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Como a Ferrari distorce a realidade

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    Como a Ferrari distorce a realidade

    Como a Ferrari distorce a realidade | Jalopnik Brasil (artigo traduzido. Artigo original por Chris Harris)

    Contei ao pessoal do Jalopnik que eu estava de saco cheio da Ferrari e queria contar o porquê para algumas pessoas. Eles disseram que eu poderia fazer isso aqui. Acompanhem o que eu vou dizer, talvez leve um tempo.

    Acho que começou em 2007 quando eu ouvi que a Ferrari queria saber qual pista de testes nós iríamos usar para o teste da 599 GTB na Autocar, mas na verdade a origem deve ser bem anterior a isso. Porque ela queria saber isso? “Porque sim”, disse o homem no escritório da Autocar, “Agora a fábrica manda uma equipe de teste para o circuito que escolhemos para que possam otimizar o carro e tirar o melhor desempenho dele.” Eles foram à pista, testaram por um dia, bateram o carro, voltaram à fábrica para consertar o carro, voltaram, testaram e então nos convidaram para guiar esta 599 “de fábrica”. Devem ter se divertido.

    É triste dizer, mas o prazer de dirigir uma nova Ferrari agora é quase que totalmente erradicada pela dor de cabeça em lidar com a empresa. Por que estou perdendo tempo contando isso para vocês? Porque farto de tudo isso. Saiu do controle; a ponto de que logo será inútil acreditar em qualquer coisa que você leia sobre seus carros nos lugares de sempre, porque a única de forma de se ter acesso [a seus carros] é jogando de acordo com as suas regras.

    Assim como qualquer um que ainda tenha metade de seus neurônios, tenho sido tolerante com a Ferrari porque ela é, bem, a Ferrari – a mais famosa marca de carros velozes e a fabricante dos carros sobre quais todos querem saber. Grave um vídeo fazendo drifts com um novo Jag XKR no YouTube e 17 pessoas vão assisti-lo; faça o mesmo com uma 430 Scuderia e a audiência pula para 500.000 fácil. Como jornalista, estes números fazem você relevar uma tonelada de baboseiras, mas já cansei. Não me importa se nunca mais pilotarei uma Ferrari novamente, se isso significar que nunca mais terei que lidar com a insana máquina de comunicação e continuar mentindo sobre até onde a Ferrari distorce as regras para conseguir o que quer. Tudo bem, porque acho que não serei recebido em Maranello por muito tempo. O que é uma pena, a comida é maravilhosa.

    Quão ruim foi? Eu honestamente não sei por onde começar. Talvez a 360 Modena fornecida para a imprensa que chega aos 160 km/h (100 mi/h) dois segundos mais rápido que um carro que testamos de um cliente. Você permite alguma margem para máquinas “com cheiro de fábrica”, mas aquela era estupidamente rápida e produzia o som dos carros que Schumacher usava nos finais de semana da época. A Ferrari nunca admitirá que os carros que cede à imprensa são preparados, mas tem a ousadia de aparecer nos testes de fim de ano de qualquer uma das grandes revistas europeias com dois carros. Um para testes de reta e outra para testes de dirigibilidade. Afinal, é isso que acontece quando você compra uma 458: eles entregam duas para cobrir os dois tipos de uso, não é mesmo? Não. Tudo isso fede. Em qualquer outra indústria isso não aconteceria. É desonesto, mas todas as revistas engolem a seco porque têm medo de não serem convidadas para guiar a próxima nova Ferrari.

    Lembra-se da incrível 430 Scuderia? Era um carro e tanto, e ainda é. Uma revista inglesa seguiu [os testes], mesmo com todas as trapaças porque os carros pareciam condizer com o que um cliente iria dirigir, mas então durante a sessão no dinamômetro, os pneus “de fábrica” simplesmente grudaram nos rolos/cilindros.


    E este é o problema: o quão paranoico você precisa ser para colocar um pneu ainda mais aderente na Scuderia? É o mesmo que Kid Bengala tomando remédio para ganhar uns cinco centímetros na ferramenta de trabalho. É como se você, segundo a sua própria assessoria, não fosse o líder de mercado e fabricante dos melhores esportivos na atualidade, não é?

    O que a Ferrari claramente não consegue ver é que sua estratégia para vencer todos os testes a qualquer custo é completamente contraproducente. Primeiro, ela desmerece o incrível trabalho de seus próprios engenheiros. O que dizer da 458 se a única maneira que a fábrica permite emprestá-la para uma revista é caso um notebook seja ligado a ela a todo instante, com uma equipe especial passando diversos dias na pista escolhida para ajustar o carro? Diz que eles são completamente doidos – um comportamento que parece ainda pior quando marcas rivais simplesmente entregam seus carros com nada além de um pedido educado para que você evite batê-lo muito forte, e então o devolva uma semana depois.

    Segundo ponto: a internet serve para três coisas: pornografia grátis, Jalopnik e divulgar informação. Quinze anos atrás, se a sua 355 não fosse tão rápida quanto o fabricante afirmou, você podia torrar a paciência do vendedor, reclamar no clubinho local dos donos de Ferrari e só. Hoje em dia você espalha sua mensagem ao redor do globo e qualquer mané a lê em questão de minutos. Assim, quando usamos uma 430 Scud de um proprietário porque a Ferrari não quis nos emprestar um carro de teste, ela foi destruída em linha reta por um 911 GT2 e um Lambo LP 560-4, apesar de todos os testes “oficiais” sugerirem que ela é mais rápida que o cometa Halley. Os fóruns entraram em polvorosa, alguns donos da Scud tiveram razão em sentir que não receberam o carro sobre o qual leram em páginas e mais páginas. Isso é o carma lhe aplicando um belo tapa na cara.


    É o nível de controle que eu acho profundamente irritante e até nocivo à marca. Uma vez que você sabe que é preciso toda uma equipe de suporte e duas 458s para fornecer todas aquelas estatísticas maravilhosas, todo o brilho do carro vai embora. A mensagem da Ferrari é simples: a não ser que você siga as nossas regras do jogo, você está fora da lista.


    Que regras são essas? Fora essa parte dos testes de pista; os jornalistas são expressamente proibidos de dirigir qualquer Ferrari atual de rua sem permissão da fábrica. Então se eu quiser dirigir amanhã a 458 de um amigo, eu devo pedir autorização da fábrica. Será que eles vão me deixar dirigir o carro? Não: porque ele tem “uma origem desconhecida”, ou seja, não preparado. Fico até tentado a comprar uma 458, só pelo prazer de ligar para Maranello todas as manhãs e perguntar se há algum problema em levar meu filho à escola.

    Um problema com o qual eu me deparei é ao usar carros de proprietários para testes comparativos. A Ferrari absolutamente odeia isso; mesmo que você diga as coisas mais bacanas do mundo sobre seus carros, eles ficam enfurecidos. Mas você quer ver uma 458 contra o GT3 RS então eu vou escrever um texto e produzir um vídeo. O mesmo com a 599 GTO e o GT2 RS. A Ferrari realmente acredita que pode controlar cada aspecto da mídia – ela interferiu ativamente algumas vezes em que eu pedi um carro emprestado a um de seus clientes.

    A obsessão por controle está piorando: para o lançamento da FF em março, os jornalistas precisam informar para qual veículos estão escrevendo e eles devem ser aprovados por Maranello. Sinceramente, estamos perigosamente perto de ter as palavras e vereditos vetados pela assessoria de imprensa da Ferrari antes mesmo de publicarmos, o que é, por sinal, como as coisas funcionam em alguns mercados.


    Será que eu deveria me importar com isso? Provavelmente não. Não é uma situação de vida ou morte; o mundo dos supercarros não é algo tão sério assim. Mas a melhor coisa sobre os fãs de carros é que eles deixam você dirigir seus carros, e a Ferrari não tem chance alguma de impedir que pessoas como eu guiem o que querem dirigir. Claro que suas tentativas para me atrapalhar tornam tudo isso um esporte ainda melhor e não abalam com a minha determinação, mas o triste é que seus carros são tão bons que não precisam de toda essa baboseira. Vou repetir a fim de manter algum vestígio de chance que eu possa ter de dirigir novamente um carro da Ferrari para a imprensa (que é virtualmente nula). Seus carros são tão bons que não precisam dessa baboseira.

    Nada disso fará diferença para a Ferrari. Sou apenas um marujo irrelevante que não faz diferença. Mas já me cansei de esconder o que acontece, ao ponto de não ser mais dono de uma Ferrari, um integrante de fato deste monumento de controle. Vendi minha 575 antes do Natal. No que se refere a protestos, você precisa concordar que é um de qualidade.

    Céus, isso está começando a soar como um resmungo deprimente. Vou terminar por aqui. Apenas lembre-se de tudo isso na próxima vez em que ler um comparativo de revista com um cavallino rampante.
    Um dos motivos por que adoro este jornalista. "Serious balls"

    Cumprimentos

    #2
    Esse artigo já foi colocado no topico Ferrari.

    Comentário


      #3
      Bem, nem sei o que dizer. Para o jornalista devia ser uma honra a Ferrari emprestar os carros para o testar.

      Estou brincando. Acho que a Ferrari não o faz para mostrar que é melhor que as outras, não fazem apenas super carros, fazem maquinas de corrida. E é bom essa obsessão pelos tempos, pelas mods para tornar o carro mais rápido. A maioria, para não dizer toda, da clientela deste tipo de carros, não vai ás revistas informar-se sobre a preformance do carro que vai comprar (se é o mais rápido por meio segundo, ou se não faz os 0-100 em 3.2 segundos) , estão se pouco a marimbar com isso, poriso acabam por não distorcer ou "enganar" O CLIENTE (que é o que realmente importa).

      Ps. Quando acabar o curso, vou mandar o curriculum para itália, pode ser que seja eu com um laptop no lado do pendura

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ZeManel Ver Post
        Esse artigo já foi colocado no topico Ferrari.
        de acordo,mas o meu objectivo não era ficar restrictivo aos visitantes desse tópico. Creio que isto até pode dar seguimento a um "tópico do lado". Serve para esta marca, e provavelmente para umas outras (não corrompem desta forma, corrompem de outra - resultados viciados -.- )

        Cumps

        Comentário


          #5
          O jornalista fez bem em falar a verdade, mas também é verdade que já fala de barriga cheia ;)
          Ferrari é Ferrari, quero lá saber se a Ferrari induz falsos valores, só tenho é pena de não ter €€ para um!

          Comentário


            #6
            Tem-nos no sítio! Respect!

            Não me custa mesmo nada acreditar em todas as palavras que leio aqui, ainda há tempos houve uma confusão "esquisita" com a Ferrari quando o Top Gear pediu o Enzo do Nick Mason emprestado para o comparar com o Carrera GT...

            De qualquer forma, eu comprava um 458 se tivesse dinheiro, não o ia comprar para fazer comparativos.

            Comentário


              #7
              A Ferrari faz o que os outros fazem também.

              Em Portugal também se preparam carros do segmento C. Burros eram se não o fizessem.

              Já se fala a muito tempo de construtores a fornecer motas para comparativos reprogramadas e aligeiradas.

              Comentário


                #8
                Onde é que a Ferrari distorceu a realidade?

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                  #9
                  Todas os carros cedidos á imprensa e utilizados em eventos como exposições e feiras são objecto de um tratamento especial por parte de uma equipa que as marcas tem especialmente para este tipo de casos.

                  Comentário


                    #10
                    Eu também não vejo bem onde está o dilema?
                    Não e´novidade nenhuma.
                    Até já foi discutido algo semelhante por aqui noutro dia, e com carros banais.

                    Comentário


                      #11
                      Serei só eu que acho que esses jornalistas têm um trabalho do caraças e recebem demais?? É que se li bem esse jornalista em específico tinha um 575

                      Depois há que louvar a coragem de divulgar essa informação...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        Todas os carros cedidos á imprensa e utilizados em eventos como exposições e feiras são objecto de um tratamento especial por parte de uma equipa que as marcas tem especialmente para este tipo de casos.
                        É tudo uma questão de extremos/exageros. Se fosses representar um stand não fazias aquilo que tu próprio disseste?Acho que sim, e não seria só com carros. Seria com telemóveis, sanitas e cortinados. Há limites, e acho que este texto não põe em causa sequer a qualidade do "produto",mas sim o exagero na forma como o "produto" é controlado.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                          A Ferrari faz o que os outros fazem também.
                          Leste o artigo? É que diz lá precisamente o contrário.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                            Eu também não vejo bem onde está o dilema?
                            Não e´novidade nenhuma.
                            Até já foi discutido algo semelhante por aqui noutro dia, e com carros banais.
                            O dilema? Não vês? Porque é Ferrari?
                            Trata-se tão só da marca querer manter o tal estatuto de fazer sempre o carro mais rápido...de manter a aurea...que tem e ainda terá...a que damos o nome de Ferrari...mas podia no processo ter mais humildade e honestidade.
                            Lembram-se do F50?...aquele que ninguém consegui de facto saber se valia os tempos que a marca afirmava...por curiosidade ligeiramente melhores que os do F40...afinal, quando consegui ser testado não igualou os tempos da marca...e o F40 continuou a ser mais rápido...
                            Seja qual for a marca a fazer isto, faz de má fé...acontece que a Ferrari é "useira e vezeira" neste tipo de atitude...e nem necessitava...mesmo que por vezes o seu último Ferrari não se verifique ser o mais rápido do segmento...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                              Leste o artigo? É que diz lá precisamente o contrário.
                              Mas isso interessa alguma coisa????

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                                Leste o artigo? É que diz lá precisamente o contrário.

                                E o que está no artigo as outras marcas também não o fazem?

                                É preciso ser muito anjinho para pensar que só a Ferrari é que dá um tratamento especial aos carros testados.

                                E ridículo é dar crédito a alguém que diz que é perseguido sempre que guia um Ferrari. Parece que os Ferrari têm um módulo secreto que permite saber quem o está a conduzir em Chaves, ou na Corunha, ou em Lyon, etc.

                                Sim, porque a Ferrari secretamente tem espiões em todo lado que controlam todos os Ferraris que saem da Fábrica. Aqui está o segredo dos Ferraris serem caros.

                                Cada um tem um espião designado que persegue os donos mal eles saem da fábrica.

                                Que artigo lindo. lol
                                Editado pela última vez por rogerAjacto; 16 February 2011, 15:37.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu até tenho o C. Harris em muito boa consideração mas sinceramente parece-me que está amuado com alguma coisa que não disse, parece mesmo uma birra.

                                  Por amor de Deus, aqui há uns anos (muuuitos) quando começaram a distribuir as amostras de detergentes da roupa aquilo parecia milagroso, limpava tudo. Depois o mesmo detergente comercial....... Já não era bem assim.

                                  E um jornalista como o Harris ficar assim tão incomodado/surpreendido com isto é estranho.

                                  Até porque o Jeremy Clarksson por duas vezes num curto espaço de tempo testou o actual "porta-estandarte" da marca, 599 GTO, e das duas vezes fartou-se de criticar e dizer mal. Portanto...

                                  (quero ver quando ele for testar o Nissan GTR ao ring o que vai dizer sobre preparações especiais..... agora é a altura em que fujo daqui. )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Penso que todas as marcas o fazem....mas pegar na Ferrari para chamar mais à atenção do pessoal é brutal

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não conhecia o texto apesar de passar muitas vezes pelo tópico Ferrari...

                                      Independentemete de ter ou não alguma razão, por acaso é o meu jornalista auto preferido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MoonshieldDay Ver Post
                                        Leste o artigo? É que diz lá precisamente o contrário.
                                        É? Acho que não...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                          Eu até tenho o C. Harris em muito boa consideração mas sinceramente parece-me que está amuado com alguma coisa que não disse, parece mesmo uma birra.

                                          Por amor de Deus, aqui há uns anos (muuuitos) quando começaram a distribuir as amostras de detergentes da roupa aquilo parecia milagroso, limpava tudo. Depois o mesmo detergente comercial....... Já não era bem assim.

                                          E um jornalista como o Harris ficar assim tão incomodado/surpreendido com isto é estranho.

                                          Até porque o Jeremy Clarksson por duas vezes num curto espaço de tempo testou o actual "porta-estandarte" da marca, 599 GTO, e das duas vezes fartou-se de criticar e dizer mal. Portanto...

                                          (quero ver quando ele for testar o Nissan GTR ao ring o que vai dizer sobre preparações especiais..... agora é a altura em que fujo daqui. )
                                          É claro que a Ferrari quer que os seus produtos apareçam, alias, se o Clownson, admirador assumido da marca do cavalinho, senhor do programa auto com maior audiência de sempre não testasse o GTO quem testaria...

                                          BTW, o Harris já foi testar o GTR ao ring.
                                          YouTube - Drivers Republic: GT2 vs GTR comparison around the Nürburgring

                                          Comentário


                                            #22
                                            O que este artigo expressa (além da coragem de quem o escreve) é que a ferrari aproveitando-se do seu estatuto como marca com um poder de atracção avalassador, exerce uma pressão sobre os media e tenta condicionar o resultado dos testes de forma inaceitável.

                                            O que o jornalista diz não é sobre a ferrari por acaso, é sobre a ferrari porque ninguém vai tão longe na forma ditatorial com que quer manipular a realidade.

                                            Apesar da boa qualidade dos carros enquanto desportivos, parte do que sai nos testes é ficção cientifica e isso a mim parece-me muito condenável.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              O que este artigo expressa (além da coragem de quem o escreve) é que a ferrari aproveitando-se do seu estatuto como marca com um poder de atracção avalassador, exerce uma pressão sobre os media e tenta condicionar o resultado dos testes de forma inaceitável.

                                              O que o jornalista diz não é sobre a ferrari por acaso, é sobre a ferrari porque ninguém vai tão longe na forma ditatorial com que quer manipular a realidade.

                                              Apesar da boa qualidade dos carros enquanto desportivos, parte do que sai nos testes é ficção cientifica e isso a mim parece-me muito condenável.
                                              O que a Ferrari faz muitas marcas fazem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Este tópico é repost.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  O que a Ferrari faz muitas marcas fazem.
                                                  E daí, isso justifica alguma coisa?
                                                  Lá por Zequinha também roubar não posso chamar o Joãozinho de ladrão?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    O que este artigo expressa (além da coragem de quem o escreve) é que a ferrari aproveitando-se do seu estatuto como marca com um poder de atracção avalassador, exerce uma pressão sobre os media e tenta condicionar o resultado dos testes de forma inaceitável.

                                                    O que o jornalista diz não é sobre a ferrari por acaso, é sobre a ferrari porque ninguém vai tão longe na forma ditatorial com que quer manipular a realidade.
                                                    Nunca leste revistas automóveis?
                                                    Então Portuguesas?

                                                    Apesar da boa qualidade dos carros enquanto desportivos, parte do que sai nos testes é ficção cientifica e isso a mim parece-me muito condenável.
                                                    Não é propriamente boa qualidade, é a melhor qualidade por mais de 50 anos
                                                    Uma qualidade que mais ninguém sonha atingir.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                      E daí, isso justifica alguma coisa?
                                                      Lá por Zequinha também roubar não posso chamar o Joãozinho de ladrão?
                                                      Já andas por este tópico também?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                        Eu até tenho o C. Harris em muito boa consideração mas sinceramente parece-me que está amuado com alguma coisa que não disse, parece mesmo uma birra.
                                                        Está na cara.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                          O que a Ferrari faz muitas marcas fazem.
                                                          O que diz no artigo é que há coisas que a Ferrari faz que mais nenhuma faz, logo a tua afirmação está errada se o artigo fôr credível. Isto independentemente de fazerem todas algumas coisas idiotas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
                                                            É claro que a Ferrari quer que os seus produtos apareçam, alias, se o Clownson, admirador assumido da marca do cavalinho, senhor do programa auto com maior audiência de sempre não testasse o GTO quem testaria...

                                                            BTW, o Harris já foi testar o GTR ao ring.
                                                            YouTube - Drivers Republic: GT2 vs GTR comparison around the Nürburgring
                                                            Eu sei que ele já testou o GTR... O meu comentário vai um bocadinho para além disso (já que falamos de carros que nos testes oficiais são uma coisa e na prática outra)

                                                            Quanto ao Jeremy eu não disse apenas que ele o tinha testado. Eu disse que o testou e que fartou-se de dizer mal. Duas vezes.

                                                            E depois não me parece que tenha assim um estatuto tão grande na marca já que o GTO foi testado por mais jornalistas. Já no caso do Enzo, não lhe valeu ser admirador assumido da marca para ter acesso a ele, como bem sabes.

                                                            Comentário

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