No outro dia resolvi comprar um cabo de diagnóstico OBD e investigar um pouco dos meus JTDm.
Entre outras coisas, descobri que as regenerações do FAP são muito frequentes, sendo feitas com a injecção de gasóleo directamente no dito, que com as altas temperaturas normais no escape, fazem com que as partículas ai acumuladas sejam ainda mais "queimadas" e expelidas de uma vez só para o meio ambiente.
Claro que quando estamos a circular, embora se note um consumo instantâneo absurdo no CB, não temos noção do que é expelido pelo escape, mas fazendo uma regeneração forçada com o cabo e software, em que o motor sobe até às 3500rpm e que a temperatura do FAP ronda os 600ºC, dá para ver tudo o que sai naqueles poucos minutos, que apesar de tudo não é o típico fumo negro de um diesel sem FAP.
Afinal o FAP é uma vantagem para o meio ambiente ou apenas um embuste visual??
Entre outras coisas, descobri que as regenerações do FAP são muito frequentes, sendo feitas com a injecção de gasóleo directamente no dito, que com as altas temperaturas normais no escape, fazem com que as partículas ai acumuladas sejam ainda mais "queimadas" e expelidas de uma vez só para o meio ambiente.
Claro que quando estamos a circular, embora se note um consumo instantâneo absurdo no CB, não temos noção do que é expelido pelo escape, mas fazendo uma regeneração forçada com o cabo e software, em que o motor sobe até às 3500rpm e que a temperatura do FAP ronda os 600ºC, dá para ver tudo o que sai naqueles poucos minutos, que apesar de tudo não é o típico fumo negro de um diesel sem FAP.
Afinal o FAP é uma vantagem para o meio ambiente ou apenas um embuste visual??
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