Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtro de Partículas - Vantagem real ou mascarada?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Filtro de Partículas - Vantagem real ou mascarada?

    No outro dia resolvi comprar um cabo de diagnóstico OBD e investigar um pouco dos meus JTDm.

    Entre outras coisas, descobri que as regenerações do FAP são muito frequentes, sendo feitas com a injecção de gasóleo directamente no dito, que com as altas temperaturas normais no escape, fazem com que as partículas ai acumuladas sejam ainda mais "queimadas" e expelidas de uma vez só para o meio ambiente.

    Claro que quando estamos a circular, embora se note um consumo instantâneo absurdo no CB, não temos noção do que é expelido pelo escape, mas fazendo uma regeneração forçada com o cabo e software, em que o motor sobe até às 3500rpm e que a temperatura do FAP ronda os 600ºC, dá para ver tudo o que sai naqueles poucos minutos, que apesar de tudo não é o típico fumo negro de um diesel sem FAP.

    Afinal o FAP é uma vantagem para o meio ambiente ou apenas um embuste visual??

    #2
    Embuste visual?

    Daquilo que eu tenho reparado, os mesmos carros com as motorizações com e sem FAP têm uma diferença astronómica no aspecto do escape, com o sem FAP completamente preto e os outros muitas vezes limpinhos.

    Se imaginar uma qualquer cidade mais próxima de um cenário ou de outro, prefiro o último.

    Por outro lado, essas descargas ainda que frequentes, julgo não serem algo que aconteça a cada 5 km.

    Comentário


      #3
      FAP é sem dúvida uma vantagem para o meio ambiente e para as marcas

      Já para os clientes, depende do ponto de vista...

      Comentário


        #4
        É uma vantagem para quem segue atrás de um carro com FAP, pois retém todas as partículas que formam o fumo preto que não é nada agradável quando aspirado pela sofagem do carro para o interior da viatura que segue atrás...

        Comentário


          #5
          e uma vantagem tal como foi dito anteriormente mas a nivel mesmo de poluiçao ambiental nao faço a minima ideia...
          isto porque muitas vezes o que realmente polui e incolor logo apesar de nao ser preto pode estar a poluir...

          quanto a ser uma vantagem para o dono do carro... depende... com o uso apenas em cidade ou trajectos pequenos o Filtro de Particulas vai se depositando e devido a utilizaçao do carro em baixos regimes e em pouco espaço!

          uma vez no meu A3 2.0 170cv com FP acendeu o aviso do Filtro qndo estava a chegar a casa (no momento estava a subir e atras de uma carrinha carregada!) mal cheguei a casa liguei para a oficina da Audi a perguntar como era..
          e o chefe de mecanica disse-me (off-record) olhe das 2 uma ou vem ca e vai pagar uma limpeza que vai ser atraves de um genero de um aspirador ou entao (e eu nao lhe disse isto) vai a auto estrada faz uma duzia de quilometros a dar gas tipo 140km/h que a luz vai desaparecer....
          e assim o fiz puxadela ate aos 200 ir e vir pra casa ta novo...
          mas tambem so acendeu 2 vezes a luz...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por dio Ver Post
            (...)

            Claro que quando estamos a circular, embora se note um consumo instantâneo absurdo no CB, não temos noção do que é expelido pelo escape, mas fazendo uma regeneração forçada com o cabo e software, em que o motor sobe até às 3500rpm e que a temperatura do FAP ronda os 600ºC, dá para ver tudo o que sai naqueles poucos minutos, que apesar de tudo não é o típico fumo negro de um diesel sem FAP.

            Afinal o FAP é uma vantagem para o meio ambiente ou apenas um embuste visual??
            Bolas que regeneração tão forte...

            As regenerações da minha dpf, quando as tenho, é apenas a diferença de 800rpm(estado normal em ponto morto) para as 1000rpm/1100rpm(em regeneração)... E isto só me ocorreu 2 vezes desde que tenho o carro à um ano.

            Não me revejo no teu comentário.


            Seja como for e no que toca ao ambiente, mete um gajo com fap, e um fumarolas valente como as passat antigas lado a lado, e terás a tua resposta

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por WM Ver Post
              Bolas que regeneração tão forte...

              As regenerações da minha dpf, quando as tenho, é apenas a diferença de 800rpm(estado normal em ponto morto) para as 1000rpm/1100rpm(em regeneração)... E isto só me ocorreu 2 vezes desde que tenho o carro à um ano.

              Não me revejo no teu comentário.


              Seja como for e no que toca ao ambiente, mete um gajo com fap, e um fumarolas valente como as passat antigas lado a lado, e terás a tua resposta

              Exactamente como eu

              Se se tiver uma utilização normal,pode-se passar meses sem sequer se lembrar que ele existe!

              Se é uma vantagem ambiental?É sem duvida, mas depois é verdade que se paga a factura para se ter um ambiente melhor...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                Bolas que regeneração tão forte...

                As regenerações da minha dpf, quando as tenho, é apenas a diferença de 800rpm(estado normal em ponto morto) para as 1000rpm/1100rpm(em regeneração)... E isto só me ocorreu 2 vezes desde que tenho o carro à um ano.

                Não me revejo no teu comentário.


                Seja como for e no que toca ao ambiente, mete um gajo com fap, e um fumarolas valente como as passat antigas lado a lado, e terás a tua resposta
                Se se dessem ao trabalho de ler em condições o que ele escreveu verificavam que ele estava a falar na situação de uma regeneração forçada, que é provocada através das maquinas que se ligam aos carros tipo Tech2. E é mesmo assim que isso acontece.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por RuiPedroCosta Ver Post
                  Se se dessem ao trabalho de ler em condições o que ele escreveu verificavam que ele estava a falar na situação de uma regeneração forçada, que é provocada através das maquinas que se ligam aos carros tipo Tech2. E é mesmo assim que isso acontece.
                  Eu percebi exactamente o que ele escreveu.

                  "Se te desses ao trabalho de ler em condições" vías que estava a referir que essa regeneração é bastante forte.

                  Que irónico, afirmar que outras pessoas estão a tirar conclusões erradas, quando essa afirmação é errada.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por WM Ver Post
                    Bolas que regeneração tão forte...

                    As regenerações da minha dpf, quando as tenho, é apenas a diferença de 800rpm(estado normal em ponto morto) para as 1000rpm/1100rpm(em regeneração)... E isto só me ocorreu 2 vezes desde que tenho o carro à um ano.

                    Não me revejo no teu comentário.


                    Seja como for e no que toca ao ambiente, mete um gajo com fap, e um fumarolas valente como as passat antigas lado a lado, e terás a tua resposta
                    Estas a falar de regenerações forçadas por software??

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por dio Ver Post
                      Estas a falar de regenerações forçadas por software??

                      Se leres dois post atrás, consegues ver que o amigo RuiPedroCosta respondeu:
                      Originalmente Colocado por RuiPedroCosta Ver Post
                      Se se dessem ao trabalho de ler em condições o que ele escreveu verificavam que ele estava a falar na situação de uma regeneração forçada, que é provocada através das maquinas que se ligam aos carros tipo Tech2. E é mesmo assim que isso acontece.

                      Ao que eu retorqui:
                      Originalmente Colocado por WM Ver Post
                      Eu percebi exactamente o que ele escreveu.

                      "Se te desses ao trabalho de ler em condições" vías que estava a referir que essa regeneração é bastante forte.

                      Que irónico, afirmar que outras pessoas estão a tirar conclusões erradas, quando essa afirmação é errada.

                      Mais alguma duvida, apita.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                        Eu percebi exactamente o que ele escreveu.

                        "Se te desses ao trabalho de ler em condições" vías que estava a referir que essa regeneração é bastante forte.

                        Que irónico, afirmar que outras pessoas estão a tirar conclusões erradas, quando essa afirmação é errada.
                        Volto a afirmar o que disse em cima. Tu próprio citas-te as 3500 rpm da regeneração que o user dio falava estando a comparar com as 1000/1100 rpm da regeneração do teu. Se querias dizer outra coisa o teu post não foi elucidativo.
                        O teu carro se lhe for feita uma regeneração forçada as rpm vão quase de certeza para o nivel das 3000/3500.É aí que o processo se efectua da melhor forma.

                        Mais alguma coisa apita

                        Comentário


                          #13
                          As regenerações forçadas (pela máquina) são feitas com o carro parado, as RPM têm de ser elevadas para gerar a temperatura necessária.

                          Não deixa de ser uma solução de recurso, por isso, não estamos a falar do método normal.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RuiPedroCosta Ver Post
                            Volto a afirmar o que disse em cima. Tu próprio citas-te as 3500 rpm da regeneração que o user dio falava estando a comparar com as 1000/1100 rpm da regeneração do teu. Se querias dizer outra coisa o teu post não foi elucidativo.
                            O teu carro se lhe for feita uma regeneração forçada as rpm vão quase de certeza para o nivel das 3000/3500.É aí que o processo se efectua da melhor forma.

                            Mais alguma coisa apita

                            Uma vez que não tenho autoridade para pôr em causa as suas capacidades de compreensão, irei repetir o que disse, apenas para elucidar os restantes membros que possam ter interpretado as minhas palavras da maneira errada, mas não tenham vindo para aqui mandar pressuposições erradas sobre as minhas intensões.

                            - Eu sei o que é uma regeneração feita por software, ja tive ao lado de diversos carros a fazerem-na.. em nenhum desses casos chegou às 3500rpm. E daí acho essa RPM muito alta.

                            - Depois citei o caso do meu carro em situação de regeneração activa em normal funcionamento da viatura (inclusivamente coloquei parentesis ao lado de cada RPM para ng ter duvidas, o que parece ter sido em vão) apenas para se diferenciar os dois tipos de regeneração(se calhar é melhor colocar aqui quais os dois tipos de regeneração que falo: Regeneração por software, ou regeneração efectuada pelo normal funcionamento do carro).

                            - Depois disse que não me revejo no comentário do user, e se quiseres ate posso dar exemplos:
                            "Entre outras coisas, descobri que as regenerações do FAP são muito frequentes"

                            - E depois dei um exemplo para explanar pq acho que a FAP é um beneficio para a natureza.


                            Mais alguma duvida, ou nova dificuldade de compreensão, apita.

                            Abraço

                            Comentário


                              #15
                              Não vale a pena chatearem-se...

                              A minha ideia é que, num carro sem FAP as partículas saem livremente para a atmosfera.

                              Num carro com FAP elas ficam retidas até ser efectuada uma regeneração, forçada ou automática, não interessa, com a ajuda de um aumento de rotação, seja ele maior ou menor conforme a marca, à custa de um aumento do consumo e ainda com a injecção directa de gasóleo no próprio filtro.

                              Ou eu estou a ver mal as coisas, ou a "balança" esta desequilibrada...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dio Ver Post
                                Não vale a pena chatearem-se...

                                A minha ideia é que, num carro sem FAP as partículas saem livremente para a atmosfera.

                                Num carro com FAP elas ficam retidas até ser efectuada uma regeneração, forçada ou automática, não interessa, com a ajuda de um aumento de rotação, seja ele maior ou menor conforme a marca, à custa de um aumento do consumo e ainda com a injecção directa de gasóleo no próprio filtro.

                                Ou eu estou a ver mal as coisas, ou a "balança" esta desequilibrada...

                                (Quem é que está chateado? )


                                É uma boa questão que colocas, mas se formos a ver, no meu caso o gasto de combustivel muda de 0.5 l/100 (em ponto morto) para 1.1l/100. É um aumento de 0,6 l/100... e isso nem um Ar condicionado moderno gasta...

                                Quando vais com o AC ligado vais preocupado com o gigante buraco poluente que isso é? não.. são apenas 0,6 l/100.. ou seja por um breve momento, estás a gastar 0,006 L por km.

                                Outra questão, é que a regeneração feita no carro com ajuda, difere de ires no carro a 120 numa autoestrada. Aí o calor provocado pelo andamento não requer ajuda praticamente nenhuma.

                                Com este pequeno gasto, ou nenhum até, inceneras as particulas cancerigenas que de outra maneira eram soltas para o ar. Não vejo o desiquilibrio da balança

                                (agora resta esperar os users que acreditam que isto tudo é uma conspiração e que a fap não faz nada)

                                Comentário


                                  #17
                                  Noto que os carros com FAP não sujam tanto as ponteiras, e não deitam aquele cheiro tipico do diesel, que o meu sem FAP deita por exemplo.

                                  A minha maria vai ter um carro com FAP e espero que não dê problemas..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Os carros equipados com FAP são um beneficio para a saúde e para o ambiente, reduzindo de forma drastica a libertação de partículas para o ar.
                                    O problema é que quem vende os carros não informa devidamente os clientes de como fazer uma boa manutenção dos FAP e assim evitar as regenerações frequentes e também prolongar a vida útil dos FAP.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acho que o DPF, sem manutenção é uma mais valia, como também é mais um componente que pode avariar.

                                      O FAP, que requer manutenção / substituição periódica é que passa para a categoria de mais uma conta para pagar...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                        Acho que o DPF, sem manutenção é uma mais valia, como também é mais um componente que pode avariar.

                                        O FAP, que requer manutenção / substituição periódica é que passa para a categoria de mais uma conta para pagar...
                                        A melhor manutenção para um FAP é fazer periodicamente uma viagem mais longa e rápida que o normal, de forma manter as temperaturas e pressão dentro do filtro bastante elevadas e assim fazer uma limpeza da FAP.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Penso que a questão que se poe é se qdo faz a regeneração não está a poluir até mais do que o equivalente ao tempo que esteve a acumular e o consumo extra.

                                          Outra questão que se pode colocar, é a mesma que se colocou no caso do Prius.
                                          Os custos e energia gastos na produção/manutenção dos filtros e respectiva poluição.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                            Penso que a questão que se poe é se qdo faz a regeneração não está a poluir até mais do que o equivalente ao tempo que esteve a acumular e o consumo extra.

                                            Outra questão que se pode colocar, é a mesma que se colocou no caso do Prius.
                                            Os custos e energia gastos na produção/manutenção dos filtros e respectiva poluição.
                                            A regeneração poderá libertar uma ínfima parte das particulas emitidas pelo motor mas a restante quase totalidade das partículas será queimada pela FAP e pelo catalisador.

                                            Quanto á poluição devida á energia gasta no fabrico das FAP ser maior que aquela que evita, também poderemos colocar essa incógnita relativamente á construção das barragens e sua turbinas e também para as torres de geração eólica

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                              Penso que a questão que se poe é se qdo faz a regeneração não está a poluir até mais do que o equivalente ao tempo que esteve a acumular e o consumo extra.

                                              Outra questão que se pode colocar, é a mesma que se colocou no caso do Prius.
                                              Os custos e energia gastos na produção/manutenção dos filtros e respectiva poluição.
                                              É precisamente essa a questão.

                                              As partículas são "incineradas" e enviadas para o meio ambiente, mas só pelo facto de deixarem de serem visíveis já são menos prejudiciais??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Deeplay Ver Post
                                                e uma vantagem tal como foi dito anteriormente mas a nivel mesmo de poluiçao ambiental nao faço a minima ideia...
                                                isto porque muitas vezes o que realmente polui e incolor logo apesar de nao ser preto pode estar a poluir...

                                                quanto a ser uma vantagem para o dono do carro... depende... com o uso apenas em cidade ou trajectos pequenos o Filtro de Particulas vai se depositando e devido a utilizaçao do carro em baixos regimes e em pouco espaço!

                                                uma vez no meu A3 2.0 170cv com FP acendeu o aviso do Filtro qndo estava a chegar a casa (no momento estava a subir e atras de uma carrinha carregada!) mal cheguei a casa liguei para a oficina da Audi a perguntar como era..
                                                e o chefe de mecanica disse-me (off-record) olhe das 2 uma ou vem ca e vai pagar uma limpeza que vai ser atraves de um genero de um aspirador ou entao (e eu nao lhe disse isto) vai a auto estrada faz uma duzia de quilometros a dar gas tipo 140km/h que a luz vai desaparecer....
                                                e assim o fiz puxadela ate aos 200 ir e vir pra casa ta novo...
                                                mas tambem so acendeu 2 vezes a luz...
                                                Eu tenho o mesmo problema, desloc. habituais inf. a 15 min. concretamente 5 em que pego sempre no carro a frio, o que não dá tempo a aquecer + 10 min. de regener.

                                                Como topei que quando o FAP está carregadinho, em 6ª a uma velocidade constante, o sistema é provocado a fazer a regener., uma vez por semana volto para casa dando um rodeio numa via rapida aqui da zona e nunca mais acendeu a luz.

                                                Em todo caso, segundo o livro de instr. quando acende a luz "filtro entupido" é para não desligarmos o motor até finalizar a regener e se possivel dar uma volta a rotação constante ( 2000 rm. ), o pior é se acabamos de arranjar um lugar depois de termos andado às voltas quando aquilo acende


                                                Em todo caso acho que era util que o CB tivesse uma luz que indicasse quando começa e acaba a regen. ( e não me refiro à do filtro entupido, aí ja é tarde ), sei que são 10 min. aprox. mas ja me aconteceu finalizar uma viagem e ao estacionar, ouço aquilo a regenerar sem saber à quanto tempo começou e às tantas não me apetece estar ali 10 min. com o carro ligado ou ter que dar mais uma volta sem saber à quanto tempo começou.

                                                Em fim uma luzinha de nada, não creio que fosse um grande custo.
                                                Editado pela última vez por ARMIC; 01 March 2011, 17:18.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu não tenho carros com Fap mas pela análise do que tenho lido, só tiro uma conclusão o Fap é a maior porcaria que se podia ter inventado (para o utilizador claro).
                                                  Quem faz muita auto-estrada não tem problemas, no entanto quem faz trajectos curtos (inferiores a 18km), ou seja a maioria de nós, está bem lixado, acaba por ser o carro a ditar as voltas que temos de dar devido a regeneração, e a condicionar um pouco a nossa vida com a utilização do carro, e por fim ainda trás o benefício de aumentar os consumos parvamente. Para não falar dos faps tipo os da mazda que vai mandando gasóleo para o carter ficando misturado com o óleo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    acho que a história dos fap está mal contada, pois as particulas são retidas até serem incineradas, nessa altura as particulas composta por carbono e outras substâncias (as tais nocivas para a saude) são destruidas e transformam-se em CO2 (este não é contemplado nas emissões dos diesel, pois pelo consumo deles continuam a fazer contas ao consumo como se não tivesse filtro)e as tais substâncias continuam a ser lançadas na atmosfera, ou seja, o fap diminui a emissão das PM10, mas as PM2,5 continuam a ser emitidas, estas são as tais que por serem muito pequenas não se vêem mas são piores do que as outras, pois entram mais facilmente pelo aparelho respiratório.
                                                    o facto do tubo de escape andar sempre limpo é facill de perceber porquê, ele é descarbonizado em todas as incinerações, ou acham que o carvão fica lá com mais de 600ºC?

                                                    Comentário


                                                      #27

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma coisa é certa, ser amigo do ambiente PAGA-SE, e paga-se bem,e penso que neste clima que se vive é tudo o que se pode dizer...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O ideal era haver motores com uma queima limpa para não necessitar de filtros, mas os motores actuais foram inventados há mais de um seculo, o seu rendimento não passa os 30% da energia gasta, mas estranhamente são as alternativas que temos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                                            O ideal era haver motores com uma queima limpa para não necessitar de filtros, mas os motores actuais foram inventados há mais de um seculo, o seu rendimento não passa os 30% da energia gasta, mas estranhamente são as alternativas que temos.
                                                            Os motores poderiam ter uma queima mais eficaz e menos poluente mas para isso as petrolíferas teriam de produzir combustíveis mais refinados e mais limpos de impurezas e com menos teor de contaminantes.
                                                            Mas isso teria um aumento significativo nos custos de produção, o que teria o efeito de aumento do preço dos combustíveis ao consumidor.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X