Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa curta? Caixa longa? | Ponto de embraiagem muito em cima significa...!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa curta? Caixa longa? | Ponto de embraiagem muito em cima significa...!?

    Dúvida de maçarico: aqui pelo fórum lê-se frequentemente que carro x tem uma caixa curta enquanto que carro y tem uma caixa mais longa...

    Quem me troca isto por miúdos?

    Cumprimentos!!


    #2
    Uma caixa mais longa é uma caixa que dá mais velocidade em cada mudança.

    Tem mais Km/h por rotação do que uma caixa mais curta.

    Comentário


      #3
      Precisamente o que explicou o João.

      Por exemplo o meu carro tem uma caixa curta (Toyota AUris 1.4 D-4D), às 3000RPM em 5ª vai a 130 km/h de ponteiro.

      Um Focus 1.6 TDCI, tem uma caixa mais longa, às 3000RPM vai a 150 km/h de ponteiro.

      Caixa curta à partida dá mais disparo mas esgota mais depressa. Caixa longa é como o nome indica mais longa, mais velocidade ponta, mais conforto em A/E, menor consumo, e em alguns casos pressupõe maior esforço a vencer a inércia a baixa rotação (depende do motor...)

      Comentário


        #4
        Mais uma dúvida de maçarico em relação a esta questão: o curso da manete da caixa de velocidades indica algo se as relações são curtas ou longas?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
          Mais uma dúvida de maçarico em relação a esta questão: o curso da manete da caixa de velocidades indica algo se as relações são curtas ou longas?
          Não tem nada a ver.

          Nota: "curta" e "longa" são apenas termos práticos. As engrenagens não são curtas nem longas, a única coisa que conta é a diferença de tamanhos (dentes) entre elas, até o tamanho das engrenagens em absoluto não significa nada.

          Comentário


            #6
            E atenção que as velocidades máximas por relação não estão directamente ligadas ao facto da caixa ser "curta" ou "longa"

            Uma caixa mais "curta" pode atingir mais velocidade máxima que uma "longa".. Depende das RPM que o motor onde estiver montada fizer, tal como o diâmetro dos pneus, etc

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mfpireS Ver Post
              Dúvida de maçarico: aqui pelo fórum lê-se frequentemente que carro x tem uma caixa curta enquanto que carro y tem uma caixa mais longa...

              Quem me troca isto por miúdos?
              Imagina os carretos duma bicicleta. Tem vários, uns maiores que os outros. Quanto maior for a velocidade engrenada, mais velocidade tens a pedalar ao mesmo ritmo, mas é cada vez mais difícil aumentar a velocidade, o esforço é maior. Num carro, o princípio mecânico é o mesmo.


              Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
              Mais uma dúvida de maçarico em relação a esta questão: o curso da manete da caixa de velocidades indica algo se as relações são curtas ou longas?
              Não.

              Comentário


                #8
                O que eu dava para alongar a minha quinta

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                  O que eu dava para alongar a minha quinta
                  Se tiveres cava de roda que dê para isso, troca as rodas por maiores (mais pneu e/ou jante, o que interessa é o diâmetro total de fora).

                  Ficas é com elas todas mais longas, não só a quinta.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                    O que eu dava para alongar a minha quinta
                    Não sei que caixa é, mas há quem faça esse tipo de trabalho..

                    Eu também já pensei fazer isso no meu 25 TD, mas o ideal seria mesmo colocar uma 6ª.. Mas isso presumo que já seja quase impossível de fazer na caixa de origem

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                      O que eu dava para alongar a minha quinta
                      Há quem disponiblize mudanças mais longas... A Autodelta para alguns Alfa's, por exemplo. 5ªs mais longas.

                      Mas não é muito comum, longe disso.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        Se tiveres cava de roda que dê para isso, troca as rodas por maiores (mais pneu e/ou jante, o que interessa é o diâmetro total de fora).

                        Ficas é com elas todas mais longas, não só a quinta.
                        Já tenho pneu 205R16

                        Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                        Não sei que caixa é, mas há quem faça esse tipo de trabalho..

                        Eu também já pensei fazer isso no meu 25 TD, mas o ideal seria mesmo colocar uma 6ª.. Mas isso presumo que já seja quase impossível de fazer na caixa de origem
                        Fica muito caro? Alongar pelo menos a quinta? Era só baixar mais ou menos 750 RPM. Em AE chega a ser

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                          Fica muito caro? Alongar pelo menos a quinta? Era só baixar mais ou menos 750 RPM. Em AE chega a ser
                          Pergunta difícil...

                          A Autodelta leva uns 350€, já com montagem, mas é um kit já feito que têm em stock.

                          Ir a uma empresa pedir para fazer um de propósito, provavelmente fica mais caro...

                          Se calhar fica mais barato informares-te sobre o modelo da tua caixa e quais outras caixas podem servir lá como troca directa, e depois procurar uma dessas usada, de um carro acidentado por exemplo.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pateta Ver Post
                            Já tenho pneu 205R16



                            Fica muito caro? Alongar pelo menos a quinta? Era só baixar mais ou menos 750 RPM. Em AE chega a ser
                            Na altura falaram-me em 250€ por carreto mas posso tentar arranjar o contacto dessa pessoa. Foi um colega meu que me falou nisso, que conhecia quem fizesse esse trabalho.

                            Comentário


                              #15
                              O meu em 5ª a 120 km/h vai sensivelmente nas 3800 rpm, andar a velocidades um bocado mais elevadas é quase sempre no vermelho.

                              Em mudanças baixas é assim:
                              YouTube - Audi A3 1.6 0 a 100

                              A caixa é extremamente curta.
                              Quanto ao curso da manete, comprei um shortshifter que vai ser agora instalada. De origem o curso ainda é longo, daí preferir reduzi-lo um bocado.
                              Fica bem mais prático para não perder tanto tempo a engrenar a mudança seguinte e apanha-se uma melhor rotação com o tempo poupado

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                O meu em 5ª a 120 km/h vai sensivelmente nas 3800 rpm.

                                Em mudanças baixas é assim:
                                YouTube - Audi A3 1.6 0 a 100

                                A caixa é extremamente curta.
                                Quanto ao curso da manete, comprei um shortshifter que vai ser agora instalada. De origem o curso ainda é longo, daí preferir reduzi-lo um bocado.
                                Fica bem mais prático para não perder tanto tempo a engrenar a mudança seguinte e apanha-se uma melhor rotação com o tempo poupado
                                3800 a 120 quer dizer que tens caixa para dar uns 220, para um motor de 100cv está dentro do normal, não adianta estar a alongar que não há motor para dar mais.

                                Estes kits de 5ª mais longa são normalmente feitos para acompanhar modificações ao motor, no caso da Autodelta a instalação de um turbo. Havendo mais potência pode-se alongar a caixa para tirar proveito dela.

                                Acredita que não queres um carro com uma caixa longa demais para o motor, torna-se frustrante. Aqueles 0.5l/100 que poupas não dão para o rombo na paciência sempre que se queres fazer uma ultrapassagem.
                                Editado pela última vez por SRLA; 21 February 2011, 00:28.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  .

                                  Acredita que não queres um carro com uma caixa longa demais para o motor, torna-se frustrante. Aqueles 0.5l/100 que poupas não dão para o rombo na paciência sempre que se queres fazer uma ultrapassagem.
                                  E por vezes se a caixa se torna muito longa para a potência do carro, o consumo aumenta, pois o carro começa a andar mais em esforço fazendo com que o condutor tenha que reduzir/pisar mais.

                                  Por vezes as caixas parecem ser um pouco curtas para auto-estrada, mas noutra utilização estão boas.

                                  Dou o exemplo da caixa dos Hondas Civic VTI que para se ir a 130km/h o motor vai a 4600 sensivelmente.

                                  Por vezes alongar a caixa não dá com nada, bom bom era em alguns carros de 5 mudanças ser possível a aplicação de uma 6ª.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                    Quanto ao curso da manete, comprei um shortshifter que vai ser agora instalada. De origem o curso ainda é longo, daí preferir reduzi-lo um bocado.
                                    Fica bem mais prático para não perder tanto tempo a engrenar a mudança seguinte e apanha-se uma melhor rotação com o tempo poupado
                                    Precisava para o meu Qashqai.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      3800 a 120 quer dizer que tens caixa para dar uns 220, para um motor de 100cv está dentro do normal, não adianta estar a alongar que não há motor para dar mais.

                                      Estes kits de 5ª mais longa são normalmente feitos para acompanhar modificações ao motor, no caso da Autodelta a instalação de um turbo. Havendo mais potência pode-se alongar a caixa para tirar proveito dela.

                                      Acredita que não queres um carro com uma caixa longa demais para o motor, torna-se frustrante. Aqueles 0.5l/100 que poupas não dão para o rombo na paciência sempre que se queres fazer uma ultrapassagem.
                                      Por mim está muito bem assim, eu chego várias vezes ao ponto de reduzir ainda por cima mesmo em AE para apanhar a 4ª a cantar.
                                      Em cidade as relações são muito curtas, consigo andar perfeitamente a 40 km/h reais em plano em 5ª, ou seja, é muito fácil engrenar mudanças altas mesmo a velocidades muito baixas.
                                      Experimentei recentemente alguns carros com caixas mais longas e de facto é complicado, nota-se sempre demasiado lag principalmente ali do ralenti às 2000 rpm. Mas parece ser a tendência das marcas, caixas cada vez mais longas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                        E por vezes se a caixa se torna muito longa para a potência do carro, o consumo aumenta, pois o carro começa a andar mais em esforço fazendo com que o condutor tenha que reduzir/pisar mais.
                                        Também há isso, a caixa muito longa vai obrigar a andar a reduzir com muita frequência, e os consumos aumentam.

                                        Por isso há uma "dose" certa, para cada carro e cada motorização. E por norma quem faz o carro já estudou qual é este meio termo ideal e é a caixa que o carro traz de origem.

                                        Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                        Dou o exemplo da caixa dos Hondas Civic VTI que para se ir a 130km/h o motor vai a 4600 sensivelmente.
                                        O VTI passa das 8000rpm, 4600 não é nada

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu para ir a 120 reais precisa de ir um pouco acima das 3500... É um sacrificio querer andar um pouco mais depressa em AE por acaso.

                                          Mas ontem falei com um amigo do meu avô, que tem (e espero não me estar a enganar) um Rover 800 (ele disse-me que o carro tem 219cv, por isso se não for este certamente saberão que rover tem esta cavalagem; eu não sei precisar) e disse-me que a 120 o motor vai a 1750rpm

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pauliteiro Ver Post
                                            O meu para ir a 120 reais precisa de ir um pouco acima das 3500... É um sacrificio querer andar um pouco mais depressa em AE por acaso.

                                            Mas ontem falei com um amigo do meu avô, que tem (e espero não me estar a enganar) um Rover 800 (ele disse-me que o carro tem 219cv, por isso se não for este certamente saberão que rover tem esta cavalagem; eu não sei precisar) e disse-me que a 120 o motor vai a 1750rpm
                                            O motor mais potente que o Rover 800 teve, foi o 2.0 turbo que tinha 200cv.
                                            Editado pela última vez por nto; 21 February 2011, 11:12.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              O VTI passa das 8000rpm, 4600 não é nada
                                              Não é bem assim, 4600 não é muita rotação para o motor em si, mas é sempre uma rotação alta para consumos, pois o motor além de já ir a 4600 (coisa que não acontece com muitos) vai na rotação pre-VTEC na qual a faixa de binário começa a diminuir até entrar o VTEC.
                                              Tudo isto, a alta rotação, o binário mais baixo faz com que os consumos em auto estrada sejam mais altos do que em cidade.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Muito obrigado a todos pelas respostas.. já fiquei mais esclarecido

                                                Já agora, outra pergunta de maçarico:

                                                Sempre ouvir dizer que quando o ponto de embraiagem está muito em cima significa que esta está a dar as últimas.. no entanto, tenho um amigo cujo carro (aliás, do pai) tem o tal ponto bastante em cima e ele afirma que é normal

                                                Em que é que ficamos?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O local onde a embraiagem pega é ajustável em alguns casos. Penso que as hidráulicas é que não são. Mas pegar a meio ou um pouco mais acima costuma ser o normal.

                                                  O que estás a falar deve ser quando basicamente estás sem embraiagem e ela patina... e ai sim, será cada vez mais dificil.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    É certo que com o passar do tempo/uso ela vai pegando cada vez mais em cima até que deixa de "agarrar" e "patina"...

                                                    Mas existem carros que mesmo desde novos a embraigem pega muito em cima!

                                                    Eu pessoalmente prefiro carros que peguem bem em baixo

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                      Eu pessoalmente prefiro carros que peguem bem em baixo
                                                      Eu detesto, não dá jeito nenhum para fazer trocas rápidas, é preciso esmagar a embraiagem lá até ao fundo.

                                                      Com uma embraiagem a pegar mais em cima é só um toque e a próxima tá metida

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                        Eu detesto, não dá jeito nenhum para fazer trocas rápidas, é preciso esmagar a embraiagem lá até ao fundo.

                                                        Com uma embraiagem a pegar mais em cima é só um toque e a próxima tá metida

                                                        São gostos

                                                        Para mim pegar em cima dá uma sensação de "fragilidade" ao carro, não gosto mesmo

                                                        É isso e embraiagens "molinhas" que a malta adora...eu DETESTO

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu se estiver a meio, mais ou menos, não me queixo... mas prefiro um pouco mais abaixo. Essas em relação às que pegam mais acima têm outro feeling e é melhor no arranque, por exemplo.

                                                          Detesto as que estão mesmo cá em cima

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quando esta ca mesmo em cima 90% das vezes esta na hora de mudar os discos da embraiagem

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X