Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Avaliem a posição de condução dos carros que conduziram!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Avaliem a posição de condução dos carros que conduziram!

    Já há vários tópicos que de uma forma ou outra abordam o tema da posição de condução, mas passam ao lado daquilo que eu pretendo discutir aqui.

    Assim, gostaria que vocês fizessem uma avaliação crítica da posição de condução que os carros que vocês conhecem vos oferece (convinha mencionarem os modelos, embora não seja "obrigatório"). Resumidamente, gostaria que organizassem os vossos posts assim:

    Marca e modelo dos carros (facultativo)

    - Pontos positivos
    - Pontos negativos
    - Nota final de 0 a 20
    - Outros aspectos que considerem relevantes

    No final: qual o melhor de todos neste aspecto?

    Assim, e começando por mim, eu diria o seguinte, dos carros que já tive ou que conduzi mais tempo e que, por isso, melhor conheço:


    Peugeot 205 GRD

    - Pontos positivos: excelente visibilidade em todas as direcções, comandos fáceis e intuitivos, bom alinhamento banco/volante
    - Pontos negativos: embraiagem e direcção pesada (principalmente em manobras), pouco espaço para o pé esquerdo em repouso, bancos pequenos e demasiado moles
    - Nota final de 0 a 20: 14
    - Outros aspectos que considerem relevantes: Posição adequada a pessoas baixas e altas (até 1,85 m)


    Peugeot 206 XS (3 portas)

    - Pontos positivos: boa visibilidade da traseira (pelo vidro de trás), bancos com apoio lateral razoável
    - Pontos negativos: vista de 3/4 de traseira, devido à pequena janela lateral e coluna C larga; capot virtualmente invisível
    - Nota final de 0 a 20: 12
    - Outros aspectos que considerem relevantes: -


    Peugoet 306 Break

    - Pontos positivos: excelente visibilidade de instrumentos e para fora, para todos os lados, mas em especial do capot, possibilidade de regular o volante, espaço para repousar pé esquerdo
    - Pontos negativos: retrovisores exteriores ridiculamente pequenos, vidro traseiro podia ser um pouco-nada mais "baixo"
    - Nota final de 0 a 20: 14
    - Outros aspectos que considerem relevantes: -


    Opel Vectra C Caravan

    - Pontos positivos: alinhamento muito bom entre bancos, pedais e volante, regulação de apoio lombar e da altura, bancos firmes, superfície vidrada generosa
    - Pontos negativos: linha de cintura ligeiramente alta, comando dos faróis de nevoeiro afastado e pouco intuitivo
    - Nota final de 0 a 20: 16
    - Outros aspectos que considerem relevantes: Brecagem menor do que se poderia supor num carro com este tamanho (positivo)


    Peugeot 106

    - Pontos positivos: excelente visibilidade em todas as direcções, tamanho reduzido e direcção assistida permitem colocá-lo ao milímetro onde queremos, posição alta do banco que facilita visão em redor e a entrada e saída do carro
    - Pontos negativos: espaço para o pé esquerdo bastante reduzido, volante fixo, posição globalmente pouco "relaxada" e natural
    - Nota final de 0 a 20: 12
    - Outros aspectos que considerem relevantes: falta de regulação em alcance do volante e pedais relativamente fundos dificultam também posição a pessoas de menor estatura


    O melhor, como se pode ver pelas notas atribuídas, é a Opel Vectra.


    E vocês? Diagm lá de vossa justiça!

    #2
    Megane I 1.4e

    - Pontos positivos - Ergonomia estudada, bancos bastante confortáveis, comandos intuitivos, boa visibilidade.

    - Pontos negativos - Volante demasiado horizontal, dá ideia de se conduzir um monovolume, caixa pouco precisa e com curso longo. O condutor nunca se sente em interactividade com o carro e os bancos não possuem suporte lateral suficiente para ritmos elevados no entanto está sempre estranhamente confortável em ritmos descontraídos de passeio.

    Nota Final: 10

    Obs: Das posições de condução mais estranhas que experimentei, o conforto dos bancos e suspensão acabam por ajudar bastante pois todo o carro é virado para o conforto não tendo qualquer tipo de intenção "sporty".

    Comentário


      #3
      Boas
      O meu pequeno contributo:

      Renault clio II 1.5 dci

      Pontos negativos:
      Para quem é alto (eu tenho cerca de 1,86m) parece que vamos sempre bater com a cabeça no tecto...
      Penso que seja uma questão de habito, mas estranha-se muito...

      Pontos positivos:
      Não curva mal e é económico

      Comentário


        #4
        Ora aqui vou eu com um modelo mais recente!

        Kia Ceed SW ISG 1.6crdi 115cv

        - Pontos positivos
        Motor bastante despachado e disponível ; Equipamento de serie ; Boa posição de condução ; Comandos acessíveis e práticos ; Caixa muito bem escalonada! O sistema ISG(start-stop) funciona muito bem nunca interferindo negativamente no arranque!

        - Pontos negativos
        Suspensão seca aliado a pneus de baixo perfil ; Direcção pouco comunicativa ; Alguma dificuldade de visibilidade nos ângulos do Pilar A

        - Nota final de 0 a 20

        Nota final 15

        - Outros aspectos que considerem relevantes
        Penso que se o modelo viesse equipado com jante 16 pneus 205/55/R16 seria bastante melhor ,apesar das afinações das suspensões continuarem secas!
        (O meu esta equipado com 225/45/R17) Não o acho desconfortável longe disso mas incomoda as pancadas secas!

        A garantia é de facto uma mais valia neste carro ,pois anda-se mais descansado!!!
        No entanto tem poucos concessionários oficiais e alguns com assistência pôs-venda algo duvidosa!
        Espera-se que com a evolução da marca no nosso país essa tendência se altere!

        Os consumo não é referencia mas está dentro do normal para o motor ,pois quando se puxa por ele , ele anda bem ,mas também bebe!

        -Avaliação final!
        Continua a ser uma boa opção value-for-money, no entanto a concorrência não dorme e já tem opções muito válidas no segmento! Mas isso já vai das preferências de cada um!

        Cmp!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por FernandoAc Ver Post
          Megane I 1.4e

          - Pontos positivos - Ergonomia estudada, bancos bastante confortáveis, comandos intuitivos, boa visibilidade.

          - Pontos negativos - Volante demasiado horizontal, dá ideia de se conduzir um monovolume, caixa pouco precisa e com curso longo. O condutor nunca se sente em interactividade com o carro e os bancos não possuem suporte lateral suficiente para ritmos elevados no entanto está sempre estranhamente confortável em ritmos descontraídos de passeio.

          Nota Final: 10

          Obs: Das posições de condução mais estranhas que experimentei, o conforto dos bancos e suspensão acabam por ajudar bastante pois todo o carro é virado para o conforto não tendo qualquer tipo de intenção "sporty".
          Por momentos pensei que estavas a descrever o meu antigo R19!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
            Ora aqui vou eu com um modelo mais recente!

            Kia Ceed SW ISG 1.6crdi 115cv

            - Pontos positivos
            Motor bastante despachado e disponível ; Equipamento de serie ; Boa posição de condução ; Comandos acessíveis e práticos ; Caixa muito bem escalonada! O sistema ISG(start-stop) funciona muito bem nunca interferindo negativamente no arranque!

            - Pontos negativos
            Suspensão seca aliado a pneus de baixo perfil ; Direcção pouco comunicativa ; Alguma dificuldade de visibilidade nos ângulos do Pilar A

            - Nota final de 0 a 20
            Nota final 15

            - Outros aspectos que considerem relevantes
            Penso que se o modelo viesse equipado com jante 16 pneus 205/55/R16 seria bastante melhor ,apesar das afinações das suspensões continuarem secas!
            (O meu esta equipado com 225/45/R17) Não o acho desconfortável longe disso mas incomoda as pancadas secas!

            A garantia é de facto uma mais valia neste carro ,pois anda-se mais descansado!!!
            No entanto tem poucos concessionários oficiais e alguns com assistência pôs-venda algo duvidosa!
            Espera-se que com a evolução da marca no nosso país essa tendência se altere!

            Os consumo não é referencia mas está dentro do normal para o motor ,pois quando se puxa por ele , ele anda bem ,mas também bebe!

            -Avaliação final!
            Continua a ser uma boa opção value-for-money, no entanto a concorrência não dorme e já tem opções muito válidas no segmento! Mas isso já vai das preferências de cada um!

            Cmp!
            Obrigado pelo extenso post, mas não é (quase) nada disso que eu pergunto!

            Este tópico é apenas para falar da posição de condução!

            Aliás, o título e o 1.º post são bastante explícitos...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Obrigado pelo extenso post, mas não é (quase) nada disso que eu pergunto!

              Este tópico é apenas para falar da posição de condução!

              Aliás, o título e o 1.º post são bastante explícitos...
              De facto eu exagerei ! Sorry my bad!!

              Boa posição de condução ,está tudo no sítio certo ,só de notar os apoios laterais devido a largura do banco não são muito eficazes , mas para quem for um pouco mais largo ,vai servir na perfeição!!

              Cmp!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                Por momentos pensei que estavas a descrever o meu antigo R19!
                Talvez por partilharem grande parte dos elementos mecânicos, daí que haja alguma semelhança.

                Comentário


                  #9
                  Este tópico é inútil. A posição de condução é algo como dizer se carro X é mais bonito que Y. Depende da pessoa. Há pessoas baixas, outras baixas, umas mais gordas e outras magras. Eu adoro a posição de condução do Golf V e detesto a do VI (bancos são diferentes) enquanto que o meu pai é o oposto de mim. É relativo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                    Este tópico é inútil. A posição de condução é algo como dizer se carro X é mais bonito que Y. Depende da pessoa. Há pessoas baixas, outras baixas, umas mais gordas e outras magras. Eu adoro a posição de condução do Golf V e detesto a do VI (bancos são diferentes) enquanto que o meu pai é o oposto de mim. É relativo.
                    Pois de certa forma....!!!

                    Talvez seguindo o que eu fiz aí já se transmite a ideia do carro que temos e as suas especificidades!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                      Este tópico é inútil. A posição de condução é algo como dizer se carro X é mais bonito que Y. Depende da pessoa. Há pessoas baixas, outras baixas, umas mais gordas e outras magras. Eu adoro a posição de condução do Golf V e detesto a do VI (bancos são diferentes) enquanto que o meu pai é o oposto de mim. É relativo.
                      Podes sempre enriquecer o teu texto referindo a tua altura ou outras informações que aches conveniente para a formação da tua opinião. No meu caso onde referi o Megane é bastante óbvio que aquele tipo de posição de condução agradará a um género de condutores e não agradará a outros.

                      Se só pudéssemos falar de números este fórum era um lugar mais aborrecido.

                      Comentário


                        #12
                        UMM (qualquer versão)

                        - Pontos positivos: boa visibilidade
                        - Pontos negativos: volante longe do corpo, pedais perto demais do corpo e descentrados, manete de mudanças demasiado longe do condutor, no fundo é um exemplo perfeito de como não fazer
                        - Nota final de 0 a 20: 1 (e leva 1 porque é tão má que dá para rir )
                        - Outros aspectos que considerem relevantes: Sendo uma má posição de condução, não afecta o controlo em fora-de-estrada.

                        Comentário


                          #13
                          Dos que me lembro melhor:

                          Renault Clio II 1.2

                          - Pontos positivos: Boa visibilidade, mesmo para trás onde o vidro é baixo.
                          Os pedais estão bem alinhados com o corpo e volante.
                          Comandos no geral muito fáceis e sempre à mão de semear. Pedais suaves.


                          - Pontos negativos: volante demasiado deitado, dando a impressão que estamos a conduzir um camião. Mau aspecto para manobras que exijam rápidas viragens do volante. Muito pouco ergonómico neste aspecto.
                          Posição do sinal de perigo. O capot não era visivel de dentro do carro.

                          - Nota final de 0 a 20: 14

                          Honda Civic 5 portas 1995


                          -Pontos positivos: instrumentação no geral intuitiva. Boa visibilidade para a frente.

                          -Pontos negativos: Bancos duros como pedra; má visibilidade para trás; Volante demasiado grande e largo para um carro com direcção assistida.
                          Mau posicionamento dos comandos dos vidros eléctricos.

                          - Nota final de 0 a 20: 14

                          Nissan Micra 1985

                          -Pontos positivos:
                          excelente visibilidade em todas as direcções. Volante fino e grande, óptimo para um carro que não tem DA. Bancos muito confortáveis e envolventes. posição volante/pedais/corpo perfeita.
                          Embraiagem suave. Capot visivel.

                          -Pontos negativos: Conforto acústico nulo. Posição dos comandos das luzes de perigo. Selector de mudanças vago.
                          - Nota final de 0 a 20: 10


                          Alfa Romeo 33

                          -Pontos positivos: posição de condução baixa e instrumentação elevada. Bancos confortáveis. Sensibilidade do pedal acelerador.

                          -Pontos negativos: Pedais demasiado juntos e completamente desfasados do volante/corpo, chegando a ter a embraiagem alinhada com o centro do volante. Isolamento acústico. Plásticos e montagem reprovável. Má visibilidade para trás. Mau ângulo de viragem das rodas.
                          Direcção vaga a alta velocidade. Sensibilidade do pedal de travões.
                          Sensibilidade do pedal da embraiagem. Comandos das luzes de perigo com mau acesso. Comandos dos vidros eléctricos muito pouco ergonómicos.

                          - Nota final de 0 a 20: 9

                          Comentário


                            #14
                            O que posso dizer é que sou esquisito c'mó raio na posição de condução e o Twingo com que ando neste momento não tem ponta por onde se lhe pegue!

                            Ele é o banco altissimo e sem regulação, sem apoio lateral, volante "deitado", coluna de direcção apenas ajustável em altura, enfim, ainda bem que são apenas 2 dias.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                              O que posso dizer é que sou esquisito c'mó raio na posição de condução e o Twingo com que ando neste momento não tem ponta por onde se lhe pegue!

                              Ele é o banco altissimo e sem regulação, sem apoio lateral, volante "deitado", coluna de direcção apenas ajustável em altura, enfim, ainda bem que são apenas 2 dias.
                              São de pele? os de pele do twingo são excelentes, uma pessoa dá uma curva mais animada lá começa o rabo a sair do banco.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                São de pele? os de pele do twingo são excelentes, uma pessoa dá uma curva mais animada lá começa o rabo a sair do banco.
                                Felizmente não.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  Felizmente não.
                                  não sabes o que perdes. O carro é divertido, mas se um gajo se estica fica sentado no travão de mão.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                    não sabes o que perdes. O carro é divertido, mas se um gajo se estica fica sentado no travão de mão.
                                    Acredito, já estes são uma lástima.

                                    A altura é que me lixa mais. Com 1.85m, saio do megane e entro no twingo e quase que tenho que baixar a cabeça para não ir encostada ao tecto.

                                    Acho que as marcas, neste caso a Renault, perdem muito com estes pormenores. Por exemplo, se estivesse interessado num citadino (quase) base e barato, excluiria de imediato o Twingo pela ausência de regulação do banco em altura nas versões mais básicas. Sairia assim tão caro?

                                    Por acaso os bancos são giros, num tom castanho claro com uns circulos coloridos nas costas. É a série especial Walkman com rádio Sony com BT e USB.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                      Acredito, já estes são uma lástima.

                                      A altura é que me lixa mais. Com 1.85m, saio do megane e entro no twingo e quase que tenho que baixar a cabeça para não ir encostada ao tecto.

                                      Acho que as marcas, neste caso a Renault, perdem muito com estes pormenores. Por exemplo, se estivesse interessado num citadino (quase) base e barato, excluiria de imediato o Twingo pela ausência de regulação do banco em altura nas versões mais básicas. Sairia assim tão caro?

                                      Por acaso os bancos são giros, num tom castanho claro com uns circulos coloridos nas costas. É a série especial Walkman com rádio Sony com BT e USB.
                                      Mas acho um carro genial. Essa série não conheço, o que anda por aqui é a série Initiale, pensei que era o topo, mas não tem esse rádio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                        Mas acho um carro genial. Essa série não conheço, o que anda por aqui é a série Initiale, pensei que era o topo, mas não tem esse rádio.
                                        O Initiale é outra loiça e certamente tem banco regulável em altura.

                                        Também não conhecia esta série especial. Basicamente tem os vidros traseiros escurecidos, faróis de nevoeiro, bancos específicos (engraçados) e rádio Sony com BT que é bom mas que destoa do conjunto. A cor exterior é aquele castanho cócó do Duster. Só não sei se é exclusiva da série especial.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Mazda Xedos 6

                                          - Pontos positivos: Posição toda ela correcta sem defeitos, ergonomia interessante, comando da caixa de bom nível, embraiagem e travão com bom tacto a posição dos mesmo também não merece reparos sem contudo impressionar. Os bancos têm a dureza correcta e são confortáveis mesmo em viagens longas, o volante e o punho da caixa em pele ajudam no tacto.

                                          - Pontos Negativos: Pedal de acelerador demasiado pesado e pouco progressivo, visibilidade reduzida para qualquer dos lados. A direcção é demasiado leve e filtrada e ainda assim não prima pela brecagem.

                                          Nota: 13

                                          Mazda 323F ´94

                                          - Pontos positivos: Posição de condução baixíssima com pernas mais esticadas que o normal, boa posição dos pedais, permite a utilização de técnicas como ponta tacão sempre grande dificuldade, volante pequeno e fino (muitos preferem mais espesso) com bom peso e feeling, caixa com bom manuseamento e bem posicionada, bancos com bastante apoio lateral. Apela a uma condução animada.

                                          - Pontos negativos: Demasiado desportiva e muito pouco prática como carro familiar que é, pessoas com maior estatura, peso ou de maior idade não costumam apreciar a forma como se entra ou sai do carro. Visibilidade traseira nula, os bancos exigem que o condutor se sente correctamente caso contrário sacrificam as costas ao fim da primeira hora de condução

                                          Obs: Carro pensado para o mercado japonês e isso reflecte-se talvez em demasia nas soluções adoptadas, eu que sou de baixa estatura (1.7m) gosto bastante mas já ouvi tantas criticas positivas como negativas. Pessoalmente agrada-me bastante.
                                          Nota: 16
                                          Editado pela última vez por FernandoAc; 17 February 2011, 22:21.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esqueci-me de referir o Corsa A em que tirei a carta, com o seu espectacular volante colocado quase a meio do carro e ainda por cima fortemente desviado em direcção ao vidro da frente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Só vou falar nos carros cá de casa (ou que já cá passaram).

                                              Renault 19 1994

                                              - Pontos positivos:
                                              Excelentes bancos, moles mas perfeitos. Bom apoio lombar (com regulação). Excelente pega proporcionada pelo volante desportivo forrado a pele. Comando da caixa suave (excepto a engrenar a 2ª), comando do rádio por detrás do volante;
                                              - Pontos negativos:
                                              Curso da alavanca de velocidades demasiado longo. Visibilidade de 3/4 de traseira algo má. Pedal de embraiagem algo rijo.
                                              - Nota final de 0 a 20: 16


                                              Renault Clio II 2001

                                              - Pontos positivos:
                                              Boa visibilidade em todas as direcções. Excelente colocação dos vários botões das funções. Volante com boa pega. Comando da caixa suave. Conforto do banco. Comando do rádio por detrás do volante;
                                              - Pontos negativos:
                                              Volante não tem regulação em alcance. Bancos da frente com apoio lombar algo escasso. O banco podia vir um nadinha mais para baixo. Curso da alavanca de velocidades demasiado longo.
                                              - Nota final de 0 a 20: 15


                                              Renault Twingo 1993

                                              - Pontos positivos:
                                              Excelente visibilidade. Boa pega de volante. Comando da caixa suave. Boa colocação dos vários botões no tablier.
                                              - Pontos negativos:
                                              Volante sem regulação e colocado um pouco alto. Direcção pesada (sem DA). Bancos demasiado curtos e com pouco suporte lateral. Curso da alavanca de velocidades demasiado longo.
                                              - Nota final de 0 a 20: 13


                                              Citroën AX 1995

                                              - Pontos positivos:
                                              Excelente conforto e sustentação do banco (versão Furio). Volante excelente na pega (versão Furio). Direcção leve (e directa como um kart... ), mesmo sem assistência (mesmo com o 1.5 D). Boa visibilidade (3 portas).
                                              - Pontos negativos:
                                              Volante colocado demasiado baixo, é preciso jogar com a posição do banco. Comando da caixa algo recalcitrante.
                                              - Nota final de 0 a 20: 14


                                              Citroën Saxo 2001 (versão SX)

                                              - Pontos positivos:
                                              Direcção leve (assistida). Boa visibilidade. Conforto do banco. Colocação correcta dos comandos.
                                              - Pontos negativos:
                                              Comando da caixa algo recalcitrante. Pouca sustentação oferecida pelo banco.
                                              - Nota final de 0 a 20: 14


                                              Citroën Saxo 2000 (versão Exclusive)

                                              - Pontos positivos:
                                              Direcção leve (assistida). Boa visibilidade. Conforto do banco. Excelente sustentação do corpo pelo banco. Colocação correcta dos comandos.
                                              - Pontos negativos:
                                              Comando da caixa algo recalcitrante. Volante colocado demasiado baixo, é preciso jogar com a posição do banco.
                                              - Nota final de 0 a 20: 14


                                              Renault Mégane 2004

                                              - Pontos positivos:
                                              Conforto do banco. Bom apoio lombar. Volante regulável em ambas as direcções. Volante com boa pega. Comando do rádio por detrás do volante. Boa colocação dos comandos (excepto botão do cruise control). Suavidade dos comandos. Direcção estupidamente leve em manobras. Encosto de cabeça perfeito;
                                              - Pontos negativos:
                                              Comando da caixa desagradável. Visibilidade de 3/4 de frente do lado esquerdo (maldito pilar). O banco poderia descer um pouco mais.
                                              - Nota final de 0 a 20: 17


                                              Renault Clio 1995

                                              - Pontos positivos:
                                              Excelentes bancos, moles mas perfeitos. Bom apoio lombar (com regulação). Comando da caixa suave. Boa visibilidade em todas as direcções;
                                              - Pontos negativos:
                                              Curso da alavanca de velocidades demasiado longo. Volante colocado algo alto. Pedal de embraiagem algo rijo. Botões espalhados pelo tablier.
                                              - Nota final de 0 a 20: 14

                                              Renault 5 1990

                                              - Pontos positivos:
                                              Excelentes bancos, moles mas perfeitos. Bom apoio lombar (versão GTR). Comando da caixa suave. Boa visibilidade em todas as direcções;
                                              - Pontos negativos:
                                              Curso da alavanca de velocidades demasiado longo. Volante colocado algo alto e descentrado com o banco. Pedal de embraiagem algo rijo. Botões espalhados pelo tablier.
                                              - Nota final de 0 a 20: 13


                                              No final: qual o melhor de todos neste aspecto? As notas falam por si...
                                              Editado pela última vez por DeCeIi; 17 February 2011, 22:28.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Esqueci-me de referir o Corsa A em que tirei a carta, com o seu espectacular volante colocado quase a meio do carro e ainda por cima fortemente desviado em direcção ao vidro da frente.
                                                O primeiro carro da minha mãe foi um corsa A ,realmente nunca entendi esse proposito no corso ,como é que aquilo foi possivel!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                  Esqueci-me de referir o Corsa A em que tirei a carta, com o seu espectacular volante colocado quase a meio do carro e ainda por cima fortemente desviado em direcção ao vidro da frente.
                                                  Já agora aqui fica a do corsa B que foi o meu carro de instrução, além de também ter tido um em casa, aqui vai aquilo de que me lembro.

                                                  Corsa B

                                                  - Pontos positivos: Ergonomia geral sem grandes reparos embora não seja exemplar, boa visibilidade.

                                                  - Pontos negativos: Volante descentrado dos pedais, caixa com manuseamento vago, bancos desconfortáveis, tacto medíocre dos comandos. Direcção não assistida pesadíssima!

                                                  Nota: 7
                                                  Obs: Leva um sete e não diga que vai daqui....

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bom tópico , vamos lá então:


                                                    VW Golf IV 1.4 (25anos)

                                                    - Pontos positivos: boa visibilidade em todas as direcções, comandos intuitivos, espaço para repousar o pé esquerdo, embraiagem leve, regulações do volante.
                                                    - Pontos negativos: direcção pesada (manobras na cidade), bancos algo pequenos em termos de largura, o enquadramento banco/volante não é o melhor a meu ver.
                                                    - Nota final de 0 a 20: 15
                                                    - Outros aspectos que considerem relevantes: ...


                                                    VW Golf V 1.4 (fsi)

                                                    - Pontos positivos: direcção leve (manobras na cidade), bons bancos, regulação do volante, enquadramento banco/volante
                                                    - Pontos negativos: má visibilidade para a traseira.
                                                    - Nota final de 0 a 20: 17
                                                    - Outros aspectos que considerem relevantes: ...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu amigo



                                                      por onde começar...

                                                      1º Sendo este carro inglês, desenvolvido por ingleses, e sendo estas pessoas granditas, porque é que fizeram um espaço para o condutor com medidas de chinês? fica a dúvida.

                                                      2º o banco está encostado á porta e como tal tenho de guiar sempre com o vidro aberto e o cotovelo de fora, o que acabou por ser conhecido como a posição de condução do condutor de Defender.

                                                      3º não tem espaço para descansar o pé. É porta pedal pedal e pedal!

                                                      4º O banco...é mesmo um banco, não é um assento de automóvel.

                                                      Positivo, como vamos num monstro vemos tudo á nossa volta e até podemos acertar na maior parte das coisas que não haverá grande problema, pelo menos para quem vai lá dentro.

                                                      No que toca á posição de condução é isto.
                                                      Veredicto? Adoro conduzir este carro, sem ponta de ironia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Peugeot 308 SW 1.6 HDi (2010)

                                                        - Pontos positivos: Muito boms os angulos de visão, manete de mudanças á distancia correcta do condutor, conforto
                                                        - Pontos negativos: comandos podiam ser mais intuitivos
                                                        - Nota final de 0 a 20: 16
                                                        - Outros aspectos que considerem relevantes: já deveria ter ajuste electronico do banco do condutor

                                                        Renault megane 1.9 dti RXE (2001)

                                                        - Pontos positivos: Simplicade de comandos e de ajustes
                                                        - Pontos negativos: Posiçao de condução um pouco baixa em relaçao ao capot, sem apoio lateral .
                                                        - Nota final de 0 a 20: 15
                                                        - Outros aspectos que considerem relevantes:---


                                                        Toyota Aygo sport (2008)

                                                        - Pontos positivos: conta-rotaçoes bem á vista.
                                                        -Pontos negativos: Pouca visibilidade lateral
                                                        - Nota final de 0 a 20: 13
                                                        - Outros aspectos que considerem relevantes: -


                                                        Jeep Grand Cherokee 4.0 L (1998)

                                                        - Pontos positivos: qualidade do material, computador de bordo muito completo , extremamente comoda a posicao de conduçao, facilidade e rapidez dos ajustes electronico de espelhos, bancos, costas.
                                                        - Pontos negativos: localizacao do computador de bordo leva a perder demasiado a vista da estrada
                                                        - Nota final de 0 a 20: 15
                                                        - Outros aspectos que considerem relevantes: O aquecedor da bunda era extremamente rapido


                                                        Mercedes-Benz C200 Kompressor (1999)

                                                        - Pontos positivos: excelente visibilidade em todas as direcções, tudo á distancia correcta, optimo conforto, posiçao de conduçao muito estavel quando em curvas mais agerridas
                                                        - Pontos negativos: posiçao de conduça ligeiramente baixa
                                                        - Nota final de 0 a 20: 16
                                                        - Outros aspectos que considerem relevantes:

                                                        Porsche 911 3.2 carrera (1984)
                                                        - Pontos positivos: gozo do ronco ☺ , posiçao de conduçao baixa que transmite sensaçao de velocidade, bancos com “super cola”
                                                        - Pontos negativos: posicao de conduçao muito baixa dificulta entrada e saida, manete de mudanças poderia ser mais chegada e ligeiramente mais alta em relaçao ao condutor.
                                                        - Nota final de 0 a 20: 15
                                                        - Outros aspectos que considerem relevantes:

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Oh Lino, Peugoet?

                                                          Concordo com a tua análise ao 106.

                                                          No meu é banco todo para trás e está pronto a conduzir. Como sou alto, a perna esquerda sofre: como tenho pouco espaço no pé esquerdo, em AE não o consigo levar descansado, mas se dobro a perna o joelho toca no volante e estraga tudo. Se tivesse regulação em profundidade ficava muito bom para mim.

                                                          Outra nota positiva é o facto de ser ir baixinho, o que permite ir com as pernas mais esticadas e não andar às cambalhotas nas curvas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fiat Bravo mjet.

                                                            Pontos negativos: Nunca desatinei tanto com um carro ao adaptar-me à posição de condução. Não dá para esticar a perna, as pontas dos pés quase que batem em cima. O mais grave penso que é a visibilidade em frente, há angulos que os pilares tapam.

                                                            Pontos positivos: Retrovisores enormes, depois de me habituar e muito regular volante e banco vou confortavelmente instalado com os dois braços apoiados.

                                                            Alfa 146

                                                            Pontos negativos: Nenhum

                                                            Pontos positivos: Bancos desportivos, óptima posição, boa visibilidade.

                                                            Alfa 33

                                                            Pontos negativos: Sinceramente não sei, talvez os bancos um pouco lisos, direitos.

                                                            Pontos positivos: O trabalhar do motor fazia uma vibração que era transmitida quando se agarrava no volante, principalmente ao relantim.

                                                            Honda civic 1994 hatchback

                                                            Era boa concerteza, mas não cativava.

                                                            Citroên AX GT

                                                            Já foi há uns anos mas tenho a certeza que posição de condução não desagradava, visto proporcionar uma condução muito divertida.

                                                            Renault super 5 1.6 td (o cancaro)

                                                            Posição de condução era o que aquele carro tinha de melhor. Todo xunado com umas baques a imitar os carros de rally .

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X