para mim, sentado na minha cadeira a brincar com o dinheiro do outros , gasolina > GPL > Diesel. Uma coisa é certa, diesel em último. Os outros dois depende do caso.

    Comentário


      #3
      Peço desculpa, falta um dado importante! Prevejo 30000Km's por ano!

      A economia é fundamental mas sinseramente queria ter mais carro também e acabo por estar muito inclinado para o GPL!

      Por exemplo ao mesmo preço:


      - Gasolina: carro segmento médio C de 2005 com 100000Km's
      - Diesel: carro segmento médio C de 2002 com 130000Km's
      - GPL: meio termo aparentemente


      A questão da fiabilidade é muito importante mas no caso de se é diesel, gasolina ou GPL para mim é um pouco indiferente! Acho que tem é tudo a ver com o carro!

      Comentário


        #4
        Preço? Algum modelo em especial debaixo de olho?

        Comentário


          #5
          Nada em especial! Mas o preço andará em torno dos 7000/7500€!

          Queria uma SW ou MPV médio!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por lss911 Ver Post

            GPL: ainda não percebi, é mais barata a utilziação GPL ou diesel?
            isto como sempre, é fazeres as contas, primeiro aos euros por km, e depois ao que cada carro custa, não esquecer o preço da instalação.
            Com esse dinheiro e os km que queres fazer eu pendia mais para gpl, a menos que arranjes um grande negócio num carro a diesel.

            Comentário


              #7
              Bem ,nesta altura do campeonato optava sem duvida pelo GPL , pois com essa média de Km/ano que estimas fazer ,de certeza que compensa.

              Digo isto porque tenho um familiar meu que nos seus últimos 3 carros converteu para GPL pois ele fazia também essa média anual. E pelo custo da instalação ao fim de ano e meio dois anos já tinha recuperado o investimento da instalação! De notar que esses carros saíram das mãos dele com médias de 400mil Km, de notar que ele comprou sempre usado e depois instalou o GPL!
              Mas mesmo agora que já não faz tantos Km ,alias faz tantos como eu, já estivemos a fazer contas ,e mesmo assim conseguia compensar em relação ao meu(1.6crdi)!
              E um carro a gasolina é mais barato que um a gasóleo e por norma essa diferença da para a instalação do GPL , e depois tens o gás a quase metade do preço da gasolina!

              Eu ia para o Gpl!

              Comentário


                #8
                Fui a um forum sobre o GPL e anda tudo maluco com isso! Parece tipo ovo de colombo! Gasta mais 15% de a gasolina em litros mas como o preço por litro é cerca de 45% inferior...ganha-se muito!

                Pelo que percebi faz jogo de igual para igual com os motores diesel equivalentes e o ganho poderá estar no facto de a diferença de valor de um automóvel diesel ou gasolina poder ser (depende do modelo) superior ao preço da instalação (e média 1400€)!

                É uma boa hipótese em cima da mesa!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                  Fui a um forum sobre o GPL e anda tudo maluco com isso! Parece tipo ovo de colombo! Gasta mais 15% de a gasolina em litros mas como o preço por litro é cerca de 45% inferior...ganha-se muito!

                  Pelo que percebi faz jogo de igual para igual com os motores diesel equivalentes e o ganho poderá estar no facto de a diferença de valor de um automóvel diesel ou gasolina poder ser (depende do modelo) superior ao preço da instalação (e média 1400€)!

                  É uma boa hipótese em cima da mesa!

                  Eu a muito tempo tinha chegado a essa conclusão !

                  Comentário


                    #10
                    P/passar a GPL:

                    Peugeot 307 Break 1.6 TECTO PANORAMICO, 6.250 EUR, Mem Martins - Standvirtual
                    Renault Scénic RX4, 6.000 EUR, Malveira - Standvirtual
                    Honda Stream 1.7, 5.900 EUR, Lisboa - Standvirtual
                    Renault Laguna Break 1.6 16V PREVILEGE, 5.750 EUR, Braga - Standvirtual
                    Volvo V40 1.6, 5.500 EUR, Leiria - Standvirtual
                    Lancia Lybra SW 1.6 i 69 000 Kms, 5.450 EUR, Aguas Santas-Maia-PORTO - Standvirtual

                    Já a GPL:

                    Hyundai Santa Fe , 8.250 EUR, ALBUFEIRA - Standvirtual
                    Volvo V40 1.6i 109cv bifuel (GPL), 7.500 EUR, Cartaxo - Standvirtual
                    Lancia Lybra SW PARTICULAR - ECONOMICA, 5.350 EUR, Viseu - Standvirtual

                    A gasóleo:

                    Ford Mondeo SW ghia- 6 vel- 130cv oferta gps, 8.500 EUR, Leiria - Standvirtual
                    Fiat Stilo Multiwagon 1.9 JTD 115 cv, 8.400 EUR, Vila Nova De Gaia/Avintes - Standvirtual
                    Citroën C5 2.0 HDI BREAK, 8.500 EUR, Lisboa - Standvirtual
                    Alfa Romeo 156 Sportwagon 2.4 JTD - PELE, 8.250 EUR, Trofa - Porto - Standvirtual
                    Peugeot 307 Break 1.4 HDi - XS Premium, 8.200 EUR, CORROIOS - Standvirtual
                    Peugeot 307 Break , 8.100 EUR, Cascais - Standvirtual
                    Fiat Stilo Multiwagon 1.9 JTD, 7.990 EUR, Famalicão - Standvirtual
                    Peugeot 307 Break 2.0Hdi, 7.900 EUR, Alhos Vedros - Standvirtual
                    Kia Carens 2.0 CRDI SX Confort, 7.600 EUR, Odivelas - Standvirtual
                    Opel Vectra Caravan 2.2 DTI 125 Cv Elegance, 7.350 EUR, Caxias - Standvirtual
                    Ford Mondeo SW 2.0TDCI GHIA, 7.250 EUR, Gondomar - Standvirtual
                    Renault Scénic 1.9 Dci Dynamic, 6.600 EUR, V. N. Gaia - Standvirtual
                    Fiat Stilo Multiwagon 1.9 JTD, 6.400 EUR, Cascais - Standvirtual

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                      P/passar a GPL:

                      Peugeot 307 Break 1.6 TECTO PANORAMICO, 6.250 EUR, Mem Martins - Standvirtual
                      Renault Scénic RX4, 6.000 EUR, Malveira - Standvirtual
                      Honda Stream 1.7, 5.900 EUR, Lisboa - Standvirtual
                      Renault Laguna Break 1.6 16V PREVILEGE, 5.750 EUR, Braga - Standvirtual
                      Volvo V40 1.6, 5.500 EUR, Leiria - Standvirtual
                      Lancia Lybra SW 1.6 i 69 000 Kms, 5.450 EUR, Aguas Santas-Maia-PORTO - Standvirtual

                      Já a GPL:

                      Hyundai Santa Fe , 8.250 EUR, ALBUFEIRA - Standvirtual
                      Volvo V40 1.6i 109cv bifuel (GPL), 7.500 EUR, Cartaxo - Standvirtual
                      Lancia Lybra SW PARTICULAR - ECONOMICA, 5.350 EUR, Viseu - Standvirtual

                      A gasóleo:

                      Ford Mondeo SW ghia- 6 vel- 130cv oferta gps, 8.500 EUR, Leiria - Standvirtual
                      Fiat Stilo Multiwagon 1.9 JTD 115 cv, 8.400 EUR, Vila Nova De Gaia/Avintes - Standvirtual
                      Citroën C5 2.0 HDI BREAK, 8.500 EUR, Lisboa - Standvirtual
                      Alfa Romeo 156 Sportwagon 2.4 JTD - PELE, 8.250 EUR, Trofa - Porto - Standvirtual
                      Peugeot 307 Break 1.4 HDi - XS Premium, 8.200 EUR, CORROIOS - Standvirtual
                      Peugeot 307 Break , 8.100 EUR, Cascais - Standvirtual
                      Fiat Stilo Multiwagon 1.9 JTD, 7.990 EUR, Famalicão - Standvirtual
                      Peugeot 307 Break 2.0Hdi, 7.900 EUR, Alhos Vedros - Standvirtual
                      Kia Carens 2.0 CRDI SX Confort, 7.600 EUR, Odivelas - Standvirtual
                      Opel Vectra Caravan 2.2 DTI 125 Cv Elegance, 7.350 EUR, Caxias - Standvirtual
                      Ford Mondeo SW 2.0TDCI GHIA, 7.250 EUR, Gondomar - Standvirtual
                      Renault Scénic 1.9 Dci Dynamic, 6.600 EUR, V. N. Gaia - Standvirtual
                      Fiat Stilo Multiwagon 1.9 JTD, 6.400 EUR, Cascais - Standvirtual
                      De todos esse optava por Volvos, pois o meu familiar só tem Volvos equipados com GPL e nestes mais de 10 anos que tem GPL não me lembro de ele ter relatado um problema com o sistema!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                        Fui a um forum sobre o GPL e anda tudo maluco com isso! Parece tipo ovo de colombo! Gasta mais 15% de a gasolina em litros mas como o preço por litro é cerca de 45% inferior...ganha-se muito!
                        Usa esse fórum para recolheres informações mas filtra um bocado o que dizem, porque para alguns lá o GPl converteu se numa religião.

                        Comentário


                          #13
                          O preço do GPL subiu bastante nos últimos meses, e é dificil prever o futuro do comportamento do GPL vs diesel, ou seja, as contas que fizeres agora podem-se alterar ligeiramente no futuro. É provável que no Verão o GPL desça de preço, mas nunca se sabe...
                          Eu optava sempre por GPL porque é mais limpo, e consegues comprar um usado a gasolina mais barato, embora cada vez seja mais dificil encontrar um usado a gasolina, porque tem andado tudo a comprar carros a Diesel.

                          Comentário


                            #14
                            Caros amigos, antes de mais quero agradecer-vos os sábios conselhos que me deram!
                            Quero ainda agradecer em especial ao sc13nt1s pela pesquisa que fez! Excelentes possibilidades!

                            Já estou em negociações para a aquisição do Lancia Lybra a gasolina que está na pesquisa que o sc13nt1s fez e vou pagar a transformação para GPL! Parece-me um excelente negócio, vou ao Porto de propósito e só espero que saia de lá com carro e muito bem servido!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                              O preço do GPL subiu bastante nos últimos meses, e é dificil prever o futuro do comportamento do GPL vs diesel, ou seja, as contas que fizeres agora podem-se alterar ligeiramente no futuro. É provável que no Verão o GPL desça de preço, mas nunca se sabe...
                              Eu optava sempre por GPL porque é mais limpo, e consegues comprar um usado a gasolina mais barato, embora cada vez seja mais dificil encontrar um usado a gasolina, porque tem andado tudo a comprar carros a Diesel.
                              Sem dúvida! O GPL está mais sujeito a alterações sazonais/climatéricas (e não tanto macro-económicas e políticas quanto o petróleo) e realmente começam a escassear os automóveis a gasolina! Que década diferente a que passou quando comparada com os anos 90!

                              Comentário


                                #16
                                Boa sorte para o negocio , já o carro em si parece ser um bom negocio!

                                Aqueles bancos deve ser um mimo ir lá sentado!Sempre gostei de bancos espOngosos!

                                Cmp!

                                Comentário


                                  #17
                                  Como anda a fiabilidade dos Lybra?

                                  Obrigado MrCeedSW!! Também quero experimentar!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Um carro a GPL para ser "agradável" de utilizar convém que seja >1.6 e aì os consumos já se mandam fácilmente para os 10 litros. Segundo já ouvi/li, no arranque tem que se usar gasolina e que fica em cerca de 10€ de gasolina por depósito (subjectivo:depende do preço da gasolina e do volume do depósito!).
                                    Posto isto, se o carro beber 9 Litros com o gás a 0,82€ dá 7,38€. Juntando a isto o valor gasto em gasolina, vai para 8€ e tal.
                                    Num Diesel a beber 6 Litros com o gasóleo a 1,38€ dá também 8,28€.

                                    Depois há os incovenientes do GPL que é o não poder entrar em determinados parques e garagens comuns, os postos de abastecimento serem mais escassos, o "tócolante" na traseira.. enfim!

                                    Também tem vantagens.. como a possibilidade de encontrar carros a gasolina com menos kms para converter e o custo final ficar (em principio) mais em conta do que o mesmo modelo a Diesel.

                                    De qualquer forma, pesando os prós e os contras, talvez o diesel continue a ser a opção mais segura!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho o meu jimny a gpl e posso dizer que foi o melhor investimento que fiz no jipe, quando precisar de comprar outro carro será certamente a gasolina para depois instalar gpl.
                                      Essa lancia está mesmo à tua espera, bom preço e poucos km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                        Um carro a GPL para ser "agradável" de utilizar convém que seja >1.6 e aì os consumos já se mandam fácilmente para os 10 litros. Segundo já ouvi/li, no arranque tem que se usar gasolina e que fica em cerca de 10€ de gasolina por depósito (subjectivo:depende do preço da gasolina e do volume do depósito!).
                                        Posto isto, se o carro beber 9 Litros com o gás a 0,82€ dá 7,38€. Juntando a isto o valor gasto em gasolina, vai para 8€ e tal.
                                        Num Diesel a beber 6 Litros com o gasóleo a 1,38€ dá também 8,28€.

                                        Depois há os incovenientes do GPL que é o não poder entrar em determinados parques e garagens comuns, os postos de abastecimento serem mais escassos, o "tócolante" na traseira.. enfim!

                                        Também tem vantagens.. como a possibilidade de encontrar carros a gasolina com menos kms para converter e o custo final ficar (em principio) mais em conta do que o mesmo modelo a Diesel.

                                        De qualquer forma, pesando os prós e os contras, talvez o diesel continue a ser a opção mais segura!
                                        Mas estamos a falar de um orçamento reduzido. Com este dinheiro é bem mais fácil encontrar um carro a gasolina com menos km e menos anos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                          Um carro a GPL para ser "agradável" de utilizar convém que seja >1.6 e aì os consumos já se mandam fácilmente para os 10 litros. Segundo já ouvi/li, no arranque tem que se usar gasolina e que fica em cerca de 10€ de gasolina por depósito (subjectivo:depende do preço da gasolina e do volume do depósito!).
                                          Posto isto, se o carro beber 9 Litros com o gás a 0,82€ dá 7,38€. Juntando a isto o valor gasto em gasolina, vai para 8€ e tal.
                                          Num Diesel a beber 6 Litros com o gasóleo a 1,38€ dá também 8,28€.

                                          Depois há os incovenientes do GPL que é o não poder entrar em determinados parques e garagens comuns, os postos de abastecimento serem mais escassos, o "tócolante" na traseira.. enfim!

                                          Também tem vantagens.. como a possibilidade de encontrar carros a gasolina com menos kms para converter e o custo final ficar (em principio) mais em conta do que o mesmo modelo a Diesel.

                                          De qualquer forma, pesando os prós e os contras, talvez o diesel continue a ser a opção mais segura!
                                          Isso é que é puxar a brasa é sardinha, vejo no teu comentário indícios claros de que nunca tiveste um carro a GPL e a veres as coisas nesses moldes só o diesel compensa. Mas estás errado

                                          Se estamos a falar de kits de injecção sequencial multiponto, que no fim de contas são quase todos os que equipam todos os carros de injecção electrónica a circularem em Portugal, nada disso se aplica.
                                          O consumo a GPL em relação a gasolina neste momento aumenta entre 5 a 10% dependendo do carro em questão.
                                          O motor não perde potência nem binário nem tem de ser um 1.6 para ser agradável. Tanto faz ser um 1000cc ou um 8000cc, atingem-se os mesmos valores de desempenho tanto a GPL como a gasolina.

                                          Essa dos 10€ de gasolina por depósito é gritante, no Inverno demora uns 2 minutos a comutar porque o carro deve chegar aos 30 graus de funcionamento mas quando o tempo aquece por norma 1 minuto basta. Com tempo de Verão é praticamente imediato e não gastas gasolina. E enquanto arranca a gasolina, não gasta simultaneamente GPL.
                                          O preço do GPL nunca na vida estaria a média anual de 82 cêntimos, está neste momento porque pronto. Há sempre os descontos a ajudar, bombas que vendem a pouco mais de 60 cêntimos por litro (neste momento) e quem sabe os hipers não vão ter também GPL. Muito gente só vai aguentando a gasolina e gasóleo porque abastece nos hipers. Sem eles como seria?
                                          Acabarão por ter GPL como já tem o Eleclerc em Setúbal, é uma questão de tempo.

                                          Não se escolhe um carro com base no preço do combustível actual, é preciso englobar todas as alturas do ano e até os próximos anos obviamente. Mas esse é um dos grandes defeitos dos portugueses ao escolherem carro.
                                          Eu abasteci até Outubro GPL a 53,9 cêntimos por litro da Repsol sem serem precisos descontos. Para que raio quis saber da economia dos diesel? Ainda bem que não tenho de comprar um para poupar, para isso há na mesma carros com motores otto, mas com combustível a metade da gasolina. Com um diesel se queres economia não podes puxar pelo carro, tudo depende do consumo. Face a modelos a gasolina um diesel equivalente também bebe, agora vai da consciência do dono admitir ou não os consumos elevados. No caso do GPL, tens combustível barato para ajudar quando os consumos que fazes são altos. Quando fazes uma condução económica, aí sim tens certamente a melhor economia
                                          .
                                          Editado pela última vez por GPL; 15 February 2011, 21:23.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O GPL fica sensivelmente ao nível do Diesel em gastos com combustível, falando de modelos e motorizações equivalentes.

                                            Mas a oferta de veículos já convertidos é muito fraca, aconselho-te antes a estipular o valor que queres dar pelo carro, e procurar os modelos a gasolina por preços 1500~2000€ abaixo desse limite, para usar o que sobra para a conversão.

                                            De resto é a treta do costume: a GPL terás provavelmente um motor mais potente, mais suave, mais silencioso do que com Diesel (no fundo um motor a gasolina, só que não a gasolina!), mas neste fim de mundo terás também alguns entraves legais, agora tu é que vês o que é que para ti tem mais importância.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                              Mas estamos a falar de um orçamento reduzido. Com este dinheiro é bem mais fácil encontrar um carro a gasolina com menos km e menos anos.

                                              Pois.. é verdade.. aquele Lybra é um carro jeitoso e mesmo com a instalaçao do Kit GPL fica a um preço muito interessante, além de ter poucos kms.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                                                Diesel: Faço cedência na idade e modelo do carro (porventura até dimensões do mesmo) mas cada vez que vou à bomba sabe muito melhor além da fiabilidade ser superior.
                                                Só se for no tempo dos 190d
                                                Com a parafernália de peças que um diesel de há uns anos pra cá leva (mesmo os menos complexos), desculpem lá mas só engole essa posta quem quer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                                  Isso é que é puxar a brasa é sardinha, vejo no teu comentário indícios claros de que nunca tiveste um carro a GPL e a veres as coisas nesses moldes só o diesel compensa. Mas estás errado

                                                  Se estamos a falar de kits de injecção sequencial multiponto, que no fim de contas são quase todos os que equipam todos os carros de injecção electrónica a circularem em Portugal, nada disso se aplica.
                                                  O consumo a GPL em relação a gasolina neste momento aumenta entre 5 a 10% dependendo do carro em questão.
                                                  O motor não perde potência nem binário nem tem de ser um 1.6 para ser agradável. Tanto faz ser um 1000cc ou um 8000cc, atingem-se os mesmos valores de desempenho tanto a GPL como a gasolina.

                                                  Essa dos 10€ de gasolina por depósito é gritante, no Inverno demora uns 2 minutos a comutar porque o carro deve chegar aos 30 graus de funcionamento mas quando o tempo aquece por norma 1 minuto basta. Com tempo de Verão é praticamente imediato e não gastas gasolina. E enquanto arranca a gasolina, não gasta simultaneamente GPL.
                                                  O preço do GPL nunca na vida estaria a média anual de 82 cêntimos, está neste momento porque pronto. Há sempre os descontos a ajudar, bombas que vendem a pouco mais de 60 cêntimos por litro (neste momento) e quem sabe os hipers não vão ter também GPL. Muito gente só vai aguentando a gasolina e gasóleo porque abastece nos hipers. Sem eles como seria?
                                                  Acabarão por ter GPL como já tem o Eleclerc em Setúbal, é uma questão de tempo.

                                                  Não se escolhe um carro com base no preço do combustível actual, é preciso englobar todas as alturas do ano e até os próximos anos obviamente. Mas esse é um dos grandes defeitos dos portugueses ao escolherem carro.
                                                  Eu abasteci até Outubro GPL a 53,9 cêntimos por litro da Repsol sem serem precisos descontos. Para que raio quis saber da economia dos diesel? Ainda bem que não tenho de comprar um para poupar, para isso há na mesma carros com motores otto, mas com combustível a metade da gasolina. Com um diesel se queres economia não podes puxar pelo carro, tudo depende do consumo. Face a modelos a gasolina um diesel equivalente também bebe, agora vai da consciência do dono admitir ou não os consumos elevados. No caso do GPL, tens combustível barato para ajudar quando os consumos que fazes são altos. Quando fazes uma condução económica, aí sim tens certamente a melhor economia
                                                  .
                                                  Puxar a brasa à minha sardinha?! Tu é que pareces ser tendencioso..

                                                  Eu tenho um carro Diesel com quase 18 anos e > de 300 mil kms, não tenho portanto nenhuma pérola a defender nem é carro para durar muitos mais anos, embora que se tem portado bem. Nem ponho de parte a hipótese de vir a ter um carro a GPL.

                                                  A minha opinião baseia-se no facto de os custos de utilização me parecerem muito semelhantes, sendo que o gás gera uma ou outra limitação (para mim) que me deixa de pé atrás quanto à possivel aquisição de um carro destes. Em dias de temporal dá muito jeito entrar numa garagem/parque coberto, ter postos de abastecimento em todo o lado, etc. O posto de abastecimento com GPL mais perto da terra dos meus pais fica a cerca de 35 kms por exemplo!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                                    sendo que o gás gera uma ou outra limitação (para mim) que me deixa de pé atrás quanto à possivel aquisição de um carro destes. Em dias de temporal dá muito jeito entrar numa garagem/parque coberto, ter postos de abastecimento em todo o lado, etc. O posto de abastecimento com GPL mais perto da terra dos meus pais fica a cerca de 35 kms por exemplo!
                                                    Temos de ver que cada caso é um caso ,logo um possível propriatario de um carro GPL tem em conta todas as variantes!
                                                    O que para ti pode não compensar para outros pode ser uma mais valia , não se pode generalizar!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por figon Ver Post
                                                      Puxar a brasa à minha sardinha?! Tu é que pareces ser tendencioso..

                                                      Eu tenho um carro Diesel com quase 18 anos e > de 300 mil kms, não tenho portanto nenhuma pérola a defender nem é carro para durar muitos mais anos, embora que se tem portado bem. Nem ponho de parte a hipótese de vir a ter um carro a GPL.

                                                      A minha opinião baseia-se no facto de os custos de utilização me parecerem muito semelhantes, sendo que o gás gera uma ou outra limitação (para mim) que me deixa de pé atrás quanto à possivel aquisição de um carro destes. Em dias de temporal dá muito jeito entrar numa garagem/parque coberto, ter postos de abastecimento em todo o lado, etc. O posto de abastecimento com GPL mais perto da terra dos meus pais fica a cerca de 35 kms por exemplo!
                                                      Tudo bem, mas entraste a "matar" com alguns pontos que denotavam não teres tido ainda um carro a GPL. Entende isto como apenas um reparo, para conseguirmos falar a 100% das coisas temos de as ter experimentado previamente.
                                                      Mesmo relativamente aos consumos, obviamente que um carro com motor otto consegue queimar muito mais combustível que um diesel. Digo consegue, porque se for utilizado apenas para deslocações sem grandes abusos a economia consegue ser pouco pior, são é mais sensíveis ao acelerador e têm uma faixa de utilização muito maior, daí os consumos poderem ser de 8 ou 80.
                                                      Não sei como irá evoluir o preço do gasóleo e gasolina nos próximos tempos, dependem demasiado do petróleo.
                                                      Nota ainda que o preço do gasóleo está talvez na pior fase de sempre cá em Portugal, com o biodiesel a fazer disparar o preço desde Janeiro e o gasóleo em si a ser vendido cada vez mais caro como produto antes dos impostos. Se o gasóleo tivesse o mesmo ISP que a gasolina, neste momento seria já bastante mais caro que a gasolina nas bombas de combustível. Face ao GPL em termos de preço, o maior calcanhar de aquiles é sem dúvida estar dependente desse ISP inferior que pode ser mudado a qualquer momento pelo estado português. Só isso mudaria tudo, mesmo face à gasolina deixava de compensar a menos que se fizessem algumas centenas de milhares de kms, algo cada vez menos comum nos tempos que correm com combustíveis tão caros.
                                                      Os preços praticados pelos hipers vão ajudando e ainda bem, mas será que vai durar sempre? O preço das bombas normais é muito, muito caro neste momento e se tens GPL caro lá, também tens barato em bombas de marca branca.

                                                      No ISP do GPL o estado português não pode mexer, tem a segurança da UE que o protege como combustível amigo do ambiente. Foi isso um dos motivos que me levou a ir para o GPL, não só o preço no momento (que eram os tais 53,9 cêntimos por litro) mas também o longo prazo.
                                                      Quanto á fiabilidade, entenderás que o user ao ir para usados diesel vai comprar um carro pior, provavelmente com kms martelado, com manutenção e reparações caras para fazer e um motor sempre pior de se conviver do que um a gasolina. Não há comparação entre as vibrações e ruído (desagradáveis) dos diesel que se compram com esse dinheiro face às versões a gasolina que podem ser convertidas para GPL
                                                      Editado pela última vez por GPL; 15 February 2011, 23:08.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu ia para um t5 ou t6 a GPL, mas isso sou eu

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quanto aos postos, são bem mais do que se pensa excepto nalgumas zonas do país mais isoladas:
                                                          Postos e Locais de Abastecimento GPL / Autogás - Mantido pela Comunidade Online de Utilizadores de GPL em Portugal

                                                          Em relação ao preço do GPL, para que não se pense que custa em todo o lado 82 cêntimos por litro



                                                          É uma questão de ir onde é mais barato, tal como acontece quando se abastece gasolina e gasóleo. Embora o preço do GPL varie muito de bomba para bombar, neste momento vai dos 62 cêntimos por litro aos 82...
                                                          Aí a economia a GPL é totalmente diferente, para quem quer mesmo poupar há carros a fazerem 6/7 litros de GPL aos 100. Melhor economia só se for com um carro eléctrico

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            É certo e sabido q há certas discussões q ñ levam a lado nenhum, especialmente neste fórum!

                                                            @SRLA, o lss911 disse q queria gastar na casa dos 7000-7500€, e se fores a ver c/atenção os links q coloquei, vês q os carros a gasolina ñ excedem os 6000€, precisamente p/dar margem à instalação do kit GPL.

                                                            @figon e GPL, ñ vale a pena discutir o sexo dos anjos. Todos estamos conscientes q cada sistema tem as suas vantagens e desvantagens. Se é certo q os motores diesel continuam a ter maior procura, tb é certo q a utilização do GPL tem crescido... Quanto a ser ou ñ ser enganado, ter os kms martelados ou ñ... Isso vai dar ao mesmo em todos os negócios, no mercado de usados há sempre riscos! E mesmo 1 carro c/poucos kms pode ter sido maltratado no seu tempo de vida...

                                                            @lss911, estamos aqui p/ajudar! Efectivamente, gostei dessa Lybra. É dos carros + recentes q encontrei e, comprovando-se os kms e o bom estado do mesmo, ficas servido por uns bons tempos! As opções a gasóleo ñ eram más, mas se fores "alérgico a kms", como eu, é natural q tenhas ficado "encantado" c/a Lybra. Ainda assim, tal como disse acima, convém q tudo esteja certo e comprovado!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X