Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Arrancar sem acelerador...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Arrancar sem acelerador...

    A embraiagem do meu carro estava nas lonas e teve de ser substituída. Mandei colocar um kit de embraiagem novo e agora, de cada vez que arranco, nem preciso de calcar o acelerador, o carro começa logo a andar mal largo a embraiagem. Ontem, a sair da garagem numa segunda cave nem foi preciso acelerar, o carro venceu o declive completamente sozinho.

    É muito prático, dificilmente o carro irá alguma vez abaixo. Mas será isto inócuo para o disco de embraiagem?

    #2
    Num diesel é normal isso acontecer.

    Comentário


      #3
      A isso eu considero o meu Hill-Assist de serie , pois nem preciso de sistemas manhosos para não deixar descair o carro em subidas , nem sei porque inventaram tais sistemas , pelo que já ouvi em revistas a alguns que prendem demasiado o carro dificultando o seu arranque!

      Só espero que não danifique nada na embraiagem fazendo uso constante dela dessa forma!!!

      Cmp!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Hellraiser Ver Post
        Num diesel é normal isso acontecer.

        Não dos de baixa "potencia"..!!

        Mas será que da saude a embraiagem? ponho a mesma questão

        Comentário


          #5
          Se for diesel é normalissimo ... Dá jeito por acaso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
            Não dos de baixa "potencia"..!!

            Mas será que da saude a embraiagem? ponho a mesma questão
            Desde quando? Eu sempre fiz isso com carros comerciais a diesel na ordem dos 60cv

            Comentário


              #7
              Mas qdo e onde é que voces tiraram a carta?

              Isso até nos carros a gasolina se faz !

              Comentário


                #8
                Em descidas acentuadas não dá tanto jeito assim. Sobretudo quando engreno uma mudança para segurar o carro e ele desata a andar mais depressa do que aquilo que eu estou a contar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                  Mas qdo e onde é que voces tiraram a carta?
                  Culpado!!!
                  Só tenho carta a 1ano e meio e tenho 28 anos!!!

                  Mas curiosamente o meu R19(gasolina) não fazia tal como no corsa(gasolina) mk1 da minha mãe também não fazia, tal como a berlingo(gasoleo) mk1 acho que também não fazia ,tal como as ducato mk1 e mk2 também não faziam!

                  Mas a Palio(gasolina) já fazia!!!

                  Isso até nos carros a gasolina se faz !

                  Azul!
                  Cmp!
                  Editado pela última vez por MrCeedSW; 21 February 2011, 10:39.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                    Em descidas acentuadas não dá tanto jeito assim. Sobretudo quando engreno uma mudança para segurar o carro e ele desata a andar mais depressa do que aquilo que eu estou a contar.
                    Uma questão de prática ...travão!

                    Comentário


                      #11
                      Qualquer carro minimamente bem motorizado deve conseguir fazer ponto e arrancar sem acelerador.

                      Só que às vezes não dá para estar a perder tempo a fazer o ponto e acelera-se para arrancar logo de gás

                      Carros com motores mais generosos também conseguem arrancar assim repentinamente sem fazer ponto (ao largar de uma vez só a embraiagem o motor tem força suficiente para fazer o carro andar invés de ir abaixo, embora não seja lá muito suave).

                      Comentário


                        #12
                        Nao é preciso muita potencia ... um mercedes com 2 toneladas e 70cv faz bem isso.

                        Comentário


                          #13
                          Nos diesel é muito simples de se fazer isso. Também já fiz no a gasolina, mas como a embraiagem já está nas últimas é um bocado mais complicado.

                          Comentário


                            #14
                            È normalissimo no motor a diesel, porque tem mais força
                            Também dá num a gasolina, mas é preciso ser mais sensivel na embreiagem.

                            Eu já consegui arrancar em quinta num Civic

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                              Nao é preciso muita potencia ... um mercedes com 2 toneladas e 70cv faz bem isso.
                              70c não diz muito, interessa é a potência em baixas, que é difícil ter sem um motor já com alguma capacidade, ou uma caixa muito curta, que também poderá ser a situação, por exemplo, dos comerciais.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                Uma questão de prática ...travão!
                                O problema é que sou eu a travar por um lado e o gajo a acelerar por outro. Não havia necessidade.

                                Num destes dias de muita chuva, numa calçada íngreme de Lx, era gajo a querer galgar para cima do carro da frente e eu a tentar evitar que ele alcançasse os seus intentos, sem escorregar nem dar uma cacetada no passeio.

                                E julgo não se tratar de uma questão de falta de prática porque já conduzo há mais de 20 anos.

                                Devo falar com o mecânico para ele afinar melhor a embraiagem, ou o ralenti, ou lá onde quer que o gajo tenha mexido, ou deixo ficar assim.

                                Isto prejudica a embraiagem ou não?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  70c não diz muito, interessa é a potência em baixas, que é difícil ter sem um motor já com alguma capacidade, ou uma caixa muito curta, que também poderá ser a situação, por exemplo, dos comerciais.
                                  Os mercedes que eu falo nao têm potencia nem em baixas ... nem em altas lol sao arrastadeiras ...

                                  Quem diz Mercedes diz um citroen 11b com 50 anos ! É uma característica própria dos diesel.


                                  Tive um citroen AX 1.4D penso que com 45cv e até em 2ª arrancava sem acelerar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A Astra caravan G 1.4 a gasolina que temos com apenas 90cv e tida como "amorfa" em baixas aqui no fórum arranca perfeitamente só com a embraiagem e vence a subida ainda íngreme cá de casa apesar dos seus 1300 kgs em "seco".
                                    Uma coisa que acontece frequentemente é a malta ao tirar a carta passar para os carros dos pais que por vezes já têm muitos anos e um valente desgaste ao nível da embraiagem, daí não conseguirem fazer isso sem que vá abaixo.
                                    Quanto aos diesel, realmente isso era fácil para motores grandes de 8 válvulas como eram vendidos antigamente, com 2000cc ou mais.
                                    Num de 16 válvulas e de menor cilindrada isso já não é assim e demoram mais a reagir ao acelerador do que os a gasolina, são muito menos "nervosos" no arranque
                                    É preciso ainda equacionar a caixa de velocidades que sendo muito longa, dificulta e muito esse comportamento em baixas.
                                    Eu uso sempre o acelerador, primeiro não tenho paciência de arranques com a embraiagem e segundo acho que isso não dá saúde nenhuma ao carro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                      E julgo não se tratar de uma questão de falta de prática porque já conduzo há mais de 20 anos.
                                      Éééé....!!!!Não havia necessidade!!! Tudo bem que me declarei culpado!!!

                                      Mas mantenho a minha afirmação, até porque no meu carro acontece o mesmo ,mas só que antecipo o arranque dele e já estou com o pé no travão.

                                      Cmp!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        Os mercedes que eu falo nao têm potencia nem em baixas ... nem em altas lol sao arrastadeiras ...

                                        Quem diz Mercedes diz um citroen 11b com 50 anos ! É uma característica própria dos diesel.


                                        Tive um citroen AX 1.4D penso que com 45cv e até em 2ª arrancava sem acelerar.
                                        Como disse o GPL e bem, talvez nos Diesel antigos, que eram grandes, tinham 2 válvulas por cilindro e taxas de compressão de 21, 22:1 e até mais.

                                        Um Diesel downsized moderno não é assim, não tem essa força ao relanti.

                                        Aliás por minha experiência estes Diesel modernos são mais "manhosos" para fazer um arranque rápido sem acelerar, porque embora possam ter um pouco mais de força ao relanti (que tem a ver com o ar da admissão não ser restringido), por outro se falhares um bocado num motor a gasolina e a rotação baixar das 900 para as 700 ele lá recupera, num Diesel moderno (pelo menos nos que já conduzi) o relanti é uma "parede" e basta a rotação baixar um bocadinho (como se tentares arrancar soltando a embraiagem de repente invés de fazer ponto) que vai logo abaixo.

                                        E claro, há que comparar alhos com alhos, se falarmos de um 1.9TDI comparado com um 1.4 a gasolina, pudera...
                                        Editado pela última vez por SRLA; 21 February 2011, 10:52.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                          Éééé....!!!!Não havia necessidade!!! Tudo bem que me declarei culpado!!!

                                          Mas mantenho a minha afirmação, até porque no meu carro acontece o mesmo ,mas só que antecipo o arranque dele e já estou com o pé no travão.

                                          Cmp!
                                          Não há culpas nem desculpas, é apenas um dado informativo como qualquer outro.

                                          Bem sei que há quem conduza há muito tempo e tenha muita prática, mas pouca arte. Espero não ser esse o meu caso.

                                          A minha dúvida tem só que ver com dois factores, a saber:

                                          1 - o carro, antes de levar o novo kit de embraiagem, não fazia isto;
                                          2 - Será que isto dá saúde à embraiagem?

                                          Abraço

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                            Os mercedes que eu falo nao têm potencia nem em baixas ... nem em altas lol sao arrastadeiras ...

                                            Quem diz Mercedes diz um citroen 11b com 50 anos ! É uma característica própria dos diesel.


                                            Tive um citroen AX 1.4D penso que com 45cv e até em 2ª arrancava sem acelerar.
                                            Exacto num diesel sempre consegui fazer isso.

                                            Mas num a gasolina não, costuma ir logo a baixo...pelo menos os que experimentei fazer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Hellraiser Ver Post
                                              Desde quando? Eu sempre fiz isso com carros comerciais a diesel na ordem dos 60cv

                                              Olha no Astra 1.3 se for a subir duvido que o faças..!!! quando tinha o 1.9 tdi ate passeios subia...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Hellraiser Ver Post
                                                Exacto num diesel sempre consegui fazer isso.

                                                Mas num a gasolina não, costuma ir logo a baixo...pelo menos os que experimentei fazer.
                                                Na minha Ceed já consegui ir até a 3º sem acelerar em plano!!(1º2º3º)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                  Não há culpas nem desculpas, é apenas um dado informativo como qualquer outro.

                                                  Bem sei que há quem conduza há muito tempo e tenha muita prática, mas pouca arte. Espero não ser esse o meu caso.

                                                  A minha dúvida tem só que ver com dois factores, a saber:

                                                  1 - o carro, antes de levar o novo kit de embraiagem, não fazia isto;
                                                  2 - Será que isto dá saúde à embraiagem?

                                                  Abraço
                                                  Isso poderá ser por a embraiagem estar a agarrar com mais suavidade, o que acaba por ser um pouco como ela fazer o ponto sozinha. Uma embraiagem hidráulica por exemplo faz sempre isto, não sei se será o caso (acho piada quando conduzo comerciais com embraiagem hidráulica, até faço de propósito para mandar abaixo e é mesmo difícil conseguir).

                                                  Se o kit é novo então calculo que seja este o funcionamento normal, não te preocupes com isso.

                                                  Mas acho esquisito porque a embraiagem devia ficar mais suave era com a utilização e não o contrário
                                                  Editado pela última vez por SRLA; 21 February 2011, 10:55.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas
                                                    O meu a gasolina faz isso...
                                                    Ou seja, não estou a falar de arrancar em 3ª, mas de arrancar sem carregar no acelerador...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rui535 Ver Post
                                                      Boas
                                                      O meu a gasolina faz isso...
                                                      Ou seja, não estou a falar de arrancar em 3ª, mas de arrancar sem carregar no acelerador...
                                                      Eu não arranco em 3º!!

                                                      Arranco em 1º sem acelerar engato 2º sem acelerar e 3º sem acelerar!!!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                                        Na minha Ceed já consegui ir até a 3º sem acelerar em plano!!(1º2º3º)
                                                        No problem, então. Assunto resolvido

                                                        Siga a Marinha

                                                        Obrigado a todos.

                                                        Abraço

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
                                                          Olha no Astra 1.3 se for a subir duvido que o faças..!!! quando tinha o 1.9 tdi ate passeios subia...
                                                          Quando experimentei um Astra com esse 1.3 cdti ao largar a embraiagem aquilo tremia e matraqueava por todo o lado. Num Ibiza 1.4 TDI era igual, 207 1.4 HDI idem. Só para dar três exemplos de motores diesel sem qualquer fulgor no arranque.
                                                          Depois há carros que fazem a compensação com o acelerador e outros que não o fazem, o meu A3 (1.6 a gasolina 8V) tem uma espécie de actuar no acelerador. Quando "abuso" em demasia, o acelerador move-se sozinho de modo a fazer a compensação para o carro não ir abaixo.
                                                          Esta questão diesel vs gasolina não é propriamente uma questão de "força". Mesmo um carro fraco consegue mexer-se só com a embraiagem, o problema está na mistura ar/combustível que nos a gasolina exige um pouco mais do condutor através do doseamento do acelerador.
                                                          Ao ralenti a rotação é muito baixa e ficar com combustível ou ar a menos nos cilindros é mais fatal do que mistura incorrecta quando o motor já está em maior rotação. Um motor diesel é bem mais preguiçoso a responder e entrega a potência e binário de forma menos linear, um motor a gasolina é o oposto.

                                                          Quem gosta de andar apenas só com a embraiagem devia, na minha opinião, experimentar um carro com caixa automática. Não concordam? Isso de arrancar em 2ª ou 3ª pode ser fatal para alguns carros ao fim de uns tempos. A embraiagem do meu A3 foi-se aos 125 000 kms sensivelmente, fruto de fazer muita cidade a arrancar em mudanças altas e de puxar mais do que devia logo ao arrancar
                                                          Editado pela última vez por GPL; 21 February 2011, 11:01.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Por acaso já conduzi um Fiat Panda 4x4 1.3 multijet e aquilo arrancava bem sem acelerar ... nao sei se por ser o 4x4 terá um escalonamento de caixa diferente.

                                                            Conduzi um Maiorca .. .era de aluguer. Adorei o carro.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X