Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sintomas de MAF nas couves em motores a gasolina?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sintomas de MAF nas couves em motores a gasolina?

    Sendo sobejamente conhecidos os problemas mais comuns em caso de avaria
    deste componente num motor Diesel, o que eu pergunto, uma vez que
    um motor a gasolina tem um funcionamento diferente de um Diesel é:
    Quais os sintomas evidentes que este componente não se encontra nas
    melhores condições?
    Uma vez que este tópico poderá interessar a vários membros, agradecia
    respostas concretas em quem estiver dentro do assunto.
    Cumpts, e boas curvas ;)

    #2
    Pelos vistos ninguém está dentro do assunto...
    OS sintomas passam pela perda de potência essencialmente e trabalhar irregular.

    Comentário


      #3
      Luz do "check engine" ligada.

      Comentário


        #4
        a "MAF" é essencial para calcular a mistura de combustivel e ar, se avariar, essa mistura não é feita como deve ser, pelo que os efeitos são sempre ser os mesmos (diesel ou gasolina), falta de potência. penso eu de que.

        o motivo pelo qual, o sistema que controla isso ("MAF"), avaria menos nos a gasolina que nos diesel não sei! provavelmente o sistema é diferente. nos diesel, o sensor costuma ser um fio metálico aquecido, não sei se nos a gasolina é igual.
        não estou bem por dentro disso.

        Comentário


          #5
          perda de força em qq circunstancia essencialmente!

          Comentário


            #6
            Mas realmente ainda não vi por aí ninguém com um otto a queixar-se da MAF.

            Comentário


              #7
              acho que o unico foi o "silverarrow" que teve que substituir a do seu porsche.

              Comentário


                #8
                Para além da luz ligada, o motor alterna entre momentos em que funcioa normalmente e outros em que não tem força.

                Por vezes também aconteçe entrar em modo de segurança e fica com um trabalhar esquisito, sendo necessário desligar e voltar a ligar para que funcione correctamente (pelo menos até à próxima vez).

                Outra coisa que me lembrei, ralenti instável.

                Comentário


                  #9
                  O termo MAF advém, penso eu, dos TDi.
                  Tenho um carro a gasolina que já teve um problema nessa peça que melhor se chama debímetro.
                  Os sintomas traduziram-se em aviso gráfico de anomalia no motor seguido de alguns engasgos, dificuldade extrema em accionar o motor bem como ralenti irregular.
                  Maravilhas da electrónica!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Vortice

                    Mas realmente ainda não vi por aí ninguém com um otto a queixar-se da MAF.
                    O meu Micra está com sintomas da MAF a ir ao ar, mas ainda nao foi confirmado, porque poderá ser apenas a válvula do ralenti. Os sintomas sao perca de potencia, ralenti instável e consumos altos.

                    P.S -> Por estas bandas chama se "airflux meter" e dizem que é um problema comum nos Micras fabricados de 1993 até 1998.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Iuri

                      O termo MAF advém, penso eu, dos TDi.
                      Tenho um carro a gasolina que já teve um problema nessa peça que melhor se chama debímetro.
                      Os sintomas traduziram-se em aviso gráfico de anomalia no motor seguido de alguns engasgos, dificuldade extrema em accionar o motor bem como ralenti irregular.
                      Maravilhas da electrónica!
                      maf = mass air flow, pois eu acho que não vem de lado nenhum pois é uma sigla de medidor de massa de ar, ou caudalimetro de ar, digo eu.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por AF147


                        o motivo pelo qual, o sistema que controla isso ("MAF"), avaria menos nos a gasolina que nos diesel não sei! provavelmente o sistema é diferente. nos diesel, o sensor costuma ser um fio metálico aquecido, não sei se nos a gasolina é igual.
                        não estou bem por dentro disso.
                        O sistema é igual, alias se não me engano até ha MAF's iguais entre dieseis e ottos. (mas não confirmo).
                        Nos otto tem tendencia a avariar menos porque o caudal é menor.
                        Por exemplo nos Subarus (acho que não tou a confundir :D) as MAF's tambem vão a vida com alguma frequencia.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Iuri

                          O termo MAF advém, penso eu, dos TDi.
                          Tenho um carro a gasolina que já teve um problema nessa peça que melhor se chama debímetro.
                          Os sintomas traduziram-se em aviso gráfico de anomalia no motor seguido de alguns engasgos, dificuldade extrema em accionar o motor bem como ralenti irregular.
                          Maravilhas da electrónica!
                          Quanto as designação, MAF, ou debimetro podem ser utilizadas tanto nos TDI's como noutros motores qq.

                          Comentário


                            #14
                            talvez devido ás pressões superiores nos turbos tenha mais tendencia a pifarem.

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Iuri

                              O termo MAF advém, penso eu, dos TDi.
                              Tenho um carro a gasolina que já teve um problema nessa peça que melhor se chama debímetro.
                              MAF = Mass Air Flow. Mas tem mais um monte de nomes: debímetro como disseste, caudalímetro (já que a função é medir o causal de ar que entra na admissão), etc.

                              citação:Originalmente colocada por c220cdi

                              citação:Originalmente colocada por Vortice

                              Mas realmente ainda não vi por aí ninguém com um otto a queixar-se da MAF.
                              O meu Micra está com sintomas da MAF a ir ao ar, mas ainda nao foi confirmado, porque poderá ser apenas a válvula do ralenti. Os sintomas sao perca de potencia, ralenti instável e consumos altos.

                              P.S -> Por estas bandas chama se "airflux meter" e dizem que é um problema comum nos Micras fabricados de 1993 até 1998.
                              Airflux Meter, mais um nome lol

                              c220cdi, sempre podes tentar, se realmente for da MAF, limpá-la antes de a substituir por outra. Compra spray de limpeza de contactos (não pode ser gorduroso) ou éter e apenas borrifando o filamento com o produto vais limpando-o. Deixas secar e experimentas. O pessoal queixa-se das MAFs e do preço delas, e se calhar muitas vezes nem precisavam de as substituir, era só mesmo limpá-la.

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Por acaso até existem por aí uns tópicos onde se exemplificam os
                                procedimentos para a limpeza da MAF.
                                Não me parece é que os resultados sejam sempre satisfatórios, uma
                                vez que o risco de a danificar de vez sejam elevados ;)

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por conde

                                  Pelos vistos ninguém está dentro do assunto...
                                  OS sintomas passam pela perda de potência essencialmente e trabalhar irregular.
                                  Trabalhar irregular???

                                  "Pelos vistos ninguém está dentro do assunto..."
                                  Realmente...
                                  Esta frase é bem certa de quem a diz.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Duas coisas temos de separar...
                                    Ou falamos de diesel ou de gasolina. Conforme o motor assim é os sintomas.
                                    95% dos MAFs, caudalimetros, fluximetro, debimetro... o que se quiser chamar, danificados nos diesel o sintoma é apenas perca de potencia.
                                    Nos motores de gasolina os sintomas são na grande maioria trabalhar irregular, consumo excessivo, cheiros a gasolina por queimar... enfim uma panóplia de coisas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por M3

                                      Por acaso até existem por aí uns tópicos onde se exemplificam os
                                      procedimentos para a limpeza da MAF.
                                      Não me parece é que os resultados sejam sempre satisfatórios, uma
                                      vez que o risco de a danificar de vez sejam elevados
                                      ;)
                                      Por isso é que é feito quando a MAF está para ir com as couves.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por FGO

                                        Nos motores de gasolina os sintomas são na grande maioria trabalhar irregular, consumo excessivo, cheiros a gasolina por queimar... enfim uma panóplia de coisas.
                                        E por vezes nem arrancam! Normalmente isso é detectado pela ECU e acende a luz marabilha laranja, além de ficar com o erro registado.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X